quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

GESTÃO ESCOLAR E INOVAÇÃO EDUCACIONAL



A partir das discussões de Antônio Amorim (2015), que tratam sobre a gestão escolar e inovação educacional, os gestores precisam lidar com questões administrativas e também com situações ligadas ao fortalecimento de práticas pedagógicas e ambientes bem estruturados, que garantam acesso e permanência na instituição com qualidade de ensino. Numa perspectiva de problematização, Libâneo (2008) considera que os alunos não conseguem exercer a sua verdadeira cidadania, pois não encontram um ambiente educacional favorável, acolhedor e dinâmico para fazer a integração entre a sua cultura e a verdadeira cultura da escola. O autor Amorim apresenta a seguinte reflexão: A maior constatação de todos que vivenciam a educação é a falta de inovação de gestão escolar, a falta de um perfil de um gestor inovador, para que as escolas superem o ambiente conservador que a maioria continua vivendo, em suas práticas pedagógicas, administrativas e financeiras. O diretor está preocupado com a realização das tarefas e das operações administrativas da escola. A questão pedagógica da escola é colocada em segundo plano, dando lugar à efetivação da divisão de tarefas e de consolidação de atividades que cuidam mais da aparência do que da essência da vida educacional. Sobre o processo de inovação educacional se trata de uma atitude que exige mudança nas crenças, nos valores, na missão, na metodologia de trabalho das instituições, nas etapas de acolhimento das pessoas, no diálogo interno e externo, na reconstrução das normas, na discussão e consolidação do projeto político pedagógico, e na construção dos programas educativos.

Nesse sentido, como deve ser entendida a inovação educacional diante dos paradigmas estruturantes que norteiam a gestão na contemporaneidade? Partindo do paradigma fabril da gestão escolar para uma perspectiva de inovação educacional, como as TIC's se inserem nesse processo inovador das escolas?



Equipe: Ary de Almeida Amaral Filho, Apinages  Pires Cardoso, Eliane Costa de Sousa, Éllen Juliane Xavier, Cleiciane de Andrade Pantoja, Laura Sophia Cruz de Andrade, Naida Catarina Moreira Alfaia, Maria Rejiane da Mata Dias.

7 comentários:

  1. Ir. Rejiane - A partir das reflexões consideradas pelo autor e reconhecendo a realidade de nossas escolas, podemos dizer que o papel do gestor escolar engloba uma série de atribuições que, em certas ocasiões, o fazem distanciar-se das questões pedagógicas da escola para atender as demandas de cunho administrativo. Nesse sentido, como nos sugerem as indagações acima mencionadas, sobre o uso das tecnologias digitais nos ambientes escolares, essa utilização torna-se pouco considerada porque perpassa pela falta de investimentos financeiros para adquirir esses meios tecnológicos, pela ausência de formação necessária para os professores utilizarem esses recursos tecnológicos e também porque, em alguns casos, a gestão percebe situações mais urgentes para serem resolvidas do que ocupar-se de ferramentas pedagógicas diferenciadas para o cotidiano escolar. A possibilidade sonhada ou construída sobre o novo pode parecer uma utopia irrealizável diante dos entraves da realidade educacional brasileira. Mas, para além de desafios, iniciativas de inclusão digital, mesmo que timidamente, são fundamentais para um processo pedagógico que dialogue com as tecnologias digitais, tão inerentes ao contexto atual da sociedade.

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  2. O gestor escolar muitas vezes em sua atuação se distancia das questões pedagógicas da escola, direcionando seu trabalho mais a parte administrativa. A inovação na gestão educacional nesse sentido pode ser entendida como um grande desafio aos gestores escolares, pois esta deve buscar englobar aspectos tanto administrativos quantos pedagógicos, trabalhando com todo contexto educacional de modo geral, buscar estratégias que auxilie na efetivação dessas praticas, que exigem um novo comportamento e olhar do gestor sobre sua atuação. Pode-se destacar ainda que as TIC's podem e devem se inserir nesse processo, de modo que a gestão da escola deve apropriar-se dos recursos que elas apresentam, tanto para aperfeiçoar suas tarefas administrativas, como também no trato pedagógico, buscando inserir os professores nesse contexto e dar suporte para que sejam capazes de levar para suas práticas pedagógicas o uso das TIC's como ferramenta educacional. (Ary Amaral)

