quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

GESTÃO ESCOLAR E INOVAÇÃO EDUCACIONAL



A partir das discussões de Antônio Amorim (2015), que tratam sobre a gestão escolar e inovação educacional, os gestores precisam lidar com questões administrativas e também com situações ligadas ao fortalecimento de práticas pedagógicas e ambientes bem estruturados, que garantam acesso e permanência na instituição com qualidade de ensino. Numa perspectiva de problematização, Libâneo (2008) considera que os alunos não conseguem exercer a sua verdadeira cidadania, pois não encontram um ambiente educacional favorável, acolhedor e dinâmico para fazer a integração entre a sua cultura e a verdadeira cultura da escola. O autor Amorim apresenta a seguinte reflexão: A maior constatação de todos que vivenciam a educação é a falta de inovação de gestão escolar, a falta de um perfil de um gestor inovador, para que as escolas superem o ambiente conservador que a maioria continua vivendo, em suas práticas pedagógicas, administrativas e financeiras. O diretor está preocupado com a realização das tarefas e das operações administrativas da escola. A questão pedagógica da escola é colocada em segundo plano, dando lugar à efetivação da divisão de tarefas e de consolidação de atividades que cuidam mais da aparência do que da essência da vida educacional. Sobre o processo de inovação educacional se trata de uma atitude que exige mudança nas crenças, nos valores, na missão, na metodologia de trabalho das instituições, nas etapas de acolhimento das pessoas, no diálogo interno e externo, na reconstrução das normas, na discussão e consolidação do projeto político pedagógico, e na construção dos programas educativos.

Nesse sentido, como deve ser entendida a inovação educacional diante dos paradigmas estruturantes que norteiam a gestão na contemporaneidade? Partindo do paradigma fabril da gestão escolar para uma perspectiva de inovação educacional, como as TIC's se inserem nesse processo inovador das escolas?



Equipe: Ary de Almeida Amaral Filho, Apinages  Pires Cardoso, Eliane Costa de Sousa, Éllen Juliane Xavier, Cleiciane de Andrade Pantoja, Laura Sophia Cruz de Andrade, Naida Catarina Moreira Alfaia, Maria Rejiane da Mata Dias.

DISCIPLINA TECNOLOGIAS DIGITAIS!!!

OLÁ TURMA DO CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU EM
GESTÃO E PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO!!!

SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA DISCIPLINA!!!

ESSA FERRAMENTA TEM COMO OBJETIVO SOCIALIZAR PESQUISAS, PUBLICAÇÕES, EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO.





A DISCIPLINA OBJETIVA-SE  CONSTRUIR SUBSÍDIOS TEÓRICO-PRÁTICO QUE POSSIBILITEM AOS ACADÊMICOS UMA REFLEXÃO CRÍTICA ACERCA DAS IMPLICAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CAMPO EDUCACIONAL, COM DESTAQUE PARA A GESTÃO EDUCACIONAL.

INICIAMOS MUITO BEM TURMA, DISCUTINDO DE FORMA CRÍTICA A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO!!!

VAMOS QUE VAMOS TURMA!!!