quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

O Papel do Gestor Escolar na incorporação das TIC na escola: experiências em construção e redes colaborativas de aprendizagem


FÓRUM DE DEBATE!!

Olá Caros colegas da Turma de Pós- Graduação em Gestão e Planejamento da Educação 2018- Campus Universitário do Tocantins – UFPA - Cametá- Pará!


Vamos compreender, analisar e refletir o texto a partir do nosso FÓRUM DE DEBATE aqui no blog da disciplina. 

Após a leitura do texto "O papel do gestor escolar na incorporação das TIC na escola: experiências em construção e redes colaborativas de aprendizagem" (ALMEIDA; RUBIM, 2004). 


       O avanço da ciência e dos sistemas de comunicação está cada dia mais presente nos diversos contextos educativos, para os professores, diretores, especialistas em educação e estudantes, lidar com a comunicação tem sido, cada vez mais, uma exigência nas escolas, de modo que não se pode mais negligenciar a existência dessa realidade e a importância da inserção e uso das tecnologias da informação e comunicação, nestes ambientes. 
        Neste sentido, a incorporação das TIC’s – no ambiente escolar constitui grande desafio à equipe gestora, aos coordenadores e aos professores, no desenvolvimento das ações educativas. Diante desta necessidade Almeida e Rubim (2004), consideram de fundamental importância a atuação do gestor escolar. O gestor escolar exerce papel de liderança, devendo contribuir com a organização do ambiente escolar, com o projeto pedagógico da instituição e, além disso, buscar possíveis alternativas no processo de expansão, democratização e acesso às informações e aos conhecimentos, que podem também ser produzidos com uso destas tecnologias. 
          Diante dessa questão surge o desafio de expandir o acesso à informação, promover a criação de comunidades colaborativas de aprendizagem e de construção de conhecimentos, promover a formação continuada e a gestão articulada entre as áreas administrativa, pedagógica e informacional da escola, sendo necessário explorar tais potencialidades. As TIC’s podem ser importantes ferramentas de apoio no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. A escola, enquanto lugar de reprodução e de produção de conhecimentos tem papel fundamental neste processo, devendo abrir-se a estas possibilidades, promovendo a aprendizagem colaborativa, estabelecendo, com isso, novas relações com o saber e a troca de informações com outros espaços do conhecimento que possuem os mesmos interesses. 
      Essa abertura potencializa a gestão escolar e provoca mudanças substanciais no interior da instituição, na qual o ensino, a aprendizagem e a gestão podem se desenvolver em um processo colaborativo com a comunidade escolar. Contudo, a introdução das tecnologias no ambiente escolar não é uma ação fácil, sendo necessário refletir criticamente sobre este processo. Neste sentido, surgem alguns questionamentos:

Como transformar a escola em um espaço que articule e produza novos conhecimentos de modo compartilhado, com uso das TICs?

Como vem sendo feito o processo de inclusão das TICs na Região Cametaense?

As TICs estão tendo um caráter de redes colaborativas para que os gestores possam compreender o processo de compartilhar conhecimentos e assim articularem possíveis soluções de problemas educacionais?

                                                         Quem começa o debate?


Abraços Virtuais!!

Equipe: Eder; Jonielson; Geisinaldo Siqueira; Rose Medeiros; Reliane Souza; Roberta Silvana; Priscila; Elielton; Cristina; Franciely Cunha; Anderson.

22 comentários:

  1. Pelo entendimento da primeira pergunta para que haja uma articulação e produção de novos conhecimentos no que se refere às tic's tem que haver uma formação contextualizada da equipe pedagógica para identificar os problemas e as necessidades relacionadas ao uso das tecnologias, e com isso buscar alternativas que lhe permitam fazer a transformação com metodologias que ajudam na articulação do uso administrativo tanto quanto pedagógico, mas para o qual tem que haver projetos tecnológicos de governo implantado na escola. A tecnologia por isso só não podem gerar mudanças.

