terça-feira, 8 de julho de 2014

Olá turma!
Depois de assistirem ao vídeo documentário "Aprendizagem virtual", de Pedro Demo, vamos discutir aqui no Blog da disciplina.

Nesse vídeo Pedro Demo, apresenta de forma crítica, instigante e inquietadora suas ideias sobre a relação entre tecnologia e educação.
Qual a concepção de educação e pedagogia do autor? Qual a concepção do autor sobre o papel das tecnologias no processo ensino-aprendizagem? Quais as contribuições que o vídeo apresenta para a sua formação? Quais as suas críticas as concepções do autor?
Bom debate!!! Vamos em frente!!!
Abraços virtuais!!!

35 comentários:

  1. qual a concepção do autor sobre o papel das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem dos alunos?
    o autor Pedro Demo, coloca que hoje as tecnologias na educação estão transformando e contribuindo significativamente para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, mas deixa claro também que os pedagogos precisam buscar cada vez mais o aperfeiçoamento para conseguir fazer das tecnologias suas aliadas na busca da qualidade de um ensino mais voltado a realidade dos alunos que estão cada dia mais familiarizados com as tecnologias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual a concepção do autor sobre o papel das tecnologias no processo ensino-aprendizagem?
      Segundo Pedro Demo as novas tecnologias fazem partes diariamente da vida dos seres humanos, é impossível imaginar um aluno e um professor que não esteja conectados em permanente acesso com as tecnologias, seja elas educativas ou não. O mundo da informatica já faz parte da vida dos estudantes e ela está em todos os lugares. O professor ele dever e tem que esta preparado para enfrentar os desafios da utilização das tecnologias na sala de aula, digo isso, por que os alunos de hoje são capazes de manusear essas tecnologias, até mais facilmente do que o próprio professor.
      Portanto, cabe a nós educadores a responsabilidade e o desafio de nos apropriamos dessas "novas tecnologias" como alternativa no processo ensino aprendizagem, de incorporar esses da tecnologia com a finalidade de beneficiar o processo de ensino.

      Excluir
    2. : Pedro Demo dá ênfase aos grandes avanços que a internet vem enfrentando no passar do tempo. O autor classifica a internet 1 e internet 2, posso dizer que a internet 2 é esse momento em que vivemos hoje, ela é vista como algo intencional, pensado, onde você seja capaz de produzir algo que seja visto e compartilhado por muitas pessoas em todo o mundo, com isso, você seja capaz de criar sua própria autonomia. Certíssimo quando ele ressalta que o conhecimento não é algo pronto e acabado, mas sim, algo dinâmico. É isso que nós, alunos da Pedagogia 2010, debatemos no decorrer do nosso curso, é sempre estarmos dispostos a novas descobertas e sempre irmos atrás do desconhecido.

      Excluir
    3. Olá Alciane, Edimar e Patrícia!!!

      Percebo que o vídeo de Pedro Demo deixou muitas contribuições, assim como, algumas dúvidas em relação ao papel do professor, do pedagogo, nesse processo de inserção das tecnologias nas práticas educativas.
      Gostaria que destacassem outros aspectos referentes as contribuições desse vídeo para a sua formação como pedagogo.

      Vamos em frente!!!

      Excluir
    4. Professora
      Sabemos que as tecnologias são ferramentas bastante importante devido a sua grande capacidade de recursos das mais variadas formas e a facilidade no seu manuseio sem esquecer que as novas tecnologias não foram desenvolvido para fins educativos. É por isso, que a utilização dessas novas tecnologias tem grande importancia na nossa formação como futuros pedagogos, devemos olhar a partir de outro ponto de vista para que possamos fazer uso de forma adequada desses recursos na educação.
      Obrigado!!!
      Vamos que vamos!!!!!

