terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

ATIVIDADE FINAL-

Olá Turma Pedagogia 2011-2- PARFOR


Durante nossa disciplina Tecnologia, Informática e Educação realizamos vários discussões críticas, teóricas em relação ao uso das tecnologias, e as possibilidades das linguagens digitais serem introduzidas no contexto educacional.




Para ampliar nossos conhecimentos em relação a inserção das tecnologias no espaço escolar, apresento alguns questionamentos como:




1- Qual deve ser o papel, em que você acredita, das escolas e dos educadores na formação dos educandos, no uso das tecnologias da informação e Comunicação?



2- Você vê estas tecnologias como recursos que podem potencializar o desenvolvimento de seus educandos? Conhece algum caso no qual os computadores tenham sido, para alguém, um instrumento de superação?



3- Caso existam computadores na sua escola, como estão sendo utilizados? O que você tem feito com esses recursos? Você acredita que estão sendo aproveitados ao máximo?



4- Quais os meios tecnológicos são mais importantes para os professores na escola? E para os alunos. Por quê?



5- Para você, de que forma as mudanças contemporâneas derivadas do uso das redes transformaram as relações com o saber ?



BOAS REFLEXÕES!!!







38 comentários:

  1. Olá professora Benilda Veloso e caros colegas da turma Pedagogia 2011/2!!! Foi muito gratificante convivermos ao longo desse dias refletindo a respeito do Uso das tecnologias em sala de aula!!! Com relação ao primeiro questionamento levantado pela professora, faço o seguinte comentário: No momento em que vivemos, marcado por grandes transformações, é preciso repensar o papel da escola e dos professores, haja vista que sofremos a interferências dos avanços tecnológicos e, isso requer que tenhamos uma nova postura com relação à formação dos educandos quanto ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TCs). A escola precisa se adaptar às novas exigências tecnológicas e o professor, sendo indispensável para o processo de ensino-aprendizagem, precisa refletir sobre a sua prática pedagógica. Por isso, faz-se necessário que ele adote uma nova postura profissional e que possa formar alunos criativos, críticos e reflexivos. De acordo com Libâneo (2011) “a utilização pedagógica das tecnologias de informação pode trazer efeitos cognitivos relevantes, estes, porém não podem ser atribuídos somente a essas tecnologias”. Portanto, acredito que a utilização dos recursos tecnológicos na sala de aula, aliado a uma boa metodologia, contribuirá de forma significativa para o processo de ensino aprendizagem e ajudará na formação de alunos críticos, participativos e conscientes de seu papel social, isso se esses recursos forem usados pedagogicamente e, para isso, é essencial que tenha formação continuada para que os professores aprendam maneiras de utilizá-los como um auxílio no processo de ensino aprendizagem. Abraços virtuais!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá colega Elielma, boa tarde! Estou respondendo a questão 5. Nos últimos anos a humanidade vem testemunhando o crescimento da internet e suas ferramentas tecnológicas, que vêm modificando as formas em que as pessoas se relacionam. A internet passa a fazer parte da realidade do mundo educacional e rapidamente vai se tornando uma importante ferramenta.
    Cada vez mais cedo as redes sociais passam a fazer parte do cotidiano do aluno, podendo se tornar ferramentas de interações para auxiliar no seu trabalho em sala de aula, desde eu bem utilizadas, principalmente, fazendo uso do conteúdo da rede para adquirir mais conhecimento.
    O grande desafio, entretanto, é fazer com que as instituições de ensino compreenda de que forma as redes sociais podem funcionar como métodos auxiliares de ensino. Deve-se estimular o uso dessas redes sociais como meio de interação e aprendizagem coletiva, construindo a partir desse meio virtual.
    “O mundo educativo não pode permanecer alheio aos fenômenos sociais como este, que está mudando a forma de comunicação entre as pessoas”. (HARO, 2010) p.1.
    Eu vejo que o professor deve procurar interagir com os alunos de forma que possam despertar o interesse pelo aprendizado aliado as mudanças tecnológicas desse tempo atual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meus colegas!!!! Eu aprendi sozinha a publicar a minha mensagem. Estou muito feliz por isto.!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    2. Clenilda, eu apostei com sucesso minha mensagem.Legal!!!!!!!!!!! Vou tirar excelente

      Excluir
    3. Professora Benílda, obrigada pelas aulas! beijos a vc!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    4. Olá turma !
      No momento que o professor utiliza as tecnologias como meio de transmissão de ensino-aprendizagem são importantes para sua prática pedagógica. Mas as tecnologias da informática invadiram nossas vidas e se tornaram também um meio de comunicação importante para as escolas.
      Segundo Vani Keuski(2012), a escola, representa na sociedade moderna o espaço de
      Formação não apenas das gerações jovens, mas de todas as pessoas, ou seja ,e precisa se transformar junto com a sociedade moderna para que haja um conhecimento do jovem
      O aluno está acompanhando as mudanças das tecnologias da informação.
      Eles conhecem o que é preciso acessar para ter os conhecimentos daquilo que desejam .Por isso os educadores necessitam de formação sobre as tecnologias da informática para transmitir com segurança as novas tecnologias da atualidade.
      Nadir Vanda Teles Cardoso

      Excluir
    5. Olá colegas, professora Benilda na minha opinião os meios tecnológicos seja por meio de celular ou a televisão e o DVD, essas tecnologias já fazem parte do dia-a dia de alunos e professores de qualquer escola nos dias atuais. Contudo fazer com essas ferramentas de fato auxiliem o ensino e a produção do conhecimento em nossa sala de aula não é tarefa fácil: Exige capacitação por parte dos professores. Censos educacionais realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) mostram que a maioria das escolas públicas já tem à sua disposição uma serie de tecnologias. No entanto a presença dessas ferramentas não significa necessariamente o uso adequado delas. O que de fato se nota é que ainda não conseguimos desenvolver de forma massiva metodologias para que os professores possam fazer uso dessa ampla gama de tecnologia da informação e comunicação, que são uteis no ambiente escolar.
      Mas o que tem acontecido e acho que isso é positivo, se bem aproveitado, é a relação de poder professor-aluno ganha uma nova dinâmica com a incorporação das novas tecnologias. Isso acontece porque os alunos tem a mesma familiaridade muito grande com essas novidades, se é que podemos chamar de novidade esses aparelhos tecnológicos e podem ser inseridos no ambiente de sala de aula de maneira diferente. Assim, a relação professor aluno fica menos autoritária e mais colaborativa na construção do conhecimento com seu educando.
      Eu acredito sinceramente que o uso dessas ferramentas tecnológicas se usadas em benefício da educação, para fins pedagógicos é uma mão na roda.

