segunda-feira, 24 de julho de 2017

Diario de bordo produzido por Rayanne Garcia

                        No dia 21/07/2017, a partir das 9:30 da manhã equipe quatro, composta por Jércio Lisboa, Verônica de Paula, Manoel de Jesus, Messias Gonçalves, Marcelo Quaresma, keila carneiro, Elenilda Souza, começaram a discursar o seminário discursivo. o tema desenvolvido foi produções em educação em ciências sob a perspectiva CTS/CTSA. As apresentações foram feitas por meio do data show, desenvolvido de forma expositiva, em uma roda discursiva.
o discente jércio Lisboa, começa apresentando a equipe, e o tema que será desenvolvido. Então ele fez uma breve retrospectiva das aulas, na qual a professora tinha trabalhado. No segundo momento, falou dos autores que fizeram parte do texto, no qual eles estavam trabalhando que era, Suzana Margarete pereira, Tatiele Larmaque e Eduardo Aldofo. Depois falou sobre os encontros Nacionais e Tecnologia no Brasil, que tanbém estava presente no texto.
Verônica de Paula, então foi a próxima abordando  o movimento CTS, e a percussão no Brasil, fazendo assim um apanhando histórico do ensino de Ciências nos anos 60 e 70, falando das diferenças da utilização da ciência de hoje para antigamente e como essas eram desenvolvidas. Falando também sobre CTS, e a reforma curricular, trazendo citações de (Santos 1999 pg25), que estava presente no texto, e outra de (Freire,1975).
 A keila abordou os temas nas perspectiva CTS,  nas aulas de ciências, focando mais para ciência nas salas de aulas, onde deu exemplos de uma educação para a cidadania e valores culturais. em seguida também explicou  a necessidade da ciência na vida do aluno, havendo benefícios e malefícios.
A Elenilda Souza, comentou pontos que a keila tinha explicado e se adentrou mais sobre os PCNs, trazendo citações de (Brasil, 1997.pg7), fazendo algumas perguntas e foram em seguida respondidas.
o Manoel de Jesus, falou sobre as buscas de aporte teórico (a análise). Trouxe também falas de autores do artigo, dando exemplos da realidade campesina como o paneiro e fazendo perguntas para a turma, colocando em sua fala, que algo só e feito a partir da necessidade de existir.
O CTS e o currículo foi explicado pelo discente Messias, trazendo experiências de autores do texto, como são feitas as pesquisas, dados bibliográficos. Também falou da importância de ter publicações e livros. Marcelo abordou construindo resultados, pontuando sob perspectiva  tópicos que também estava presente no texto, a importância de se trabalhar sob perspectiva CTS-CTSA,  mencionado a realidade campesina, e finalizando sobre o processo de com postagem e sua importância.
Jércio então finalizou, agradecendo e fazendo algumas considerações, e para complementar o que eles tinham explicados, mostraram um vídeo ( as relações que envolve o ensino de Ciências CTSA, e assim encerra-se a roda de conversa.
   * abraços virtuais....

4 comentários:

  1. Essa experiencia foi muito gratificante para nossa bagagem cultural enquanto graduando do curso de educação do campo.

    ResponderExcluir
  2. A construção de conhecimentos é inevitável em um ambiente cheio de acadêmicos legais. Valeu Educação do campo!

    ResponderExcluir
  3. São experiências como essas que nos proporcionam momentos de discussão e aprendizado!!!

    ResponderExcluir