terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

ATIVIDADE FINAL-

Olá Turma Pedagogia 2011-2- PARFOR


Durante nossa disciplina Tecnologia, Informática e Educação realizamos vários discussões críticas, teóricas em relação ao uso das tecnologias, e as possibilidades das linguagens digitais serem introduzidas no contexto educacional.




Para ampliar nossos conhecimentos em relação a inserção das tecnologias no espaço escolar, apresento alguns questionamentos como:




1- Qual deve ser o papel, em que você acredita, das escolas e dos educadores na formação dos educandos, no uso das tecnologias da informação e Comunicação?



2- Você vê estas tecnologias como recursos que podem potencializar o desenvolvimento de seus educandos? Conhece algum caso no qual os computadores tenham sido, para alguém, um instrumento de superação?



3- Caso existam computadores na sua escola, como estão sendo utilizados? O que você tem feito com esses recursos? Você acredita que estão sendo aproveitados ao máximo?



4- Quais os meios tecnológicos são mais importantes para os professores na escola? E para os alunos. Por quê?



5- Para você, de que forma as mudanças contemporâneas derivadas do uso das redes transformaram as relações com o saber ?



BOAS REFLEXÕES!!!







segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

DIÁRIO DE BORDO- JURI-SIMULADO. CONSTRUÍDO PELA TELMA


Olá Turma!


Relatório da aula do dia 09 de janeiro de 2015.

            As 2 horas e 45 minuos da tarde iniciou-se a sessão da audiência  sobre o uso das Tecnologias nas Escolas Públicas.      
          
  A sessão teve início com os especialistas defendendo o não uso das tecnologias.       A advogada de acusação frisa mais uma vez que acha um absurdo o uso da tecnologia nas escolas pois acha que a mesma causa transtornos e acarreta desigualdades sociais. A professora seque afirmando que o uso das máquinas não ajudam e sim atrapalham pois nem todos os alunos conseguem ter acesso às essas máquinas pois acha que apenas a elite é privilegiada.
           
Em seguida os outros professores seguem afirmando que acham desnecessário o uso das máquinas pois alegam que as escolas não oferecem espaço físico e os mesmos não possuem qualificação. A especialista continua dando o seu ponto de vista defendendo os pontos positivos que a tecnologia nos oferece onde afirma:
          
  “A tecnologia invade a vida do ser humano garantindo novas possibilidades que adquirirmos novos conhecimentos, e em relação as escolas ela faz a mediação entre os alunos e o conteúdo a ser estudado e com o passar do tempo tudo vai evoluindo e o homem fica cada vez mais dependente das tecnologias”.
            
Agora temos a conclusão do promotor que afirma a importância da tecnologia mas pede a todos que analisem se houve avanço ou retrocesso com o uso das tecnologias e quais os seus maiores benefícios que a mesma nos oferecem e porque elas às vezes nos atrapalham?

 Elas atrapalham colocando a maioria em situação excludente e na maioria das vezes tem causado descontrole para a sociedade, onde  os recursos não vem para todos e às vezes nos causa destruição com   relação professor-aluno, família etc.
Finalizamos a Juiza dando o veredito em relação ao resultado.

Em seguida a professora faz as considerações finais e as avaliações referente o nosso júri-simulado.

DIÁRIO DE BORDO CONSTRUÍDO PELA TELMA.


PARABÉNS TURMA!!!




























DIÁRIO DE BORDO CONSTRUÍDO PELA ALUNA ODALETE!!!

DIÁRIO DE BORDO- PEDAGOGIA 2011-2

Sábado, 07 de Fevereiro de 2015 pela manhã

A professora Benilda Silva, ministrando a disciplina Tecnologia, Informática e Educação, iniciou a aula apresentando o diário de bordo do dia anterior fazendo a sistematização da aula. E informou aos alunos que ficará sob a responsabilidade dos mesmos a criação dos diários de bordos de cada período.  Em seguida foram organizados os grupos onde a professora orientou-os para a organização do Juri-simulado que será apresentado na segunda (09-02) período da tarde.

Portanto, foram formados três grupos para a efetivação do Juri-simulado, sendo que tem como temática central O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA PÚBLICA, o qual haverá o grupo de defesa, o de Acusação e o grupo da logística para dar suporte a organização da atividade.

Ficou acordado que para apresentação da temática ficará responsável dois alunos do grupo que tem um tempo de 15 minutos, em seguida tem o advogado que tem um tempo de 10 minutos e em seguida, chama as três testemunhas que tem 5 minutos para cada uma e para finalizar esse primeiro momento o outro advogado faz suas finalizações e apresenta três perguntas para o outro grupo.

E encerramos a aula com a elaboração do roteiro que será executado na realização do júri-simulado.

Diário de bordo construído pela aluna Odalete Cardoso de Souza.

Abraços virtuais!!!


Benilda Silva.






sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

DIÁRIO DE BORDO- PEDAGOGIA 2012

Olá Turma!

SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA DISCIPLINA!

Nosso primeiro dia de aula foi bastante relevante.  Discutimos sobre os três conceitos que engendram a disciplina TECNOLOGIA, INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO.




Utilizamos Kenski(2007), Almeida(2000), Aplle (1995) entre outros autores para subsidiar a discussão teórica sobre os impactos que as tecnologias provocam na sociedade e na educação.







Formamos grupos para se planejarem para efetivação do juri-simulado que acontecerá na segunda-feira. Vamos vivenciar uma experiência que possibilita discussão sobre o Uso das tecnologias nas escolas públicas.


Muito bem Turma.

Vamos em frente que está só começando a disciplina.

Abraços virtuais!!!