      Excluir
  3. Olá colegas Elielma e Clenilda saudacões e parabéns pelos comentarios!concordo plenamnte com vocês sobre as TICs.Em relação a primeira tematica levantada pela colega Elielma sobre o papel da escola,acredito que apesar de algumas escolas já estão equipadas com recursos tecnológicos,são poucas que desemvolve um projeto pedagógico,que visem a utilizacão desses recursos por toda a comunidade escolar,tornando-os as vezes como simpres objetos de decoração!Sendo assim é nescesário que todas as escolas tenham em seus projetos diretrizes que contempre a formação inicial e continuada dos educadores para que estes posam utilizar as TISs de maneira eficaz na sua pratica pedagógica.
    A escola como instituição social deve forma os educandos de forma integral,como sujeitos criticos reflexivos que controem e transformam a sociedade,sendo assim é impreensidivel a mediação por parte de um educador que trabalhe com as TICs no seu cotidiano escolar propiciando uma aula prazerosa e significante para os educandos, visto que no mundo capitalista que vivemos as tecnologias da informatica e comunicação (TICs),são fundamentais para compreendermos as mudanças que ocorre rapidamente em nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  4. Olá Elielma, Clenilda e Marcio!
    Muito bem, iniciaram as discussões apresentando argumentações teóricas para responder os questionamentos. A experiência da utilização do blog, demonstra e reforça as transformações inerentes do mundo contemporâneo. Essa nova forma de ensinar e aprender mediadas pelas recursos multimídias.
    PARABÉNS E VAMOS EM FRENTE!!!
    VAMOS COMENTAR QUERIDOS COLEGAS DA TURMA PED. 2011\2

    ResponderExcluir
  5. Os recursos tecnológicos que deve ser utilizados na escola são os livros, lousa, pincéis, apagador, computadores, caixa de som e datashow. Porque é através desses recursos que o professor transformará pele criatividade o ambiente escolar possibilitando uma aprendizagem significativa na vida dos alunos

    ResponderExcluir
  6. Olá colegas Elielma, Clenilda, Marcio, Ana Claudia do curso de pedagogia 2011/2 e professora Benilda.
    Referente a primeira pergunta faço um breve comentário. Assim como Elielma E Marcio, concordo com suas opiniões sobre essa temática.
    Sabemos que trabalhar com tecnologias da informação e comunicação é um desafio para nós professores, porque são ferramentas que ainda não fazem parte da realidade de muitas escolas.
    Estudando a disciplina tecnológica informática e educação, observamos as dificuldades, que o professor encontra no momento que se depara com um computador, então acredito que as escolas ainda muitas não oferecem esses recursos e também nós educadores ainda sentimos dificuldades para se trabalhar com ferramentas como computadores.
    Então acredito que o educador tem que ir além, buscar esses conhecimentos, não cruzar os braços diante dessa realidade que está desenvolvendo cada vez mais, a cada momento essas tecnologias de informação e comunicação vão se evoluindo e se pararmos contra o tempo vamos ficando sem esse conhecimento tecnológico.
    Devemos estar preparados para trabalhar com nossos alunos de maneira que eles possam estar compreendo também essas ferramentas é usá-lo como instrumentos educacionais, porque a maioria das crianças hoje já têm acesso e também desenvolve algumas habilidades perante computadores, celulares, etc.
    Portanto, a escola juntamente com os professores e demais pessoas que formam a comunidade escolar precisam ir em busca desse conhecimento para oferecer uma formação aos alunos.

    ResponderExcluir
  7. Olá queridos colegas Elielma, Clenilda, Marcio, Ana Claudia e Francinete da turma de Pedagogia 2011/2 e professora Benilda. Foi bastante mirifico conviver essa semana refletindo sobre o uso das tecnologias nas escolas públicas. Em relação a terceira pergunta faço um pequeno comentário!!!!
    Na minha escola têm vários computadores, mais não estão sendo utilizados, por não estarem funcionando pois os mesmos estão já a bastante tempo parados em uma sala fechada. Eu junto aos colegas de trabalho estamos tomando as devidas providencias para que com certeza esses equipamentos que sem dúvida são ricos para o aprendizado dos educandos. Com certeza juntos com a direção da escola vamos fazer de tudo para que funcionem esses equipamentos, para que os educadores possam trabalhar com suas crianças de uma forma que elas venham ter mais estímulos em sala de aula.
    E eu enquanto professora da rede pública municipal de ensino me preocupo com esses recursos tecnológicos, então venho juntamente com a direção tentando arranjar maneira de como funcionar os computadores então através dos ofícios estamos enviando para a secretaria de educação, mais infelizmente não estamos tendo nenhuma resposta.
    Assim através do meu conhecimento com relação as tecnologias venho tentando conscientizar os professores e amigos da importância de dar uma aula rica e prazerosa, já que as nossas crianças de hoje já trazemos consigo uma bagagem enorme de conhecimentos tecnológicos, então cabe à nós professores, diretores, coordenadores atentarmos para essa realidade.

    ResponderExcluir
  8. Olá colegas Elielma, Clenilda, Marcio, Ana Claudia, Francinete e Ana Carina da turma de pedagogia 2011/2 e professora Benilda.
    É muito gratificante e rico os comentários de vocês.
    Colegas na escola a qual trabalho existe seis computadores que chegaram a dois anos atrás, e os mesmos servem mais para “enfeites”, para quem vem visitar a escola do que para contribuir com os educadores e educandos no processo de ensino aprendizagem.
    Dessa forma os recursos didáticos tecnológicos que serviriam para contribuir para o processo educativo na referida escola “A”, apenas ocupam espaços, ou seja, não está sendo utilizado para coisa alguma, e os professores acomodados com a situação de não saber trabalhar com a tal máquina que exige habilidades, deixam do jeito que estar, sem fazer absolutamente nada.
    Entretanto os computadores não estão sendo aproveitados nem ao máximo e nem ao mínimo, mais sei como é importante as tecnologias para a educação, sendo assim pretendo me atentar para aprender, para poder melhorar minha prática pedagógica.
    Aluna: Keila Pantoja dos Santos.

