domingo, 16 de maio de 2021

FÓRUM DE DEBATE!!!

 Olá Turma de Especialização Informática Educativa do IFPA!!!

Espero que estejam tod@s bem de Saúde!!!

Vamos continuar nossos estudos sobre os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), sempre no intuito de analisar esses ambientes, considerando as relações dos sujeitos das práticas pedagógicas no contexto de EAD. Assim como, compreender a especificidade dos AVAS e sua relevância no processo formativo nos diferentes espaços educativos.

 


Considerando nossas estratégias de aprendizagem, orientamos tod@s para a leitura dos textos e discussão por meio do fórum de debate aqui no Blog. Estudaremos a Plataforma Moodle, como um exemplo de AVA, que constitui-se em uma ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem.

 Para aprofundar esse estudo, sugerimos a leitura dos textos:

 Texto 1: “Plataforma Moodle: A educação por mediação tecnológica, de Lima (2021)”.

 Texto 2: - Práticas Pedagógicas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Usos e Abusos, de Maia e Silva (2020).

 No texto 1, afirma-se que,

 

Durante a pesquisa, verificou-se que o Moodle se mostrou bastante eficiente, considerando que a plataforma apresenta uma infinidade de recurso e ferramentas que dinamizam as atividades propostas e promovem a interação, de forma, síncrona e assíncrona. Além disso, durante os estudos sobre o software, foi possível constatar que o mesmo, além de ser eficaz na produção do conhecimento, pode ser uma ferramenta importantíssima para realizar pesquisas e divulgar conhecimentos, nos diversos segmentos educacionais e não educacionais – em uma infinidade de ramo de negócio (LIMA, 2021, P.12).

 No texto 2, os autores destacam que,

 

Tendo em vista tal cenário, concluímos ser de grande importância a realização de debates e pesquisas mais aprofundadas sobre as práticas pedagógicas mais atuais, que privilegiem usos coerentes das tecnologias, sobretudo os AVA. Torna-se imprescindível – então – que as movimentações docentes resultem não em abusos dos ambientes virtuais de aprendizagem, mas em usos intencionais que se norteiem na promoção daquilo que são os elementos fundantes do processo de ensino e aprendizagem, especialmente em tempos de cultura digital, a saber, a comunicação, a interação e a colaboração (MAIA E SILVA, 2020, p. 92)

 

Nesse sentido, gostaríamos que refletissem sobre as seguintes questões: como podemos caracterizar a Plataforma Moodle? Quais suas principais características e ferramentas? Quais suas potencialidades e desafios, ou quais os usos e abusos, para a realização de práticas pedagógicas que buscam a formação e a construção do conhecimento?


VAMOS AO DEBATE!!!


11 comentários:

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  2. O Moodle – (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) – Ambiente de Aprendizagem Dinâmico Orientado a Objetos Modulares, é um software livre de apoio ao ensino/aprendizagem. É um sistema de gerenciamento de aprendizagem, voltado para a web, onde os professores podem criar salas de estudo online, disponibilizar material didático e propor tarefas interativas como fóruns, criação de wikis e testes.
    Entre tantas características, podemos destacar as seguintes: gratuidade de uso – é uma plataforma virtual de uso livre e grátis; os usuários podem exercer o controle total sobre o soft; é flexível – podem ser inseridas novas funcionalidades, de acordo com a necessidades e fins de uso; é adaptável – se adapta a qualquer modelo de negócio.
    A filosofia educacional sobre a qual se baseia o Moodle é a do construcionismo, que afirma que o conhecimento é construído na mente do estudante, ao invés de ser transmitido sem mudanças a partir de livros, aulas expositivas ou outros recursos tradicionais de instrução. Deste ponto de vista os cursos desenvolvidos no Moodle são criados em um ambiente centrado no estudante e não no professor. O professor ajuda o aluno a construir este conhecimento com base nas suas habilidades e conhecimentos próprios, ao invés de simplesmente publicar e transmitir este conhecimento. Por esta razão, o Moodle dá uma grande ênfase nas ferramentas de interação entre os protagonistas e participantes de um curso. A filosofia pedagógica do Moodle também fortalece a noção de que o aprendizado ocorre particularmente bem em ambientes colaborativos. Neste sentido, o Moodle inclui ferramentas que apóiam o compartilhamento de papéis dos participantes (nos quais eles podem ser tantos formadores quanto aprendizes e a geração colaborativa de conhecimento, como wikis, e-livros, etc., assim como ambientes de diálogo, como diários, fóruns, batepapos, etc.
    O Moodle é um pacote de software projetado para produzir disciplinas/cursos disponibilizados na web, sendo possível disponibilizar online vários recursos, ferramentas e atividades que facilitam a interação entre os agentes envolvidos, no processo ensino/aprendizagem, objetivando facilitar a construção do conhecimento, de uma forma dinâmica e interativa.
    O Moodle é uma plataforma riquíssima em recursos que facilitam o processo ensino/aprendizagem. Tornando-se capaz de promover um ensino colaborativo, cujo aluno é capaz de superar suas limitações e alcançar seus objetivos ascender, socialmente, e obter sucesso no mercado de trabalho. Neste sentido, a Educação a distância, através da plataforma Moodle, mais que formar o indivíduo, oportuniza o crescimento pessoal e profissional, democratizando acesso à educação.

