tag:blogger.com,1999:blog-8348197798025410764.post2582359971136783277..comments2023-09-01T23:54:33.708-07:00Comments on Tecnologia, Informática e Educação: FÓRUM DE DEBATE!!!Benilda Silvahttp://www.blogger.com/profile/14536932474337178287noreply@blogger.comBlogger58125tag:blogger.com,1999:blog-8348197798025410764.post-76609260836308781382014-09-02T07:09:00.412-07:002014-09-02T07:09:00.412-07:00Respondendo a pergunta:" Com essa facilitação...Respondendo a pergunta:" Com essa facilitação que as tecnologias nos proporcionam será que nós estamos sendo substituídos?<br /> <br /> Em parte sim, à medida em que nos afastamos das nossas especificidades enquanto humanos, e nos aprisionamos tão somente as novas tecnologias.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/08043177873959820044noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8348197798025410764.post-79914192801648634512014-09-01T16:44:05.597-07:002014-09-01T16:44:05.597-07:00O QUE SÃO TECNOLOGIAS E POR QUE ELAS SÃO ESSENCIAI...O QUE SÃO TECNOLOGIAS E POR QUE ELAS SÃO ESSENCIAIS<br /><br />Tecnologia: Isso serve para fazer guerra. <br /><br />Historicamente pode-se dizer que as tecnologias nascem com o desenvolvimento cognitivo do homem, tendo em vista que as necessidades fizeram com que o ser humano desenvolvesse e aperfeiçoasse técnicas e instrumentos necessários para sua sobrevivência. Desde sempre o uso e o domínio do conhecimento tecnológico tem distinguido o ser humano, principalmente após o surgimento da chamada globalização, logo após a segunda guerra mundial. Neste sentido, aquele que detém a tecnologia possui o poder.<br />A tecnologia está enraizada em nossa sociedade e se torna quase impossível sobreviver sem ela no mundo atual, principalmente no que diz respeito a área da educação que com a ajuda da tecnologia rompe cada vez mais as fronteiras e distancias que antes eram um problema.<br />Nossos ancestrais já desenvolviam tecnologias em prol do domínio de novos territórios. Podemos comprovar que a ideologia continua a mesma, a diferença é que as tecnologias estão milhares de vezes mais desenvolvidas e, portanto, muito mais perigosas. <br />Em virtude de tudo isso, nasce um vinculo entre as tecnologias, o poder e o conhecimento, que aquele que tem acesso a esses instrumentos está no topo da cadeira de poder, enquanto os que no tem servem meramente de bases para os chamados “poderosos”. Quanto mais tecnologia se tem, mais poder se acumula e com isso mais riqueza se ganha.<br />A relação entre tecnologia e guerra aumentou de forma considerável nos últimos anos, devido aos grandes investimentos na área da tecnologia em prol da mesma. <br />Neste cenário, a escola aparece com um instrumento de formação de pessoas que buscam desesperadamente a garantia de uma boa formação para aumentar sua qualidade de vida e a busca pelo poder está cada vez maior. Assim, o ensino e suas modalidades são formas de conseguir poder, conhecimento e consequentemente acesso as mais novas tecnologias.<br />As tecnologias estão presentes em nosso cotidiano, e em meio a isso a escola tenta se adaptar a esses novos recursos, tendo em vista a importância dos professores seguirem os passos largos que a tecnologia tem dado em todos esses anos. <br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/07134539238075579918noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8348197798025410764.post-57532039733280812282014-08-31T21:59:38.011-07:002014-08-31T21:59:38.011-07:00É importante o uso das tecnologias em sala para o ...É importante o uso das tecnologias em sala para o professor utilizá-la a seu favor para o ambiente educacional se torne atrativo para o aluno,e atentar para a boa utilização que o professor fará das mesmas,caso contrário, o mau uso pode acarretar graves problemas.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/10668598665109797547noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8348197798025410764.post-90484392832738597812014-08-31T21:39:50.285-07:002014-08-31T21:39:50.285-07:00Foi possivel compreender a importância do uso das ...Foi possivel compreender a importância do uso das TICS pelos professores em sala de aula para melhorar o processo de ensino-aprendizagem,desencadeando a melhoria da prática docente. Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/01980445952742207050noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8348197798025410764.post-26456330284395258902014-08-31T21:31:08.884-07:002014-08-31T21:31:08.884-07:00Ao ler o texto exposto pela colega conseguir refor...Ao ler o texto exposto pela colega conseguir reforçar o entendimento a respeito do conteúdo tratado anteriormente em sala, a autora enfatiza um quadro de influências tecnológicas e suas consequências,, foi pelo uso da tecnologia e seus desdobramentos que acarretou num sistema complexo ,muitas vezes pautado pelo uso da força bélica , que determinados países ou mesmo regiões, conseguiram impor suas leis em determinadas sociedades , visando , na maioria das vezes , interesses próprios , não atendendo , portanto , as necessidades de modo amplo...Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17797942923871109472noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8348197798025410764.post-86177434502535387922014-08-31T21:16:25.274-07:002014-08-31T21:16:25.274-07:00Ao ler o texto da colega foi possivel compreender ...Ao ler o texto da colega foi possivel compreender a intenção do autor ao tratar das TICs em sala de aula, como estamos em um constante processo de mudanças tecnológicas é preciso que o professor se adapte as mesmas,que ele assuma o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno,e que sejam usadas em caráter transitório,esporadicamente para que seu uso seja eficaz e que desperte o interesse pelo aluno. Que o processo de ensino- aprendizagem seja benéfico para ambos,o professor não deve se sentir "diminuído" diante dessas tecnologias,por isso que é importante a formação continuada tecnológica para ajudá-lo a compreender os benefícios que as TICs podem proporcionar.