    ResponderExcluir
  9. Olá professora Benilda! Olá colegas da turma de Pedagogia 2011/2 – Elielma, Clenilda, Marcio, Ana Claudia, Francinete, Carina, Keila. Boa noite a todos!
    Parabéns pelos comentários da atividade, estão todos ótimos!
    Quero aqui fazer comentários a respeito de uma das perguntas da atividade. Encaminho a resposta deste comentário à primeira questão. Pois acredito que o papel da escola na formação dos educandos no uso das tecnologias da informação e comunicação é oportunizar aos educandos utilizarem as TICs no interior da escola, garantindo assim o acesso dos mesmos às informações a nível municipal, estadual, nacional e internacional e, no sentido educacional, possibilitando aos mesmos uma aprendizagem de melhor qualidade em relação ao sistema tecnológico, pois o mundo está cada vez mais informatizado, o que requer mais habilidades e competências de nossos educandos, proporcionando que eles possam comunicar-se melhor uns com os outros, com professores e demais membros da sociedade. A escola precisa repensar suas práticas educativas. Os educadores têm o papel de mediadores entre as TICs e os educandos, direcionando o aprendizado dos mesmos em conhecimento que realmente interessem ao desenvolvimento educativo do indivíduo. Os educadores devem levar os educandos a interagirem-se uns com os outros e com as redes sociais de informações, incluindo-os ao mundo digital e interessarem-se por programas, arquivos, aplicativos e outras informações que possibilitem um conhecimento de boa qualidade. É também, papel destes, utilizarem as TICs nas suas salas de aula, os recursos tecnológicos como meios de transformação de seu processo de ensino aprendizagem, tornando suas aulas mais prazerosas e atraentes aos educandos. Aqueles que têm dificuldades em lidar com as máquinas tecnológicas, precisam se adequarem, buscando conhecimentos para lidar com essas situações.

    ResponderExcluir
  10. Olá professora Benilda! Olá colegas da turma de Pedagogia 2011/2 – Elielma, Clenilda, Marcio, Ana Claudia, Francinete, Carina, Keila e João. Em resposta questão 4. Os meios tecnológicos, na verdade todos tem grande importância, pois esses recursos são indispensável na contribuição do aprendizado de nossos alunos. No mundo em que estamos vivendo a todo momento acontece mudanças e as escolas junto com os professores devem estar preparados para acompanhar essas mudanças que vem ocorrendo em nossa sociedade. Pois se os educadores se preocuparem com sua clientela que precisam de um aprendizado significativo eles com certeza vão além, buscando inovações de suas práticas, com isso percebe-se que os cursos de capacitação são de grande relevância para a nossa formação. Pois, é através da educação que acontece a transformação. E hoje o mundo tecnológico é na verdade um dos meios mais eficaz para trabalhar. Exemplificando um dos meios muito utilizado nas escolas é o computador, por que as aulas modernizadoras através de recursos tecnológicos têm vida longa e pode ser adaptadas por vários tipos de alunos. O trabalho acaba tendo um retorno muito eficaz. Os recursos tecnológicos devem servir como extensão do professor, ele é capaz de mediar o conhecimento e torna-lo mais atrativo, divertido e interessante para os alunos. São muitos os benefícios trazidos pelos recursos tecnológicos à educação. Contudo é preciso que o professor conheça as ferramentas que tem à sua disposição.

    ResponderExcluir
  11. Olá colegas da turma de Pedagogia 2011/2 – Elielma, Clenilda, Marcio, Ana Claudia, Francinete, Carina, Keila, João e Rosivaldo, professora Benilda tudo bem? Parabéns pelos belíssimos comentários expostos referente aos questionamentos levantados pela professora Benilda. Eu também estou postando meu entendimento referente a 5ª questionamento. Com a chegada das novas tecnologias de comunicação e informação na escola, observa-se que houve grandes transformações em relação ao saber, proporcionando mudanças consideráveis e positivas na educação dinamizando o espaço de ensino-aprendizagem e proporcionando uma melhor interação que venha definir a qualidade de educação. Porém, é preciso que as pessoas atualizem seus conhecimentos e suas competências periodicamente para que possam manter a qualidade em seu desempenho profissional.
    Pois a dinâmica e a capacidade de estruturação das redes colocam todos os envolvidos na educação em conexão, aprendendo juntos e discutindo com igualdade, afim de que todos possam exercer um papel social fundamental na movimentação das relações culturais e de conhecimentos. Sabe-se que as características das redes reconfiguram espaços e tempos do saber em novos e diferenciados caminhos.
    Portanto, as relações tecnológicas invadem as nossas vidas, ampliam a nossa memória, garantindo as possibilidades de bem estar e fragilizam as capacidades naturais do ser humano. Sabe-se que a tecnologia nas escolas são utilizadas para melhorar cada vez mais o conhecimento dos alunos e professores proporcionando cada vez mais um rico processo de aprendizagem na sala de aula.

    ResponderExcluir
  12. Olá colegas da turma de Pedagogia 2011/2 – Elielma, Clenilda, Marcio, Ana Claudia, Francinete, Carina, Keila, João, Rosivaldo, José Augusto e Professora Benilda veloso!!Olá colegas do curso de pedagogia 2011/2 vou socializar com vocês a 2ª questão.
    Meu posicionamento, é que os recursos tecnológicos vem contribuir com o desenvolvimento dos alunos e com certeza enriquecer a nossa prática pedagógica, fazendo com que as aulas fiquem atrativas e significativas e prazerosas.
    As escolas junto com os professores devem estar preparados para enfrentar esses desafios, até porque as tecnologias estão presentes por todos os lugares. Vale ressaltar que ainda existem professores que tem medo da tecnologia e com isso faz com que os mesmos se afastem dessas tecnologias, cabendo a gestão da escola e até proporcionando cursos de formação continuada fazendo com que os mesmos supere o medo do computador.
    Percebe-se que o uso da tecnologia nas escolas, tornou-se quase que obrigatório, com isso cabe a nós professores está fazendo o uso da tecnologia que é uma ferramenta de extrema importância para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
    Porém sabemos que a tecnologia é fundamental dentro da sala de aula, onde as tecnologias estão por todos os lados da vida ou seja não podemos nos afastar dessa tecnologia, a qual a mesma nos proporciona uma aula prazerosa onde as crianças aprendem com facilidade e se interessam quando a aula é diferenciada.

