terça-feira, 15 de julho de 2014

ATIVIDADE RESUMO DO TEXTO!!!

Olá Queridos Alunos da turma Pedagogia 2010!




Disponibilizamos em nossa disciplina TECNOLOGIA, INFORMÁTICA e EDUCAÇÃO, os textos:
TEXTO 01: KENSKI, Vani Moreira. O que são tecnologias e por que elas são essenciais, In: Educação e Tecnologias: O novo ritmo da Informação. Campinas, SP: Papirus, 2012.- Leitura Coletiva.

TEXTO 02: LIBÂNEO, José Carlos. As novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a escola e os Professores. In: _____. Adeus professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2011-

TEXTO 03: CYSNEIROS, Paulo Gileno. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora? Apresentação de vídeos (Tecnologia e Metodologia) e Relatos de Experiências- Apresentação em Word com revisão

             TEXTO 04: - SETTON, Maria da Graça. A Cibercultura, o Ciberespaço e a    Educação. In:   _____. Mídia e educação. São Paulo: Contexto, 2011.

TEXTO 05: LÉVY, Pierre. A Rede Digital. In: _____. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993-

De acordo com o plano da disciplina, solicitamos que cada um de vocês escolham   um dos textos acima mencionados e elaborem um RESUMO[1] de no máximo 1.000 caracteres que será postado no blog da disciplina.



[1] Resumo é uma síntese da ideia do autor, ou seja, vocês podem até reescrever com suas próprias palavras, mas não poderão fugir da ideia central do autor. Deixo facultadas a utilização de fragmentos do texto na forma de citação, desde que seja citado autor ano e página.

69 comentários:

  1. Boa noite colegas da turma 2010! Hoje foi o termino da disciplina Tecnologias, Informática e Educação! Foi muito proveitoso e maravilhoso! Um grande abraço a todos!

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    1. Olá Valdirene!
      Mesmo com pouco tempo de disciplina, podemos apreender muito em relação as TICS. Abraços a todos.

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  2. Os conhecimentos tecnológicos vêm contribuindo de forma significativa na relação social, através dos meios de comunicação como: livros, revistas, jornais, a internet, etc. Meios que fazem a relação dos conhecimentos tecnológicos de todas a épocas, divulgando seu surgimento e sua importância no meio social.
    CONTINUAÇÃO...
    O aparecimento dos meios tecnológicos é importante pelo fato de possibilitar o relacionamento humano com uma capacidade produtiva de ampliação, de tempo e o desenvolvimento de aquisição do conhecimento. Porém os conhecimentos tecnológicos podem influenciar de forma negativa na vida humana tornando um ser dependente do sistema capitalista que induz ao consumismo.
    Há um mecanismo de poder que a escola exerce sobre o ser humano. Logo, o mesmo é induzido a viver uma sociedade desde que nasce rotulada a aceitar de forma pacífica a desigualdade social, tendo início na família e posteriormente na escola.
    A evolução tecnológica não se restringe aos novos usos de um determinado equipamento e produto. Ela altera o comportamento de todo o grupo social. O ser humano transita culturalmente mediado pelas tecnologias. Ela transforma sua maneira de pensar, sentir e agir.

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  3. O PARADIGMA EDUCACIONAL EMERGENTE: implicações na formação do professor e nas práticas pedagógica.
    Segundo Maria Cândida MORAES, depois de mais de 20 anos participando de processo de planejamento e coordenação de políticas públicas na área de tecnologias educacionais, percebemos que a maioria dos problemas atualmente existentes na área educacional persiste há várias décadas. Novos programas e projetos foram criados e recriados, e os velhos problemas continuavam em constantes “lista de esperas”. As ações implementadas não provocavam mudanças importantes no processo de ensino- aprendizagens não levavam em consideração como é que a criança aprende como constrói conhecimento. Resumindo podemos afirmar que o problema da grande maioria dos projetos governamentais desenvolvidos daquela época, estava centrado no desconhecimento do usuário em termos de necessidades, expectativas, interesse, aspirações e potencialidades, associados à escolha dos recursos tecnológicos e produção de programas, de forma dissociada das reais condições de aprendizagem dos alunos.
    Desde o início de nosso trabalho, observávamos que a maioria de propostas de uso de tecnologia na educação se apoiava numa visão tradicionalista, reforçando a fragmentação da prática pedagógica. É essa educação que tenta acompanhar a revolução das tecnologias da informação?

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  4. CONTINUAÇÃO... É desta forma que estaremos preparando as futuras gerações para terem acesso as redes de comunicação, ao conhecimento disponível? Como desenvolver autonomia, cooperação e criticidade a partir desses novos instrumentos? E porque as coisas não mudam na área educacional?
    Na procura de respostas as indagações acima, fomos à busca de novos referenciais teóricos que caracterizam o atual modelo de ciência, fundamentado na Teoria da Relatividade e da Física Quântica. Isto porque compreendemos que o grande modelo da Educação está no modelo da ciência que prevalece num certo momento histórico, nas teorias de aprendizagem que o fundamentam e que influenciam a prática pedagógica. Numa visão sintética, dentre eles, destaca-se a necessidade de olhar o mundo como um todo indiviso, no qual todas as partes do universo se fundem, incluindo o observador e seus instrumentos que estão permanentes unidos. Compreende que o indivíduo como algo indiviso, construindo o conhecimento usando as sensações, as emoções, a razão e a intuição. O modelo de formação dos professores de acordo com esse novo referencial pressupõe continuidade, visão de processo, não buscando um produto completamente acabado e pronto, mas um movimento permanente. É uma metodologia que leva o indivíduo a aprender a aprender apensar, utilizando técnicas adequadas que permitem o estudo de alternativas e tomadas de decisão.

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  5. Olá pedagogia PARFOR 2010 e professora Benilda! Durante o pouco tempo que tivemos de estudos na disciplina Tecnologias, Informática e Educação, cheguei a conclusão que são indissociáveis as tecnologias e educação, entretanto, essas ferramentas ainda são pouco conhecidas no âmbito educacional como um instrumento articulador do processo de ensino aprendizagem, mais é claro, elas por si só não fazem nenhum milagre, é necessário planejamento e consciência da melhor forma de usá-las para não transformá-las em um material didático desnecessário e sem sentindo emancipatório. Abraços a todos!!!!!!!!!

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    1. Olá colega da FAEVE! Concordo com você em numero gênero e grau quando você aponta as TICs como ferramenta de muita utilidade no âmbito educacional, como mais um dos recursos facilitador no processo de ensino aprendizagem. Valeu! Abraço virtual!!!!!

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  6. A cibercultura, o ciberespaço e a educação.
    Maria da Graça Setton
    A palavra ciberespaço foi usada no ano de 1984, por William Gibson, no romance de ficção Neuromante. O termo designa o universo das redes digitais, descrito como campo de batalha entre as multinacionais, para o autorPierre Lévy, o ciberespaço é definido como uma rede, um meio de comunicação que surge da interconexão dos computadores e das memórias acopladas a eles. Essa definição inclui o conjunto dos sistemas de comunicação eletrônico, pois essas transmitem informações provenientes de fontes digitais.A noção de cibercultura, o autor define como conjunto de técnicas práticas, atitudes modos de pensamento e valores que se desenvolvem com o crescimento do ciberespaço.
    As novas tecnologias digitais surgem da microeletrônica, em 1970, através de convergências e fusões entre a informática e as telecomunicações. Para Pierre Lévy, o computador não deve ser visto como um centro, mas como um nó, um terminal da rede universal de comunicação. Suas funções infiltram cada elenco do tecnocosmos. A universalização da cibercultura propaga a copresença e a interação do espaço físico, social ou informacional.

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  7. CONTINUAÇÃO...
    Compreender a cibercultura,por sua dimensão técnica é um reducionismo. Há defesa da ideia de que vemos corresponder uma cultura técnica particular. A cultura contemporânea, associada às tecnologias digitais, vai criar uma nova relação entre a técnica e a vida social que é a cibercultura.
    O mundo humano é técnico e cultural. As tecnologias são produtos de uma cultura numa sociedade; a separação é apenas conceitual, segundo Pierre Lévy, é impossível separar o mundo humano de seu ambiente material, como é difícil separá-lo dos signos e imagens por meio dos quais o individuo atribui sentido à vida e ao mundo. Não podemos separar o mundo do material.
    Para Pierre Lévy, Cibercultura, os sistemas educativos encontram-se submetidos a novas restrições no que diz respeito à quantidade, diversidade de evolução dos saberes. Não será possível aumentar o número de professores proporcionalmente à demanda de formação que se apresenta cada vez maior em todos os países. A demanda de formação não conhece um crescimento quantitativo, mas ainda uma profunda mutação qualitativa com uma necessidade crescente de diversificação e de personalização na aquisição do conhecimento.

