quinta-feira, 13 de abril de 2017

FÓRUM DE DEBATE PEDAGOGIA 2016!!!

Olá Caros alunos da Turma Pedagogia 2016!!!


Vamos Compreender, Analisar, Refletir, Problematizar um texto a partir do BLOG

Após a leitura do texto CYSNEIROS (1999) , participe do Fórum de debate opinando sobre a seguinte questão: 

"As tecnologias na sala de aula ajudam na melhoria do ensino ou servem apenas como inovação conservadora?"



Vamos iniciar nossas discussões teórico virtuais!!!


73 comentários:

  1. CYSNEIROS aborda o uso das tecnologias em sala de aula a partir de um olhar crítico, que ao longo do texto vem discutir se o uso dessas novas tecnologias ajudam na melhoria do ensino ou se servem apenas como uma inovação conservadora. Baseia-se nos estudos do professor Larry Cuban, o qual destaca que "sua principal conclusão em suas pesquisas é que o uso das tecnologias na escola tem sido uma história de insucessos", ainda salientar a obsolescência da escola em relação ao uso das tecnologias. Ele também destaca que as políticas públicas de implementação do uso das tecnologias nas escolas não produzem ganhos acadêmicos significativos devido os professores não terem domínio das mesmas.
    CYSNEIROS compreende as tecnologias como mais um dos elementos que podem contribuir para melhoria de algumas atividades nas nossas salas de aulas. Contudo discorda com a ideia de endeusamento das mesmas, que desvaloriza o uso de recurso não tecnológico. Com a implementação das tecnologias nas escolas a ideia que alguns tinham quanto a utilização desses equipamentos, era a de ensinar informática na escola com o objetivo de preparação para o mercado de trabalho, pensada de forma tecnicista, com o intuito de capacitar os alunos á saberem usar esses equipamentos sem sentido pedagógico. Porém esse não deve ser o foco, mas que seja uma ferramenta que possibilitasse o processo de ensino aprendizagem ,usada de maneira que ajude o aluno á ser cidadão consciente, crítico e reflexivo, a qual lhe proporcione não apenas saber usa-las, mas para quê usa-las?, e de que melhor forma usa-las, de maneira que não aconteça o que Nicholas Carr 2010 diz sobre,"mecanização do individuo", mas que o uso dessas tecnologias venham contribuir de forma significativa na vida desses alunos e que não basta a escola ter esses equipamentos modernos em sala de aula, se os mesmos não são usados de forma qualitativa no processo de ensino-aprendizagem, que ao se pensar em implementação de políticas públicas tecnológicas para as escola possa se levar em consideração não apenas o ato de se ter esses aparatos tecnológicos e dizer que foi investido em educação, mas que se invista também na formação continuada de professores, que forme pessoas para fazer a manutenção desses equipamentos e que se tenha verba para manter esses equipamentos para o seu funcionamento, em fim, são uma série de fatores que devem ser levado em consideração que podem refletir de forma positiva ou negativamente no momento de colocar em prática o uso dessas tecnologias nas escolas, é preciso olhar a partir de uma visão holística para só assim compreender a complexibilidade que é o uso dessas tecnologias no processo educacional. É preciso compreender que a educação e as tecnologias devem caminhar juntas, as tecnologias nas escolas devem ser usadas de forma pedagogicamente que contribua para o processo de formação do indivíduo a fim de o mesmo seja protagonista de sua própria história, deve se tomar o cuidado com o uso dessas tecnologias como a internet a fim de que não haja o que CYSNEIROS diz o" colonialismo cultural". Pode -se dizer a partir de uma visão Fenomenológica que a "tecnologia não é neutra" , podendo ser até alienantes, dai a importância de se tomar o devido cuidado quanto seu uso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ ESTER! MUITO BOA A SISTEMATIZAÇÃO APRESENTADA DO TEXTO, ENFATIZANDO A PROBLEMATIZAÇÃO PRA QUÊ USAR AS TECNOLOGIAS?
      OUTRO PONTO QUE O CYSNEIROS (1999) DESTACA UMA DISCUSSÃO MUITO PREOCUPANTE NO QUE SE REFERE A TECNOLOGIA. QUE É A QUESTÃO DA INOVAÇÃO CONSERVADORA. QUEM PODE CONCEITUAR "INOVAÇÃO CONSERVADORA"??

      Excluir
    2. olá ester!
      Muito boa a sua contribuição e complementando o que você disse, cysneiros não era contra a utilização da tecnologia na sala de aula, ele era contra a ideia de que somente ela era capaz ou responsável pelo processo de ensino-aprendizagem. Onde muitas vezes o professor é tido como mero coadjuvante frente a tecnologia, sendo que para o autor ela é tida como mais um dos elementos que podem contribuir para a melhoria de algumas atividades na sala de aula. porém para mim quando ele diz isso, está limitando a tecnologia, sendo que ela pode ser uma das maiores aliadas do educador em suas práticas pedagógicas!