    ResponderExcluir
  13. Olá colegas, Elielma, Marcio, Clenilda, Ana Carina, Ana Cláudia, Francinete, Keila,João e prof. Benilda.
    Referente a primeira pergunta faço um breve comentário assim como Marcio, Elielma, Francinete e João.
    Diante da facilidade e ampliação no acesso às tecnologias, cabe ao professor o papel de orientar os jovens e crianças sobre como utilizar tais tecnologias para que se transforme em conhecimento. O uso das TICs pode contribuir com o professor para criar espaços agradáveis e interessantes de aprendizagens, tornando as aulas momentos adequados para o processo de conhecimentos.
    O professor não precisa de um grande aparato tecnológico para desenvolver atividades interessantes com os alunos utilizando a TICs. Com uma câmara digital ou mesmo com um celular os alunos podem registrar ótimas imagens, áudio ou vídeos que sevem para compor trabalhos envolvendo todos os alunos.Nós observamos isso nos trabalhos que apresentamos no laboratório da UAB.
    Portanto, o professor deve assumir então o papel de mediador da aprendizagem, alguém que motiva e orienta seus alunos para que busquem a construção do conhecimento.
    E para que o professor esteja preparado para lidar com essa inovação, a formação permanente é essencial pois estes momentos de formação são importantes para que reflita e tenha um olhar crítico sobre sua prática e para que realmente tome contato com estes recursos de forma produtora e criativa.
    Segundo José Mamuel Moran, a escola pode abrir-se cada vez mais para o mundo, começando pelo seu entorno: abrir-se para seu bairro, dialogando com as principais pessoas e com as organizações da região, abrir-se para os pais e para as famílias, trazendo-os para dentro, como aprendizes e colaboradores no processo de ensinar e aprender.
    Não são os recursos que definem a aprendizagem, são as pessoas, o projeto politico pedagógico, as interações, a gestão.
    Sabemos que não é fácil trabalhar com as tecnologias mas temos que nos desafiarmos, pois nossos alunos já estão utilizando não todos mas uma boa parcela deles.

    ResponderExcluir
  14. Olá turma! Elielma, Clenilda, Márcio, Telma, Claudia, Francinete, Carina, Keila João, Rosivaldo, Augusto , Charlene e Roberto bom dia!
    Diante dos cinco questionamentos disponibilizados, eu escolhi o primeiro.
    R: Acredito que o principal papel das escolas e dos educadores é de se adaptarem a esses novos recursos tecnológicos, pois o que se pode observar é que atualmente os professores estão mais informados que a maioria dos educadores em relação a esses novos avanços tecnológicos.
    Porém os docentes precisam se atualizarem para que possam organizar suas aulas, usando os recursos tecnológicos de formação e comunicação e juntos construírem o conhecimento de forma prazerosa.
    Segundo Almeida(2012) ao analisar essa profunda relação entre educação e informática, afirma que “o uso do computador nesse contexto tem o significado de ajudar o fazer os diagnósticos da realidade e de facilitar o cruzamento entre a necessidade locais e os conteúdos da ciência, da arte e da cultura disponíveis em suas enormes redes.
    Os computadores são apenas máquinas, sozinhas não produzirão mudanças na educação é preciso que os professores estejam aptos a utilizá-los e assim introduzir no ambiente escolar uma nova metodologia fazendo com que suas aulas se torne mais atraentes e participativas.

    ResponderExcluir
  15. Olá colegas Elielma, Marcio, Clenilda, Ana Claudia, Francinete, Ana Carina, Keila, Rosivaldo,João, José Augusto, Roberto, Charlene da turma de pedagogia 2011/2 e profª Benilda. Bom dia!!!!
    socializarei com vocês 1ª pergunta.
    1) Qual deve ser o papel, em que você acredita, das escolas e dos educadores na formação dos educandos no uso das tecnologias de informação e comunicação.
    R: Primeiramente as escolas devem estarem preparadas, organizadas e com certeza a participação de uma gestão para fazer acontecer onde se ali existe salas com computadores que coloquem em prática o uso desses equipamentos. Sabendo que são recursos dependendo da maneira como utiliza-los contribui e potencializa o desenvolvimento dos educandos. Um ponto principal é que os professores tenham conhecimento de como trabalhar com esses equipamentos o que ele deve fazer é sem dúvida ir além, buscar, inovar sua prática através de formações que precisam garantir espaços e estudos sobre as mídias, sobre a produção social de comunicação escolar com eles e sobre como desenvolver competente comunicação cultural com várias mídias. Em resumo, os educadores escolares precisam dominar um saber sobre produção social de comunicação cultural e um saber ser comunicador escolar com mídias e multimídias.

    ResponderExcluir
  16. Olá colegas ,karina,Sharlene, João, Roberto, Rosivaldo, Francinete,Augusto,Marcio,Maria Telma,Maria Auxiciadora, Ana claudia . Aqui estar minha respostasobre Quais os meios tecnológicos são mais importantes para os professores na escola? E para os alunos?
    Na era digital todos os meios tecnológicos são importantes na escola tanto para os professores quanto para os alunos sendo na transmissão do ensino-aprendizagem é a tecnologia revolucionando vidas novas e formando intelectuais para uma sociedade cada vez mais exigente nos dias atuais, todavia na era da informática o professor e o aluno precisam reconhecer que o computador veio para auxiliar no ensino formal.
    Para ALMEIDA (2012). Ao analisar essa profunda relação estabelecida entre educação e informática, afirma que o uso dos computadores nesse contexto tem o significados de ajudar a fazer os diagnósticos da realidade e de facilitar o cruzamento entre as necessidades locais e os conteúdos das ciências, da arte e da cultura disponíveis em suas enormes redes.”
    Hoje a tecnologias digitais desafia os professores e os alunos para uma aprendizagem mais participativa e integrada com momentos presenciais e outros com atividades a distância que facilitam as pesquisas, a comunicação e divulgação em redes mostram a grande contradição de utilizá-las em sala de aula em um espaço fixo em sala de aula.
    Portanto o professor precisa ter conhecimentos pra sempre estar redirecionando seus ensinos diante das ferramentas que os computadores fornecem para o ensino e trazer uma linguagem acessível e dinâmica de transformação para os alunos e sociedade.