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  8. CONTINUAÇÃO...
    Compreender a cibercultura,por sua dimensão técnica é um reducionismo. Há defesa da ideia de que vemos corresponder uma cultura técnica particular. A cultura contemporânea, associada às tecnologias digitais, vai criar uma nova relação entre a técnica e a vida social que é a cibercultura.
    O mundo humano é técnico e cultural. As tecnologias são produtos de uma cultura numa sociedade; a separação é apenas conceitual, segundo Pierre Lévy, é impossível separar o mundo humano de seu ambiente material, como é difícil separá-lo dos signos e imagens por meio dos quais o individuo atribui sentido à vida e ao mundo. Não podemos separar o mundo do material.
    Para Pierre Lévy, Cibercultura, os sistemas educativos encontram-se submetidos a novas restrições no que diz respeito à quantidade, diversidade de evolução dos saberes. Não será possível aumentar o número de professores proporcionalmente à demanda de formação que se apresenta cada vez maior em todos os países. A demanda de formação não conhece um crescimento quantitativo, mas ainda uma profunda mutação qualitativa com uma necessidade crescente de diversificação e de personalização na aquisição do conhecimento.

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  9. Essas inovações tecnológicas usadas como experiências educativas tem como objetivo possibilitar ao individuo novas formas de acesso as informações e assim estar mas envolvido aos múltiplos papéis que ele exercer como sujeito social.

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    1. Valeu colega Fredison Farias, por compartilharmos da mesma leitura, e assim, proporcionarmos mais informações aos colegas e leitores do blog!
      Abraços!

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  10. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: O NOVO RITMO DA INFORMAÇÃO
    VANI MOREIRA KENSKI

    As tecnologias são tão antigas quanto à espécie humana. Foram a engenhosidade humana que deu origem às diferenciadas tecnologias. O uso do raciocínio tem garantido ao homem um processo crescente de inovações. Os conhecimentos colocados em prática dão origem a diferentes equipamentos, recursos, produtos, processos, ferramentas... Tecnologia é poder.
    Na Idade da Pedra, os homens conseguem garantir a sobrevivência da espécie e sua supremacia, pela engenhosidade dos elementos da natureza. Novas tecnologias foram sendo criadas, para a dominação.Inovações tecnológicas buscavam ampliar seus domínios e acumular cada vez mais riquezas. As grandes potências – corporações multinacionais –preocupam-se em manter e ampliar seus poderes políticos e econômicos.
    Os vínculos entre conhecimento, poder e tecnologias estão presentes nas épocas e relações sociais. A globalização da economia e das finanças redefine o mundo e cria uma nova divisão social. O mundo desenvolvido e rico é o espaço em que predominam as mais novas tecnologias e seus desdobramentos na economia, na cultura, na sociedade.
    Para Lyotard (1988 e 1993), o grande desafio da espécie humana na atualidade é a tecnologia.A única chance que o homem tem para conseguir acompanhar o movimento do mundo é adaptar-se á complexidade que os avanços tecnológicos impõem a todos.

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  11. CONTINUAÇÃO...
    Este é também um desafio para a educação: adaptar-se aos avanços das tecnologias e orientar o caminho de todos para o domínio e a apropriação critica desses novos meios. A escola exerce o seu poder em relação aos conhecimentos e ao uso das tecnologias que farão a mediação entre professores, alunos e os conteúdos a serem aprendidos.
    O desenvolvimento tecnológico de cada época da civilização marcou a cultura e a forma de compreender a sua historia. Todas essas descobertas serviram para o crescimento e desenvolvimento da espécie humana. A evolução tecnológica não se restringe aos novos usos de equipamentos e produtos. Ela altera comportamentos. Transformam sua maneira de pensar, sentir, agir.A expressão “tecnologia” diz respeito a muitas outras coisas além de máquinas.
    A linguagem é uma construção criada pela inteligência humana para possibilitar a comunicação entre os membros de determinado grupo social.As tecnologias estão próximase presentes. Ao falarmos em novas tecnologias, estamos nos referindo aos processos e produtos relacionados com os conhecimentos provenientes da eletrônica, da microeletrônica e das telecomunicações. Permanece em transformação. Seu principal espaço de ação é virtual e sua principal matéria-prima é a informação.

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  12. Boa tarde professora e colegas do PARFOR 2010! Foi simplesmente maravilhoso cursa esta disciplina, uma vez que me oportunizou familiarizar com as TICs. Neste sentido venho deixar minha publicação na certeza de que outras virão.
    O texto de Vani Kenski atenta para o fato de que a tecnologia está ao nosso redor sem percebermos que tudo em nossa volta, tudo que o homem cria é tecnologia, e que a maior delas é o cérebro humano. O estudo me leva a refletir como seria a vida sem as TICs para nos ajudar na realização de certas atividades como esta tarefa, por exemplo, de digitar e edita este resumo e comentário a vocês. Abraços virtuais!

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  13. O que são tecnologias e por que elas são essenciais.
    Vani Moreira Kesnki
    O uso do raciocínio tem garantido ao homem um processo crescente de inovações. Os conhecimentos daí derivados, quando colocados em prática, dão origem a diferentes equipamentos, instrumentos, recursos, produtos, processos, ferramentas, enfim, a tecnologias. Desde o início dos tempos, o domínio de determinados tipos de tecnologias, assim como o domínio de certas informações, distinguem os seres humanos. Tecnologia é poder.Os vínculos entre conhecimento, poder e tecnologias estão presentes em todas as épocas e em todos os tipos de relações sociais. E apresentam informações da ótica de seus autores e editores, ou seja, informações sobre determinado assunto nem pode ser considerada totalmente isenta e imparcial.
    O conceito de tecnologias engloba a totalidade de coisas que a engenhosidade do cérebro humano conseguiu criar em todas as épocas, suas formas de uso, suas aplicações.Tecnologias caracterizam-se por serem evolutivas, não são tecnologias materializadas em máquinas e equipamentos. Seu principal espaço de ação é virtual e sua principal matéria-prima é a informação.

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  14. Podemos dizer que a melhor das tecnologias, a mente humana cria as outras tecnologias e direcionam as suas funções segundo os seus interesses, desde os primórdios da humanidade os povos que se sobressaiam aos outros, era pelas suas invenções. E isso acontece ate os dias atuais os mais se desenvolvem são os que utilizam as invenções seu beneficio para auxiliar suas produções.

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  15. Olá! Turma pedagogia2010, estou muito satisfeita com a disciplina Tecnologia, Informática e Educação ministrada pela professora Benilda Miranda Veloso Silva, proporcionando-me um leque de informações acerca da disciplina acima citada, na qual me possibilitou uma melhor compreensão em relação as tecnologias. De acordo com autora Vani Kenski tecnologia é tudo que engenhosidade do cérebro humano pode criar e que a tecnologia já faz parte da nossa vida. Estamos imersos em um mundo cada vez mais tecnológico e exigente, e nós como educadores precisamos nos adequar a esses recursos seja eles simples ou sofisticados, e que possamos utilizá-los com eficiência .

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  16. Olá! Turma pedagogia 2010, estou muito feliz de ser contemplada com a disciplina Tecnologia, Informática e Educação ministrada pela graciosa professora Benilda Veloso, onde eu pude entender com mais clareza sobre o que é tecnologia? Qual a rela relação das tecnologias com a Educação, com o poder e com as nossas praticas educativas. Alguns autores nos embasaram teoricamente nesse entendimento e alguns trabalhos produzidos e desenvolvidos pelos alunos foram importantes para a construção desses conhecimentos. Obrigada!

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  17. Olá! Turma pedagogia 2010, estou muito feliz de ser contemplada com a disciplina Tecnologia, Informática e Educação ministrada pela graciosa professora Benilda Veloso, onde eu pude entender com mais clareza sobre o que é tecnologia? Qual a rela relação das tecnologias com a Educação, com o poder e com as nossas praticas educativas. Alguns autores nos embasaram teoricamente nesse entendimento e alguns trabalhos produzidos e desenvolvidos pelos alunos foram importantes para a construção desses conhecimentos. Obrigada!