      Excluir
  2. Após ler o texto de CYSNEIROS (1999), cheguei no seguinte ponto.
    Que as tecnologias anda sempre com o ser humano. Pois tudo que utilizamos tem tecnologia até mesmo o batom que eu uso.
    Quando nós falamos em tecnologias sabemos que existem tanto ponto positivo quanto negativo dentro da sala de aula. Mais isso cabe a professora utilizar de maneira correta que possa vim contribuir para o aprendizado dos alunos.
    Segundo CYSNEIROS (1999) o uso dessas tecnologias tem o potencial de modificar os modos de pensar, ensinar e aprender.
    CYSNEIROS (1999) vem dizer que a presencia da tecnologia na escola, mesmo com bons software, não estimula as professores a repensar seus modos de ensinar nem os alunos nem os professores a adotarem novos modos de aprender. Apartir da ir percebemos que tanto o professor quanto o aluno precisam aprender para que a tecnologia possa vim ajudar os professores e os alunos a utiliza-los como uma boa ferramenta no ensino para que possa ser um ensino de qualidade,

    beijos e abraços virtuais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ DANNY! PARA AMPLIARMOS A DISCUSSÃO, O QUE VOCÊS ENTENDERAM QUANDO O AUTOR ANALISA A RELAÇÃO INTERNET, INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO NA PÁGINA 18

      Excluir
    2. Olá professora Benilda Silva.
      O texto do autor CYANEIROS (1999) na pagina 18 vem fazer uma reflexão em torno de uma das realidades da educação, pois atualmente os educadores estão cada vez mais atrelados a tecnologia e a informação, fazendo com que muitas vezes os alunos se sinta cheios de informações que muitas vezes se distanciam da suas realidades.
      Sendo que o ato de educar muitas vezes precisa de dialogo com as realidades daqueles sujeitos onde o saber também se encontra no cotidiano desses alunos que muitas vezes se distanciam desses meios tecnológicos.


      Abraços virtuais.

      Excluir
    3. Com certeza Dani, é preciso que os professores e alunos aprendam a tirar proveito dessas tecnologias, e usa-las de forma que elas possam contribuir para a melhoria do ensino.

      Excluir
  3. Ao ler o texto do autor Cysneiros pode-se concluir que o mesmo cita a realidade das escolas no Brasil e discorre sobre o uso das tecnologias nas salas de aula, através de sua pesquisa e vivência na mesma e também na universidade. Segundo o texto alguns autores consideram o tema "tecnologia educacional" algo inteiramente novo.
    O autor não concorda com alguns discursos de certos defensores da nova tecnologia educacional, que, segundo ele, mostram as mazelas das escolas e acaba deixando implícito vários aspectos em relação à educação.
    Ao ler o texto podemos perceber que o autor dá vários exemplos do uso das novas tecnologias nas escolas e que o mesmo mostra que o uso tecnológico na sala de aula é benéfico, mas que podem trazer algumas consequências. Umas dessas consequências, segundo o autor, é que a presença da tecnologia na escola não estimula os professores a repensarem seus modos de ensinar, nem os alunos a adotarem novos modos de aprender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO BEM MAIANE!VOCÊ DESTACA ASPECTOS QUE O AUTOR CRÍTICA A PRESENÇA DA TECNOLOGIA NA ESCOLA. NOS APRESENTE EXEMPLOS QUE A TECNOLOGIA PREJUDICA AS FORMAS DE PENSAR?

      Excluir
    2. Verdade Maiane Maiara,contudo o autor Cysneiros enfatiza também o uso das novas tecnologias nas escolas como inovação conservadora.

      Excluir
    3. A exemplo de tecnologia, podemos citar a internet sendo prejudicial a certo ponto, pois está deixando pessoas acomodadas com as informações que são encontradas através de um simples clique.
      A internet por sua vez possui uma grande quantidade de informações, mas são poucas as pessoas que sabem coletar as boas informações e fazer sua própria reflexão, crítica em relação o que foi encontrado. Muitos não se dão o trabalho de fazer essa seleção e acabam simplesmente copiando e colando a ideia de um outro autor, e Cysneiros destaca isso sendo algo péssimo, porque as pessoas estão cada vez mais sentindo preguiça de pensar por si só e acabam cometendo plágio, o que é crime. Ou seja, ao invés de ajudar, está prejudicando e regredindo as formas de pensar.

      Excluir
    4. PARABÉNS AMANDA E LUCIANA PELAS CONSIDERAÇÕES DA PROBLEMÁTICA APRESENTADA! ISSO MESMO AMANDA, A INTERNET PODE IMPRIMIR PARADIGMAS TRADICIONAIS QUE PODEM SER CONSIDERADAS INOVAÇÕES CONSERVADORAS. PORÉM ACREDITO QUE A INTERNET GEROU UMA POSSIBILIDADE NUNCA IMAGINADA DE ACESSO AO CONHECIMENTO, MAS AS ESTRATÉGIAS DE APROPRIAÇÃO E PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS A PARTIR DESSES CONHECIMENTOS INEXISTEM, OU PRECISAM SER MELHORES ELABORADAS... POR ISSO A NECESSIDADE DE INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA PARA USO DA INTERNET.

      Excluir
  4. Olá Boa Noite!
    CYSNEIROS (1999) "O fato de se treinar professores em cursos intensivos e de se colocar equipamentos nas escolas não significa que as novas tecnologias serão usadas para melhoria da qualidade do ensino".
    Podemos observar através da fala do autor que apesar, das escolas terem sido contempladas com as tecnologias muita coisa ainda permanece do mesmo jeito, muitos professores continuam com as mesmas metodologias .CYSNEIROS (1999) "A presença da tecnologia na escola, mesmo com bons software, não estimula os professores a repensarem seus modos de ensinar nem os alunos a adotarem novos modos de aprender .Como ocorre em outras áreas da atividade humana, professores e alunos precisam aprender a tirar vantagens de tais artefatos".
    Portanto é importante que os professores tomem consciência de que não basta apenas aprender as técnicas, é preciso também repensar as metodologias e trabalhar a orientação com os alunos para que esses possam utilizar as tecnologias de maneira que venha ajuda-los no aprendizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ SUZI! SUAS CONSIDERAÇÕES BASEADAS EM CYSNEIROS (1999) RATIFICA OS PONTOS ABORDADOS PELA MAYANE E DANNY. DESSA FORMA QUESTIONO: VOCÊ ENCONTRA EXEMPLOS QUE POSSIBILITEM NOVAS FORMAS DE PENSAR E ENSINAR ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS?

