quarta-feira, 30 de janeiro de 2019



FÓRUM DE DEBATE!!!!!!!!!

TRABALHO DOCENTE, FORMAÇÃO CONTINUADA E TECNOLOGIAS
Olá caros colegas da turma de Especialização em Gestão e Planejamento da Educação - campus universitário do Tocantins- UFPA, Cametá/PA.




           VAMOS ANALISAR E DISCUTIR A TEMÁTICA NESTE FÓRUM DE DEBATE, A PARTIR DA LEITURA DO TEXTO.TRABALHO DOCENTE, FORMAÇÃO CONTINUADA E TECNOLOGIAS (FIDALGO; OLIVEIRA; FIDALGO, 2009).

 “Tendo em vista as novas exigências do processo de globalização e/ ou mundialização da economia, a profissão docente, assim como as demais profissões, veem-se compelidas a promover a adequação e a incorporação de habilidades e competência no que tange ao manuseio das tecnologias da informação e da comunicação” (Fidalgo et al. 2009, p.153).

         Os autores no artigo: TRABALHO DOCENTE, FORMAÇÃO CONTINUADA E TECNOLOGIAS, trazem resultados de uma pesquisa realizada em Minas Gerais, que envolveu 1.960 professores vinculados a escolas especiais, visava um curso de aperfeiçoamento ofertado por uma universidade particular em Belo Horizonte, que se desenvolveu pela modalidade de educação a distância (EaD).

        A partir das discussões presentes na pesquisa, quais as possibilidades e/ou desafios para os professores diante da exigência da formação continuada por meio do uso das tecnologias?

                                                  Abraços Virtuais!!!

Equipe: Cléia, Geisinaldo, Leila, Lívia, Mayara, Michele, Nilton e Siliane.

20 comentários:

  1. ola queridos colegas boa noite! quero aqui deixar minhas contribuições a respeito da questão problema colocada, já comentei em outras postagens do grande desafio dos professores diante de uma exigência de uma formação continuada por meio do uso das tecnologias. O professor se depara hoje com um universo tecnológico e precisa buscar formas de lidar com essa nova realidade em sala de aula. E atualmente, isso tem se tornado um desafio para muitos professores. Como o docente é
    visto como o mediador do processo ensino e aprendizagem, ele deve buscar meios que motivem mais os seus alunos a aprenderem por meio de novas metodologias e orientálos para que as informações advindas desse momento tecnológico se tornem significativas, e ainda ajudar os mesmos na construção do conhecimento.Segundo Costa (2015) surge outro desafio no uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem, que é a falta de formação de professores na área". portanto precisamos de como disse em uma das postagem, de suporte técnico pedagógico, de formação, ai as tecnologias vão poder ser aplicadas de forma mas eficiente intencionalmente na construção de uma aprendizagem com mas qualidade.

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    1. Muito bem Geisinaldo! Você destaca alguns desafios enfrentados pelos docentes na perspectiva de inserção das tecnologias digitais na educação, em uma perspectiva crítica. Trazemos para ampliarmos o debate a seguinte problemática: Essa inclusão digital é de responsabilidade exclusiva do professor? Essas formações continuadas contemplam essa perspectiva de mediação Pedagógica?

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  2. Saudações, colegas! Geisinaldo, concordo com a sua colocação frente aos desafios e dificuldades do professor em relação a necessidade de inserção de tecnologias em sua pratica educativa, acredito tambem que o suporte pedagógico é de suma importância na formulação de políticas e projetos que auxiliem esse professor.
    Mas gostaria de enfatizar sobre a questão da intensificação do trabalho docente colocado na pesquisa do artigo como uma das categorias de obstáculo sofrido pelo professor em relação a busca de capacitação e adaptação sobre seu processo de trabalho para atender as novas demandas e exigências das constantes mudanças. Os autores colocam a educação a distância, por exemplo, como uma das alternativas de estar sempre se atualizando de modo que se assegure seu trabalho. Os professores por sua vez, trazem a indignação, pela sua desqualificação profissional, uma vez que, estes são vistos de modo geral, apenas como objetos da reforma educacional e não como sujeitos recebendo valorização de fato por seu trabalho. Com isso muitas vezes, esse profissional, carrega consigo a necessidade de se trabalhar mais de um turno, para que haja uma compensação de seu salário pelo seu esforço, diminuindo assim, o tempo para investir na sua educação, mesmo que a educação a distância ofereça em sua metodologia de curso as mais diversas e flexíveis ferramentas facilitadoras e interativas, e essa é uma realidade presente em nosso meio.