    ResponderExcluir
  17. Olá turma! Elielma, Clenilda, Márcio, Telma, Claudia, Francinete, Carina, Keila João, Rosivaldo, Augusto , Charlene e Roberto bom dia!
    Diante dos cinco questionamentos disponibilizados, eu escolhi o primeiro.
    R: Acredito que o principal papel das escolas e dos educadores é de se adaptarem a esses novos recursos tecnológicos, pois o que se pode observar é que atualmente os professores estão mais informados que a maioria dos educadores em relação a esses novos avanços tecnológicos.
    Porém os docentes precisam se atualizarem para que possam organizar suas aulas, usando os recursos tecnológicos de formação e comunicação e juntos construírem o conhecimento de forma prazerosa.
    Segundo Almeida(2012) ao analisar essa profunda relação entre educação e informática, afirma que “o uso do computador nesse contexto tem o significado de ajudar o fazer os diagnósticos da realidade e de facilitar o cruzamento entre a necessidade locais e os conteúdos da ciência, da arte e da cultura disponíveis em suas enormes redes.
    Os computadores são apenas máquinas, sozinhas não produzirão mudanças na educação é preciso que os professores estejam aptos a utilizá-los e assim introduzir no ambiente escolar uma nova metodologia fazendo com que suas aulas se torne mais atraentes e participativas.

    ResponderExcluir
  18. Olá colegas Elielma, Clenilda, Marcio, Ana Claudia, Francinete,Keila, Ana Carina, José Augusto, Roberto, Telma, Mª Auxiliadora, Rosane, Charlene, Raimundo, Keila, Mauricio, João da turma de pedagogia 2011/2 e profª Benilda. Bom dia!!!!
    Nessas poucas linhas quero compartilhar com vocês a quinta questão.
    Os recursos tecnológicos devem servir como extensão do professor ideias abstratas tornando-se possíveis de visualização, mais não é somente isso, quando a criança se depara com algum tipo de máquina exposta no seu ambiente educacional, as mesmas ficam curiosas e prestam muita atenção.
    Então, cabe ao professor aprender manipula-lo para poder trabalhar com esses recursos, já que as crianças são dotadas de conhecimentos, que sem perceber elas aprenderam através da televisão, rádio, telefone etc...
    Assim as mudanças na educação com relação aos recursos tecnológicos, acontecem no dia a dia da criança, porque as mesmas convivem com as tais tecnologias, que informam, ensinam e educam e dessa forma cabe ao professor resgatar esse conhecimento de mundo, para trabalhar na sua sala de aula, através da dinâmicas com os recursos para assim ter um bom aprendizado prazeroso e significativo para criança.

    ResponderExcluir
  19. Olá! Queridos colegas da turma: Elielma, Clenilda, Marcio, Ana Claudia, Francinete, Ana Carina, José Augusto, Roberto, Telma, Mª Auxiliadora, Rosane, Charlene, Raimundo, Keila, João e Mauricio da turma de pedagogia 2011/2 e profª Benilda. Bom dia!!!!

    Colegas, irei comentar a respeito do 1º questionamento elaborado pela professora Benilda, quando falamos de tecnologia, estamos falando de conhecimentos e habilidades de transformações muito presentes hoje nas escolas. Vejo também a tecnologia atualmente e principalmente nas escolas ribeirinhas como um grande desafio aos professores. A era da informação e da globalização demanda do educador o desenvolvimento de novas competências tanto pedagógicas quanto tecnológicas visando ao preparo dos futuros cidadãos.
    Por isso percebo que o professor tem um papel muito importante para a formação dos educandos, no que diz respeito ao uso da tecnologia da informação e comunicação. Penso que um dos papeis do educador é estar sempre buscando capacitação através de formação adequadas que venha facilitar e aperfeiçoar sua pratica pedagógica por meio das tecnologias.
    Para Vargas (19994, p 182), a tecnologia não se restringe à produção e aplicação de conhecimentos e pode ser concebida como aplicação de métodos, teorias e experiências com a finalidade de gerar conhecimentos.
    No entanto se o educador ainda não tem conhecimento aprofundado para acompanhar as novas transformações e demandas tecnológicas na escola é importante que o professor possa reconhecer os melhores procedimentos e instrumentos pedagógicos que se encaixem em suas próprias capacidades e interesses pessoais, como por exemplo; trabalhar com fatos, vídeos, musicas, áudios, etc. enfim são inúmeras as possibilidades que o educador pode estar inserindo e incorporando de maneira simples as tecnologias ao contexto escolar.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia, Elielma, Clenilda, Márcio, Augusto, João, Carina, Claudia, Auxiliadora, e Raimundo no que se refere a quinta pergunta eu respondir:
    Há muito tempo existem as tecnologias e que tempo após tempo está havendo avanços tecnológicos avassaladores como a disponibilidade em redes (internet) por exemplo. Com isso houve uma transformação bastante significativa em prol do saber (conhecimento), pois assim ficamos sabendo de tudo que acontece de importante no mundo e sem contar com leque de informações que tem a nos oferecer como: A pesquisa, estudos a distância, e-mail, jogos educativos entre outros.
    Em relação as tecnologias e informática em sala de aula, precisa-se haver cursos de capacitação para os profissionais da educação para que eles possam fazer usos das tecnologias nas escolas, podendo tornar suas aulas prazerosas, para os alunos e para o professor que terá entusiasmo de perceber que a turma passa a se interessar pela aula, e o professor novas experiências e metodologias diferentes para usa-las em sua sala de aula.
    Assim com o uso das redes as transformações ocorridas perante a tecnologias foram significantes em relação ao saber. (Odalete)