      Excluir
    2. Olá professora Benilda!
      As tecnologias ampliam o potencial humano, seja físico ou intelectual e quando empregadas com fim educacional contribui para ampliar as possibilidades do educador de ensinar e do educando aprender.
      Porem, quando se fala em tecnologia na educação, "não se trata de pensar o ensino de informatica, mas, sim, o uso da informatica no e para o ensino e, de modo geral para a educação"(ALMEIDA,1998, p.5).
      (SUZI)

      Excluir
  5. Segundo o autor Larry Cuban, o uso de artefatos tecnológicos nas escolas para melhorar a aprendizagem dos alunos tem sido uma história de insucesso. (Cuban,1920).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI ELIEZER! PONTO IMPORTANTE DESTACADO, APRESENTE PROJETOS QUE NÃO DERAM CERTOS.

      Excluir
    2. Oi professora Benilda, tudo bem?
      Um exemplo, é a emplementacao de tecnologia nas escolas, que tem início com pesquisas que mostram a importância das tecnologias nos sistemas educacionais. Após um tempo é criado políticas públicas para ha introdução e uso de tecnologias na escola. Porém com professores limitados não há ocorrência de ganhos, e mudanças na aprendizagem dos alunos.

      Excluir
  6. Ao refletir sobre o texto de CYSNEIROS (1999,p 11 à 24), penso que as novas tecnologias em sala de aula é de grande valia para a educação. Entretanto, atualmente as escolas, alunos e professores não estão preparados para tal suporte na educação. Desse modo, é necessário a implantação de grandes projetos governamentais que venham dar suporte a introdução dessas tecnologias em sala de aula. Assim ela de fato será eficaz no auxílio ao ensino aprendizagem em sala de aula.
    CYSNEIROS enfatiza que a introdução das novas tecnologias em sala de aula, de maneira que a utilização destes recursos dêem ao estudante a oportunidade de construir conhecimentos para que assim eles, não se tonem meros copistas. Além disso, o uso desses artefatos deve ser atribuído de modo criativo por professores dentro do âmbito escolar.
    (Luciana anjos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fato de colocar equipamentos nas escolas, não significa que irá acontecer uma melhora na qualidade da educação, mas sim uma inovação conservadora. Uma ferramenta é usada para fazer determinada tarefa, que poderia ser feita com uma eficiência melhor por equipamentos mais simples. Como acontece, no uso de computadores para a realização de serviços, que poderiam muito bem ser feito por livros, e até por lápis e papel.

      Excluir
    2. As tecnologias nas salas de aula,com o objetivo de melhorar a educação,com o uso de equipamentos como o computador, nao produz nos professores uma análise de seus métodos de ensinar, e nem estimula a repensarem os seus métodos de ensino, e os alunos não produz novos métodos de aprender. É preciso que tanto professores como também alunos saibam tirar vantagens das Tecnologias . É importante o uso de equipamentos na sala de aula, tanto por professores como por alunos, mas com o objetivo de educar e despertar no aluno o ato do exame crítico.

      Excluir
    3. "Nossa utopia é sempre tentar mudar a história futura para melhor, e nao defendo posições tradicionalista ou contrárias à tecnologia na educação. Vejo as novas tecnologias como mais um elemento que podem contribuir para a melhoria de algumas atividades nas nossas salas de aulas"cysneiros, 1999

      Excluir
    4. Boa Luciana tudo bem?
      Luciana, concordo com você. As escolas não estão preparadas para usar de uma forma adequada as novas tecnologias. Pois, falta profissionais para atuar nessa área, e também uma melhor preparação dos professores, para proporcionar para os alunos uma educação, que realmente traga mudanças e resultados positivos.

      Excluir
    5. OLÁ LUCIANA E ELIEZER! PARABÉNS PELA PARTICIPAÇÃO EFETIVA. PARA DIALOGARMOS AINDA MAIS, COMO PODEMOS POSSIBILITAR A DIMENSÃO CRÍTICA ATRAVÉS DA TECNOLOGIA?

      Excluir
    6. Olá professora,
      Valente diz que: A implantação da informática como auxiliar do processo de construção do conhecimento indica mudanças na escola que vão além da formação do professor. É necessário que todos os segmentos da escola - alunos, professores, administradores e comunidade de paz estejam preparados, e suportem as mudanças educacionais necessarias para a formação de um novo profissional. Nesse sentido, a informática é um dos elementos que deverão fazer parte da mudança, porém essa mudança é mais profunda do que simplesmente montar laboratórios de computadores na escola e formar professores para a utilização dos mesmos. (1999, P.4)