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  18. A Cibercultura, o ciberespaço e a educação
    LevyPierre
    A cibercultura e o ciberespaço expressam o surgimento de outro universal, o ciberespaço é definido também como uma rede, isto é, um novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores e das memórias acopladas a eles. .A noção de cibercultura, autor define como conjunto de técnicas ( materiais e intelectuais) práticas, atitudes, modos de pensamento e valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço.
    É possível afirmar que as tecnologias digitais surgiram como uma infraestrutura do ciberespaço, um novo espaço de comunicação, de sociabilidade, de organização, e de transação, mas também um novo mercado da informação e do conhecimento. Para PierreLÉVY, O Computador não deve- ser visto como um centro, mas como um nó ,um terminal, um componente da rede da comunicação.
    “¨Qualquer reflexão sobre o futuro dos sistemas de educação e de formação na cibercultura deve ser fundada em uma análise prévia da mutação contemporânea da relação com o saber”
    Essa frase deautoria de Pierre Levy, deve ser incorporada ao nosso cotidiano como educadores. É importante, para nós educadores, realizarmos que a nossa memória social conta agora com auxilio de uma memória tecnológica, visualizada nos bancos de dados, nos hiperdocumentos e arquivos digitais.Nesse sentido esses processos sociais atualizam a nova relação de saber.

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  19. Com o avanço das inovações tecnológicas,estreitou cada vez mais os aspectos relacionados a cultura, espaço e a educação que está sendo construída, reconstruída ao longo dos anos, através das novas redes de comunicação digitais que encurtou á distância que possibilitou contatos com pessoas de outros países , cidades, com a enorme distancia em relação a presença física, no qual estamos mergulhados nesses avanços tecnológicos, desde da utilização dos cartões magnéticos nos bancos, no acesso a internet através de celulares, tablete, smaphone ,computadores com grandes armazenamentos de dados ,e televisões cada vez mais moderna etc.

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  20. TEXTO: O que são tecnologias e por que elas são essenciais, do livro: Educação e Tecnologia: O novo ritmo da informação de Vani Moreira Kesnke, (2012, p. 15 a 25), que aborda as relações decorrentes da intensificação de seus usos nas sociedades em diferentes épocas e conceitua os diferentes formatos com que as tecnologias se apresentam e suas relações com o poder e guerra.
    Segundo a autora as tecnologias são antigas quanto a espécie humana na verdade foi a engenhosidade humana, em todos tempos, que deu origem às mais diferentes tecnologias, que é poder e uso de inovações tecnológicas cada vez poderosas. Isso levou o homem a buscar ampliar seus domínios e encaminhar cada vez mais riqueza.
    O texto relata a revolução industrial com a criação das máquinas e a guerra fria que impulsionou a ciência e a tecnologia de maneira jamais vista na história da humanidade. Neste sentido, foi um momento de grandes descobertas tecnológicas como: equipamentos, serviços e processos. Foram inúmeras inovações como, por exemplo: o isopor, o forno de micro-ondas, o relógio digital e o computador.
    Os conhecimentos tecnológicos vêm contribuindo de forma significativa na relação social, através dos meios de comunicação como: livros, revistas, jornais, a internet, etc. Meios que fazem a relação dos conhecimentos tecnológicos de todas a épocas, divulgando seu surgimento e sua importância no meio social.

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  21. CONTINUAÇÃO...
    O aparecimento dos meios tecnológicos é importante pelo fato de possibilitar o relacionamento humano com uma capacidade produtiva de ampliação, de tempo e o desenvolvimento de aquisição do conhecimento. Porém os conhecimentos tecnológicos podem influenciar de forma negativa na vida humana tornando um ser dependente do sistema capitalista que induz ao consumismo.
    Há um mecanismo de poder que a escola exerce sobre o ser humano. Logo,o mesmo é induzido a viver uma sociedade desde que nasce rotulada a aceitar de forma pacífica a desigualdade social, tendo início na família e posteriormente na escola.
    A evolução tecnológica não se restringe aos novos usos de um determinado equipamento e produto. Ela altera o comportamento de todo o grupo social. O ser humano transita culturalmente mediado pelas tecnologias. Ela transforma sua maneira de pensar, sentir e agir.

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  22. TEXTO: O que são tecnologias e por que elas são essenciais, do livro: Educação e Tecnologia: O novo ritmo da informação de Vani Moreira Kesnke, (2012, p. 15 a 25), que aborda as relações decorrentes da intensificação de seus usos nas sociedades em diferentes épocas e conceitua os diferentes formatos com que as tecnologias se apresentam e suas relações com o poder e guerra.
    De acordo com a autora as tecnologias são tão antigas quanto à espécie humana. É a engenhosidade humana, deu origem às tecnologias. É pela astúcia do homem em dominar o uso de elementos da natureza,que garantiu sua sobrevivência.A tecnologia tornou-se poder na idade da pedra. E a Guerra Fria impulsionou a ciência e a tecnologia – equipamentos e a bomba atômica.
    A relação entre conhecimento, poder, a tecnologia está presente em todas as épocas e classes sociais criando uma nova visão social. O mundo desenvolvido e rico possui as mais novas tecnologias. Os quais não têm a senha de acesso, são excluídos. A educação, por sua vez, procura adaptar-se aos avanços tecnológicos, com o desafio de orientar o caminho de todos para o domínio e apropriação crítica desses novos meios.
    As tecnologias não são só máquinas, é tudo que a engenhosidade do humano consegue criar, exemplo, a linguagem. Tecnologia está em todo lugar e faz parte de nossa vida.

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  23. Querida professora para comentar com relação a sua disciplina, é o mesmo que a gente viajar no mundo das tecnologias, onde aprendi coisas que jamais pensei em aprender, digo que sua disciplina foi algo que veio para ampliar o meu conhecimento sobre as tecnologias no mundo atual e que precisamos nos inserir nesta nova etapa das invenções tecnológicas.
    Sinto-me orgulhoso de ter participado dessa troca de experiência e de saber que algo novo pode está penetrando em minha mente, tenho a certeza que tudo isto que foi colocado em pratica em sala de aula será como uma semente que semeada caiu em terra boa e que vai crescer e produzir muitos frutos, sei que ainda tenho muita dificuldades, mas elas podem ser superadas, com fé em Deus.
    Digo-lhe também que você é uma pessoa muito especial em sala de aula e que você só fez amigos. Você é ótima professora!!!

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  24. O texto de Vani Moreira Kinski cujo tema é “Educação e Tecnologias. O novo ritmo da informação”, o qual faz uma viagem no tempo, onde a autora faz uma reflexão com relação às tecnologias, são os principais agentes de transformação através do conhecimento adquiridos e que aos poucos lhe foi aprimorado e assim foram surgindo novas descobertas na área do conhecimento e novas habilidades que fizeram surgir assim novas tecnologias. E que as grandes forças do poder econômico começaram fazer várias descobertas. As crianças desde pequenas já traz um leque de conhecimentos no meio cultural e familiar, onde esses conhecimentos adquirido de maneira informal. A educação escolar é uma forma de organizar esses conhecimentos. O homem é o principal responsável por este avanço, junto com as tecnologias, a linguagem é uma técnica adquirida através da inteligência humana para que as pessoas possam se comunicar e através da comunicação transferir conhecimentos, as tecnologias fazem parte da nossa vida cotidiana e que elas estão sempre presentes em tudo que fizemos.

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  25. AS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO, A ESCOLA E OS PROFESSORES.

    Educação e comunicação sempre andaram juntas na reflexão pedagógica. Mas não é a mesma coisa. As práticas educativas supõem processos comunicativos e intencionais, visando objetivos de formação humana. Os vínculos das práticas educativas e processos comunicativos estreitaram-se no mundo contemporâneo pelas razões dos avanços tecnológicos e as mudanças no sistema produtivo envolvendo novas qualificações com novas exigências educacionais.
    A prática educativa não se reduz à escola e ao ensino. A intervenção educativa ocorre em muitos lugares, por muitas maneiras e por várias agências. Há agentes educativos convencionais – família, escola, comunidade – como há instituições sociais, culturais, civis, recreativas, meio de comunicação etc. A mídia especializa-se em formar opinião e modificar atitudes no campo econômico, político e no moral.
    Há práticas pedagógicas nos jornais, nas rádios, na produção de material informativo, mapas, vídeos, revistas, criação e elaboração de jogos, brinquedos (...). Fazer uma leitura pedagógica dos meios de comunicação é verificar a intencionalidade dos processos comunicativos presentes nas novas tecnologias da comunicação e da informação e nas formas de intervenção metodológicas e organizativa.

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  26. CONTUAÇÃO...
    A literatura tem acentuado as relações entre o sistema produtivo e o setor educacional, entre os avanços tecnológicos e as necessidades de formação. A longo prazo é preciso pensar a escola convertendo-se num “espaço de síntese”, configurando-se como “espaços de espaços”. E isso significa considera-la como lugar onde os alunos aprendem a razão crítica para poderem atribuir significados às mensagens e informações recebidas das mídias, multimídias e formas de intervenção educativa que propiciam uma cultura em mosaico.
    À escola cabe prover as condições cognitivas e afetivas para o aluno poder reordenar e reestruturar essa cultura. A escola brasileira pública não poderá ainda desfazer-se de um papel provedor de informação. Mas aos poucos deve ir se tornando uma estrutura possibilitadora de atribuição de significados da informação, propiciando aos alunos os meios de busca-la, analisa-la, para dar a ela significado pessoal.