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/10006097418104402975noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8348197798025410764.post-6533341853998256112014-08-30T17:02:09.898-07:002014-08-30T17:02:09.898-07:00Conforme o texto exposto pelo colega o autor nos d...Conforme o texto exposto pelo colega o autor nos diz que todo aquele que trabalha com práticas educativas é um pedagogo e que a nova economia da educação em boa parte sustentada pela inovação tecnológica precisa de qualificação profissional.Muito bem explicado.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/02494421675121120520noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8348197798025410764.post-35764842931197376352014-08-30T16:27:12.324-07:002014-08-30T16:27:12.324-07:00lendo o texto exposto , a educação como ato de con...lendo o texto exposto , a educação como ato de conhecimento desafia os educandos. Assim como a tecnologia a autora Kenski nos fala que a espécie humana para sua sobrevivência modificou e criou formas de adaptar-se ao ambiente, porque engloba a totalidade de coisas que engenhosidade do cérebro humano consegue criar em todas as épocasAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/13644985197292445139noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8348197798025410764.post-48089861408763459812014-08-29T16:12:11.973-07:002014-08-29T16:12:11.973-07:00Gostei muito do tópico conhecimento poder e tecnol...Gostei muito do tópico conhecimento poder e tecnologia.É preciso fazer uma analise das desigualdades sociais que é seu resultado.<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/08043177873959820044noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8348197798025410764.post-90008551619925878612014-08-29T15:59:43.414-07:002014-08-29T15:59:43.414-07:00Analise interessante do texto de Kenske, as compar...Analise interessante do texto de Kenske, as comparações com a préhistória foi de suma importância.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/08043177873959820044noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8348197798025410764.post-59077187175505306102014-08-29T08:54:36.314-07:002014-08-29T08:54:36.314-07:00Ao ler o texto da colega Rose, pude conhecer mais ...Ao ler o texto da colega Rose, pude conhecer mais sobre as tecnologias, que a através do raciocínio o homem foi capaz de criar inúmeras tecnologias e aperfeiçoa-las com o passar do tempo e como as mesmas garantiram não só a sua sobrevivência,mas também a sua supremacia em diferentes contextos,e também possibilitam a inclusão e ao mesmo tempo exclusão do indivíduo na sociedade.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/11572607048368587061noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8348197798025410764.post-52491240690807545032014-08-29T07:41:55.781-07:002014-08-29T07:41:55.781-07:00Lendo o texto da colega pude entender a importânci...Lendo o texto da colega pude entender a importância da tecnologia, que o homem vai utilizando incluindo suas necessidades.Gostei muito do texto onde a autora Vani Kenski faz uma análise de que a tecnologia vem englobar tudo que o cérebro humano pode construir desde a sua criação.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/13712296346572831837noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8348197798025410764.post-22317839122500469682014-08-28T05:31:17.394-07:002014-08-28T05:31:17.394-07:00O QUE SÃO AS TECNOLOGIAS E PORQUE ELAS SÃO ESSENCI...O QUE SÃO AS TECNOLOGIAS E PORQUE ELAS SÃO ESSENCIAIS<br /><br />Tecnologia: isso serve para fazer a guerra<br /><br />A tecnologia surge desde o desenvolvimento do homem. Como se pode constar, na antiguidade eram utilizadas como armas mortíferas, pedras lascadas, ossos de animais, lanças, para que os seres humanos pudesse se defender dos animais e para sua própria segurança, assim como também eram utilizados para utensilio doméstico.<br />Tecnologia é poder. Poder este que proporciona ao homem a capacidade de "competição" ao outro com um aspecto de superioridade, como houve na guerra fria, as corridas espaciais.<br /><br />Conhecimento, poder e tecnologia.<br /><br />Com a capacidade de desenvolvimento do homem, este cria modelos tecnológicos de diversos modos e maneiras, que se pode utilizar conforme suas necessidades. Tais conhecimentos contribuíram para o possesso de globalização do mundo que vive em plena era tecnológica e está interligado de um lado ao outro do planeta.<br />Essa interligação planetária contribui para o processo de educacional assim como trabalhista: no processo educacional, o aluno pode estudar via internet seja qual for sua localização, assim como usa este método para pesquisas; no processo trabalhista, em muitos casos utilizam também este recurso tecnológico para efetuar seus trabalhos diários.<br /><br />Evolução das tecnologias<br /><br />De algum aspecto a tecnologia faz-se presente em nosso cotidiano, em nossa casa, nas ruas, na escola, no trabalho e outros, sem nos depararmos utilizamos os recursos tecnológicos sendo que em muitas situações não percebemos, e, todavia não conseguimos nos depararmos sem esses recursos.<br />Estes desenvolvimentos tecnológicos se deram pela capacidade que o homem tem de criar e reproduzir pelas eficiências e habilidades em raciocinar, para aprimoras suas invenções, sejam em localidades rurais ou urbanas em sua casa ou no trabalho nas agriculturas ou em fábricas. (Momentos históricos) A evolução tecnológica muda também em alguns aspectos a cultura, a civilização da sociedade.<br /><br />Segundo Vani Moreira (2012):<br />Na atualidade, o surgimento de um novo tipo de sociedade tecnológica é determinado principalmente pelos avanços das tecnologias digitais de comunicação e informação e pela microeletrônica. Essas novas tecnologias - assim consideradas em relações as tecnologias anteriormente existentes -, quando disseminada socialmente, alteram as qualificações profissionais e as maneiras como as pessoas vivem cotidianamente, trabalham, informam-se e se comunicam com outras pessoas e com todo mundo.<br /><br />Tecnologias não são só "maquinas"<br /><br />As tecnologias são conhecidas não apenas por maquinas, mas sim de toas as invenções do homem que sofre uma reconstrução. Assim como também a capacidade que o homem teve de dominar várias linguagens.<br />Conceitos de Tecnologias<br />Com os inúmeros atos de desenvolvimento da tecnologia humana, como a robótica, que é bastante retratada em filmes é esquecido os pequenos conceitos tecnológicos que é de suma importância para a educação e aprendizagem do aluno, como, os livros.<br />Portanto, se não fosse à tecnologia, como é que eu aluno estaria lendo este pequeno texto ou o que estaria fazendo neste momento? <br /><br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17611208456713280818noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8348197798025410764.post-76518718391567574142014-08-28T05:23:36.050-07:002014-08-28T05:23:36.050-07:00JONIELSON VIANA TENÓRIO