    LIMA, José Maria Maciel. Plataforma Moodle: A educação por mediação tecnológica. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 01, Vol. 07, pp. 17-37. Janeiro de 2021. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/plataforma-moodle, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/plataforma-moodle

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  3. O Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem que oferece aos professores a possibilidade de criar e conduzir cursos à distância, por meio de atividades ou recursos organizadas a partir de um plano de ensino. Podemos considerar que o Moodle é uma solução flexível que responde muito bem as necessidades. Tem inúmeras funcionalidades e com um grande potencial para resgatar/conseguir a aprendizagem e motivações dos alunos. As principais características que tornam o Moodle um sucesso é a sua aplicação. O Moodle é amplo e código aberto, possui uma rede IP e um servidor central que abriga softwares, banco de dados entre outros. Podendo ser navegado por meio de qualquer navegador. A facilidade para instalar e acessar a plataforma, a sua gratuidade e segurança e ainda a possibilidade de acessar cada disciplina e sanar suas duvidas por meio de chat em tempo real. O Moodle tem inúmeras funcionalidade, porem as principais são: Fórum, Trabalho, Chat, Dialogo entre outros. O Fórum é uma ferramenta de discussão, e nela podem incluir anexos. O Trabalho permite ao professor classificar e comentar na página materiais submetidos pelos alunos. O Chat facilita a comunicação imediata, através de pequenas mensagens, entre professores e alunos. O dialogo permite a comunicação privada entre dois participantes da disciplina. Podemos considerar como desafios a dificuldades de transposição do ensino presencial para o ensino online. O professor do ensino presencial necessita realizar mudanças técnicas e pedagógicas para atuar efetivamente no ensino a distância. E essa questão é levada em consideração, pois não bastar ter o domínio da ferramenta, mas é necessária uma fundamentação teórica de como é a ferramenta e com utiliza-la quer seja como complemento ao ensino presencial ou totalmente a distância.