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  27. A DEUS PROFESSOR, A DEUS PROFESSORA? (JOSÉ CARLOS LIBÂNEO)


    Educação e comunicação sempre andaram juntas na reflexão pedagógica, mas não é a mesma coisa.As práticas educativas supõem processos comunicativos intencionais, visando alcançar objetivos de formação humana.
    E há uma intencionalidade embasando alguns questionamentos: quem e por que se educa, para que objetivos se educa, quais os meios adequados de se educar. A intencionalidade é, portanto, a dimensão ética e normativa das práticas educativas, as quais todos os tipos de educadores realizam.
    Daí a importância de as escolas desenvolverem uma leitura crítica e uma postura ativa perante a mídia, ou seja, fazer uma educação para a mídia, para ensinar os jovens a dominar a linguagem televisual, para não serem dominados por ela. Nesse sentido os cursos de formação de professores precisam garantir espaços para práticas e estudos sobre as mídias, sobre a produção social de comunicação escolar e como desenvolver competente comunicação cultural com várias mídias.
    Os vínculos entre práticas educativas e processos comunicativos estreitaram-se no mundo contemporâneo por duas razões: os avanços tecnológicos na comunicação e informática e as mudanças no sistema produtivo envolvendo novas qualificações e, portanto, novas exigências educacionais.

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  28. CONTINUAÇÃO...
    A prática educativa não se reduz à escola e ao ensino. A intervenção educativa ocorre em muitos lugares, mediantes variadas formas, e pordiversas agências. Há agentes educativos convencionais – família, escola, comunidade – como há instituições sociais, culturais, meios de comunicação etc.
    Está se acentuando o poder pedagógico dos meios de comunicação: televisão, imprensa escrita, rádio, revistas... A mídia forma opinião e modifica atitudes no campo econômico e político, e, especialmente, no moral. A resistência a ampla difusão nas escolas públicas das novas tecnologias da informação, teria como efeito mais exclusão e mais seletividade social. Numa sociedade caracterizada pela multiplicidade de meios de comunicação e informação, não teria lugar para a escola convencional, a escola do quadro-negro e giz.
    A escola pública, não poderá ainda desfazer-se de um papel provedor de informação. Aos poucos pode ir se tornado uma estrutura possibilitadora de atribuição de significados da informação, propiciando aos alunos os meios de busca-la, analisa-la, para dar a ela significado pessoal.
    À escola caberá não só sistematizar reordenando e reestruturando as diversas mensagens, como terá que articular suas capacidades receptivas com suas possibilidades emissoras. É preciso que os professores e alunos elaborem e transformem ideias, sentimentos, atitudes, valores, utilizando múltiplas mídias, escolares e não escolares. Em resumo os educadores precisam dominar um saber sobre produção social de comunicação cultural e um saber ser comunicador escolar com mídias e multimídias. Precisam apropriar-se da tecnologia da comunicação para “provocar uma reflexão crítica e questionadora em relação à busca e elaboração da informação articulada à produção social da vida individual e coletiva”

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  29. A DEUS PROFESSOR, A DEUS PROFESSORA? JOSÉ CARLOS LIBÂNEO
    Educação e comunicação sempre andaram juntas na reflexão pedagógica, mas não é a mesma coisa. Deve-se destacar que as práticas educativas supõem processos comunicativos intencionais, visando alcançar objetivos de formação humana.
    Os vínculos entre práticas educativas e processos comunicativos estreitaram-se consideravelmente no muno contemporâneo, ao menos, por duas fortes razões: os avanços tecnológicos na comunicação e informática e as mudanças no sistema produtivo envolvendo novas qualificações e, portanto, novas exigências educacionais.
    A prática educativa não se reduz à escola e ao ensino. A intervenção educativa ocorre em muitos lugares, mediantes variadas formas, por meio de diversas agências. Há, portanto,agentes educativos convencionais – família, escola, comunidade – como há instituições sociais, culturais e civis, recreativas, meios de comunicação etc.
    Está se acentuando o poder pedagógico dos meios de comunicação: televisão, imprensa escrita, rádio, revistas, quadrinhos. A mídia especializa-se em formar opinião e modificar atitudes, não apenas no campo econômico e político, mas, especialmente no campo moral.

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  30. CONTINUAÇÃO...
    A resistência a uma ampla difusão nas escolas públicas das novas tecnologias da informação, sob o argumento de estarem inseridas na lógica do mercado e da globalização cultural, teria como efeito mais exclusão e mais seletividade social. Numa sociedade caracterizada pela multiplicidade de meios de comunicação e informação, não teria lugar para a escola convencional, a escola do quadro-negro e giz.
    A escola brasileira, especialmente a pública, não poderá ainda desfazer-se de um papel provedor de informação. Aos poucos pode ir se tornado uma estrutura possibilitadora de atribuição de significados da informação, propiciando aos alunos os meios de buscá-la, analisá-la, para dar a ela significado pessoal.
    À escola caberá não só sistematizar reordenando e reestruturando as diversas mensagens, como terá que articular suas capacidades receptivas com suas possibilidades emissoras. É preciso que os professores e alunos elaborem e transformem ideias, sentimentos, atitudes, valores, utilizando múltiplas mídias, escolares e não escolares. Em resumo os educadores precisam dominar um saber sobre produção social de comunicação cultural e um saber ser comunicador escolar com mídias e multimídias. Precisam apropriar-se da tecnologia da comunicação para “provocar uma reflexão crítica e questionadora em relação à busca e elaboração da informação articulada à produção social da vida individual e coletiva”


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  31. A DEUS PROFESSOR, A DEUS PROFESSORA? (JOSÉ CARLOS LIBÂNEO)

    Educação e comunicação sempre andaram juntas na reflexão pedagógica, mas não é a mesma coisa. As práticas educativas supõem processos comunicativos intencionais, visando alcançar objetivos de formação humana.
    Há uma intencionalidade embasando alguns questionamentos: quem e por que se educa, para que objetivos se educa, quais os meios adequados de se educar. A intencionalidade é, portanto, a dimensão ética e normativa das práticas educativas, as quais todos os tipos de educadores realizam.
    Daí a importância de as escolas desenvolverem uma leitura crítica e uma postura ativa perante a mídia, ou seja, fazer uma educação para a mídia, para ensinar os jovens a dominar a linguagem televisual, para não serem dominados por ela.
    Os vínculos entre práticas educativas e processos comunicativos estreitaram-se no mundo por duas razões: os avanços tecnológicos na comunicação e informática e as mudanças no sistema produtivo envolvendo novas qualificações e, portanto, novas exigências educacionais.

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  32. CONTINUAÇÃO...
    A escola pública, não poderá ainda desfazer-se de um papel provedor de informação. Aos poucos pode ir se tornado uma estrutura possibilitadora de atribuição de significados da informação, propiciando aos alunos os meios de buscá-la, analisá-la, para dar a ela significado pessoal.
    À escola caberá não só sistematizar reordenando e reestruturando as diversas mensagens, como terá que articular suas capacidades receptivas com suas possibilidades emissoras. É preciso que os professores e alunos elaborem e transformem idéias, sentimentos, atitudes, valores, utilizando múltiplas mídias, escolares e não escolares. Em resumo os educadores precisam dominar um saber sobre produção social de comunicação cultural e um saber ser comunicador escolar com mídias e multimídias. Precisam apropriar-se da tecnologia da comunicação para “provocar uma reflexão crítica e questionadora em relação à busca e elaboração da informação articulada à produção social da vida individual e coletiva”.

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  33. O texto nos mostra a necessidade e urgência que todos nós, professores, temos em acompanhar os avanços tecnológicos no mundo contemporâneo, pois só podemos utilizar e usufruir dos meios tecnológicos se enfrentarmos o desafio do medo, do indiferente. Portanto, a qualificação profissional é fundamental para a inclusão digital. E a escola não tem como fugir desse processo, pois esta abarca todo um aspecto social, cultural e econômico. Então, todas as transformações sociais devem passar pelo crivo da escola. Vejo-me responsabilizada em dar sentidos e significados aos meus alunos sobre as ferramentas de aprendizagens que o mundo tecnológico nos proporciona.