-As novas tecnologias da ...JONIELSON VIANA TENÓRIO<br /><br />-As novas tecnologias da comunicação e informação, a escola e os professores.<br /><br /> Simultaneamente educação e comunicação foram entendidas como sinônimos, pois era muito semelhante quanto às reflexões pedagógicas, e, ambos visam alcançar objetivos de formação humana.<br /> É no mundo contemporâneo as relações entre práticas educativas e processos comunicativos se aproximam cada vez mais, devido a grande evolução tecnológica na comunicação e informática, exigindo assim inovação tecnológica.<br /> <br /> -Uma leitura pedagógica dos meios de comunicação.<br /> <br /> A intervenção educativa não acontece apenas na escola, também são agentes educativos, as instituições sociais, culturais, meio de comunicações e etc. A pedagogia intervém na prática educativa dando-lhe uma educação de sentido e criando condições organizativas e metodológicas para sua visualização.<br /> Pode-se observar na vida social contemporânea uma diversidade de atividades educativas, que ampliam as relações pedagógicos, ocorrendo assim a disseminação de saberes e modos de agir, por meio de programa, vinhetas e chamadas sobre educação ambiental, AIDS, drogas, saúde. Para se fazer uma leitura pedagógica dos meios de comunicação é preciso verificar as intencionalidades dos processos de comunicação.<br /><br /> Escolarização e necessidade do novo paradigma produtivo.<br /> <br /> Com os avanços tecnológicos e a globalização dos mercados, a formação dos trabalhadores, diante dessas fortes influencias da tecnologia no meio produtivo, se toma mediante, necessitando assim, de mais qualificação profissional.<br /><br /> Sociedade informacional e morte da escola (desescolarização).<br /> <br /> Houve na sociedade uma serie de transformações, principalmente na forma de produção, que exigia das escolas e de seus formandos cada vez mas qualificação em relação aos meios tecnológicos, mas as escolas ainda se encontram de uma certa forma despreparada para essas novas praticas educativas, o critério sócio politico, a desigualdade social.<br /><br /> Tecnologia, informática e substituição da relação docente.<br /><br /> As inovações tecnológicas incentiva crença de que o computador e outras mídias podem substituir a relação pedagógica convencional. Dessa forma cria-se ilusão, que o aluno apenas com um equipamento informático, vai formar por completa a aprendizagem cognitiva o aluno.<br /><br /> Integração dos meios de comunicação na escola.<br /><br /> Essa integração contribui para a formação de cidadãos contemporâneos, para o aprimoramento das capacidades cognitivas, estéticas e operativas dos alunos.<br /> Pedagogicamente as mídias se apresentam, como, conteúdo escolar integrante das varias disciplinas do currículo; como competência e atitudes profissionais; e como meio tecnológico de comunicação humana.<br /><br /> Implicações pedagógica-didática.<br /> <br /> Ainda há uma forte resistência dos educadores no uso de computadores em suas aulas, apenas ensinaram “sobre” o computador, não como um mediador de conhecimentos. Os educadores escolares precisam aprender a pensar e a praticar comunicação midiatizadas.<br />jhonylindenberghttps://www.blogger.com/profile/11428946344580980413noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8348197798025410764.post-8594998533560773522014-08-28T05:20:03.544-07:002014-08-28T05:20:03.544-07:00Este comentário foi removido pelo autor.jhonylindenberghttps://www.blogger.com/profile/11428946344580980413noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8348197798025410764.post-21581323011688019642014-08-28T04:57:36.413-07:002014-08-28T04:57:36.413-07:00 CONHECIMENTO PODER E TECNOLOGIA
Em nossa socied... CONHECIMENTO PODER E TECNOLOGIA<br /><br />Em nossa sociedade atual, as notícias estão presentes a todo instante, graças aos mais diversos meios de comunicação existentes no mundo. Os jornais, revistas, livros, dicionários entre outros, são veículos de comunicação que nos fazem conhecedores dos mais diversos assuntos que nos remetem a uma reflexão dos fatos apresentados por eles, que podem se apresentar de forma positiva ou negativa, dependendo da versão que o fato é apresentado a nós. <br /><br />Quando a autora afirma: “a concepção de guerra e as relações de poder que envolvem o conhecimento e inovações tecnológicas, ampliaram-se tremendamente na atualidade. Remete-nos a um olhar sobre como o conhecimento, poder e tecnologia atuam, nos fazendo sentir a necessidade de acompanhar esses avanços. Que segundo o filosofo francês Lyotard (1988-1993) o grande desafio da atualidade é a tecnologia. Pois segundo ele: a única chance do homem acompanhar o movimento do mundo, é adaptar-se a complexidade que os avanços tecnológicos dispõem. Este também é um grande desafio para a educação.<br /><br /> EDUCAÇÃO, PODER E TECNOLOGIA.