segunda-feira, 28 de julho de 2014

ATIVIDADE DO RESUMO DOS TEXTOS!!!

Olá Turma Pedagogia 2011- PARFOR!!!

Tudo bem com vocês?



Disponibilizamos em nossa disciplina TECNOLOGIA, INFORMÁTICA e EDUCAÇÃO, os textos:

TEXTO 01: KENSKI, Vani Moreira. O que são tecnologias e por que elas são essenciais, In: Educação e Tecnologias: O novo ritmo da Informação. Campinas, SP: Papirus, 2012.- Leitura Coletiva.

TEXTO 02: LIBÂNEO, José Carlos. As novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a escola e os Professores. In: _____. Adeus professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2011-

TEXTO 03: CYSNEIROS, Paulo Gileno. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora? Apresentação de vídeos (Tecnologia e Metodologia) e Relatos de Experiências- Apresentação em Word com revisão

             TEXTO 04: - SETTON, Maria da Graça. A Cibercultura, o Ciberespaço e a    Educação. In:   _____. Mídia e educação. São Paulo: Contexto, 2011.

TEXTO 05: LÉVY, Pierre. A Rede Digital. In: _____. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993-

De acordo com o plano da disciplina, solicitamos que cada um de vocês escolham   um dos textos acima mencionados e elaborem um RESUMO COMENTADO
[1] de no minimo 2.000 caracteres que será postado no blog da disciplina. Assim como comente a postagem de um dos colegas.


[1] Resumo é uma síntese da ideia do autor, ou seja, vocês podem até reescrever com suas próprias palavras, mas não poderão fugir da ideia central do autor. Deixo facultadas a utilização de fragmentos do texto na forma de citação, desde que seja citado autor ano e página.

87 comentários:

  1. Olá turma pedagogia parfor 2011,
    O texto trabalhado daautora KENSKI, Vani Moreira.Oque são tecnologias e por que elas são essenciais.
    O conceito de tecnologia não se refere a equipamentos e aparelhos, engloba totalidades de coisas que a engenhosidade do cérebro humano consegue criar em todas as épocas, suas formas de uso e suas aplicações. Da mesma forma existem tecnologias que não são ligadas a equipamentos e que são muito usadas desde o início da civilização. A linguagem é um tipo específico. de tecnologia que não se apresenta através de máquinas, é uma construção criada pela inteligência humana para possibilitar a comunicação entre indivíduos de uma sociedade.
    O texto fala que as tecnologias já eram utilizadas desde a antiguidade pela sociedade primitiva. Desde a idade da pedra o homem encontrou meios para facilitar sua vida utilizando técnicas para conseguir seus alimentos, a exemplo disso foi a necessidade de inventar o fogo para aquecimento e preparação de alimentos, invenção de armas para caça e proteção diante de animais ferozes, em fim de viver.
    A tecnologia é fruto do homem pois, esse dotado de raciocínio superior, fez uso das diversas ferramentas que a natureza lhe proporcionou, no começo com pedras e paus até hoje com computadores e armamentos que desafiam o que se pensava a poucos anos atrás, desde então as tecnologias vem avançando de acordo com a necessidade e ganância da espécie humana.
    Fala-se de ganância porque o homem passou a usar a tecnologia para ampliar seus domínios, acumular riquezas e dominar o outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega Elielma, tudo bem? concordo com você.
      A linguagem é um tipo específico de tecnologia que não se apresenta através de máquinas, é uma construção criada pela inteligência humana para possibilitar a comunicação entre indivíduos em uma sociedade.
      O mundo da tecnologia abriu as portas para o mundo dos desconhecidos.

      Excluir
  2. Olá turma o texto escolhido foi a Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação da autora VANI MOREIRA KENSKI.
    TECNOLOGIA SÃO ESSENCIAIS PARA A VIDA HUMANA
    O uso do raciocínio tem garantido ao homem um processo crescente de invenções inovações. Pois, através das invenções do homem surgiram as tecnologias de diferentes.
    Aspectos e funções.
    A facilidade de interação e comunicação facilita a globalização da economia. Com o fim da guerra fria, o colapso do socialismo e o início dos anos 1990, o mundo começou a sentir a crescente hogemonia do pensamento neoliberal. Esse movimento foi acompanhado pela evolução de novos conceitos no mundo do trabalho.
    Segundo LYOTARD (1988 e 1993) um grande filósofo francês, o grande desafio da espécie humana na atualidade é a tecnologia.
    A única chance que o homem tem para conseguir acompanhar o movimento do mundo é adaptar-se a flexibilidade e os avanços tecnológicos estabelecido a todos, indistintamente. É também um duplo repto na educação: A maioria dos professores das escolas ribeirinhas ainda enfrentam grandes dificuldades em acompanhar essa tecnologia por falta de domínio e apropriação crítica desses novos meios. Procurando assim adaptar-se, pois a educação também é um movimento poderoso de articulação das relações entre poder, conhecimento e tecnologia. Desde pequena a criança é educada em um determinado ambiente cultural, familiar, onde adquire conhecimento, hábitos habilidades, atitudes, e valores que moldam sua identidade social.
    A forma que se comporta e se expressa dentro e fora da casa são resultado do poder emocional da família e do ambiente em que vive. Da mesma forma a escola também exerce seu poder em relação ao conhecimento e a mediação entre professores, alunos e conteúdos a serem absolvidos.
    A escola apresenta na sociedade moderna o espaço de formação não apenas da geração jovem mais de todas as pessoas. Em momento distinto por mudanças valores, as pessoas procuram na educação escolar a garantia de formação que lhes possibilite o domínio de conhecimento e melhor qualidade de vida.
    As tecnologias submergem nossas vidas, ampliam a nossa memória, garantem novas possibilidades de bem estar e fragilizam as capacidades naturais do ser humano, transformam sua maneira de pensar sentir e agir.
    A linguagem é uma construção criada pela inteligência humana para possibilitar a comunicação entre os membros de um determinado grupo social, dando origem aos diferentes idiomas caracterizando a analogia de um determinado povo, na atualidade a tecnologia envolve o nosso cotidiano estando presente em todo lugar, basta que saibamos apropriarmos dela para o desenvolvimento social.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Amiga Conceição a aula de ontem foi muito divertida li o seu texto achei muito legal suas ideias junto as ideias da autora sobre educação e tecnologia um texto muito bem esclarecido sobre o que é a tecnologia e como podemos utilizar essa ferramenta espero não parar por aí, mas estou muito animada em fazer um curso de informática brevemente.

      Excluir
  3. Olá turma de PEDAGOGIA 2011, o texto que eu escolhi foi de Vani Moreira Kenski, “O que são tecnologias e por que elas são essências?”. Mesmo sem saber, por meio do aparecimento de caracteres, figuras, letras e números eternizados nas rochas e depois no papiro e pergaminho, o homem já estava gerando dados e guardando-os para o futuro, isto é, através de suas tecnologias, o homem estava gerando a informática. Isso quer dizer que a origem da informática é recente, mas remonta a pré-história. Na idade da pedra os homens que eram frágeis fisicamente diante dos outros animais e das manifestações da natureza conseguiam garantir a sobrevivência da espécie e sua supremacia, pela engenhosidade e astucia com que dominavam o uso de elementos da natureza. A agua, o fogo, um pedaço de pau ou o osso de um animal eram utilizados para matar, dominar ou afugentar os animais e outros homens que não tinham os mesmos conhecimentos e habilidades.
    Um momento revolucionário deve ter ocorrido quando alguns grupos primitivos deixaram de lado os machados e pedras passando a utilizar lanças e setas de metal para guerrear. O uso de animais adestrados como o cavalo, principalmente mudou a forma de realizar um combate. Assim sucessivamente, com o uso de inovações tecnológicas cada vez mais poderosas, os homens buscavam ampliar seus domínios e acumular cada vez mais riqueza. Segundo um grande filósofo francês o grande desafio da espécie humana na atualidade é a tecnologia, diz que a única chance que o homem tem para conseguir acompanhar o movimento do mundo é adaptar-se a complexidade que os avanços tecnológicos impõem a todos indistintamente. Este é também o duplo desafio para a educação: adaptar-se nos avanços da tecnologia e orientar o caminho de todos para o domínio e a apropriação critica desses novos meios.
    A educação também é um mecanismo poderoso de articulação das relações entre poder, conhecimento e tecnologia. Fomos educados em determinado meio cultural familiar, onde adquirimos conhecimentos, hábitos, atitudes, habilidades e valores quedefiniram nossa identidade social. A escola exerce também esse poder em relação a conhecimento e ao uso das tecnologias que farão a mediação entre professores, alunos e os conteúdos a serem aprendidos. Por sua vez, na ação do professor na sala de aula e no uso que faz dos suportes tecnológicos que se encontram a sua disposição, são novamente definidas as relações entre o conhecimento a ser ensinado, o poder do professor é a forma de exploração das tecnologias disponíveis para garantir melhor aprendizagem pelos os alunos.
    A partir do momento em que o homem passou a andar ereto, liberando suas mãos para realizações de atividades uteis a sua sobrevivência e a reunião em grupos e bandos garantiu maior poder diante dos desafios impostos pela natureza. Nas atividades cotidianas, lidamos com vários tipos de tecnologias. As maneiras, jeitos ou habilidades especiais de lidar com cada tipo de tecnologia, para executar ou fazer algo, chamamos técnicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joana, gostei muito do texto da Vani Kenski onde ela faz uma análise de que a tecnologia vem englobar tudo que o cérebro humano pode construir desde a sua criação, o homem vem encontrando meios para viver melhor. Observei também nesse texto que nós não temos como fugir das tecnologias, pois ela surge a partir de uma necessidade do ser humano.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá turma de Pedagogia 2011 PARFOR, escolhi o texto do autor José Carlos Libâneo “Adeus Professor, Adeus Professora?”, que nos fala que o mundo evolui a cada minuto, novas tecnologias surgem a toda hora, será que o papel do educador está ameaçado por essas tecnologias da informação no ambiente escolar?
    Bom, hoje em dia o mundo está conectado pelos mais tecnológicos meios de comunicação, eles fornecem aos seus usuários disposições emocionais, intelectuais e dão conhecimento amplo e variado de todos os assuntos.
    Nesse sentido, há posicionamentos no setor educacional de se analisar a possibilidade do papel da escola ser descartado em meio esse ambiente informacional, proporcionado pelas NTCI.
    Porém, analisando essa possibilidade, concluo que ela é apenas um equívoco, pois o papel da escola não pode ser substituído por nenhuma outra instância, afinal de contas ela cumpre funções que são providas exclusivamente por ela, como oferecer aos alunos a capacidade de ler, escrever e formar cidadãos.
    Portanto, chego a conclusão de que nessa nova sociedade, caracterizada pela multiplicidade dos meios de comunicação, o papel do professor continua sendo o mesmo: Educar. Ele apenas tem que se adaptar a esses meios de comunicação, para que junto com o seu conhecimento, introduza eles também como uma ferramenta de auxílio no aprendizado dos alunos, familiarizando assim, professor, aluno, mídia e multimídia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo com o comentário da Raimunda que o papel da escola é exclusivamente feito por ela, que jamais as tecnologias vão substituir o papel do professor, pois ele terá que sempre está em contato com as transformações tecnológicas.

      Excluir
    2. Olá, Raimunda, gostei do texto que você postou de José Carlos Libâneo, "Adeus professor, adeus prefessora?"
      É certo que as práticas docentes recebem o impacto das novas tecnologias da comunicação e da informação, provocando uma reviravolta nos modos mais convencionais de educar e ensinar e que precisamos trabalhar na formação inicial e continuada, pois é por meio de integração das NTCI nos currículos de desenvolvimento e habilidades cognitivas e operativas para o uso das mídias e formação de atitudes favoráveis ao seu emprego e a inovação tecnológica em geral.

      Excluir
    3. Olá, colega, tudo bem?
      Achei interessante seu texto por falar dos avanços tecnológicos, que conecta o mundo todo. Isso é visto, a todo instante, desde as crianças até os adultos. Pois cada vez mais, estamos dependentes das tecnologias modernas e nos sentimos induzidos, a acompanhar a realidade que nos cerca, mais ainda nos sentimos impossibilitados, em utiliza-los na sala de aula, por não haver cursos de capacitação para professores nessa área, quando tem, poucos são contemplados. É um desafio a seguir, é a busca do saber envolvendo um novo jeito de ensinar e vivenciar, nossas pratica pedagógica envolvendo métodos e objetivos a seguir.
      Muito legal falar de um assunto do momento e socializa-lo com os colegas do blog.
      Um grande abraço!

      Excluir
    4. Olá, amada; gostaria de ressaltar um ponto que muito vem se discutindo por vários teóricos e não deixa de ser uma preocupação nossa, enquanto educadores, numa era em que somos criticados por muitos de nossos colegas: jamais seremos ultrapassados pelas máquinas; sobressaímo-nos a elas, por sermos dotados de amor, afeto, valores e emoções, enfim a maior tecnologia de todos os tempos é o cérebro humano. Quem tem?...
      Portanto, não se preocupe...
      Abraços.

      Excluir
  6. Oi turma Pedagogia 2011-1 PARFOR! Boa tarde Professora!
    Tudo bem com vocês?

