terça-feira, 15 de julho de 2014

DIÁRIO DE BORDO- SEGUNDO DIA DE AULA


Olá Queridos alunos da turma pedagogia 2010!

Tudo bem com vocês?

Nossa aula de hoje foi bastante interessante, iniciamos lendo o diário de bordo do dia anterior da disciplina, socializamos alguns trabalhos das outras turmas para conhecer como utilizar os recursos multimídias : áudio, blog, fotografia, música, softwares na apresentação de diversos conteúdos, assim como vimos as orientações e sugestões para as construções dos trabalhos em equipe.
Conhecemos como possibilidades de metodologias para utilizar no processo ensino aprendizagem os recursos Google Eart, Google street View.
Reunimos em grupo para organizarmos, sistematizarmos as idéias para construir os projetos direcionados a uma problemática vivenciada na escola.

Muito bem Queridos alunos, acompanhar o interesse e compromisso com a formação de vocês é muito satisfatório.

VAMOS EM FRENTE!!!



















VOCÊS SÃO ALUNOS EXCELENTES!!! rs

Abraços virtuais!!!

23 comentários:

  1. Bom dia a todos! Estamos finalizando nossas atividades da disciplina Tecnologias, Informática e Educação.Trabalhar com TIC’s está sendo prazeroso e muito gratificante! Parabéns a todos os colegas que se empenharam para a realização destes belíssimos trabalhos. E não poderia deixar de parabenizar nossa querida professora Benilda Silva pelo seu trabalho que nos proporcionou grande aprendizado! Parabéns minha linda! Hummmmmmmm hora do lanche! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida professora, lamento não ter participado da primeira aula, pois é um desperdício perder uma aula com essa professora fantástica em tecnologia! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. AS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO, A ESCOLA E OS PROFESSORES.

    Educação e comunicação sempre andaram juntas na reflexão pedagógica. Mas não é a mesma coisa. As práticas educativas supõem processos comunicativos e intencionais, visando objetivos de formação humana. Os vínculos das práticas educativas e processos comunicativos estreitaram-se no mundo contemporâneo pelas razões dos avanços tecnológicos e as mudanças no sistema produtivo envolvendo novas qualificações com novas exigências educacionais.
    A prática educativa não se reduz à escola e ao ensino. A intervenção educativa ocorre em muitos lugares, por muitas maneiras e por várias agências. Há agentes educativos convencionais – família, escola, comunidade – como há instituições sociais, culturais, civis, recreativas, meio de comunicação etc. A mídia especializa-se em formar opinião e modificar atitudes no campo econômico, político e no moral.
    Há práticas pedagógicas nos jornais, nas rádios, na produção de material informativo, mapas, vídeos, revistas, criação e elaboração de jogos, brinquedos (...). Fazer uma leitura pedagógica dos meios de comunicação é verificar a intencionalidade dos processos comunicativos presentes nas novas tecnologias da comunicação e da informação e nas formas de intervenção metodológicas e organizativa.

    ResponderExcluir
  4. CONTUAÇÃO...
    A literatura tem acentuado as relações entre o sistema produtivo e o setor educacional, entre os avanços tecnológicos e as necessidades de formação. A longo prazo é preciso pensar a escola convertendo-se num “espaço de síntese”, configurando-se como “espaços de espaços”. E isso significa considera-la como lugar onde os alunos aprendem a razão crítica para poderem atribuir significados às mensagens e informações recebidas das mídias, multimídias e formas de intervenção educativa que propiciam uma cultura em mosaico.
    À escola cabe prover as condições cognitivas e afetivas para o aluno poder reordenar e reestruturar essa cultura. A escola brasileira pública não poderá ainda desfazer-se de um papel provedor de informação. Mas aos poucos deve ir se tornando uma estrutura possibilitadora de atribuição de significados da informação, propiciando aos alunos os meios de busca-la, analisa-la, para dar a ela significado pessoal.

    ResponderExcluir
  5. A cibercultura, o ciberespaço e a educação.
    Maria da Graça Setton
    A palavra ciberespaço foi usada no ano de 1984, por William Gibson, no romance de ficção Neuromante. O termo designa o universo das redes digitais, descrito como campo de batalha entre as multinacionais, para o autorPierre Lévy, o ciberespaço é definido como uma rede, um meio de comunicação que surge da interconexão dos computadores e das memórias acopladas a eles. Essa definição inclui o conjunto dos sistemas de comunicação eletrônico, pois essas transmitem informações provenientes de fontes digitais.A noção de cibercultura, o autor define como conjunto de técnicas práticas, atitudes modos de pensamento e valores que se desenvolvem com o crescimento do ciberespaço.
    As novas tecnologias digitais surgem da microeletrônica, em 1970, através de convergências e fusões entre a informática e as telecomunicações. Para Pierre Lévy, o computador não deve ser visto como um centro, mas como um nó, um terminal da rede universal de comunicação. Suas funções infiltram cada elenco do tecnocosmos. A universalização da cibercultura propaga a copresença e a interação do espaço físico, social ou informacional.

    ResponderExcluir
  6. A cibercultura, o ciberespaço e a educação.
    Maria da Graça Setton
    A palavra ciberespaço foi usada no ano de 1984, por William Gibson, no romance de ficção Neuromante. O termo designa o universo das redes digitais, descrito como campo de batalha entre as multinacionais, para o autorPierre Lévy, o ciberespaço é definido como uma rede, um meio de comunicação que surge da interconexão dos computadores e das memórias acopladas a eles. Essa definição inclui o conjunto dos sistemas de comunicação eletrônico, pois essas transmitem informações provenientes de fontes digitais.A noção de cibercultura, o autor define como conjunto de técnicas práticas, atitudes modos de pensamento e valores que se desenvolvem com o crescimento do ciberespaço.
    As novas tecnologias digitais surgem da microeletrônica, em 1970, através de convergências e fusões entre a informática e as telecomunicações. Para Pierre Lévy, o computador não deve ser visto como um centro, mas como um nó, um terminal da rede universal de comunicação. Suas funções infiltram cada elenco do tecnocosmos. A universalização da cibercultura propaga a copresença e a interação do espaço físico, social ou informacional.

    ResponderExcluir
  7. CONTINUAÇÃO...
    Compreender a cibercultura,por sua dimensão técnica é um reducionismo. Há defesa da ideia de que vemos corresponder uma cultura técnica particular. A cultura contemporânea, associada às tecnologias digitais, vai criar uma nova relação entre a técnica e a vida social que é a cibercultura.
    O mundo humano é técnico e cultural. As tecnologias são produtos de uma cultura numa sociedade; a separação é apenas conceitual, segundo Pierre Lévy, é impossível separar o mundo humano de seu ambiente material, como é difícil separá-lo dos signos e imagens por meio dos quais o individuo atribui sentido à vida e ao mundo. Não podemos separar o mundo do material.
    Para Pierre Lévy, Cibercultura, os sistemas educativos encontram-se submetidos a novas restrições no que diz respeito à quantidade, diversidade de evolução dos saberes. Não será possível aumentar o número de professores proporcionalmente à demanda de formação que se apresenta cada vez maior em todos os países. A demanda de formação não conhece um crescimento quantitativo, mas ainda uma profunda mutação qualitativa com uma necessidade crescente de diversificação e de personalização na aquisição do conhecimento.

    ResponderExcluir
  8. Essas inovações tecnológicas usadas como experiências educativas têm como objetivo possibilitar ao indivíduo novas formas de acesso as informações e assim estar, mas envolvido aos múltiplos papéis que ele exercer como sujeito social.