      Excluir
  7. A tecnologia já faz parte do cotidiano de boa parte dos estudantes, dentro e fora das salas de aula. Certo?
    Sendo assim, a parti do texto (3) de Cysneiros (1999) onde ele aborda a respeito da utilização da tecnologia no ensino e que vem se desenvolvendo ao longo das últimas décadas, e a tendência é que ela só aumente. Tanto que as salas de aula tradicionais já sentem o impacto dessas novos instrumentos. E como o Cysneiros(1999) diz que "O fato de se treinar professores em cursos intensivos e de se colocar equipamentos nas escolas não significa que as novas tecnologias serão usadas para melhoria da qualidade do ensino" como pode-se notar, não são elas que vão trazer mudanças na qualidade de ensino, e, sim, a maneira como o professor e o estudante vai manipular a seu favor.
    Outro ponto importante do texto que eu achei, foi quando ele (Cysneiros) diz que, "professores e
    alunos precisam aprender a tirar vantagens de tais artefatos" sendo que muito professores que tem nas suas escolas a contemplação dessas tecnologias, porém, estes professores não tiveram uma educação voltada a essas novas ferramentas e que, portanto não sabem usar e acaba por ser aquilo que Cysneiros(1999) diz, uma "inovação conservadora", pois, não há mudanças no método. Nesses casos, resta ao aluno empregar por conta própria as vantagens dessas ferramentas nos seus estudos e que na maioria das vezes não é utilizada da maneira correta, o que era para ser usada para que os alunos possam aprender mais deixa a desejar pois os mesmos, na maioria das vezes, não sabem manusear.
    (Françoayse Furtado)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Fran.
      Concordo com suas colocações onde menciona que os alunos por falta de instrução correta não sabem utilizar as tecnologias como ferramentas adequadas para ajuda-los em relação aos seus estudos e acabam não tendo proveito das vantagens que tais tecnologias trazem para o âmbito educacional.
      SANTOS, Jonielson Costa dos.

      Excluir
    2. QUERIDOS JONIELSON, FRAN E DEMAIS ALUNOS DA PEDAGOGIA 2016!
      GOSTARIA QUE DIALOGASSEM " ESTUDOS APONTAM PROVÁVEIS CAUSAS DE POUCO SUCESSO DE INOVAÇÃO, TAIS COMO FALTA DE RECURSOS, RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES, BUROCRACIA INSTITUCIONAL, EQUIPAMENTOS INADEQUADOS" (CYSNEIROS, 1999, p.13)

      Excluir
    3. Olá Professora. É o fato em que se instala a participação continua do estado com as entidades de ensino aprendizagem onde a função do mesmo é implementar políticas publicas que venha favorecer tais acesso, e ao invés disso o estado ignora essa concepção.

      Excluir
    4. Olá professora. Complementando a fala do Jonielson, no texto de Cysneiros(1999) onde o autor cita Larry Cuban. Em que enfatiza muito bem essa questão das políticas públicas quando chegam a tás escolas essas tecnologias, é uma total maravilha, porém depois de um tempo o estado despreza, tendo em vista que tás ferramentas precisão de manutenção continuada.

      Excluir
  8. Olá boa tarde!
    Segundo CYSNEIROS(1999) "O fato de se treinar professores em cursos intensivos e de se colocar equipamentos nas escolas não significa que as novas tecnologias serão usadas para melhoria da qualidade do ensino" Posto que, deve-se levar em consideração a realidade vivida pelos educandos onde muito destes estão em contato com essas tics pela primeira vez e isso ocasionam conflitos que inibem o desenvolvimento destes , mas, se tanto os professores quanto os alunos tomarem consciência de que devem usar as tecnologias a seu favor poderão ter ganhos significativos possibilitando uma nova visão de mundo e a construção de novos conhecimentos.
    SANTOS, Jonielson Costa dos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com tua contribuição, pois, até mesmo os professores reconhecem que a tecnologia no ensino pode ser uma importante ferramenta de complementação dos estudos quando usada com consciência e disciplina, claro se estes professores tivessem suporte para utilizar ao seu favor, para com seus respectivos alunos.

      Excluir
    2. OLÁ FRAN E JONIELSON! COMO PODEMOS UTILIZAR A TECNOLOGIA A FAVOR DA EDUCAÇÃO?

      Excluir
    3. Olá professora Benilda. Não basta apenas especializar os professores é necessário conscientiza-los assim como aos alunos a utilizar essas ferramentas de forma que venha despertar e sanar seus questionamentos, criando assim, possibilidades que venha contribuir para sua formação, além disso, é necessário rever a questão da infraestrutura das instituições de ensino em relação as ferramentas tecnológicas onde é de fundamental importância para o desenvolvimento do educando.

      Excluir
    4. Olá professora, podemos usar a tecnologia de vários fatores, um deles é como motivação, tornando as mais atraentes e dinâmicas. Outra maneira, é ampliar a sala de aula para fora do horário do ambiente escolar, assim auxiliando na melhoria do desempenho dos aulos, porém não deixando-os sobrecarregados, também podemos, aprimorar novas metodologias utilizando a tecnologia para melhor aprendizado. E entre outras formas/madeiras, basta saber manusear da maneira certa e ter criatividade na hora de fazer as metodologias.