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  4. No cenário em que estamos vivendo hoje, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) tem se tornado fundamental no processo de ensino/aprendizagem. E um desses ambientes é o Moodle uma plataforma gratuita e disponível na web oferecendo cursos, com intuito de ajudar professores e alunos a interagirem em uma sala virtual. Onde os professores podem criar salas de estudos online, disponibilizar materiais didáticos, além de propor atividades interativas como debates em fóruns, criação de wikis e testes. O Moodle pode ser considerado um dos melhores software livre educacional da web, pois possui uma rede IP e um servidor central que armazenam softwares, scripts banco de dados, diretórios e muitos outros recursos em um único AVA. Além da sua filosofa educacional ser considerada construtivista, onde para (LIMA, 2021)” o aluno tem autonomia de construir seu próprio conhecimento, através de uma perspectiva de aprendizagem colaborativa”. Essa plataforma é simples de acessar, as dúvidas dos alunos são sanadas por meio e chats em tempo real, tudo isso para facilitar a compreensão dos alunos sobre as disciplinas. Ademais, suas principais ferramentas são o chat, fórum, lição que é um recurso que permite a inserção de conteúdo e questões em formatos variados, existe também as tarefas, os questionários, wiki é uma ferramenta interativa de construção de conteúdo didático de forma coletiva, semelhante ao Wikipédia, Diretório de arquivos, Glossário parece com um dicionário, onde os participantes podem visualizar e inserir termos e definições, entre outras ferramentas. O Moodle oferece inúmeras potencialidades, aqui quero destacar a fala de um usuário da plataforma que declara o seguinte “o Moodle oferece um maior leque de ideias a partir do momento em que estamos interligados. Ou seja, o Moodle faz com que nossas ideias sejam compartilhadas de forma que possamos construir um trabalho científico muito mais rico” (SANTOS et al, 2021). Diante do exposto, a plataforma destacada no texto vem trazer um novo conceito de ensino/aprendizagem possibilitando o acesso prático e rápido aos conteúdos disponibilidades, além da interação dinâmica entre professor e aluno.
    LIMA, J. M. M. Plataforma Moodle: a educação por mediação da tecnologia. Revista Cientifica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento Ano 06, ed. 01, vol.07, pp. 17-37, 2021. ISSN: 2448-0959.
    SANTOS, K. B.; SANTOS, K. C. B. A.; NEVES, D. V. S. O Moodle e suas potencialidades no ensino e aprendizagem de projetos científicos nas engenharias na FAINOR. Revista Binacional Brasil Argentina. v. 6, n.1, p.169-189, 2021. ISSN: 23161205.

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  5. Lima (2021) nos apresenta o Moodle como um AVA baseado nas teorias construtivistas e sociointeracionista de Piaget e Vigostiky, que o caracteriza como uma plataforma pautada na liberdade em permitir que seus usuários possam participar, discutir, interagir e modificar constantemente contribuindo para a construção do conhecimento.
    Analisando as colocações do autor, podemos ver o software como um eficaz colaborador no processo de ensino e aprendizagem, principalmente em tempos de pandemia onde vemos a necessidade emergente da utilização desse tipo de tecnologia em auxílio a educação.
    No entanto, como o autor ressalta, através das palavras de Oliveira, as TICs:
    […] tanto servem para reforçar uma visão conservadora, individualista, autoritária, como para dar suporte a uma visão emancipadora, aberta, interativa, participativa. Nesse caso, transgredir a relação está mais na mente das pessoas do que nos recursos tecnológicos, embora sejam inegáveis suas potencialidades pedagógicas (OLIVEIRA, 2013, apud LIMA, 2021, p. 3).

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  6. Sabemos que muitos países estão avançando na estruturação de cidades inteligentes. Estados do Sul brasileiro já estão nessa perspectiva. Por isso, vale ressaltar a importância dos meios de comunicações atuais e das plataformas que também colaboram nesse sentido. O encurtamento da distância das informações proporciona que surjam novos dispositivos e ferramentas que viabilize esse "contato". O virtual tende, a um curto espaço de tempo, dominar os processos de interação entre os indivíduos. Por exemplo, objetos inteligentes já fazem parte do cotidiano de muitos, como a internet das coisas "IoT".
    A educação a distância, ao meu ver, chegou para encurtar esse processo de educação, que para muitos em muitas regiões, é um assunto de "calamidade pública", não ter uma Internet de qualidade e que proporcione uma igualdade entre os estudantes. Contudo, acredito que com o tempo, essas barreiras serão solucionadas, pois é imperativo a condição de ampliar informações para todos. Isso é necessário pelo fato que a educação a distância precisa de ferramentas adequadas para a sua funcionalidade.
    Na educação a distância o professor tem a função de um mediador e o aluno do aprender "sozinho", na colaboração (termo muito utilizado na contemporaneidade) com o auxílio de materiais disponíveis. Perceba que com essas diretrizes, o aluno aprende fazendo, tendo como cerne, a sua própria prática no aprender a aprender, termo muito utilizado na pedagogia de Freire e na construção das teorias em Vygotsky e Piaget.
    O professor precisa estar atento a tais recursos tecnológicos. Daqui para frente essa construção tende a ganhar corpo na educação a distância.
    Nesse contexto, aparece a Platafoma Moodle que conjuga disciplinas e permite a interação entre conteúdos, onde é possível a disponibilidade de várias atividades, possuindo recursos didáticos completos, como se o próprio professor distribuisse, segundo o seu plano de ensino, presencialmente.
    O Moodle possui inúmeras caracteristicas como: processo modular, recurso gameficado etc.
    As Plataformas de Ensino exige disciplina dos alunos. A diferença é que não tem aquela "hora marcada" como a aula presencial. O aluno faz o seu tempo, no entanto, não pode fugir à responsabilidade que lhe cabe. Outra coisa importante é que o aluno "não perde tempo" como nas aulas presenciais, como acontece nos grandes centros urbanos que estudantes precisam se deslocar todos os dias, para cumprir as suas atividades.Isso se torna cansativo e há um desgaste energético muito grande.

