quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

FÓRUM DE DEBATE: Tecnologias digitais na educação: o papel do professor e a utilização das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas.




Olá Turma! Vamos refletir sobre Tecnologias Digitais na Educação? 





       A dinâmica de inserção de Tecnologias Digitais na Educação conduz a uma reconfiguração desse sistema e altera as formas de desenvolvimento das estratégias que compõem os processos educacionais. Toda essa mudança é defendida com a finalidade de que a melhoria na qualidade do ensino será alcançada por meio dos “avanços tecnológicos”. Dentro desse contexto faz-se necessário analisar os desafios e as possibilidades que as tecnologias digitais propõem para a educação e num recorte mais definido, entender como esse processo tem percorrido a Educação Básica considerando a inserção de tecnologias na formação de professores, na composição dos currículos escolares, na percepção dos professores sobre os efeitos que as tecnologias geram nos processos de aprendizagem, dentre outras questões.
        A partir da leitura do texto Tecnologias digitais na educação básica: desafios e possibilidades dos autores Ziede, Silva, Pegaroro, Canalle, Silva, Carvalho (2016), pode-se depreender que há uma intencionalidade por parte dos docentes em utilizar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDCI como recurso pedagógico desde que estes estejam munidos de equipamentos adequados e com formação para usá-los na educação. Entretanto, o “medo do novo” por parte de alguns professores, ainda impedem que as TDCI sejam usadas na sala de aula, assim, os professores continuam reproduzindo velhas práticas com as quais foram formados. Neste ponto, chama-se a atenção para a necessidade do professor experenciar o uso das tecnologias digitais em seu processo de formação, pois, é a partir da prática que terão a possibilidade de refletir sobre o uso das TDCI como recurso pedagógico, afinal de contas as TDCI são uma realidade e de certa forma não podemos fugir delas.

Baseando-se nas considerações acima, somadas as experiências cotidianas vivenciadas na escola e relacionando-as com as proposições críticas dos teóricos atuais, é pertinente questionar: quais os principais desafios que a equipe gestora e professores enfrentam com a inserção das tecnologias digitais no ambiente escolar? 


ENTÃO... VAMOS AO DEBATE!


EQUIPE:
Ana Claudia Wanzeler
Auricelia Castro
Juatan Pareira
Laiana Cruz
Marta Wanzeler
Rosivalda Correa
Rosivagno Nascimento
Samanta Santos
Susane Rodrigues

33 comentários:

  1. ola, boa noites caros colegas, quero aqui deixar minha reflexão a respeito da incersão das tecnologias nas praticas docente, que realmente tem sido um grande desafios para os professores. A evolução tecnológica tem tido um avanço muito rápido em todos os tipos de
    aparelhos, como celular, programas de computadores que, todos os dias mudam sempre,
    trazendo aplicativos mais avançados, tablet, notebook. Os programas estão cada vez mais aperfeiçoados e os jovens e as crianças já se identificam com estes novos recursos. Se o professor não procurar acompanhar este avanço, ele ficará com sua metodologia ultrapassada, mas temos varios desafios para que esse professor possa trazer pra sua pratica essas tecnologia com intencionalidade, trago a questão do estado que não da suporte técnico adequado e formação estruturada para os professores, aqui no município temos um grande desafio que é a escola do campo, sem energia elétrica,com uma estrutura inadequada, então dessa forma, vejo que mesmo que o professor tenha intencionalidade,interesse, mas sempre será um desafio se não se resolver esses problemas estrutural, de formação continuada, e até mesmo político. (geisinaldo)

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    1. É verdade colega Geisinaldo que as dificuldades são grandes, porém cabe aos professores não cruzar os braços, mas buscar métodos de acordo com que dispõe, por exemplo com um simples celular, pode-se fazer uma foto e fazer uma descrição a partir da imagem, porém não é simples se não haver planejamento.