<br /> <br />As escolas como espaços de formação assumem um grande papel para a sociedade. Nela os alunos sejam crianças jovens e adultos buscam o conhecimento. E um dos desafios de hoje nesse espaço são as tecnologias que invadiram as salas de aula, provocando grandes mudanças. Será que os professores que estão atuando estão preparados para essas mudanças? Hoje em dia as crianças já têm acesso aos mais diversos equipamentos tecnológicos. Então o professor sendo o mediador em sala de aula deve estar ou se adaptar com os recursos tecnológicos disponíveis, para garantir o bom aprendizado do aluno, pois é ele quem vai dar suporte para que o aluno tenha uma boa educação e tenha domínio em relação as informações e as tecnologias.<br /><br /> EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS<br /><br />Conforme as tecnologias avançam e vão se diversificando mais sentimos necessidade de utiliza-las, temos uma relação direta com elas que hoje não conseguimos viver sem esses recursos que estão o nosso redor. Que não alteraram somente em nossas necessidades de querer algo novo, mais do nosso próprio contexto social, econômico, político, cultural e entre outras necessidades que o ser humano passou a ter, tudo isso são reflexos desses avanços tecnológicos.<br /><br /> TECNOLOGIAS NÃO SÃO SÓ MÁQUINAS<br /><br />Ao pensar que as tecnologias se resumem apenas em maquinas ou equipamentos eletrônicos, estamos equivocados.<br />Segundo a autora: “tecnologias engloba a totalidade de coisas que a engenhosidade do cérebro humano conseguiu criar em todas as épocas, suas formas de uso, suas aplicações”.<br />Temos como exemplo as descobertas da ciência e da própria linguagem que não se apresentam através de maquinas, mais são os resultados de estudos e interações, que vem evoluindo assim como outras tecnologias.<br /><br /><br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/01057937481022367672noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8348197798025410764.post-87704763738107726472014-08-28T04:56:21.301-07:002014-08-28T04:56:21.301-07:00Do texto “o que são as tecnologias e por que elas ...Do texto “o que são as tecnologias e por que elas são essenciais”. Da autora Vani Moreira Kenski( pag. 15 a 25)<br /><br /> TECNOLOGIAS: ISSO SERVE PARA FAZER GUERRA<br /><br />Vemos que a tecnologia não é algo da atualidade, ela vem de um processo da engenhosidade humana.<br /><br />Ao voltarmos no tempo, vermos o homem do passado para que ele é hoje o quanto ele evoluiu, vamos perceber que essa evolução se dá a partir do momento que ele usa seu raciocínio para ir modificando os mais diversos elementos da natureza que existiam ao seu redor.<br /><br /> A Priore ele usa desses atributos tecnológicos como defesa para sua própria necessidade de sobrevivência, mais conforme ele foi aprimorando as tecnologias percebeu que suas ações eram bem sucedidas e ele precisava cada vez mais dos recursos da natureza, o que desperta nele sentimentos de ambição e poder. Então ele usa desses aparatos não mais para defesa, mais para a dominação e o ataque. <br /><br />Assim desencadeando um momento de revolução, os grupos primitivos formam deixando pra traz os instrumentos rudimentares e inovaram cada vez mais para manter seus domínios e manter seus poderes.<br /><br />Nos dias atuais não é diferente as grandes potencias e os países mais desenvolvidos, trabalham cada vez mais, tanto na produção e inovação de armamentos sofisticados que garantam a manutenção de sua supremacia, como também para o desenvolvimento de aparelhos tecnológicos mais modernos, visando o lucro.<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/01057937481022367672noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8348197798025410764.post-59168064982808351412014-08-28T04:47:13.095-07:002014-08-28T04:47:13.095-07:00TECNOLOGIA INFORMÁTICA E SUBSTITUIÇÃO DA RELAÇÃO D...TECNOLOGIA INFORMÁTICA E SUBSTITUIÇÃO DA RELAÇÃO DOCENTE.<br />Não se pode esquecer em nenhum momento de que somente com o uso das novas tecnologias seria possível descartar as características da aprendizagem escolar.Torna-se visível que as novas tecnologias acabam influenciando e desordenando os modos tradicionais de ensino das praticas docentes.<br />IMPACTO DAS NTCI E RESISTENCIAS DOS EDUCADORES ESCOLARES<br />Em nosso país quase sempre é feita uma associação entre educação e desenvolvimento tecnológico.O ser humano tem medo de ser trocado pela máquina, de sofrer ameaças em seu emprego, formação inadequada ou uma formação incompleta no que se refere a tecnologia.<br />Para se evitar essas tais barreiras é preciso então ser trabalhada na formação inicial e também continuada dos professores, a integração das NTCI no quadro formacional e curricular.<br />INTEGRAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NA ESCOLA<br />É cada vez maior o uso dos meios de comunicação com objetivos educacionais e de integração do cidadão à sociedade.O uso das novas tecnologias na sala de aula pode auxiliar o homem a absorver o impacto da velocidade com que as novas tecnologias passam a fazer parte do dia-a-dia das pessoas.<br />IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICO-DIDÁTICAS<br />A compreensão que se propõe sobre a presença das NTCI na educação, provoca uma reviravolta nas atitudes profissionais tanto dos educadores escolares como dos criadores e realizadores de mídias.<br />Formar o cidadão não vem ser uma tarefa apenas da escola apesar dela ter uma grande responsabilidade nessa formação.A escola precisa trazer para dentro dos espaços dos alunos o mundo real o mundo tecnológico.<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/06274831479561620574noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8348197798025410764.post-31687326824894376702014-08-28T04:46:27.762-07:002014-08-28T04:46:27.762-07:00AS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO, ...AS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO, A ESCOLA E OS PROFESSORES<br />Educação e Comunicação caminham juntas mas não são as mesma coisa.Educação é o ato de educar,de instruir é disciplinamento.Já a seres humanos e ate os animais partilham diferentes informações entre si,tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.Partindo do pressuposto do mito de que as novas tecnologias viriam para substituir o professor em sala de aula,o que talvez não seja verdade,pois para se ter um conhecimento a presença de um educador se torna imprescindível.