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  2. ola boa noite, eu concordo com a eliane sousa, e vejo que como a autora coloca no texto que o gestor exerce o papel de liderança na escola, no qual ele tem a função de buscar articular e organizar o ambiente escolar, acho correto que o gestor tenha essa função, mas vejo que o desafio não estar na função propriamente dita do gestor, claro que ele deve organizar tudo intencionalmente pra que os professores posam realizar seu trabalho, mas a questão que coloco é que não ha gestão que realize tudo perfeito, com um estado que joga sua responsabilidade pra escola, com escolas sem as minimas estrutura para a utilização tipo de uma internet, até mesmo sem a própria energia, e aqui não estou defendendo que o diretor não tenha que de uma certa forma se virar, mas to defendendo que sem um suporte da parte do estado da prefeituras das secretarias um suporte tecnico de formação continuada para os gestores, as coisas não vão funcionar dentro de uma pespectiva em que as tecnologias possa se introduzir de fato na pratica do gestor do professor.

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    1. Concordo com você colega Geisinaldo, as práticas do coordenador pedagógico prende aí nesse ponto de não haver estrutura adequada e recursos voltado para essa área, querendo ou não sempre vamos ouvir isso nas escolas públicas, que é a falta de investimento do poder público.

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  3. Na questão 03, podemos inferir a partir do olhar de experiência dos estágios e contatos com as escolas públicas em diferentes escolas do município de Cametá, no qual percebemos que as tecnologias não estão tendo caráter de redes colaborativas no sentido que as autoras abordam no texto, em que as TICs nesse sentido, promovam a criação de comunidades colaborativas de aprendizagem, compartilhamento de anseios, dúvidas, desafios, perspectivas, estratégias de desenvolvimento entre instituições em prol de uma educação de qualidade, havendo assim um feedback entre gestores, coordenadores, professores, alunos e comunidade escolar. O que percebemos é que as tecnologias digitais estão tendo caráter puramente técnico, informacional, espaço de descontração, espaço de hospedagem de registros da instituição.

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  4. Ola meus queridos colega, a título de contribuição, penso que a utilização das TIC’s no ambiente escolar ainda constitui um grande desafio, creio que porque as escolas ainda não conhecem o bastante estas tecnologias, para utilizarem as mesmas de forma a contribuir significativamente com o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem dos alunos. Diante desta situação, acredito que um dos passos para a inserção destas tecnologias como recursos de suporte ao desenvolvimento das práticas educativas é o conhecimento destes recursos para seu efetivo manuseio. Observa-se, no cotidiano das escolas, que muitos professores se encontram com dificuldades, por falta de conhecimento sobre o uso destes equipamentos e de dos seus reais potenciais como ferramentas de apoio à aprendizagem e no desenvolvimento das práticas escolares. Neste sentido, considero a importante a atuação da equipe de gestão da escola, na busca de parcerias para o desenvolvimento de cursos de formação continuada e em serviço, para os profissionais da escola, sobre as tecnologias e seus manuseios, afim de que, a partir disso, os professores e servidores tenham um maior contato e comecem a fazer o uso pedagógico destes instrumentos na escola. Uma das ações iniciais, seria diagnosticas as TIC’s acessíveis no desenvolvimento das atividades e, a partir daí, refletir sobre os trabalhos possíveis a partir do uso das mesmas. A partir disso, se a escola disponibilizar de recursos necessários e tiver acesso à internet, se possa criar espaços de produção de conhecimentos, de forma colaborativa.