    Eu me aprofundei bem no texto da autora Vani Moreira Kenski, destaca em seu texto Educação e Tecnologias: O novo ritmo da Informação, o que são tecnologias e por que elas são essenciais, traz conceitos de tecnologia como algo resultante do conhecimento derivado do uso do raciocínio humano, originando o “conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento, à construção e à utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade”; e técnica como sendo “as maneiras, jeitos ou habilidades especiais de lidar com cada tipo de tecnologia, para executar ou fazer algo”. Aqui são apresentadas as diversas fases da evolução das tecnologias ao longo dos tempos e suas implicações em cada sociedade, enfatizando que, atualmente, seu uso se faz presente na maioria das atividades humanas inclusive na educação. Segundo a autora a Tecnologias também servem para informar trata dos aspectos que caracterizam as TIC, discute a concepção de tecnologia de inteligência, aborda a linguagem oral e a linguagem escrita como tecnologias utilizadas na comunicação e foca na nova lógica das tecnologias digitais, ampliada pelo uso da internet que vai modificar as relações nas diversas atividades humanas e interferir nas formas de “pensar, sentir e agir” e de reestruturação da sociedade.
    A autora fala também que as Tecnologias servem para fazer educação, ela apresentar conceitos específicos de educação, sua relação com as tecnologias, se configurando através de novas formas de ensinar e aprender. São abordadas situações de mau uso das tecnologias em educação, evidenciando as experiências que não surtiram efeito positivo, ou seja, não cumpriram com a finalidade da educação que é “oferecer as melhores condições para que ocorra a aprendizagem de todos os alunos”, ao contrário, foram utilizados os recursos tecnológicos de forma tradicional. A educação serve para fazer mais do que usuários e desenvolvedores de tecnologias, são apresentadas algumas possibilidades e potencialidades do uso das tecnologias em educação através de experiênciase inovações através de projetos que veja a utilizar os TICs a favor do ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Turma Pedagogia 2011- PARFOR
    Tudo bem com vocês?

    O Texto que foi escolhido foi de Kenski “O que são tecnologias e porque são essenciais” no qual vem propiciar-nos um melhor entendimento sobre o uso das tecnologias na educação e até mesmo no contexto social e cultural, do qual o individuo está inserido. Contudo podemos observar que ouso da tecnologia já se faz presente desde muito tempo, na vida das pessoas, quando os homens na idade da pedra já conseguiam garantir sua sobrevivência através de suas astúcias, engenhosidade e supremacia no qual dominavam o uso de elementos da natureza. Com o passar dos tempos novas tecnologias foram sendo criadas, não mais para a defesa, mas para o ataque e dominação. E hoje podemos observar que nada mudou, seja da parte das grandes potencias, corporações e poderes políticos que gastam cada vez mais com pesquisas e inovações para diversos setores, seja na descoberta na medicina, para a cura de uma doença ou na criação de novos equipamentos militares tanto para ajudar como para destruir.
    Segundo a autora, a educação também é um mecanismo poderoso na articulação das relações entre poder, conhecimento e tecnologias. Pois a criança desde pequena adquire conhecimentos hábitos, atitudes, habilidade e valores dentro do contexto familiar que vive, definindo assim sua identidade social, resultando do poder educacional de sua família; assim a escola também tem seu papel de autonomia e poder relacionado aos conhecimentos e uso das tecnologias, mediando professores, alunos e conteúdos a serem estudados.
    A escola em si representa em sua maioria um espaço de formação e anseios para a sociedade moderna, relacionada por mudanças velozes, com o uso das tecnologias, possibilitando domínio dos conteúdos e melhor qualidade de vida. Mas no entanto, essa realidade educacional ainda perpassam distante de muitas realidades escolares, principalmente em escolas da zona rural, que não possuem os recursos tecnológicos, onde muitos professores em suas práticas pedagógicas, limitam-se somente ao uso do quadro e giz. As que possuem algum recurso como; computadores, Datashow, etc. ainda são limitados por não possuírem a prática em manuseá-los ou o treinamento técnico..
    É certo afirmar que segundo Kenski, as tecnologias cada vez mais invadem nossas vidas, ampliam nossa memória, garantem novas possibilidades de bem estar e fragilizam as capacidades naturais do ser humano.
    Ficamos cada vez mais, dependentes dos produtos tecnológicos, nos habituamos com o conforto, que muitos proporcionam, sem que haja uma reflexão mais ampla acabam prejudicando o meio que os cercam, tornando-os dependentes tecnológicos.
    Ressaltando que tecnologias não esta só ligada diretamente a equipamentos, mas também a linguagem construída pela inteligência, a fim de propiciar a comunicação entre os membros de um grupo social ou familiar, que hoje devido ao uso de certos recursos tecnológicos como: internet, celular, etc. esta se Transformando em barreiras, dificultando o diálogo, mudando os valores, sua maneira de pensar, sentir e agir. Esquecendo do verdadeiro sentido à vida, que é o respeito, a solidariedade, a justiça e amor ao próximo.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga Jercisandra Sandra, tudo bem? Concordo com o seu texto , pois , a tecnologia é fruto do homem, onde esse, dotado de raciocinio superior, fez usos das diversas ferramentas que a natureza lhe mostrou, no começo com pedras e paus até hoje com computadores e armamentos bélicos que desafiam o que se pensava a poucos anos atrás.O homem dotado de sua ambição habitual utilizou a tecnologia para dominar. Dessa forma , cria-se material bélico e o investimento de grande parte da riqueza de um país para mostrar sua superioridade ou para manter sua hegemonia. O fato é que isso demonstra em grandes escalas , até aonde o homem pode chegar por sua ambição. Mais tais fatos também servem para fazer a criação de instrumentos úteis ao dia-a-dia, refletindo-se até na aprendizagem implantando-se a tecnologia na sala de aula como forma de aprimorar as técnicas de ensino.

      Excluir
  8. Diante dos seis textos apresentados a disciplina Tecnologia, Informática e Educação, optei pelo texto: Adeus Professor, Adeus Professora? Do autor José Carlos Libâneo, ele traz uma abordagem sobre as novas exigências educacionais e profissão docente e como elas estão interligadas.

    No texto de Libâneo, sobre as novas exigências educacionais e profissão docente, fala da relação entre educação e a comunicação que estas estão interligadas e da importância das mídias para a sociedade e essas são as maiores formadoras de opiniões, nessa perspectiva fica clara a necessidade de que o professor de vê está se aperfeiçoando, para conhecer acima de tudo saber utilizar as novas tecnologias e que estas devam ajudar os alunos no processo de formação.
    A prática educativa não acontece somente na escola e ao ensino. A intervenção educativa ocorre em muitos lugares, e de várias formas. Há portanto os agentes educativos formais que são a família, escola e comunidade, como também há instituições sociais, culturais civis,recreativas, meio de comunicação. Etc. Portanto a Escola não detém o monopólio do saber sozinho, depende de outros fatores para atuar em conjunto para que de fato aconteça o processo de ensino aprendizagem e suas tecnologias.
    Ele também defende a necessidade de que os professores devem de se aprimorar de das tecnologias e da comunicação, provando que eles focam uma ação e reflexão, para que os alunos possam elaborar e transformar seus sentimentos, atitudes e valores, e que o uso da tecnologia deve ser considerada um conteúdo escolar necessário para a aprendizagem dos alunos e que ambas estão interligadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa tecnologia está presente na sociedade de um modo geral, ambas estão em transformação e isso ocorre pelo conhecimento humano que constrói e reconstrói-nos mais diferentes aspectos e novas formas de produção e principalmente no processo educativo. Onde o autor enfatiza que o professor precisa ter formação continuada para que ele se sinta capaz de preparar capaz de preparar os alunos um ser ativo e responsável pelas diferentes formas de construção e conhecimentos no processo de ensino-aprendizagem.
      Uma vez que essas novas exigências educacionais são muitas desafiadoras e faz exigência que a escola tenha um novo perfil de ensino aos educando diante dos meios de comunicação no ambiente escolar, são fatores de relevância. Onde a escola deve preparar para um mundo de trabalho onde os alunos se integrem com os meios tecnológicos voltados para o mercado de trabalho onde os alunos se integrem de forma humanitária e formando-os para a cidadania crítica visando educar indivíduos críticos aptos a luta e a justiça social.
      Diante de todas as análises feitas sobre as tecnologias, diz que o ser humano é muito mais capaz de inserção criada por nós mesmos. Dessa forma ele coloca de que a tecnologia é capaz de instruir os alunos em assuntos científicos e exclusivamente didáticos, mas não formam ser humano ético e pensante, honesto, que tenha valores morais ou seja, desprovido desse valores não fará bom uso conhecimentos adquiridos para ser um bom cidadão e conviver pacificamente em sociedade respeitando os valores e os seres humanos.

      Excluir
    2. Olá Célia Farias, gostei do texto que você escolheu de Libaneo “ adeus professora adeus professor” que nos relata a importância e a necessidade de nos aperfeiçoarmos cada vez mais, seja na questão tecnológica, como em nossas prática pedagógicas vivenciada no dia a dia de nossas aulas, que cada vez mais vem exigindo o uso dos recursos tecnológicos, mas também buscando a criatividade e a vontade de fazer a diferença. Contribuindo de maneira eficaz e responsável no desenvolvimento de nossos alunos.

      Excluir
    3. Olá turma, continuando nossa conversa sobre TEXTO 01 –KENSKI. O que são tecnologias e porque elas são essenciais , pude perceber que O uso da tecnologia abriu as portas para o mundo do desconhecido, ou seja, para um mundo onde os esforços podem ser minimizados, depois da máquina de lavar a mulher teve mais tempo para curtir seu próprio tempo, depois da pílula concepcional a mesma se transformou, e até mesmo o tempo para preocupação com o bem estar e outros elementos essenciais para a nossa vida. Sem falar na internet onde as pessoas se comunicam numa velocidade nunca antes pensada. A globalização coloca a mesma informação na mídia no mundo inteiro simultaneamente.
      As tecnologias influenciaram os costumes, modo de se pensar, modo de agir, e até comportamentos, graças a ela a cultura se transformou, as relações sociais se transformam, e assim o homem também se transforma e evolui.
      Mas de outra forma ela assume um caráter de exclusão, privando grande parte da sociedade desses benefícios, ou seja, quem tinha o poder passou a ter mais poder, facilitando sua vida em vários aspectos. Mas ao menos favorecido só gerou desemprego, preocupação, melhoria de qualidade de vida, qualidade essa que se torna cada vez mais distante para muitos.
      A principal mudança foi a busca continua pela atualização, ou seja, a busca pelo conhecimento que hoje, é cada vez mais veloz e difícil de se acompanhar, refletindo-se até na aprendizagem implantando-se a tecnologia na sala de aula como forma de aprimorar as técnicas de ensino, sendo que os professores precisam estar em constante inovação, estar sempre atento a inovação, já que as mesmas cada vez mais fazem parte da realidade dos alunos.
      Não é possível viver sem mediação tecnológica, hoje a tecnologia está presente no vestir, andar, falar, no nosso trabalho, ou seja, em cada passo que damos, mesmo que queiramos fugir isso é impossível.

      Excluir
    4. Olá, Célia! Parabéns pela produção textual.
      Realmente precisamos aprimorar cada vez mais nossas praticas tecnológicas e comunicativas em sala de aula, provando que somos capazes de enfrentar esse desafio exigido em nossa profissão. Juntos com nossos alunos construiremos uma educação melhor com uma aprendizagem inovadora e transformadora.

      Excluir
    5. Parabéns Célia pelo Resumo apresentado do texto "As novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a escola e os Professores", você destaca os pontos crucias que Libâneo aponta, assim como, você atendeu os critérios estabelecidos para atividade.

      Excluir
  9. Caros colega continuando a análise do texto de Kenski, onde ela vem falar das salas de aula aos ambientes virtuais de aprendizagem são discutidas as influencias que as tecnologias exercem na maneira de ensinar e aprender, modificando a dinâmica da sala de aula quer seja, em espaços e tempos predefinidos quanto nos ambientes virtuais de aprendizagem que favoreceram a ampliação do acesso à educação devido à convergência das mídias, a possibilidade de criação de espaços e tempos não-lineares e a aprendizagem colaborativa. Essas novas possibilidades de construção do conhecimento em ambientes virtuais de aprendizagem exigem do professor habilidade para acompanhar ativamente as mudanças e avanços tecnológicos, e de aproveitar as oportunidades que surgem através das constantes modificações ocorridas na sociedade para transformar a educação de maneira significativa, respeitando as diferenças e valorizando as diversas culturas.
    A autora faz projeções acerca do futuro das relações entre as tecnologias e as múltiplas educações cujas diferenças estarão pautadas nas condições de acesso e uso de tecnologias avançadas, na mudança que a relação das novas gerações com as tecnologias irá gerar na forma de ensinar e aprender nos diversos ambientes de ensino e aprendizagem
    Utilizando uma linguagem simples, acessível e de fácil compreensão a relação entre a educação e as tecnologias no atual ritmo da informação, analisa conceitos, aplicabilidade técnica e os diversos usos que têm sido feitos em experiências educacionais mediadas pelas TICs. É aborda também, a facilidade dos jovens ao lidar com as tecnologias e a promoção do protagonismo destes jovens através do uso que fazem das TICs. A autora, entretanto, comete um equívoco ao caracterizar os hackers como causadores de problemas, que invadem perigosamente “atacam, bloqueiam, deformam e roubam informações reservadas de pessoas, empresas e instituições, comparando-os a terroristas.