      Excluir
    5. concordo com seu comentario jonielson,pois a falta de preparo e entendimento de professores e alunos causa um mau uso das tecnologias,dando muitas vezes a ela a vilania de um mau aprendizado.porem o uso conciente dela facilita e muito o desenvolvimento de uma boa aula e um melhor aprendizado.
      BARROSO,HAMILTON BARROSO

      Excluir
  9. Olá colegas da PED-2016!!
    Em algumas escolas de nosso país existe o que cysneiros (1999) em sintonia com escritos de Neves (1994), chamam de inovação conservadora que é "Quando uma ferramenta cara é utilizada para realizar tarefas que poderiam ser feitas, de modo satisfatório, por equipamentos mais simples." É como foi mostrado pela Danny no dia do juri-simulado, em que ela exibiu um video em que se questionava, se para tornar o ensino mais proveitoso, é preciso implantar novas tecnologias ou novas metodologias. Sendo que essa é a realidade de muitas escolas do Brasil, em que são implantadas essas tecnologias, porém continua-se trabalhando com metodologias ultrapassadas. Dessa forma, as escolas devem implantar as tecnologias e a partir daí adequar suas metodologias para contemplar o melhor uso desses meios tecnológicos, e contribuir de maneira significativa no processo de ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Darley, de nada adianta tanta modernidade dentro da sala de aula se o próprio professor não está preparado para receber e encaixar como uma ferramenta em prol do processo ensino- aprendizagem.

      Excluir
    2. OLÁ DARLEY E ADELMO! COMO PODEMOS TRANSFORMAR, AMPLIAR OU REDUZIR OS USOS DO RECURSO DA INFORMÁTICA?

      Excluir
  10. No decorrer da leitura do texto de CYSNEIRO (1999), percebe-se que o mesmo está se tratando das ferramentas tecnológicas na educação. Acredita que a tecnologia é útil sim, mas nas mãos de pessoas criativas que saibam fazer dela um instrumento educacional que venha facilitar a comunicação e a vida tanto do professor, quanto do aluno. Mas em meio a essa facilidade toda que a tecnologia nos proporciona, também podem surgir alguns pontos negativos, e o autor cita a questão do plágio, onde o aluno ao invés de criar suas próprias ideias, simplesmente cola textos prontos que na maioria das vezes impressiona o professor por ter feito um ótimo trabalho. Isso ocorre devido sua pouca ou nenhuma experiência com a internet, por isso, o docente não sabe identificar quando é plágio ou mérito do aluno.
    O autor até acredita que a tecnologia pode contribuir para o desenvolvimento educacional, mas ele não concorda que ela seja a peça fundamental, deixando de lado os demais recursos como o livro, lápis, papel... O fato de equipar uma escola com laboratórios de informática, não quer dizer que isso será aproveitado e usado de forma adequada ao ponto de trazer êxito à educação. De nada adianta saber manusear o computador, a internet e as demais tecnologias que nos são ofertadas, e não saber como usar em favor da educação ao ponto de trazer informações importantes e necessárias para o desenvolvimento ensino-aprendizagem. E para que isso ocorra, é preciso antes de tudo, educar as pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ AMANDA! MUITO BEM, PARA AMPLIARMOS O DEBATE O QUE VOCÊS ENTENDERAM SOBRE A CONCEPÇÃO FENOMENOLÓGICA DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL, CONFORME O AUTOR DISCUTE A PARTIR DA PÁGINA 20

      Excluir
  11. CYSNEIROS (1999) relata que é importante o uso das tecnologias dentro da escola como ferramenta de ensino, mas os professores devem saber aproveitar, adaptar e inovar, não deixando prender somente nela fazendo com que se torne um indivíduo mecanizado.
    A internet é completamente recheada de informações (boas e ruins) que devem ser analisadas pelo professor para que possa levar para dentro da sala de aula algo relacionado a realidade dos alunos despertando seu interesse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde colega!
      Concordo com você, pois o professor deve usar as tics ao seu favor, já que elas nos rodeiam e podem se tornar uma boa aliada para melhorar a edução.

      Excluir
    2. OLÁ ADELMO E TASSIO! CYSNEIROS (1999) DIZ NA PAG.20" EMBORA A INTERNET SEJA COMO UM RECURSO POTENCIAL PARA DETERMINADAS ATIVIDADES EDUCATIVAS, ELA TAMBÉM PODE SER UM FATOR DE COLONIALISMO CULTURAL, OU SEJA, REPRODUÇÃO DA CULTURA DO OUTRO... REDUZINDO A CAPACIDADE DE NOSSAS PRESENÇAS E AMPLIANDO OS FATORES ASSOCIADOS AOS HIPERTEXTOS"

      Excluir
    3. Olá Adelmo. Também concordo com suas palavras, pois o professor com o uso das tecnologias tem que ser criativo e buscar novos métodos que desperte a atenção e interesse do aluno e assim com certeza o professor terá maior exito em suas aulas.

      Excluir
  12. Boa tarde colegas!
    CYSNEIROS (1999) aborda o uso da tecnologia para facilitar o processo de ensino aprendizagem dos alunos, mas a mesma deve ser trabalhada de maneira que ela se torne uma ferramenta que contribua nesse processo, haja vista que assim como pode contribuir ela pode também dificultar a educação, se tornando mais um problema a ser superado pela mesma. Ele também ressalta o preparo do professor para que esse use as tics a seu favor, tornando assim as tecnologias sua aliada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá William! De fato deve ser ressaltado o modo como está sendo trabalhada a tecnologia dentro da sala de aula para a partir disso obtermos bons resultados. A tecnologia não age por si só, é o preparo dos professores, dos alunos e outros membros da escola que irá facilitar a aprendizagem com o uso desta ferramenta.

      Excluir
    2. BOA TARDE TÁSSIO E DAYANA! O QUE VOCÊS ACHAM EM RELAÇÃO AO USO DAS REDES SOCIAIS, AS TIMS (TECNOLOGIAS MÓVEIS), OS JOGOS ELETRÔNICOS NA EDUCAÇÃO?