      Excluir
  2. Aprendizagem virtual de Pedro Demo
    A partir da visualização do vídeo aprendizagem virtual de Pedro Demo pôde perceber em suas falas como o mesmo vê as novas tecnologias dentro do processo de ensino aprendizagem no espaço escolar.
    Fazendo uma abordagem a partir do vídeo sobre a temática Web 2.0, salienta que as novas tecnologias tiveram grandes avanços e que a mesma encontra-se em diversos contextos, por exemplo, o blog tem como características de efeitos pedagógicos, por exemplo, textos abertos onde os alunos podem acessar e participar da discussão fazendo comentário a respeito do tema. Ele tem que ser utilizado para dialogar de maneira pedagógica. Como o autor enfatiza que na Web 2.0 existe participação.
    E ainda diz que “O conhecimento é uma dinâmica”, assim é a Web 2.0 um espaço onde todos podem utilizar para dialogar. Mas segundo ele os desafios que podemos encontrar e de que forma será utilizado esse diálogo, de como fazer a formalização de texto, pude perceber em sua fala a falta de políticas públicas, por exemplo, a formação continuada para professores voltada para as novas tecnologias na educação. Salienta que a alfabetização ficou extremamente difícil com a falta de formação de professores.
    Nesse sentido fazendo outra abordagem sobre a temática “texto multimodal”, pude perceber essa passagem do texto impresso para o texto virtual, o autor argumentou que o texto virtual são pedaços, mas são textos interessantes. No entanto os textos vão se aprimorando cada vez mais, pois em sua visão o futuro do computador é o celular, pois está avançando cada vez mais.
    As novas tecnologias é uma concorrência assim como a pedagogia precisa das NTICS, e vice-versa. A inserção das novas tecnologias nas escolas deve ser feita de forma correta, pois utilizando de forma correta podemos ter uma boa aprendizagem. Um questionamento que nos chama a atenção na fala do autor quando fala da fragilidade do curso de pedagogia, onde enfatiza que o curso está atrasado em sua metodologia de aprendizagem, mas sabemos que o curso tem tido grande avanços, sua grade curricular tem proporcionado aos alunos do curso disciplinas que contribuem na formação dos alunos do curso de pedagogia. Fazendo com que esses recursos sejam utilizados para questionar.
    Essas novas tecnologias estão vindo avassaladoras e trouxeram algumas vantagens pedagógicas como flexibilidade. São importantes e inevitáveis, dinâmicas e interativas que proporcionam uma nova chance de aprendizagem. Nesse sentido temos que saber lidar com essas tecnologias, formar as crianças para utilizar de forma adequada. “Pedagogia deve assumir essa responsabilidade de renovar o professor” (Pedro Demo). Podemos perceber na fala do autor onde ele atribui a responsabilidade apenas ao pedagogo, aqui podemos tecer nossas criticas ao autor porque não é só o pedagogo tem a responsabilidade de formar bons cidadãos, mas todos aqueles que trabalham direto e indiretamente com a educação.
    Enfim o vídeo com certeza traz contribuições muito importante para nossa formação como futuro professores, pois estamos comprometidos com a sociedade em formar cidadãos críticos dentro da sua realidade social.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Tânia!
      Muito boa sua síntese do vídeo de Pedro Demo. Você destaca a necessidade da participação na Web 2.0, a concepção de conhecimento, ou melhor, de produção do conhecimento, assim como, dos impactos dessas tecnologias em nossas vidas, principalmente na nossa própria formação.
      Abraços virtuais!!!

      Excluir
  3. Realmente Alciane Demo enfatiza as contribuições que as tecnologias vem desenvolvendo no processo de ensino aprendizagem. Ele destaca também que o curso de pedagogia está muito preso a teorias, que hoje já não tem o mesmo efeito que há décadas atrás, além de ser muito fechado as novas mudanças que a educação vem passando. Essa visão, de que o curso de pedagogia resiste ao processo de modernização da educação pode se resumir a um equívoco, pois hoje praticamente não existe cursos que se restrinjam a introdução das tics na educação, o que ocorre na verdade é a falta de preparação por parte dos profissionais. Talvez, o que mais atrapalhe o pedagogo em sua profissão seja o comodismo, que quase sempre faz com que esse público fique a margem das mudanças que as tecnologias tem provocado na educação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas reflexões colega. Nessa mesma perspectiva, a partir do vídeo de Pedro Demo, percebemos que a Pedagogia precisa de refazer – por assim dizer. Dentre outros motivos, essa metamorfose constante da ciência pedagógica faz-se necessária devido à presença cada vez maior e constante das NTIC’s no cotidiano das crianças e demais sujeitos de aprendizagem. Segundo o autor em questão, a tecnologia precisa entrar na aprendizagem dos alunos. Se entendermos a aprendizagem a partir da perspectiva vigotskyana, isto é, que ela ocorre por meio das relações sociais travadas na estrutura econômica, constata-se que tal aprendizagem já é construída mediada pelas tecnologias, uma vez que, que elas já fazem parte do cotidiano social.
      Como a escola não pode ser uma “ilha” isolada da sociedade, ela precisa acompanhar os avanços e aproveitar as contribuições que as NTIC’s possibilitam à aprendizagem dos sujeitos. Todavia, é necessário que a inserção das NTIC’s no universo escolar seja feita de maneira consciente e de acordo com as necessidades de aprendizagem dos alunos. Quer dizer, trata-se de seu uso pedagógico, no sentido de o professor aproveitar todo o potencial, a aptidão dos alunos às NTIC’s como um mecanismo aliado para propiciar, cada vez mais, uma aprendizagem mais proveitosa.
      Essa perspectiva, ao meu ver, é de imensa contribuição para nossa formação enquanto professores, uma vez que nos revela a verdadeira relevância do uso das NTIC’s na escola, isto é, a questão não é utilizar, as NTIC’s, mas como utilizar.