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    1. Querida Lívia! Suas colocações me aguçou a curiosidade de saber se há alguma (in)formação por parte dos professores tanto quanto de gestores e coordenadores pedagógicos do município de Cametá sobre a inclusão das tic's no ambiente escolar.

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  3. segundo a fala de uma das professoras entrevistada a secretaria não oferece curso nessa área, resaltando a importancia da professora entrevistada caso fosse oferecido.
    (...) se a secretaria oferece curso na area da tecnologia iria ajudar muito nas práticas docentes, tanto os professores antigos quanto os que estão entrando.

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  4. olá colegas! O texto em si nos relata as experiençias vivenciadas por professores em um curso de aperfeiçoamento na modalidade da Educação a Distância (EaD). o autor nos situa nos relatos dos professores as dificuldades enfrentadas no uso das tecnologias dividindo o texto por quatro categorias. Dentre elas a: Interações, aprendizagens e tecnologias.
    O autor retrata a importância da palavra interação na perpectiva do texto se define como influência reciproca dos atos de pessoas ou grupos, relatando a importancia que se teve o curso de educação a distância pra queles determinados professores no aprimoramento do uso das tecnologias, criando novas possibilidades de interações entre os professores e novas aprendizagem, vista que o conhecimento humano ocorre com base nas relações sociais, como se o conhecimento estivesse em constante processo de transformação baseado no convivio social.
    essa interação se deu no envolvimento dos professores sendo um trabalho colaborativo voltado para à construção do conhecimento que teve a partilha de experiências,um processo que levou os professores a trabalharem em equipe, essa importância de ajuda se deu na fala dos professores, os que possuiam dominio ajudavam os que tinham dificuldade no uso do computador, alem da falta de prática e do manuseio do computador, muitos não possuiam computadores em suas casas tinham que chegar mais cedo ou ficar ate mais tarde depois das aulas isso sobrecarregava e causava indiposisão e casaço nos professores, essa dependencia de computador levou alguns a pagarem a terceiros pra fazerem atividades simples como digitar e enviar seus trabalhos, o acesso ao computador era algo novo fora daquela realidade, como disse um dos entrevistados, não se tinha um conhecimento a príori, nas falas dos professores pode se resaltar a importância que se teve o trabalho em equipe a ajuda mútua, pra amenizar as dificuldades, o curso era visto por alguns professores como uma qualificação tendo em vista a necessidade de garantir seus emprego, para outros uma aquisição de conhecimento que certamente trará pontos positivos nas praticas docentes.

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  5. Olá colegas, bom dia!
    Ao que parece as dificuldades, quanto ao uso das tecnologias como instrumento pedagógico, não se limita as escolas, aos gestores, aos técnicos, aos os professo, etec... mas, sim a todo o sistema educacional brasileiro.
    Embora algumas tentativas de implantação das TICs, por meio de alguns projetos tenham surgido, a gente nota que ainda precisa ser feito muito mais. Desde a formação técnica dos docentes às informações a sociedade de modo geral.

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  6. OBS: Não tem gmail, por isso estou enviando de outra conta!
    ÉLLEN JULIANE


    A formação de docente quando voltada para a atual realidade seja esta social, econômica, política e cultural é um dos principais fatores que influenciam na qualidade de ensino, por isso falar da formação continuada por meio do uso das tecnologias é um assunto que vem provocando vários debates acerca do tema, é um novo paradigma que está surgindo na educação e no papel do professor. Onde já é utilizada em algumas escolas como ferramenta pedagógica importante, por isso é necessário que os docentes possam apropriar-se desse recurso. Portanto, É preciso que em sua metodologia haja a exploração dessas tecnologias digitais, que se não se torne um desafio para estes educadores, ao contrário, é preciso repensar as formas de ensino para que se assegure, realmente, a aprendizagem dos alunos, repensar isso perpassa pela formação inicial e continuada do professor.


