terça-feira, 25 de abril de 2017

DIÁRIO DE BORDO CONSTRUÍDO PELO JOÃO CÂNCIO

Diário de bordo do dia 25/04/20017


Bom dia alcateia, em primeiro lugar gostaria de parabenizar as equipes que muito se empenharam para realizar os trabalhos que foram apresentados neste dia.

 “Entre mortos e feridos todos sobrevivemos”

            Tentamos começar a aula o mais cedo possível, apresentando o trabalho para economizar tempo, porém devido a muitos imprevistos houve alguns a atrasos nas apresentações. Todas sem exceção tiveram dificuldades técnicas com os computadores, o Datashow ou com a caixa de som, toda via, gostaria que não se apegassem a esses contratempos, pois estes são muito pequenos diante da grandiosidade do conteúdo do projeto de cada equipe.

            A primeira apresentação foi da equipe da qual faço parte, carinhosamente chamada de “PED CABRA”, ela trabalhou a fotografia, mostrando as paisagens naturais e culturais de Cametá e sua interação. A apresentação foi feita em forma de uma aula, que inicialmente foi esplanada usando as fotos de diversas praias de Cametá definindo bem a diferença dos dois conceitos de paisagem e mostrando como elas se mesclavam nas fotos. Depois se mostrou as fotos de alguns monumentos da cidade e foi explicada a importância histórica dos mesmos.

            Posteriormente a segunda equipe expos seu trabalho sobre os softwares educativos, que foi dividida em duas partes, uma pratica e outra teórica, a primeira parte foi uma breve orientação de como proceder diante dos softwares, a segundo foi na sala de informática em que experimentamos na prática e vimos todo o potencial dessas TICs. As opções de da pratica era um aplicativo onde poderíamos pintar desenhos prontos, outro que trabalhavam raciocínio lógico e o ultimo era o conhecido Paint.  Vale ressaltar que os dois primeiros não davam tanta liberdade para a criatividade quanto o último, mas a equipe apontou a importância de trabalhar todos.

            A última equipe nos surpreendeu superando as expectativas, pois além de elaborar o projeto o pôs em pratica com uma atividade com crianças usando o celular em um ambiente muito bonito no seminário São Vicente.  Expondo na pratica o bom uso desse aparelho que ainda é muito polêmico nas escolas. Mas como foi mostrado pelo G6 devemos superar esses preconceitos e sob uma nova ótica explorar todas as potencialidades desse aparelho. Toda via como equipe ressaltou, a tecnologia não deve ser ter um fim em si mesma, por isso a importância indispensável do professor para orientar os alunos quanto ao uso das TICs.

            Este foi o fim da odisseia daquele dia, obrigado a todos, em especial as pessoas que apresentaram. Continuem sempre com o bom trabalho em grupo seja nas equipes ou na turma da pedagogia 2016.

“A FORÇA DA ALCATEIA É O LOBO, E A FORÇA DO LOBO É A ALCATEIA”.
(Rudyard Kipling)

6 comentários: