segunda-feira, 25 de agosto de 2014

FÓRUM DE DEBATE!!!


Olá Caros alunos da Turma Pedagogia 2013- Limoeiro!




Vamos compreender, analisar e refletir dois textos a partir do nosso FÓRUM DE DEBATE aqui no blog da disciplina. 

Após a leitura do texto " O que são tecnologias e por que elas são essenciais" (KENSKI,2007) e“As novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a escola e os Professores” (LIBÂNEO,2007) participe do debate opinando sobre a seguintes questões: O que são Tecnologias? Porque elas são essenciais? Como utilizar as novas tecnologias de comunicação e informação na educação?



Abraços virtuais!!!

58 comentários:

  1. TEXTO: O que são tecnologias e por que elas são essenciais, do livro: Educação e Tecnologia: O novo ritmo da informação de Vani Moreira Kesnke, (2012, p. 15 a 25).
    Conforme passa o tempo, o mundo evolui cada vez mais rápido, o texto aborda como as tecnologias estão presentes em nosso cotidiano, desde os primórdios na sociedade primitiva aos dias atuais. Segundo a autora Vani a tecnologia advém da engenhosidade humana, podemos exemplificar com a invenção do fogo para aquecimento e preparação de alimentos, seguido de armas para caça e proteção diante de animais ferozes, uso de pele de animais para produção de roupas etc.
    As tecnologias ficam obsoletas cada vez mais rápidas. Com isso, a quantidade de informação disponibilizada às pessoas é maior com tempo e nada melhor do que se estudar o conhecimento para reformular uma tecnologia ou criar novas com diversos usos. Esse avanço do desenvolvimento tecnológico, obriga-nos a está sempre em busca das informações e mudanças ocorridas em nosso meio, a sociedade impõe o uso das tecnologia e da informação .
    Percebemos que ser humano passou usar a tecnologia, para seu uso próprio ampliando seus domínios, acumulando riquezas e dominação do o outro. Entretanto a tecnologias não trouxe somente coisas ruins trouxe a produção de medicamentos e outros.
    A tecnologia trouxe o advento da informática, (computadores, internet),os dias atuais a população tem acesso a níveis altíssimos de informações. Vários serviços e informações são oferecidos, consegue-se fazer com um computador coisas impressionantes que há pouco tempo eram difíceis ou até impossíveis, como exemplo temos a comunicação através de vídeo conferencia com pessoas que vivem em estado ou até mesmo países, apenas com um computador e uma webcam.
    A partir do contexto conhecimento, poder e tecnologia observamos que existem inúmeros meios tecnológicos em expansão . O poder que gira em torno desses avanços tecnológicos mexe com o ser humano ( países, empresas) de uma forma geral esse poder de quem detém o controle sobre ela é diversa, pois existem meios de usá-la de acordo com sua necessidade.
    É importante destacar que as tecnologias não são somente máquinas, segundo o texto de Kenski tecnologia é o “conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento, à construção e à utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade”.


    Aluna : Maure Naiane Barreto Campos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Analise interessante do texto de Kenske, as comparações com a préhistória foi de suma importância.

      Excluir
  2. ADEMAR PINHEIRO FARIAS JÚNIOR

    O QUE SÃO TECNOLOGIAS E POR QUE ELAS SÃO ESSENCIAIS.

    • Tecnologia: isso serve para fazer guerra.

    As tecnologias acompanham a evolução da espécie humana. Que na verdade foi criada pela engenhosidade humana em todos os tempos, dando origem a inúmeras e diferenciadas tecnologias. O uso e apropriação dessas tecnologias garantiram a sobrevivência da espécie humana, mas o que no principio serviu apenas para a adaptação e manutenção da espécie passou a ser usado a serviço da guerra, da dominação dos povos que não obtinham as mesmas tecnologias dos que os dominavam. Dominavam e expandiam suas riquezas. “Tecnologia é poder”. Assim sucessivamente as inovações tecnologias ficaram cada vez mais poderosas.


    • Conhecimento, poder e tecnologia.

    Os vínculos dentre conhecimento, poder e tecnologia estão em todas as épocas e todos os tipos de relações sociais. Os que detém o conhecimento automaticamente detém a tecnologia, e como já foi dito tecnologia é poder. Isso deu origem ao uma nova organização mundial que passou a ser dividido em países desenvolvidos e países subdesenvolvidos. Os desenvolvidos e ricos é onde predominam as mais novas tecnologias; essas que se refletem na economia, cultura, e sociedade. Os que não têm acesso essa realidade são os excluídos, os subdesenvolvidos.


    • Educação, poder e tecnologia.

    A educação é um mecanismo de articulação das relações de poder, conhecimento e tecnologia. A escola representa na sociedade moderna o espaço de formação das gerações jovens e de todas as gerações. Essa educação escolar aliada ao poder governamental que detém o poder de definir e organizar os conteúdos, ou seja, determina o que serve e o que não serve para a formação dos indivíduos.


    • Evolução das tecnologias.

    As tecnologias invadem nossas vidas e nos proporcionam o bem-estar, mas também nos fragilizam. Desde a origem da espécie humana, contávamos apenas com nossas capacidades físicas naturais. Onde nosso corpo e acima de tudo o nosso cérebro são as mais diferenciadas e aperfeiçoadas das tecnologias. Na relação homem e natureza, o homem criou formas de adaptação nos ambientes mais inóspitos. A evolução social do homem se confunde com as tecnologias que foram empregadas nas diferentes épocas. A evolução e inovações das tecnologias não se restringem apenas aos novos usos de determinado equipamento e produto que altera o comportamento do homem.

    • Conceito de tecnologia.

    O conceito de tecnologia engloba a totalidade de coisas que a engenhosidade do cérebro humano conseguiu criar em todas as épocas, suas formas de uso, suas aplicações. (KENSKI, 2007; P. 23)


    Relação entre tecnologias, técnicas e equipamentos.

    Tecnologia é tudo aquilo que capacidade cognoscitiva do homem conseguiu criar em todas as épocas. A técnica é o processo, apropriação e domínio da tecnologia. E o equipamento e o resultado de ambos os conceitos já citados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito do tópico conhecimento poder e tecnologia.É preciso fazer uma analise das desigualdades sociais que é seu resultado.

      Excluir
  3. O QUE SÃO TECNOLOGIAS E POR QUE ELAS SÃO ESSENCIAIS

    Como já sabemos não é de hoje que as tecnologias estão no mundo, desde muitos tempos o homem vem criando diversas tecnologias, distinguindo-os das outras espécies. Podemos identificar isso na forma como os homens usavam os elementos da natureza, em que os homens mais frágeis tinham que se adaptar diante dos animais mais fortes, como forma de defesa. Mais como o passar do tempo surgiram às novas tecnologias, na qual não eram mais criadas como forma de defesa e sim para o ataque e a dominação, pois o objetivo do homem naquela época era ampliar seus domínios e acumular cada vez mais riqueza, talvez até hoje ela ainda seja usada nesse sentido.
    É importante ressaltar a aqui, a relação entre conhecimento, poder e tecnologia, pois foi atrás deles que se facilitou a globalização. O mundo se tornou mais desenvolvido e rico, e quem não tem acesso a essas novas tecnologias é considerado ultrapassado. Foi por esse motivo que a educação também foi afetada com esse novo processo de aprendizagem, tendo que se adaptar. As escolas também tinham seu poder diante desse conhecimento, e sua função era fazer a mediação entre professor, aluno e os conteúdos a serem aprendidos. Pois com relação a isso a função do professor é garantir através das tecnologias uma melhor aprendizagem ao aluno.
    É visível que as tecnologias invadiram o mundo e sofreram varias transformação, facilitando a vida dos seres humanos, com isso acabamos deixamos de lado as nossas capacidades naturas, sendo substituídos em alguns aspectos pelas criações do homem, com isso fica uma pergunta: “Com essa facilitação que as tecnologias nos proporcionam será que nós estamos sendo substituídos?” Pois com essa facilitação houve uma alteração na maneira como os humanos passaram a viver, chegando ao ponto em que não se pode mais viver sem as novas tecnologias.
    As tecnologias estão sendo confundidos com os aparelhos e os equipamentos, mais eles não se resumem somente a isso, diz respeito a muitas coisas além das máquinas. O conceito de tecnologia se resume em: qual quer coisa que o cérebro humano tem a capacidade de criar é considerada uma tecnologia. Essas tecnologias foram criadas com o intuito de ajudar a espécie humana a viver melhor, ou seja, tudo que nos ajuda, já é considerado uma invenção humana, uma tecnologia, um exemplo bem claro disso é o nosso alfabeto que nos ajuda a nos comunicarmos uns com os outros, facilitando nossa comunicação.
    Portanto as tecnologias estão em todos os lugares, estamos em uma sociedade tecnológica, em que estamos sendo manipulados e não estamos mais conseguindo viver sem essas invenções do cérebro humano. Mais a certo medo diante dessa nova era, pois estamos sendo dominados pelas novas tecnologias, talvez seja por ainda ter a visão que elas são apenas essas grandiosas invenções, mais como já vimos elas não são só os equipamentos, e sim toda e qualquer invenção que a nossa maior tecnologias, que é o cérebro humano, pode criar. Você já parou pra pensar o que seria de sua vida sem as tecnologias, o mundo pararia, e ainda estaríamos no mundo da pedra sem qualquer ajuda do cérebro humano, não passaríamos de animais selvagens. Com isso percebe-se que no mundo de hoje não se pode viver sem as tecnologias, pois ela se tornou parte de nossas vidas, em quase todos os movimentos que damos essas grandiosas tecnologias estão envolvidas, nos ajudando a ter uma vida bem melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo a pergunta:" Com essa facilitação que as tecnologias nos proporcionam será que nós estamos sendo substituídos?

      Em parte sim, à medida em que nos afastamos das nossas especificidades enquanto humanos, e nos aprisionamos tão somente as novas tecnologias.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. RESENHA: AS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO, A ESCOLA E OS PROFESSORES.

    José Carlos Libâneo fala das tecnologias no meio educacional no segundo capítlo, só que de uma forma mais detalhada, colocando em questão a importância da relação entre escola, docente e tecnologia na aprendizagem.

    No começo do texto ele fala da relação que sempre teve entre educação e a comunicação, ou seja, para Libâneo a educação e a comunicação sempre andaram juntas. Assim não podemos negar a importância das mídias e multimídias para a sociedade, pois hoje são elas as maiores formadoras de opiniões, diante disso fica clara a necessidade do docente em conhecer e saber utilizar as novas tecnologias para ajudar os seus alunos a utilizar esses novos métodos no seu processo de formação.

    Entretanto, nos dias de hoje há tanto aparatos tecnológicos nas escolas que fica difícil para os professores trabalharem, muito por conta de que a maioria deles não estão habituados com essa nova tecnologia, em muitos casos, alguns educadores deixam de realizar, demonstrar ou repassar tal conteúdo justamente por que não sabe usar uma determinada tecnologia, não se sente bem, e até mesmo fica meio receoso de lidar com aquilo.

    Assim, Libâneo nesta unidade vai defender a necessidade dos educadores de si apropriarem-se da tecnologia da comunicação para intervir no processo comunicacional que ocorrer entre professores e alunos, provocando uma reflexão crítica, no qual os alunos possam elaborar e transformar as ideias, sentimentos, atitudes, valores. Diante disso não pode ignorar a tecnologia, mais considera como um conteúdo escolar necessário na aprendizagem.

    Portanto, fica imprescindível na atualidade pensar em viver sem as novas tecnologias nos espaços educacionais, elas estão por todos os lados, desde da ala dos professores até a gestão e mesmo que o professor não tenha interesse em usá-la em sua didática ele vai ser obrigado pelos seus superiores a usá-la em outras partes como por exemplo na hora de preencher seus diários, visto que, nas escolas do estado o mesmo está todo informatizado.

    Ao meu ver precisamos sim que os professores sejam mais habituados as novas tecnologias, mais para que isso aconteça com uma grande parte deles é preciso que dentro da instituição educacional haja cursos preparatórios para que os professores aprendam de maneira clara e objetiva a operar tais máquinas. No entanto, o professor não pode esperar apenas que a escola lhe instrua, ele também precisa querer, querer se atualizar e ir em busca desse conhecimento que lhe falta, por que se o mesmo ficar esperando dificilmente irá conseguir alguma coisa.




    JHOSEFH NUNES BORGES

    ResponderExcluir
  6. RESENHA


    Segundo Vani Moreira Kenski, tecnologia é tudo aquilo que o homem a partir de sua inteligência consegue criar em todas as épocas. E o uso dessa inteligência é o que tem garantido ao homem um processo crescente de inovações.

    Desde os primórdios a tecnologia vem acompanhando a espécie humana. Quando ainda na idade da pedra os homens conseguiram confeccionar ferramentas para que pudessem enfrentar animais ferozes e irem para a guerra, e por sem bem sucedidos em sua ação, foram adquirindo cada vez mais ambição por novas tecnologias e com isso se sobre saiam e conseguiam a dominação e o poder sobre os povos que enfrentavam.

    Essa relação de poder permanece até os dias atuais, as grandes potencias investem e gastam grande parte de seu orçamento em pesquisas para que avancem cada vez mais e em primeira mão sobre seus “concorrentes”.

    Conhecimento, poder e tecnologia estão presentes em todas as épocas, e em todos os tipos de relações sociais.

    A Concepção que as pessoas têm de guerra e as relações de poder que envolvem conhecimento e inovações tecnológicas ampliaram-se extremamente na atualidade.
    As grandes corporações transnacionais assumem o poder quanto ao domínio das tecnologias, poderes até mesmo superiores aos dos políticos dos países que exercem influência sobre o futuro dos povos em todo o mundo.

    Assim vem a existência de uma nova geografia, onde já não importa o lugar onde se habita, mas sim as suas condições de acesso às novas realidades tecnológicas.
    A educação é um mecanismo de poder para a articulação das relações entre poder, conhecimento e tecnologias. A escola representa o lugar propício para a formação de todos os cidadãos. É nela que as pessoas procuram a garantia do domínio de conhecimentos e melhor qualidade de vida. Com isso a construção dos currículos dos cursos é uma forme de poder em relação a informação e aos conhecimentos.

    As tecnologias invadiram nossas vidas, pois garantem possibilidades de bem-estar, com isso acabamos nos acostumando com alguns confortos tecnológicos, os quais hoje seríamos incapazes de viver sem.

    Nos primórdios a espécie humana contava apenas com a capacidade natural do corpo. Então podemos considerar o corpo humano, mais precisamente o cérebro, a mais diferenciada e aperfeiçoada das tecnologias.

    Aevolução social do homem acaba se confundindo com as tecnologias desenvolvidas e empregadas de cada época. Diferentes momentos da história da humanidade são reconhecidos historicamente pelo avanço tecnológico correspondente. O avanço científico da humanidade amplia o conhecimento sobre esses recursos e cria novas tecnologias cada vez mais sofisticadas.

    Nós costumamos associar tecnologia a equipamentos e aparelhos, mas a expressão “tecnologia” está para além de apenas aparelhos ou equipamentos. O conceito de tecnologia abrange toda criação que o cérebro humano seja capaz de inventar. Como exemplos disso podemos citar os lápis, os medicamentos, os óculos, a cama. Todos estes objetos são tecnologias que contribuem para que o ser humano viva melhor.

    As tecnologias estão em todos os lugares, querendo ou não elas fazem parte do nosso cotidiano, a tecnologia está tão presente que as vezes nem percebemos que não são coisas naturais. Algumas atividades consideradas normais, como: dormir, comer, escrever e até mesmo falar, para serem realizadas precisam do auxílio de equipamentos que são resultantes de estudos específicos para que haja uma melhor condição de vida.

    Sabe-se que no nosso dia a dia é necessário lhe dar com inúmeras tecnologias, e essas habilidades de manusear com os equipamentos ou tecnologias, chamamos de técnica. Essas técnicas são transmitidas de geração a geração. Hoje em dia não conseguimos nem imaginar como seria nossa vida sem o auxílio das tecnologias para a realização das nossas atividades diárias.