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  34. O PARADIGMA EDUCACIONAL EMERGENTE: implicações na formação do professor e nas práticas pedagógicas
    Maria Cândida Moraes
    Ações relacionadas desde os primórdios da instrução programada até a informática educativa que se encontra na pauta do nosso dia-a-dia passando pelo uso da televisão e radio educativos, percebemos que as maiorias dos problemas atualmente existentes na área educacional persistem há várias décadas.
    O problema da grande maioria dos projetos governamentais desenvolvidos estava centrado no desconhecimento do O texto nos mostra a necessidade e urgência que todos nós, professores, temos em acompanhar os avanços tecnológicos no mundo contemporâneo, pois só podemos utilizar e usufruir dos meios tecnológicos se enfrentarmos o desafio do medo, do indiferente. Portanto, a qualificação profissional é fundamental para a inclusão digital. E a escola não tem como fugir desse processo, pois esta abarca todo um aspecto social, cultural e econômico. Então, todas as transformações sociais devem passar pelo crivo da escola. Vejo-me responsabilizada em dar sentidos e significados aos meus alunos sobre as ferramentas de aprendizagens que o mundo tecnológico nos proporciona.
    Usuário em termos de necessidade, expectativas, interesses, aspirações e potencialidades, associado à escolha dos recursos tecnológicos e produção de programas, de forma dissociada das reais condições de aprendizagem dos alunos. Fundamenta-se no fato de os projetos de teleducação estarem amparados no enfoque comportamental, que considera o individuo sujeito as contingencias do meio, mas desconhecendo as reais condições de pensamento do aluno, a natureza de seu processo cognitivo.
    A maioria das propostas de uso de tecnologias na educação se apoiava numa visão tradicionalista, reforçando a fragmentação da prática pedagógica. Na pratica do professor, encontram-se subjacentes modelos de educação e de escola fundamentados em determinadas teorias do conhecimento. E a educação é influenciada pelo paradigma da ciência.

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  35. CONTINUAÇÃO...
    Este novo paradigma cientifico nos traz a percepção de mundo holística, a visão de contexto global, a compreensão sistêmica que enfatiza o todo em vez das partes. Outro conceito importante a ser trabalhado em educação é o de auto-organização que procura estabelecer uma nova ordem. Este conceito esclarece estabelecer a capacidade de renovação e criatividade permanente existente no universo.
    As questões curricularesem todo o processo educacional. E, desta forma, o currículo não pode ser um pacote fechado, mas algo que é construído,que emerge da ação do sujeito em interação com o ambiente. A chegada dos computadores está mudando a maneira de condução das pesquisas, de construção de conhecimento, a natureza das organizações e dos serviços,implicando novos métodos de produção do conhecimento e seu manejo criativo e crítico.
    Identificamos como um dos grandes desafios da atualidade o oferecimento de uma educação com qualidade, mas qualidade com equidade, voltada para a melhoria do processo de aprendizagem,capaz de garantir a equidade, visando à igualdade de oportunidades e de tratamentos. O modelo de formação de professores, de acordo com esse novo referencial, pressupõe continuidade, visão de processo, não buscando um produto completamente acabado e pronto, mas um movimento permanente de “vir a ser”. No paradigma emergente, o professor tem compromisso com o futuro no presente da sala de aula.

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  36. A autora enfatiza a importância da formação do professor e as práticas pedagógicas segundo a autora relata no paradigma emergente, está voltada a novas metodologias a serem trabalhadas na sala de aula, sendo utilizados vários métodos onde valoriza trabalho em grupo, pesquisa e utilizando novas tecnologias e isso facilita o aprendizado do aluno.

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  37. Educação e tecnologias: o novo ritÍmo da informação
    Vani Moreira

    O desafio estava em falar o tema seu entrar em discussõesmais aprofundadas no campo específico da educação com suas teorias e abordagens. Por outro lado, era preciso explicar as tecnologias, sobretudo as mais novas tecnologias de comunicação e informação de uma forma que todos entendessem mesmo aqueles que nunca chegarem perto do computador nem navegarem na internet, o desafio tem sido fazer educação mediada pelas tecnologias.
    “Educação e tecnologia’’ deveriaser abordado de forma abrangente, de modo que propiciasse informações e esclarecimentos para todos o leitores, independentemente de seu grau de familiaridade com as tecnologias e os seus usos em educação.
    A nova lógica tecnológica,surgida com o uso intensivo da internet, e que muda as relaçõespoliticas, econômicos,financeiros, culturais e educacionais em todo o mundo, as novas formas de pensar, sentir e agir; as mudanças no acesso e no processamento conjunto de informações, com a utilização de computadores ligados a redes. A tecnologias são indispensáveis para educação ou melhor, que a educação, ou melhor, que a educação e tecnologias são indissociáveis .Apesar de algumas experiênciasinteressantes de uso das tecnologias em educação e outras que não deram certo, apesar de ser essencial a educação, muitas vezes pode levar a projetos chatos e pouco eficaz.



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  38. O uso das tecnologias em sala de aula e de enorme relevância pois estimula a aprendizagem e a criatividade dos alunos, além de tornar as aulas prazerosas , e de fácil aceitação pelos mesmos. No entanto torna-se necessário fazer uma leitura pedagógica dos meios de comunicação

    Esta foto representa um grupo de pessoas que visa um grande objetivo: o de concluir o curso de Pedagogia sabe-se, porém, que as diversidades e os problemas são inevitáveis. Cabe a cada um de nós buscarmos pressupostos e força para superar.

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  39. A temática “Mídia e educação: A CIBERCULTURA, O CIBERESPAÇO E A EDUCAÇÃO”, de Maria da Graça Setton (2111), cita as definições de Pierre Lévy para dizer ao leitor, que o Ciberespaço é como uma rede, um novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores e das memórias acopladas a si, e a cibercultura como o conjunto de técnicas (materiais e intelectuais) práticas, atitudes, modos de pensamento e valores que se desenvolvem juntamente com o seu crescimento. Destaca que Paul Virilio e Lucien Sfez criticam as novas TICS, por provocarem o esquecimento e a passividade de seus usuários. O ciberespaço não privilegia a reflexão, pois não favorece o debate nem a memória; o tempo é regido pelo reflexo e não pela reflexão. Quando aponta as implicações para a educação diz que a velocidade de surgimento, bem como o ritmo da renovação dos saberes em todas as áreas do conhecimento, é geral; à natureza do trabalho, cujos conhecimentos não param de crescer; o ciberespaço sustenta tecnologias intelectuais que amplificam, exteriorizam e modificam numerosas funções cognitivas humanas. Para quais se destacam duas reformas: o Ensino aberto e a distância (EAD) com a devida familiarização de seus dispositivos... o professor é animador da inteligência coletiva dos alunos em vez de um fornecedor direto do conhecimento; e reconhecimento das experiências adquiridas. Cada um deve construir totalidades parciais à sua maneira, de acordo com seus próprios critérios de pertinência. Quanto ao papel do professor será o de aprender ao mesmo tempo em que os estudantes e atualizar continuamente tanto os saberes disciplinares, como competências pedagógicas. Sua principal função não pode ser mais a difusão dos conhecimentos. Compete-lhe se deslocar e incentivar a aprendizagem e o pensamento. A proposta é um aprendizado contínuo. Finaliza o capítulo, afirmando que as pessoas se isolam diante da tela do computador, mas não diante de um livro, pois, os suportes das TICS estruturam uma nova ecologia cognitiva nas sociedades da atualidade; assim, os processos sociais atualizam a nova relação com o saber.
    SETTON, Maria da Graça. A Cibercultura, o Ciberespaço e a Educação. In: __. Mídia e educação. São Paulo: Contexto, 2011.

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    1. CORREÇÃO na digitação: Onde lê-se 2111, deve ser lido 2011.

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  40. Colegas da turma Pedagogia Parfor/2010, obrigada pela companhia e pelos dias de convívio com vocês neste 8º semestre de curso de Pedagogia.
    Obrigada, também a vc profª Benilda Veloso, pela formação sobre as TIC's (Tecnologias da Informação e Comunicação), aprendi muito com você nestes dias - e para informação de todos o blog que nossa equipe apresentou no seminário tá fazendo sucesso por Mocajuba, algumas pessoas já estão capturando nossas imagens e informações. E, quanto ao texto do qual fiz o resumo: SETTON, Maria da Graça. A Cibercultura, o Ciberespaço e a Educação. In: __. Mídia e educação. São Paulo: Contexto, 2011, ajudou-me a compreender alguns termos e definições que a mim ainda não estavam muito claros; recomendo-o a leitura de todos!