    ResponderExcluir
  21. Olá colegas da turma de pedagogia 2011/2 e professora Benilda.
    Elielma, Clenilda, Charlene,Marcio, Ana Claudia, Francinete, Ana Carina, José Augusto, Roberto, Telma, Mª Auxiliadora, Rosane, Charlene, Raimundo, Keila, João, Mauricio e Odalete. Bom dia!!!!
    É um prazer muito grande está dialogando com vocês através deste blog, coisa que antes se tornava muito difícil para mim. Quero tentar responder a quarta questão, onde diz quais os meios tecnológicos são mais importantes para os professores e para os alunos na escola. Na minha modesta opinião todos os meios tecnológicos são importantes para o professor e para os alunos, desde que estes sejam utilizados em uma aula bem planejada, em que o uso dos mesmos se torne agradáveis a todos. Mas tendo que destacar os mais importantes para o professor na escola, atualmente digo que são os meios tecnológicos, áudio visual, como o computador o Datashow, a impressora e até mesmo uma televisão, pois ajudam bastante no desenvolvimento do trabalho do professor. O computador pode se tornar o mais importante de todos para o aluno desde que tenha alguns programas ou software agradáveis ao aluno. Essa abordagem pedagógica é tratada por Valente (1993) como: o computador no processo educacional funciona como um suporte, reforço ou complementação ao que acontece na sala de aula. Em um primeiro momento, o computador é provido das informações que serão ministradas ao aluno. Essa ação de municiar o computador com as atividades programadas para o ensino é realizada por meio da instalação de um software.

    ResponderExcluir
  22. Olá professora Benilda e colegas, Karina, João, Mauricio, Francinete, Sharlene, Clenilda, Rosivaldo, Marcio, Maria Auxiliadora, Maria Telma,Elielma, Roberto,e demais um grande abraço!!!!!
    Aqui vai minha resposta sobre a primeira pergunta.
    O papel que a escola e docentes deve apresentar é de possibilitar esses recursos na escola para que todos os estudantes possam fazer uso em beneficio próprio . Mostrando, o seu valor no contexto contemporâne e no processo ensino aprendizagem dos mesmos, possibilitando um ensinar mais preseroso e com grandes número de informações ao mesmo tempo. E mais, apresentar todos os contexto sobre as tics, informando de seu uso correta aos alunos , levando os mesmos serem agentes participativos nas descobertas que o homem realizou em beneficio próprio. Os professores devem construir os alunos psicologicamente da realidade que as tics lhes possibilitam na contrução de conhecimentos e garantir o acesso a todos, o qual a LDB proporciona pele educação .Assim , a escola e docentes evitam que ocorra mais desigualdade social , atitudes anti -éticas e imoralidades, Bretãs(2004). Se colocando no lugar de mediadores na construção da aprendizagem dos alunos, o qual tem ocorrido dentro e fora do contexto escolar.

    ResponderExcluir
  23. Referente a segunda pergunta.

    Olá, Professora Benilda Veloso e turma de Pedagogia 2011/02 (PARFOR).

    De acordo com o autor Almeida, vem ressaltar esse ponto importante que é o uso das tecnologias na sala de aula, que vem proporcionar um norte tanto para os professores como para os alunos, pois para mim é um instrumento de superação.
    Pois vou apreendendo aos poucos, porque sou determinado, participativo, criativo e reflexível, vou adquirindo conhecimento e me qualificando para ter um bom desempenho no ensino- aprendizagem da instituição que trabalho, e levar para meus educandos uma nova metodologia, através da sigla (NTCI), E novas tecnologias da comunicação e informação.
    Sendo assim venho frisar que a Educação e Comunicação sempre andaram juntos na reflexão pedagógica. Porém é necessário que o professor que o professor traga para dentro de sua sala de aula, um novo planejamento de aula no qual ele inclua vídeo, áudio, fotografia, musica, par que se torne um ambiente agradável onde o educando se sinta à vontade de adquirir novos conhecimentos e ir em busca de um futuro melhor, sendo assim professores na sua disciplina adquiram bastante conhecimentos estes jamais esquecerei.

    ResponderExcluir
  24. QUAIS OS MEIOS TECNOLÓGICOS MAIS IMPORTANTES PARA OS PROFESSORES NA ESCOLA E PARA OS ALUNOS? PORQUE?

    Olá colegas Karina, Claudia, Roberto, Raimundo, Clenilda e demais colegas bom dia!

    Sabemos que as tecnologias já fazem parte do nosso contexto escolar, e nos auxiliam nos trabalhos educacional sendo fundamental importância para realização de uma aula mais atrativa e prazerosa para os alunos.
    Os meios tecnológicos mais utilizados por nós professores são os: áudios, fotografias, software, que visam uma aprendizagem significativa e relacionada a realidade globalizante que o aluno vivencia.
    Vale ressaltar que para isso, é fundamental que a escola tenha uma infraestrura que propicie essas atividades com os alunos.
    Em relação aos alunos eles preferem estar relacionados com as redes sociais, como o facebook, watsap e entre outros, pois faz parte do contexto que eles vivenciam.
    Sendo assim é necessário que os professores construam ferramentas de função pedagógicas a essas redes sociais. Para que possamos ter uma boa aula, com todas essas tecnologias é preciso que a escola nos dei permissão e suporte técnico para que posamos agradar os nossos alunos permitindo que os mesmos venham nos ajudar a elaborar as aulas e deixando-os a vontade para opinar sobre o que eles mais gostam de ver na aula seguinte.
    Vejo que essas temáticas devem ser diversificadas para que nossos alunos não venham perder esse gosto por essas tecnologias.