    DANÚBIA BARRA

    ResponderExcluir
  7. AS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO A ESCOLA E OS PROFESSORES.

    Estamos vivendo uma nova era, onde os avanços tecnológicos emergem de forma intensa na sociedade, modificando a forma de viver de grande parte da humanidade. No campo educacional utilizá-los é um grande desafio, tanto para o professor quanto para o aluno.

    As novas tecnologias, incorporadas na escola configura uma nova realidade, propiciando novos meios do profissional trabalhar os conteúdos curriculares, garantindo a interação dos professores e alunos dentro do processo pedagógico. A importância das NTCI como: televisão, imprensa escrita, rádio, revista, quadrinhos é notório, uma vez que elas servem como a disseminação de saberes e modos de agir e pensar dos indivíduos; proporcionando aos alunos informações amplas sobre os problemas sociais que nos atingem. Observa-se conteúdo a pedagogia não acontece só no espaço escolar, ela esta ligada aos meios tecnológicos que possibilitam informar repassar e questionar tais conteúdos de forma crítica.

    Nós podemos negar que os impactos causados pela NTCI na educação, também devem ser levadas em consideração, esses novos recursos tecnológicos podem proporcionar aos alunos, um ensino superficial e restrito sobre o ensino, levando-o mesmo a não pensar, refletir e desenvolver suas próprias opiniões.

    José Carlos Libâneo destaca com grande êxito a questão dos avanços tecnológicos na escola, sem dúvida a escola transformou o ensino em modo de produção, onde visa desenvolver no aluno, o olhar para o mercado de trabalho, nos processos produtivos, no perfil do profissional, nas relações de trabalho e consumo etc.

    O aluno inserido dentro deste novo panorama educacional, muitas vezes é estimulado à concorrência, a exclusão e o desrespeito entre os indivíduos, as NTCI muitas vezes induzem o aluno, a uma falsa noção de aprendizagem, nós proporcionando o estímulo a aprendizagem. O impacto nas práticas docentes das NTCI, provocam uma certa instabilidade; pois o professor e suas práticas pedagógicas, tendem a serem substituídas por essas novas ferramentas de ensino.

    De fato as NTCI garantem que os professores busquem um novo perfil em suas práticas educativas, onde ambos caminhem de forma mútua, contribuindo para o desenvolvimento educacional do aluno.

    No entanto a globalização e o acesso constante aos NTCI, são capazes de gerar no individuo, estudante ou não, um olhar mais critico as questões que nos envolvem. Os alunos focados dentro desse contexto são convocados a fazerem parte desse novo perfil de educação, onde o acesso a informação possibilite ou desenvolva nele, a busca na construção de valores e elaboração de conceitos do estudante. As novas mídias oferecem infinitas oportunidades e possibilidades que garantam o seu uso de forma adequada em prol de uma educação de qualidade.

    ANA PAULA ABREU NOVAES

    ResponderExcluir
  8. O QUE SÃO TECNOLOGIAS E POR QUE ELAS SÃO NECESSÁRIAS
    Salvador Dias Monteiro
    A mente humana foi e continua sendo a principal ferramenta de apropriação das descobertas tecnológicas. As tecnologias garantiram aos nossos encentrais a sobrevivência e dominação em relação aos outros animais e sua própria espécie. Esse processo fica bem claro no filme “A guerra do fogo” onde os homens se defendem dos animais selvagens e de outras tribos através do uso e domínio do fogo.

    O homem por sua natureza dominadora passa a adquirir técnicas dominantes que ajudarão a fomentar ainda mais as descobertas tecnológicas para sua utilização pessoal ou coletiva. O que se observa nesse ciclo tecnológico é como o benefício e as desigualdades geradas pela tecnologia acabam atingindo diretamente a realidade de cada ser humano, ou seja, seu surgimento é fundamental dentro das relações sociais e já por outro lado ela garante a permanência de ideologias que visam somente o bem estar de um determinado País ou grupo, por exemplo.

    As ideologias da “Guerra Fria” ficaram bem especificadas num dos parágrafos segundo kenski (2012), onde uma potência não admitia ficar para “trás”, tecnologicamente de outra. Isso a meu ver trouxe pontos positivos e negativos, uma vez que, foi essa disputa que culminou o surgimento de novas tecnologias apontadas pela autora como o isopor, o forno micro-ondas, o relógio digital entre outros, juntamente com essas invenções surge a bomba atômica que tem o poder de destruição quantitativa, a grande consequência da corrida pela conquista do poder tecnológico é o holocausto de muitos inocentes que estão a parte dessa disputa.

    De acordo com o filósofo francês Lyotard (apud kenski 2012), são os avanços tecnológicos que irão situar e esclarecer o homem sobre as mais diversas formas de entendimento que se passa no mundo. Diz ainda que é um duplo desafio para a educação: Adaptar-se aos avanços tecnológicos e conduzir o aluno para o domínio e familiarização crítica desses novos meios.

    Nas escolas as tecnologias estão bem presentes e facilita à aprendizagem do aluno, um exemplo de compreensão do discente em decorrência da tecnologia utilizada em sala de aula é o quadro negro e o retro projetor que são ferramentas que possibilitam a existência de uma aula interessante e prazerosa, logo o aluno terá uma maior assimilação pelo assunto proposto. As tecnologias evoluíram com o tempo por apresentarem um caráter necessário e de melhor qualidade de vida para a humanidade, esse fenômeno se concretizou graças a convivência social e também cultural.

    Acho importante comentar a passagem que a autora dá ênfase a palavra linguagem, poie é através desta que as relações passam a ter sentido. Kenski mostra que a linguagem é um tipo específico de tecnologia, ou seja, ela não está em forma de maquinários, mas sim de ideias, de pensamentos que foram criados com o propósito de captar entendimento e diálogo entre as pessoas.

    Como já comentamos na primeira aula, fica totalmente difícil e inviável o progresso da relação humana, uma vez ausentes os aparatos tecnológicos. Será que é possível manter nossas relações sem a presença da tecnologia? Acredito cem por cento que não, pois somos dependentes dela, uma vez que, foi a partir das suas funções que nós humanos passamos a descobrir e redescobrir o mundo e nossas necessidades em decorrência desse eixo norteador.









    ResponderExcluir
  9. RESENHA: O QUE SÃO TECNOLOGIAS E POR QUE ELAS SÃO ESSENCIAS


    Patrícia da Paixão Souza


    A tecnologia surge a partir da necessidade que o homem tem de desenvolver técnicas que propiciem o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de suas habilidades como meio de sobrevivência, as tecnologias vêm se modificando com o passar do tempo.
    A relação de poder com a tecnologia torna-se cada vez mais evidente, as grandes empresas e multinacionais preocupadas em descobrir e lançar no mercado inovações tecnológicas para que sua supremacia esteja garantida. Todas essas inovações acabaram alterando a rotina dentro de nossas casas, proporcionando mais facilidades e agilidade principalmente nos serviços domésticos com produtos que ajudam no dia-a-dia das donas de casa.
    A tecnologia faz parte de nossas vidas sem ela é impossível se relacionar e se desenvolver no mundo em que vivemos hoje.
    Para que se chegasse ao espaço foi preciso o uso indispensável da tecnologia, sem que se imaginasse tudo o que foi inventado para o espaço acabou tornando-se em descobertas a serem usadas tanto no ramo da saúde, como do esporte dentre outros.
    Conhecimentos, poder e tecnologia se fazem presentes de todas as formas, como enciclopédias, dicionários, livros, revistas e jornais, sendo que tal informação pode se apresentar de diversas maneiras dependendo do olhar dos responsáveis por suas publicações.
    A globalização expandiu-se com a facilidade que essas inovações proporcionaram, agilizando as transações econômicas através da interação e comunicação que agora tornam-se indispensáveis nesse processo.
    O acesso a esses meios tem gerado um grande desafio na atualidade, pois, os pobres poucas vezes têm condições de se incluir nesse meio, que nos obriga a estarmos inseridos mesmo que o indivíduo não disponha de tal acesso. Mas apesar de todas as dificuldades não podemos fugir da realidade, precisamos nos adaptarmos as inovações tecnológicas, resistir já é impossível afinal, tudo gira em torno da tecnologia.
    A educação tenta se adaptar com a inclusão de seus alunos e do corpo docente, já que as escolas são as bases fundamentais nesse processo, é como se fosse, uma porta de entrada no mundo tecnológico.
    A evolução do homem surge juntamente com a evolução das tecnologias, afinal, todos os meios para que o homem se desenvolvesse dependia de suas necessidades, obrigando a se reinventar e criar mecanismos capazes de garantir sua sobrevivência, nada aconteceu de repente mais desde o surgimento do homem.
    A criação de armas, roupas, o uso do fogo e as técnicas de caça, tudo isso é considerado inovações tecnológicas que foram sendo repassadas de geração em geração. Estamos cercados pela tecnologia, necessitamos dela todos os dias em tudo que fazemos do trabalho aos estudos dependemos e somos dependentes.
    Tudo o que se cria e se planeja é considerado tecnologia, ela já está inserida naturalmente em nossas vidas e faz parte do nosso cotidiano. As tecnologias estão sempre se renovando, é uma busca constante pelo aperfeiçoamento, visando o lado econômico e a praticidade na vida do indivíduo.
    Não podemos e não devemos parar no tempo, precisamos nos atualizarmos sempre e aceita que não podemos mais viver fora do mundo da tecnologia.

    ResponderExcluir
  10. AUDREA MARIA SILVA VIANA

    RESENHA: do Livro Educação e Tecnologia: O novo ritmo da informação de Vani Moreira Kesnke, Capitulo 1 - O que são tecnologias e por que elas são essenciais. (2007, p. 15 a 25).

    CAPITULO 1 - “O QUE SÃO TECNOLOGIAS E PORQUE ELAS SÃO ESSENCIAIS”

    Muitos conceitos e ideias nos remetem em saber o que é tecnologia. Tecnologia nada mais é do que a engenhosidade humana, que no decorrer dos tempos o homem com o uso de seu raciocínio tem garantido as mais diversas formas de inovações, possibilitando a vida numa praticidade surpreendente. E essa enorme habilidade torna o ser humano diferente das outras espécies, transformando a tecnologia como instrumento de poder.
    Desde os primórdios, o homem vem garantindo sua sobrevivência, aprendendo a manipular e dominar a seu favor os elementos que a natureza oferece, como por exemplo: O fogo, a água pedaço de pau, até serem substituídos por outros elementos mais avançados.
    O desenvolvimento de novas tecnologias acabou despertando no ser humano o sentimento de ambição e proporcionando nele não mais o objetivo de se defender, mas, de atacar e dominar. Nos dias atuais essa concepção de domínio é voltada para o poder político e econômico que gastam boa parte de seus recursos em pesquisas inovadoras no objetivo de manter sempre a hierarquia.
    A relação que a educação, poder, e tecnologias têm em comum é observado nas escolas, que esta por sua vez aliada ao governo toma para si a responsabilidade de definir os elementos para a formação dos currículos, e uma vez que o professor manipula equipamentos tecnológicos em sala de aula para a melhoria de seu ensino, ele exerce o poder sobre os alunos.
    As tecnologias vêm sendo evoluída de geração a geração, e isso interfere na forma de viver, de se adaptar a uma nova vida, com mais facilidades e conforto. Todas as descobertas serviram para o crescimento e desenvolvimento sócio-histórico-cultural do ser humano. E essas tecnologias não se resumem em máquinas, porém, a linguagem foi um dos elementos tecnológicos que se desenvolve ao longo dos tempos, hoje em dia podemos observar as inúmeras formas do homem se comunicar, diversas línguas cada uma em um lugar e povos diferentes, culturas diferentes, existem linguagens específicas até para o ser humano com deficiências no caso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e do Braile.
    Tudo que passa por um processo de pesquisa, planejamento e criação a serviço do progresso e do bem estar da humanidade, podemos conceituar como tecnologia. A tecnologia faz parte do nosso cotidiano, em tudo que fazemos ou falamos a tecnologia está inserida, é um caminho sem volta, sempre estará se inovando independentemente de qualquer situação e tempo.

    ResponderExcluir
  11. Esse texto escrito pela autora Vani Moreira Kenski, vem tratar do tema, O que são Tecnologias e por que elas são essenciais.
    As tecnologias são tão antigas quanto a espécie humana. Na verdade, foi a engenhosidade humana, em todos os tempos, que origem as mais diferenciadas tecnologias.
    Acredito que autora direciona neste tópico a ideia que o homem se diferencia dos outros animais pelo uso do raciocínio, o homem é capaz de racionar e de criar diversas tecnologias que vão se renovando por um crescente processo no qual vão se aperfeiçoando. Tecnologia é poder, para sobreviver na época dos primórdios o homem dependia de suas capacidades de criar e desenvolver diversas tecnologias que com suas habilidades garantiam sua sobrevivência, dominando o uso dos elementos da natureza, essa ação próspera do homem desencadeou sentimentos ambiciosos, criando tecnologias não só para a sua defesa, mas para atacar e dominar outros povos e acumular riquezas.
    Com a guerra fria o mundo se dividiu em dois grandes blocos econômicos, Estados Unidos e União Soviética, que impulsionou o avanço da ciência e tecnologia, as ações bélicas e a corrida espacial desencadearam a criação de diversas tecnologias como o forno microondas, o laser, o computador, os relógios digitais, os absorventes, gps, e até alimentos como a margarina e o leite condensado, que são muito utilizados hoje em dia em nossas vidas.
    Os vínculos entre conhecimento, poder e tecnologias estão presentes em todas as épocas e em todos os tipos de relações sociais. A autora enfatiza nesse contexto o poder do conhecimento em relação ao uso feito das informações de determinados assuntos em função da sua divulgação, que muitas vezes não é isenta e imparcial, pode ser mascarada em outros objetivos, pode ser de caráter positivo ou negativo, dependendo da intencionalidade de quem divulga. Tudo isso nos remete a pensar que essa interação e comunicação facilitou a globalização da era tecnológica, que o neoliberalismo nos responsabilizou pelos nossos possíveis sucessos e insucessos, que com a globalização econômica e capitalista, deveríamos nos adaptar as novas tecnologias para considerarmos incluídos nesse contexto, e que caso contrario ficaríamos excluídos socialmente dessa realidade tecnológica.
    A criança desde pequena no ambiente cultural familiar onde adquire uma identidade social, resultante do poder educacional da família e do meio que vive , sendo mediada pelos conhecimentos repassados de outros elementos do seu grupo. Da mesma forma , a escola também exerce o seu poder em relação aos conhecimentos e ao uso das tecnologias que farão a mediação entre professores e alunos e os conteúdos a serem aprendidos. O professor faz uso das tecnologias para auxilia-lo para repassar os seus conhecimentos aos seus alunos, as tecnologias também auxiliam os mesmos para aperfeiçoarem sua formação para exercer determinadas profissões.
    As tecnologias não são só maquinas engloba toda capacidade de criação do cérebro humano em diferentes épocas. Segundo a autora, uma tecnologia que não está ligada diretamente com equipamentos é a linguagem, através dela conseguimos nos comunicar com outras pessoas em diferentes lugares, e deu origem aos diferentes idiomas, característicos de determinados povos e culturas, para viajarmos para outros países por exemplo, temos que fazer uso de outros idiomas para facilitar nossa comunicação com outros povos.
    Essas tecnologias e as novas tecnologias referem-se a conhecimentos provenientes da eletrônica e telecomunicações que permitem a inclusão e a exclusão nesse meio tecnológico, é imprescindível o uso desses equipamentos eletrônicos porque estamos em um mundo globalizado e em evolução tecnológica.
    ACADÊMICA: ROSE DOS SANTOS MEDEIROS
    PEDAGOGIA 2013

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao ler o texto da colega Rose, pude conhecer mais sobre as tecnologias, que a através do raciocínio o homem foi capaz de criar inúmeras tecnologias e aperfeiçoa-las com o passar do tempo e como as mesmas garantiram não só a sua sobrevivência,mas também a sua supremacia em diferentes contextos,e também possibilitam a inclusão e ao mesmo tempo exclusão do indivíduo na sociedade.