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  7. Os constantes avanços tecnológicos e o atual cenário enfrentado por todos, exigem cada vez mais competências e habilidades para a prática enquanto docente. Dessa forma, a plataforma Moodle dá uma grande ênfase nas ferramentas de interação entre os protagonistas e os participantes de um determinado curso ou turma. Ela se apresenta como uma ferramenta de subsídio à tais práticas pedagógicas, uma vez que possibilita a realização do ambiente escolar de forma virtual, em que os professores podem criar salas online, disponibilizar textos, links, criar apresentações, adicionar jogos, vídeos, chat, fóruns e uma série de materiais visando a promoção do conhecimento colaborativo. Porém, há de se destacar a restrição encontrada para com o acesso à plataforma, dispensando a participação de professores e alunos que não fazem parte do ensino superior por exemplo e outras pessoas interessadas nos conteúdos apresentados na Moodle.
    No tocante aos desafios, acredito que há muito caminho a percorrer para que de fato a inserção dessa ferramenta seja bem sucedida no meio educacional, assim como muitas plataformas de ensino. Mas, a priori é notório que a proposta da utilização da Moodle carrega em seu bojo uma infinidade de possibilidades que potencializam o processo de ensino e aprendizagem ead.

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  8. O mundo digital invadiu as nossas vidas, fazendo com que seja de grande necessidade em uma sociedade em constante busca por novos conhecimentos. Porém, ter acesso às tecnologias de informação e comunicação não basta para que o indivíduo esteja inserido na sociedade da informação. É necessário saber utilizar tais tecnologias para selecionar informações que ajudem a resolver os problemas do cotidiano, a compreender o mundo, atuando nas mudanças de seu ambiente.
    A Internet propicia livre navegação pelos hipertextos, tornando possível uma comunicação mais participativa e criativa, que propicia informações suficientes para que o indivíduo possa formar sua própria rede de conhecimentos. (MATTA, 2006).
    Investir em plataformas que auxiliem a educação é interessante para que seu projeto educacional a distância ganhe maturidade. Com o avanço tecnológico, muitas iniciativas que auxiliam o ensino e aprendizado são utilizadas e a educação a distância é uma delas.
    A EaD permite a inclusão e o acesso a informações por todos. É uma modalidade educacional que rompe barreiras geográficas e temporais. Estudar por meio de um curso online permite que o aluno seja autônomo no processo de estudos e acesse um conteúdo único numa determinada plataforma de EaD.
    EaD é uma modalidade de ensino em que a ação educativa é realizada a distância e, normalmente, mediada por tecnologias. Neste contexto, os alunos e professores estão separados geograficamente e/ou temporariamente, não estando fisicamente presentes em um ambiente presencial de ensino/aprendizagem (MORAN, 2012 eLIMA, 2000, apud PINHEIRO e LIMA, 2012, p. 89).
    O Moodle – (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) – Ambiente de Aprendizagem Dinâmico Orientado a Objetos Modulares, é um software livre de apoio ao ensino/aprendizagem. É um sistema de gerenciamento de aprendizagem, voltado para a web, onde os professores podem criar salas de estudo online, disponibilizar material didático e propor tarefas interativas como fóruns, criação de wikis e testes. Para os alunos, esse ambiente facilita a troca de conhecimento, através da interação com todos os agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem. A proposta deste ambiente virtual de aprendizagem, é baseada na teoria construtivista, cujo aluno tem autonomia de construir seu próprio conhecimento, através de uma perspectiva de aprendizagem colaborativa.
    Deste modo, a plataforma ofereci inúmeras ferramentas para trabalhar. A acessibilidade em utilizar requer estudos, mais quando você a domina com facilidade acaba percebendo que existe um mundo por trás que podem facilitar a interação e comunicação na comunidade virtual assim inserida.