<br />UMA LEITURA PEDAGÓGICA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO<br />Neste item vem nos remeter trazer a refletirmos sobre as relações entre a ação educativa escolar e as tecnologias.A escola e os meios tecnológicos de comunicação assemelham-se porque tratam da realidade.Pois educar com os meios e educar para os meios é imprescindível.<br />ALGUMAS RELAÇÕES PROBLEMATICAS ENTRE AS NTCI (NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO) E A EDUCAÇÃO<br />• As necessidades do novo paradigma produtivo e a propalada universalização da escolarização básica;<br />• A multiplicidade dos meios de comunicação na sociedade informacional e a morte da escola;<br />• O uso da tecnologia informática na escola e a substituição da relação docente;<br />• O impacto das NTCI na escola e a pouca receptividade dos educadores escolares em relação aos processos de inovação tecnológica.<br />Essas são quatro problemáticas que veem falar que a escola brasileira é um espaço de constante interatividade social e uma das principais instituições que primam pela conscientização da importância da tecnologia para o desenvolvimento social e cultural do seu alunado e consequentemente da sociedade.<br />Muitos professores se recusam a usufruir da tecnologia porque tem medo de serem substituídos pelo computador.<br /><br />ESCOLARIZAÇÃO E NECESSIDADES DO NOVO PARADIGMA PRODUTIVO.<br />A sociedade cada vez mais informatizada precisa de profissionais diferenciados.Vista a necessidade de uma formação voltada a atender interesses empresariais e muitas vezes associado a novas tecnologias. A modernidade na escola não deve estar subordinada ao fator econômico,na qual visa apenas preparar o estudante para o mercado de trabalho mas também a formação para cidadania,preparação para a participação social e formação ética.<br />SOCIEDADE INFORMACIONAL E MORTE DA ESCOLA(DESESCOLARIZAÇÃO)<br />Outro papel de analisar o impacto das NTCI na educação é descartando o papel da escola na sociedade da informação,pois a mesma não teria sentido numa sociedade onde existem vários meios de comunicação.Pensar numa sociedade sem a escola seria uma alienação ,pois sabemos que a realidade do país mostra que muitas pessoas não tem acesso a outros meios informacionais que não seja a própria escola. Desta forma seria necessário que a escola proporcionasse aos alunos não só as condições para a procura de informações mas também para a criação das mesmas.<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/06274831479561620574noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8348197798025410764.post-91180167491243059632014-08-28T04:36:56.026-07:002014-08-28T04:36:56.026-07:00Integração dos meios de comunicação na escola.
Pa...Integração dos meios de comunicação na escola.<br /><br />Para que se utilizam as NTCI na educação? Qual é o lugar das NTCI na escola? Proponho os seguintes objetivos pedagógicos do uso das novas tecnologias e dos meios de comunicação:<br />a) Contribuir para a democratização de saberes socialmente significativos e desenvolvimento de capacidades intelectuais e afetivas, tendo em vista a formação de cidadãos contemporâneos. <br />b) Possibilitar a todas oportunidades de aprender sobre mídias e multimídias e a interagir com elas.<br />c) Propiciar preparação tecnológica comunicacional, para desenvolver competências, habilidades e atitudes para viver num mundo que se "informatiza" cada vez mais.<br />d) Aprimorar o processo comunicacional entre os agentes da ação docente- discente e entre estes e os saberes significativos da cultura e da ciência.<br /><br />Entendendo assim, as mídias apresentam-se, pedagogicamente, sob três formas: como conteúdo escolar integrante das várias disciplinas do currículo, portanto, portadoras de informação, ideias, emoções, valores; como competências e atitudes profissionais; e como meios tecnológicos de comunicação humana (visuais, cênicos, verbais, sonoros, audiovisuais) dirigidos para o ensinar a pensar, ensinar a aprender a aprender, implicando, portanto, .efeitos didáticos como: desenvolvimento de pensamento autônomo, estratégias cognitivas, autonomia para organizar e dirigir seu próprio processo de aprendizagem, facilidade de análise e resolução de problemas etc.<br /><br />O texto do autor mostra que a relação docente é insubstituível, sendo essencial em uma sociedade tecnológica e informatizada, permitindo uma educação mais interativa com mídias e multimídias.<br /><br /><br />Para isso, os cursos de formação de professores precisam garantir espaços para práticas e estudos sobre as mídias, sobre a produção social de comunicação escolar com elas e sobre como desenvolver competente comunicação cultural com várias mídias.<br /><br />Em relação aos produtores e criadores de mídias, é legítima a preocupação manifestada por educadores que juntam educação e comunicação: preocupam-se excessivamente com os meios e esquecem-se das mediações culturais e educacionais.<br /><br />Há muitas outras questões que envolvem o tema da educação e dos meios de comunicação como a pesquisa, a avaliação pedagógica dos programas informáticos, os efeitos psicocognitivos e atitudinais dos programas, o caráter político-ideológico dos meios de comunicação social. São temas bastante novos, especialmente para os educadores escolares, que precisam ser urgentemente incluídos na formação inicial e na formação continuada de educadores escolares.<br /><br />Diante do contexto percebemos o quanto é importante e necessário o fazer pedagógico vivenciado no espaço escolar, e quanto os recursos tecnológicos, quando direcionados de forma consistente aos alunos.<br /><br />Apesar de estarmos na era da tecnologia vemos e presenciamos, o quanto gera conflitos dentro da escola, devido alguns educadores não terem uma certa capacidade para utilizar.<br /><br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/13179188786523526152noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8348197798025410764.post-81125075224283507482014-08-28T04:35:59.692-07:002014-08-28T04:35:59.692-07:00- Capacitação para a cidadania e formação ética, p...