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    2. OLÁ GEISINALDO E ROSIVAGNO!VOCÊS DESTACAM A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO POR MEIO DAS AÇÕES DOCENTES. CONSIDERANDO QUE A INSERÇÃO DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO EXIGE UMA RECONFIGURAÇÃO DA PROPOSTA EDUCACIONAL, E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS PARA A PROBLEMATIZAÇÃO DO USO. DIANTE DO EXPOSTO VOCÊS CONCORDAM QUE A RESPONSABILIDADE DO ACESSO SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DOS DOCENTES?

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  2. A partir do questionamento sobre a inserção das tecnologias no ambiente escolar, sem dúvida que é desafiador e bastante complexo para os gestores escolares, pois os mesmos não disponibilizam de recursos financeiros com que ele possa equipar sua escola, em seguida se deparam com professores que tem resistência com relação ao trabalho com novas tecnologias e falta mais formação aos professores para que possam fazer usos dessas ferramentas, pois as mesmas tem um papel importante no processo ensino aprendizagem dos alunos em nossa atualidade. É importante que possamos aproveitar o interesse que as tecnologias despertam nos alunos e buscar métodos pedagógicos para melhorar a qualidade educacional e o desempenho do mesmo na escola.

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    1. MUITO BEM ROSIVAGNO! VOCÊ PONTUA AS RESISTÊNCIAS DA GESTÃO EDUCACIONAL EM DEBATER DE FORMA ARTICULADA AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA CRÍTICA E PEDAGÓGICA, DESTACANDO QUE PARA REALIZAR UM TRABALHO COLETIVO, FAZ-SE NECESSÁRIO A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ÁREA. COMENTE AS EXPERIÊNCIAS COM OS NÚCLEOS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS QUE TEM COMO OBJETIVO OFERTAR CURSOS E DEBATES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA NOSSA REGIÃO.

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  3. Este debate sobre tecnologia em educação,em pleno século XXI, ainda rende uma sersé de conflitos de pensamento.
    Primeiro pela fato da falta de compreensão de que realmente é " tecnologia" depois pelo fato da maioria dos professores não buscarem um aprimoramento, principalmente, na areá da tecnologia da informação virtual, do seu uso e aplicações. Dos poucos que dominam isso, não maioria, tem uma metodologia defasada, tornando a tecnologia enfadonha em sala de aula.
    Em sala de aula o professor lida com alunos que dominam essa matéria, do ponto de vista prático, exigindo que o mesmo desenvolva com uma metodologia atrativa, os conteúdos, gerando enteresse no aluno e fazendo o aprender de forma divertida.
    Claro que pra isso acontecer tem que ser feito uma reconfiguração de todo sistema educacional, com estratégias que contemlco, tanto os professores quanto aos alunos.
    Enquanto isso não acontece, nós professores devemos ter e usar de criatividade ou até mesmo do improviso e nos ajustarmos a tendência do momento.

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    1. OLÁ J. MACIEL! VOCÊ TRAZ PARA O DEBATE QUESTIONAMENTOS QUE REFLETEM AS PRÁTICAS EDUCATIVAS CONTEMPORÂNEAS DESENVOLVIDAS EM ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS. PARTINDO DA AUSÊNCIA DE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, SE VOCÊ CONSIDERA AS TECNOLOGIAS SOMENTE COMO EQUIPAMENTOS E ARTEFATOS, VOCÊ ESTÁ PROPENSO A DESENVOLVER UM TRABALHO MERAMENTE INSTRUCIONAL, SEM CAUSAR UM PROCESSO REFLEXIVO E DE MUDANÇAS PARA O ESPAÇO. O CENCEITO DE TECNOLOGIAS SUPERA ESSA FORMA DE CONCEBER AS TECNOLOGIAS. PARA KENSKI (2012, p. 24), o conjunto de[...] conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento,à construção e à utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade, chamamos de “tecnologia”. PORTANTO, OLHAR PARA AS ESCOLAS E REALIZAR O DEBATE CONSIDERANDO QUE TODAS AS ESCOLAS POSSUEM TECNOLOGIAS. VOCÊ DESTACA AINDA QUE TEMOS QUE USAR COM CRIATIVIDADE, DE QUE FORMA?