    ResponderExcluir
  10. Olá turma, continuando nossa conversa sobre TEXTO 01 –KENSKI. O que são tecnologias e porque elas são essenciais , pude perceber que O uso da tecnologia abriu as portas para o mundo do desconhecido, ou seja, para um mundo onde os esforços podem ser minimizados, depois da máquina de lavar a mulher teve mais tempo para curtir seu próprio tempo, depois da pílula concepcional a mesma se transformou, e até mesmo o tempo para preocupação com o bem estar e outros elementos essenciais para a nossa vida. Sem falar na internet onde as pessoas se comunicam numa velocidade nunca antes pensada. A globalização coloca a mesma informação na mídia no mundo inteiro simultaneamente.
    As tecnologias influenciaram os costumes, modo de se pensar, modo de agir, e até comportamentos, graças a ela a cultura se transformou, as relações sociais se transformam, e assim o homem também se transforma e evolui.
    Mas de outra forma ela assume um caráter de exclusão, privando grande parte da sociedade desses benefícios, ou seja, quem tinha o poder passou a ter mais poder, facilitando sua vida em vários aspectos. Mas ao menos favorecido só gerou desemprego, preocupação, melhoria de qualidade de vida, qualidade essa que se torna cada vez mais distante para muitos.
    A principal mudança foi a busca continua pela atualização, ou seja, a busca pelo conhecimento que hoje, é cada vez mais veloz e difícil de se acompanhar, refletindo-se até na aprendizagem implantando-se a tecnologia na sala de aula como forma de aprimorar as técnicas de ensino, sendo que os professores precisam estar em constante inovação, estar sempre atento a inovação, já que as mesmas cada vez mais fazem parte da realidade dos alunos.
    Não é possível viver sem mediação tecnológica, hoje a tecnologia está presente no vestir, andar, falar, no nosso trabalho, ou seja, em cada passo que damos, mesmo que queiramos fugir isso é impossível.

    ResponderExcluir
  11. Olá colegas da pedagogia 2011-1 o texto que eu escolhi foi da autora Vani Moreira Kenski pois o mesmo chamou muita a tenção. educação e tecnologia .
    EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

    EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

    Quando falamos em educação envolvemos toda a classe social de profissionais. Hoje em dia as tecnologias estão intimamente associadas à educação.
    As inovações utilizadas na educação tem, obtido enormes êxitos, principalmente pela internet, que nos proporcionam um universo imaginável de conhecimentos. Podemos dizer que ter uma tecnologia, é, ter um poder a mais nas mãos.
    A tecnologia que hoje vivemos em alto nível, é o resultado do conhecimento. E da astucia do homem colocada em prática. Pois são essas práticas que hoje temos espalhados em vários campos, como: Bioquímico, produto tecnológico, na robótica e outros.
    Um dia, a tecnologia que hoje vivemos quase em perfeição. Já foi muito rudimentar, e muito limitada, pois os conhecimentos não eram relevantes, e principalmente não eram colocadas em prática. Hoje no mundo em que vivemos, várias nações que dominam a economia mundial gostam de viver em transformação, ou seja, inovações que modificam suas estruturas essas nações gastam uma boa parte do seu orçamento em busca de tecnologias avançadas dos países desenvolvidos para assim se fixarem no topo.
    Os vínculos entre conhecimento, poder e tecnologias estão presentes em todas as épocas e em todos os tipos de relações sociais. Enciclopédias, dicionários, livros, revistas e jornais, por exemplo, são criados em contextos definidos apresentam informações da ótica de seus autores e editores, ou seja, a informação veiculada em jornal, revista ou livros não envolve a totalidade de informações sobre determinado assunto nem pode ser considerada totalmente isenta e imparcial.
    A evolução tecnológica não se restringe apenas aos novos usos de determinados equipamentos e produtos. Ela altera comportamentos. A ampliação e a banalização de uso de determinada tecnologia impõem-se à cultura existente e transformam não só apenas o comportamento individual, mas o de todo grupo social.
    Nas atividades cotidianas, lidamos com vários tipos de tecnologias. As maneiras, jeitos ou habilidades especiais de lidar com cada tipo de tecnologia, para executar ou fazer algo, chamamos de técnicas. Algumas técnicas são muito simples e de fácil aprendizado. São transmitidas de geração em geração e se incorporam aos costumes e hábitos sociais de um determinado grupo de pessoas. As técnicas ligadas a algumas atividades profissionais, por exemplo, a pesca, a produção de alimentos ou a elaboração de alguns tipos de atividades artesanais, variam muito entre os povos e identificam uma determinada cultura.
    Assim concluo que a tecnologia esta em qualquer lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega Graça Móia, concordo com o seu texto que fala sobre o tema "Tecnologia, Inovação e Educação", pois foram muitos momentos de aprendizado que vieram esses conhecimentos. Abrindo novas possibilidades de inovações e mostrando caminhos para novas metodologias em nosso fazer pedagógico.
      Parabéns!

      Excluir
  12. Olá Maria da Conceição gostei do seu comentário sobre Vani Moreira Kenski, autora do texto “ Educação Tecnologias: o Novo Rítmo da Informação”, eu também vou deixar minhas idéias sobre o texto de Vani que nos coloca como o homem transforma o meio social a qual ele faz parte através de suas invenções, e que essa criação tecnológica evoluiu a cada dia e nós precisamos acompanhar essa evolução, pois, a necessidade da sociedade contemporânea que vivemos e a hera digital que querendo ou não entrou em nossa vida, na nossa casa, no nosso trabalho. Cabe a nos percebermos que fazemos parte dessa hera digital sem nos darmos conta, por exemplo, em nossa casa nós temos todos os aparelhos tecnológicos que a mídia faz nós acreditarmos que não sobreviveríamos sem elas, porque o homem tem que acompanhar a evolução social senão seremos excluídos desse meio social.
    A escola meio que pressionada acabou por aderir aos recursos tecnológicos porque é uma realidade social, dessa forma a educação tem que acompanhar essas mudanças porque precisamos fazer com que os alunos deixem de ser analfabetos digitais e passem a serem conhecedores dos seus direitos e cobrador desses direitos. E os governos tiveram que equipar as escolas para que o aluno se torne capacitado para o mercado de trabalho a qual estão sendo treinados em toda a sua vida como discentes.
    Percebo que ainda falta muito para a educação melhorar, percebo ainda que falta muito investimento do governo para essa melhoria educacional acontecer, principalmente porque falta a qualificação dos profissionais da educação para manusear esses recursos tecnológicos que estão chegando a todas as escolas, pois, não basta ter toda essa tecnologia nas escolas se os professores não sabem como usa – los e conseqüentemente melhorar sua prática educativa. Hoje quem domina a tecnologia tem o poder e o conhecimento em suas mãos, Vani nos deixa bem claro nesse texto que o desafio maior é esse, fazer uma educação mediada pelas novas tecnologias, pois, a tecnologia sozinha não educa ninguém, é preciso parceria entre o homem e a máquina, entre o aluno e o professor, enfim entre todos porque vivemos e convivemos com o outro e dessa forma precisamos do nosso semelhante porque somos parte integrante dessa sociedade que vive hoje vinte e quatro horas conectada com o mundo todo através das novas tecnologias e dessa forma o conhecimento é acessível a todos os que estão abertos a recebe – los.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com você amiga vamos vencer as dificuldades e caminhar juntos educação e tecnologia.

      Excluir
  13. Olá Turma de PEDAGOGIA 2011, eu escolhi o texto da autora Kenski “O que são tecnologias e por que elas são essências”, para dizer que a tecnologia é todos os conhecimentos adquiridos pelo raciocínio e que fez o homem se tornar um ser criador, transformador e renovador das tecnologias, sendo criado não mais para defesa, mas para ataque e a dominação.
    Um momento revolucionário deve ter ocorrido quando alguns grupos primitivos deixaram de lado os machados de madeira e pedra e passaram a utilizar lanças e setas de metal para guerrear. O uso de animais adestrados como cavalos, mudou a forma de realizar um combate. Canoas e barcos a remo eram frágeis diante de caravelas e navios. Com o uso de inovações tecnológicas cada vez mais poderosas, os homens buscavam ampliar seus domínios e acumular cada vez mais riquezas.
    Vimos também que na Guerra Fria, logo após a Segunda Guerra Mundial, foram ocorridos vários avanços científicos que trouxeram inúmeros avanços como o isopor, o forno de micro-ondas, o relógio digital e o computador.
    Segundo o jornalista Fábio Reynol(2004) afirma que os aparelhos automáticos que são evolução de equipamentos desenvolvidos para astronautas, que precisavam de sistema práticos para avaliar a saúde no espaço.
    Como professores modernos, devemos está adquirindo formações e conhecimentos para transformar nossa sociedade, possibilitando o domínio de conhecimentos e o uso da tecnologia que farão a mediação entre professore, alunos e os conteúdos a serem aprendidos. Como professores modernos que somos, devemos está adquirindo formações e conhecimentos para transformar nossa sociedade, possibilitando o domínio de conhecimentos e melhor qualidade de vida. Para isso nossos governantes deveriam está criando projetos qualitativos para a formação adequada para todos os profissionais que precisamse qualificar para desenvolver as tecnologias em sua sala de aula.
    Sabemos que hoje as tecnologias estão invadindo nosso espaço, tornando frágilas capacidades de ser humano. Mas mesmo assim, nós somos capazes de transformá-los e armazenarmos informações concretas para renovar nossos conhecimentos com uma pequena parte do nosso corpo que é o “cérebro”.
    A evolução tecnológica não se restringe apenas aos novos usos de determinados equipamentos e produtos. Ela altera comportamentos, amplia o uso de determinada tecnologia, impõe a cultura existente e transforma não apenas o comportamento individual, mas de todo grupo social.
    O que acabamos de ver é que as tecnologias não são apenas as máquinas, mais muitas outras coisas que talvez estejamos até usando como óculos, dentaduras, próteses e até mesmo a linguagem, isso nos ajuda a viver mais e melhor.
    Mesmo sabendo que é comum que atualidade e as tecnologias estão invadindo nosso cotidiano e que estamos vivendo em plena era da “sociedade tecnológica”, a sociedade ainda se sente assustada e amedrontada com as possibilidades de que se tornem realidade as tramas ficcionais sobre o domínio do homem e da terra pela “novas inteligentes tecnologias”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega! Gostaria de contribuir com seu comentário sobre as “Tecnologias e porque elas são essenciais no nosso dia-a-dia”. Pois é uma realidade desafiadora para todos nós professores, mesmo estando presente em nossas vidas, não temos habilidades e técnicas para utiliza-las.
      Sabemos que as tecnologias cada vez mais invadem nossas vidas, ampliam nossas memórias, garantem novas possibilidades, por isso, enquanto professores, devemos buscar informações para inovar nosso conhecimento, integrando aos nossos alunos. Contudo observei que segundo o texto tecnologia não se restringe somente a produtos eletrônicos mas sim a tudo que nos rodeia, e também é a única forma de se conseguir acompanhar a evolução do mundo e adaptar-se aos avanços tecnológicos. Por isso torna-se necessário uma politica voltada para capacitar os professores, possibilitando o acompanhamento no processo ensino-aprendizagem.

      Excluir
  14. Olá Turma Pedagogia 2011- PARFOR
    Diante dos seis textos apresentados na disciplina Tecnologia Informática e Educação, me identifiquei com o texto da Vani KENSKI que fala sobre as Tecnologias e porque elas são essenciais;
    kenski diz que as tecnologias começaram desde a criação da espécie humana, quando o homem usou o raciocínio para dominar elementos da natureza garantindo sua sobrevivência. Os vínculos entre conhecimento, poder e tecnologia estão presentes em todas as épocas e em todos os tipos de relações sociais, porque as tecnologias invadem as nossas vidas, ampliam a nossa memoria, garantem novas possibilidades de bem estar que fragilizam as capacidades naturais do ser humano.
    Segundo um filósofo francês, o grande desafio da espécie humana na atualidade é a tecnologia, ele diz que, a única chance que o homem tem para acompanhar o movimento do mundo é adaptar-se aos avanços da tecnologia. Na educação é um mecanismo poderoso de articulação porque a criança é educada em um meio cultural familiar onde adquire conhecimentos, hábitos, atitudes, habilidades e valores que define sua identidade social. Da mesma forma a escola exerce seu poder em relação aos conhecimentos e ao uso das tecnologias que farão a mediação entre professores, alunos e os conteúdos a serem aprendidos.
    A escola apresenta na sociedade moderna o espaço de formação não apenas de jovens, mas de todas as pessoas. Com as mudanças velozes, as pessoas procuram na educação escolar a garantia de formação que lhes possibilite o domínio de conhecimentos e melhor qualidade de vida. Hoje o homem utiliza o cérebro como a mais aperfeiçoada tecnologia, pela capacidade de armazenar informações, raciocinar e usar conhecimentos de acordo com a necessidade do momento, sendo que, tecnologia não se restringe apenas em máquinas e sim em outras coisas como: próteses, óculos, dentadura, medicamentos... a linguagem é um tipo especifico de tecnologia é uma construção criada pela inteligência humana para possibilitar a comunicação.
    O conceito de tecnologia como algo negativo, ameaçador e perigoso deixa aflorar um sentimento de medo, as pessoas se assustam com a possibilidade sobre o domínio do homem e da terra. As tecnologias estão tão próximas e presentes que nem percebemos mais que não são coisas naturais. Pense como seria a sua vida e de qualquer pessoa se não tivéssemos as tecnologias?