- Capacitação para a cidadania e formação ética, para criar bases para uma sociedade organizada capaz de fazer o enfrentamento crítico da globalização.<br /><br />Os educadores críticos estão desafiados a repensar objetivos e processos pedagógico-didáticos em sua conexão com as relações entre educação e economia, educação e sociedade técnico-científica-informacional, para além dos discursos contra o domínio do mercado e a exclusão social.<br /><br />Sociedade informacional e morte da escola (desescolarização)<br />Outro posicionamento decorrente da análise do impacto das NTCI na educação é o de descartar o papel da escola na sociedade informacional. Numa sociedade caracterizada pela multiplicidade de meios de comunicação e informação, não teria lugar para a escola convencional, a escola do quadro-negro e giz.<br /><br />Obviamente, não se trata de negar os avanços tecnológicos, o uso mais ampliado de mídias e multimídias e os centros especializados de informação. Entretanto, quantas crianças e jovens podem usufruir destas condições? Sabemos que há um numero Imenso de crianças brasileiras que precisam da escola, que não dispõem dos aparatos informacionais. Na avaliação das NTCI, não podemos perder de vista o essencial, o critério sociopolítico, a desigualdade social.<br /><br /><br />Desse modo a escola deve ser a possibilitadora de atribuições de significados da informação, propiciando aos alunos meios de buscá-la.<br /><br />Junto a essa função reestruturante e organizadora das informações e aportes culturais recebidos multivariadamente, fazendo a síntese entre a cultura formal e a cultura experienciada, é necessário que a escola propicie não só o domínio de linguagens para busca de informação, mas também para a criação da informação. Ou seja, utilizando a linguagem comunicacional, à escola caberá não só sintetizar reordenando e reestruturando as diversas mensagens, como terá que articular, também, suas capacidades receptivas com suas possibilidades emissoras. Tais tarefas em função de uma nova funcionalidade da escola requerem uma nova atitude dos educadores perante as NTCI.<br /><br />Tecnologia informática e substituição da relação docente.<br /><br />A tecnologização do ensino incentiva a crença de que o computador e outras mídias podem substituir a relação pedagógica convencional. Cria-se, com isso, a ilusão tecno-informacional de que é possível a aprendizagem completa apenas com a presença do aluno diante dos equipamentos informáticos. Naturalmente não se trata de resistir à utilização das mídias no ensino, mas de denunciar a exclusão do educador e de outras mediações relacionais e cognitivas no processo de aprendizagem.<br /><br /><br />Contudo cria-se uma ilusão de que seria possível a aprendizagem completa apenas com a presença do aluno diante dos equipamentos informáticos. Diante das novas tecnologias e informações, o docente sofre um impacto, provocando assim uma reviravolta em seus métodos de ensinar.<br /><br />Impacto das NTCI e resistências dos educadores escolares.<br />É sabido que os professores e especialistas de educação ligados ao setor escolar tendem a resistir à inovação tecnológica, e expressam dificuldade em assumir, teórica e praticamente, disposição favorável a uma formação tecnológica. Há razões culturais, políticas, sociais para essa resistência, que geram atitudes difusas e ambivalentes.<br /><br />Tais resistências precisam ser trabalhadas na formação inicial e continuada de professores por meio de integração das NTCI nos currículos, de desenvolvimento de habilidades cognitivas e operativas para o uso das mídias e formação de atitudes favoráveis ao seu emprego e à inovação tecnológica em geral (Vazquéz Gómez, 1994).<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/13179188786523526152noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8348197798025410764.post-80508426691863849122014-08-28T04:34:55.959-07:002014-08-28T04:34:55.959-07:00Qual é o sentido de dizer que muitos especialistas...Qual é o sentido de dizer que muitos especialistas ligados aos meios de comunicação são, ao menos em sentido amplo, pedagogos? Por que minha insistência em trazer um discurso pedagógico num encontro de vídeo e educação? A resposta é simples. Fazer uma leitura pedagógica dos meios de comunicação é verificar a intencionalidade dos processos comunicativos (de natureza política, ética, psicológica, didática) presentes nas novas tecnologias da comunicação e da informação e nas formas de intervenção metodológica e organizativa. Isso ressalta a importância dos objetivos sociopolíticos dos processos comunicacionais e a discussão, pelos educadores, de uma proposta educacional, de um projeto cultural e educativo que tenha origem num projeto de gestão da sociedade.<br /><br />Algumas relações problemáticas entre as NTCI e a educação.<br /><br />A literatura especializada tem acentuado as relações entre o sistema produtivo e o setor educacional, entre os avanços tecnológicos e as necessidades de formação Quero destacar quatro delas que me parecem mais problemáticas:<br />• as necessidades do novo paradigma produtivo e a propalada universalização da escolarização básica; • a multiplicidade dos meios de comunicação na sociedade informacional e a morte da escola; • o uso da tecnologia informática na escola e a substituição da relação docente; • o impacto das NTCI na escola e a pouca receptividade dos educadores escolares em relação aos processos de inovação tecnológica.<br /><br />Escolarização e necessidades do novo paradigma produtivo.<br /><br />O novo paradigma produtivo acompanha o processo de internacionalização da economia, a globalização dos mercados, a intelectualização do processo produtivo, trazendo modificações no processo de produção, no perfil dos trabalhadores, nas relações de trabalho, nos hábitos de consumo etc.