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  3. Naida, a partir dos estudos pode se observar que as TICs vem para melhorar os diferentes setores da Escola,tanto na parte administrativa como também na área pedagógica além de contribuir para a melhoria do processo ensino aprendizagem. Porém ainda se depara com muitas dificuldades, quer seja pela questão de infraestrutura, dificultando o acesso dos alunos,ou até mesmo a ausência de conhecimento técnico pedagógico da equipe gestora e docentes, que ainda vêem o uso das TICS no campo técnico sem levar em consideração as outras dimensões para atuar.Dentro do âmbito da escola eu vejo o gestor como principal elemento para buscar implementação de ações no sentido de minimizar tais dificuldades, tanto na formação continuada de sua equipe quanto da implantação de projetos para a utilização das Tic no âmbito escolar.

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  4. Questão 1- Para ajudar como reflexão, destaco nas palavras do autor: No caso da educação e da escola podemos dizer que a inovação educacional e pedagógica somente ocorrerá quando há uma capacidade de mudar, de transformar ou de revolucionar aquilo que vem sendo realizado, que está em processo, podendo ser uma revolução na metodologia do processo de ensino-aprendizagem, na alfabetização das crianças, dos adolescentes, dos jovens e dos adultos, até a inovação das relações humanas nas instituições de ensino, no processo de gestão da escola ou do sistema de educacional como um todo.

    ÉLLEN JULIANE

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  5. A gestão escola atualmente está tentando inserir-se no processo de ensino digital em busca por novas formas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Mas, sabendo dos desafios que os gestores e professores encontram para implementarem as tecnologias digitais no ensino é extremamente grande, pois, a falta de qualificação desses profissionais do ensino e a falta de equipamentos tecnológicos na escola, acaba por impossibilitar o andamento da inclusão digital com eficácia.
    Mas as novas formas de ensino e de aprendizagem aliadas as TIC’s demonstram a importância de uma formação específica na área. As TIC’s tornam-se instrumentos que potencializam o processo de ensino e aprendizagem. O que possibilita qualificar as ações e favorecer a interação e a criatividade dos gestores, professores e alunos. Assim, As TIC’s se difundem a partir da qualificação dos profissionais, desfrutando das potencialidades e a utilização destes novos processos educativos, favorecendo uma educação continuada e de qualidade.
    Para criar estratégias pedagógicas e educacionais que se encaixem com a mediação das tecnologias digitais, é importante criar estruturas didáticas atrativas e interessantes, em que motivem os estudantes na construção coletiva de conhecimento, trocando ideias e tirando dúvidas, estes momentos podem ser feitos nos espaços WhatsApp criando grupos, com e-mails, o Facebook e outras ferramentas que estão disponíveis no meio social e educacional, fazendo uso também dos instrumentos tecnológicos como: Data show, computador, tablete e até mesmo o celular para promover aulas didáticas possibilitando a construção do conhecimento.

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  6. A principal dificuldade enfrentada nas gestões atuais para a efetivação e inovação tecnologica é a falta de recursos financeiros, uma vez que os equipamentos tem um custo alto, a gestão então investe nos materiais mais rotineiros, deixando de adquirir ferramentas pedagógicas para a inovação e melhoria na qualidade do ensino. A questão pedagógica, citado acima como a essência, fica para segundo plano, prevalece então as aparências, que é importante também, mas que deveria ser priorizado se tivesse recursos financeiros as práticas pedagógicas, e um dos elementos para essa inovação seria o uso das TIC`s nas escolas.

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  7. Laura Sophia,

    Há necessidade de transgredir este paradigma existencial, que coloca -se como entrave e permeia o contexto da prática da gestão educacional, impedindo assim o surgimento de uma gestão inovadora que parta do princípio da criatividade, subjetividade, que estabeleça um diálogo constante entre o processo formativo e a realidade social dos sujeitos envolvidos. Considerando suas dimensões éticas, estéticas, políticas, econômicas, e etc. A inserção das TIC'S e como irá se realizar este processo devem está presentes nesta concepção inovadora sem perder de vista o verdadeiro sentido dessas novas tecnologias, compreendendo também a complexidade, às contradições e principalmente às implicações que estão subjacentes no discurso das novas tecnologias da informação e comunicação.

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