      Excluir
    2. Olá Andrea e Nonato,
      Vocês destacam um aspecto muito importante dessa discussão: a ideia de que as tecnologias já estão presente em nossa vida cotidiana, em nossas relações sociais. Precisamos, entretanto, realizar outras formas de uso e o uso combinados de diversas tecnologias, com uma intencionalidade educativa previamente estabelecida, que é a produção do conhecimento. Sobre esses aspecto questionamos: o que vocês compreenderam sobre o processo de valorização da participação na internet 2.0 e do processo de valorização da autoria dos alunos?

      Vamos ao debate!

      Abraços virtuais!!!!

      Excluir
    3. Continuando o debate virtual eu concordo com o olhar da Andreia a respeito das concepções de Demo e as contradições existentes entre tecnologia e educação. A partir do vídeo podemos perceber as importantes contribuições que Pedro Demo traz para a educação. Mas antes disso ele divide a internet em dois momentos a internet um ponto zero que servia como um meio de consumo e a internet dois ponto zero que servia como um meio interativo onde as pessoas podem produzir tendo um papel principal, como autor.
      Dentro do contexto educacional Pedro demo enfatiza que as novas tecnologias vem contribuir quando elas servem de mediadora para desenvolver a zona de desenvolvimento proximal dos alunos e nesse contexto os alunos interagem e tem a liberdade para se desenvolver e o professor tem papal fundamental para propor atividades que facilitem o desenvolvimento esse desenvolvimento no aluno.
      Mas também ele critica o modo que as tecnologia estão presentes em sala de aula, pois segundo Demos as tecnologia estão presentes na escolas através do laboratórios de informática e pouco contribuem para o desenvolvimento tanto do professor quanto do aluno.
      A pedagoga tem que estar sempre se renovando e o pedagogo sempre acompanhando as mudança tecnologia, adequando as suas praticas e sempre se renovando tecnologicamente, usando as novas tecnologia como um meio de desenvolvimento da zona de desenvolvimento proximal do aluno.

      Excluir
  4. Olá! Queridas colegas.
    De acordo com o questionamento: Quais as contribuições que o vídeo apresenta para sua formação?
    Percebo que no vídeo “aprendizagem virtual" de Pedro Demo, o autor nos apresenta grandes contribuições que a tecnologia nos traz como caminho para a atuação do pedagogo na educação. Uma vez que essas novas tecnologias vêm tornando-se de grande importância no processo educativo, pois é uma ferramenta que auxilia na formação do professor e do aluno. Nessa perspectiva percebemos que essas novas tecnologias trazem para a nossa formação muitas possibilidades, pois nos possibilita sermos professores mais inovadores, uma vez que a internet nos proporciona um contato maior e mais rápido com o conhecimento, nos possibilita mais autonomia e abre marge para sermos pessoas mais reflexiva. Possibilita-nos ter conversas mais dinâmicas com os nossos alunos, uma vez que, a internet propicia ao aluno ser participante ativo no seu processo de ensino aprendizagem. Dessa forma essas novas tecnologias são instrumentos essenciais para que o professor possa desenvolver suas atividades de forma mais dinâmica e divertida, mas sem perder o lado educativo.

    ResponderExcluir
  5. sobre o questinamento feito com relção o video de Pedro Demo "Qual a concepção do autor sobre o papel das tecnologias no processo ensino-aprendizagem?" o mesmo vem colocar que " A escola está afastada dos desafios do século XX. quando as crianças de hoje forem para o mercado, elas terão que utilizar o computador, e a escola não usa. Algumas crianças têm acesso à tecnologia e se desenvolvem de uma maneira diferente, elas se interessam menos ainda pela escola porque acham que aprendem melhor na internet. As novas alfabetizações estão surgindo, eu diria que essa alfabetização seria uma alfabetização virtual e o Brasil não está dando muita importância a isso, está muito impregnado em nós a cultura do ler, escrever e contar. Na escola, a criança escreve porque tem que copiar do quadro. Na internet, escreve porque quer interagir com o mundo. A linguagem do século XXI, tecnologia, internet, permite uma forma de aprendizado diferenciado, uma criança que acesso ao computador e a internet se desenvolve de maneira muito mais rápida com relação a outras que não tem contato com essa ferramenta. As próprias crianças trocam informações entre si, e a escola está longe disso. diante disso não necessariamente devemos abraçar isso de qualquer maneira, é preciso ter espírito crítico, mas não tem como ficar distante. A tecnologia vai se implantar aqui “conosco ou sem nosco”. então vamos nos inserir nesse universo digital e dentro da sala de aula vamos ser o mediador entre a criança, o conhecimento, que elas estão adquirindo através do computador e da internet.

