terça-feira, 25 de abril de 2017

DIÁRIO DE BORDO CONSTRUÍDO PELO JOÃO CÂNCIO

Diário de bordo do dia 25/04/20017


Bom dia alcateia, em primeiro lugar gostaria de parabenizar as equipes que muito se empenharam para realizar os trabalhos que foram apresentados neste dia.

 “Entre mortos e feridos todos sobrevivemos”

            Tentamos começar a aula o mais cedo possível, apresentando o trabalho para economizar tempo, porém devido a muitos imprevistos houve alguns a atrasos nas apresentações. Todas sem exceção tiveram dificuldades técnicas com os computadores, o Datashow ou com a caixa de som, toda via, gostaria que não se apegassem a esses contratempos, pois estes são muito pequenos diante da grandiosidade do conteúdo do projeto de cada equipe.

            A primeira apresentação foi da equipe da qual faço parte, carinhosamente chamada de “PED CABRA”, ela trabalhou a fotografia, mostrando as paisagens naturais e culturais de Cametá e sua interação. A apresentação foi feita em forma de uma aula, que inicialmente foi esplanada usando as fotos de diversas praias de Cametá definindo bem a diferença dos dois conceitos de paisagem e mostrando como elas se mesclavam nas fotos. Depois se mostrou as fotos de alguns monumentos da cidade e foi explicada a importância histórica dos mesmos.

            Posteriormente a segunda equipe expos seu trabalho sobre os softwares educativos, que foi dividida em duas partes, uma pratica e outra teórica, a primeira parte foi uma breve orientação de como proceder diante dos softwares, a segundo foi na sala de informática em que experimentamos na prática e vimos todo o potencial dessas TICs. As opções de da pratica era um aplicativo onde poderíamos pintar desenhos prontos, outro que trabalhavam raciocínio lógico e o ultimo era o conhecido Paint.  Vale ressaltar que os dois primeiros não davam tanta liberdade para a criatividade quanto o último, mas a equipe apontou a importância de trabalhar todos.

            A última equipe nos surpreendeu superando as expectativas, pois além de elaborar o projeto o pôs em pratica com uma atividade com crianças usando o celular em um ambiente muito bonito no seminário São Vicente.  Expondo na pratica o bom uso desse aparelho que ainda é muito polêmico nas escolas. Mas como foi mostrado pelo G6 devemos superar esses preconceitos e sob uma nova ótica explorar todas as potencialidades desse aparelho. Toda via como equipe ressaltou, a tecnologia não deve ser ter um fim em si mesma, por isso a importância indispensável do professor para orientar os alunos quanto ao uso das TICs.

            Este foi o fim da odisseia daquele dia, obrigado a todos, em especial as pessoas que apresentaram. Continuem sempre com o bom trabalho em grupo seja nas equipes ou na turma da pedagogia 2016.

“A FORÇA DA ALCATEIA É O LOBO, E A FORÇA DO LOBO É A ALCATEIA”.
(Rudyard Kipling)

6 comentários:

  1. Alcatéia kk
    Muito bem, todas as equipes foram boas. Parabéns João

    ResponderExcluir
  2. Parabéns João teu diário foi muito bem elaborado.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo ótimo diário, menino lobo kkk

    ResponderExcluir
  4. Parabéns joão, ficou ótimo o diário.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns João, ficou ótimo o diário.

    ResponderExcluir