terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Refletindo sobre as tecnologias e as novas tecnologias


No segundo dia de aula na Turma de Pedagogia 2012, realizamos estudos e reflexões sobre as "velhas" tecnologia e as "novas" tecnologia e seus impactos econômicos, sociais, culturais e educacionais na sociedade. Destaca-se nesse processo a velocidade com que surgem e desaparecem algumas tecnologias. As vezes marcadas exclusivamente pelos interesses comerciais. Daí a importância de reflexões como essas que foram provocadas por essa exposição. 







E, como não poderia faltar... muita alegria. Pois, quando se junta um grupo de pessoas felizes e inteligentes o processo ensino-aprendizagem será sempre um momento de alegria!!!





Obrigada "Pedagogia 2012" pela experiência que estamos vivenciando nesta disciplina!

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. percebemos a suma importância da tecnologia no contexto escolar. No entanto, é notório que ainda á muitas necessidades no âmbito de conhecer a tecnologia dentro do cotidiano educacional e suas implicações, como por exemplo, de que forma aplicar a tecnologia na educação? como se trabalhar a inclusão da tecnologia na educação?como dotar com competências as crianças e os adultos para que possam mover-se no mundo da computação e da televisão entre outros meios tecnológicos? essas e outras problemáticas nos ajudam a refletir e a construir um ensino-aprendizagem voltado para esse assunto. Nós é que agradecemos pela oportunidade, de estar fazendo parte desse momento, do "conhecer", do "pensar" do "avaliar", as tecnologias e suas diversidades de saberes e informações!

    ResponderExcluir
  3. podemos observar na aula de ontem como somos reféns das tecnologias, e a evolução dos produtos no decorrer do tempo, que muitas vezes passam despercebidos, e o que era atual passa a ser retrô....

    ResponderExcluir
  4. É isso aí Lena e Paula! Concordo com vocês! Precisamos sempre destacar que a tecnologia já faz parte do nosso processo de mediação com a realidade. Elas são produto e produtora de cultura. Nesse sentido, a tecnologia possui uma estreita relação com a educação no sentido lato do termo. Entretanto, no aspecto estreito da escola, precisamos avançar muito. Somos quase todos frutos de uma educação que prima pela memorização roteirizada pelo livro didático, quadro e giz. As tecnologias e a informática apresentam uma alternativa desafiadora, problematizadora e interdisciplinar para a educação escolar. Esse é uma parte do nosso desafio.
    Gostei muito das reflexões! Vamos em frente!!!

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez nos encontramos com a professora Benilda, agora, na disciplina Coordenação Pedagógica em ambientes escolares... Pedagogia 2010 UFPA_Cametá. Somando conhecimento.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Sandro!
    Muito obrigada pela visita ao nosso blog. Muito bom ministrar disciplina na turma Ped 2010. Alunos muito inteligentes, compromissados, dedicados.
    Abraços virtuais.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Sandro!
    Muito obrigada pela visita ao nosso blog. Muito bom ministrar disciplina na turma Ped 2010. Alunos muito inteligentes, compromissados, dedicados.
    Abraços virtuais.

    ResponderExcluir