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    2. A criatividade a que me refiro é a didática pedagógica. Para que os aparatos tecnológicos na seja só um instrumento tecnológico mas sim, uma ferramenta pedagógica que facilita o trabalho do professor, do gestor e de quem quer que use estes instrumentos e os objetivos, que é repassar informações, seja alcançado mais facilmente pelos "interlocutores".

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  4. Penso que um dos maiores desafios sobre o desenvolvimento de práticas educativas com uso das TIC’s no ambiente escolar está em conhecer e fazer uso pedagógico destes instrumentos de forma a contribuir com a aprendizagem dos estudantes. Em, geral, nas práticas cotidianas das escolas, este uso se dá de forma descontextualizada e desprovida de objetivos, não sendo utilizada de forma a contribuir com a efetiva aprendizagem dos estudantes. Neste sentido, a utilização destas tecnologias na sala de aula exige que o professor tenha não somente o domínio dos recursos que irá utilizar, mas formação que lhes permita fazer o uso adequado dos recursos, de forma a alcançar os objetivos almejados.

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    1. MUITO BEM ANDERSON! COMO PODEREMOS FAZER O USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS?

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  5. Como contribuição no meu ver, essas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDCI), trazem uma perspectiva benéfica para a educação na visão de futuro, que atualmente possui um crescimento acelerado no âmbito educacional, oferecendo programas inovadores para uma melhor aprendizagem para o desenvolvimento nas práticas pedagógicas de docentes que aceitam a inclusão da tecnologia, pois, alguns docentes ainda repudiam essa idéia e não aceitam essa implementação. Esse "medo do novo" segundo os autores, ainda impedem que as TDCI sejam usadas como práticas atualizadas para a Aprendizagem dos alunos, que muitos docentes ainda se baseaim e se reproduzem em velhas práticas. Entre muitos impecilios essa ainda e vista como uma das pricipais dificuldades na implementação dessas tecnológicas, essa aceitação e a que mais impossibilita a proliferação dessas Tecnológicas Digitais.

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    1. OLÁ JUATAN! VOCÊ TRAZ PARA O DEBATE AS PERSPECTIVAS E LIMITES DA INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO EDUCACIONAL, POIS CONCOMITANTE QUE AJUDA, FACILITA E POSSIBILITA PRÁTICAS QUE BUSCAM O PROCESSO DE AUTONOMIA E PROTAGONISMO DO ALUNO, TAMBÉM PODE SER UMA "INOVAÇÃO CONSERVADORA" CONSIDERANDO VELHAS PRÁTICAS QUE REFORCEM UM COMPORTAMENTO INDIVIDUALISTA REPRODUZINDO A LÓGICA NEOLIBERAL.

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  6. Quando falamos dos desafios enfrentados pelo professor ao se ver "obrigado" a inserir as tecnologias digitais em suas práticas de ensino é preciso compreender que a ferramenta tecnológica em si não traz a tão sonhada transformação que resultará na promoção de uma educação de qualidade. É necessário que se considere o contexto ao qual o aluno está inserido, para que além dos conteúdos propostos em sala de aula, o desenvolvimento destes por meio do uso de tecnologias digitais possa proporcionar um aprendizado significativo ao aluno. Não podemos desconsiderar também, o descaso do Estado quando se trata do fornecimento de infraestrutura necessária a implantação dessas tecnologias, descaso este que permite o sucateamento e muitas vezes o desperdicio de equipamentos que não chegam sequer a serem instalados nas escolas devido a processos burocráticos que permeiam a administração da instituição. Dentre outras questões, gestão e corpo docente devem estar em constante diálogo para que assuntos relacionadas ao uso de tecnologias digitais não sejam marginalizados e tenham sua relevância desconsiderada com a justificativa de que "não dá pra fazer".

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    1. MUITO BEM SAMANTA!!! VOCÊ APRESENTA OS ASPECTOS POLÍTICOS, ECONÔMICOS, SOCIAIS, CULTURAIS, EDUCACIONAIS... QUE PRECISAM SER CONSIDERADOS PARA O DEBATE E OS EIXOS COMO: POLÍTICAS PÚBLICAS, FORMAÇÃO DOCENTE PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE ATENDEM NA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA. COMO PODEREMOS ESTAR NOS ARTICULANDO PARA IMPLEMENTAR ESSAS PROPOSTAS?