    ResponderExcluir
  6. A partir do posicionamento citado acima pela Alciane Garcia, em relação às tecnologias como processo de ensino-aprendizagem, vale destacar também que as tecnologias são instrumentos de inovação, são meios de comunicação que estão presentes cada vez mais do cotidiano das pessoas, onde as mesmas utilizam dessas ferramentas para se aprimorar, apropriar de conhecimentos, interagir com as pessoas, enfim, são formas de comunicação que a sociedade hoje vive, nesse mundo globalizado. Outro ponto importante na discussao em relação as tecnologias é a utilização adequada desses meios de comunicação, a forma de como as pessoas usam, os fins, objetivos, enfim. é preciso que os sujeitos tenham consciencia da sua utilização, pois as tecnologias assim como podem oferecer benefícios, podem oferecer malefícios, riscos. As tecnologias também contribui para a pratica dos educadores, pois é uma forma de dinamizar seu trabalho, tornar as aulas mais atrativas, contribuindo assim para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Porém, é preciso que os profissionais de educação tenham um certo cuidado quando da utilização das tecnologias, pois a má utilização das mesmas podem trazer consequencias tanto para a sua prática quanto para o desenvolvimento dos alunos. Concluindo, as tecnologias contribui para o processo educacional de forma significativa, atendendo as necessidades das pessoas, como também para o educacional, visando a apropriação de conhecimentos, como no processo de desenvolvimento dos sujeitos.

    ResponderExcluir
  7. A respeito da temática do vídeo e centrado no questionamento Qual a concepção do autor sobre o papel das tecnologias no processo ensino- aprendizagem. O vídeo Web 2.0 do autor Pedro Demo nos apresenta varias reflexões sobre a relação tecnologia e educação.
    Inicialmente no que concerne a tecnologia o ator pontua dois tipos de internet que tem como premissa os avanços tecnológicos. O primeiro tipo de internet esta correlacionado apenas a navegação, tal como consumo, não se possibilita a construção e sistematização de conhecimento. Enquanto que o segundo tipo de internet a web. 2.0 promovem uma necessidade ao ser humano de ser instigado a discutir conceitos, a criar temática a desenvolver o seu cognitivo e motor pelo processo riquíssimo de construção e reconstrução de conhecimentos.
    Então, tal como a Dira já relatou o autor se posiciona inferindo que as novas tecnologias estão ai e nos estamos sendo invadido por este mundo da geração@. E a autora Satton também vem nos dizer que para o bem o para o mal as tecnologias estão ai. Portanto, acredito ser até uma critica do autor Pedro demo que postula que os pedagogos devem saber utilizá-la, porque não há uma criança que não vá precisar do computador.
    Nesta linha de raciocínio, tal como a Dira eu acredito que as tecnologias devem ser inseridas no contexto educacional, pois é a realidade social que estamos vivenciando. Enquanto docente devemos saber usá-las a nosso favor no processo educativo como uma ferramenta para aproveitar o potencial do aluno, é claro que não se deve ser compreendida como o único instrumento impulsionador para o processo educacional, mas um meio facilitador que viabilize um recurso pedagógico, ou seja, um estimulo diferenciador para construção de novos saberes entre professores e alunos.

    ResponderExcluir
  8. A concepção de Pedro Demo sobre o papel das tecnologias no processo ensino-aprendizagem é que o autor diz durante o vídeo documentário que os leitores-professores que nesses novos ambientes de aprendizagem, é bem mais interessante apresentar-se como parceiro mais experimentado do que como dono prepotente e disciplinar do saber.
    Demo ressalta também que nos tempos do século XXI, a marca maior do professor será a autoria, cabendo à sua essencialidade um olhar crítico e pesquisador sobre o mundo tecnológico, porque só se pode questionar bem o que se conhece por dentro e que a aprendizagem virtual já se impõe sobre os métodos tradicionais, sendo momento de transformação da pedagogia. Alerta para a necessidade simultânea da participação do professor nesse desafio, chamando todos os pedagogos a serem autores inequívocos para poderem fazer de cada aluno um autor.

    ResponderExcluir
  9. Quais as contribuições que o vídeo apresenta para a sua formação?
    O vídeo de Pedro Demo ressalta que as novas tecnologias têm contribuído de maneira muito surpreendente, à medida que propõem plataformas virtuais que facultam autoria crescente, não se trata apenas de resultados mecânicos, mas de possibilidades ou potencialidades, para o professor tecnologia é uma fonte inquestionável de saberes e conhecimento. A internet é sim um espaço para um trabalho autoral, e mais, é a mais eficiente ferramenta que temos para produzir conhecimento e o torná-lo bem produtivo. Cabe aos professores perceberem que são “peças chaves”.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia
    Realmente colega Andrea Borges concordo com suas palavras,
    Em relação ao questionamento: Quais as contribuições que o vídeo apresenta para a sua formação?
    Pedro Demo deixa para nós futuros educadores, uma contribuição significativa, em que nos faz um alerta para sermos professores ativos, dinâmicos, que devemos está sempre nos atualizando, acompanhando as mudanças, as transformações ocorridas na sociedade. Devemos ter conhecimento, ter o domínio das ferramentas educacionais, que são primordiais como auxilio na metodologia do professor para que assim ocorra de forma proveitosa o processo ensino aprendizagem. Dessa forma temos que nos disponibilizar a encarar os desafios postos a nossa caminhada enquanto educadores. Hoje percebemos ainda a dificuldades de alguns professores de lidarem com as ferramentas educacionais impostas para eles, por não terem um preparo, uma formação para manuseá-las.