      Excluir
    2. Ao ler o texto exposto pela colega conseguir reforçar o entendimento a respeito do conteúdo tratado anteriormente em sala, a autora enfatiza um quadro de influências tecnológicas e suas consequências,, foi pelo uso da tecnologia e seus desdobramentos que acarretou num sistema complexo ,muitas vezes pautado pelo uso da força bélica , que determinados países ou mesmo regiões, conseguiram impor suas leis em determinadas sociedades , visando , na maioria das vezes , interesses próprios , não atendendo , portanto , as necessidades de modo amplo...

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. O QUE SÃO TECNOLOGIAS E POR QUE ELAS SÃO ESSENCIAIS. (KENSKI, 2012, p. 15-25).

    Segundo a autora as tecnologias são tão antigas quanto a espécie humana. Na realidade podemos considerar o corpo humano, sobretudo, o cérebro a mais diferenciada e aperfeiçoada das tecnologias, pela sua capacidade de raciocinar e usar seus conhecimentos de acordo com as necessidades do momento.
    O homem inventou e produziu ferramentas, para garantir sua sobrevivência modificou e criou formas de adaptação em qualquer tipo de ambiente, roupas habitação, alimentos e armas foram sendo criados, descobertos, utilizados e transformados. O desenvolvimento tecnológico de cada época da civilização marcou a cultura e a forma de compreender a sua história.
    As diferentes etapas da evolução social resultam de variáveis interdependentes, mas que na maioria das vezes, decorrem do descobrimento e técnicas de trabalho e produção. A evolução social do homem confunde-se com as tecnologias desenvolvidas e empregadas em cada época. O avanço cientifico da humanidade amplia o conhecimento sobre os recursos e cria permanentemente “novas tecnologias”, cada vez mais sofisticadas.
    A autora destaca que desde o inicio dos tempos o domínio de determinados tipos de tecnologias, como também o domínio de certas informações, distinguem os serem humanos. Ela diz que Tecnologia é poder. As novas tecnologias foram sendo criadas não mais para suprir as necessidades humanas, mas para o ataque e a dominação, um exemplo disso, são as grandes potencias que se preocupam em manter e ampliar seus poderes políticos e econômicos, que investem grande parte de seus orçamentos nas pesquisas de inovações para garantirem a manutenção de suas supremacias.
    Os vínculos entre conhecimento, poder e tecnologias estão presentes em todas as épocas e em todos os tipos de relações sociais. A autora nos apresenta um exemplo muito simples: é só notar como diferentes jornais, revistas e outras publicações tratam a mesma notícia, são vistos de forma positiva ou negativa, conforme o posicionamento dos que apresentam a informação. Para o filosofo francês Lyotard (1988 e 1993). O grande desafio da espécie humana na atualidade é a tecnologia. Segundo ele, a única chance que o homem tem para conseguir acompanhar o movimento do mundo é adaptar-se à complexidade que os avanços tecnológicos impõem a todos indistintamente.
    A educação também é um mecanismo das relações entre poder, conhecimento e tecnologias, ela exerce o seu o poder em relação aos conhecimentos e ao uso das tecnologias que farão a mediação entre professores, alunos e os conteúdos a serem aprendidos. A escola representa na sociedade moderna o espaço de formação não apenas dos jovens, mas de todas as pessoas. Assim a definição dos currículos dos cursos em todos os níveis e modalidades de ensino, é uma forma de poder em relação a informação e aos conhecimentos tidos como validos na sociedade.
    A autora nos diz que tecnologias não significa exatamente só equipamentos, ao contrario, ela está em todo lugar e faz parte de nossas vidas, de nossas atividades cotidianas como dormir, comer, trabalhar, ler entre outras. Ela faz distinção entre tecnologias e técnicas. Tecnologias é toda engenhosidade criada pelo ser humano. Já a técnica é a maneira de como eu vou desenvolver essa tecnologia.
    Portanto, as tecnologias invadem as nossas vidas, ampliam a nossa memoria, garantem novas possibilidades de bem estar e fragilizam as capacidades naturais do ser humano. Por sua vez, a ação do professor em sala de aula e no uso que ele faz dos suportes tecnológicos à sua disposição, são novamente definidas as relações entre o conhecimento a ser ensinado, o poder do professor e a forma de exploração das tecnologias disponíveis para garantir melhor aprendizagem pelos alunos.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lendo o texto da colega pude entender a importância da tecnologia, que o homem vai utilizando incluindo suas necessidades.Gostei muito do texto onde a autora Vani Kenski faz uma análise de que a tecnologia vem englobar tudo que o cérebro humano pode construir desde a sua criação.

      Excluir
    2. lendo o texto exposto , a educação como ato de conhecimento desafia os educandos. Assim como a tecnologia a autora Kenski nos fala que a espécie humana para sua sobrevivência modificou e criou formas de adaptar-se ao ambiente, porque engloba a totalidade de coisas que engenhosidade do cérebro humano consegue criar em todas as épocas

      Excluir
  14. AS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNIDADE E INFORMAÇÃO, A ESCOLA E OS PROFESSORES.
    Os vínculos entre praticas educativas e processos comunicativos estreitaram-se consideravelmente no mundo contemporâneo, por duas razões: os avanços tecnológicos na comunicação e informática e as mudanças no sistema produtivo envolvendo novas qualificações e, portanto novas exigências educacionais.
    UMA LEITURA PEDAGÓGICA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
    A atividade pedagógica dos meios de comunicação é verificar a intencionalidade dos processos comunicativos presentes nas novas tecnologias da comunicação e da informação e nas formas de intervenção metodológica e organizativa. Demonstra a importância dos objetivos sociopolíticos dos processos comunicacionais e a discussão, pelos educadores, de uma proposta educacional, de um projeto cultural e educativo que tenha origem num projeto de gestão da sociedade.
    ALGUMAS RELAÇÕES PROBLEMÁTICAS ENTRE AS NTCI E A EDUCAÇÃO
    • Escolarização e necessidades do novo paradigma produtivo: As mudanças que ocorrem na educação são lentas e quase imperceptíveis. Elas são sempre apresentadas no nível do desejo e não do que realmente acontece. A maior parte das escolas se rotula construtivista ou cognitivista, e os professores afirmam que preferem a cognitivista. No entanto, usam e acabam praticando a abordagem tradicional.
    • sociedade informacional e morte da escola (desescolarização: outro posicionamento decorrente da analise do impacto das NICI na educação é o de descartar o papel da escola na sociedade pela multiplicidade de meios de comunicação e informação, não teria lugar para a escola convencional, a escola do quadro-negro e giz, ou seja, o quadro-negro substituído pela tela do computador, e o giz pelo mouse. O mundo real se transformaria na realidade das tecnologias, abertas à exploração livre do aluno.
    • TECNOLOGIA INFORMÁTICA E SUBSTITUIÇÃO DA RELAÇÃO DOCENTE: A relação, cada vez mais íntima, entre informática e educação vem mostrar que a difusão em larga escala de computadores e setores estratégicos da sociedade impõe uma radical mudança na formação de novas competências técnicas-práticas e emancipatórias para a comunidade escolar. Significa também, que a informática possui uma indubitável contribuição na construção da nova sociedade.
    A tese da substituição da relação docente está obviamente associada a determinado paradigma de qualidade da educação em que importaria mais o saber fazer e o saber usar do que uma formação cultural sólida.

    • IMPACTO DAS NTCI E RESISTÊNICAS DOS EDUCADORES ESCOLARES: Profissionais da educação apresentam resistência em utilizar as novas tecnologias na sala de aula. Dentro fator aponta do é a falta de interesse e comodismos de outros professores, pois atividades com maior interação dos alunos exigirão maior preparação dos conteúdos a serem ministrados. Mas um fator é o medo de mudança, medo do novo, medo de que seja apenas um modismo e que caia no esquecimento. Esse fatores aliado formam uma grande barreira que impede o avanço da tecnologia na escola.
    INTEGRAÇAÕ DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NA ESCOLA
    A educação deverá integrar-se a era dos meios de comunicação na escola, onde os avanços tecnológicos são constantes, fazendo surgir a cada instante uma nova tecnologia aumentando as desigualdades sociais e a exclusão digital da população menos favorecida e regiões mais isoladas.
    APICAÇÕES PEDAGÓGICO-DIDÁTICAS
    Os educadores escolares têm uma notória resistência à tecnologia e aos meios de comunicação eletrônicos. Quando muito, entendem a introdução das NTCI na escola como o uso do computador e do vídeo. Há, inclusive indícios de que o uso do computador na escoas dificilmente ultrapassa a experiência de aprender sobre o computador, raramente no ou por meio do computador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com os avanços das tecnologias, actredito que é muito importante inclui-la no ambiente escolar, pois com os avanços das tecnologias a escola também tem que se aprimoar. É intetessante percebemos que atrvés dela há sim uma maneira pedagogica de aprendizagem. Mais os desafios que a tecnologias enfrentam pra ser incluida no meio de aprendizagem, é a falta de qualificação de professores nessa area para mediar esses conhecimentos para os alunos.

      Excluir
  15. RESUMO
    LIBANIO, Jose Carlos. AS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO, A ESCOLA E OS PROFESSORES.
    Segundo Libâneo educação e comunicação caminham juntas, mas não é a mesma coisa. Hoje em dia não faltam os que querem substituir a teoria da educação pela teoria da comunicação. No entanto, por outro lado, toda comunicação é educativa, conforme escreveu no inicio do século o educador norte-americano John Dewey, por que ela é o processo de compartilhamento da experiência comum e, com isso, não só proporciona aos indivíduos disposições emocionais e intelectuais como provê experiências mais ampla e mais variada.
    Os vínculos entre praticas educativas e processos comunicativos estreita-se no mundo contemporâneo, por duas fortes razões: os avanços tecnológicos na comunicação e informática e as mudanças nos sistema produtivo envolvem novas qualificações; Os impactos dessas novas realidades no ensino impõe três tipos de leitura: a pedagógica, a epistemológica e a psicogenética.
    O autor destaca quatro das problemáticas que mais parecem: a) as necessidades do novo paradigma produtivo e a propagada universalização da escolarização básica; b) a multiplicidade dos meios de comunicação na sociedade informacional e a morte da escola; c) o uso da tecnologia informativa na escola e a substituição da relação docente; d) o impacto das NTCI na escola e a pouca receptividade dos educadores escolares em relação aos processos de inovação tecnológica.
    ESCOLARIZAÇÃO E NECESSIDADES DO NOVO PARADGIMA PRODUTIVO
    Arma-se um circuito integrado envolvendo os avanços tecnológicos, o novo modelo de produção e desenvolvimento, a qualificação profissional e a educação (Paiva, 1993). Alguns autores vêm adotando a expressão “qualidade social da educação”. É certo que os requisitos de democracia, cidadania, participação, direitos sociais, compõem o conceito de qualidade social. Mas tem importância a qualidade cognitiva dos processos de ensino e aprendizagem. Assunann (1995) faz um alerta inciso: “se todas as demais condições necessárias melhorarem, mas os alunos não aprenderem mais e melhor, não há melhoria na qualidade da educação”.
    Em parte, a escola de hoje já necessita constituir-se nesse espaço de síntese. Em muitos lugares, mesmo considerando a pobreza do interior da escola, já se vê uma sociedade culturalizada pela informação das multidias (no nosso caso, basicamente, pela televisão).

    IMPACTO DAS NTCI E RESISTENCIAS DOS EDUCADORES ESCOLARES
    Mas há também razões culturais e sociais como certo temor pela máquina e equipamentos eletrônicos, medo da despersonalização e de ser substituído pelo computador, ameaça ao emprego, precário dos meios de comunicação na escola.
    Para que se utilizam as NTCI na educação? Qual é o lugar das NTCI na escola?
    Contribuir para a democratização de saberes socialmente significativos e desenvolvimento de capacidades intelectuais e afetivos, tendo em vista a formação de cidadão contemporâneo.
    Possibilitar a todos oportunidades de aprender sobre mídias e multimídias e a interagir com elas.
    Proporcionar preparação tecnológica comunicacional, para desenvolver competências, habilidades e atitudes para viver num mundo que se informatize cada vez mais.
    Aprimorar o processo comunicacional entre os agentes da ação docente-discentes e entre estes e o saberes significativos da cultura e da ciência.

    ResponderExcluir
  16. TEXTO: ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA? (LIBÂNEO, 2011. p. 55-71).

    Segundo o autor com os avanço tecnológicos criou-se uma nova exigência no mercado de trabalho isso provocou mudanças no comportamento da sociedade, nas relações de trabalho fazendo com que os profissionais buscasse se manter em constante aperfeiçoamento para melhor atender as exigências imposta por esse sistema capitalista sabemos que com essa mudança necessitou de um outro perfil de profissional que consiga fazer uso dessas novas tecnologias
    A nova economia da educação, em boa parte sustentada na inovação tecnológica, estaria supondo bases mínimas de escolarização que o capital precisaria para fazer frente as novas necessidades de qualificação e requalificação profissional, o que implicaria uma acentuação da formação geral. (LIBÂNEO, 2011. p.60)
    A escola passou por um novo padrão, devido os novos avanços tecnológicos, exigindo formadores dessas novas competência para isso é necessário que haja essa mudança no sentido de melhorar o conhecimento dos alunos, e as TICS devem ser usada como práticas sociais transformadoras em todos os níveis de ensino fazendo com que os alunos aprendam de forma facilitadora, levando em conta o seu contexto sócio cultural e fazendo uso dos recursos tecnológicos de sua época.

    Sabemos que para os educadores é um desafio pensar nos processos pedagógicos- didáticos pois educação e economia estão ligados competindo o domínio do mercado e a exclusão social. Com a sociedade informatizada, a escola deve acompanhar os meios de comunicação avançados não mais se prendendo ao quadro negro e giz. Esse impacto gera uma educação de mudanças acompanhando o ritmo dos avanços tecnológicos. Com a dificuldade das escolas se adaptarem à essas novas mudanças, pensou-se em falar em uma sociedade sem escola.
    Obviamente que nem todas as crianças podem usufruir desses avanços tecnológicos, devido a desigualdade social, e esse número de crianças é muito grande, porque muitas ainda não tem acesso a essa informações. As crianças que vivem em um mundo de leitura, um ambiente favorável para o conhecimento amplo, com certeza ela irá se destacar e estará mais preparado para o mercado de trabalho como um bom profissional em relação as outras crianças que não tem o mesmo acesso.
    Para o autor com os avanços tecnológicos criam-se uma nova ideologia de que as TICS poderia vir substituir o docente,isso provocou um certo receio por parte dessa categoria mas sabemos que apesar dessa TICS se fazerem muito presente e serem ferramentas necessárias no processo de ensino aprendizagem nada substituiria o papel do professor.
    Percebe-se que muitos docentes resistem a esses impactos escolares, pois essas inovações dispõe assumir teoria e prática a uma formação tecnológica, fala-se muito em uma educação virtual mais os professores não tem apoio e qualificação. Nesse sentido, seria necessário uma preparação para que pudéssemos manusear esses equipamentos para se integrarem ao NTCI.
    Vale ressaltar que o uso indevido das NTCI pode trazer consequências positivas ou negativas para os alunos. Cabe a nós educadores sabermos utilizar as NTCI como recurso didáticos que venham favorecer o aprendizado dos educandos no sentido de aprender a pensar, para formação do cidadão crítico. Percebe-se que a mídia oferece muitos meios de induzir as pessoas para a informação ligada ao consumismo, em interesse próprio , com ingenuidade dos que tem acesso, é necessário que tenhamos consciência de que as novas criações tecnológicas venham favorecer para mais conhecimentos.
    Como futuros pedagogos não podemos excluir esses importantes conteúdos que são as novas tecnologias da comunicação e da informação. Mas que seja usada para benefícios intelectual, de bons professores e alunos e que juntos possam fazer da mídia e multimídias um parceria para o conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao ler o texto da colega foi possivel compreender a intenção do autor ao tratar das TICs em sala de aula, como estamos em um constante processo de mudanças tecnológicas é preciso que o professor se adapte as mesmas,que ele assuma o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno,e que sejam usadas em caráter transitório,esporadicamente para que seu uso seja eficaz e que desperte o interesse pelo aluno. Que o processo de ensino- aprendizagem seja benéfico para ambos,o professor não deve se sentir "diminuído" diante dessas tecnologias,por isso que é importante a formação continuada tecnológica para ajudá-lo a compreender os benefícios que as TICs podem proporcionar.