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    2. Como professores, uma possibilidade para a implementação destas propostas dá-se inicialmente com a apropriação dos recursos tecnológicos que estão ao nosso alcance no momento para complementar nossas metodologias de ensino. Enquanto gestores, incentivar a formação continuada e promover cursos de capacitação na temática Tecnologias Digitais e Praticas no Ensino são ações que contribuirão para alargar a visão da importância e necessidade do uso das tecnologias como apoio em nossas práticas de ensino.

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  7. OBS: Não tenho gmail, somente hotmail, então estou publicando do gmail da minha irmã. DE: Éllen Juliane
    Atualmente, observa-se que o uso da tecnologia vem alargando cada vez mais na sociedade, pois estamos vivenciando um conhecimento acelerado e de constante evolução onde exige de cada indivíduo estar em contínuo processo de capacitação, já que traz consigo um fator benéfico na área da educação, melhorando assim, o processo de ensino aprendizagem. Porém, é necessário que durante a formação inicial, continuada ou em serviço do professor sejam oferecidos programas atualizados e inovadores relacionados as Tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). Contudo, percebe-se no texto que a principal dificuldade está no fato de que alguns professores de sala de aula ainda não têm capacitação necessária para preparar uma aula destinada a esse fim, ou seja, não frequentam ou não tiveram interesse em participar de curso voltados para este recurso, mesmo estes cursos sendo ofertados gratuitamente pelo órgão responsável pela educação digital, o NTE.

    ÉLLEN JULIANE

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  8. OBS: Não tenho gmail, somente hotmail, então estou publicando do gmail da minha irmã. DE: Éllen Juliane
    Atualmente, observa-se que o uso da tecnologia vem alargando cada vez mais na sociedade, pois estamos vivenciando um conhecimento acelerado e de constante evolução onde exige de cada indivíduo estar em contínuo processo de capacitação, já que traz consigo um fator benéfico na área da educação, melhorando assim, o processo de ensino aprendizagem. Porém, é necessário que durante a formação inicial, continuada ou em serviço do professor sejam oferecidos programas atualizados e inovadores relacionados as Tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). Contudo, percebe-se no texto que a principal dificuldade está no fato de que alguns professores de sala de aula ainda não têm capacitação necessária para preparar uma aula destinada a esse fim, ou seja, não frequentam ou não tiveram interesse em participar de curso voltados para este recurso, mesmo estes cursos sendo ofertados gratuitamente pelo órgão responsável pela educação digital, o NTE.

    ÉLLEN JULIANE

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    1. OLÁ ÉLLEN! A PESQUISA COM OS PROFESSORES APRESENTA ESSE RESULTADO PARCIAL, DESTACANDO A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA PARA A REFLEXÃO EM RELAÇÃO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO. VOCÊ DESTACA AINDA OS CURSOS OFERECIDOS PELO E-PROINFO E PELOS NÚCLEOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS. COMENTE SOBRE ESSAS FORMAÇÕES!!!

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  9. Colega Marciel, em alguns pontos concirco com vc, nós enquanto professores da rede pública municipal precisamos compreender que o precesso de tecnologia não é só a parte técnica de como mexer um computador, como muitos pensam, vai além, precisamos entender como um processo de suporte pedagógico.
    Infelizmente nossos governantes não investem e nem fazem planejamento na areá das tecnologias, com isso, poucos profissionais vão em busca de uma formação continuada nessa área, todos equipamentos que sao oferecidos em nossas escolas públicas são de estado precário, deste modo não incentiva o professor ir buscar novas maneiras de trabalhar.

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  10. A inserção das tecnologias na educação vem sendo feita no Brasil há bastante tempo, porém está longe de ser efetivada. Entretanto é impossível apontar um fator determinante que impossibilita a concretização dessa política de modernização das práticas pedagógicas nas escolas. Falta de estrutura física, formação continuada de professores, investimentos... São alguns desses fatores. Porém hoje em dia com o avanço da tecnologia e a propagação das redes sociais, é impossível pensar em uma educação que não esteja relacionada com este mundo digital. Existem desafios, mais é preciso buscar formas de se conectar nesse virtual mundo novo, com formação, pesquisa e projetos que busque uma prática pedagógica efetiva que relacione os conteúdos e tecnologia.