    ResponderExcluir
  11. A respeito da temática do vídeo. Qual a concepção do autor sobre o papel das tecnologias no processo ensino- aprendizagem. O vídeo Web 2.0 do autor Pedro Demo nos possibilita varias reflexões sobre a relação tecnologia e educação. É um fato que as tecnologias hoje já faz parte da vida da maioria dos jovens e o que muitos autores já denominam geração @, ele diz também que existem dois tipo de contato com a internet aqueles que acessam por simples diversão e aqueles que acessam para pesquisas mais aprofundadas que possibilita a construção de um conteúdo mais sistematizado é também a necessidade de estar conectado para atualizar seus dados e outras questões de uso pessoal. Percebemos através da fala do Pedro Demo que as tecnologias são uma realidade presente no cenário educacional e que praticamente impossível pensar na educação sem levar em conta as sua especificidades. No entanto, e necessário analisar como os educadores podem utilizar essas tecnologias para despertar o interesse dos seus alunos e procurar direcionar a euforias dos mesmo em relação as tecnologias para que o processo ensino aprendizagem possa ser muito mais dinâmico.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia turma de Pedagogia 2010!
    Concordo plenamente com o discurso da amiga Francidalva Freitas, a cerca do seguinte questionamento: quais as contribuições que o vídeo apresenta para a sua formação e também me posiciono sobre o seguinte questionamento: Qual a concepção do autor sobre o papel das tecnologias no processo ensino-aprendizagem.
    Na perspectiva de Pedro Demo, podemos observar a sua criticidade no que tange a relação entre tecnologias e educação. Ele apresenta algumas vantagens e desvantagens nascidas dessa relação. É explicito na fala do autor as inúmeras vantagens que as tecnologias proporcionaram a educação, são vastas as contribuições que as ferramentas tecnológicas ofertaram a educação através da utilização no processo ensino-aprendizagem. Por isso ele afirma que as novas tecnologias trouxeram grandes avanços para a humanidade. É uma delas é o dialogo, e a possibilidade de nos tornarmos autores, renovando os novos argumentos e também sermos passíveis as mudanças de opiniões em meio às discussões.
    Um outro ponto importante são as diversas possibilidades de aprendizagem que as NTICs nos apresentam através de recursos como: comunicação, sonorização, visualização, filmes, jogos, softwares e demais recursos, que tornam a aprendizagem lúdica e prazerosa, pois a as tecnologias e a educação passaram a ser indissociáveis atualmente.

    ResponderExcluir
  13. Olá colegas!!!
    Durante a visualização do vídeo pude perceber que o autor Pedro Demos primeiramente apresenta uma reflexão sobre a relação entre tecnologia e educação, para facilitar o entendimento sobre a inserção dessas tecnologias na educação. O autor para facilitar o entendimento faz uma separação das tecnologias em Web 1.0 e Web 2.0, dando, mas ênfase na Web 2.0 que na perspectiva do autor é a, mas utilizada por favorecer a interação e a participação das pessoas que dela se utilizam, fornecendo conhecimentos que podem ser aprimorados ,fazendo com que os alunos se tornem autores dos conhecimentos já aprimorados por eles.
    Como estamos estudando a disciplina computador como recurso didático e estamos podendo ter contato direto com o blog achei muito interessante quando o autor coloca que no blog o texto deve está aberto tanto para elogios tanto para às criticas e deve favorecer a participação, o que pode contribuir de alguma forma para o aprimoramento do nosso conhecimento, pois, vai nos permitir olhar além do nosso ponto de vista.
    O autor em uma de suas falas nos remete a outra reflexão quantos futuros educadores, ao dizer que devemos utilizar as tecnologias ao nosso favor, como ferramentas que favoreça o processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos e ,para que, isso possa ser possível temos que ter uma formação inicial tanto como profissionais da educação quanto como pessoa já que estamos inclusos na chamada geração @.

    ResponderExcluir
  14. Seguindo a linha de raciocínio dos meus colegas Jeremias, Raquel e outros, penso que as tecnologias estão a nossa volta, e cabe a nós professores estarmos preparado para fazer uso delas, usar a tecnologia para melhora a nossa metodologia, ou seja, usar essas tecnologias a serviço do ensino-aprendizagem e não simplesmente como um mero objeto, como destacou Demo no vídeo Web 2.0.
    Nesse sentindo a Inclusão digital é feita pela alfabetização, ou seja, colocar dentro a aprendizagem do aluno, do professor, onde o aluno tivesse o acesso ao computar desde o inicio da sua educação, assim o mesmo não terá dificuldade quando se depara com essas tecnologias que cada vez mais invadem nossas vidas.
    O vídeo destaca que as de hoje são fascinada pelos computadores, então se torna muito difícil motivar as crianças fora desses meios tecnológicos, por oferecerem um mundo mais divertido segundo elas. Achei pertinente sua fala Jeremias quando destaca que a tecnologia é uma realidade no campo educacional e que seria impossível dissociar educação e tecnologia.
    As tecnologias estão ai a nossa disposição, porem nós temos que encontrar meios para inseri-la no processo educacional, ultrapassando assim os desafios impostos por essa nova realidade de inclusão tecnológica.
    Abraços virtuais meus caros colegas...