      Excluir
  17. TEXTO: (LIBÂNEO, 2011. p. 55-75)
    ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA.

    De ante dos recursos que o mundo oferece a comunicação e a informação estão definitivamente estão empregado, entrelaçado no nosso dia-dia, e é praticamente inviável sobreviver sem se comunicar e trocar informações com o outro, e conforme a pessoa se comunica e troca informações, ela se auto educa, pois a educação e comunicação andam juntas.

    E de ante dos meios de comunicação é possível verificar um olhar pedagógico, e os meios de comunicação por si próprios já é uma forma de se educar, mas ainda hoje podemos verificar que algumas instituições ainda resistem mais já se vem adotando e se adaptando á novas estratégias pedagógicas, até mesmo por que não é só nas escolas que se educa.

    E por conta de que a geração passada de professores não obtiveram uma formação ampla na ária da tecnologia hoje encontram dificuldades de manusear as novas tecnologias.

    Para se obter um bom aprendizado é preciso que a educação e a comunicação estejam juntas para que a sociedade evolua como um todo, e somente assim e somente assim que todos possam chegar na qualificação, caráter, desenvolvimento, competência, pensamento autônomo e outras qualidades que somente uma educação bem estruturada pode trazer.

    Com todos os avanços tecnológicos ainda nos dias futuros se vai precisar de um lugar para se educar, ou seja uma “escola”, mas que somente com educadores e profissionais preparados e qualificados poderão dar continuidade aos saberes da escola. Profissionais que venham através das novas tecnologias trazer infinitas possibilidades e desenvolver o educando e torna-lo um aluno tão complexo quanto o professor.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. TECNOLOGIA E SUA EVOLUÇÃO
    Desde a sua origem o homem se diferencia dos outros animais pela capacidade que possui de raciocinar. E no decorre do tempo, em contato com outros grupos humanos e com a natureza, possui um conjunto de conhecimentos que colocado em prática possibilitam o surgimento das tecnologias. Assim, as tecnologias são frutos do pensamento humano, e permitem ao homem a dominar a natureza e os outros grupos humanos que ainda não aprimoraram seus conhecimentos.
    No decorrer do tempo, novas tecnologias foram criadas, as já existentes aperfeiçoadas,não mais para garantir a sobrevivência, mais impor a dominação a outros povos, principalmente através de guerras. Desde os povos primitivos até no atual, o homem ao se apropriar das inovações tecnológicas cada vez mais poderosas, amplia seus domínios e adquire riquezas.
    Na evolução da espécie humana, o homem de início contava simplesmente com as capacidades naturais de seu corpo: pernas, braços, músculos, cérebro. Valendo-se de sua capacidade de pensar, pouco a pouco, vai criando as ferramentas úteis a garantia de sua sobrevivência, rompendo os obstáculos impostos pela natureza. Em outro momento, o avanço científico da humanidade amplia o conhecimento sobre esses recursos e cria permanentemente novas tecnologias, cada vez mais sofisticadas.
    A todo momento o homem cria, e aperfeiçoa tecnologias, sendo elas importante a cada momento histórico-social, pois a evolução tecnológica não refere-se apenas as novas tecnologias, mas, a todo conjunto delas existentes desde a origem do homem. E a evolução tecnológica diz respeito não só ao uso das tecnologias, mais, as mudanças que elas causam na sociedade.
    Na educação as relações de poder também se manifestam na família, onde as crianças adquirem conhecimentos, hábitos, atitudes, habilidades e valores que definem a sua identidade social. Na escola o poder é exercido em relação aos conhecimentos e ao uso das tecnologias que farão a mediação entre professores, alunos e os conteúdos a serem aprendidos. Desta forma, as relações de poder são estabelecidas nas famílias e na escola, quando os personagens integrantes desses grupos sociais exercem ou sofrem influência nas trocas de conhecimentos por eles mantidos.
    Segundo Kenski, a definição dos currículos dos cursos em todos os níveis e modalidades de ensino é uma forma de poder em relação à informação e aos conhecimentos válidos para que uma pessoa possa exercer função ativa na sociedade. Isso acontece porque os currículos não são desinteressados, eles são uma expressão de poder, definindo e organizando os conteúdos que julga necessário a serem trabalhados nas instituições escolares, direcionados por esta, pelo governo e pela política externa.
    Quando se fala em tecnologias, muitos associam somente à maquinas, mas, as tecnologias referem-se a todas as coisas que a mente humana pode criar a todo momento histórico, suas formas de uso, suas aplicações. No entanto, como exemplo dessas tecnologias que não são maquinas, mencionamos aqui a linguagem. A linguagem é uma construção criada pela inteligência humana para possibilitar a comunicação entre os membros de determinado grupo social.
    Segundo Kenski, tecnologia é o conjunto de conhecimento e princípios que se aplicam ao planejamento, a construção e a utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade. Desta forma, podemos afirmar que tecnologia refere-se a todo conhecimento, planejamento, para a criação e a utilização de uma ferramenta para facilitar a realização de uma atividade.
    Portanto, as tecnologias como fruto da criação humana, acontece paralelamente a evolução humana. E o homem valendo-se da capacidade de raciocinar, cria as tecnologias, e no decorrer do tempo, acumula experiências que lhe permitem a apropriação de um conhecimento amplo, garantindo que tecnologias sejam criadas, recriadas ou aperfeiçoando a cada contexto histórico, resultando na maioria das vezes em uma verdadeira revolução na sociedade.

    ResponderExcluir
  20. As novas tecnologias da comunicação e informação, a escola e os professores



    O processo educativo se constituiu com a contribuição do processo comunicativo, ambos passando por diversas modificações ao longo do tempo. Diz Libâneo: educação e comunicação andam juntas, mas não são a mesma coisa e de fato, suas especificidades não estão apenas em seus conceitos, mas tambem, nos seus meios e modos de realização.
    O impacto dessas novas mudanças no ensino impõe ao menos três tipos de leitura: a pedagógica, a epistemológica e a psicocognitiva, porem, ganhará destaque neste texto o ponto de vista pedagógico.
    Fazer uma leitura pedagógica dos meios de comunicação ao menos em um sentido amplo é verificar a intencionalidade dos processos comunicativos presentes nas novas tecnologias da comunicação e da informação e nas formas de intervenção metodológica e organizativa. Ou seja, é realizar uma ampla análise de cunho ético das relações que norteiam o rumo da sociedade.

    Algumas relações problemáticas entre as NTCI e a educação


    Escolarização e necessidades do novo paradigma produtivo

    A escola hoje tornou- se espaço não apenas da relação de aprendizado, mas também de disputas e interesses econômicos sedimentado principalmente pelo modelo neoliberal, Assmann (1995) faz um alerta incisivo: “se todas as demais condições necessárias melhorarem, mas os alunos não aprenderem mais e melhor não há melhoria na qualidade da educação”, portanto, se constitui fator primordial para uma ‘qualidade social da educação’ o resultado de transformação nos alunos para posteriormente tais alunos reciclados possam realizar novas práticas que vão alem dos objetivos do mercado.

    Sociedade informacional e morte da escola (desescolarização)

    Alguns autores da década de setenta, falavam de uma sociedade sem escolas, ou seja, do domínio das NTCI em detrimento das escolas que não conseguiriam acompanhar o desenvolvimento tecnológico tornando-se assim imprecisas, no entanto, na avaliação das NTCI não pode- se perder de vista o essencial o critério sociopolítico, a desigualdade social uma vez que nem todos têm o acesso ao meio tecnológico informacional o que seria um fator de risco para a formação de novos guetos.

    Tecnologia, informática e substituição da relação docente

    A tecnologização do ensino incentiva a crença de que o computador e outras mídias podem substituir a relação pedagógica convencional, assim como se pensa na desescolarização também se pensa na desnecessidade dos professores no processo educativo. Todavia, o pedagogo acredita que a formação cultural básica é o suporte da formação tecnológica, ou seja, a utilização pedagógica das NTCI pode trazer efeitos cognitivos relevantes, estes porem não podem ser atribuídos somente a essas tecnologias, mas também, as tradicionais entre elas o professor que possui papel sigficativo nesse processo.

    Impacto das NTCI e resistências dos educadores escolares

    È sabido que os professores e especialistas de educação ligados ao setor escolar tendem a resistir à inovação tecnológica, e expressam dificuldade em assumir, teórica e praticamente, disposição favorável a uma formação tecnológica. Há razões culturais, políticas, sociais para essa resistência. Política por causa de uma visão tecnicista advinda da ditadura militar, social e cultural como temor pela máquina e de ser desprezado por outros equipamentos ou ainda pela carência de formação tecnológica que precisa ser inserida de maneira didática na formação de profissionais da educação.



    Acadêmico: Bruno da Silva Viana

    ResponderExcluir
  21. TEXTO: ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA? (LIBÂNEO, 2011, p. 55-71).
    Segundo o autor, todo profissional que atua em práticas de transmissão e assimilação de saberes, é em sentido amplo, um pedagogo, como programador de televisão, vídeo educativo, o criador de brinquedos, os professores de todos os níveis de ensino entre outros, se acentuando o poder pedagógico dos meios de comunicação: televisão, imprensa escrita, rádio, revistas, quadrinhos, não só apenas no campo econômico e político mas, especialmente, no campo moral. Há também práticas pedagógicas nos jornais, nas rádios, na produção de material informativo, como livros didáticos e paradidáticos, mapas, vídeos, revistas, formação profissional em serviço, desenvolvem-se em todo lugar e outras instituições, entre seus objetivos e estratégias pedagógicas.
    Para o autor a nova economia da educação em boa parte sustentada na inovação tecnológica, estaria supondo bases mínimas de escolarização que o capital precisaria para fazer frente a novas necessidades de qualificação profissional. A resistência a uma ampla difusão nas escolas públicas das novas tecnologias de informação e de comunicação, sob o argumento de estarem inseridas na lógica do mercado e da globalização cultural, teria como efeito mais exclusão e mais seletividade social, uma vez que, sua não integração às práticas de ensino impediriam aos alunos oportunidades de recepção e emissão da informação, deixando-os desguarnecidos diante das investidas de manipulação cultural e politica, de hegemonização de crenças, gostos e desejos de substituição do conhecimento pela informação.
    Do ponto de vista do autor a educação emancipatória, tem que se reforçar a exigência do aprimoramento do ensino fundamental para a população excluída, a partir de parâmetros de qualidade diferenciados daqueles veiculados no discurso do neoliberalismo. Uma teoria da educação proporia em processo formativo abrangendo a totalidade do ser humano, nas suas dimensões física, afetiva, cognitiva, não se reduzindo à dimensão econômica. Mas é preciso traduzir objetivos genéricos em metas e práticas mais específicas para a escola.
    Entretanto, a defesa da escola não se faz apenas pelo critério sociopolítico. Ela cumpre funções que não são providas por nenhuma outra instância. Se a curto prazo essas funções referem-se ao suprimento da formação geral, capacidade de ler, escrever, e formação científica básica e estética, a longo prazo é preciso pensar a escola convertendo-se num “espaço de síntese”, configurando-se como “espaços de espaços”, a escola de hoje já necessita constituir-se nesse espaço de síntese. Mas o que significa essa ideia da escola como “espaço de síntese”? Para o autor é considera-la como lugar onde os alunos aprendem a razão crítica para poderem atribuir significados às mensagens e informações recebidas das mídias, multimídias e formas de intervenção educativa urbana.
    O autor propõe em sua pergunta: para que se utilizam as NTCI na educação? Qual é o lugar das NTCI na escola com os seguintes objetivos pedagógicos do uso das novas tecnologias e dos meios de comunicação: a) Contribuir para a democratização de saberes socialmente significativos e o desenvolvimento das capacidades intelectuais; b) Possibilitar a todos oportunidades de aprender sobre mídias e multimídias e a interagir com elas; c) Propiciar preparação tecnológica comunicacional, para desenvolver competências, habilidades e atitudes para viver num mundo que se “informatiza” cada vez mais; d) Aprimorar o processo comunicacional entre os agentes da ação docente-discente e entre estes e os saberes significativos da cultura e da ciência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme o texto exposto pelo colega o autor nos diz que todo aquele que trabalha com práticas educativas é um pedagogo e que a nova economia da educação em boa parte sustentada pela inovação tecnológica precisa de qualificação profissional.Muito bem explicado.

      Excluir
  22. AS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO, A ESCOLA E OS PROFESSORES.
    TEXTO: ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA. (LIBÂNEO. 2011. p. 55-71).

    Segundo Libâneo, educação e comunicação sempre andaram juntas na reflexão pedagógica, elas possuem uma inter-relação, mais não são a mesma coisa, sendo que a educação tem como seu objeto de estudo o ensino aprendizagem e a comunicação se preocupa com a informação, mais que ambas juntas contribuem de forma significativa para o ensino aprendizagem.
    Uma leitura pedagógica dos meios de comunicação
    Ainda segundo o autor “A prática educativa não se reduz à escola e ao ensino. A intervenção educativa ocorre em muitos lugares, mediante variadas formas, por meio de diversas agências. Há, portanto, agentes educativos convencionais – família, escola, comunidade-, como há instituições sociais, culturais, civis, recreativas, meios de comunicação, etc. A escola, portanto, não detém o monopólio do saber.’’
    Entretanto, as práticas educativas é um fenômeno que está presente em todos os espaços do nosso desenvolvimento cotidiano, mais sem esquecer que fica para a escola a maior parte do compromisso de repassar o conhecimento, por meios das diversas formas de tecnologias.
    Escolarização e necessidades do novo paradigma produtivo
    Segundo Assmann (1995) faz um alerta incisivo: “se todas as demais condições necessárias melhorarem, mas os alunos não aprenderem mais e melhor, não há melhoria na qualidade da educação.” Ou seja, pode se ter as melhores ferramentas necessárias para que aconteça o ensino, mais se não for utilizada de forma adequada de nada adianta. Cabe ao professor se reinventar a cada dia, induzindo o aluno a ir em busca do conhecimento, se entusiasmar pelo saber, pois o mais importante é o aprendizado do aluno.
    Sociedade informacional e morte da escola ( desescolarização)
    “Obviamente, não se trata de negar os avanços tecnológicos, o uso mais ampliado de mídias e multimídias e os centros especializados de informação. Entretanto, quantas crianças e jovens podem usufruir destas condições? Sabemos que há um número imenso de crianças brasileiras que precisam da escola, que não dispõem dos aparatos informacionais”.
    A escola é de suma importância, é o espaço onde os alunos recebem conhecimento, que prepara-os para a vida. É na escola que os alunos são formados para a cidadania, criticidade, etc. Se não fossem as escolas o que seriam daqueles alunos que não tem acesso aos meios tecnológicos de informação?
    Tecnologia informática e substituição da relação docente
    “O impacto das novas tecnologias da comunicação e da informação, vem provocando uma reviravolta nos modos mais convencionais de educar e ensinar. A utilização pedagógica das tecnologias da informação pode trazer efeitos cognitivos relevantes, estes porém, não podem ser atribuídos somente a essas tecnologias”.
    Esses novos avanços tecnológicos, sabendo utiliza-los em prol da educação contribui para ampliar o conhecimento do aluno. Mais a presença do professor mediador é essencial para a formação de seus discentes.
    Integração dos meios de comunicação na escola
    Os objetivos pedagógicos do uso das novas tecnologias e dos meios de comunicação é contribuir para a democratização de saberes socialmente significativo e desenvolvimento de capacidades intelectuais e afetivas, tendo em vista a formação de cidadãos. Possibilitar a todos oportunidades de aprender sobre mídias e multimídias e a interagir com elas, etc.
    Implicação pedagógico-didática
    “Diante da complexidade das relações comunicacionais no mundo contemporâneo, os educadores escolares precisam “aprender a pensar e a praticar comunicações midiatizadas” como requisito para a formação da cidadania”.
    As mídias são as maiores formadoras de opiniões, cabe aos docentes estarem sempre se qualificando para saber usar essas novas tecnologias e ajudar na formação de seus alunos, para que estes dominem essas tecnologias de comunicação e não sejam dominados por ela.