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    1. OLÁ AURICÉLIA E EDER PANTOJA! VOCÊS DESTACAM OS ASPECTOS TÉCNICOS, POLÍTICOS /SOCIAIS E HUMANOS QUE PRECISAM SER CONTEMPLADOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE USAR ESSAS TECNOLOGIAS PARA ALÉM DE RECURSOS E ARTEFATOS. ELAS PRECISAM VIM NA PROPOSTA DE AÇÃO, REFLEXÃO E AÇÃO!!!

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  11. Bom dia colegas!
    De fato, as TICs está num processo lento de sua inserção nas escolas públicas, os fatores são os mais diversos como sabemos. Mas, gostaria de salientar que um dos maiores fatores, na minha opinião, e a falta de "interesse" do profissional. Digo falta de interesse dos profissionais das escolas que dão possibilidade de utilização, pois, percebo nas escolas em que trabalhei, em pleno século XXI, professores deixando de utilizar as tecnologias em suas aulas por não saberem manusear os equipamentos. Não vão atrás de formação na área. Tenho um exemplo para compartilhar com vocês.
    Ano passado nas escolas públicas estaduais em Tucuruí foi mudado o modelo de lista de frequência, desde o ano passado os professores seriam obrigados a alimentar a plataforma da SEDUC com a frequência e notas dos alunos. Mas essa questão de diário online já vem há muito tempo sendo discutido. No entanto, alguns professores da escola onde trabalho não conseguiram executar suas obrigações porque não sabem utilizar os equipamentos.
    Infelizmente, vemos essas situações com frequência, situações que poderiam ser resolvidas com formação, esforço, dedicação e atualização dos métodos.
    Penso, se os professores não conseguiram executar seu papel frente essa nova exigência, como poderiam inserir o uso das TICs em suas disciplinas, de modo que esse uso se efetive em suas práticas?

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  12. A incorporação das novas tecnologias no âmbito educacional é um elemento que pode contribuir para uma maior conexão entre os contextos de ensino e as culturas que se desenvolvem fora do âmbito escolar. O professor, neste contexto de mudança tecnologias digitais no cotidiano educacional, precisa saber orientar os educandos sobre onde colher informação, como tratá-la e como utilizá-la. Compreendo que as novas tecnologias podem desenvolver um conjunto de atividades com interesse didático-pedagógico, como: interações de dados científicos e culturais de diversa natureza; produção de texto; elaboração de jornais interescolas, permitindo desenvolvimento de ambientes de aprendizagem centrados na atividade dos alunos, na importância da interação social e no desenvolvimento de um espírito de colaboração e de autonomia nos alunos. Um grande dos desafios para a escolar, é exatamente conseguir dar o devido suporte a essas mudanças, tão significativas nas suas estruturas de comunicação, física e, consequentemente, de aprendizagem, pois essas transformações afetam desde os princípios morais e étnicos até a forma como os indivíduos, informatizados ou não, passam a interagir com o mundo na era digital. Outro desafio a ser vencido é a falta de formação de professores na área, fazendo com que muitos profissionais se tornem resistentes ao uso e incorporação de novas tecnologias na sala de aula e deixem de utilizá-las por falta de formação.

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    1. OLÁ PRISCILA E CLEICIANE!!!
      A QUESTÃO QUE NÃO BASTA IMPLEMENTAR AÇÕES SOMENTE POR MEIO DAS PRÁTICAS DOCENTES, E SIM UM CONJUNTO DE AÇÕES QUE ESTEJAM ARTICULADAS NOS PROJETOS DE SOCIEDADE QUE ROMPA COM A LÓGICA DO CAPITAL. COMO VOCÊS COMPREENDEM A INSERÇÃO DAS TICS NA EDUCAÇÃO CONTEMPLANDO ESSA PERSPECTIVA?

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  13. A meu ver, o grande desafio com a inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação nas escolas principalmente na prática docente está em conceber e utilizar as tecnologias como recurso pedagógico para que realmente possa trazer contribuições significativas no processo ensino- aprendizagem. Para que esse desafio seja superado é necessário que haja formação técnica, estrutura adequada, formação continuada, e ainda, não comodismo por parte dos professores em busca da inovação nas práticas pedagógicas.

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  14. Os desafios enfrentados no contexto escolar com a inserção das tecnologias atinge todos o envolvidos desse processo, indo desde a equipe gestora, professores até os alunos. O novo -a tecnologia - causa espanto, receio e resistência, por isso, mesmo com os progressos advindos o processo de aceitação é demorado o que torna o espaço escolar distante dos avanços que a sociedade tecnologica vivencia.

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  15. QUE TAL SUSANE E MARTA? TUDO BEM?
    OS PONTOS APRESENTADOS CORROBORAM COM O DEBATE DO GRUPO!
    O ARTIGO ESTUDADO APRESENTA 5 PONTOS DE ANALISADOS:1- apropriação das TDIC pelos professores da educação básica: 2- A utilização das TDIC como parte integrante no Projeto Político Pedagógico da escola; 3- A inserção das tecnologias nos projetos dos professores; 4- a contribuição das tecnologias para os processos de ensino e aprendizagem; e 5- os desafios de utilização das TDIC pelos professores nas escolas. VAMOS PROBLEMATIZAR MAIS SOBRE ESSES PONTOS!!!

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    1. O ponto 2 ressaltado pela professora benilda sobre a utilização das TDIC como parte integrante do projeto político pedagógico da escola, de acordo com o estudo realizado o qual tomou como objeto de ananáli o PPP de duas escolas apontou que em uma delas, as tecnologias eram tomadas apenas como meros equipamentos, enquanto que na outra escola o PPP abordava as tecnologias como um potencial a ser explorado na mediação da aprendizagem. Cabe a nós nos perguntarmos: estamos concebendo as tecnologias como mero equipamentos e nos conformando apenas com sua presenca nas escolas sem finalidades pedagógicas ou acreditamos que as tecnologias podem ser esse potencial a ser explorado como mediadoras da aprendizagem?

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  16. Segundo Polate (2018), habitamos em um mundo que nos convida constantemente a interagir com recursos tecnológicos, fazendo com que a inclusão digital seja uma possibilidade também no cotidiano escolar. Entretanto, esbarramo-nos com um desafio notório na maioria de nossas escolas públicas brasileiras, que é justamente a falta de investimentos, pelo setor público, para a formação continuada dos técnicos e professores sobre os usos das tecnologias digitais nos processos educacionais, bem como a aquisição desses recursos para a escola.Um dos problemas é a formação dos professores, o governo disponibiliza as tecnologias para as escolas e muitas vezes não disponibiliza formação para a utilização dessas novas ferramentas. De acordo com Kenski (2003) não se trata apenas de adaptar o modelo de escola tradicional as novas ferramentas, logo “[...]novas tecnologias e velhos hábitos de ensino não combinam”.

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  17. Ana Cláudia, Fagundes vem ressaltar que cabe ao professor acreditar que se aprende fazendo e sair da passividade de esperar por cursos ou por iniciativas de outros para que este ocorra os professores precisam inovar, agir e perder o medo das TDIC.O papel do professor é fundamental para inovação, pois não adianta usar a teologia sem uma mudança na metodologia.

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  18. No meu ponto de vista as tecnologias na educação nos ajudam a desemvolver uma serie de habilitadas que sistematicamente, Integram, resignificam e aprimoram o conceito de ensino aprendizagem.
    Ao lançarmos mão de aspectos importantes na construção e emancipação dos saberes, os conceitos tecnologicos assim como suas múltiplas praticas, devem ser inseridas na estrutura educacional sem nenhuma formalidade, pois entende se que,a partir das dimensões construtivas que a educação promove e facil discenir a eficácia do uso destas para tais fins.

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  19. excelente post e como abordaram o tema, queremos aplicar um projeto assim no escola particular zona norte. Adorei o blog, bem bacana

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