    ResponderExcluir
  9. Olá Queridos alunos Fredison e Amiraldo!!!
    Muito bom acompanhar as postagens de vocês. Porém, sugiro que coloque na postagem ATIVIDADE RESUMO DO TEXTO.
    Abraços virtuais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida professora para comentar com relação a sua disciplina, é o mesmo que a gente viajar no mundo das tecnologias, onde aprendi coisas que jamais pensei em aprender, digo que sua disciplina foi algo que veio para ampliar o meu conhecimento sobre as tecnologias no mundo atual e que precisamos nos inserir nesta nova etapa das invenções tecnológicas.
      Sinto-me orgulhoso de ter participado dessa troca de experiência e de saber que algo novo pode está penetrando em minha mente, tenho a certeza que tudo isto que foi colocado em pratica em sala de aula será como uma semente que semeada caiu em terra boa e que vai crescer e produzir muitos frutos, sei que ainda tenho muita dificuldades, mas elas podem ser superadas, com fé em Deus.
      Digo-lhe também que você é uma pessoa muito especial em sala de aula e que você só fez amigos. Você é ótima professora!!!

      Excluir
    2. Olá Orvacio! Tudo bem!?

      Agradeço imensamente pelo reconhecimento. Trabalhar com uma turma de alunos que tem uma experiência profissional e de vida imensurável e significativa, como vocês, constitui-se em uma vivência humana enriquecedora!!! Aprendi todos os dias os saberes que cada um traz para as discussões. Aprendi com vocês, não apenas como ser uma professora melhor, mas principalmente como ser um ser humano melhor, capaz de entender que a formação de educador extrapola a formação técnica e espraia-se por todas a dimensões da vida. Quando você faz um registro desse aqui no blog vejo uma possibilidade de interação e aprendizagem por meio das tecnologias, que tanto defendo. Essa linguagem digital, que ainda é novidade para muitos, precisa ser trabalhada nas escolas, contudo sabemos das dificuldade, mas tenho certeza que estão preparados para enfrentá-las.

      Vocês também são muito especiais, desejo muito sucesso!!!

      Abraços Virtuais!!!

      Excluir
  10. O texto de Vani Moreira Kinski cujo tema é “Educação e Tecnologias. O novo ritmo da informação”, o qual faz uma viagem no tempo, onde a autora faz uma reflexão com relação às tecnologias, são os principais agentes de transformação através do conhecimento adquiridos e que aos poucos lhe foi aprimorado e assim foram surgindo novas descobertas na área do conhecimento e novas habilidades que fizeram surgir assim novas tecnologias. E que as grandes forças do poder econômico começaram fazer várias descobertas. As crianças desde pequenas já traz um leque de conhecimentos no meio cultural e familiar, onde esses conhecimentos adquirido de maneira informal. A educação escolar é uma forma de organizar esses conhecimentos. O homem é o principal responsável por este avanço, junto com as tecnologias, a linguagem é uma técnica adquirida através da inteligência humana para que as pessoas possam se comunicar e através da comunicação transferir conhecimentos, as tecnologias fazem parte da nossa vida cotidiana e que elas estão sempre presentes em tudo que fizemos.

    ResponderExcluir
  11. Na imagem acima retrata a turma de pedagogia 2010,na sala de aula na UFPA ,no ultimo período do curso,como a nossa amada professora Benilda na disciplina tecnologia informática e educação, com grandes e inesquecíveis momentos que ela nos proporcionou com grande leque de conhecimentoque nos foi repassado que jamais esquecerei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Franci!
      Muito legal dialogar com você mesmo depois de terminada a disciplina, o blog possibilita essa interação. Realmente olhar para fotografia revela momentos significativos que ficarão marcados na memória.

      Excluir
  12. Oi colegas das TICs! As fotos acima postadas mostram uma turma nos momentos de atividades, descontrações e apresentações dos trabalhos orientados por nossa linda mestra Benilda Silva que juntos compartilhamos esses momentos! Foram momentos que com certeza lembraremos com saudades! Abraços virtuais!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hooo Alessandra! Muito obrigada pelo carinho, realmente vivenciamos vários momentos de estudos que envolvem reflexões, questionamentos e risadas também.rs
      Abraços virtuais!!!