<br /><br />Por um lado, a tendência de intelectualização do processo produtivo é visível. Outra coisa é acreditar que essa revalorização da formação geral nesse novo tipo de capitalismo tenha sentido democratizante. Na verdade, o chamado modelo neoliberal de educação estaria subordinando alvos político-sociais (equidade, cidadania, democracia) a intentos estritamente econômicos (desenvolvimento tecnológico, leis de mercado, competitividade internacional). Todavia, uma omissão dos educadores em relação às demandas sociais postas pelo novo paradigma do processo produtivo tenderia a ser prejudicial aos interesses dos setores sociais excluídos.<br /><br />A sociedade cada vez mais cercada de informações, necessariamente precisa de profissionais diferenciados. Esta é o que podemos chamar de exigência, que chama pela formação de quadros adaptados a novos métodos produtivos.<br /><br />- Qualificação mais elevada e de melhor qualidade de caráter geral do trabalhador, inclusive como condição para quebrar a rigidez da tecnologia, centrada no desenvolvimento de capacidades cognitivas e operativas encaminhadas para um pensamento autônomo, crítico, criativo.<br /><br />- Capacitação tecnológica para que os trabalhadores possam exercer mais controle sobre suas condições de trabalho, de modo que não busquem competência apenas em tarefas fixas e previsíveis, mas compreendam a totalidade do processo e produção.<br /><br />- Desenvolvimento de novas atitudes e disposições sociomotivacionais relacionadas com o trabalho: responsabilidade, iniciativa, flexibilidade de mudança de papéis e rápida adaptação a máquinas e ferramentas e formas de trabalho que envolvem equipes interdisciplinares e heterogêneas (Paiva, 1993).<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/13179188786523526152noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8348197798025410764.post-64903141605268402312014-08-28T04:33:31.712-07:002014-08-28T04:33:31.712-07:00RESENHA: AS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INF...RESENHA: AS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFOEMÇÃO, A ESCOLA E OS PROFESSORES<br />Educação e comunicação sempre andaram juntas na reflexão pedagógica. Ambas necessitam uma da outra, para terem êxito no processo pedagógico. Educação e comunicação caminham juntas, mas não são a mesma coisa.<br /><br />Por outro lado, toda comunicação é educativa, conforme escreveu no início do século o educador norte- americano John Dewey, porque ela é o processo de compartilhamento da experiência comum e, com isso, não só proporciona aos indivíduos disposições emocionais e intelectuais como prova de experiência mais ampla e mais variada.<br /><br />Os vínculos entre práticas educativas e processos comunicativos estreitaram-se consideravelmente no mundo contemporâneo, ao menos, por duas fortes razões: os avanços tecnológicos na comunicação e informática e as mudanças no sistema produtivo envolvendo novas qualificações e, portanto, novas exigências educacionais. O impacto dessas novas realidades no ensino impõe ao menos três tipos de leitura: a pedagógica, a epistemológica e a psicocognitiva.<br /><br />Uma leitura pedagógica dos meios de comunicação.<br /><br />O que pode ser entendido como uma leitura pedagógica dos meios de comunicação (NTCI)?<br /><br />A pedagogia é a teoria e a prática da educação. Utilizo o termo educação numa acepção bastante ampla. A prática educativa não se reduz à escola e ao ensino. A intervenção educativa ocorre em muitos lugares, mediante variadas formas, por meio de diversas agências. Há, portanto, agentes educativos convencionais - família, escola, comunidade -, como há instituições sociais, culturais, civis, recreativas, meios de comunicação etc. A escola, portanto, não detém o monopólio do saber.<br /><br />Libâneo defende a indispensável necessidade dos educadores de se adaptar as tecnologias e comunicação, que as mesmas possam provocar em seus alunos, a curiosidade e transformar suas ideias.<br /><br />Nossa sociedade vive em constante transformação, o mesmo ocorre com o conhecimento humano que vai se aperfeiçoando em diferentes aspectos, principalmente na área da educação. A formação do docente necessita ser de forma continuada, para que o mesmo tenha competências, para preparar o aluno com êxito, para as mais variadas transformações que nossa sociedade vivi.<br /><br />A complexidade da vida social contemporânea e a consequente diversificação das atividades educativas resultam, ao mesmo tempo, em ampliação das ações pedagógicas. Nos meios profissionais, políticos, sindicais, empresariais, nos meios de comunicação social, nos movimentos da sociedade civil, assiste-se a uma redescoberta da pedagogia. Estamos diante de uma sociedade pedagógica. <br /><br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/13179188786523526152noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8348197798025410764.post-61898072585971473882014-08-27T15:48:04.601-07:002014-08-27T15:48:04.601-07:00O QUE SÃO TECNOLOGIAS E POR QUE ELAS AO ESSENCIAI...O QUE SÃO TECNOLOGIAS E POR QUE ELAS AO ESSENCIAIS<br />TECNOLOGIAS: ISSO SERVE PARA FAZER A GUERRA<br />já sabemos que as tecnologias são tão antigas quanto a espécie humana,foi a engenhosidade humana que em todos os tempos,deu origem as mais diferenciadas tecnologias,o uso do raciocínio garantiu ao homem um processo crescente de inovações,os conhecimentos que daí surgiram foram colocados em pratica dando origem a outros instrumentos,recursos,produtos,ferramentas,enfim,a tecnologias.<br />CONHECIMENTO ,PODER E TECNOLOGIAS<br />Os vínculos entre conhecimento,poder e tecnologias estão presentes em todas as épocas e em todos os tipos de relações sociais.<br />Nos podemos ver isso quando lemos sobre uma determinada noticia vinculada pela mídia cada jornal,revista,site,publica da sua maneira,não envolvendo a totalidade de informações sobre o assunto noticiado,se quisermos saber a realidade dos fatos temos que ir atrás das informações e ver a noticia dos dois lados.<br />EDUCACAO,PODER E TECNOLOGIAS<br />Partindo do ponto que a educação também e um mecanismo poderoso de articulação entre poder,conhecimento e tecnologias a escola deve exercer seu poder de uma forma semelhante usando seus conhecimentos e a tecnologia para fazer o viés entre professores,alunos e conteúdos a serem ensinados.