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi possivel compreender a importância do uso das TICS pelos professores em sala de aula para melhorar o processo de ensino-aprendizagem,desencadeando a melhoria da prática docente.

      Excluir
  23. Resenha
    O QUE SÃO TECNOLOGIAS E POR QUE ELAS SÃO ESSENCIAIS.
    O processo de desenvolvimento do homem em sociedade desde a pré-história possibilitou, pelas necessidades que ele tinha adquirido o desenvolvimento de instrumentos que garantisse o sucesso daquele grupo social; nasce aqui a tecnologia instrumentos que iriam potencializa-los para conseguir seus objetivos.
    Nesse processo evolucionário o raciocínio tem sido determinante para esse crescente processo de inovações. Kenski fala aqui que o desenvolvimento do raciocínio é que vai diferenciar o ser humano dos outras espécies e que, o maior desenvolvimento tecnológico vai acontecer dentro do cérebro, já que o homem era de certa forma o mais frágil dos animais.
    No processo histórico esses instrumentos passaram a servir como objetos a serviço do ataque e dominação. Kenski relaciona as inúmeras guerras que ocorreram durante a história e seus processos de domínio territorial e cultural, e como essas tecnologias foram determinantes nessas conquistas. Esses instrumentos continuam determinando vencedores até hoje criando potencias políticas e econômicas.
    A citação de Fabio Reynol (2004) trás, como essas pesquisas tem influenciado a vida de todos no mundo, tecnologias que foram desenvolvidas pra um fim e acabaram também servindo pra outras, como por exemplo, o medidor de pressão arterial, que foi inventado para astronautas pudessem de forma precisa avaliar sua saúde no espaço, e que hoje é um aparelho fundamental em farmácias, postos de saúde, hospitais.
    Kenski relaciona o conhecimento para o desenvolvimento de tecnologia e obtenção de poder, e isso tem ocorrido em todas as épocas e em todos os tipos de relações sociais. Informações não envolve a totalidade, portanto não pode ser considerada isenta e imparcial; quem detém o poder da informação apresenta sua versão do fato, ou apresenta apoio a partidos políticos publicando notícias de forma positiva ou negativa.
    A concepção de guerra e as relações de poder que envolvem conhecimento e inovações tecnológicas ampliaram-se tremendamente na atualidade. O período pós-guerra trousse uma avalanche de tecnologia eletrônica e isso aconteceram porque países investiram em conhecimento e de certa forma isso configurou o mundo e acabou criando divisões sociais levados pela globalização da economia.
    O mundo desenvolvido e rico é um espaço que predominam as mais novas tecnologias e seus desdobramentos na economia, na cultura, na sociedade. Quem não tem a “senha de acesso” para ingresso nessa nova realidade são os excluídos, os “subdesenvolvidos”; o desafio da educação: adaptar-se aos avanços das tecnologias e orientar o caminho de todos para o domínio e a apropriação crítica desses novos meios.
    Kenski relaciona a educação para obtenção de poder e tecnologia; A educação também é um mecanismo poderoso de articulação das relações entre poder, conhecimento e tecnologias. Desde pequena, a criança é educada em um determinado meio cultural familiar, onde adquirem conhecimentos, hábitos, atitudes, habilidades e valores que definem a sua identidade social.

    ResponderExcluir
  24. A escola representa na sociedade moderna o espaço de formação não apenas das gerações jovens, de todas as pessoas.
    O estado vê a escola como ferramenta para a obtenção de poder, e não é por acaso, pois dentro da escola está toda a concentração de conhecimento e esse que vai ser usado para direcionar a criança para um vida em que o estado possa controlar seu futuro, tirando o principio da escola que nasce para libertar o indivíduo.
    A educação é usada para desenvolver a tecnologia, é um grande número de projetos para os desenvolvimentos de tecnologias, pois aliar a educação e avanço tecnológico vai proporcionar no futuro um estado poderoso.
    Assim, a definição dos currículos dos cursos em todos os níveis e modalidades de ensino é uma forma de poder em relação à informação e aos conhecimentos válidos para que uma pessoa possa exercer função ativa na sociedade.
    As tecnologias invadem as nossas vidas, ampliam a nossa memória, garantem novas possibilidades de bem-estar e fragilizam as capacidades naturais do ser humano. O homem através do seu processo de evolução foi desenvolvido pra caçar, pescar, correr, nadar e mais uma série ações que ele foi desenvolvendo para suprir suas necessidades, porem o maior desenvolvimento foi o intelectual e isso prejudicou o sistema motor do ser humano.
    A evolução cria uma nova doença, o sedentarismo, o ser humano não usa mais o corpo para aquilo que foi evoluído e isso acarreta uma serie de complicações, para ele mesmo. O desenvolvimento tecnológico de cada época da civilização marcou a cultura e a forma de compreender a sua história e o descobrimento e da aplicação de novos conhecimentos e técnicas de trabalhos e produção.
    A evolução social do homem confunde-se com as tecnologias desenvolvidas e empregadas em cada época. Diferentes períodos da história da humanidade são historicamente reconhecidos pelo avanço tecnológico correspondente. O avanço científico da humanidade amplia o conhecimento sobre esses recursos e cria permanentemente “novas tecnologias”, cada vez mais sofisticadas, transformando nossas maneiras de pensar, sentir, agir.
    Estamos muito acostumados a nos referir a tecnologias como equipamentos e aparelhos. E tecnologia vai muito além de maquinas. O desenvolvimento da tecnologia abrange um campo muito mais extenso, que começa principalmente no aperfeiçoamento do cérebro, e tudo o que o ele conseguiu desenvolver, desde suas ferramentas, linguagens... Então tecnologia é muito mais do que é considerado.
    Conceituar tecnologia é tão extenso quanto sua abrangência, de que – é “o estudo dos processos técnicos de um determinado ramo de produção industrial ou de mais ramos”. É sim mais a partir desses “mais ramos” entra uma série de ramificações de desenvolvimento tecnológico entre eles à linguagem oral e escrita que trouxe de outras épocas o conhecimento que foi contruido.

    ResponderExcluir
  25. ROSELY PANTOJA COSTA RODRIGUES

    Ao analisarmos o texto “AS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO A ESCOLA E OS PROFESSORES” observamos logo duas palavras que se completam: educação e comunicação, no sentido de que toda a forma educacional entende-se pelo autor Libâneo como comunicação e entendido por Dewey tudo o que é comunicado tem um sentido educativo no momento em que serve de experiência para o ser humano.

    A pedagogia, teoria e pratica da educação, não monopoliza o saber no ambiente escolar. Ela encontra-se em diferente locais sendo aplicada em diversas formas com um único propósito: de intencionalidade educativa; e essa intencionalidade tem uma dimensão ética e normativa da prática educativa.

    A sociedade pedagógica em que vivemos acentua-se quando observamos as mídias como a tv, divulgando saberes e modos de agir através de propaganda matérias educativas. Verdadeiramente, é muito difícil não encontrarmos estratégias pedagógicas em vários outros ambientes que não sejam só na escola.

    Mas como é na escola que ocorre a maior parte da pedagogia, a ideia de espaço de síntese que dá-se a ela é por que nela apreende-se a criticidade que atribui significado as mensagens e informações recebidas das mídias e multimídias e forma de intervenção educativa urbana. A cultura mosaica proporcionada por fragmentações advindas das mais diferentes formas de meios comunicativos, chega aos indivíduos de maneira bombardeada, e a escola tem o papel de reorganizar, reestruturar a cultura através de condições afetivas e cognitivas singulares e apropriada.

    Não devemos desconsiderar também que os interiores de nossas escolas são pobres na questão de informatização das multimídias. A discussão aguça-se quando observamos que enquanto a sociedade que é caracterizada como informacional e as escolas que são locais por onde determinada geração passa, ainda utiliza recursos ultrapassados em sala de aula, atiçando as desigualdades entre, principalmente, as escolas urbanas e rurais, públicas e privadas.

    As NTCI estão presentes em nosso cotidiano, sem deixar esquecer-se também no ambiente escolar. Elas são empregadas em paradoxo, ora para a formação cultural sólida, de qualidade, ora essa mesma tecnologia informacional podem levar os alunos a serem dependentes dos seus atributos que podem comprometer as habilidades críticas particulares. A escola pública brasileira não devem deixar de cuidar dos assuntos de ensino informacional, pois ela possibilita atribuições que põem ter formação tecnológica para a cultura básica.

    Assim as posições das mídias nas escolas quando estas são empregadas em sala de aula, por má utilização ou falta de instrução, podem transformar-se na ilusão do ensinar e aprender, onde professor em frente a esse recurso finge que ensina e o aluno sempre aprende, numa situação em que a relação pedagógica convencional é posta de lado.

    ResponderExcluir
  26. CONTINUAÇÃO...

    Essa ilusão pode acarretar ao professor que seus alunos perderiam o interesse pela criatividade dos conteúdos que lhes são apresentados, tornando-se apenas espectadores-reprodutivistas, somente habilitados a tecno-informacionais. A fala de Libâneo (2007) enfatiza isso quando diz que “a aprendizagem não é mas que o domínio de comportamento práticos que transformem o aluno num sujeito competente em técnicas.

    Entretanto é inviável que a relação entre professor-aluno-conhecimento-aprendizagem-conhecimento fique isenta das novas tecnologias informacionais, onde a sociedade em que fazemos parte é informacional, onde o aluno mediado pelo professor aprende significações como a da cultura.

    Por outro lado a resistência por parte de alguns professores ainda é bastante significativa, em relação à inserção porque só apresenta-se os aspectos negativos superficialmente citados acima. Deve-se leva em conta que a inserção das NTCI nas escolas é produtiva quando há um trabalho de formação continuada para professores, pois a visão tecnicista que recai sobre as tecnologias informacionais é ainda muito forte e inevitável, desfavorecendo o emprego das mídias e multimídias nas salas de aulas.

    A escola é local de aprendizagem mutua, portanto é preciso que a didática e métodos empregados em sala de aula não deixe de considerar a importância que tecnologias informacionais trazem para o meio escolar, enfatizando que este ambiente onde mutualmente adquire-se conhecimento e experiência e que juntos podemos “criticar corretamente” e nos familiarizarmos com as mídias e multimídias.



    ResponderExcluir
  27. As Novas Tecnologias da Educação e Informação. A Escola e os Professores
    Na reflexão pedagógica, a educação e comunicação sempre andaram juntos, Muitas Vezes, esses termos foram tomados como sinônimos.Nos dias atuais não faltam os que querem substituir a teoria da educação pela teoria da comunicação.Educação e Comunicação caminha juntas,mas não são a mesma coisa.De início,é importante reconhecer que as práticas educativas supõem processos comunicativos.Toda comunicação é educativa,Conforme escreveu John Dewey, porque ele é o processo de Compartilhamento da experiência comum e, com isso,não só proporciona aos indivíduos disposições emocionais e intelectuais como provê experiência mais ampla e mais Variados.
    Na didática, é consensual entre autores contemporâneos a caracterização da docência como relação comunicacional intencional. No mundo contemporâneo, os vínculos entre práticas educativas e processos comunicativos estreitam consideravelmente,ao menos,por duas fortes razões.Os avanços tecnológicos na comunicação e informáticas e as mudanças nos processos produtivos,envolvendo nas qualificação e, portanto,novas experiências educacionais.Os impactos das novas tecnologias,impõe novas realidades.Estamos rodeados das novas tecnologias,fazendo com que nossa vida se modifique.A todo momento,o homem cria novas tecnologias.Por isso, que naturalmente a nossa vida se modifique em virtude da tecnologia.As exigências tecnológica fazem parte do mundo de hoje.Em muitos lugares a tecnologia se faz presente.Assim modificando a maneira de viver.
    Uma leitura Pedagógica dos meios de comunicação
    Primeiro, vamos definir o que é Pedagogia. Pedagogia são práticas educacionais. As práticas Pedagógicas ocorrem em muitos lugares.Sobre pedagogia e meios de comunicação é interessante resalta,que está se acentuando o Poder Pedagógicos dos meios de comunicação. Por exemplo: internet,televisão revista,rádio etc.A mídia interferem em nossas opiniões.A todo momento temos a mídia em nossas vidas.A práticas pedagógicas nos jornais.nas rádios e na produção de material informativo.



    ResponderExcluir
  28. RESUMO
    LIBANEO, José Carlos. AS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO, A ESCOLA E OS PROFESSORES.
    Aluna: Leila Cavalcante Gomes.

    - Educação e comunicação sempre andaram juntas na reflexão pedagogia. Freqüentemente, esses termos foram tomados como sinônimos, outras vezes a comunicação foi tomada como uma dimensão da educação.
    Hoje em dia não faltam os que querem substituir a teoria da educação pela teoria da comunicação. Não desejo levar a questão por esse caminho, mas vou partir do entendimento de que educação e comunicação caminham juntas, mas não são as mesmas coisas.
    - Os vinculos entre práticas educativas e processos comunicativos estreitaram-se consideravelmente no mundo contemporâneo, ao menos, por duas fortes razões; os avanços tecnológicos na comunicação e informática e as mudanças no sistema produtivo, envolvendo novas qualificações e, portanto, novas exigências educacionais.
    A pedagogia é a teoria e a prática de educação utiliza o termo educação numa acepção bastante amplia pratica educativa não se reduz a escola e ao ensino. A intervenção educativo ocorre em muitos lugares, mediante variadas formas, por meios de diversas agências. Família, escola, comunidade, como há instituições sociais, culturais, civis, recreativas, meios de comunicação, etc. A escola, portanto, não detém o monopólio do saber.

    A mídia especializa-se em formar opinião e modificar atitudes, não apenas no campo econômico e político, mas, especialmente no campo moral.
    Qual sentido de dizer que muitos especialistas ligados aos meios de comunicação são ao menos em sentido amplo, pedagogos? Por que minha insistência em traze: um discurso pedagógico num encontro de vídeo e educação?
    - Algumas relações problemáticas entre as NTLI e a educação.
    A literatura especializada tem acentuado as relações entre o sistema produtivo e o setor educacional, entre os avanços tecnológicos e as necessidades de formação.

    ESCOLARIZAÇÃO E NECESSIDADES DO NOVO PARADIGMA PRODUTIVO.
    O novo paradigma produtivo acompanha o processo de internacionalização da economia, a globalização dos mercados, a intelectualizarão do processo produtivo, trazendo modificação no processo de produção, no perfil dos trabalhadores nas relações de trabalho, nos hábitos de consumo, etc.
    - Uma teoria critica da educação pouparia um processo formativo abrongendo a totalidade do ser humano, nas suas dimensões física, afetiva, cognitiva, não se reduzindo á dimensão econômica.
    - Qualificação mais elevada e de melhor qualidade de caráter geral do trabalhador, inclusive como condição para quebrar a rigidez da tecnologia, centrada no desenvolvimento de capacidade cognitivas e operativas, encaminhadas para um pensamento autônomo, critico, criativo.