    Marivalda chaves da cruz











    ResponderExcluir
  15. Olá colegas, escolhi o texto do autor Cysneiros “Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação tecnológica?”, ele se baseou na história da tecnologia educacional e em uma análise fenomenológica da relação ser humano-máquina-realidade, examina uso das novas tecnologias da informação caracterizados como inovação conservadora em educação, como também aspectos da comunicação na sala de aula que podem ser transformados, ampliados ou reduzidos com os recursos da informática.
    Na verdade Cysneiros estava fazendo algumas breves colocações sobre a sala de aula que ele tem em mente ao discorrersobre a qualidade do ensino, ou seja sobre novos desafios, novas abordagens da comunicação mediada pela tecnologia da informática.
    Cada vez mais a tecnologia está se avançando, nós professores muitas vezes por falta de recursos e até mesmo resistência da nossa parte, colocando, o cansaço outros problemas, a frente, vamos acabando ficando para traz, ou seja, desatualizado, que até mesmo que a disciplina que ensinamos está desatualizado e sabemos que aos poucos a tecnologia está sendo introduzida na educação.
    A tecnologia em sala de aula é muito importante e todos os brasileiros deveriam ter acesso, pois as aulas se tornariam mais interessantes, e os alunos teriam mais prazer em estudar.
    Quando utilizam o computador, estamos utilizando a inovação conservadora. Tem escolas que já são informatizadas, possuem laboratórios, mas estão paradas, porque não possuem um técnico na área, não há formações para professores em informática, ou seja, falta treinamentos para professores.
    Por exemplo, muitas escolas da zona rural não estão na Inovação conservadora por vários fatores, não possuem energia elétrica, não tem estrutura física para montar um laboratório, não possuem professores ou técnicos treinados para instruir os alunos.
    A presença da tecnologia na escola, mesmo com bons softwares, não estimula os professores a repensarem seus modos de ensinar nem os alunos a adotarem novos modos de aprender. Como ocorre em outras áreas da atividade humana, professores e alunos precisam aprender a tirar vantagens de tais artefatos. Um bisturi a laser não transforma um médico em bom cirurgião, embora um bom cirurgião possa fazer muito mais se dispuser da melhor tecnologia médica, em contextos apropriados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizabeth, eu concordo com o seu texto, pois estamos vivendo na era da globalização, da informatização, precisamos acompanhar essas mudanças, mais ainda existem muitas dificuldades em estar acompanhando a tecnologia, devido a realidade de cada escola. Mas estamos caminhando aos poucos, pois a tecnologia em sala de aula é muito importante e todos deveriam ter acesso.

      Excluir
    2. Olá Elizabeth!
      Achei interessante seu texto, por tratar-se das novas tecnologias na sala de aula.
      Penso que, quando essas tecnologias são usadas com o objetivo, visando aprendizagem de nossos alunos é muito bom.
      Hoje, o avanço desses recursos didáticos tem facilitado a vida tanto de professores, quanto de alunos.
      Precisamos estimular nossos alunos quanto ao uso produtivo desses equipamentos e assim aproveitarmos o que eles trazem de melhor.
      Parabéns!

      Excluir
  16. Olá! TURMA PEDAGOGIA /PARFOR 2011.
    O texto que foi escolhido foi o da autora VANI MOREIRA KENSKI ,que trás como titulo Educação e Tecnologias.
    A autora vem nos esclarecer que as tecnologias são tão antigas quanto à espécie humana. E que essa tecnologia está inserida no nosso dia a dia podemos dizer que a tecnologia é de suma importância para as nossas atividades a autora esclarece que as tecnologias não foram inventada e sim criada para a facilitação dos nossos trabalhos.
    A educação também é um mecanismo poderoso entre articulação e relação e relação entre poder, as crianças são educadas entre um meio cultural familiar, onde elas adquirem seus conhecimentos, seus hábitos, atitudes, habilidades e valores que definem a sua identidade social. As crianças têm sua forma de se alimentar de se expressar, de se vestir e de se comportar dentro ou fora de qualquer ambiente em que vive.
    Da mesma forma a escola exerce o seu poder em relação aos conhecimentos e aos usos das tecnologias entre professores, alunos e os conteúdos a serem aprendidos. Por sua vez, na ação de professores na sala de aula e no uso que ele faz dos suportes tecnológicos que encontramos a sua disposição para que definimos as relações entre conhecimentos a serem ensinados, o poder do professor e a forma de exploração das tecnologias disponíveis para garantir melhor aprendizagem aos alunos.
    Trabalhar com as tecnologias é ótimo, pois garantem novas possibilidades de bem estar e fragilizam as capacidades naturais do ser humano. Tudo que nos rodeia e até mesmo nos acostumamos são confortos tecnológicos, é interessante lembrar que o conhecimento da história da humanidade, da pré – história aos dias atuais, nas diferentes culturas, tem como referencia importante a tecnologia. Assim conhece-se o período paleolítico caracterizado pelo domínio do fogo e pelo uso da pedra baseada como instrumento de caça e pesca, substituindo pela pedra polida no período neolítico, quando os instrumentos sofriam polimento por meio de atrito.
    Durante esse período desenvolveram – se a agricultura, a criação de animais e a utilização do ouro e do cobre cuja tecnologia foi se aprimorando desse período em diante até os dias atuais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com você lindona a tecnologia e tão antiga e tão importante para a vida do homem e a educação precisa acompanhar essas transformações.

      Excluir
  17. Olá turma de Pedagogia 2011, escolhi o texto do autor Cysneiros “Novas tecnologias na sala de aula: Melhora do Ensino ou inovação conservadora?” ele vem retratar sobre a qualidade de ensino, sobre novos desafios pela tecnologia da informática, onde as escolas é que servem as comunidades carentes que nem sempre as consideram como suas e que não dispõem do recurso tecnológico.
    Nas grandes cidades as salas de aula de tais escolas tem pouco espaço físico, são ruidosas, quentes e escuras, desencorajando qualquer outra atividade que não seja a aula tradicional.
    O professor diante da tecnologia precisa inovar e melhorar suas metodologias, desenvolvendo formas criativas de ensinar. Mas esta situação está melhorando lentamente, pois algumas escolas não possuem recursos tecnológicos. Mesmo com tantos recursos tecnológicos, não substituem o trabalho humano.
    Nossa utopia é sempre tentar mudar a história futura para melhor.
    No inicio do ano oitenta iniciaram-se as primeiras politicas públicas em informática na educação.
    Apesar de ter havido avanços, algumas escolas ainda precisam acompanhar essas mudanças, pois existem muitos fatores que fazem com que não sejam utilizados ainda recursos tecnológicos nas salas de aula.
    A história da tecnologia contém exemplos de inovação conservadora, de ênfase no meio e não no conteúdo. Devido ao efeito dramático, sedutor, da mídia, em certos casos a atenção era concentrada na aparência da aula, tomando-se como algo “dado” o conteúdo veiculado, seja na sala de aula por transparências ou filmes, ou pela difusão ampla de conteúdos, através da TV, do rádio ou mesmo de livros textos cheios de figuras, cores, desenhos, fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alda Lúcia Silva, gostei do texto que você comentou, pois ele retrata os desafios sobre a tecnologia e informática em nossas escolas, pois esta realidade torna-se desafiadora para mim, e para maioria dos professores que vivem longe dessa realidade, principalmente para quem vive em escolas da zona rural, em que o processo de integração da tecnologia nessas escolas, ainda não perpassou dos sonhos de muitos educadores, ou muitos não possuem habilidade e técnicas para manuseá-los, nesse sentido busquemos inovar com métodos criativos e que possibilitem a integração professor- aluno na sala de aula propiciando um ensino de qualidade.

      Excluir
    2. Olá Alda! Parabéns pela postagem do seu texto aqui no blog.
      Gostaria que apresentasse o conceito de "Inovação conservadora" que o Cysneiros (1999) nos apresenta no texto. Assim como, o resumo não contempla o comando da atividade (2000 caracteres).
      Abraços virtuais!!!

      Excluir
  18. Olá, professora e turma de Pedagogia 2011=PARFOR

    Tudo bem com vocês?

    O texto escolhido foi “O que são tecnologias e porque são essenciais! De KENSKI Moreira Vani no qual pude analisar em seu contexto que, segundo a autora, o uso do raciocínio tem garantido ao homem crescente inovações a determinados conhecimentos, derivado de instrumentos, recursos, produtos, processos, ferramentas, tecnologias. Desde o inicio dos tempos, o domínio das tecnologias, assim como o domínio de certas informações, no qual distinguem os seres humanos e as tecnologias de poder.
    Novas tecnologias com o passar dos tempos e até os dias atuais estão sendo criadas, não só para a defesa, mas também para o ataque e dominação, causando o declínio, e aumento da pobreza e a violência entre os povos.
    A educação, também é um mecanismo poderoso de articulação das relações entre poder, conhecimento e tecnologias. Desde pequena, a criança é educada em um determinado meio cultural e familiar, onde adquire conhecimentos, hábitos, atitudes, habilidades e valores que definem a sua identidade social. Da mesma forma, a escola tem seu papel primordial no que tange, as relações de poder e conhecimentos e uso das tecnologias no qual farão a mediação entre professores, alnos e conteúdos a serem aprendidos.
    Contudo podemos observar o uso das tecnologias invadindo as nossas vidas, ampliando nossas memórias, garantindo novas possibilidades no bem-estar, e ao mesmo tempo fragilizando as capacidades naturais do ser humano, tornando-os incapazes de realizar certas atividades dos quais nossos antepassados estavam acostumados a realizar, até mesmo nas zonas rurais, cada vez mais o uso dos recursos tecnológicos, já se faz presença constante, mudando totalmente o contexto econômico e social daquelas que fazem parte dessa realidade.
    Por outro lado podemos caracterizar teconologias, não só com produtos eletrônicos, mas com tudo que faz parte d meio que vivemos desde, um simples óculos, como também aos medicamentos elaborados para tratar de doenças. Frutos da descobertas para os quais contribuem os estudos de muitos cientistas das mais diversas áreas, são tecnologia que ajudam a espécie humana a viver mais e melhor.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Domingas.
      Parabéns pela produção textual. Diante desses questionamentos de KENSKI Moreira Vani: “O que são tecnologias e porque são essenciais.”.
      Posso afirmar que o uso do raciocínio humano tem garantindo ao homem um processo crescente de invenções e inovações. As tecnologias são essenciais na medida em que os anos passam, as tecnologias avançam cada vez mais rapidamente e o homem dotado de inteligência vai à busca de conhecimentos e habilidades onde as mesmas invadem as nossas vidas, ampliando nossa memória, garantindo novas possibilidades de conforto em nossa atividade cotidiana, tudo gira em torno das tecnologias, é o que seria de nós sem as mesmas, não podemos parar no tempo, temos que acompanhar os avanços das ciências tecnologias, aprofundando nossos conhecimentos principalmente na área da informática.

      Excluir
  19. Olá! Turma de Pedagogia 2011

    Quero socializar com você o texto de Paulo GilenoCysneiros, Novas Tecnologias na sala de aula: Melhoria do Ensino ou Inovação Conservadora?

    Cysneiros fala da realidade cotidiana de grande parte das escolas públicas do nosso país, principalmente nos estados do Norte e Nordeste. Sei que vocês assim como eu, já vivenciamos as experiências do autor ao relatar salas de aula de pouco espaço físico, quentes, escuras, professores que se encontram sobrecarregados com aulas em mais de um estabelecimento, faltando-lhe tempo para planejar e experimentar coisas novas. Por outro lado, são professores dignos de respeito pelo desempenho e formas criativas de ensinar e educar dentro das limitações e condições existentes.
    Hoje muito se fala sobre as Tecnologias Educacionais e uma das principais referencias nesta área é o trabalho de Larry Cuban, intitulado, Professores e Máquinas: O uso da Tecnologia na Sala de Aula desde 1920. Cuban estudou a introdução do Rádio, filme, TV e Computador. Entretanto, Cuban chegou à conclusão que o uso de arte, fatos tecnológico na escola tem sido uma história de insucesso, pela resistência de professores, burocracia institucional, equipamentos inadequados, falta de recursos e outros.
    Para Cysneiros, o fato de se treinar professores em Cursos intensivos e de se colocar equipamentos nas escolas não significa que as novas tecnologias serão usadas para melhoria da qualidade do ensino. Para Cysneiros, Inovação Conservadora é quando uma ferramenta cara como o Computador, é utilizada para a realização de tarefas que poderiam ser feitas, de modo satisfatório por equipamento mais simples como: lápis, papel, livros, copiadoras, etc, que nem no vídeo que assistimos lembram?
    Que a professora mudou de recurso, mas não mudou de metodologia.
    Entretanto, as tecnologias educacionais, segundo Cysneiros, não são inúteis, quando trabalhadas por mãos de mestres criativos, dentro de contexto apropriados, é ótimo para atrair atenção do aluno e facilita a comunicaçãoe a vida do professor, quebra a monotonia entre outros.
    Portanto, as novas tecnologias na sala de aula pode trazer melhorias no ensino, mas também pode se tornar apenas uma inovação conservadora, dependendo de quem as utilizam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Márcia, gostei do texto que você postou de Paulo Gileno, Novas Tecnologias na Sala de Aula, que nos relata das experiências na sala de aula, e as estruturas físicas e das dificuldades dos professores, e a falta de planejamento e experimentarem coisas novas, por outro lado ele reforça as possibilidades de estarmos usando esses recursos a nosso favor, para que venha facilitar nosso trabalho e melhorar a qualidade de vida tanto dos professores quanto dos alunos.
      Valeu pelo tema, com certeza irá ajudar bastante nossa prática pedagógica.
      Grande abraço!

