segunda-feira, 28 de julho de 2014

DIÁRIO DE BORDO-

Olá Pedagogia 2011- PARFOR!!!

Nossa manhã foi bastante produtiva, os alunos se disponibilizaram em ligar o data-show para entrar em contato com a dimensão técnica do uso desse equipamento. Pois, trata-se de uma tecnologia que pode contribuir significativamente como o nosso processo ensino-aprendizagem.

Identificamos os textos que os alunos escolheram para produzir seus resumos e comentários para publicar no blog da disciplina.

Muito bem queridos alunos!!! Parabenizo aqueles que expuseram suas considerações em relação aos textos sobre o que são tecnologias, suas relações com a educação, sobre os reflexos do sistema neoliberal  no processo de exclusão, assim como, sobre as vantagens e sucesso da sincronia entre educação e tecnologia, conforme destaca Vani Kenski (2007) e Cysneiros (1999) em suas reflexões sobre a "inovação conservadora", além de vários outros pontos que foram destacados do texto do Libâneo (2011) sobre as novas exigências da profissão docente. 

Por fim, assistimos dois vídeos que possibilitam as reflexões e problematizações referentes a utilização e projetos sobre a discussão do acesso e formas de ensinar com auxilio da tecnologia.

Muito bem Alunos!!!

Vamos em frente!!!















7 comentários:

  1. Olá turma Pedagogia 2011-1 PARFOR!
    Boa Tarde! Tudo Bem?
    O texto escolhido para análise foi do autor José Carlos Libâneo: Adeus Professor, Adeus Professora?
    O texto nos fala da relação entre educação e a comunicação que sempre andaram juntas e da importância das mídias para a sociedade, onde são as maiores formadoras de opiniões, diante disso fica clara a necessidade do professor estar aperfeiçoando-se para conhecer e saber utilizar as novas tecnologias para ajudar os seus alunos no seu processo de formação.
    Sabemos que a escola não detêm o monopólio do saber e que há vários outros agentes educadores que devem-se levar em conta como ambiente de aprendizagem como: a família e a comunidade. Assim a criança já vem para a escola com esses conhecimentos adquiridos e que cabe a escola saber trabalha-lo em seu favor.
    O autor defende a necessidade dos educadores de se apropriarem da tecnologia e da comunicação provocando uma reflexão, no qual os alunos possam elaborar e transformar as ideias, sentimentos, atitudes e valores. A tecnologia deve ser considerada um conteúdo escolar necessário na aprendizagem.
    Vivemos em uma sociedade em constantes mudanças e não deveria ser diferente com a educação, onde surgem novas formas de produção. Assim deve-se ter sempre para os professores a formação continuada, para que eles se sintam capazes de acompanhar essas constantes transformações que a modernidade exige de nós. E assim o professor possa ser capaz de prepara o aluno em um ser ativo e responsável pelas diferentes formas de construções de conhecimentos no processo de ensino aprendizagem.
    Mas na nossa realidade ainda há muitos professores desqualificados que não buscam se reciclar para poderem desenvolver uma boa atividades em suas salas de aulas. Promover aula inovadora é um dever do professor inovador, assim o professor possibilitará aos seus alunos construir pensamentos críticos, ampliar seus conhecimentos e não serem excluídos, independente de suas diferenças, mesmo em época onde prevalece a modernidade digital.
    As novas exigências educacionais, o novo papel da escola e dos professores, a qualidade do ensino e a formação inicial e continuada de professores, diante da integração dos meios de comunicação no ambiente escolar são fatores de suma importância. Até por isso o docente precisa estar conectado e a cada etapa poder se modernizar e acompanhar de perto essas mudanças de aprendizagem. Porque a máquina não pode ainda substituir um professor mais um professor bem atualizador substitui outro que se estagnou no processo de ensino.
    O ser humano com certeza é muito mais capaz do que qualquer invenção criada por nós mesmos. A tecnologia é capaz de instruir os alunos em assuntos científicos, exclusivamente didáticos, mas não forma ser humano ético, pensante, curioso, honesto, que tenha valores morais, crítico, ou seja, que desprovido desses valores não fará bom uso do conhecimento que adquiriu.

    ResponderExcluir
  2. A tecnologia é uma comunicação na qual seu início não foi na hera da tecnologia mais desde que o homem começou o uso do raciocínio. Então os seus conhecimentos foram da vez mais tendo uma prática dado origem a diferentes equipamentos, instrumentos recursos, produtos, processos, ferramentas, enfim, a tecnologia passou a ter poder.
    Segundo a autora vani a ação do homem desencadeou novos sentimentos e emoções em nossos ancestrais.a nossa atividade é participar da construção virtual para apresentação de nossas pesquisas sobre educação e tecnologias
    Foi um caminho em um meio a um jardim cheio de plantas, flores e pássaros, sendo possível debater as proposta nos fóruns para o aprofundamento de novas opções em funções dos estudos para entender o que é tecnologias .por causas das grandes potências num momento revolucionário com grandes corporações multinacionais garantindo a manutenção dessa supremacia.
    Muitos equipamentos, serviços e processos foram descoberto durante a tensão que existiu entre estados unidos e união soviética pela ameaça de ambos os lados, ações bélicas sobretudo com o uso da bomba atômica .através do conhecimento, poder e tecnologia são inúmeras formas que estão cada vez mais se ampliando e transformando o aluno e o professor a vivenciar e viver na hera digital e sentir a crescente hegemonia do pensamento neoliberal, como resultado do desenvolvimento e da introdução de novas tecnologias na produção com o agravamento da exclusão social .a globalização da economia e das finanças.
    Há assuntos científicos e polêmicos como os transgênicos, a clonagem e a genoma que são vistos de forma positiva ou negativa. Com isso a evolução tecnológica não se restringe apenas aos novos usos de determinados equipamentos e produtos e sim o comportamento individual ou de um todo grupo social. Porque cada inovação tecnológica em direção ao progresso, transformando sua maneira de agir, pensar, sentir e até refletir.
    A educação também é um mecanismo poderoso de articulação das relações entre poder, conhecimento e tecnologia ambas caminham para uma escola que represente na sociedade contemporânea o espaço de formação não apenas para gerações jovens mais de todas as pessoas que precisam, do espaço como uma evolução na qual garanta novas possibilidades de bem estar na hera digital. Mas a evolução social do homem confunde – se com as desenvolvidas e empregadas em cada época, pois, a tecnologia é comunicação que predominam juntas para uma pedagogia de reconhecimento para as práticas educativas.

