segunda-feira, 24 de abril de 2017

DIÁRIO DE BORDO ELABORADO PELO ALUNO DARLEY

Olá colegas da pedagogia 2016! Bom dia!

Como futuros educadores ou profissionais ligados a educação, começamos nosso diário com uma citação de Paulo Freire onde diz que “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco a sociedade muda”. E nós como alunos do curso de pedagogia teremos uma significativa parcela de responsabilidade nessa mudança.

No sábado, 22 de abril de 2017, seria mais um dia de aula da turma PED–2016, porém um dia antes, após conversa com a professora Benilda, foi decidido que a atividade que aconteceria através do chat da plataforma do AVA, que inicialmente seria realizada no sábado, ficaria para o domingo dia 23, onde iria ocorrer a partir das 15:00 horas e o texto debatido seria de ADRIAN e LLANO, de 2006, com título “a informática educativa”.
No entanto, ninguém contava com um imprevisto ao qual a tecnologia de certa forma está exposta, o sinal de internet não estava bom o suficiente para acessar a plataforma Moodle, foram poucos os alunos que conseguiram entrar no chat. Sendo assim, a atividade que ocorreria no AVA, ficou para outro dia e será realizada através do grupo de Whats App da turma.
O texto de ADRIAN e LLANO busca responder questionamentos que são feitos, em relação, a inserção das tecnologias no ambiente educacional. A partir disso temos uma pergunta que inicia toda essa discussão, que é “por que as ditas tecnologias deveriam se inserir nos centros educacionais”. A partir daí surgem respostas como “porque a escola não pode ficar para trás” ou “porque precisamos nos modernizar”.

As equipes do seminário teórico-prático, durante a sexta-feira (feriado de Tiradentes) e o sábado reuniram-se para desenvolver seus trabalhos, que tratam sobre a inserção das tecnologias para auxiliar nas práticas pedagógicas, e dividem-se em: foto, softwares, celular, áudio/música, vídeo e Google Mapas.
Mesmo tendo a atividade de debate através do chat, da plataforma Moodle, os grupos começaram a tratar sobre o tema de seus trabalhos, buscando coletar dados e conteúdo para elaborar seus projetos, e procurando estúdios, pessoas ou instrumentos para auxilia-los na construção de meios para desenvolver e apresentar seus trabalhos.

Sendo assim, obrigado a todos por estarem lendo esse diário de bordo. Para refletirmos e nos motivarmos para essa jornada que é o curso de pedagogia, fiquemos com a frase de Robert Collier onde diz que “o sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos diariamente”.Então vamos em frente, navegar nesse vasto mar chamado educação. 

Meu muito obrigado!
Darley Demétrio! 


11 comentários:

  1. Parabens darley, excelentíssimo diário!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem Darley!!! Sua sistematização refletiu sua subjetividade. Aluno concentrado, observador, criativo, inteligente... O diálogo com os Autores ratifica a necessidade das concepções teóricas. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. parabéns parceiro! Por ter abordado tão bem o que de fato ocorreu nessa aula.

    ResponderExcluir
  4. Meus parabens Darley, ficou muito legal o diario.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Darley seu diario de bordo ficou muito bom!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Darley! Seu diário está excelente, você mostrou-se um aluno dedicado e observador.

    ResponderExcluir
  7. Excelentíssimo trabalho Darley, meus parabéns!

    ResponderExcluir
  8. só tenho a te parabenizar meu colega Darley, por esse diário de bordo maravilhoso, onde suas citações só abrilhantaram , pois realmente como diz Paulo Freire, a educação é um dos principais processos capazes de transformar o potencial das pessoas e que ele não é a preparação para a vida, mas sim a própria vida... abraços virtuais

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Darley, o diário de bordo ficou maravilhoso.

    ResponderExcluir