    Anderson Neylon

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  5. Com relação ao último questionamento, é de fundamental importância que o gestor esteja integrado em redes colaborativas, no intuito de trocar informações e compartilhar experiências, dessa forma será possível estimulá-los a produzir conhecimentos relacionados às TIC's. No entanto, essas redes colaborativas de aprendizagem ainda são pouco utilizadas em nossa região e quando se trata de escolas do campo essa situação se torna ainda mais crítica, pois trazendo para a realidade de nosso município, sabemos que as escolas não possuem condições para receber os recursos tecnológicos, tendo em vista, que muitas escolas não possuem energia elétrica, ficando inviável oferecer um ambiente virtual que contribua com desenvolvimento da educação no que diz respeito ao uso dessas tecnologias.

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  6. As autoras ressaltam a importância de explorar as potencialidades das TICs no cotidiano das instituições, principalmente com o acesso à Internet, pois com a inserção das TICs, “a escola abre-se para novas relações com o saber, vivenciando a comunicação compartilhada e a troca de informações com outros espaços do conhecimento que possuem os mesmos interesses. Essa abertura à articulação com diferentes espaços potencializa a gestão escolar e provoca mudanças substanciais no interior da instituição, no qual o ensino, a aprendizagem e a gestão participativa podem se desenvolver em um processo colaborativo com os setores internos e externos da comunidade escolar” (ALMEIDA; RUBIN, 2004). Entretanto não percebemos essa interatividade entre escolas e gestores, no sentido de compartilhamento gestacional entre instituições, o que acaba acontecendo é uma competitividade mesmo, entre escolas. Então o que falta para as escolas materializarem de fato a inserção tecnológica digital de forma que elas tornem-se aliadas no processo de desenvolvimento do conhecimento compartilhado?

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  7. A inserção do uso das TICs nas escolas de forma pedagógicas, tem gerado bastante discursão, pois não é simples o uso das mesmas. O que se percebe que não basta que o professor domine os computadores e programas, é necessário que ele desenvolva possibilidades de aprendizagem para poder usar essas ferramentas com os alunos, e isso vem só reforçar a necessidade de formação contiada aos professores para que eles sejam capazes de fazer uso das TICs nas escolas de forma pedagógica e intencional.

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  8. Para haver uma transformação na escola, na perspectiva da produção e compartilhamento de conhecimento, por meio do uso das TICs, é de fundamental importância que o gestor e toda a equipe técnica da escola busque o aprimoramento do conhecimento, sobre o assunto,por meio de formações complementares as quais visem, de modo geral, conhecer as dificuldades do espaço escolar, em trabalhar com as TICs, e transforma-las em alternativas de conhecimentos. Transformando os instrumentos tecnológicos em ferramentas de uso tanto administrativo quanto pedagógicas.

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    1. Olá Maciel! Muito boa suas considerações, nos remete na reflexão de “ alternativas de conhecimentos” por meio das tics na educação. Para ampliarmos o debate. Quais as estratégias teórico -metodológico que poderíamos estruturar para enfrentar esses desafios?

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  9. Olá, bom dia!
    Acredito que para transformar a escola em um ambiente que haja articulação e produção de novos conhecimentos de modo compartilhado, com as TIC’s temos que considerar alguns aspectos, como: a atuação do gestor escolar, limitações estruturais apresentadas na escola, sem esquecer a formação dos profissionais para a utilização das TIC’s. É sabido as grandes potencialidades de criação de novas metodologias que podem auxiliar na mediação do ensino/aprendizagem utilizando as TIC’s. Ao mesmo tempo em que fazem formas mais atualizadas/dinâmicas para apropriação destas técnicas para utilização pedagógica, surge limitações vivenciadas por diversas escolas com a falta de recursos (recurso humano e físico) para se desenvolver um bom trabalho relacionando as TIC’s no cotidiano escolar.
    No texto a autora cita exemplos do envolvimento das TIC’s na escola, exemplo que deram certo. contudo acredito não encontraremos uma receita ponta de como fazer essa transformação, porém temos que buscar por um equilíbrio para pensemos sobre as ações pedagógicas mais democráticas que considerem os estilos de aprendizagem dos alunos, que redimensionem papeis do professor e do aluno, e assim criar ações educativas que inclua as TIC’s como ferramenta mediadora da aprendizagem.