      Excluir
  13. Oi colegas das TICs! As fotos acima postadas mostram uma turma nos momentos de atividades, descontrações e apresentações dos trabalhos orientados por nossa linda mestra Benilda Silva que juntos compartilhamos esses momentos! Foram momentos que com certeza lembraremos com saudades! Abraços virtuais!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Boa Tarde professora Benilda Silva e a todos da turma de pedagogia 2010! É com muito prazer que deixo o meu comentário sobre as TICs e sua importância de se trabalhar na sala de aula. É um aprendizado muito relevante, tanto para o docente quanto para o discente. Foi uma disciplina com muito aprendizado e conhecimento. Foi possível compreender de maneira que eu possa praticar na minha sala de aula. E sem duvida a professora contribuiu muito neste processo!

    ResponderExcluir
  15. Olá Valdirene!
    Ministrar a disciplina tecnologia, Informática e Educação nos possibilita dinamizar muito as aulas, refletirmos sobre a utilização das Tics no processo ensino aprendizagem, assim como possibilitar o acesso algumas metodologias que podem ser utilizadas como sofwares, vídeos, blog, áudio, música... A turma de vocês conseguiu alcançar os objetivos propostos.
    Abraços virtuais.

    ResponderExcluir
  16. Por outro lado, a autora discorre sobre como definir tecnologia como alguma coisa que não tem sentido, ou seja, que transmite negatividade perigosa e ameaçadora que deixa ressentimento de medo. Mas na verdade a tecnologia não é isso. Elas estão em todo lugar, ou seja, tem lugar permanente em nossa vida, por outro lado, o conceito que se tem de tecnologia é variável e muitas das vezes se confundem como poderíamos viver sem a presença dos recursos nos ajudando no desenvolvimento de nossas tarefas no cotidiano? Penso que a informação e a comunicação não está sendo realizada com sucesso.

    ResponderExcluir
  17. A partir das fotografias tiradas no momento das atividades, percebi que a cada imagem a representação de momentos ou significados diferenciados e que o conteúdo que cada imagem repassa transmite ou reflete interpretação diversificados realizados por cada símbolo.

    ResponderExcluir
  18. Analisando, o texto de Vani Moreira Kenski, que focaliza em seus argumentos em relação ao desafio que tem sido fazer a educação mediatizada por meio de recursos tecnológicos. Na verdade desde o começo dos tempos, já existia o domínio de alguns tipos de tecnologia mesmo o homem mais rudimentar que se pudesse imaginar, levando o campo educacional segundo a autora, desde pequeno os filhos já vem sendo ensinados através de algum recurso tecnológico no meio familiar como: hábitos, atitudes, valores e habilidades que identificam a sua identidade no meio social que está inserido, haja visto que a escola não é diferente, ela exerce o seu poder em relação a conhecimentos e ao uso das tecnologias que fazem o entrelaçamento entre docentes e discentes e ao conteúdo assimilado e aprendido.

    ResponderExcluir
  19. Analisando, o texto de Vani Moreira Kenski, que focaliza em seus argumentos em relação ao desafio que tem sido fazer a educação mediatizada por meio de recursos tecnológicos. Na verdade desde o começo dos tempos, já existia o domínio de alguns tipos de tecnologia mesmo o homem mais rudimentar que se pudesse imaginar, levando o campo educacional segundo a autora, desde pequeno os filhos já vem sendo ensinados através de algum recurso tecnológico no meio familiar como: hábitos, atitudes, valores e habilidades que identificam a sua identidade no meio social que está inserido, haja visto que a escola não é diferente, ela exerce o seu poder em relação a conhecimentos e ao uso das tecnologias que fazem o entrelaçamento entre docentes e discentes e ao conteúdo assimilado e aprendido.

    ResponderExcluir