    ResponderExcluir
  15. A partir das análises do vídeo do autor Pedro Demo, o mesmo coloca pontos importantes em relação a educação com uso das tecnologias o fato é que muitos educadores não sabem manusear esses recursos que hoje estão sendo bastante importantes no processo de ensino-aprendizado dos estudantes.
    Para que possa facilitar o entendimento o mesmo faz uma reflexão acerca das tecnologias em web 1.0 e web 2.0, com um olhar voltado mais para web 2.0 que na sua perspectiva e a mais utilizada pois favorece a participação e interação das pessoas que utilizam. Disponibilizando conhecimentos que venham a ser aprimorados fazendo com que os estudantes tornem-se agentes dos conhecimentos já aprimorados pelos mesmos. Nesse sentido o autor nos coloca em evidência a importância dos pedagogos e educadores saírem desse mundo estático, tradicionalista no qual estão inseridos para adentrarem na realidade que seus alunos estão vivendo agora.
    Um outro ponto que o autor Demo nos coloca e que hoje quase não se encontra cursos voltados para a introdução das tic´s na educação. Mas na verdade é a falta de cursos preparatórios por parte dos profissionais da educação pois o brasil é um país que ainda não possuem uma visão de cultura que abarque a utilização das tecnologias no desenvolvimento de qualquer atividade. Partindo desse pressuposto o nosso país necessita mudar ou quem sabe ampliar esse seu modo de observar o que é cultura, já que cultura não é só a passagem de costumes passados de uma geração a outra através da oralidade, portanto as tecnologias também podem desempenhar essa função de transformadoras de informações. Pode se analisar na fala do autor em que ele se mostra muito empolgado com os benefícios que as tecnologias têm proporcionado no setor educacional.
    Abraços virtuais colegas.

    ResponderExcluir
  16. Isso mesmo colegas, o autor Pedro Demo no documentário sobre "aprendizagem virtual" traz importantes reflexões relacionados a tecnologia; hoje em dia esse fenômeno esta cada vez mais presente em nossas vidas, seja na rua, nas escolas, no trabalho ou em casa.
    Desta maneira, é impossível pensar em Educação e tecnologia como blocos totalmente distintos, por que hoje em dia as tecnologias trouxeram grandes impactos para a educação, criando novas formas de aprendizado, disseminação do conhecimento e especialmente, novas relações entre o professor e o aluno.
    Outro ponto muito interessante que o autor Pedro Demo enfatiza é a criação de um blog para fins pedagógicos, porque segundo ele ao entrar na internet é necessário que se produza alguma coisa, e o blog é uma importante ferramenta, em que tanto o aluno como o professor poderão ter acesso, a participação de ambos será fundamental para que ocorra o dialogo.
    o que se percebe, enfim, é que as novas tecnologias trouxeram grandes impactos na nossa vida, exercendo assim um importante papel nos desdobramentos dos serviços educacionais e proporcionando avanço para a democratização da educação, porém, esse tipo de educação a distancia requer do aluno mais disciplina, motivação, pois segundo Demo tem que saber pesquisar, saber elaborar, não usar a tecnologia para fazer as mesmas coisas, saber inovar, não entrar apenas como um objeto, além de uma nova forma de encarar o processo de ensino e aprendizagem, já que essa mudança de habito provocará, com certeza, uma nova cultura educacional, mais abrangente e democrática.
    Abraços virtuais.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite meus queridos!!!!
    Dando prosseguimento ao debate virtual e ao posicionamento dos meus colegas, quero dizer que sem dúvida nem uma, a exibição do vídeo do autor Pedro Demo nos provocou uma reflexão bastante significativa quando aborda o tema: Desafios da Aprendizagem virtual trazendo para o debate as novas tecnologias no processo ensino aprendizagem.
    Demo afirma que as tecnologias devem ter como principal objetivo aprimorar os conhecimentos dos alunos e isso a WEB 2.0 possibilita com o uso das novas tecnologias. Destaca também que quando o professor se propõe a criar um blog educativo ele precisa ter autoridade do argumento provocando no aluno uma discursão que possibilite o processo de ensino aprendizagem é importante também que o professor faça atualizações constantes do blog, haja vista que o conhecimento é dinâmico. Ele fala a respeito da autonomia que o aluno deve possuir para se posicionar a respeito da temática em discursão.
    Outro ponto importante que Pedro Demo destaca é que estamos em uma época onde a linguagem é o “internetês e o grande desafio é sair desse tipo de linguagem para uma linguagem acadêmica e o professor tem o papel fundamental nesse processo. Diante disso, Demo afirma que inclusão digital mais correta é aquela que ocorre pela aprendizagem do próprio aluno para isso ele precisa se tornar autor ou seja, é fundamental incentiva-lo a produzir e também fazer pesquisas.
    Finalmente ele destaca um ponto que particularmente considero como primordial nesse debate, trabalhar, as tecnologias como um instrumento mediador e facilitador do processo ensino aprendizagem e o grande desafio para os educadores e fazer com que ele consiga humanizar esses recursos tecnológicos.