    TECNOLOGIA INFORMÁTICA DA RELAÇÃO DOCENTE.
    A tecnologia do ensino incentiva a crença de que o computador e outras mídias podem substituir a relação pedagógica convencional.
    Considerando a pobreza do interior da escola, já se vê uma sociedade culturalizada pela informação das multimídias (no nosso caso, basicamente, pela televisão).

    - IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICOS – DIDÁTICAS .
    A compreensão que se propõe sobre a presença das NTCI na educação provoca uma reviravolta nas atitudes profissionais tanto dos educadores escolares como dos criadores e realizadores de mídias.
    Há inclusive, indícios de que o uso de computador nas escolas dificilmente ultrapassar a experiência de aprender “ sobre” o computador, raramente “ no ou por meio do computador”.

    ResponderExcluir
  29. Resumo-Adeus professor, Adeus professora.
    As novas tecnologias da comunicação e informação, a escola e os professores.
    LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, Adeus professora Novas tecnologias educacionais e profissão docente. José Carlos Libâneo, 13. Ed, São Paulo: Cortez, 2011-( coleção questão da Nossa Época; v.2

    “educação e comunicação sempre andaram juntas na reflexão pedagógica. Frequentemente, esses termos foram tomados como sinônimos, outras vezes a comunicação foi tomada como uma dimensão da educação. Hoje em dia não faltam os que querem substituir a teoria da educação pela teoria da comunicação”.
    “Como se sabe, o conteúdo da educação varia de uma sociedade a outra segundo interesses de diversos segmentos sociais, interesses que se projetam em valores, aspirações, objetos.não apenas no campo econômico e politico mas, especialmente no campo moral.”
    “A mídia especializa-se em formar opinião e modificar atitudes, não apenas no campo econômico e politico mas, especialmente, no campo moral.”
    “Noutros lugares já se percebe a intervenção educativa urbana, não apenas pela presença das NTCI nas residências e nos afazeres cotidianos, como também a cada dia múltiplas instituições cívicas e sociais, politicas e culturais, vão pondo em pratica planos e programas de cultura participativa em nível comunitário, pelo que nossas ruas e praças, museus, teatros etc.....”

    No texto Libâneotraz a relação entre educação e comunicação, faz um olhar voltado para a necessidade dos educadores se apropriarem ou se aprimorarem das técnicas e tecnologias assim como da comunicação, o texto traz uma reflexão do momento social e dos avanços tecnológicos por quais passamos, visto que temos educação em todos os segmentos sociais. Segundo ele a tecnologia torna-se grande aliada se aplicada de maneira correta.
    O ser humano vive em constante faze de ensino aprendizado e portanto em constantes transformações, e é essas transformações que o professor enquanto mediador precisa acompanhar, para que se possa formar um ser critico das informações e não passivo diante das situações. O professor precisa usar a tecnologia ao seu favor para tornar o ambiente educacional, mas agradável, atrativo e de fácil compreensão. No entanto o autor aponta para o fato de que o ensino-aprendizagem se dá nas relações sociais e como tal o professor jamais perderá o seu lugar no espaço educacional e que tecnologia sem o professor pode trazer graves consequênciascomo por exemplo o mal uso das mesmas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante o uso das tecnologias em sala para o professor utilizá-la a seu favor para o ambiente educacional se torne atrativo para o aluno,e atentar para a boa utilização que o professor fará das mesmas,caso contrário, o mau uso pode acarretar graves problemas.

      Excluir
  30. O QUE SÃO TECNOLOGIAS E PORQUE ELAS SÃO ESSÊNCIAS.
    # Tecnologia: isso serve pra fazer a guerra.
    As tecnologias são tão antigas quanto à espécie humana. Na verdade foi a engenhosidade humana, em todos os tempos, que deu origem as mais diferenciadas tecnologias. O uso do raciocínio tem garantido ao homem um processo crescente de inovações.
    Ao observar na história da evolução do homem, nas engenhosidades tecnológicas, de acordo com sua realidade ou necessidade ele vai inventando novas coisas. Tudo surge a partir de uma necessidade do homem de se relacionar com o meio onde vive, ou seja, o homem cria seus instrumentos tecnológicos para facilitar sua vida, no trabalho, na guerra, e em toda relação dele com a natureza.Isso o diferencia desde o principio da história diante das outras espécies ou até mesmo dos outros grupos, o domínio de tecnologias sempre garantiu ao homem sobreviver com suas fragilidades em um mundo cercado de outras espécies mais fortes.
    Mas o homem evolui não só nastecnologias. Até então ele era nômades, masa partir que ele vai se organizando em grupos, novas tecnologias vão sendo criadas e para diferentes fins. Agora elas serviam não só para a defesa, mas paraatacar e dominar outros de sua espécie. Osavanços tecnológicos foram acontecendo aos poucos, desde o uso de machadinhas de pedra, passando pela lança e setas de metal, até chegar às mais sofisticadas armas usadas hoje em dia, tudo pensado para a guerra, a partir dai outros recursos foram surgindo e sendo usados em outras áreaspara facilitar a vida cotidiana do homem. Então essa astúcia humana faz com que ele manipule todas as coisas a seu favor desdeanimais adestrados a mais complexa maquinas criada por ele.
    Os maiores avanços tecnológicos aconteceram nos anos 50 no decorrer da guerra fria, onde as potências da época interessada em manter seu poder tanto politico como econômico investiram nas ciências tecnológicas para diversos fins, foi nesse período que surgiram as maquinas mais sofisticadas da época inclusive a bomba atômica que até então é a arma mais letal que existe.
    # CONHECIMENTO, PODER E TECNOLOGIAS.
    Os vínculos entre conhecimento, poder e tecnologias estão presentes em todas as épocas como já foi dito anteriormente e também em todos os tios de relações sociais. Enciclopédia, dicionários, livros, revistas e jornais, por exemplo, são informações criadascom texto definidos que apresentam informação da ótica de seus autores e editores. Já uma noticia passada pelos meios de comunicação elas podem ter mais de uma vertente, ela é interpretada dependendo do interesse por traz da informação, nesse fato a informação é tratada de forma parcial mostrando só o ponto de vista de um determinado grupo.
    Todas essas concepções de guerra e as relações depoder envolvem conhecimento e inovações tecnológicas são muito ampliadas na atualidade. Essa facilidade de interação e comunicação facilitou a globalização da economia. Com isso surge umnovo cenário politico e econômicoque marca o sistema neoliberal, nesse sistema as grandes corporações assumem poderes superiores aos poderes políticos dos países, exercendo assim grande influência sobre o futuro dos povos em todo o mundo.
    # EDUCAÇÃO, PODER E TECNOLOGIAS.
    A educação também é um mecanismo poderoso de articulação das relações entre poder, conhecimento e tecnologias. O comportamento de uma pessoa é desenvolvido por influência do meio cultural familiar onde vive. A sua identidade social é resultado do podereducacional da família com o meio onde vivem. A escola exerce esse mesmo poder nos conhecimentos e ao uso de tecnologias que farão mediação entre professor, alunos e os conteúdos a serem aprendidos. Ela representa na sociedade o espaço de formação não apenas das gerações jovens, mas de todas as pessoas.

    ResponderExcluir
  31. O QUE SÃO TECNOLOGIAS E POR QUE ELAS SÃO ESSENCIAIS Tecnologias: Isso serve para fazer a guerra
    Na idade da pedra, os homens- que eram frágeis fisicamente diante dos outros animais e das manifestações da natureza- conseguiram garantir a sobrevivência da espécie e a sua supremacia, pela engenhosidade e astúcia com que dominava o uso de elementos da natureza. Com o passar do tempo desencadeou novos sentimentose ambições.
    Novas tecnologias foram surgindo, agora não mais para defesa, mais para ataque e a dominação, pois considerando que é o fruto do homem pois esse, dotado de raciocínio superior. Um momento revolucionário deve ter ocorrido quando alguns gruposprimitivos deixaram de lados os machados de madeira e passaram a utilizar lanças e setas de metal para guerrear. Com tudo isso os homens buscavam a cada dia ampliar seus domíniose acumular cada vez mais riquezas.
    E como podemos anotar observar hoje não mudou absolutamente nada, pois as grandes potencias, países preocupam –se em manter e ampliar seus poderes políticos e econômicos. Gastam grande parte de seus orçamentos na pesquisa de inovações que garantem a manutenção dessa supremacia, assim o homem adotado de ambição habitual, utiliza a tecnologia para dominar. Dessa forma tem criação de instrumentos úteis ao dia a dia, como o ferro elétrico, computadores que servem estes também para o desenvolvimento na aprendizagem dentro e fora da sala de aula.
    CONHECIMENTO, PODER E TECNOLOGIA
    Os vínculos entre conhecimento, poder e tecnologiasestão presentes em todas as épocas e em todos os tipos de relação sociais. Pois as tecnologias do conhecimento está vinculado como elemento transformador , a facilidade de interação e comunicação facilitou a globalização da economia. A globalização da economia e das finanças redefine o mundo e cria uma nova divisão social, quem tem acesso a essa realidade são denominados ‘’subdesenvolvidos’’
    EDUCAÇÃO, PODER E TECNOLOGIAS
    Desde pequena a criança é educada, onde adquire conhecimentos, hábitos, habilidadese valores que definem a sua identidade social. Da mesma forma, a escola exerce o seu poder em relação aos conhecimentos e ao uso das tecnologiasque farão mediação entre professores, alunos e os conteúdos a serem aprendidos. O desafio pedagógico diante disso é criar uma função de transmissão de informações, esse é um desafio para geral.
    EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
    As tecnologias invadem as nossas vidas, ampliam a nossa memória , garantem novas possibilidades e bem-estar e fragilizam as capacidades naturais do ser humano. No começo o homem contava apenas com suas forças, ou seja, com a força do seu corpo e sobretudo com seu racicíonio. Um grande salto evolutivopara espécie humana ocorreu quando era superada a cada dia as dificuldades e assim foram sendo construídas grandes e diferenciadas coisas. O desenvolvimento tecnológico de cada época da civilização marcou a cultura e a forma de compreendera sua história. E com tudo isso apenas serviu para o crescimento tecnológico da espécie humana.
    TECNOLOGIAS NÃO SÃO SÓ ‘’MÁQUINAS’’
    Estamos muito acostumadosa pensar e a referir a tecnologias como equipamentos e aparelhos, mais na verdade tecnologia é tudo que o cérebro humano pode desenvolver.
    CONCEITO DE TECNOLOGIAS
    Essa visão literária e redutora do conceito de tecnologia –como algo negativo, perigoso e ameaçador . Tecnologia, no entanto, não significa isso. Ao contrário ela está em todo lugar e faz parte das nossas vidas, tanto no trabalho, na casa, na escola e em diferentes lugares e já estamos adaptados a isso, um exemplo é o uso do celular, computador, etc.
    O principal objetivo e transmitir informação aos conectados e também facilitar a vida humana. O que seria de nossa vida sem as tecnologias que hoje estão presente e que ajuda nos em nossas atividades diárias, ou seja, querendo ou não somos escravos da tecnologia.

    ResponderExcluir
  32. As tecnologias mediaram o homem desde o inicio dos tempos, quando as sociedades começaram a surgir, e ele como ser histórico e social desenvolveu-se criando as tecnologias para facilitar sua vida.
    Essas tecnologias desenvolvidas pelo homem influenciaram o comportamento, costume, e outras maneiras de vida em sociedade, e influenciam até hoje, elas foram transformada durante seu percurso até os dias atuais, trouxeram bem estar, mais também serviram para gerar conflitos, promover as guerras, e essa acelerou como nunca o aperfeiçoamento dessas tecnologias.
    O conhecimento foi peça fundamental nesse processo, pois foi quem deu um suporte para a explosão da tecnologia.
    O investimento em educação alavancou a supremacia de países que investiram nela, pois o conhecimento também vem no mesmo sentido. As evoluções das tecnologias nos mais diversos campos proporcionaram a sociedade uma vida de conforto mais também de conflitos.
    Quando se procura um conceito de tecnologia pensa-se em maquinas, mais elas não se restringem nisso. Ela tem uma abrangência infinita, pois tudo o que foi desenvolvido através da história é tecnologia.

    ResponderExcluir
  33. O QUE SÃO TECNOLOGIAS E POR QUE ELAS SÃO ESSENCIAIS

    TECNOLOGIAS: ISSO SERVE PARA A GUERRA
    Sabemos que ás tecnologias, por serem tão antigas quanto à espécie humana, foi e é a garantia do amplo raciocínio do homem e que através deste, possibilitou um enorme processo contínuo de inovações, entendemos, portanto, que as tecnologias existem de diferentes maneiras e formas, e apresentam-se desde as mais avançadas com as tecnologias digitais até a construção de ninhos pelos pássaros.
    Com a grande vontade do homem em se apropriar da natureza seu vasto raciocínio tende agora a inovar as tecnologias existentes para satisfazer suas necessidades imediatas, sem se preocupar com os resultados desta ousadia.
    Assim, sucessivamente, com o uso de inovações tecnológicas cada vez mais poderosas, os homens buscavam ampliar seus domínios e acumular muito mais riquezas.
    Conhecimento, poder e tecnologias.
    Segundo a autora, as grandes corporações transnacionais assumem poderes (quanto ao domínio de tecnologias, de capital financeiro, de mercados, de distribuição etc..) superiores aos poderes políticos dos países e exercem influência sobre o futuro dos povos em todo o mundo.
    Desta maneira, devemos entender, portanto, que em todos os países, ricos ou pobres, em algumas mais e noutros menos, esses dois grupos – incluídos e excluídos- se apresentam de forma muito semelhante. Então, desenha-se uma nova geografia, em que já não importa o lugar onde cada um habita, mas as suas condições de acesso às novas realidades tecnológicas.
    Educação, poder e tecnologias
    Partindo do pressuposto da educação, a escola de forma semelhante exerce o seu poder em relação aos conhecimentos e ao uso das tecnologias que farão a mediação entre professores, alunos e os conteúdos a serem aprendidos, diz a autora Ivani kensk.(2012).
    Por sua vez, na ação do professor na sala de aula e no uso que ele faz dos suportes tecnológicos que se encontram à sua disposição, são novamente definidas as relações entre o conhecimento a ser ensinado, o poder do professor e a forma de exploração das tecnologias disponíveis para garantir melhor aprendizagem pelos alunos.

    Evolução das tecnologias.
    Evoluir as tecnologias é necessário para nossas vidas, somos muito diferentes dos nossos antepassados, e fomos habituados com alguns confortos tecnológicos, e que nem podemos nos imaginar sem eles.
    Com a capacidade de raciocinar e as mãos livres para criar, o homem inventou e produziu ferramentas e processos para sua sobrevivência em qualquer tipo de meio ambiente. Essa competência, porém seria inútil se o homem vivesse isolado.
    Desta mesma maneira, organizados em tribos nômades, os homens primitivos dominavam as técnicas de caça e de criação de objetos de pedra, logo, dominaram a obtenção e o uso do fogo, mais tarde,já assentados, reunidos em aldeias desenvolveram tecnologias para a construção de ferramentas utilizando metais e cerâmicas diversas.

    O desenvolvimento tecnológico de cada época da civilização marcou a cultura e a forma de compreender a sua história, todas essas descobertas serviram para o crescimento e desenvolvimento do acervo cultural da espécie humana.
    Conceitos de tecnologias
    A tecnologia sempre foi e será o meio que o homem utiliza para realizar e satisfazer suas necessidades, da mesma maneira, para todas as demais atividades que realizamos, precisamos de produtos e equipamentos resultantes de estudos planejamentos e construções específicas, na busca de melhores condições de viver.
    O conceito de novas tecnologias é variável e contextual, e em muitos casos, confunde-se com o conceito de inovação, com a rapidez do desenvolvimento tecnológico atual, ficou difícil estabelecer o limite de tempo que devemos considerar para designar como novos os conhecimentos, instrumentos e procedimentos que nos cercam.