      Excluir
    3. Olá professofa Benilda! Vivemos em um mundo globalizado então não podemos negar que as tims estão presentes em nosso dia-a-dia e já está mais do que na hora de usarmos isso ao nosso favor na educação. Devemos quebrar o tabu de que celular, redes sociais e jogos eletrônicos só servem para atrapalhar o ensino e começarmos a procurar meios de unir isso ao processo de ensino.
      Creio que despertaria muito o interesse dos alunos e sabendo utilizar essa ferramenta em sala de aula teremos resultados benéficos.

      Excluir
  13. Olá!O texto de Cysneiros (1999) trata da questão do uso da tecnologia no ensino, onde o autor compreende que as tecnologias são importantes tanto na educação quanto em outras áreas, porém critica o modo como elas estão sendo implantadas na escola, já que muitos tem a ideia de que a partir disso a educação se tornará algo mecânico, técnico, sem relevância no ensino aprendizagem, o que nos leva a refletir ao modo de uso das tecnologias em sala de aula.
    Cysneiros aborda o assunto de forma realista e transmite ao leitor a necessidade de conscientização. As tecnologias de fato tem muito a contribuir na educação, porém não fará isso sozinha, o principal papel é daqueles que irão utilizá-las e então teremos resultados significativos, construção de conhecimento e desenvolvimento em todos os âmbitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Dayana grande parte das tecnologias inseridas na educação não estão fazendo nenhum papel, além de apenas entrarem na sala de aula com a tarefa de modernizar, mas sem inovações nas metodologias de ensino .

      Excluir
  14. OLÁ TÁSSIO! MUITO BOM PERCEBER SUA PARTICIPAÇÃO ATIVA NA DISCUSSÃO VIRTUAL! VOCÊ DESTACA A RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS TICS. PARA AMPLIAR O DEBATE COMENTE SOBRE O NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL (NTE) QUE O CYSNEIRO ABORDA NA PG 15

    ResponderExcluir
  15. Ola!boa tarde o texto de cysneiros faz uma abordagem sobre novas tecnologias na sala de aula, ele comenta sua experiencia nas escolas do norte e nordeste e nas regiões rurais."nas grandes cidades, as salas de aula de tais escolas tem poucos espaço físico, são ruidosas, quentes e escuras, desencorajando qualquer outra atividade que não seja a aula tradicional. A arquitetura pobre e o mobiliário desconfortável e precário dificultam o trabalho intelectual de alunos e mestres". Na realidade essa é bem a cara de muitas escolas nessas regiões pesquisadas, a estrutura não oferece conforto aos alunos, vemos reportagens, pesquisas mostrando a dificuldade do aluno em relação a chuva,ao calor a falta de energia elétrica, tornando um processo cansativo ao aluno que procura um estabelecimento estabelecimento confortável, adequado e proveitoso para seus estudos.
    concordo que seja inovação conservadora, "O fato de treinar professores em cursos intensivos e de colocar equipamentos nas escolas não significa que as novas tecnologias serão utilizadas para a melhoria da qualidade do ensino". O ensino na verdade esta sendo sendo copiado através da tecnologia, porque ela so modificou o material a ser utilizado, não mexeu qualitativamente com a rotina da escola, do aluno, ou do professor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega!
      Cysneiro trabalha com a realidade das escolas e realmente destaca que a estrutura física é precária e sem conforto. E também as tecnologias não beneficia os alunos por causa da falta de formação dos professores.

      Excluir
    2. Verdade marinalva bem lembrado que a falta de profissional qualificado também projudica o aluno.

      Excluir















  16. No texto de Cysneiro, ele faz crítica a maneira como está sendo usada a tecnologia nas escolas. As NTEs seriam para desenvolver e facilitar a aprendizagem nas unidades escolares, mas isso está mantendo o ensino conservador de uma maneira moderna e disfarçada que muitos pensam que é uma maravilha a implantação das NTEs por desconhecer a realidade do sistema de ensino e das escolas.
    Podemos perceber com a história da tecnologia e nas pesquisas em escolas que os recursos tecnológicos não estão estimulando a criatividade e a autonomia dos alunos. De quem é a culpa? É da tecnologia? Dos alunos? Dos professores?
    A tecnologia está sendo implantada nas escolas como suporte para os professores oferecer maneira diversas de se aprender, ensinar e para quebrar as aulas monótonas.
    Os alunos são meros aprendente que precisam de instruções de alguém conhecedor do assunto (professor) para ensinar usar a tecnologia a favor dos estudos, ou seja, as coisas boas da internet.
    Para desenvolver o sistema das NTEs os professores deveriam estar preparados para desenvolver este trabalho pedagogicamente, mas na realidade com o uso das tecnologias eles não inovaram a maneira de ensino, não despertam estímulo e criatividade nos alunos, pois estão sendo usada da mesma maneira de ensino de antes das NTEs, buscando apenas pelo pronto e acabado, levando os educandos a não saber pensar criticamente e assim, o ensino as vezes está como inovação conservadora.
    Cysneiro, não é contra o uso das NTEs, ela poder ser muito útil aos professores utilizando para despertar criatividade, interesse dos alunos facilitando o ensino aprendizagem, mas para isso, os professores teriam que ser treinados com formação continuada para o uso do computador de forma pedagógica e para acontecer a formação precisa de apoio de políticas desenvolvendo a formação dos professores.
    Portanto, para se ter uma educação de qualidade com as NTEs primeiramente deve haver política de apoio a pesquisa que façam acompanhamento e deem formação dos professores. Enquanto isso, não podemos cobrar tanto dos professore e alunos porque o problema é a falta de formação dos educadores.