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  41. “O que são tecnologias e para que elas são essências” é o tema abordado como assunto dentro do referido texto, da autora Vani Kenski. Onde a mesma leva-nos a refletirmos sobre a tecnologia e o quanto elas são importantes em nossas vidas, e cada vez mais parece impossível imaginar a vida sem as tecnologias de informações e comunicação, a disseminação de computadores, internet, celulares, câmeras digitais, e-mails, mensagens, instantâneas e outras engenhocas da modernidade prova reações variadas em nossas vidas, mas é preciso acompanhar esse movimento do mundo e adaptarmos aos novos avanços tecnológicos.
    Na Educação, a relação entre tecnologia e escola ainda é bastante conflituosa e às vezes me pergunto, quanto usar a tecnologia em sala de aula? E a meu ver só vale levar a tecnologia para a classe se ela estiver a serviço dos conteúdos, e os jogos de computadores não devem ser somente para passar o tempo de uma aula mal planejada, essas ferramentas tecnológicas devem colaborar para trabalhar os conteúdos e assim a aprendizagem seja mais significativa e prazerosa, despertando o interesse e incentivando a participação dos alunos.

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  42. CONTINUAÇÃO...
    A tecnologia pode melhorar a aprendizagem dos alunos com deficiência, pode ser uma grande parceria no processo de inclusão, ampliando as possiblidades de cada aluno realizar as atividades em sala de aula.
    Da união tecnologia e conteúdos, nascem oportunidades de ensino, inovação de metodologias, tornando o ensino-aprendizagem mais significativos, despertando o interesse dos alunos e melhorando o desempenho dos mesmos.
    O professor quando faz uso da tecnologia em sala de aula, o mesmo está se apossando dessa ferramenta como elemento articulador no processo ensino-aprendizagem e pode adaptá-la à sua prática docente. Quero aqui dizer que não podemos esperar por politicas públicas de capacitação para o uso de tecnologia, precisamos ousar, estudar e procurar por treinamentos que possam nos dar suporte, esse é um dos grandes desafios dos educadores no século XXI e sobre as possibilidades e aos resultados da utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação no processo educacional.

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  43. Após a leitura do texto de Vânia Kenski, intitulado de “Educação e Tecnologia: o novo ritmo da informação”; mas especificamente do capitulo I, no qual ela faz um apanhado histórico sobre o uso das tecnologias pelos nossos antepassados até os dias atuais, buscando trazer contribuições para uma discussão mais ampla dessa temática que éa relação entre conhecimento, tecnologia e poder, pois segundo a autora “Tecnologia è poder”. Historicamente os povos que dominam ou dominavam as tecnologias sempre foram dominantes em relação a outros povos com menos conhecimento tecnológico. Não alheio a esta realidade a educação é o principal mecanismo de articulação entre conhecimento, poder e tecnologia, é no espaço escolar que se da as relações sócias nas quais o poder tecnológico está presente. Podemos concluir dessa forma que a tecnologia e tudo aquilo que o cérebro humano pode produzir, contribuindo direta ou indiretamente em nossas vidas, portanto está presente em todos os espaços do nosso dia-dia, envolvendo uma gama de conhecimentos e é na escola que essa apropriação do poder tecnológico se perpetua.

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  44. Agradeço a professora Benilda, por mais uma disciplina ministrada em nossa turma e por nos proporcionar momentos de interação com os meios tecnológicos, nos fazendo compreender ou atentar para a importância deles e seus usos em sala de aula como aliado do professor na mediação do conhecimento no processo ensino- aprendizagem.

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  45. Laércio Marques
    NOVAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA: MELLHORIA DO ENSINO OU INOVAÇÃO CONSERVADORA?
    A procura pela melhora do processo educacional levou o homem a desenvolver ferramentas para auxilia ou até substituir o professor em salas de aula. O sucesso ou o fracasso das novas tecnologias em prol da educação, passam pela forma em que são inseridas no meio escolar e pela capacidade dos professores em utilizá-las adequadamente.
    Historicamente, as tecnologias educacionais foram inseridas no âmbito escolar com o propósito de revolucionar o processo de ensino, entretanto, com o passar dos tempos essas propostas provaram o sucesso, em virtude do atrativo, do novo, mas conheceram a ineficiência, através do despreparo, da resistência e da incapacidade de atender a plena necessidade educacional. O advento da Informática é um exemplo de ferramenta capaz de trazer grandes benefícios para a ampliação do conhecimento, entretanto, pela precariedade de nosso sistema, ainda não é usada de maneira uniforme e sua falta pode causar a falsa impressão de desatualização, camuflando a capacidade de inovação do professor.
    É importante buscar formas de se aperfeiçoar o conhecimento, independente do tipo de ferramenta que seja utilizada, entretanto, a inclusão de novas tecnologias precisa ser alicerçada por infraestrutura, capacitação e planejamento.
    A Disciplina Tecnologia, Informática e educação, que tem como docente a professora Benilda Miranda Veloso Silva, foi de fundamental importância para identificarmos novas formas de integração com os alunos, através das chamadas tic’s, onde podemos compreender a aplicação dos diversos recursos em sala de aula, além de conhecermos ferramentais na área da informática, capazes de auxiliar o professor no processo de aprendizagem, tornando a educação cada vez mais atraente e significante.

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  46. Aridivaldo Vieira
    NOVAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA: MELLHORIA DO ENSINO OU INOVAÇÃO CONSERVADORA?
    Há muitos anos o homem busca formas de introduzir novas ferramentas capazes de ajudar o professor no processo educacional. Essas tecnologias, entretanto, não surtiram o efeito desejado na medida em que foram sendo implementadas. A falta de capacitação dos profissionais, a resistência e a ineficiência diante de algumas situações, são fatores responsáveis pela decadência da maioria dos projetos idealizados para esse fim.
    Um marco importante nesse processo é a introdução da Informática no meio educacional. A criação de programas de computadores e a utilização da internet, trouxeram importantes melhorias para a ampliação do conhecimento e até hoje são utilizados em todos os níveis educacionais. Entretanto, essa ferramenta ainda não atingiu a totalidade das escolas, sejam elas públicas ou privadas, além de que sua implementação não foi acompanhada pela capacitação dos professores, que acabam, por vezes, por subempregar essa tecnologia.
    A falta de um planejamento centralizado, a deficitária rede de aperfeiçoamento e a precária estrutura das escolas, principalmente da rede pública de ensino, dificultam o pleno uso de qualquer tipo de tecnologia no processo de aprendizagem.

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  47. A professora Benilda Miranda Veloso Silva, ministrou a disciplina Tecnologia, Informática e Educação com total segurança e capacidade, mostrando-nos o quanto é fundamental e de suma importância em nossa caminhada de educador proporcionando melhorias junto de nossos alunos, aprendemos que através das chamadas TIC’S, se constrói muitos métodos de compreensão e aplicação de diversos recursos em nossas aulas, a professora nos proporcionou conhecimentos na área de informática que jamais pensaríamos que houvesse. Quando se tem total domínio pela disciplina o processo de ensino e aprendizagem torna-se atraente e significativo. A professora Benilda Miranda Veloso Silva é capaz e eficiente em seu trabalho.

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  48. ATIVIDADE DO TEXTO: (Educação e Tecnologias: O novo Ritmo da Informação)
    Pude perceber no texto que as tecnologias são tão antigas quanto à espécie humana. Pois falar em tecnologia, não quer dizer somente recursos tecnológicos e sim tudo que se é criada graças à engenhosidade dos homens. Foi à engenhosidade humana, em todos os tempos, que deu origem as mais diferentes tecnologias. O uso do raciocínio tem garantido ao homem um processo crescente de inovações. Os conhecimentos daí derivados, quando colocados em prática, dão origens a diferentes equipamentos, instrumentos, recursos, produtos, processos, ferramentas, enfim, a tecnologias. Desde o inicio dos tempos, o domínio de determinados tipos de tecnologias, assim como o domínio de certas informações, distingue os seres humanos.
    E importante salientar que, a educação também é um mecanismo poderoso de articulação das relações entre poder, conhecimento e tecnologia, já que falar em educação é assegurar as pessoas que a procuram a garantia de formação que lhes possibilite o domínio de conhecimento e melhor qualidade de vida e assim exercer função ativa na sociedade.

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    1. CONTINUA...
      O grande desafio tem sido fazer educação mediada pelos recursos tecnológicos, visto que mesmo com o advento de tantas tecnologias, os professores ainda estão despreparados pra trabalhar com esta clientela, que já saem de suas casas com uma bagagem imensa de conhecimentos em relação a esses recursos tecnológicos, pois as tecnologias hoje mais de que nunca, invadem nossas vidas, tornando todos dependentes dela, os alunos chegam à escola pensando nelas.

      A ideia é de quer todos os professores se qualifiquem para assim trabalhar nesta nova hera de informações, fornecendo aos alunos e visitantes novos conceitos e novas propostas de aprendizagem. São aulas que podem ser realizadas na lua, em Marte, em laboratórios de medicina, veterinária ou educação. Disciplina em que os alunos exploram o fundo do mar ou de regiões de difícil acesso, como um deserto ou o Everest. Tudo isso sem sair da frente da telinha do computador. Penso eu, que assim as aulas se tornariam muito mais interessantes para professores e alunos.