    ResponderExcluir
  34. O QUE SÃO TECNOLOGIAS E POR QUE ELAS AO ESSENCIAIS
    TECNOLOGIAS: ISSO SERVE PARA FAZER A GUERRA
    já sabemos que as tecnologias são tão antigas quanto a espécie humana,foi a engenhosidade humana que em todos os tempos,deu origem as mais diferenciadas tecnologias,o uso do raciocínio garantiu ao homem um processo crescente de inovações,os conhecimentos que daí surgiram foram colocados em pratica dando origem a outros instrumentos,recursos,produtos,ferramentas,enfim,a tecnologias.
    CONHECIMENTO ,PODER E TECNOLOGIAS
    Os vínculos entre conhecimento,poder e tecnologias estão presentes em todas as épocas e em todos os tipos de relações sociais.
    Nos podemos ver isso quando lemos sobre uma determinada noticia vinculada pela mídia cada jornal,revista,site,publica da sua maneira,não envolvendo a totalidade de informações sobre o assunto noticiado,se quisermos saber a realidade dos fatos temos que ir atrás das informações e ver a noticia dos dois lados.
    EDUCACAO,PODER E TECNOLOGIAS
    Partindo do ponto que a educação também e um mecanismo poderoso de articulação entre poder,conhecimento e tecnologias a escola deve exercer seu poder de uma forma semelhante usando seus conhecimentos e a tecnologia para fazer o viés entre professores,alunos e conteúdos a serem ensinados.
    Assim o professor teria o papel de usar na sala de aula os recursos tecnológicos que ali estão disponíveis para a melhor aprendizagem dos seus alunos.
    EVOLUCAO DAS TECNOLOGIAS
    As tecnologias invadiram nossas vidas estão presentes em toas as coisas do nosso dia-a-dia garantindo comodidade,novas possibilidades de bem estar,mais também fragilizando nossas capacidades de seres humanos,estamos cada vez mais diferentes de nossos antepassados estamos nos acostumando com os confortos tecnológicos que nos são oferecidos desde a água encanada ate ao ato de ligar a teve nem ao menos levantamos do nosso lugar pois o controle remoto esta ao lado.
    Mas temos que lembrar que nem sempre foi assim nossa origem o homem contava simplesmente com as suas próprias capacidades naturais de seu corpo: com braços,músculos,pernas,cérebro,podemos considerar o cérebro humano a mais diferenciada e aperfeiçoada das tecnologias,pela sua capacidade de armazenar informações,raciocinar e usar os conhecimentos de acordo com as suas necessidades do momento.
    CONCEITOS DE TECNOLOGIA
    E muito comum nos ouvirmos que na “atualidade as tecnologias invadem o nosso cotidiano”, alguns autores contemporâneos falam ate que estamos vivendo em plena “sociedade tecnológica”,nos filmes de ficção cientificas,as terra e povoada por robôs e outros equipamentos sofisticados de um alto grau de inteligência bem superior ao homem.
    Se formos pensar em nossa vida sem as tecnologias podemos dizer que e impensável ,pois desde as mínimas coisas dependemos dela,sem ela estaríamos na idade da pedra vivendo com animais.

    ResponderExcluir
  35. RESENHA: AS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFOEMÇÃO, A ESCOLA E OS PROFESSORES
    Educação e comunicação sempre andaram juntas na reflexão pedagógica. Ambas necessitam uma da outra, para terem êxito no processo pedagógico. Educação e comunicação caminham juntas, mas não são a mesma coisa.

    Por outro lado, toda comunicação é educativa, conforme escreveu no início do século o educador norte- americano John Dewey, porque ela é o processo de compartilhamento da experiência comum e, com isso, não só proporciona aos indivíduos disposições emocionais e intelectuais como prova de experiência mais ampla e mais variada.

    Os vínculos entre práticas educativas e processos comunicativos estreitaram-se consideravelmente no mundo contemporâneo, ao menos, por duas fortes razões: os avanços tecnológicos na comunicação e informática e as mudanças no sistema produtivo envolvendo novas qualificações e, portanto, novas exigências educacionais. O impacto dessas novas realidades no ensino impõe ao menos três tipos de leitura: a pedagógica, a epistemológica e a psicocognitiva.

    Uma leitura pedagógica dos meios de comunicação.

    O que pode ser entendido como uma leitura pedagógica dos meios de comunicação (NTCI)?

    A pedagogia é a teoria e a prática da educação. Utilizo o termo educação numa acepção bastante ampla. A prática educativa não se reduz à escola e ao ensino. A intervenção educativa ocorre em muitos lugares, mediante variadas formas, por meio de diversas agências. Há, portanto, agentes educativos convencionais - família, escola, comunidade -, como há instituições sociais, culturais, civis, recreativas, meios de comunicação etc. A escola, portanto, não detém o monopólio do saber.

    Libâneo defende a indispensável necessidade dos educadores de se adaptar as tecnologias e comunicação, que as mesmas possam provocar em seus alunos, a curiosidade e transformar suas ideias.

    Nossa sociedade vive em constante transformação, o mesmo ocorre com o conhecimento humano que vai se aperfeiçoando em diferentes aspectos, principalmente na área da educação. A formação do docente necessita ser de forma continuada, para que o mesmo tenha competências, para preparar o aluno com êxito, para as mais variadas transformações que nossa sociedade vivi.

    A complexidade da vida social contemporânea e a consequente diversificação das atividades educativas resultam, ao mesmo tempo, em ampliação das ações pedagógicas. Nos meios profissionais, políticos, sindicais, empresariais, nos meios de comunicação social, nos movimentos da sociedade civil, assiste-se a uma redescoberta da pedagogia. Estamos diante de uma sociedade pedagógica.

    ResponderExcluir
  36. Qual é o sentido de dizer que muitos especialistas ligados aos meios de comunicação são, ao menos em sentido amplo, pedagogos? Por que minha insistência em trazer um discurso pedagógico num encontro de vídeo e educação? A resposta é simples. Fazer uma leitura pedagógica dos meios de comunicação é verificar a intencionalidade dos processos comunicativos (de natureza política, ética, psicológica, didática) presentes nas novas tecnologias da comunicação e da informação e nas formas de intervenção metodológica e organizativa. Isso ressalta a importância dos objetivos sociopolíticos dos processos comunicacionais e a discussão, pelos educadores, de uma proposta educacional, de um projeto cultural e educativo que tenha origem num projeto de gestão da sociedade.

    Algumas relações problemáticas entre as NTCI e a educação.

    A literatura especializada tem acentuado as relações entre o sistema produtivo e o setor educacional, entre os avanços tecnológicos e as necessidades de formação Quero destacar quatro delas que me parecem mais problemáticas:
    • as necessidades do novo paradigma produtivo e a propalada universalização da escolarização básica; • a multiplicidade dos meios de comunicação na sociedade informacional e a morte da escola; • o uso da tecnologia informática na escola e a substituição da relação docente; • o impacto das NTCI na escola e a pouca receptividade dos educadores escolares em relação aos processos de inovação tecnológica.

    Escolarização e necessidades do novo paradigma produtivo.

    O novo paradigma produtivo acompanha o processo de internacionalização da economia, a globalização dos mercados, a intelectualização do processo produtivo, trazendo modificações no processo de produção, no perfil dos trabalhadores, nas relações de trabalho, nos hábitos de consumo etc.

    Por um lado, a tendência de intelectualização do processo produtivo é visível. Outra coisa é acreditar que essa revalorização da formação geral nesse novo tipo de capitalismo tenha sentido democratizante. Na verdade, o chamado modelo neoliberal de educação estaria subordinando alvos político-sociais (equidade, cidadania, democracia) a intentos estritamente econômicos (desenvolvimento tecnológico, leis de mercado, competitividade internacional). Todavia, uma omissão dos educadores em relação às demandas sociais postas pelo novo paradigma do processo produtivo tenderia a ser prejudicial aos interesses dos setores sociais excluídos.

    A sociedade cada vez mais cercada de informações, necessariamente precisa de profissionais diferenciados. Esta é o que podemos chamar de exigência, que chama pela formação de quadros adaptados a novos métodos produtivos.

    - Qualificação mais elevada e de melhor qualidade de caráter geral do trabalhador, inclusive como condição para quebrar a rigidez da tecnologia, centrada no desenvolvimento de capacidades cognitivas e operativas encaminhadas para um pensamento autônomo, crítico, criativo.

    - Capacitação tecnológica para que os trabalhadores possam exercer mais controle sobre suas condições de trabalho, de modo que não busquem competência apenas em tarefas fixas e previsíveis, mas compreendam a totalidade do processo e produção.

    - Desenvolvimento de novas atitudes e disposições sociomotivacionais relacionadas com o trabalho: responsabilidade, iniciativa, flexibilidade de mudança de papéis e rápida adaptação a máquinas e ferramentas e formas de trabalho que envolvem equipes interdisciplinares e heterogêneas (Paiva, 1993).

    ResponderExcluir
  37. - Capacitação para a cidadania e formação ética, para criar bases para uma sociedade organizada capaz de fazer o enfrentamento crítico da globalização.

    Os educadores críticos estão desafiados a repensar objetivos e processos pedagógico-didáticos em sua conexão com as relações entre educação e economia, educação e sociedade técnico-científica-informacional, para além dos discursos contra o domínio do mercado e a exclusão social.

    Sociedade informacional e morte da escola (desescolarização)
    Outro posicionamento decorrente da análise do impacto das NTCI na educação é o de descartar o papel da escola na sociedade informacional. Numa sociedade caracterizada pela multiplicidade de meios de comunicação e informação, não teria lugar para a escola convencional, a escola do quadro-negro e giz.

    Obviamente, não se trata de negar os avanços tecnológicos, o uso mais ampliado de mídias e multimídias e os centros especializados de informação. Entretanto, quantas crianças e jovens podem usufruir destas condições? Sabemos que há um numero Imenso de crianças brasileiras que precisam da escola, que não dispõem dos aparatos informacionais. Na avaliação das NTCI, não podemos perder de vista o essencial, o critério sociopolítico, a desigualdade social.


    Desse modo a escola deve ser a possibilitadora de atribuições de significados da informação, propiciando aos alunos meios de buscá-la.

    Junto a essa função reestruturante e organizadora das informações e aportes culturais recebidos multivariadamente, fazendo a síntese entre a cultura formal e a cultura experienciada, é necessário que a escola propicie não só o domínio de linguagens para busca de informação, mas também para a criação da informação. Ou seja, utilizando a linguagem comunicacional, à escola caberá não só sintetizar reordenando e reestruturando as diversas mensagens, como terá que articular, também, suas capacidades receptivas com suas possibilidades emissoras. Tais tarefas em função de uma nova funcionalidade da escola requerem uma nova atitude dos educadores perante as NTCI.

    Tecnologia informática e substituição da relação docente.

    A tecnologização do ensino incentiva a crença de que o computador e outras mídias podem substituir a relação pedagógica convencional. Cria-se, com isso, a ilusão tecno-informacional de que é possível a aprendizagem completa apenas com a presença do aluno diante dos equipamentos informáticos. Naturalmente não se trata de resistir à utilização das mídias no ensino, mas de denunciar a exclusão do educador e de outras mediações relacionais e cognitivas no processo de aprendizagem.


    Contudo cria-se uma ilusão de que seria possível a aprendizagem completa apenas com a presença do aluno diante dos equipamentos informáticos. Diante das novas tecnologias e informações, o docente sofre um impacto, provocando assim uma reviravolta em seus métodos de ensinar.

    Impacto das NTCI e resistências dos educadores escolares.
    É sabido que os professores e especialistas de educação ligados ao setor escolar tendem a resistir à inovação tecnológica, e expressam dificuldade em assumir, teórica e praticamente, disposição favorável a uma formação tecnológica. Há razões culturais, políticas, sociais para essa resistência, que geram atitudes difusas e ambivalentes.

    Tais resistências precisam ser trabalhadas na formação inicial e continuada de professores por meio de integração das NTCI nos currículos, de desenvolvimento de habilidades cognitivas e operativas para o uso das mídias e formação de atitudes favoráveis ao seu emprego e à inovação tecnológica em geral (Vazquéz Gómez, 1994).

    ResponderExcluir
  38. Integração dos meios de comunicação na escola.

    Para que se utilizam as NTCI na educação? Qual é o lugar das NTCI na escola? Proponho os seguintes objetivos pedagógicos do uso das novas tecnologias e dos meios de comunicação:
    a) Contribuir para a democratização de saberes socialmente significativos e desenvolvimento de capacidades intelectuais e afetivas, tendo em vista a formação de cidadãos contemporâneos.
    b) Possibilitar a todas oportunidades de aprender sobre mídias e multimídias e a interagir com elas.
    c) Propiciar preparação tecnológica comunicacional, para desenvolver competências, habilidades e atitudes para viver num mundo que se "informatiza" cada vez mais.
    d) Aprimorar o processo comunicacional entre os agentes da ação docente- discente e entre estes e os saberes significativos da cultura e da ciência.

    Entendendo assim, as mídias apresentam-se, pedagogicamente, sob três formas: como conteúdo escolar integrante das várias disciplinas do currículo, portanto, portadoras de informação, ideias, emoções, valores; como competências e atitudes profissionais; e como meios tecnológicos de comunicação humana (visuais, cênicos, verbais, sonoros, audiovisuais) dirigidos para o ensinar a pensar, ensinar a aprender a aprender, implicando, portanto, .efeitos didáticos como: desenvolvimento de pensamento autônomo, estratégias cognitivas, autonomia para organizar e dirigir seu próprio processo de aprendizagem, facilidade de análise e resolução de problemas etc.

    O texto do autor mostra que a relação docente é insubstituível, sendo essencial em uma sociedade tecnológica e informatizada, permitindo uma educação mais interativa com mídias e multimídias.


    Para isso, os cursos de formação de professores precisam garantir espaços para práticas e estudos sobre as mídias, sobre a produção social de comunicação escolar com elas e sobre como desenvolver competente comunicação cultural com várias mídias.

    Em relação aos produtores e criadores de mídias, é legítima a preocupação manifestada por educadores que juntam educação e comunicação: preocupam-se excessivamente com os meios e esquecem-se das mediações culturais e educacionais.

    Há muitas outras questões que envolvem o tema da educação e dos meios de comunicação como a pesquisa, a avaliação pedagógica dos programas informáticos, os efeitos psicocognitivos e atitudinais dos programas, o caráter político-ideológico dos meios de comunicação social. São temas bastante novos, especialmente para os educadores escolares, que precisam ser urgentemente incluídos na formação inicial e na formação continuada de educadores escolares.

    Diante do contexto percebemos o quanto é importante e necessário o fazer pedagógico vivenciado no espaço escolar, e quanto os recursos tecnológicos, quando direcionados de forma consistente aos alunos.

    Apesar de estarmos na era da tecnologia vemos e presenciamos, o quanto gera conflitos dentro da escola, devido alguns educadores não terem uma certa capacidade para utilizar.

    ResponderExcluir
  39. AS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO, A ESCOLA E OS PROFESSORES
    Educação e Comunicação caminham juntas mas não são as mesma coisa.Educação é o ato de educar,de instruir é disciplinamento.Já a seres humanos e ate os animais partilham diferentes informações entre si,tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.Partindo do pressuposto do mito de que as novas tecnologias viriam para substituir o professor em sala de aula,o que talvez não seja verdade,pois para se ter um conhecimento a presença de um educador se torna imprescindível.
    UMA LEITURA PEDAGÓGICA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
    Neste item vem nos remeter trazer a refletirmos sobre as relações entre a ação educativa escolar e as tecnologias.A escola e os meios tecnológicos de comunicação assemelham-se porque tratam da realidade.Pois educar com os meios e educar para os meios é imprescindível.
    ALGUMAS RELAÇÕES PROBLEMATICAS ENTRE AS NTCI (NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO) E A EDUCAÇÃO
    • As necessidades do novo paradigma produtivo e a propalada universalização da escolarização básica;
    • A multiplicidade dos meios de comunicação na sociedade informacional e a morte da escola;
    • O uso da tecnologia informática na escola e a substituição da relação docente;
    • O impacto das NTCI na escola e a pouca receptividade dos educadores escolares em relação aos processos de inovação tecnológica.
    Essas são quatro problemáticas que veem falar que a escola brasileira é um espaço de constante interatividade social e uma das principais instituições que primam pela conscientização da importância da tecnologia para o desenvolvimento social e cultural do seu alunado e consequentemente da sociedade.
    Muitos professores se recusam a usufruir da tecnologia porque tem medo de serem substituídos pelo computador.