    ResponderExcluir
  18. Olá colegas!
    O vídeo aprendizagem virtual de Pedro Demo, trouxe muitas contribuições para nossa formação quanto pedagogos, pois trouxe pontos importantíssimos a respeito desses avanços das tecnologias. Entretanto, os professores tem que estarem preparados para não perderem o controle das tecnologias digitais que são requeridas ou se dispõem a usar em suas salas de aulas. Os professores precisam aprender a manusear as novas tecnologias e ajudar os alunos a manipulá-las e não se permitirem serem manipulados por elas. Mas para tanto, precisam usá-las para educar, saber de sua existência, aproximar-se das mesmas, familiarizar-se com elas,e dominar sua eficiência e seu uso, criando novos saberes e novos usos, para poderem estar, no domínio das mesmas e poderem orientar seus alunos a “lerem” e “escreverem” com elas.

    ResponderExcluir
  19. É isso mesmo Tânia a partir da abordagem do Demo percebemos sobre a Web 2.0 as novas tecnologias tiveram grandes avanços e trouxeram grandes contribuições devidas está presente em diversos contextos principalmente na educação, pois existem programas com efeitos pedagógicos, porem o que eu discordo dele é quando ele ressalta que a criança precisa ficar livre para jogar, para usar a sua imaginação.
    No meu entendimento isso é algo perigoso para as crianças pois ao se conectar com a internet abrem-se inúmeras possibilidades de conexão que pode ser perigoso principalmente para a criança se não houver uma mediação.
    A respeito da fragilidade do curso de pedagogia que ele salienta é um pouco complicada ,pois se formos fazer uma análise iremos perceber que o curso tive avanços embora não tenha sido em relação as novas tecnologias . Entretanto nos últimos houve mudanças pois o curso abre um leque de possibilidades para que o pedagogo possa atuar em diferentes espaços então não se pode concordar com Demo quando ele diz que o curso é fraco ,seria um equivoco se pensássemos dessa forma.

    ResponderExcluir
  20. Olá queridos colegas!!
    Realmente Edimar, o mundo da informática já faz parte da vida dos estudantes, os nossos alunos estão totalmente ligados a esse mundo, ao mundo da informática, eles vivem completamente conectados ao mundo virtual. A questão é como eles vivem nesse mundo, de que forma se relacionam, utilizam todo o que o mundo oferece. Sendo assim, podemos destacar como uma das consequências a fala do autor Pedro Demo, em que coloca o desafio de escrever devido o acesso exagerado das redes sociais, em que os jovens escrevem abreviando as palavras, nos mo9mentos de bate papo, e quando se necessita de uma produção de um texto formatado, os alunos apresentam fragilidade em escrever. É importante destacar também a necessidade de educar nossos jovens para poderem utilizar essas tecnologias, principalmente a informática, para que assim esses estudantes possam utilizá-las para construir conhecimento, o próprio autor diz em “colocar a tecnologia como serviço para a aprendizagem”. Portanto, essa é uma tarefa de todos os educadores, não somente dos que já estão atuando, mas também é uma tarefa também nossa que um dia iremos atuar.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  21. bom dia amigo!!!!
    na última terça feira dia 08/07/2014, assistimos o video de Pedro Demos "aprendizagem virtual" que como a ciane enfatizou traz uma discussão sobre os desafios para a inserção dos recursos tecnológicos na educação. uma vez, que vivemos em um mundo imersos pela tecnologia, não sabemos mais viver sem ele, o celular por exemplo está presente na vida de milhares de pessoas aproximando familiares e amigos que a distância separou. percebemos desta forma que a tecnologia surge para facilitar a vida do homem seja na vida pessoal ou na profissional. desta forma porque não usal-as a favor da educação? segundo Pedro Demos uma das formas de inseri-las no campo educacional é a criação por parte do educador de um blog educativo que vive despertar no educando o sentimento querer conhecer e querer aprender. Mas, para que isso de fato aconteça é necessário que o professor controle e atualize as informações assim, como possibilite atividades que instigue a criatividade dos alunos. dessa forma poderemos ter bons resultados no processo de ensino e aprendizagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. através do video de Pedro Demo"aprendizagem virtual" fica evidente que as tecnologia de informação está presente no dia-a-dia das pessoas e na educação não é diferente, usa-se a tecnologia em tudo que se faz, pois, hoje vive-se na era digital e deve-se aproveitar esse fascino dos alunos por essas novas tecnologias e elaborar as aulas usando-as de forma que as mesmas possuam carater pedagogigo, onde os alunos participem, interagam uns com os outros, tornando as aulas muito mais interessante contribuindo para a formação de um cidadao consciente.Com o uso de uma determinada tecnologia pode induzir profundas mudanças na maneira de organizar o ensino. sabemos que as tecnologias estão ai, basta sabermos usar adequadamente, que a mesma possa ser muito mais que um recurso ou um meio que aescola utilizea favor de uma educação de qualidade.nao esquecendo que para isso é necessario que se tenha um espaço adequado, formação de professores, dentre outros.