    ResponderExcluir
  17. Como o autor cita no texto estudado, as máquinas tecnológicas não são altamente essenciais na sala de aula, seu uso pode ser substituído por atividades simples e que sejam de fácil acesso para todos os estudantes, dessa forma não geram tantos gastos, além de explorar a criatividade. Ao mesmo tempo que a tecnologia pode auxiliar em alguns pontos, a mesma também pode atrapalhar, por exemplo, pois facilita a cópia de trabalhos prontos que são encontrados na rede, além de que muitos nao sabem como utilizá-la corretamente. Como o texto cita "apenas mudam-se as aparências" (CYSNEIROS), ou seja, o professor muda o objeto de ensino, mas a metodologia permanece a mesma, e a partir do momento que o computador deixa de ser novidade, os alunos perdem interesse novamente com facilidade. É relevante citar também que a tecnologia acaba deixando os professores acomodados, pois estes não buscam mais novos modos de ensinar, assim como os alunos deixam de buscar novas formas de aprender.

    Myellen Karen Contente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Myellen Karen, muito interessante sua colaboração com a discussão no fórum de debate. Além de professores comprometidos com a educação de seus alunos, há também a necessidade do aluno se interessar e comprometer-se com suas atividades escolares, de forma a não utilizar a tecnologia de forma a trapacear seus colegas e seu professor.

      Excluir
  18. Cysneiros, aborda os limites das tecnologias utilizadas em sala de aula, de modo a considerar a realidade das nossas escolas públicas.
    "Vejo as novas
    tecnologias como mais um dos elementos que podem contribuir para melhoria de
    algumas atividades nas nossas salas de aula." Cysneiros (1999).
    Ele expõe a vertente negativa, mas não desconsidera a importância da tecnologia na educação.
    Um dos pontos negativos é a falta de formação continuada para os professores a fim de prepara-Los para utilizar de forma positiva e favorável os aparatos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem.
    Falando positivamente, o acesso à informação em tempo real, as inovações para o benéficio da aprendizagem e etc., contudo ressalta a importância do suporte ao docente para que a tecnologia não entre na escola apenas para "modernizar".
    Andreza Viana

    ResponderExcluir
  19. O texto em questão nos relata que as tecnologias vieram para auxiliar o professor no processo ensino aprendizagem, mas que na realidade nos deparamos com inúmeros problemas que impedem com que essa tecnologia seja usada de modo que venha realmente favorecer o desenvolvimento educacional dos alunos, principalmente os das escolas públicas, uma vez que nem todas tem sala de informática preparada e as que tem não conta com profissionais qualificados tanto para a formação do professor quanto para dos alunos, além de outros problemas como políticas publicas, investimentos e o contexto social em que a escola está inserida.
    Como diz (Cysneiros 1999) "Penso na realidade cotidiana de grande parte das escolas públicas do nosso país...nos estados do do Norte e Nordeste e as regiões rurais, que ainda sofrem de males consideráveis."
    Portanto a tecnologia é muito importante no sentido de proporcionar novos conhecimentos aos educandos, mas que necessita ser olhada de um jeito diferente onde possa está presente no dia a dia de todos os aluno.
    Moisés Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ MOISÉS! VOCÊ DESTACA UMA CITAÇÃO CYSNEIROS(1999) QUE ABORDA QUE ESTAMOS EXCLUÍDO DIGITALMENTE, POR DIVERSOS ASPECTOS ECONÔMICOS, CULTURAIS, GEOGRÁFICOS COMO LOCALIZAÇÃO... PARA AMPLIAR O DEBATE, QUESTIONAMOS: COMO PODEMOS UTILIZAR AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA?

      Excluir
    2. Verdade Moisés as novas técnicas estai presentes sim na escola porém o que temos visto são computadores empilhados nos cantos sem qualquer uso e necessário haver uma estrutura governamental em auxiliar as escolas não só em implantar projetos mas em dar suporte para que eles acontecem deforma positiva e significativa senão ainda vamos continuar no mundo da exclusão digital

      Excluir
    3. As tecnologias móveis hoje estão em todo lugar, sem contar que é mais fácil estar conectado ao mundo quando se tem um aparelho de comunicação em nossas mãos por onde quer que formos. Sem contar que a tecnologia auxilia bastante no sentido educacional, trazer estas para dentro de sala de aula proporciona novas experiências aos alunos despertando neles o interesse maior nos estudos.

      Excluir
  20. O autor aborda as dificuldades da inserção das tecnologias nas salas de aula das escolas públicas.
    Fala sobre a maneira errônea que se é colocado a tecnologia na escola, embora destaque os inúmeros benefícios que as tecnologias trazem quando bem utilizadas.
    Aborda a falta de profissionais qualificados sobre como usar em benefício do aluno as inovações tecnológicas.