    ESCOLARIZAÇÃO E NECESSIDADES DO NOVO PARADIGMA PRODUTIVO.
    A sociedade cada vez mais informatizada precisa de profissionais diferenciados.Vista a necessidade de uma formação voltada a atender interesses empresariais e muitas vezes associado a novas tecnologias. A modernidade na escola não deve estar subordinada ao fator econômico,na qual visa apenas preparar o estudante para o mercado de trabalho mas também a formação para cidadania,preparação para a participação social e formação ética.
    SOCIEDADE INFORMACIONAL E MORTE DA ESCOLA(DESESCOLARIZAÇÃO)
    Outro papel de analisar o impacto das NTCI na educação é descartando o papel da escola na sociedade da informação,pois a mesma não teria sentido numa sociedade onde existem vários meios de comunicação.Pensar numa sociedade sem a escola seria uma alienação ,pois sabemos que a realidade do país mostra que muitas pessoas não tem acesso a outros meios informacionais que não seja a própria escola. Desta forma seria necessário que a escola proporcionasse aos alunos não só as condições para a procura de informações mas também para a criação das mesmas.

    ResponderExcluir
  40. TECNOLOGIA INFORMÁTICA E SUBSTITUIÇÃO DA RELAÇÃO DOCENTE.
    Não se pode esquecer em nenhum momento de que somente com o uso das novas tecnologias seria possível descartar as características da aprendizagem escolar.Torna-se visível que as novas tecnologias acabam influenciando e desordenando os modos tradicionais de ensino das praticas docentes.
    IMPACTO DAS NTCI E RESISTENCIAS DOS EDUCADORES ESCOLARES
    Em nosso país quase sempre é feita uma associação entre educação e desenvolvimento tecnológico.O ser humano tem medo de ser trocado pela máquina, de sofrer ameaças em seu emprego, formação inadequada ou uma formação incompleta no que se refere a tecnologia.
    Para se evitar essas tais barreiras é preciso então ser trabalhada na formação inicial e também continuada dos professores, a integração das NTCI no quadro formacional e curricular.
    INTEGRAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NA ESCOLA
    É cada vez maior o uso dos meios de comunicação com objetivos educacionais e de integração do cidadão à sociedade.O uso das novas tecnologias na sala de aula pode auxiliar o homem a absorver o impacto da velocidade com que as novas tecnologias passam a fazer parte do dia-a-dia das pessoas.
    IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICO-DIDÁTICAS
    A compreensão que se propõe sobre a presença das NTCI na educação, provoca uma reviravolta nas atitudes profissionais tanto dos educadores escolares como dos criadores e realizadores de mídias.
    Formar o cidadão não vem ser uma tarefa apenas da escola apesar dela ter uma grande responsabilidade nessa formação.A escola precisa trazer para dentro dos espaços dos alunos o mundo real o mundo tecnológico.

    ResponderExcluir
  41. Do texto “o que são as tecnologias e por que elas são essenciais”. Da autora Vani Moreira Kenski( pag. 15 a 25)

     TECNOLOGIAS: ISSO SERVE PARA FAZER GUERRA

    Vemos que a tecnologia não é algo da atualidade, ela vem de um processo da engenhosidade humana.

    Ao voltarmos no tempo, vermos o homem do passado para que ele é hoje o quanto ele evoluiu, vamos perceber que essa evolução se dá a partir do momento que ele usa seu raciocínio para ir modificando os mais diversos elementos da natureza que existiam ao seu redor.

    A Priore ele usa desses atributos tecnológicos como defesa para sua própria necessidade de sobrevivência, mais conforme ele foi aprimorando as tecnologias percebeu que suas ações eram bem sucedidas e ele precisava cada vez mais dos recursos da natureza, o que desperta nele sentimentos de ambição e poder. Então ele usa desses aparatos não mais para defesa, mais para a dominação e o ataque.

    Assim desencadeando um momento de revolução, os grupos primitivos formam deixando pra traz os instrumentos rudimentares e inovaram cada vez mais para manter seus domínios e manter seus poderes.

    Nos dias atuais não é diferente as grandes potencias e os países mais desenvolvidos, trabalham cada vez mais, tanto na produção e inovação de armamentos sofisticados que garantam a manutenção de sua supremacia, como também para o desenvolvimento de aparelhos tecnológicos mais modernos, visando o lucro.

    ResponderExcluir
  42.  CONHECIMENTO PODER E TECNOLOGIA

    Em nossa sociedade atual, as notícias estão presentes a todo instante, graças aos mais diversos meios de comunicação existentes no mundo. Os jornais, revistas, livros, dicionários entre outros, são veículos de comunicação que nos fazem conhecedores dos mais diversos assuntos que nos remetem a uma reflexão dos fatos apresentados por eles, que podem se apresentar de forma positiva ou negativa, dependendo da versão que o fato é apresentado a nós.

    Quando a autora afirma: “a concepção de guerra e as relações de poder que envolvem o conhecimento e inovações tecnológicas, ampliaram-se tremendamente na atualidade. Remete-nos a um olhar sobre como o conhecimento, poder e tecnologia atuam, nos fazendo sentir a necessidade de acompanhar esses avanços. Que segundo o filosofo francês Lyotard (1988-1993) o grande desafio da atualidade é a tecnologia. Pois segundo ele: a única chance do homem acompanhar o movimento do mundo, é adaptar-se a complexidade que os avanços tecnológicos dispõem. Este também é um grande desafio para a educação.

     EDUCAÇÃO, PODER E TECNOLOGIA.

    As escolas como espaços de formação assumem um grande papel para a sociedade. Nela os alunos sejam crianças jovens e adultos buscam o conhecimento. E um dos desafios de hoje nesse espaço são as tecnologias que invadiram as salas de aula, provocando grandes mudanças. Será que os professores que estão atuando estão preparados para essas mudanças? Hoje em dia as crianças já têm acesso aos mais diversos equipamentos tecnológicos. Então o professor sendo o mediador em sala de aula deve estar ou se adaptar com os recursos tecnológicos disponíveis, para garantir o bom aprendizado do aluno, pois é ele quem vai dar suporte para que o aluno tenha uma boa educação e tenha domínio em relação as informações e as tecnologias.

     EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS

    Conforme as tecnologias avançam e vão se diversificando mais sentimos necessidade de utiliza-las, temos uma relação direta com elas que hoje não conseguimos viver sem esses recursos que estão o nosso redor. Que não alteraram somente em nossas necessidades de querer algo novo, mais do nosso próprio contexto social, econômico, político, cultural e entre outras necessidades que o ser humano passou a ter, tudo isso são reflexos desses avanços tecnológicos.

     TECNOLOGIAS NÃO SÃO SÓ MÁQUINAS

    Ao pensar que as tecnologias se resumem apenas em maquinas ou equipamentos eletrônicos, estamos equivocados.
    Segundo a autora: “tecnologias engloba a totalidade de coisas que a engenhosidade do cérebro humano conseguiu criar em todas as épocas, suas formas de uso, suas aplicações”.
    Temos como exemplo as descobertas da ciência e da própria linguagem que não se apresentam através de maquinas, mais são os resultados de estudos e interações, que vem evoluindo assim como outras tecnologias.


    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. JONIELSON VIANA TENÓRIO

    -As novas tecnologias da comunicação e informação, a escola e os professores.

    Simultaneamente educação e comunicação foram entendidas como sinônimos, pois era muito semelhante quanto às reflexões pedagógicas, e, ambos visam alcançar objetivos de formação humana.
    É no mundo contemporâneo as relações entre práticas educativas e processos comunicativos se aproximam cada vez mais, devido a grande evolução tecnológica na comunicação e informática, exigindo assim inovação tecnológica.

    -Uma leitura pedagógica dos meios de comunicação.

    A intervenção educativa não acontece apenas na escola, também são agentes educativos, as instituições sociais, culturais, meio de comunicações e etc. A pedagogia intervém na prática educativa dando-lhe uma educação de sentido e criando condições organizativas e metodológicas para sua visualização.
    Pode-se observar na vida social contemporânea uma diversidade de atividades educativas, que ampliam as relações pedagógicos, ocorrendo assim a disseminação de saberes e modos de agir, por meio de programa, vinhetas e chamadas sobre educação ambiental, AIDS, drogas, saúde. Para se fazer uma leitura pedagógica dos meios de comunicação é preciso verificar as intencionalidades dos processos de comunicação.

    Escolarização e necessidade do novo paradigma produtivo.

    Com os avanços tecnológicos e a globalização dos mercados, a formação dos trabalhadores, diante dessas fortes influencias da tecnologia no meio produtivo, se toma mediante, necessitando assim, de mais qualificação profissional.

    Sociedade informacional e morte da escola (desescolarização).

    Houve na sociedade uma serie de transformações, principalmente na forma de produção, que exigia das escolas e de seus formandos cada vez mas qualificação em relação aos meios tecnológicos, mas as escolas ainda se encontram de uma certa forma despreparada para essas novas praticas educativas, o critério sócio politico, a desigualdade social.

    Tecnologia, informática e substituição da relação docente.

    As inovações tecnológicas incentiva crença de que o computador e outras mídias podem substituir a relação pedagógica convencional. Dessa forma cria-se ilusão, que o aluno apenas com um equipamento informático, vai formar por completa a aprendizagem cognitiva o aluno.

    Integração dos meios de comunicação na escola.

    Essa integração contribui para a formação de cidadãos contemporâneos, para o aprimoramento das capacidades cognitivas, estéticas e operativas dos alunos.
    Pedagogicamente as mídias se apresentam, como, conteúdo escolar integrante das varias disciplinas do currículo; como competência e atitudes profissionais; e como meio tecnológico de comunicação humana.

    Implicações pedagógica-didática.

    Ainda há uma forte resistência dos educadores no uso de computadores em suas aulas, apenas ensinaram “sobre” o computador, não como um mediador de conhecimentos. Os educadores escolares precisam aprender a pensar e a praticar comunicação midiatizadas.

    ResponderExcluir
  45. O QUE SÃO AS TECNOLOGIAS E PORQUE ELAS SÃO ESSENCIAIS

    Tecnologia: isso serve para fazer a guerra

    A tecnologia surge desde o desenvolvimento do homem. Como se pode constar, na antiguidade eram utilizadas como armas mortíferas, pedras lascadas, ossos de animais, lanças, para que os seres humanos pudesse se defender dos animais e para sua própria segurança, assim como também eram utilizados para utensilio doméstico.
    Tecnologia é poder. Poder este que proporciona ao homem a capacidade de "competição" ao outro com um aspecto de superioridade, como houve na guerra fria, as corridas espaciais.

    Conhecimento, poder e tecnologia.

    Com a capacidade de desenvolvimento do homem, este cria modelos tecnológicos de diversos modos e maneiras, que se pode utilizar conforme suas necessidades. Tais conhecimentos contribuíram para o possesso de globalização do mundo que vive em plena era tecnológica e está interligado de um lado ao outro do planeta.
    Essa interligação planetária contribui para o processo de educacional assim como trabalhista: no processo educacional, o aluno pode estudar via internet seja qual for sua localização, assim como usa este método para pesquisas; no processo trabalhista, em muitos casos utilizam também este recurso tecnológico para efetuar seus trabalhos diários.

    Evolução das tecnologias

    De algum aspecto a tecnologia faz-se presente em nosso cotidiano, em nossa casa, nas ruas, na escola, no trabalho e outros, sem nos depararmos utilizamos os recursos tecnológicos sendo que em muitas situações não percebemos, e, todavia não conseguimos nos depararmos sem esses recursos.
    Estes desenvolvimentos tecnológicos se deram pela capacidade que o homem tem de criar e reproduzir pelas eficiências e habilidades em raciocinar, para aprimoras suas invenções, sejam em localidades rurais ou urbanas em sua casa ou no trabalho nas agriculturas ou em fábricas. (Momentos históricos) A evolução tecnológica muda também em alguns aspectos a cultura, a civilização da sociedade.

    Segundo Vani Moreira (2012):
    Na atualidade, o surgimento de um novo tipo de sociedade tecnológica é determinado principalmente pelos avanços das tecnologias digitais de comunicação e informação e pela microeletrônica. Essas novas tecnologias - assim consideradas em relações as tecnologias anteriormente existentes -, quando disseminada socialmente, alteram as qualificações profissionais e as maneiras como as pessoas vivem cotidianamente, trabalham, informam-se e se comunicam com outras pessoas e com todo mundo.

    Tecnologias não são só "maquinas"

    As tecnologias são conhecidas não apenas por maquinas, mas sim de toas as invenções do homem que sofre uma reconstrução. Assim como também a capacidade que o homem teve de dominar várias linguagens.
    Conceitos de Tecnologias
    Com os inúmeros atos de desenvolvimento da tecnologia humana, como a robótica, que é bastante retratada em filmes é esquecido os pequenos conceitos tecnológicos que é de suma importância para a educação e aprendizagem do aluno, como, os livros.
    Portanto, se não fosse à tecnologia, como é que eu aluno estaria lendo este pequeno texto ou o que estaria fazendo neste momento?

    ResponderExcluir
  46. O QUE SÃO TECNOLOGIAS E POR QUE ELAS SÃO ESSENCIAIS

    Tecnologia: Isso serve para fazer guerra.

    Historicamente pode-se dizer que as tecnologias nascem com o desenvolvimento cognitivo do homem, tendo em vista que as necessidades fizeram com que o ser humano desenvolvesse e aperfeiçoasse técnicas e instrumentos necessários para sua sobrevivência. Desde sempre o uso e o domínio do conhecimento tecnológico tem distinguido o ser humano, principalmente após o surgimento da chamada globalização, logo após a segunda guerra mundial. Neste sentido, aquele que detém a tecnologia possui o poder.
    A tecnologia está enraizada em nossa sociedade e se torna quase impossível sobreviver sem ela no mundo atual, principalmente no que diz respeito a área da educação que com a ajuda da tecnologia rompe cada vez mais as fronteiras e distancias que antes eram um problema.
    Nossos ancestrais já desenvolviam tecnologias em prol do domínio de novos territórios. Podemos comprovar que a ideologia continua a mesma, a diferença é que as tecnologias estão milhares de vezes mais desenvolvidas e, portanto, muito mais perigosas.
    Em virtude de tudo isso, nasce um vinculo entre as tecnologias, o poder e o conhecimento, que aquele que tem acesso a esses instrumentos está no topo da cadeira de poder, enquanto os que no tem servem meramente de bases para os chamados “poderosos”. Quanto mais tecnologia se tem, mais poder se acumula e com isso mais riqueza se ganha.
    A relação entre tecnologia e guerra aumentou de forma considerável nos últimos anos, devido aos grandes investimentos na área da tecnologia em prol da mesma.
    Neste cenário, a escola aparece com um instrumento de formação de pessoas que buscam desesperadamente a garantia de uma boa formação para aumentar sua qualidade de vida e a busca pelo poder está cada vez maior. Assim, o ensino e suas modalidades são formas de conseguir poder, conhecimento e consequentemente acesso as mais novas tecnologias.
    As tecnologias estão presentes em nosso cotidiano, e em meio a isso a escola tenta se adaptar a esses novos recursos, tendo em vista a importância dos professores seguirem os passos largos que a tecnologia tem dado em todos esses anos.

    ResponderExcluir