      Excluir
  20. Olá! Turma PEDAGOGIA/PARFOR 2011.
    O texto que foi escolhido foi da autora VANI MOREIRA KENSKI, com o título Educação e Tecnologias.
    Professora, BENILDA MIRANDA VELOSO SILVA, é com muito entusiasmo que estou cursando esta disciplina que tanto almejava cursar.
    Diante dos seis textos muito bons por sinal que nos fala das tecnologias onde posso afirmar que o uso do raciocínio humano tem garantido ao homem um processo crescente de invenções e inovações. Por isso escolhi o texto um para dialogar com os colegas de acordo com meu entendimento.
    Na idade da pedra o homem era frágil diante dos outros animais que se manifestavam através da natureza e faziam uso de pau, osso e pedra para fabricar suas armas usando de suas criatividades astuciosas para garantir a sua sobrevivência e ao mesmo tempo se defender dos animais e dos outros homens menos inteligentes que eles.
    Isso causou sentimentos fortes e ambições onde eles passaram a avançar na confecção das armas mais poderosas não mais para se defenderem e sim para atacar isto é se organizaram para a guerra, da conquista pelo domínio cultural onde acontece a revolução aonde algum grupo primitivos deixaram de lado as armas de pedra, madeiras e ossos e passaram a fabricar armas de metais como: a lança e setas usando animais adestrados para montar suas caravelas para a guerra, onde as canoas e barcos se tornaram frágeis. Daí a frente com a evolução das tecnologias e domínio do homem fez com que ele adquirisse poder e acumulo de riqueza.
    Na medida em que os anos passam as tecnologias avançam cada vez mais e o homem dotado de inteligência vai à busca de conhecimentos e habilidades onde as mesmas invadem as nossas vidas, ampliando nossa memória, garantindo novas possibilidades de bem está e fragilizando as capacidades naturais do ser humano.
    Com o avanço das novas tecnologias o mercado vem crescendo cada vez mais. Porém de certa forma torna-se prejudicial, pois uma máquina, por exemplo, pode substituir a mão de obra de várias pessoas deixando-os desempregados. A única chance que o homem tem para conseguir acompanhar o movimento global é adaptar-se à flexibilidade que os avanços tecnológicos impõem a todos indistintamente. É também um duplo desafio na educação.
    Na maioria das vezes em nossas atividades cotidianas usamos tecnologias assim como nas escolas é de fundamental importância à utilização do computador para realização dos trabalhos e atividades da criança.
    No mundo de hoje, tudo gira em torno das tecnologias, o que seria de nós sem as tecnologias, não podemos parar no tempo, temos que acompanhar os avanços das ciências tecnológicas aprofundando nossos conhecimentos principalmente na área da informática, para que possamos transmitir aos nossos alunos esses saberes para que eles também possam estar informatizados para o mundo moderno que exige que todos adquiram conhecimentos e habilidades tecnológicas e assim possam futuramente ingressar no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei bastante interessante o texto da colega Natalina Furtado que você coloca sobre a forma de como é importante as inovações da tecnologia e como ela é de grande importância tanto na educação, como no mercado de trabalho dando oportunidades para poder se atualizar e se qualificar e acompanhar as novas invenções da tecnologia.

      Excluir
  21. Olá! TURMA DE PEDAGÓGIA PARFOR/20011
    Eu escolhi o texto da autora VANI MOREIRA KENSKI
    DA DISCIPLINA TECNOLOGIAS, INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO
    da professora BENILDA MIRANDA VELOSO SILVA
    A tecnologia está inserida em nossa vida a muitos anos atrás com o passar do tempo houve um grande processo de evolução dando espaço para instrumentos , recursos e varias ferramentas .
    Na idade da pedra, os homens conseguiram sobreviver mesmo não tendo todos os recursos tecnológicos , mas eles tinham conhecimentos e habilidades.
    Com o uso da tecnologia podemos observar de forma mais ampla que houve uma grade mudança no processo de desenvolvimento cultural industrial etc...
    O grande desafio e que se nós não se adaptarmos ao meio tecnológico com certeza vamos ficar desatualizados, e os avanços da tecnologia cada vez mais inovador e um conhecimento mais abrangente.
    À medida que o homem foi inventando e descobrindo novas técnicas para a construção do desenvolvimento humano e para a evolução tecnológica surgiram também vários problemas como por exemplo.
    A substituição do homem pelas máquinas isso porque muitas pessoas não tem qualificação principalmente na era tecnológica.
    Segundo o filósofo Francês Lyotard nós só podemos acompanhar todo esse processo de evolução tecnológico se nós nos adaptarmos aos avanços tecnológicos é um desafio muito grande e bastante complexo.
    Sabemos que a tecnologia esta presente no nosso dia a dia dando novas oportunidades que possibilitam a nossa capacidade de aprendizagem,tendo capacidade de um melhor desempenho tecnológico.O conceito de novas tecnologias é variável e contextual .
    Como seria difícil nossas vidas sem o uso da tecnologia principalmente na área da educação mesmo porque nós professores dependemos muito dessa tecnologia para desenvolver um bom trabalho pedagógico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a Claudia quando ela diz que as tecnologias estão presentes em nossa vida cotidiana, e são de fundamental importância para nós enquanto professores, pois no mundo em que vivemos hoje, precisamos está interligado com as tecnologias, ter conhecimentos e habilidades, estar de fato informatizados para que possamos acompanhar os avanços tecnológicos e poder transmitir esses conhecimentos para os nossos alunos, aproveitar as oportunidades que nos está sendo dada com está disciplina, tendo em vista que só vamos aprender a informática, por exemplo, se começarmos a manusear com o computador. E para isso, tivemos como ministrante da disciplina TECNOLOGIAS, INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO a professora Benilda Miranda, pessoa maravilhosa, muito paciente que esta colaborando conosco para que possamos dá o ponta pé inicial.

      Excluir
    2. Eu Odiléia, concordo com a colega Claudia quando ela diz que a tecnologia está presente em nosso cotidiano, porque cabe a nós darmos condições cognitivas afetivas para o aluno poder reordenar e reestruturar essa cultura entre os agentes da ação docente-discente e entre estes e os saberes significativos da Tecnologia.

      Excluir
    3. Olá Claudia. Parabéns pela construção do texto. Seu resumo destaca muito bem os desafios enfrentados pelos professores diante das inserções da tecnologias em sala de aula. Porém faltou atender o comando da atividade (2000 caracteres). Abraços virtuais!!!

      Excluir
  22. Olá! Turma de PEDAGOGIA/PARFOR/2011 e professora BENILDA MIRANDA VELOSO SILVA.
    Quero socializar com vocês sobre o texto o que são tecnologias e porque elas são essenciais de VANI MOREIRA KENSKI.
    A tecnologia surgiu a partir de uma necessidade humana, de acordo com suas necessidades ele organizando o seu pensamento começou a desenvolver técnicas para o seu desenvolvimento.
    Segundo Vani Moreira Kenski. As tecnologias são tão antigas quanto a espécie humana, o uso do raciocínio tem garantido o homem a um processo crescente de inovação, já começa a prática da origem de equipamentos, desde o inicio dos tempos já se domina a tecnologia como domínio de informações tecnológicas e poder, essa relação não mudou até hoje, as grandes potencias procuram se manter na frente em termos tecnológicos , como por exemplo a Guerra Mundial, o mundo se dividiu em dois grandes blocos de poder impulsionando a ciência e tecnologia de forma jamais vista na história da humanidade porque foi descoberto vários tipos de armamentos como bomba, a corrida espacial foi um resultado de avanço cientifico.
    Os vínculos entre conhecimento e poder tecnológico está entre todas as épocas desde o começo da humanidade até os dias atuais.
    A educação também é um mecanismo poderoso de articulação das relações entre poder; desde pequena a criança é educada com um determinado meio cultural familiar, ela adquire hábitos, atitudes, valores e habilidades, essa formação define-se como sua identidade social, a maneira que se comporta, se veste fora ou dentro de casa são resultados de poder, q escola também exerce seu poder em relação aos conhecimentos e ao uso das tecnologias.
    A educação garante uma formação que possibilite o domínio de conhecimento e melhor qualidade de vida.
    As tecnologias invadem nossas vidas ampliando nossas memorias dando-nos possibilidades e fragilizam as capacidades naturais dos seres humanos, somos muito diferentes temos alguns confronto tecnológicos, mas o que seria de nós humanos sem elas, por isso temos que nos aperfeiçoar e buscar sempre conhecimentos para que possamos acompanhar nossos alunos e ajudar nossa comunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com Juscelino Teles, com seu ponto de vista em relação ao texto “O que São tecnologias e Porque Elas são Essenciais”, pois acredito que tanto compreender quanto acompanhar o processo histórico Tecnológico é fenômeno de grande relevância em nosso contexto social, cultural e principalmente educacional.

      Excluir
  23. NOVAS EXIGÊNCIAS EDUCACIONAIS E PROFISSÃO DOCENTE

    O texto de José Carlos Libâneo: Adeus professor, adeus professora?, Vem falar das novas exigências educacionais e profissão docente, já que estamos vivendo em um mundo totalmente globalizado, no qual as tecnologias fazem-se presentes em todos os aspectos de nossa vida.
    Os educadores de forma geral, tem consciência das grandes mudanças que vem ocorrendo nas áreas econômicas, políticas, sociais e culturais na educação e no ensino, levando a uma reavaliação do papel da escola e dos professores, já que não há reforma educacional ou propostas pedagógicas sem professores, pois são elas os mais envolvidos com os processos e resultados da aprendizagem escolar.
    A escola com que sonhamos é aquela que assegura a todos a formação cultural e cientifica para a vida pessoal, profissional e cidadã, possibilitando uma relação autônoma, crítica e construtiva com a cultura em suas várias manifestações, a cultura provida pela ciência, pela técnica, pela estética, pela ética, bem como pela cultura paralela, ou seja, pelos meios de comunicação de massa e pela cultura cotidiana, com a finalidade de formar cidadãos participantes em todas as instâncias da vida social e contemporânea, que atendam as exigências impostas pela sociedade comunicacional, informatizada e globalizada de interação crítica e reflexiva com a mídia e multimídia, conjunção da escola com outros universos culturais, conhecimento e uso da informática, formação continuada, para aprender e aprender a capacidade do diálogo e comunicação com os outros.
    Nesse mundo globalizado, nossos alunos precisam estar preparados para uma leitura crítica de intensas transformações científicas e tecnológicas. Pois a tecnologização do ensino incentiva-nos a pensar que o computador e outras mídias podem substituir a relação pedagógica convencional, criando-se uma ilusão de que o aluno pode ter uma aprendizagem completa apenas com a presença de aluno diante de um computador ou outro equipamento informático.
    Hoje, com tantas inovações, é certo que as práticas docentes tiveram grande impacto das novas tecnologias da comunicação e da informação, provocando uma reviravolta nos modos de ensinar, cabendo ao professor de adequar a esses meios, já que esses equipamentos são bastante favoráveis ao ensino-aprendizagem dentro da prática pedagógica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruth Gaia, sempre bela!
      É certo que as práticas docentes tiveram impactos com os avanços tecnológicos, é essa escola que sempre almejávamos como sonhos para nossa sociedade.

      Excluir
  24. O que são tecnologias e porque elas são essenciais

    Olá Turma de Pedagogia PARFOR – 2011, quero socializar com você o texto que trás como tema: O que são tecnologias e porque elas são essenciais para vida do ser humano.
    Segundo a autora do texto Vani Moreira Kenski, no mundo em que vivemos atualmente as novas tecnologias já utilizadas pelo homem são tão úteis quanto aquelas que vão seguindo ou sendo inovadas a cada dia.
    Segundo a autora, a tecnologia pode ser caracterizada também como um processo cultural histórico, pois ao longo do processo de evolução da espécie humana, o homem enquanto ser presente já vinha criando instrumentos para facilitar a sua vida. Começou a criar objetos como: lanças, machados e etc. Utilizando ossos de animais, lascas de pedras, troncos de árvores entre outros. Esses objetos em relação aquele período já se podia caracterizar como tecnologia, uma vez que, através destes, o homem foi aprimorando cada vez mais essas invenções, vindo a construir o arado para preparar a terra para o plantio, sendo que nesse período da história o homem passou de consumidor a produtor, o que pode ser observado como uma grande evolução para aquele período.
    Nesse contexto, podemos dizer que as tecnologias são de fundamental importância para a evolução humana e melhoria na qualidade de vida, partindo desse pressuposto entendo que falar de tecnologias nos remete a passar em tudo aquilo que trouxe melhoria e transformou a rotina das pessoas, sendo assim, na educação não é diferente, pois precisamos enquanto educadores, detentores de conhecimento e pesquisadores nos aprimoramos cada vez mais nesses conhecimentos.
    Nesta perspectiva, professores e alunos devem trabalhar juntos na cosntrução de novos conhecimentos, pois sabe-se que este não está centrado no professor, mas que precisa ser buscado a cada momento. Sendo assim, precisamos estar sempre em busca desses conhecimentos, pois vivemos na era digital em que estas tecnologias estão impregnadas cada vez mais em nossos lares, exemplo: televisão, computador, celular entre outros estamos sendo bombardeados de informações a todo momento e isso requer conhecimento para saber filtrar o que é bom e o que é ruim, e isso não quer dizer que enquanto educadores não precisamos das tecnologias, e sim que devemos aprender a dominá-las e fazer instrumento colaborador de nosso fazer pedagógico.