<br />Assim o professor teria o papel de usar na sala de aula os recursos tecnológicos que ali estão disponíveis para a melhor aprendizagem dos seus alunos.<br />EVOLUCAO DAS TECNOLOGIAS<br />As tecnologias invadiram nossas vidas estão presentes em toas as coisas do nosso dia-a-dia garantindo comodidade,novas possibilidades de bem estar,mais também fragilizando nossas capacidades de seres humanos,estamos cada vez mais diferentes de nossos antepassados estamos nos acostumando com os confortos tecnológicos que nos são oferecidos desde a água encanada ate ao ato de ligar a teve nem ao menos levantamos do nosso lugar pois o controle remoto esta ao lado.<br />Mas temos que lembrar que nem sempre foi assim nossa origem o homem contava simplesmente com as suas próprias capacidades naturais de seu corpo: com braços,músculos,pernas,cérebro,podemos considerar o cérebro humano a mais diferenciada e aperfeiçoada das tecnologias,pela sua capacidade de armazenar informações,raciocinar e usar os conhecimentos de acordo com as suas necessidades do momento.<br />CONCEITOS DE TECNOLOGIA<br />E muito comum nos ouvirmos que na “atualidade as tecnologias invadem o nosso cotidiano”, alguns autores contemporâneos falam ate que estamos vivendo em plena “sociedade tecnológica”,nos filmes de ficção cientificas,as terra e povoada por robôs e outros equipamentos sofisticados de um alto grau de inteligência bem superior ao homem.<br />Se formos pensar em nossa vida sem as tecnologias podemos dizer que e impensável ,pois desde as mínimas coisas dependemos dela,sem ela estaríamos na idade da pedra vivendo com animais. <br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/10668598665109797547noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8348197798025410764.post-15668597809580125542014-08-27T13:27:44.925-07:002014-08-27T13:27:44.925-07:00O QUE SÃO TECNOLOGIAS E POR QUE ELAS SÃO ESSENCIAI...O QUE SÃO TECNOLOGIAS E POR QUE ELAS SÃO ESSENCIAIS<br /><br />TECNOLOGIAS: ISSO SERVE PARA A GUERRA<br />Sabemos que ás tecnologias, por serem tão antigas quanto à espécie humana, foi e é a garantia do amplo raciocínio do homem e que através deste, possibilitou um enorme processo contínuo de inovações, entendemos, portanto, que as tecnologias existem de diferentes maneiras e formas, e apresentam-se desde as mais avançadas com as tecnologias digitais até a construção de ninhos pelos pássaros. <br />Com a grande vontade do homem em se apropriar da natureza seu vasto raciocínio tende agora a inovar as tecnologias existentes para satisfazer suas necessidades imediatas, sem se preocupar com os resultados desta ousadia.<br />Assim, sucessivamente, com o uso de inovações tecnológicas cada vez mais poderosas, os homens buscavam ampliar seus domínios e acumular muito mais riquezas.<br /> Conhecimento, poder e tecnologias.<br /> Segundo a autora, as grandes corporações transnacionais assumem poderes (quanto ao domínio de tecnologias, de capital financeiro, de mercados, de distribuição etc..) superiores aos poderes políticos dos países e exercem influência sobre o futuro dos povos em todo o mundo.<br />Desta maneira, devemos entender, portanto, que em todos os países, ricos ou pobres, em algumas mais e noutros menos, esses dois grupos – incluídos e excluídos- se apresentam de forma muito semelhante. Então, desenha-se uma nova geografia, em que já não importa o lugar onde cada um habita, mas as suas condições de acesso às novas realidades tecnológicas.<br /> Educação, poder e tecnologias<br />Partindo do pressuposto da educação, a escola de forma semelhante exerce o seu poder em relação aos conhecimentos e ao uso das tecnologias que farão a mediação entre professores, alunos e os conteúdos a serem aprendidos, diz a autora Ivani kensk.(2012).<br />Por sua vez, na ação do professor na sala de aula e no uso que ele faz dos suportes tecnológicos que se encontram à sua disposição, são novamente definidas as relações entre o conhecimento a ser ensinado, o poder do professor e a forma de exploração das tecnologias disponíveis para garantir melhor aprendizagem pelos alunos.<br /><br /> Evolução das tecnologias.<br />Evoluir as tecnologias é necessário para nossas vidas, somos muito diferentes dos nossos antepassados, e fomos habituados com alguns confortos tecnológicos, e que nem podemos nos imaginar sem eles.<br />Com a capacidade de raciocinar e as mãos livres para criar, o homem inventou e produziu ferramentas e processos para sua sobrevivência em qualquer tipo de meio ambiente. Essa competência, porém seria inútil se o homem vivesse isolado.<br />Desta mesma maneira, organizados em tribos nômades, os homens primitivos dominavam as técnicas de caça e de criação de objetos de pedra, logo, dominaram a obtenção e o uso do fogo, mais tarde,já assentados, reunidos em aldeias desenvolveram tecnologias para a construção de ferramentas utilizando metais e cerâmicas diversas.<br /><br />O desenvolvimento tecnológico de cada época da civilização marcou a cultura e a forma de compreender a sua história, todas essas descobertas serviram para o crescimento e desenvolvimento do acervo cultural da espécie humana.<br /> Conceitos de tecnologias<br />A tecnologia sempre foi e será o meio que o homem utiliza para realizar e satisfazer suas necessidades, da mesma maneira, para todas as demais atividades que realizamos, precisamos de produtos e equipamentos resultantes de estudos planejamentos e construções específicas, na busca de melhores condições de viver.<br />O conceito de novas tecnologias é variável e contextual, e em muitos casos, confunde-se com o conceito de inovação, com a rapidez do desenvolvimento tecnológico atual, ficou difícil estabelecer o limite de tempo que devemos considerar para designar como novos os conhecimentos, instrumentos e procedimentos que nos cercam.<br /><br /><br /><br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/01983532520782201955noreply@blogger.com