    ResponderExcluir
  25. Mirian
    Olá turma!
    Quais os meios tecnológicos são mais importantes para os professores na escola? E para os alunos?
    Todos os meios tecnológicos são importantes, quando utilizados na transmissão de conhecimentos. Contudo, na era da informática, o professor reconhece que o computador é uma ferramenta que veio para ouxiliar no ensino aprendizagem do ‘’aluno digital”
    Segundo Taylor (1980) os computadores vieram para atuar como instrutor de alunos, como uma ferramenta de trabalho e como um aprendiz de educandos. Assim para o autor é importante que o educador use dessa “ferramenta” como um instrumento criativo, encorajador e desafiador das informações tecnológicas da informática.
    Quando usamos o softwares educativos no processo de aprendizagem, tem-se um aliado na metodologia de ensino, por exemplo: através dos jogos incentivamos o aluno as habilidades e a construir os conhecimentos para si próprio.
    Os alunos digitais estão cada vez mais envolvidos com o mundo do “ciberespaço,” ou seja, um novo meio de comunicação, ou através de facibook , internet ...blog, etc, eles consegue se comunicar com outras pessoas por todo o globo terrestre. O educador precisa ir em busca de conhecimentos sobre a tecnologia da informática como algo criativo, dinâmico, encorajador de novidades e principalmente um construtor de linguagens acessível a comunicação entre professor e aluno.

    ResponderExcluir
  26. Pedro Nascimento Meireles
    Olá turma!
    3-Caso exista computadores na sua escala, como estão sendo utilizados? O que você tem feito com esses recursos? Você acredita que estão sendo aproveitados ao máximo?
    Na escola, onde atuo como professor, tem vários computadores, mais não estão sendo utilizados pelos alunos, por motivo de não ter um instrutor que ensine os educandos a utilizá-los.
    Não tenho curso de informática, mais para melhorar a aminha prática educativa, busco informação sobre o computador. Eu mesmo digito as atividades, faço as pesquisas dos conteúdos das disciplinas. Existe apenas 4 computadores que estão sendo utilizados, sendo: um na sala do diretor, outro na sala do digitador, outro na sala da coordenadora pedagógica e um na sala da secretária que são utilizados por eles e por alguns professores da escola para elaborar suas suas suas provas e trabalhos, ainda não temos internet, por isso, não são realizado as pesquisas.
    Entretanto, apesar desse recurso da tecnologia da informática estar a nossa disposição, não estão sendo explorado nem a metade, por falta de profissionais na área de informática.
    Segundo Libaneo (2011), Possibilitar a todos a oportunidade de aprender sobre mídias e multimídias e a interagir com elas, é algo que devemos nos apropriar desses conhecimentos do mundo da informática e das comunicações.
    Precisamos vencer o medo do “novo,” buscando formação continuada em relação a tecnologia, para sermos mediadores entre o “saber e o fazer,” “ entre o agir e construir” juntamente com os alunos digitais.

    ResponderExcluir
  27. Olá colegas do curso de pedagogia 2011/2, me chamo Kleiton, gostaria de contribuir respondendo a primeira pergunta, referente ao papel da escola frente as novas tecnologias, informática e comunicação (TIC).
    Entendo que a informática veio para auxiliar o homem nos processos rotineiros, compreendemos que ela atinge hoje todas as classes da nossa sociedade e que as tecnologias existentes nos permitem executar tarefas complicadas.
    No livro de educação a distância do Instituto Uniasselvi, afirma que a informática tem que ser vista pelas escolas como um mecanismo de apoio que é a principal via de ação para todas as atividades exercidas pela sociedade, e a mesma em relação ao ensino pedagógico se divide em duas grandes áreas: informática técnica e informática pedagógica.
    A informática técnica é aquela que vai mostrar os mecanismos utilizados para operações, analisar diversos sistemas de apoio ou equipamento que possam então levar o indivíduo a utilização.
    A informática pedagógica é aquela que vai estar presente na sala de aula, mediada pelo professor, para apresentar complemento às atividades desenvolvidas em sala de aula, utilizando algum computador e softwares específicos para auxiliar as atividades de geografia, história, matemática etc.
    Segundo Libâneo, é na escola que os alunos aprendem a razão crítica para poderem atribuir significados as mensagens e informações recebidas das mídias, multimídias e forma de intervenção educativa urbana. Em concordância com o autor, o papel das escolas juntos com os educandos em relação as técnicas, e pedagogicamente as tecnologias, informação e comunicação (TIC), deve ser de forma consciente e prazerosa, construindo no aluno um ser crítico, ajudando na sua socialização de forma positiva na sociedade. Obrigado!

    ResponderExcluir
  28. Olá, professora Benilda e os colegas que já responderam às perguntas, eu Maria Raimunda Rodrigues Cardoso, irei responder a 4ª pergunta.
    Quais os meios tecnológicos são mais importantes para os professores na sala de aula? E para os alunos? Por que?
    Os meios tecnológicos são de suma importância na sala de aula, no cotidiano escola, no qual ela é um dos recursos principais que devemos usar no processo ensino aprendizagem para a inovação dos conhecimento dos nossos alunos e ajudando nossos professores na ampliação de suas atividades nas escolas públicas e privadas.
    No meu ponto de vista todos os meios serão ser usados nas salas de aula, pois ela nos proporciona algo interessante para o enriquecimento de nossas praticas educativas, já que ela e um grande desafio para os professores e para os alunos, mesmo conhecendo as resistências de nossos educadores por não serem capacitados para usar tecnologias, havendo razões sociais e culturais para não resistir aos desafios exigidos pela evolução dos nossos conhecimentos e desenvolvimentos dos métodos usados nas escolas públicas.
    Para os alunos será muito gratificante o acesso à tecnologia, já que eles possuem visões sobre a mesma, pois existem algumas escolas que já possuem computadores, onde ele ajudaram em seu desenvolvimento dentro da escola, aumentando os seus conhecimentos e ampliando os seus trabalhos de pesquisas. Mesmo porque aos poucos devemos ajudar nossos alunos saber ver e saber usar a tecnologia, transformando-os em sujeito competentes na construção de suas tarefas escolares, dentro e fora da escola, usando estratégias para que alguns desses meios de tecnologia não venha atrapalhar a aprendizagem dos alunos.

    ResponderExcluir
  29. Olá Professora Benilda bom dia! Eu sou a professora Nara Farias Progênio do curso de Pedagogia 2011/2 da UFPA.