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    2. Parabens professora Benilda por mais um trabalho muito bem feito e aproveitado, mesmo pelo pouco tempo que ministrou a disciplina: tecnologia, informática e educação, podemos perceber a suma impotância para nosso cotidiano como professor, através de um novo mundo e uma nova forma de pesquisar e ensinar nossos alunos. Obrigado! e até por aí!

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    3. COMENTÁRIO
      Olá professora Benilda, quero parabenizá-la por mais uma disciplina muito bem ministrada, mesmo que pelo seu pouco tempo, mas que nos mostrou o caminho de como nos apropriarmos desse novo mundo ou novos recursos que querendo ou não estão presentes à nossa vida, que nos rodeiam e está presente em nosso cotidiano, deste modo nós como professores que somos devemos nos apropria destes meios (re) criando uma nova forma de ensinar e aprender. Obrigado professora por mais esta contribuição maravilhosa em nossa formação.

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  49. O que são tecnologia e por que elas são essenciais.
    Vani Moreira Kinski
    As tecnologias são tão antigas quantos a espécie humana. Na verdade, foi à engenhosidade humana, em todos os tempos, que deu origem às mais diferenciadas tecnologias. Os vínculos entre conhecimento, poder e tecnologias estão presentes em todas as épocas e em todos os tipos de relações sociais.
    A educação também é um mecanismo poderoso de articulação das relações entre poder, conhecimento e tecnologias. A criança é educada em determinado meio cultural que definem a sua identidade social. A escola representa na sociedade moderna o espaço de formação não apenas das gerações jovens, mas de todas as pessoas. As tecnologias invadem as nossas vidas, ampliando a nossa memorias garantem novas possibilidades de bem estar e fragilizam as capacidades naturais do ser humano.
    A autora Vani Moreira Kenski faz uma abordagem histórica sobre a educação e a tecnologia, fazendo uma reflexão sobre o processo de formação, onde o homem é o centro desse poder de transformação, abordando os diferentes aspectos históricos, com o uso de inovações tecnológicos cada vez mais poderosa onde os homens buscam ampliar seus domínios e acumular cada vez mais riquezas. Sendo assim a evolução da tecnologia não se restringe apenas aos usos de equipamentos e produtos, e sim ela altera comportamento, transforma a maneira de pensar sentir e agir.

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  50. Bom dia Turma de Pedagogia 2010! A disciplina tecnologias, informática e educação, tendo como professora Benilda Miranda Veloso Silva. Pra mim foi algo positivo para a minha vida profissional por me proporcionar varias metodologias para inovar na escola que trabalho, através do uso da tecnologia. A prendi como trabalhar através de fotografias, áudio, musica softwares e blog, portanto agradeço a você professora por me proporcionar esse aprendizado.

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  51. Novas tecnologias na sala de aula: Melhoria de ensino ou inovação conservadora.
    Paulo Gileno CYSNEIRO
    Inicialmente gostaria de fazer algumas breves colocações sobre a sala de aula que tenho em mente ao discorre sobre a qualidade do ensino sobre novos desafios, sobre novas abordagens da comunicação mediada pela tecnologia da informática.
    Penso na realidade cotidiana de grande parte das escolas publicas do nosso país e mesmo da América Latina. São escolas onde situo minhas experiências, nos estados do Norte e Nordeste nas regiões rurais que ainda sofrem de males considerados. São escolas que servem a comunidades carentes que nem sempre as consideram como sua e não dispõem do recurso tecnológico mais fundamental que é uma biblioteca atualizada realizada.
    Nas grandes cidades, as salas de aulas de tais escolas tem pouco espaço físico, são ruidosas, quentes e escuras, desencorajando qualquer outra atividade que não seja a aula tradicional.

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  52. Olá colegas e professora! Para o autor a realidade de nossas escolas quanto ao espaço físico nos levam a conduzir uma aula tradicional pouco produtiva, pois os estabelecimentos não são adequados para a construção do conhecimento, e, muitos professores são desqualificados e falta-lhes tempo para estudar e experimentar coisas novas recebem baixo salários e muitas vezes impedidos de alcançar êxito em suas atividades, por essa razão devido à precariedade estrutural das escolas e do profissional docente é que a tecnologia não é muitas vezes bem vindas nessas escolas publicas.

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  53. TEXTO: PAULO GILENO CYSNEIROS

    Novas Tecnologias na sala de aula: melhorias de ensino ou inovação conservadora. Ao tratarmos de horas abordagens de comunicação na escola, medradas pelas novas tecnologias da informação, estamos tratando de tecnologia educacional. Após alguns tempos são lançadas politicas públicas de introdução na nova tecnologia nos sistemas escolares, terminando pela adoção limitada por professores sem ocorrência de ganhos acadêmicos significativos. Nossa utopia é sempre tentar mudar a história futura para melhor, e não dizendo posições tradicionalistas ou contrárias a tecnologia na educação. O fato de se treinar professores em cursos intensivos e de se colocar equipamentos na escola não significa que as novas tecnologias serão usadas para melhoria da qualidade do ensino.
    Em escolas informatizadas, tanto, tanto públicas como particular tenho observado formar de que chamo de inovação conservadora. Embora a internet, seja um recurso com muito potencial para determinada atividades educativas ela também pode ser mas uma fator de colonialismo cultural. Uma das conclusões de uma primeira análise fenomenológica superficial é que a tecnologia não e neutra, no sentido de que se uso proporciona novos conhecimentos do objeto, transformando pela medração, a experiência intelectual e efetiva do ser humano, individualmente ou me coletiva.

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  54. Ao falarmos de tecnologia relembramos a fenomenologia de cada ser humano à capacidade de se inovar o que se pode trabalhar de forma motivadora e criativa; e que apesar dos desafios que o cotidiano oferece podemos e devemos obter abordagem melhor de comunicação entre alunos e professores.
    A adaptação ao mundo da tecnologia é muitas vezes passiva e frustrante, pois ao construir novas formas de interagir exigirá do ser humano um conhecimento especifico com experiências orientadas por especialistas e que estimulara tanto o aluno como o professor.

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  55. Analisando, o texto de Vani Moreira Kenski, que focaliza em seus argumentos em relação ao desafio que tem sido fazer a educação mediatizada por meio de recursos tecnológicos. Na verdade desde o começo dos tempos, já existia o domínio de alguns tipos de tecnologia mesmo o homem mais rudimentar que se pudesse imaginar, levando o campo educacional segundo a autora, desde pequeno os filhos já vem sendo ensinados através de algum recurso tecnológico no meio familiar como: hábitos, atitudes, valores e habilidades que identificam a sua identidade no meio social que está inserido, haja visto que a escola não é diferente, ela exerce o seu poder em relação a conhecimentos e ao uso das tecnologias que fazem o entrelaçamento entre docentes e discentes e ao conteúdo assimilado e aprendido.

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  56. Por outro lado, a autora discorre sobre como definir tecnologia como alguma coisa que não tem sentido, ou seja, que transmite negatividade perigosa e ameaçadora que deixa ressentimento de medo. Mas na verdade a tecnologia não é isso. Elas estão em todo lugar, ou seja, tem lugar permanente em nossa vida, por outro lado, o conceito que se tem de tecnologia é variável e muitas das vezes se confundem como poderíamos viver sem a presença dos recursos nos ajudando no desenvolvimento de nossas tarefas no cotidiano? Penso que a informação e a comunicação não está sendo realizada com sucesso.

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  57. RESUMO COMENTADO DO TEXTO MÍDIA E EDUCAÇÃO
    O texto mídia e educação de Maria das Graças Setton explora o conceito sobre a Cibercultura, o Ciberespaço e a Educação, a partir das ideias de cada um referente ao assunto, explora o conceito dentro da questão tecnologia que vivenciamos na sociedade.
    Na primeira parte do texto a autora afirma “que grande parte dos estudos acerca desse tópico aponta que a cibercultura e o ciberespaço expressa o surgimento de outro universal, referente das formas culturais que vieram antes deles”. (p. 01).
    Pode-se observar que antes não existiam as tecnologias, mas hoje os avanços tecnológicos só vêm aumentando, a cibercultura é a comunicação por meio dos computadores, estudos que são feitos em outros meios de comunicação, ou seja, pesquisa voltada para a tecnologia avançada.
    Já o ciberespaço é a comunicação virtual onde os meios tecnológicos fazem os indivíduos ficar mais próximos uns dos outros, possibilitando a comunicação rápida, antes isso não era possível. Com todas essas riquezas tecnológicas que estão ao nosso alcance possibilitam que façamos várias coisas sem mesmo sair de casa, os espaços sociais nos permitem se comunicar com o outro livremente.
    É algo fundamental para a educação, pois os e-mail, bloggers são páginas pessoais que se pode usar para a divulgação de trabalhos acadêmicos, enfim, os meios e avanços tecnológicos contribuem muito para a educação.


