A
partir das discussões de Antônio Amorim (2015), que tratam sobre a gestão
escolar e inovação educacional, os gestores precisam lidar com questões
administrativas e também com situações ligadas ao fortalecimento de práticas
pedagógicas e ambientes bem estruturados, que garantam acesso e permanência na
instituição com qualidade de ensino. Numa perspectiva de problematização,
Libâneo (2008) considera que os alunos não conseguem exercer a sua verdadeira
cidadania, pois não encontram um ambiente educacional favorável, acolhedor e
dinâmico para fazer a integração entre a sua cultura e a verdadeira cultura da
escola. O autor Amorim apresenta a seguinte reflexão: A maior constatação de
todos que vivenciam a educação é a falta de inovação de gestão escolar, a falta
de um perfil de um gestor inovador, para que as escolas superem o ambiente
conservador que a maioria continua vivendo, em suas práticas pedagógicas,
administrativas e financeiras. O diretor está preocupado com a realização das
tarefas e das operações administrativas da escola. A questão pedagógica da
escola é colocada em segundo plano, dando lugar à efetivação da divisão de
tarefas e de consolidação de atividades que cuidam mais da aparência do que da
essência da vida educacional. Sobre o processo de inovação educacional se trata
de uma atitude que exige mudança nas crenças, nos valores, na missão, na
metodologia de trabalho das instituições, nas etapas de acolhimento das
pessoas, no diálogo interno e externo, na reconstrução das normas, na discussão
e consolidação do projeto político pedagógico, e na construção dos programas
educativos.
Nesse
sentido, como deve ser entendida a inovação educacional diante dos paradigmas
estruturantes que norteiam a gestão na contemporaneidade? Partindo do paradigma
fabril da gestão escolar para uma perspectiva de inovação educacional, como as
TIC's se inserem nesse processo inovador das escolas?
Equipe: Ary de Almeida
Amaral Filho, Apinages Pires Cardoso,
Eliane Costa de Sousa, Éllen Juliane Xavier, Cleiciane de Andrade Pantoja, Laura
Sophia Cruz de Andrade, Naida Catarina Moreira Alfaia, Maria Rejiane da Mata
Dias.