    ÉLLEN JULIANE

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  7. Olá Colegas!
    Discutir formação continuada é uma questão muito importante, ainda mais no sentido da TICs. Fidalgo(2014), fala da importância dessa formação continuada, que essa formação deve ser vista como um direito do profissional da educação. Mas quando falamos em formação continuada para a utilização das tecnologias no ambiente escolar, esse direito não existe, pois as políticas publicas para essa questão, principalmente em nosso município não existe. Neste sentido os Professores acabam tendo uma resistência na utilização dessas tecnologias no seu dia-a-dia escolar, devido não ter uma preparação para a mesma, tornando-se assim um grande desafio para eles.
    A Secretária Municipal de Cametá, não possibilita uma formação continuada específica para o uso das TICS, tornando a inclusão da mesma mais difícil. Entretanto alguns professores buscam essa formação por conta própria, pois entendem que a partir dessa nova era do mundo globalizado, é necessário a incorporação de novas habilidade e competência, para compreender o uso e o manuseio dessas novas tecnologias digitais, assim utilizando como um novo de recursos pedagógicos.
    Portanto sem essa formação, a inclusão das TICs se torna mais desafiadora. Portanto é de grande importância políticas publicas voltadas para formação nesse campo, pois com a inclusão dessa tecnologia o professor tem mais possibilidades de melhorar os seus recursos pedagógicos.

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  11. dentro dessa análise feita pelos colegas quero explicitar que realmente é um desafio a inserção das TICs no processo educacional, porém esse desafio torna-se mais árduo quando se trata do espaço campesino onde uma serie de fatores contribui para que as novas tecnologias se faça presente, por exemplo a falta de energia elétrica que é um elemento essencial para que as tecnologia digitais se faça presente nesse locus, evidenciando que o campo ainda é um local que tem direitos negados, reforçando as desigualdade sociais existente no país.

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  12. Concordo com a colega Leila, quando ela trás a importância da formação continuada, pois através dessa formação muitos professores tem oportunidade de fazer novas descobertas ou aprimoramento de conhecimentos no que tange possibilidades de trabalhar com as TICs, muitos professores buscam por si só possibilidades para melhorar os métodos pedagógicos, outros necessitam de oportunidades como é o caso da formação continuada e nessa busca por novos métodos educacionais, a qualidade educacional tende a melhorar.

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  13. olá colegas! diante da problemática colocada em questão,um dos desafios enfrentados pelos docentes é a falta de tempo para se fazer uma formação continuada, por este motivo muitos buscam uma formação através da modalidade EAD,no entanto outros encalços surgem durante esse percurso,nem todos possuem internet,computador em casa e desta maneira precisam buscar meios que possam auxiliar.As dificuldades são muitas,porém uma formação continuada a respeito das tics trariam outras possibilidades de aprendizagem para os alunos. A falta de suporte da SEMED em relação a formação continuada para as tics como foi constatado em nossa pesquisa de campo,acabam interferindo de certa forma na inserção das tecnologias na prática pedagógica dos docentes. Segundo MODROW E SILVA(2013) o fator primordial para superar os desafios tecnológicos deve-se a formação continuada de professores para a utilização das diferentes tic em sua prática pedagógica.

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  15. Olá colegas! diante das colocações feitas por vocês vemos como é importante trazer para o debate como vem sendo trabalhada o uso das tecnologias dentro do campo educacional, ao nos deparamos com a realidade encontrada durante nossas pesquisas vimos que a maioria das escolas de Cametá não possuem interessante na formação continuada dos professores para uso de tecnologias como suporte pedagógico e quando possuem não tem estrutura para tal.Não se pode negar a importância dessas tecnologias, mas também não podemos dizer que tenha acetabilidade natural por parte da escola e nem que a inclusão dessas seja a tábua de salvação para a educação. Mas também não podemos deixar de lado a importância do uso dessas tecnologias traria benefícios para educação se houvesem formações para os professores afim de qualificar esses profissionais.