    ResponderExcluir
  25. Eu concordo com o Lindomar do texto o que são tecnologias porque elas são essenciais e jamais vão substituir o professor, mas é necessário que a gente acompanhe os meios tecnológicos.

    ResponderExcluir
  26. Olá turma, o texto que eu escolhi foi do livro Adeus professor, adeus professora? do autor José Carlos Libâneo que como tema: Novas exigências educacionais e profissão docente. Pois acho que Libâneo está de parabéns ao fazer os professores olharem melhor para as exigências da sociedade moderna e de refletirem sobre as possíveis mudanças para juntos buscarmos uma melhor educação para todos. Esse livro deve ser lido por todos os profissionais da educação que tenham interesse de agir e não de simplesmente reclamar. Mesmo que mudanças possam levar muito tempo, é importante que cada professor faça a sua parte, contribuindo para a formação de uma educação de qualidade.

    O livro “Adeus professor, Adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente” é de autoria de José Carlos Libâneo – A sétima edição dessa obra foi lançada em 2003 pela editora Cortez (São Paulo), sendo o volume 67 da coleção Questões da nossa época. Libâneo nasceu em 1945 no interior de São Paulo e é graduado e pós-graduado pela PUC-SP, onde obteve o título em Doutor em Filosofia e História da Educação em 1990.
    “Adeus Professor, adeus professora?” é uma obra composta por 104 páginas e está organizada em três capítulos. Esses capítulos “foram escritos para conferências e passaram por algumas alterações para publicação”. Os três textos originariamente foram escritos por volta de 1995-1996 e mais tarde, em 1998, foram lançados como livro pelo próprio autor.
    Esse livro procura apresentar “questões relacionadas com novas exigências de formação de professores postas pelas novas realidades contemporâneas, com olhares voltados para os requisitos de uma qualidade de ensino para todos, orientados por uma perspectiva emancipadora”.
    José Carlos Libâneo comenta o tipo de sociedade na qual estamos inseridos, ou seja, a sociedade pós-industrial, caracterizada “pelas novas tecnologias da informação e da comunicação”, trabalhando com a questão: escolas e professores são necessários? Libâneo deixa claro que nossa sociedade está em frequentes mudanças que trazem benefícios como também prejuízos, seja na economia, na política, na ética ou no cotidiano. É como se estivéssemos em um sistema, onde tudo o que ocorre na sociedade afeta nosso cotidiano. Após expor essa premissa, o autor aborda a educação dizendo que ela “deixa de ser um direito e transforma-se em serviço, em mercadoria, ao mesmo tempo que se acentua o dualismo educacional, diferentes qualidades de educação para ricos e pobres”. Logo, a educação democrática chega a ser uma ilusão, pois o importante para nossa atual sociedade é o desenvolvimento econômico e não o desenvolvimento dos indivíduos de forma igualitária.
    A escola não pode ser vista como a única detentora do saber. A escola não é uma transmissora de informações, a escola deve assumir a postura de desenvolver a capacidade crítica de seus alunos. Na “nova escola” necessária para nossos dias os alunos devem agir como sujeitos e não como recipientes de informações e o novo professor terá que se adaptar às novas exigências do mundo contemporâneo. O autor faz uma proposta bem interessante que é muito útil para qualquer professor interessado em mudanças para suas atitudes. Devemos considerar essa forma de escrita de Libâneo, porque não adianta nada hoje criticarmos o sistema e não oferecermos opções práticas de soluções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Neiva eu concordo com seu texto quando você diz que a educação é um mecanismo poderoso de articulação das relações entre poder,conhecimento e tecnologia.Pois a tecnologia é muito importante nas escolas e temos que acompanhar a essa evolução.

      Excluir
  27. Olá turma de Pedagogia 2011-1 PARFOR!
    Bom dia! Tudo bem com vocês?
    O texto escolhido do autor José Carlos Libâneo vem nos apresentar elementos essenciais para compreendermos a importância das tecnologias no âmbito da educação. Sintetizando que a informação especialmente tecnológica faz parte da educação como todo, porem cada um possui sua necessidade e objetivo, especialmente quanto condiz a uma formação humana.
    Convém ressaltar que dependendo da intencionalidade quando a questão é comunicação deve ter caráter educativo e informativo, principalmente quando sujeitos éprofessor ou formador e alunos.
    Libaneo vem salientar os avanços tecnológicos na comunicação e informação e as possíveis mudanças no processo produtivo envolvendo novas qualificações e, portanto novas exigências educacionais. E isso requer mais exigência educacional, investimento, e a cobrança especialmente pelo neoliberalismo.
    O campo educacional não está especificamente sujeito apenas à escola formal e ao ensino vinda da mesma. No entanto essa educação vem de vários segmentos como bem apresenta o autor seus interesses e intencionalidades. Intencionalidades essas que tem vários objetivos que salienta a prática educativa que está envolvida nas atividades educativas dos docentes.
    É interessante a fala do autor ,quando ele ressalta que, dependendo da situação e do profissional comprometido toda a sua ação é educativa, desde uma simples manutenção até o professor é um pedagogo, ou seja, um educador. Está situando o poder pedagógico e a comunicação juntamente com a tecnologia são ferramentas essenciais.
    Os meios de comunicação como a televisão, rádio e o computador utiliza da sua prática pedagógica, mesmo que não seja diretamente em sala de aula, na escola formalizada.
    No entanto, o novo paradigma produtivoafeta diretamente a educação, podem ter intencionalidade negativa, pois acompanha o processo da globalização e especialmente a economia, e exige muito mais do trabalhar no aperfeiçoamento da qualificação. Mostrando que realmente a democratização ficou a desejar.
    O chamado neoliberalismo tem como intencionalidade alvos políticos. Dessa forma a competitividade fica mais restrito aumento muito mais a exclusão social. No entanto é essencial, a amplicação das novas tecnologias nas escolas dando mais conhecimento e aprendizagem aos alunos, dessa forma abrindo mais espaço no mercado de trabalho diminuindo a seletividade.
    É necessário fortalecer os objetivos e metas que venha efetivar as práticas efetivas para a escola. Porém o autor nos apresenta os impactos dessa nova tecnologia diretamente na educação, tendo grandes impactos na escola.

    ResponderExcluir
  28. Olá colegas da pedagogia 2011, o texto Educação e Tecnologia: novo ritmo da informação que tem como autora Vani Moreira KensKi, vem nos relatar a importância da tecnologia na vida do ser humano. Podemos utilizar a informática em casa, no trabalho, no lazer e principalmente na escola. Em casa a tecnologia está presente não só no computador, mas também no forno de micro-ondas, na televisão, no controle de segurança, no portão eletrônico, e em muitos outros.
    No lazer podemos encontrar a informática nos jogos eletrônicos na internet, no celular e em tantas outras formas de utilização. A tecnologia nasceu da necessidade de auxiliar o homem nos trabalhos rotineiros. A informática está presente em quase tudo que nos cerca. Está por exemplo, em um forno de micro-ondas, quando programamos o tempo de aquecimento de um alimento, ou ainda em um aparelho de som.
    Na verdade a tecnologia existe para nos servir: reduzir o tempo para digitarmos uma carta, aumentar a certeza dos nossos cálculos. As tecnologias invadem as nossas vidas, ampliam a nossa memória, garantem novas possibilidades de bem estar e fragilizam as capacidades naturais do ser humano. Hoje em dias existem uma grande diferença dos nossos antepassados e nos acostumamos com alguns confortos tecnológicos, Ex: água encanada, luz elétrica, telefone etc. Hoje em dias nem podemos imaginar como seria a vida do ser humano sem estas tecnologias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E isso ai colega Evaldo precisamos da teoria e da prática através da sincronia da tecnologia a partir da informática.Pois tudo o que o ser humano produz é tecnologia.

      Excluir
  29. Oi gente!
    Todos os dias as tecnologias invadem nossas vidas, ampliam nossa memória possibilitando nosso bem –estar isso faz com que nós nos acostumamos com alguns confortos tecnológicos Portanto precisamos juntos percorrer esse longo caminho que vem sendo trilhado desde os tempos mais remotos do ser humano podendo assim compartilharmos desses caminhos amplos e agradáveis. Assim diante dos seis textos apresentados na disciplina Tecnologia, Informática e Educação me identifiquei com o texto de Vani Moreira Kenski que diz que ‘ O corpo do ser humano e principalmente o cérebro é a mais diferenciada e aperfeiçoada das tecnologias pois ele possui capacidade de armazenar informações , raciocinar e usar os conhecimentos de acordo com as necessidades do momento percorrendo um caminho de transformações para chegar em um estagio de relação entre Educação e Tecnologia assim entrando e permanecendo num mundo desenvolvido e rico na construção da aprendizagem,pois o desenvolvimento tecnológico vem marcando a cultura e a forma de compreender a nossa historia ,essas descobertas serviram para o crescimento e o desenvolvimento cultural do ser humano. Assim fortalecendo o vínculo entre conhecimento, poder e tecnologia.
    As transformações, conhecimentos e procedimentos da tecnologia possuem uma impressionante rapidez de inovação que nos deixa perplexos diante delas, contudo devemos adquirir habilidades especiais de lidar com cada tipo de tecnologia, pois não devemos ficar alheios aos processos e desenvolvimentos da atualidade, pois, se não nos adaptarmos aos avanços da tecnologia seremos mais um excluído da realidade tecnológica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elis. Muito bom o desenvolvimento do seu resumo, você destaca uns pontos da evolução das tecnologias, isso nos faz refletir sobre as transformações permanentes que acontecem no contexto global, ou seja,os reflexos da globalização na cultura local, Porém, faltou atender o comando da atividade (2000 caracteres). Abraços virtuais!!!

      Excluir
  30. Retornando a discussão do autor Libãneo relata que numa sociedade informatizada, caracterizada pela multiplicidade deixando de lado a escola, porém não se trata de negar os avanços tecnológicos e sim propiciar condições para que os nossos alunos possam usufruir dessa informação e tecnologia. Ainda com todos os impasses negativos, quando condiz a escola, precisamos dessa instituição educativa essas que muitas vezes não usufrui desse aparato informatizado.
    Bem como diz Libaneo, a escola cumpre funções que não são providas de nenhuma outra instancia, que tem a capacidade de formação geral e aindaabre espaços para as sínteses, ou seja, as indagações.
    A escola publica especialmente a brasileira, não poderia desfazer de um papel provedor dar informações. Entretanto, aos poucos, pode ir se tornando cada vez mais uma estrutura de possibilidade e de atribuições de significado da informação, propiciando aos alunos os meios de busca-la, analisa-la, para dar a ela significado pessoal.
    Quando ressaltamos em escola, não podemos esquecer-nos do professor e seu papel educativo, e a ilusão de que as tecnologias e a informação possam substituir o a função do professor e seu espaço de atuação, apenas a atuação de equipamentos tecnológicos. È uma questão a se analisar, para que mais tarde, essa situação não possa se tornar rotineiro e os professores por fatores convencionais possa perder espaço.
    Porém os docentes em sua prática recebem diretamente influencia das tecnologias, mudando na maioria das vezes a sua prática pedagógica e assim podem trazer efeitos cognitivos relevantes. E sabemos das dificuldades da maioria dos docentes em lidar com as tecnologias e a informação que ela proporciona. O essencial é fazer com que possamos contribuir para a democratização dos saberes socialmente significante.
    Pensar que novas tecnologias, facilitam a prática educativa dos docentes é uma postura bastante contraditória, pois a figura do “mestre” jamais será substituída, pelo contrario as novas tecnologias terá sua funcionalidade no apoio não só na formação, quanto na informação. Mesmo tendo o conhecimento que somos cobrados, diariamente pela globalização sustentado pelo neoliberalismo. E o campo educacional é o alvo mais primordial para todo esse acontecimento.