    ResponderExcluir
  21. Olá! O autor Cysneiros,(1999)propõe um ponto de discussão denominada "inovação conservadora", na qual vem tratar, inicialmente, sobre o uso equivocado de equipamentos caros por funções que poderiam muito bem ser desempenhadas por instrumentos mais simples,como o papel e o lápis. Mas os recursos dessas ferramentas não são explorados, acabando por não atingir qualidade no serviço da escola, fazendo com que não haja mudanças reais, só aparentes. A atenção fica concentrada apenas na aparência e não no conteúdo.
    Outro ponto de reflexão é sobre o uso do programa power point, em que os professores mal instruídos acabam por utilizar a tecnologia de modo "tradicional", mesmo que sua metodologia aparente ser tecnológica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ TELMA E THAIS! QUE BOM QUE EXPERIMENTARAM O BLOG PARA DISCUTIRMOS SOBRE O TEXTO CYSNEIROS(1999). VOCÊS DESTACAM O USO DAS TECNOLOGIAS DE FORMA TRADICIONAL, COMO SERIA UTILIZAR AS TECNOLOGIAS DE FORMA CONSTRUCIONISTA?

      Excluir
    2. OLÁ Colega Thaís
      Concordo com você, pois a falta de apoio para formação de professores leva ao mal uso das tecnologias nas escolas e também ao desconhacimento dos alunos de forma adequada.

      Excluir
  22. PARABÉNS AOS ALUNOS QUE PARTICIPARAM DO FÓRUM DE DEBATE NO BLOG DA DISCIPLINA. ESSA ATIVIDADE TEM COMO OBJETIVO: DISCUTIR O TEXTO NOVAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA: MELHORIA DO ENSINO OU INOVAÇÃO CONSERVADORA? (CYSNEIRO,1999) ATRAVÉS DE UM RECURSO TECNOLÓGICO QUE FOI O BLOG, POSSIBILITANDO UMA SOCIALIZAÇÃO DAS IDÉIAS DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NO DEBATE.

    ResponderExcluir
  23. Minha avaliação conceitual sobre as Novas Tecnologias na sala de aula segundo Costeiros relacionado a esse contexto histórico das novas Ti direcionada a educação visamos uma qualidade de ensino e como está nova tecnologia avançada está sendo utilizada nas salas de aula? Sabemos que na realidade a real situação de nossasescolas públicas de nosso país e preocupante principalmente voltada as regiões Norte enordesteas comunidades carentes pois não recebem amparo das Novas tecnologias dos representantes do estado. Esses recursos ajudarão seres humanos e máquinas em nosso dia a dia visando uma dada realidade a qual o estudante almeja na educação.
    Sabemos ainda que estamos presos em um ensino tradicional por mais que professores seempenhem em sua qualificação ainda assim a educação caminhada a passos lentos. Os contrastes sócias presentes precisam de apoio GO governo para que as. TI estejam presentes na escola de forma proveitosa prazerosa e significativa.

    ResponderExcluir
  24. Após ler o texto de Cysneiros posso dizer que ele não era contra a utilização da tecnologia na sala de aula, ele era contra a ideia de que somente ela era capaz ou responsável pelo processo de ensino-aprendizagem. CYSNEIROS compreende as tecnologias como mais um dos elementos que podem contribuir para melhoria de algumas atividades nas salas de aulas. Mas que seja uma ferramenta que possibilitasse o processo de ensino aprendizagem, usada de maneira que ajude o aluno á ser cidadão consciente, crítico e reflexivo.
    Mas que o uso dessas tecnologias venha contribuir de forma significativa na vida desses alunos e que não basta à escola ter esses equipamentos modernos em sala de aula, se os mesmos não são usados de forma qualitativa no processo de ensino-aprendizagem, que ao se pensar em implementação de políticas públicas tecnológicas para as escola possa se levar em consideração não apenas o ato de se ter esses equipamentos tecnológicos e dizer que foi investido em educação, mas que se invista também na formação continuada de professores, que forme pessoas para fazer a manutenção desses e diversos fatores que deve ser levado em consideração.

    ResponderExcluir
  25. E alem do mais vale-se ressaltar da situacao da qualidade precaria dos ambientes que se encontram os equipamentos e também da falta de qualificacao dos professores para passar o conhecimento necessario ao aluno.

    ResponderExcluir
  26. o texto de cysneiros (1999) destaca que não é apenas a escola ser moderna, ter bastante computador, mas ter profissional qualificado na área da informática educativa, para que se tenha uma boa aprendizagem para os alunos.

    ResponderExcluir
  27. Segundo (Cysneiros, 1999), a tecnologia não pode ser tratada como “salvadora da Pátria”, não se pode endeusar a mesma na certeza de que ela sozinha pode ser a grande mudança na melhoria do ensino-aprendizagem. Como em seu texto ele cita: "O fato de se treinar professores em cursos intensivos e de se colocar equipamentos nas escolas não significa que as novas tecnologias serão usadas para melhoria da qualidade do ensino". A tecnologia na escola deve adentrar no intuito de colaborar como uma ferramenta que o professor pode usar para lhe ajudar no cumprimento das metas para com os educandos, onde se visa formar cidadãos protagonistas de sua própria história, assim como formar cidadãos conscientes e pensantes.
    Outro ponto importante que (Cysneiros, 1999) aborda é a questão da exclusão digital, quando ele diz: "Penso na realidade cotidiana de grande parte das escolas públicas do nosso país...nos estados do Norte e Nordeste e as regiões rurais, que ainda sofrem de males consideráveis." Nessa perspectiva é que pensamos na necessidade se pensar em políticas públicas voltadas para inserção da tecnologia em escolas e lugares que ainda é de difícil acesso, uma vez que não pode conformasse-se com esta realidade, pois sendo assim já estaria condenando à marginalização e a pobreza e reforçando a exclusão digital.

    ResponderExcluir