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    1. Muito bem Roberta! Você destaca o processo de mediação Pedagógica com as tics na escola. Qual o papel do gestor nessa perspectiva de mediação?

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  10. olá caros colegas!
    Na perspectiva da implementação das TIC nos espaços escolares, compreende-se que a partir da condução desses elementos, sejam ampliadas as possibilidades de (re)significar o ensino/aprendizagem via redes colaborativas. Assim, os gestores escolares podem dispor de mais uma ferramenta para acompanhar este processo e melhorar o trabalho pedagógico nas escolas, de forma que se possa promover uma dinâmica que contemple tanto as questões burocráticas da escola quanto a parte pedagógica. Todavia, explorar as potencialidades que as tecnologias (digitais) oferecem, exige um conhecimento mais sofisticado, pelas inúmeras possibilidades de utilização que as TIC nos fornecem. Nesta ótica, Almeida e Rubim (2004), apontam questionamentos oportunos para se pensar novas experiências de gestão neste cenário adverso do uso das “tecnologias” na educação, salientando a importância do gestor neste processo, que assume o papel de articular essas ações de planejamento e execução de aprendizados que propiciem a participação de todos os envolvidos neste processo.
    abraços virtuais!

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  11. No que se refere ao primeiro questionamento proposto para o debate, acredito que ao considerarmos nossa realidade local onde a maioria das escolas estão sob a competência municipal, a gestão escolar enfrenta muitas dificuldades ao ter que esperar a chegada dos recursos que são repassados pela Secretaria de Educação. Entretanto, superada esta barreira, a escola deve estar comprometida a inserir o uso das TICs em todas as atividades que pretende desenvolver. Para isso, as reflexões devem ser aprofundadas desde o planejamento escolar e o uso das TICs deve ser pretendido e mencionado nos projetos que a escola desenvolverá ao longo do ano letivo. Além disso, a produção de novos conhecimentos a partir do uso de TICs ocorrerá, como já mencionado pelo colega Anderson, quando os sujeitos da escola buscarem conhecer de maneira mais aprofundada as tecnologias que lhes são disponíveis como ferramentas que facilitam e otimizam a construção do gconhecimento dos alunos através do aperfeiçoamento das metodologias empregadas pelo professor.

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  12. Questão 2. O processo de implementação das TIC´s sobretudo em nossa região acaba esbarrando em algumas questões que não contribuindo para a materialização da mesma de forma mais eficiente e satisfatória, podemos tomar a título de exemplo a questão da internet que ainda é insuficiente em termos de cobertura e velocidade. Portanto, o que acaba interferindo no processo de informação e comunicação.

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    1. OLÁ ELIELTON! VOCÊ ABORDA O DESAFIO DO ACESSO A INTERNET PARA REGIÃO DO BAIXO TOCANTINS. ESSA PROBLEMÁTICA É VIVENCIADA, PORÉM, SERÁ QUE NAS PRÁTICAS DOCENTES, PEDAGÓGICAS E EDUCATIVAS NÃO ESTÃO INCORPORADAS ÀS TICS? TEMOS OPÇÃO DE NÃO USÁ-LAS? AS TICs ESTÃO CONVERGIDAS NAS AÇÕES DA SOCIEDADE?