    ResponderExcluir
  31. Olá, colegas da Pedagogia 2011-PARFOR.
    Gostaria de dar minha contribuição com o texto de José Carlos LIBÂNEO, “Adeus professor, adeus professora” 13ª edição , nos leva a uma reflexão, um tanto preocupante na educação quanto as novas tecnologias, não porque ela pode ocupar espaço do professor, mas porque grande maioria dos profissionais daa educação, não esta apta aos novos desafios tecnológicos. Isso dificulta o acompanhamento das novas metodologias, e a troca de experiências entre os profissionais da educação. As novas tecnologias podem facilitar a comunicação entre diferentes, grupos sociais que hoje se encontra no âmbito educacional.
    Esta nova linguagem eletrônica pode em nossa realidade, ainda não esta acessível a todos de modo geral. Criando dois tipos de sociedade, uma conectada e outra sem acesso a essas novas invenções do homem. A tecnologia esta se tornando cada vez mais, necessário ao processo do ensino e aprendizagem, amplia os horizontes para a aquisição de novos conhecimentos e exige ao mesmo tempo do instrutor ou professor, melhor preparo para suprir uma exigência dos educandos que se torna cada vez mais presente em sala de aula. Por outro lado aliena aqueles que ainda não dominam essa nova linguagem, deixando-os as vezes ansiosos por este novo modelo que aos poucos vai se instalando, não só no meio educacional, mais em todos os seguimentos da sociedade moderna.
    Precisamos mudar a nossa forma de pensar em relação a comunicação jovem para podermos alcançar na busca pelas superações dos obstáculos que se apresentam em nosso dia-dia. Saber usar as informações para que não se torne inútil. Como mostra um trecho irônico de Ariano em que fala da ignorância do conhecimento no lugar errado ou aplicado de maneira inconveniente.
    Saber usar os nossos conhecimentos para resolver as situações pelas quais passaram e temos que resolver e deixa-lo mais claro para quem o desejar.

    ResponderExcluir
  32. Olá! Turma de Pedagogia 2011/1, de acordo com os textos apresentado pela disciplina Tecnologia, Informática e Educação, me sentir identificado com o texto Adeus Professor, Adeus Professor? (José Carlos Libâneo) que trata de algumas exigências no campo educacional que focalizam-se no ato docente, onde o professor precisa ter consigo para poder assim desenvolver seu trabalho acompanhando os avanços tecnológicos que acompanham a evolução da sociedade como um todo.
    Hoje novas formas de pensar, de agir e de comunicar-se são introduzidas como habito corriqueiro. Nunca tivemos tantas alterações no cotidiano, medidas por múltiplas tecnologias. As tecnologias invadem os espaços de relações, mediatizando estas e criando ilusões de uma sociedade de iguais, segundo um realismo presente no meios tecnológicos e de comunicações.
    O QUE PODE SER ENTENDIDO COMO UMA LEITURA PEDAGÓGICA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO?
    A pedagogia é a teoria e a prática da educação. A prática educativa não se reduz à escola e ao ensino, pois a intervenção educativa ocorre em muitos lugares, mediante variadas formas como os agentes convencionais – família, escola comunidade e instituições sociais, culturais, civis, recreativas, meios de comunicações etc. Portando a escola, não detém o monopólio do saber.
    Houve um posicionamento decorrente da analise do impacto as novas tecnologias de comunicação e informação na educação é o de destacar o papel da escola na sociedade informacional, pois vendo as dificuldades da escola em acompanhar e utilizar as NTCI, alguns autores, já no inicio dos anos 1970, falavam de uma sociedade sem escolas, anunciando a possibilidade de suprir necessidades de formação em complexos centros de informação, por meio de novas tecnologias (TV, vídeo, computadores etc.).
    Quanto a esse posicionamento não cabe para mim pensar em uma sociedade sem escolas convencionais, não se trata de negar os avanços tecnológicos, o uso mais ampliado de mídias e de multimídias . Entretanto, quantas crianças e jovens podem usufruir dessas condições? Pois há um número imenso de crianças que precisam de escola, que não dispõe dos aparatos informacionais.
    Outra defesa da escola e que ela cumpre funções que não são providas por nenhuma outra instancia. Funções essas que se referem ao suprimento da formação geral, capacidade de ler, escrever, e formação básica e estética, isso a curto prazo e, a longo prazo preciso pensar a escola convertendo-se num “espaço de síntese” considerando a escola como lugar onde os alunos aprendem a razão critica para poderem contribuir significados às e informações recebidas das mídias, multimídias e formas de intervenção educativa urbana, há varias pesquisas que mostram a fragmentação dos programas de TV, vídeos, da propaganda, que propiciam um cultura também fragmentada, com isso, cabe à escola prover as condições cognitivas e afetivas para o aluno poder reordenar e reestruturar essa cultura.

    ResponderExcluir
  33. Oi colega Jercisandra, como vai? Li o seu texto e partilho do mesmo pensamento pois a tecnologia acompanha o homem desde os primórdios e com o tempo foram sendo aprimoradas e novas tecnologias foram sendo criadas e usadas não apenas para benefícios da humanidade mais também como forma de poder e dominação.

    ResponderExcluir
  34. Olá! Turma de Pedagogia 2011/1, diante dos seis textos apresentados na disciplina tecnologia, informática e educação, ministrada pela professora formadora Benilda Miranda Veloso Silva, me identifiquei com o texto de José Carlos Libâneo que fala sobre as novas exigências educacionais e profissão docente, sobre o reconhecimento que cada um de nós como educadores temos que ter sobre a comunicação e a educação que ambas tem que andar juntas para que tenhamos uma visão mais ampla sobre a educação que está acontecendo no nosso dia a dia. Temos que despertar para a compreensão e reconhecimento dos processos comunicativos. E que esses reconhecimentos tem que ter alguma forma, intensão visando alguns objetivos e que esses sejam voltados para a formação do individuo proporcionando-o disposições emocionais e intelectuais para prover de conhecimentos amplos e variados para interagir com o social.
    UMA LEITURA PEDAGÓGICA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.
    Nesse item o autor nos esclarecer sobre a amplitude da educação sobre nossas práticas educativas que não se restringe somente a escola e que os alunos tem uma influencia bastante grande do meio onde está inserido tal como: Família, escola, comunidade deixando em claro que a escola não é a detentora do saber, e que para isso precisa dar o verdadeiro suporte que o seu aluno necessita para desenvolver-se socialmente e ter com objetivo principal o crescimento evolutivo intelectual dos alunos.
    Para isso precisamos diversificar as atividades educativas ampliando as ações pedagógicas em todos os âmbitos porém nossos alunos fazem parte de uma sociedade pedagógica onde os meios de comunicação estão presente diariamente com os mesmos, cabe a nós o esclarecimento mostrando até que ponto esses meios devem estar presente contribuindo com o desenvolvimento do aluno onde estão os avanços e os prejuízos que esses meios podem causar com o mau uso.
    ALGUMAS RELAÇÕES PROBLEMÁTICAS ENTRE NTCI E A EDUCAÇÃO.
    Hoje com os avanços tecnológicos todos os setores necessitam de preparo para poder atender as necessidades do mercado na educação não é diferente porém a cada momento temos que buscar esses conhecimentos principalmente da tecnologia para fazermos com que nossos alunos possam acompanhar o crescimento e desenvolvimento não somente local como regional onde estar inserido.
    ESCOLARIZAÇÃO E NECESSIDADES DO NOSSO PARADIGMA PRODUTIVO.
    Para essa questão o autor nos orienta que os paradigmas partem da intensão da economia e da globalização dos mercados e na relação de trabalho e nos hábitos de consumo.
    Essas necessidades estão fazendo com que a escola use de seos artifícios melhorando a qualidade de ensino colocando suportes para que o aluno possa compreender que o lugar onde frequenta tem compromisso em oferecer o melhor para se socializar com o meio, criando oportunidades para atuar em qualquer setor da sociedade preparando, qualificando, capacitando, desenvolvendo se organizando para enfrentar o mundo globalizado.
    Sendo assim nós educadores temos pela frente muitos desafios, principalmente o de repensar nossos objetivos e o comprometimento que temos que é o de formar cidadãos capacitados para inseri-los no meio social.

    ResponderExcluir
  35. Colegas, continuando a discussão do texto de José Carlos Libâneo.
    SOCIEDADE INFORMACIONAL E MORTE DA ESCOLA.
    Pelo fracasso da escola e as dificuldades em acompanhar os avanços tecnológicos a escola acabou tendo que adaptar para suprir algumas necessidades vivenciadas pelos avanços no mundo moderno.
    Por se um lugar que deve garantir a formação junto da família do individuo. Foi preciso desenvolver estratégias para garantir não somente a firmação mas sim também a qualificação guiados pela razão crítica, significativa.
    TECNOLOGIA INFORMATIVA E SUBSTITUIÇÃO DA RELAÇÃO DOCENTE.
    Para essa questão o autor faz um esclarecimento bastante amplo sobre as praticas utilizadas pelos educadores e comprometimento que a tecnologia, ou seja, os equipamentos tecnológicos podem substituir a relação ao professor com o aluno.
    O que melhora a prática do professor e a clareza da introdução dos significados na cultura da ciência e da tecnologia.
    Os impactos causados com as novas tecnologias da comunicação fazem com que o educador procure uma mudança não só de atitudes como de modos que possam ser convincentes no educar e ensinar.
    IMPACTO DAS NTCI E RESISTÊNCIAS DOS EDUCARES ESCOLARES.
    Nesse contexto o autor atentar as resistências que muitos educadores tendem a indução tecnológica pelas dificuldades das disposições as formações e outros itens que dificultam o acompanhamento e desenvolvimento tecnológico em muitas de nossas escolas.
    Em muitos espaços os educadores ainda encaram como empecilhos incluindo muitas vezes a falta de preparo para atuar com as maquinas, precária formação cultural e cientifica ou a falta de energia...
    INTERAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NA ESCOLA.
    Alguns objetivos que são uteis para que seja inserida as novas tecnologias o autor propõe alguns meios de contribuição, possibilidades, preparação tecnológica do processo de comunicação para que possa servir de mediação culturais que possam caracterizar o ensino.
    IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS – DIDÁTICAS.
    A presença das NTCI provocam reviravoltas nas atitudes dos profissionais da educação onde são obrigados a aprender não somente a utilizar os aparelhos tecnológicos, precisam também a elaborar e a interagir no processo comunicacional fazendo a relação entre os diversos setores da escola principalmente entre professor e aluno que possa existir dialogo que possa transformar ideias, sentimentos e ter o compromisso de educar para o uso correto desses aparelhos tecnológicos que possam seguir para a socialização entre os grupos sociais, educar para o desenvolvimento criticam e social.
    COMENTÁRIO DO TEXTO
    Ao compartilhar a leitura do mesmo texto analisando os comentários feito pelo colega Orlando Soares Mesquita pude ter uma compreensão mais aprofundada sobre os avanços tecnológicos na escola e novas experiências, criando novas formas de pensar e novas ações introduzindo como novos hábitos que devem ser construídos para que possamos atuar como agentes de construção de novos modos e novas técnicas de trabalho.

    ResponderExcluir
  36. Ao compartilhar a leitura do mesmo texto analisando os comentários feito pelo colega Orlando Soares Mesquita pude ter uma compreensão mais aprofundada sobre os avanços tecnológicos na escola e novas experiências, criando novas formas de pensar e novas ações introduzindo como novos hábitos que devem ser construídos para que possamos atuar como agentes de construção de novos modos e novas técnicas de trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Colega Jurandy, compartilhei do texto que você escreveu, achei muito importante seu comentário, quando você concordou com o autor do texto ao relatar que é através da dedicação e responsabilidade que o educador pode desenvolver seu trabalho de forma harmoniosa e clara atendendo as necessidades do mundo globalizado, onde os avanços das tecnologias são muito importantes nos dias atuais nas práticas educativas. Um abraço... Jarbas.

      Excluir
  37. Olá turma de PEDAGOGIA 2001/1; tudo bem?
    Gostaria de contribuir com a reflexão acerca do texto em que Paulo Cysneiros, ao nos falar sobre a realidade do mundo globalizado na contemporaneidade, sintetiza o uso das novas tecnologias da informação caracterizando como inovação conservadora em educação, ao revelar situações da sala de aula que poderiam ser transformados e ampliados com o uso da informática.
    Qualidade... a gente sabe o que é, e, ao mesmo tempo, não sabe. Isso é contraditório. Mas algumas coisas são melhores do que outras, ou seja, têm mais qualidade... Mas o que é “ser melhor”? Porém se a gente tenta definir qualidade, isolando-a das coisas que a possuem então puf!- já há o que falar... [i], (p. 175).
    Ao usar esta citação, o autor refere-se à realidade de grande parte das escolas públicas do nosso país e mesmo as da América Latina. As escolas do nosso país situadas no norte e nordeste e nas regiões rurais, são comunidades carentes que não dispõem do recurso tecnológico mais fundamental que é uma biblioteca atualizada razoável.
    Nas grandes cidades, tais escolas têm pouco espaço físico, são ruidosas, quentes e escuras, dificultando o trabalho intelectual de alunos e mestres. São instituições dependentes da administração central das redes escolares e das oscilações de quem estiver no poder.
    O professor, sobrecarregado com aulas em mais de um estabelecimento, falta tempo para estudar e experimentar coisas novas recebe baixos salários, faz de conta que ensina e os alunos fazem de conta que aprendem; tudo parte de um esgotamento profissional. É esse o panorama que vem se perpetuando ao longo dos tempos em nossa sociedade. As TICs estão aí, cada vez, mais “próximas” de nós; entretanto, nossa cultura do comodismo, do tradicionalismo e da resistência, não nos permite estabelecermos um contato realmente significativo com essas novidades da era digital.
    Achei muito interessante esse texto de Cysneiros, me achei nas falas dele.
    UM GRANDE ABRAÇO À MINHA TURMA!