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  58. Texto: A Cibercultura, o Ciberespaço e a educação.
    Inicialmente, afirmo que grande parte dos estudos aponta acerca desse tópico aponta que a cibercultura e o ciberespaço expressam o surgimento de outrouniverso, diferente das formas culturais que vieram antes deles.
    É curioso salientar que a primeira vez que a palavra ciberespaço foi usada em 1984, por William Gibson, em seu romance de ficção Neuromante.
    Pierre Lévy, o ciberespaço é definido como uma rede, isto é, um novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores e das memórias acopladas a eles.
    Quanto ao seu correlato, à noção de cibercultura, o autor define como conjunto de técnicas (matérias e intelectuais) práticas, atitudes, modos de pensamento e valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço.
    Pode-se dizer que as novas tecnologias responsáveis pelo surgimento do ciberespaço e da cibercultura surgiram no século XIX. Será a segunda metade daquele século que uma série de inovações midiáticas aparecerá mudando definitivamente as maneiras de se conceber o tempo e o espaço humanos.
    É possível afirmar que as tecnologias digitais surgiram como uma infraestrutura do ciberespaço, um novo espaço de comunicação, de sociabilidade, de organização e de transação, mas também um novo mercado da informação e do conhecimento.
    Para Pierre Lévy, o computador não deve ser visto como um centro, mas sim como um componente da rede universal de comunicação.
    O mundo humano é ao mesmo tempo, técnico e cultural. As tecnologias são produtos de uma cultura e de uma sociedade; A separação entre elas é apenas conceitual.

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  59. As práticas no ciberespaço carregam consigo uma dimensão socializadora, promove uma rede social complexa e não apenas tecnológica. A cibercultura vai se caracterizar pela formação de uma sociedade estruturada através de uma conectividade telemática generalizada, ampliando o potencial comunicativo, proporcionando a troca de informações sob as mais diversas formas, bem como fomentando agregações sociais.
    Pierre Levy, entre outros, afirma que na modernidade prevaleceu o imaginário da homogeneização e da racionalidade. A tipografia e a escrita estariam ligadas ao racionalismo. À imprensaé a técnica do individualismo porque sua prática implica uma atividade solitária .Nesse sentida à escrita e, depois a imprensa ,teriam destribalizado os homens ,ou seja ,teriam possibilitado o isolamento dos sujeitos sociais .Ao contrário ,a eletrônica e as multimídias parecem provocar o retorno das comunidades ,podem estimular os agrupamentos.
    Por outro lado, alguns autores como Paul Virílio e Lucien Sfez, apartir de outra perspectiva, criticam as novas TICS, pois para eles as novas tecnologias provocam o esquecimento e a passividade de seus usuários. Paraeles, vivemosiludidos, pois apenas trocamos informações e não nos comunicamos ou interagimos com os demais parceiros.
    A cibercultura, caracterizada pela transversalidade, descentralização e interatividade ,segundo Pierre Levy, favoreceria a interação dos grupos e dos indivíduos, instaurando outras formas de integração social. Paraele, o ciberespaço é universal sem ser totalitário, pois possibilita fluxos interativos bidirecionais, imediatos e planetários, sem uma homogeneização dos sentidos, potencializando vozes e visões diferenciadas.
    A cibercultura seria uma configuração sociotécnica em que haverá modelos interativos associados a tecnologias digitais, opondo-se ao individualismo da cultura moderna e tecnocrática do impresso. Nesse sentido, à tecnologia que, segundo uma visão frankfurtiana ,foi de alienação, vê-seinvestida, hoje, pelas potencias da sociabilidade, ouseja, a interatividade de novos agrupamentos sociais.
    A cibercultura se cria por uma astúcia dos usos, uma invenção do cotidiano em direção à conviabilidade. Ela é fruto de novas formas de relação social.

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  60. CONTINUAÇÃO
    Para Lévy, quanto mais os processos de inteligência coletiva se desenvolvem, mais se questionam os diversos poderes; quanto mais nos alimentamos das redes de integração indivíduos e grupos melhor se apropriamos das alterações técnicas, e menos são os efeitos de exclusão. Ociberespaço, dispositivo de comunicação interativo e comunitário, apresenta-se como instrumentos privilegiados da inteligência coletiva.
    A comunicação proporcionada pelas telecomunicações implica o reconhecimento do outro, à aceitação e a ajuda mútuas a cooperação, à associação, a negociação para além das diferenças de pontos de vista e interesses.As telecomunicações são responsáveis de fato pelo contato amigável, de transação contratuais, de transmissão de saber, de trocas de conhecimentos, de descoberta pacífica das diferenças.
    O crescimento do ciberespaço não determina automaticamente o desenvolvimento da inteligência coletiva, apenas fornece a essa inteligência um ambiente propício.
    ’’Qualquer reflexão sobre o futuro dos sistemas e de formação na cibercultura deve ser fundada em uma análise prévia da mutação contemporâneada relação do saber. ’’
    Essa frase, de autoria de Pierre Lévy, deve ser incorporada ao nosso cotidiano como educadores. Defato, nossa relação com o saber mudou com o advento das tics. Ou seja, é forçoso constatar que a velocidade de surgimento, em como o ritmo da renovação dos saberes em todas as áreas do conhecimento, égeral. Ela primeira vez ,a formação de um individuo pode se tornar obsoleta com o passar de alguns anos de diplomação. Como desdobramento dessa ideia, a segunda constatação diz respeito à natureza do trabalho, cujos conhecimentos não param de crescer. De acordo com Lévy, trabalhar, na atualidade, quer dizer também aprender, transmitir saberes e produzir conhecimentos. Como terceira constatação, base para os processos educativos, observamos que o ciberespaço sustenta tecnologias intelectuais que amplificam ,exteriorizam e modificam numerosas funções cognitivas humanas.

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  61. Em resumo ,segundo essa perspectiva , em algumas dezenas de anos, ociberespaço, suas comunidades virtuais, suas reservas de imagens, suas simulações interativas, sua irresistível proliferação de textos e signos serão mediadoras essenciais da inteligência coletiva da humanidade.
    Para Pierre Lévy, em seu livro cibercultura, os sistemas educativos encontram-se hoje submetidos a novas restrições no que diz respeito aquantidade, diversidade e velocidade de evolução de sabres. Paraele, não será possível aumentar o número de professores proporcionalmente á demanda de formação que se apresenta cada vez maior em todos os países.
    A direção mais promissora no domínio educativo e que traduz a perspectiva da inteligência coletiva é a da aprendizagem cooperativa.
    Para Lévy, é hora de considerar que os professores aprendem ao mesmo tempo em que os estudantes e atualizam continuamente tanto seus saberes disciplinares, como suas competências pedagógicas. Nessesentido, a principal função do professor não pode ser mais a difusão dos conhecimentos que agora é feita de maneira mais eficaz por outros meios.

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  62. Bom dia meus queridos alunos!

    Gostaria de agradecer a participação de todos nessa disciplina e, principalmente, pelas postagens aqui no blog. Entendo que as atividades da disciplina desafiaram cada um de nós. Mas, percebo que a realização com sucesso dessas atividades nos fazem vivenciar experiências de aprendizagem extremamente significativa. Isso que nos move em nosso processo ininterrupto de formação.

    Fiquei muito feliz com o resultado das leituras e discussões realizadas durante a disciplina, registro as postagens de Maria Domingas, Edelson, Fredison, Alessandra, Antônio Carlos, Maria Regina, Franciermita Vulcão, Orvácio, Amiraldo, João Maximino, Patrícia, Francisca, Valdirene, Elinelma, Rosilda, Valdenora, Antônio Furtado, Laércio, Aridivaldo, Jorge, Sebastiana, Jacirene, Adjane, Adimilson, Keila, Eucione. Essas postagens dialogaram com muito bem com os texto de Kenski (2012), Libâneo (2011), Cysneiros (2010), Setton (2011), Lévy (1993), que são os principais referenciais que fundamentam a analise das contribuições das tecnologias no processo educativo.

    Espero que possam revisitar esses textos, fazer novas leituras, como uma estratégia de realizar uma apropriação cada vez melhor dessas leituras para sustentar e potencializar as práticas de cada um de vocês.

    Desejo sucesso sempre!!!

    Abraços Virtuais!

    Até breve!!

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