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  9. A Moodle é uma plataforma de aprendizagem a distância que proporciona ao professor diversas oportunidades, pois trás um conjunto de atividades educacionais que se usa nas diversas situações do processo de Ensino e Aprendizagem.
    Esse conjunto de atividades possibilita aulas dinâmicas, interativas, participativas, como o uso de chats, fóruns, diários e outros. Com o uso dos recursos, os alunos interagem com o professor e com os colegas, expressando suas opiniões, dúvidas e seus pontos de vista.
    Essas ferramentas disponibilizadas na plataforma só contribuem para um ensino qualificado, diferenciado e dinâmico, onde o professor adapta suas aulas de acordo com seus alunos, como afirma Lima (2021)"[...] o professor, pode atuar, editar e construir seu ambiente virtual, pensando nas necessidades de aprendizado de seus alunos, adicionando novos recursos que julgar importante [...]". (LIMA, 2021, P.8)
    Segundo Maia e Silva (2020) o AVA pode ser algo que contribua com a aprendizagem dos alunos, que incentiva a interação entre professores e alunos, o que é tido como o uso correto desse espaço. Também pode usá-lo de forma que não seja , que a citada anteriormente, e sim a que trata algo limitado, restritivo, que é caracterizado como abuso. (MAIA e SILVA, 2020, P. 84).

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  10. Segundo Alencar 2011, o Moodle e um ambiente de aprendizagem (AVA) a distância redigido pelo GLP e desenvolvido pelo australiano Martin Douglas em 1999.
    O Moodle resumindo é um pacote para produzir disciplinas e atividades online objetivando validar a construção do conhecimento. Dessa forma, ele é indispensável pelo EAD, pois seu objetivo se concentra em inúmeras possibilidades de aprendizagem e considerando a didática e a intenção pedagógica.

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  11. Como os colegas acima já comentaram muito bem a respeito das possibilidades que o Moodle possibilita às aulas, gostaria de fazer um paralelo acerca do uso dessa ferramenta - em conjunto com outras metodologias de ensino, com o objetivo de contornar alguns dos problemas que o ensino remoto enfrenta.
    Desta forma, no texto: Plataforma Moodle: A educação por mediação tecnológica (LIMA, 2021), cita-se o estudo de Lombardozzi (2015), que aponta que o ensino colaborativo é construído pelo trabalho em conjunto dos alunos, dividido em grupos. Nesse contexto, os alunos são os principais responsáveis pelo seu próprio aprendizado e dos demais colegas da equipe; assumindo o protagonismo no processo de aprendizagem.
    O uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem (especificamente, a Aprendizagem Baseadas em Equipes e Aprendizagem Baseada em Projetos); permitem ao professor assumir o papel de mentor/orientador no processo pedagógico, deixando o discente como um sujeito ativo na construção do conhecimento, principalmente no cenário de pandemia de COVID-19 e, consequentemente, com o uso massivo do ensino remoto, que apresentam dificuldades inerentes; como o distanciamento físico e possível diminuição da interação entre professor e aluno, que é um importante fator para agregar conhecimento.
    Sendo assim, o uso de estratégias de aprendizagem como as metodologias ativas, podem ser uma alternativa útil para contornar alguns dos problemas que a Educação à Distância (EaD) acarreta, como por exemplo, a falta de interesse dos alunos e pouco engajamento e adesão aos conteúdos programáticos da disciplina.

    Josué Viana

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