quinta-feira, 17 de julho de 2014

TÉRMINO DA DISCIPLINA TECNOLOGIAS, INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO

Olá turma Pedagogia 2010- PARFOR!!!

Tudo bem com vocês?

O encerramento da nossa disciplina se deu com a culminância dos projetos elaborados pelas equipes. As apresentações demonstraram o interesse, criatividade em trabalhar com as TIC's.

Muito bom acompanhar a escolha de todas as temáticas, tais como: a construção de uma fábula através do áudio da equipe de Limoeiro; a utilização dos softwares educativos brincando com Ariê; os jogos dos sete erros;  assim como, olhar para fotografias capturadas por vocês.

É muito relevante percebermos que os conteúdos são oriundos da realidade, que as músicas foram cantadas por todos e que todos os gestos representados tem um significado muito grande no processo ensino aprendizagem de cada um de vocês. E, por fim, destaco a construção do blog sobre "Meio Ambiente" pela equipe de Mocajuba, como um exemplo de que as tecnologias podem contribuir de forma extremamente significativa no processo de apreensão da realidade e de construção de novos conhecimentos.

PARABÉNS MEUS QUERIDOS ALUNOS!!!  

Já estou com saudades!!! rsrs!!!





















Abraços virtuais!!!

5 comentários:

  1. O PARADIGMA EDUCACIONAL EMERGENTE: implicações na formação do professor e nas práticas pedagógica.
    Segundo Maria Cândida MORAES, depois de mais de 20 anos participando de processo de planejamento e coordenação de políticas públicas na área de tecnologias educacionais, percebemos que a maioria dos problemas atualmente existentes na área educacional persiste há várias décadas. Novos programas e projetos foram criados e recriados, e os velhos problemas continuavam em constantes “lista de esperas”. As ações implementadas não provocavam mudanças importantes no processo de ensino- aprendizagens não levavam em consideração como é que a criança aprende como constrói conhecimento. Resumindo podemos afirmar que o problema da grande maioria dos projetos governamentais desenvolvidos daquela época, estava centrado no desconhecimento do usuário em termos de necessidades, expectativas, interesse, aspirações e potencialidades, associados à escolha dos recursos tecnológicos e produção de programas, de forma dissociada das reais condições de aprendizagem dos alunos.
    Desde o início de nosso trabalho, observávamos que a maioria de propostas de uso de tecnologia na educação se apoiava numa visão tradicionalista, reforçando a fragmentação da prática pedagógica. É essa educação que tenta acompanhar a revolução das tecnologias da informação?

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  2. CONTINUAÇÃO... É desta forma que estaremos preparando as futuras gerações para terem acesso as redes de comunicação, ao conhecimento disponível? Como desenvolver autonomia, cooperação e criticidade a partir desses novos instrumentos? E porque as coisas não mudam na área educacional?
    Na procura de respostas as indagações acima, fomos à busca de novos referenciais teóricos que caracterizam o atual modelo de ciência, fundamentado na Teoria da Relatividade e da Física Quântica. Isto porque compreendemos que o grande modelo da Educação está no modelo da ciência que prevalece num certo momento histórico, nas teorias de aprendizagem que o fundamentam e que influenciam a prática pedagógica. Numa visão sintética, dentre eles, destaca-se a necessidade de olhar o mundo como um todo indiviso, no qual todas as partes do universo se fundem, incluindo o observador e seus instrumentos que estão permanentes unidos. Compreende que o indivíduo como algo indiviso, construindo o conhecimento usando as sensações, as emoções, a razão e a intuição. O modelo de formação dos professores de acordo com esse novo referencial pressupõe continuidade, visão de processo, não buscando um produto completamente acabado e pronto, mas um movimento permanente. É uma metodologia que leva o indivíduo a aprender a aprender apensar, utilizando técnicas adequadas que permitem o estudo de alternativas e tomadas de decisão.

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  3. Olá pedagogia PARFOR 2010 e professora Benilda! Durante o pouco tempo que tivemos de estudos na disciplina Tecnologias, Informática e Educação, cheguei a conclusão que são indissociáveis as tecnologias e educação, entretanto, essas ferramentas ainda são pouco conhecidas no âmbito educacional como um instrumento articulador do processo de ensino aprendizagem, mais é claro, elas por si só não fazem nenhum milagre, é necessário planejamento e consciência da melhor forma de usá-las para não transformá-las em um material didático desnecessário e sem sentindo emancipatório. Abraços a todos!!!!!!!!!

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  4. Olá Edelson! Tudo bom?
    Você precisa colocar sua postagem no comando ATIVIDADE RESUMO DO TEXTO.
    Concordo com seu comentário, tivemos pouco tempo para fazer a relação teórico-prática da disciplina. Mas fico feliz com o que vocês apreenderam durante esses dias. Sucesso para todos da Pedagogia 2010.

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  5. Analisando, o texto de Vanir Moreira Kenski que focaliza seus argumentos em relação com o desafio que tem sido fazer educação mediatizadora por meio de recursos tecnológicos. Na verdade o começo dos tempos, já existia o domínio de alguns tipos de tecnologias, mesmo o homem mais rude que se pudesse imaginar, levando para o campo educacional, segundo a autora desde pequeno os filhos já vem sendo ensinados através de algum recurso tecnológico no meio familiar como: hábitos, atitudes, valores e habilidades que identificam a sua identidade no meio social em que estão inseridos, haja vista, que a escola não é diferente ela exerce seu poder em relação a conhecimentos e a usos das tecnologias que fazem o entrelaçamento entre docentes e discentes ao conteúdo assimilado e aprendido.

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