    ResponderExcluir
  3. todos os textos estão ótimos parabéns a todos porque a educação não pode ser dissociada dos recursos tecnológicos pois a educação precisa fazer essa relação com a tecnologia.

    ResponderExcluir
  4. Olá turma da Pedagogia 2011/1
    Diante dos textos apresentados na disciplina TECNOLOGIAS, INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO. O texto escolhido foi: Novas tecnologias na sala de aula: Melhoria do ensino ou inovação conservadora de Paulo Gilenos CYSNEIROS.
    CYSNEIROS se baseou na história da tecnologia educacional e em uma análise fenomenológica da relação ser humano, máquina realidade examina uso das novas tecnologias da informação caracterizadas como inovação conservadora em educação como também aspectos da comunicação na sala de aula que podem ser transformados ampliados ou reduzidos com os recursos da informática.
    Na verdade CYSNEIROS estava fazendo algumas breves colocações sobre a sala de aula que ele tem em mente ao discorrer sobre a qualidade do ensino, ou seja, sobre novos desafios, novas abordagens da comunicação mediada pela tecnologia da informática. Cada vez mais a tecnologia está se avançando, e nós professores muitas vezes por falta de recursos e até mesmo resistência da nossa parte, colocando o cansaço e outros problemas à frente, vamos acabar ficando para traz. Sendo assim desatualizado, que até mesmo a disciplina que ensinamos está desatualizada. E sabemos que aos poucos a tecnologia está sendo introduzida na educação.
    A tecnologia em sala de aula é muito importante e todos os brasileiros deveriam ter acesso, pois as aulas se tornariam mais interessantes, e os alunos teriam mais prazer em estudar com a ajuda das tecnologias.
    A inovação conservadora das tecnologias não significa que as mesmas serão usadas para melhoria da qualidade do ensino.
    São aplicações da tecnologia que não exploram os recursos únicos, da ferramenta e não mexem qualitativamente com a rotina da escola, do professor ou do aluno, aparentando mudanças substantivas, quando na realidade apenas mudam-se aparências. Dando ênfase no meio e não no conteúdo.
    A presença da tecnologia na escola, mesmo com bons softwares, não estimula os professores a repensarem seus modos de ensinar nem os alunos a adotarem novos modos de aprender.
    Concluindo que esse novo método, de utilizar cada vez mais os meios tecnológicos na educação, os professores não mudem seu método de ensino, posto que a única mudança seja no meio pelo qual se passará o conteúdo.

    ResponderExcluir
  5. Olá colegas da pedagogia 2011, o texto Educação e Tecnologia: novo ritmo da informação que tem como autora Vani Moreira KensKi, vem nos relatar a importância da tecnologia na vida do ser humano. Podemos utilizar a informática em casa, no trabalho, no lazer e principalmente na escola. Em casa a tecnologia está presente não só no computador, mas também no forno de micro-ondas, na televisão, no controle de segurança, no portão eletrônico, e em muitos outros.
    No lazer podemos encontrar a informática nos jogos eletrônicos na internet, no celular e em tantas outras formas de utilização. A tecnologia nasceu da necessidade de auxiliar o homem nos trabalhos rotineiros. A informática está presente em quase tudo que nos cerca. Está por exemplo, em um forno de micro-ondas, quando programamos o tempo de aquecimento de um alimento, ou ainda em um aparelho de som.
    Na verdade a tecnologia existe para nos servir: reduzir o tempo para digitarmos uma carta, aumentar a certeza dos nossos cálculos. As tecnologias invadem as nossas vidas, ampliam a nossa memória, garantem novas possibilidades de bem estar e fragilizam as capacidades naturais do ser humano. Hoje em dias existem uma grande diferença dos nossos antepassados e nos acostumamos com alguns confortos tecnológicos, Ex: água encanada, luz elétrica, telefone etc. Hoje em dias nem podemos imaginar como seria a vida do ser humano sem estas tecnologias.

    ResponderExcluir
  6. olá, galera
    quando a colega Luzia desta em sua fala que no testo de Libâneo que a mídia é formadora de opiniões eu concordo porque na atualidade a mídia esta formando cidadãos constados e muitas das vezes mais informados do agente. Assim devemos nos tornar professores mais atualizados e só assim acompanhar o processo tecnológico mais de perto

    ResponderExcluir
  7. Bom olhar colega iranilson, sabemos que em nossa profissão as exigências são muitas e que principalmente quando falamos de tecnologia ai que precisamos nos atualizar para acompanharmos essa era tão avançada.

    ResponderExcluir