      Excluir
  22. olá colegas!
    estou aqui para compartilhar com vocês um pouco do meu aprendizado a partir do video de Pedro Demos a prendizagem virtual, o autor nos traz pontos de extrema importância para a educação de hoje falando das tecnologias como uma ferramenta indispenssável para o processo de ensino aprendizagem das crianças e adolescentes de hoje, sabemos que de todo modo as tecnologias estão por todo canto, dessa forma podemos entender então que essas tecnologias fazem parte da vida de cada aluno em uma sala de aula, mesmo que nem todas seja familiarizado da mesma forma com esse meio. A parte disto entendemos que educação e tecnologia hoje são indissociaveis para o processo de ensino aprendizagem e o nosso papael como educadores se torna ainda mais necessario nessas circuntancias podendo encaminhar o aluno naquilo que realmente tráz a ele ainda mais beneficios para sua aprendizagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola colega Carla suas falas a respeito do vídeo do autor Demo traz pontos de suma importância quando você faz essa relação da educação com as tecnologias, pois como sabemos essa ferramenta e indispensável no processo ensino aprendizagem, mas quando usadas de forma adequada proporciona alcançar vários objetivos propostas no decorrer das suas aulas. mas para que isso acontece realmente nos educadores devemos estar preparados para recebermos nas nossas praticas educativas.

      Excluir
  23. Bom dia turma!!! após a exibição do video de Pedro Demo, sobre os desafios da aprendizagem virtual, traz em sua tematica a importancia do uso da tecnologia para a educação, este novo modelo de ensino aprendizagem quando é de grande incentivo para os alunos, também é importante que o professor saiba utilizar esses recursos para influenciar para participação dos alunos na busca de informaçõesvoltadas para ambiente escolar. Um dos pontos que Pedro Demo resalta é a importancia da inclusão social que é algo ser debatido, pois ainda ha aqueles não possuem o dominio sobre as tecnologias e por consequentemente acabam meio que afastados desse acesso. O video nos mostra que as novas tecmologias abrange não so os adultos mas as crianças principalmente, pois desde os primieros anos de vida elas já são influenciadas com uso de celulares, elas aprendem manusear a maquima, Pedro Demo relata que as crianças aprendem a usar melhor os celulare do que os adultos. Sabemos que as novas tecnologias são grandes desafios para os educadores, trabalhar com esse recurso que interage a comunicação dos alunos com os outros membros da comunidade escolar e principalmente com os professores.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde professora e colegas! Concordo com a colega Bruna quando fala dos desafios da aprendizagem virtual de novo modelo de ensino e aprendizagem Pedro Demo nos apresenta em sua temática e como observamos a tecnologia abrangem adultos, e crianças, é interessante quando o autor diz: “há que cuidar do professor com figura estratégica da cidadania popular, já que nesta condição, é parte indispensável da qualidade da democracia”. Ou seja, o professor deve receber uma formação para ter uma ideia de autonomia e autoria, para poder utilizar a tecnologia como ferramenta em seu trabalho na formação do ensino e aprendizagem das crianças. Já que a maioria das crianças tem o contato muito cedo com uso da tecnologia, isso faz com que o aluno quando tenha o contato com a tecnologia dentro do ensino o professor saiba ser estratégico. E aproveite para uma aprendizagem de qualidade.

    ResponderExcluir
  25. O vídeo chama a atenção para para essa grande revolução que a informática provocou e sua evolução. Em um primeiro momento a internet mais voltada para a ação militar e num segundo momento a 2.0 para a participação de todos como autores, participantes. A ideia desenvolvida por Demo nos permite analisar que não há essa concepção de que existe o detentor soberano da produção textual. Se muitas vezes dentro da sala de aula o professor e detentor do conhecimento, no espaço virtual todos se tornam autores, todos contribuem para a ampliação nos debates. Tudo passa a ser domínio público. A escola precisa utilizar isso a seu favor os pedagogos desse tempo não podem se omitir em fazer o diálogo com as novas tecnologias, utilizando todo esse aparato para facilitar a aprendizagem e o interesse dos educandos pela educação.

    ResponderExcluir