    ResponderExcluir
  38. Olá! Turma de PEDAGOGIA/PARFOR/ 2011/1 de acordo com os textos apresentados, pela disciplina Tecnologias, informática e educação ministrada pela professora Benedita Miranda Veloso Silva. Identifiquei-me com o texto: As novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a escola e os professores.
    NO pensamento pedagógico comunicação e educação sempre andaram juntas ou comunicação é uma parte da educação. Para o autor Libâneo educação e comunicação caminham juntas , mas não são a mesma coisa. Vale ressaltar que para haver educação é preciso comunicação visando objetivos internacionais. Segundo o autor norte-americano John Dewey toda comunicação é educativa, porque ela proporciona aos indivíduos disposições emocionais e intelectuais.
    Os avanços tecnológicos na comunicação e informação na sociedade atual estreitaram os laços entre práticas educativas e processos comunicativos exigindo qualificações e novas práticas educacionais para acompanhar o processo de internacionalização da economia, a globalização da economia, a globalização dos mercados que influencia diretamente no perfil dos trabalhadores, nas relações de trabalho no hábitos de consumo etc.
    A prática educativa não acontece somente nas escolas, portando a escola não é a detentora do conhecimento. Sabemos que os conteúdos da educação variam de acordo com a sociedade e os objetivos a serem alcançados seguindo seu traço que o caracteriza: a intencionalidade que reflete os efeitos pedagógicos nos meios de comunicação.
    Uma preocupação decorrente do impacto das NTCI na educação é o descartar da escola convencional a escola do quadro negro e giz devido a multiplicidade de meios de comunicação e informação. Não se trata de negar os avanços tecnológicos, e a sua importância na área educacional. No entanto quantas crianças e jovens podem usufruir destas práticas? Não podemos perde o foco o ponto principal, o critério sócio politico, a desigualdade social.
    Junto com a instituição escolar surge também outra preocupação são as práticas convencionais de ensino aprendizagem ou seja a substituição do docente pelos equipamentos de informáticas. Por outro lado, o pedagogo sabe que as práticas docentes recebem impactos das novas tecnologias e que a utilização pedagógica das tecnologias da informação tem seus defeitos cognitivos relevantes, porem não podem ser atribuídos somente a essas tecnologias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Colega Jarbas concordo com você quando fala que a comunicação e Educação devem estar sempre juntas, pois o professor deve ser comunicativo e saber se expressar para que possa desenvolver bem seu trabalho,e também quando fala das máquinas substituindo a mão de obra humana deixando muitas pessoas desempregadas, da substituição do docente pelos equipamentos de informática, que as tecnologias tem suas vantagens e desvantagens em certos pontos.

      Excluir
  39. Olá! Amiga Conceição a aula de ontem foi muito divertida li o seu texto achei muito legal suas ideias junto as ideias da autora sobre educação e tecnologia um texto muito bem esclarecido sobre o que é a tecnologia e como podemos utilizar essa ferramenta espero não parar por aí, mas estou muito animada em fazer um curso de informática brevemente.

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. O que são tecnologias e por que elas são essenciais

    Olá Turma de Pedagogia PARFOR – 2011, quero socializar com você o texto que trás como tema: O que são tecnologias e porque elas são essenciais para vida do ser humano.
    Nossa aula teórica-prática possibilitou a nossa pesquisa a experimentar o blog da disciplina Tecnologias, informática e educação. A afirmação da autora Vani Moreira Kenski, o uso do raciocínio tem garantido ao homem um processo crescente de inovações tecnológicas através da evolução da nova tecnologia nos propõe que ela inova as nossas vidas e amplia nossa memória e garante novas possibilidades de bem-estar a fragilizar a capacidade natural do ser humano. A evolução tecnológica não se restringe apenas aos novos usos de determinados equipamentos e produtos. Ela altera comportamento. A ampliação e a banalização do uso de determinada tecnologia impõem-se a cultura existente e transformam não apenas o comportamento individual, mas de todo o grupo social. A tecnologia transforma sua maneira de pensar, sentir e agir em um determinado objetivo. Educação e tecnologia, o novo ritmo da informação da autora Vani Moreira Kenski.
    A Facilidade de interação e comunicação facilita o ensino-aprendizado na vida do professor e do aluno. A tecnologia é muito importante e ajuda a espécie humana a viver melhor. A tecnologia está presente a todo momento na vida do ser humano.
    Mesmo sabendo que a tecnologia é tão antiga quanto a espécie humana, cada dia que passa, a tecnologia evolui e o ser humano precisa invocar cada vez mais com os avanços da tecnologia.

    ResponderExcluir
  43. Olá turma de pedagogia 2011 PARFOR
    Tudo bem com vocês?

    O texto escolhido foi de Vania Moreira Kenski

    O que são tecnologias e por que elas são essenciais.

    As tecnologias são bastante antigas e surgiram através da inteligência humana.
    Desde o surgimento do homem ele vem tentando criar maquinas ou aparelhos para realizar seus trabalhos.
    Hoje tudo o que nos cerca é tecnologia.
    Esse vinculo do homem com os aparelhos, vem transformando o modo de vida de cada ser humano.
    E criando uma certa exclusão no mercado de trabalho, por que os aparelhos tecnológicos substituíram o trabalho humano, por outro lado, o professional da pedagogia precisa se atualizar para poder manusear os equipamentos da escola.
    Caso contrario, vai continuar dependendo dos trabalhos dos outros.
    Para Lyotard (1988 - 1999), um grande filosofo francês, o grande desafio da espécie humana na atualidade é a tecnologia. Segundo ele, a única chance que o homem tem para conseguir acompanhar o movimento do mundo é adaptar-se a complexidade que os avanços tecnológicos impõem a todos, indistintamente. Este é também o duplo desafio para a educação: adaptar-se aos avanços das tecnologias e orientar o caminho de todos para o domínio e a apropriação crítica desses novos meios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Mira. Tudo bem? O texto escolhido da Vani Kenski, destaca alguns pontos importantes, porém senti necessidade de conceitar o que são tecnologias? Por que elas são essenciais?. Assim como, o resumo não contempla o comando da atividade (2000 caracteres)

      Excluir
  44. Olá, colega Domingas; concordo com seu comentário. Pois estamos vivendo o momento informatização tecnológica, onde a cada instante novas tecnologias são criadas. E é necessário adaptarmos, caso contrário ficaremos para trás.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  45. Olá! Turma de PEDAGOGIA/PARFOR/2011 e professora BENILDA MIRANDA VELOSO SILVA.
    O texto que eu escolhi para partilhar com vocês foi “A Tecnologia e Seus Avanços.
    A tecnologia é uma comunicação na qual seu início não foi na hera da tecnologia mais desde que o homem começou o uso do raciocínio. Então os seus conhecimentos foram da vez mais tendo uma prática dado origem a diferentes equipamentos, instrumentos recursos, produtos, processos, ferramentas, enfim, a tecnologia passou a ter poder.
    Segundo a autora Vani a ação do homem desencadeou novos sentimentos e emoções em nossos ancestrais.a nossa atividade é participar da construção virtual para apresentação de nossas pesquisas sobre educação e tecnologias
    Foi um caminho em um meio a um jardim cheio de plantas, flores e pássaros, sendo possível debater as proposta nos fóruns para o aprofundamento de novas opções em funções dos estudos para entender o que é tecnologias .por causas das grandes potências num momento revolucionário com grandes corporações multinacionais garantindo a manutenção dessa supremacia.
    Muitos equipamentos, serviços e processos foram descoberto durante a tensão que existiu entre estados unidos e união soviética pela ameaça de ambos os lados, ações bélicas sobretudo com o uso da bomba atômica .através do conhecimento, poder e tecnologia são inúmeras formas que estão cada vez mais se ampliando e transformando o aluno e o professor a vivenciar e viver na hera digital e sentir a crescente hegemonia do pensamento neoliberal, como resultado do desenvolvimento e da introdução de novas tecnologias na produção com o agravamento da exclusão social .a globalização da economia e das finanças.
    Há assuntos científicos e polêmicos como os transgênicos, a clonagem e a genoma que são vistos de forma positiva ou negativa. Com isso a evolução tecnológica não se restringe apenas aos novos usos de determinados equipamentos e produtos e sim o comportamento individual ou de um todo grupo social. Porque cada inovação tecnológica em direção ao progresso, transformando sua maneira de agir, pensar, sentir e até refletir.
    A educação também é um mecanismo poderoso de articulação das relações entre poder, conhecimento e tecnologia ambas caminham para uma escola que represente na sociedade contemporânea o espaço de formação não apenas para gerações jovens mais de todas as pessoas que precisam, do espaço como uma evolução na qual garanta novas possibilidades de bem estar na hera digital. Mas a evolução social do homem confunde – se com as desenvolvidas e empregadas em cada época, pois, a tecnologia é comunicação que predominam juntas para uma pedagogia de reconhecimento para as práticas educativas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Colega Odiléia,você está certa quando fala que temos que acompanhar as tecnologias mesmo com seus erros e acertos, sabemos que temos que nos atualizarmos e está informatizados para que possamos desenvolver um trababalho de qualidade com esperança de melhorias em nossa sociedade.

      Excluir
  46. Olá turma de Pedagogia 2011-1 PARFOR!
    O texto do autor José Carlos Libâneo: Adeus Professor, Adeus Professora? nos fala da relação entre educação e a comunicação que sempre andaram juntas e da importância das mídias para a sociedade, onde são as maiores formadoras de opiniões, diante disso fica clara a necessidade do professor estar aperfeiçoando-se para conhecer e saber utilizar as novas tecnologias para ajudar os seus alunos no seu processo de formação.
    Sabemos que a escola não detêm o monopólio do saber e que há vários outros agentes educadores que devem-se levar em conta como ambiente de aprendizagem como: a família e a comunidade. Assim a criança já vem para a escola com esses conhecimentos adquiridos e que cabe a escola saber trabalha-lo em seu favor.
    O autor defende a necessidade dos educadores de se apropriarem da tecnologia e da comunicação provocando uma reflexão, no qual os alunos possam elaborar e transformar as ideias, sentimentos, atitudes e valores. A tecnologia deve ser considerada um conteúdo escolar necessário na aprendizagem.
    Vivemos em uma sociedade em constantes mudanças e não deveria ser diferente com a educação, onde surgem novas formas de produção. Assim deve-se ter sempre para os professores a formação continuada, para que eles se sintam capazes de acompanhar essas constantes transformações que a modernidade exige de nós. E assim o professor possa ser capaz de prepara o aluno em um ser ativo e responsável pelas diferentes formas de construções de conhecimentos no processo de ensino aprendizagem.
    Mas na nossa realidade ainda há muitos professores desqualificados que não buscam se reciclar para poderem desenvolver uma boa atividades em suas salas de aulas. Promover aula inovadora é um dever do professor inovador, assim o professor possibilitará aos seus alunos construir pensamentos críticos, ampliar seus conhecimentos e não serem excluídos, independente de suas diferenças, mesmo em época onde prevalece a modernidade digital.
    As novas exigências educacionais, o novo papel da escola e dos professores, a qualidade do ensino e a formação inicial e continuada de professores, diante da integração dos meios de comunicação no ambiente escolar são fatores de suma importância. Até por isso o docente precisa estar conectado e a cada etapa poder se modernizar e acompanhar de perto essas mudanças de aprendizagem. Porque a máquina não pode ainda substituir um professor mais um professor bem atualizador substitui outro que se estagnou no processo de ensino.
    O ser humano com certeza é muito mais capaz do que qualquer invenção criada por nós mesmos. A tecnologia é capaz de instruir os alunos em assuntos científicos, exclusivamente didáticos, mas não forma ser humano ético, pensante, curioso, honesto, que tenha valores morais, crítico, ou seja, que desprovido desses valores não fará bom uso do conhecimento que adquiriu.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Não esquecendo que Libâneo ainda destaca que os alunos já chegam à escola com muitos conhecimentos e cabe a nós professores trabalha-los de forma correta.

      Excluir
  47. Olá turma de Pedagogia 2011/1, diante dos seis textos propostos pela professora Benedita Miranda Veloso Silva, eu escolhi o texto: Adeus professores, adeus professores? Novas exigências educacionais e profissão docente de autoria de José Carlos Libâneo.
    Neste texto, ele vem nos apresentar questões sobre as novas exigências de formações de professores, onde ele comenta sobre o tipo de sociedade na qual estamos inseridos, ou seja, uma sociedade moderna, caracterizada pelas novas tecnologias de informações e de comunicação com olhares voltados para a perspectiva de um ensino de qualidade para todos, pois sabemos que nossa sociedade estar em frequente mudança, por isso nós educadores teremos que nos adaptarmos a essas novas exigências do mundo moderno para que possamos assumir uma nova postura diante de nossos alunos e que possamos desenvolver a capacidade crítica deles, para que possam agir como sujeito e não como receptor de informações por isso precisamos acompanhar os avanços tecnológicos.
    Esse texto vem fazer com que nós professores possamos olhar melhor para essa exigência da sociedade moderna e possamos refletir sobre as possíveis mudanças, para que juntos possamos construir uma educação de qualidade para todos, mesmo que essa mudança seja demorada mais precisamos fazer parte dela. Essa proposta de Libâneo e muito interessante para o professor que esteja interessado em mudança para a sua atitude, não adianta só criticar o sistema e não mudar de atitude.

    ResponderExcluir
  48. Oi galera ! A colega Luzia explanou bem no texto de Libâneo onde ela fala que a educação e as tecnologia andam juntas e que o professor precisa se antenar e acompanhar essas mudanças digitais se não vem outros professores a acabam ocupando seu lugar.

    ResponderExcluir