    Acredito na mudança no uso das tecnologias em nossas escolas e nos educadores, para que se qualifiquem e estejam sempre atrás de conhecimentos e se aperfeiçoando cada vez mais, para proporcionar para os educandos uma educação melhor no qual frizará o conhecimento do aluno e assim ter um bom ensino-aprendizagem onde ele possa ser criativo, crítico e reflexivo. E também ressaltar a importância de se ter um bom educador o qual trás de conhecimentos, pesquisa, se planejar, por fim concluir seus objetivos, esse sim é um educador de verdade que não tem medo do novo e vai em busca de conhecimentos para melhorar seu trabalho para com os discentes. E que o governo invista mais nos educadores, que tragam cursos de libras, educação inclusiva para estarmos preparados para receber nossos alunos com NE (Necessidades Especiais), onde tenha amor e carinho, pois ser educador é cuidar dos seus educandos como seus próprios filhos; só assim terá um bom desempenho, relacionamento no seu cotidiano.
    Segundo Levy/1993, “é a partir desse argumento que surgem duas reformas necessárias. Trata-se do ensino aberto e a distância- EAD- com à devida familiarização de seus dispositivos. Nesse contexto o professor e incentivado a ser tornar um animador da inteligência coletiva de seus grupos de alunos em vez de fornecedor direto do conhecimento. E segunda reforma é o reconhecimento das experiências adquiridas”.
    Pois deixo meu recado para professores da rede municipal em geral, que não tem qualificação corra atrás, se interesse seja forte, persista e insista e não esqueça que os obstáculos existem, então vamos quebra-los para seguir de cabeça erguida e dizer eu venci, sou um profissional qualificado, sei usar as ferramentas da tecnologia e lembre-se bem, nunca desista de seus sonhos e seus ideais, tem gente que não tem braço, nem perna e vive feliz por poder ver a luz do sol a cada dia, então reflita e pense é hora de tomar um Norte em sua vida. Então você já sabe, rumo ao sucesso.

    ResponderExcluir
  30. olá professora Benilda, e colegas Elielma, Clenilda, Charlene,Marcio, Ana Claudia, Francinete, Ana Carina, José Augusto, Roberto, Telma, Mª Auxiliadora, Rosane, Charlene, Raimundo, Keila, João, Mauricio e Odalete boa tarde!
    Irei responder a quarta pergunta:
    Atualmente a educação está envolvida com a tecnologia. Segundo Kenski (2007)“as novas tecnologias de comunicação sobretudo a televisão e o computador, movimentaram e educação e provocaram novas mediações entre a abordagem do professor, a compreensão do aluno e o conteúdo veiculado.
    Vale ressaltar que as novas tecnologias de comunicação (TICs) contribuem positivamente para a educação, como afirma Kenski (2007) “vídeos, programas educativos na televisão e no computador, sites educacionais, softwares diferenciados transformam a realidade da aula tradicional ,dinamizam o espaço de ensino-aprendizagem .Mas é preciso ter bastante cuidado ,pois tais TICs, como trazem transformações devem ser usadas de forma pedagogicamente correta,o professor deve saber em que momento usar ,para que nível da turma ,como usar e o objetivo de tal tecnologia ali empregada só assim terá um bom aproveitamento tanto para o professor quanto para o aluno.
    A metodologia é fundamental pois nada adiantará ter um aparato de recursos tecnológicos se não mudar as metodologias.É preciso dinamizar e dependendo do recurso utilizado os alunos e o professor se identificarão com uma ou outra TICs,então todas possuem suas qualidades basta saber usá-las.

    ResponderExcluir
  31. NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Abril 2011,
    www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2011/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica

    MÁRIO SERRA - ENGENHEIRO, MATEMÁTICO E AMAZÔNIDA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Ano XXVIII Nº 120. Agosto e Setembro de 2014,
    http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2014/152-2014-08-01-17-25-17/1618-2014-08-04-14-34-28


    RENATO PINHEIRO CONDURÚ (Belém-Pa, 25/08/1926 - 23/06/1974), ENGENHEIRO-MATEMÁTICO PARAENSE: INDO DO GUAMÁ ALÉM DO VAL DE CÃES ( solicite por e-mail: jbn@ufpa.br)

    ALGUMAS MULHERES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E QUESTÃO DE GÊNERO EM C & T.
    http://sitiodascorujas.blogspot.com.br/2013/06/mulheres-na-matematica.html

    CONSTANTINO MENEZES DE BARROS I - MATEMÁTICO QUE LIGA O PARÁ/BR AOS MAIORES CENTROS DO MUNDO E COMPARÁVEL AOS GRANDES ÍCONES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (II a V não publicados, disponível por e-mail), (Óbidos-Pa, 19/08/1931, Rio de Janeiro-RJ, 06/03/1983), Ex-Docente UFF e UFRJ,
    www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2149-vida-e-obra-de-constantino-menezes-de-barros

    PROFESSORA SANTANA: Candidata a Melhor Docente do Ensino Básico Paraense, Blog Chupa Osso, 23 Junho 2013, www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2453-proessora-santana-candidata-a-melhor-docente-do-ensino-basico-paraense

    SABER MATEMÁTICO E CULTURA INDÍGENA, blogue da AICL, 20 de Setembro de 2011,
    http://coloquioslusofonia.blogspot.com.br/2011/09/saber-matematico-e-cultura-indigena.html

    PAIRÉ CAMETAENSE: UMA BELA OBRA EM MATEMÁTICA E ENGENHARIA (não publicado, disponível por e-mail: jbn@ufpa.br)

    CONHEÇA MARIA LAURA MOUZINHO LEITE LOPES, UMA DAS PRIMEIRAS DOUTORAS EM MATEMÁTICA DO BRASIL!,
    http://encontrodejovenscientistas.com/2015/02/02/conheca-maria-laura-mouzinho-leite-lopes-uma-das-primeiras-doutoras-em-matematica-do-brasil/

    NASCIMENTO, J.B., GOMES, S.C. L., MAGNO, C. S. E MOREIRA, A. M. S. , CICLOIDE E BRAQUISTÓCRONA, www.sobralmatematica.org/preprints/preprint_2015_01.pdf, acesso fev/15


    ResponderExcluir