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  13. DE: ÉLLEN JULIANE

    Questão 1- Sabemos que a gestão escolar perpassa por diferentes fatores ligados na dinâmica da escola, está associada às práticas educativas e estruturais referentes ao desenvolvimento institucional e integral que compreende todos os segmentos escolares, tanto nas disposições burocráticas gerais, quanto nas ações socioeducativas inseridas no interior da instituição. O gestor assume um papel relevante na construção da educação, então cabe a ele mobilizar os outros integrantes da comunidades escolar (professores, pais, estudantes, funcionários e toda a comunidade escolar), para buscar favorecer melhorias e incentivar inovações dispondo os recursos tecnológicos para articulação entre o administrativo e o pedagógico e alavancar processos de formação continuada e em serviço de seus profissionais. Pois, segundo as autoras do texto, os gestores e os demais profissionais da escola podem criar situações, que permitam experimentar o uso das tecnologias no cotidiano das suas funções e que lhes dê a oportunidade de participar das redes colaborativas de aprendizagem, apoiadas em ambientes virtuais, para encontrar, coletivamente, um caminho mais promissor, condizente com a identidade da escola e o contexto em que ela se encontra inserida. Com isso, transformando a escola em um espaço que articule e produza novos conhecimentos através do uso das TICs.

    OSB: Não tenho gmail, por isso estou postando com outra conta.
    ÉLLEN JULIANE

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  14. O uso das Tecnologias de Informação como ferramenta pedagógica ainda é um desafio a ser enfrentado, na maioria das escolas de modo geral, na região amazônica a situação é ainda mais preocupante, na mesorregião do baixo tocantins não é diferente, utilização das TIC´s está caminhando a passos lentos, o processo de inclusão se dá principalmente via recursos federais, com projetos implantados e planejados por órgãos governamentais, sem conhecer as especificidades de cada região, ocasionando assim a mal execução desses projetos, uma saída para essa inclusão seria a própria gestão escolar incluir no planejamento anual o uso das TIC´s como umas das ferramentas para a melhoria das práticas pedagógicas.

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  15. Olá colegas!
    Ao ler os comentários,vejo que todos têm a consciência da importância do papel do Gestor Escolar para a incorporação das TICS, e que é um processo que vem sendo inserido paulatinamente nas realidades das escolas, embora sabermos os entraves que são enfrentados nas escolas.E respondendo ao 2°questionamento, há um desafio muito grande para os Gestores e a comunidade escolar articular de forma compartilhada o uso das TICS no contexto educacional como um todo, mas é preciso todos estarem abertos ao novo tempo para a incorporação das TIC na escola, cabendo a cada gestor mobilizar os diferentes participantes da comunidade escolar, dispor dos recursos tecnológicos para a articulação entre o administrativo e o pedagógico e alavancar processos de formação continuada e em serviço de seus profissionais. Juntos, gestores e demais profissionais da escola podem criar situações, que permitam experimentar o uso das tecnologias no cotidiano das suas funções e que lhes dê a oportunidade de participar de redes colaborativas de aprendizagem, apoiadas em ambientes virtuais, para encontrar, coletivamente, um caminho mais promissor, condizente com a identidade da escola e o contexto em que ela se encontra inserida.O incentivo dos gestores é imprescindível para a motivação de todo o corpo pedagógico,por isso a importância de buscar as formações continuadas para que haja um melhor aproveitamento do uso das TICS para o aprendizado dos alunos nas escolas!
    Boa noite a todos e bons estudos!!!

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  16. Caros alunos! Gostaria inicialmente de parabenizar a equipe pela participação e pela complexidade apresentadas. Tratam-se de perguntas contextualizados e fundamentadas teoricamente. São perguntas q dialogam com à problemática da educação básica no básica. Destaca-se entretanto q essas problemáticas nao são uniformes e estanques, mudam historicamente e tem mudado para melhor nos últimos anos.

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  17. importante cada um dos colegas se manifestarem e digo q são lutadores. Cada uma das resposta dialogam com um dos aspectos q envolve essa problemática. Agradeço para cada aluno que dialogou com essa possibilidade, que por sinal demonstram compromisso com esse curso e com suas formações.

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  18. Olá Penso q a tecnologia contribuiu de forma significativa, entretanto fico questionando-me sobre a produção do conhecimento mesmo na ausência de tecnologia
    Vc não concordam? Equipe! No q tange a primeira pergunta,

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