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  16. Olá caros colegas, boa noite! Discutir o uso da tecnologia para a educação é uma prática que deve ser constante, pois a maneira como temos nos apropriado da tecnologia e como ela tem influenciado nossa vida, exige que o uso de recursos tecnológicos sejam inerente na educação. No entanto, essa necessidade fica limitada quando percebemos a dificuldade que as escolas têm de se adequar à essa realidade. Essas limitações se materializam na falta de investimentos, na ausência de equipamentos, e principalmente, na falta de formação continuada para o uso da tecnologia nas práticas pedagógicas. Vale ressaltar, que a formação continuada é vista pelos professores como fator de suma importância para que o uso da tecnologia se efetive na escola, onde estes por sua vez para se adequarem ao contexto buscam formações a partir das suas necessidades, ou quando não acabam por simplesmente não ter interesse em fazer uso do recurso tecnológico. De acordo com Almeida (2005) para que o professor possa expandir o seu olhar para outros horizontes, e desenvolver competências, é importante que ele esteja engajado em programas de formação continuada. Essa formação terá reflexos na maneira como o professor se apropriará da tecnologia, pois quando capacitado o docente terá a compreensão da utilização do recurso, bem como possibilitará a eficiência e a eficácia no processo ensino-aprendizagem.

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  17. Boa noite Colegas!
    O surgimento das novas tecnologias (computadores, internet, Smartphone, data show entre outros) proporcionou à sociedade diversos benefícios, e essas ferramentas tornaram-se imprescindíveis aos vários segmentos sociais. E as novas TIC’s apresentam novas possibilidades à educação, exigindo uma nova postura dos gestores e educadores com a utilização das tecnologias digitais na educação, favorecendo o desenvolvimento de trabalhos com troca de informações entre o corpo docente da escola, permitindo que tanto o professor trabalhe melhor o desenvolvimento do conhecimento de ensino aprendizagem com as TIC’s. O objetivo de introduzir novas tecnologias na escola é para fazer coisas novas e pedagogicamente didática. Os professores, utilizando metodologias adequadas, poderá utilizar estas tecnologias na integração de matérias.
    Contudo, cabe a educação formar esse profissional e para isso, esta não se sustenta apenas na instrução que o professor passa ao aluno, mas na construção do conhecimento pelo aluno e no desenvolvimento de novas competências, como: capacidade de inovar, criar o novo a partir do conhecido, adaptabilidade ao novo, criatividade, autonomia, comunicação.
    Nesse contexto surgem vários desafios para que a inclusão da TIC’s no ensino seja pedagogicamente produtiva. A formação de professores para essa nova realidade tem sido analisada e não tem sido privilegiada de maneira efetiva pelas políticas públicas em educação. As soluções propostas implantam-se, principalmente, em programas de formação de nível de pós-graduação ou, como programas de qualificação de recursos humanos. Entretanto essa falta de formação/qualificação de professores na área, fazem com que muitos profissionais se tornem resistentes ao uso e incorporação de novas tecnologias na sala de aula e deixem de utilizá-las por falta de formação. Bem como, a falta de aparatos tecnólogos e estrutura adequada da escola, para conseguir dar o devido suporte a essas mudanças, tão significativas nas estruturas do ensino e como resultado, evidencia-se a fragilidade das ações e da formação, refletidas também através dos interesses econômicos e políticos.

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  18. Laura Sophia,

    As mudanças sempre ocorreram na sociedade ao longo do tempo. Atualmente às novas tecnologias, estão presentes nos mais diferentes espaços provocando modificações na organização do trabalho .No contexto dessas modificações a formação docente para o uso das novas tecnologias acaba sendo uma exigência deste processo, que cada vez mais atinge grandes proporções. Inúmeros são os desafios que os docentes precisam enfrentar para adequar-se ao uso das Tic's , principalmente por causa da cultura organizacional da escola que muito explica a resistência que professores apresentam frente a estas inovações. O usos das novas trcnologias quando feito de maneira correta, possibilita mudanças nas velhas práticas, possibilita ao professor ressignificar seu trabalho, sabendo de fato o que preservar e o que inovar. O que contribui de maneira significativa no processo formativo dos educandos.

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