sábado, 20 de julho de 2019

FÓRUM DE DEBATE!!!

Bom dia Turma Pedagogia 2018/ Limoeiro

A disciplina “Tecnologia, Informática e Educação” tem possibilitado uma discussão e reflexão sobre temáticas da contemporaneidade. Uma dessas temáticas atuais refere-se ao uso do celular na escola. Argumentos favoráveis e contrários fazem parte desse debate. 



Considerando a experiência vivenciada na turma de vocês, e as imagens apresentadas fazem referências ao desafio vivenciado diariamente por tod@s professor@s.




Nesse sentido, para trabalharmos no “Fórum de Debate” apresentamos o seguinte questionamento:
A proibição do celular, garante um processo de ensino aprendizagem de Qualidade? Você é contra ou a favor do uso do celular em sala de aula? Como inserir o celular no processo de ensinar e aprender?

Para fundamentar seu posicionamento, indicamos alguns links que proporcionam discussões acerca do assunto.

Vamos iniciar o debate!!!

100 comentários:

  1. Sim. Pelos simples fato de que o celular atrapalha na concentração e no entendimento. E também ele ajuda na procura de alguns texto que ajudam na compreensão. Não sou contra o celular na sala de aula. Que seja usado de maneira mas atrativa. Com possibilidades dos alunos poderem ser estimulado. O celular pode ser usado como uma maneira de fazer que o aluno se sinta seguro de fazer pesquisa e com chama a atenção como estamos fazendo com blogs e jogos digitais educativos.

    ResponderExcluir
  2. Nao sou contra o uso,mas sua utilidade dentro da sala de aula deve estar voltado para pesquisas para proporcionar um melhor aprendizado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devemos utilizar ao nosso favor e não tentar ir contra a essas novas tecnologias, celular é um exemplo disso. Podemos utilizalo em nossas aulas de forma interativa com programas e softwares educativos! !!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Concordo com a Stayse, também não sou contra, desde que o objetivo seja facilitar o aprendizado.

      Excluir
    4. Concordo com vc Stayse, o uso do celular em sala de aula tem que está voltado para pesquisas. Hoje a realidade das crianças, dos adolescentes e jovens são outra a tecnologia está presente nas escolas e em casa. Os professores só tem q mediar essa inserção das TICS. Pra q sejam usadas com responsabilidade.

      Excluir
    5. Certamente amiga!Como futuros pedagogos precisamos manter uma postura crítica mediante o uso.Importante destacar também que hoje um dos sérios problemas enfrentados por muitos é a dependência do mesmo.Temos que fazer sim o uso mais com consciência e controlhe. É a gente que manusseia ele e não ele que controla nós.

      Excluir
  3. Sou afavor desde que seja usado como prática pedagógica,pois o mesmo possui inumeras ultilidades como: Pesquisas, jogos,educativos,nos dá acesso a várias informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o celular é um instrumento riquíssimo de opções para se trabalhar didaticamente, porém um professor despreparado dificilmente saberá utilizá-lo adequadamente, por isso é necessário que os estados e municípios invistam na capacitação desses profissionais .

      Excluir
    2. Isso mesmo,Ruth Ballieiro o celular realmente é um excelente instrumento de trabalho e aprendizado desde que usado didaticamente pelo(a)s profissionais da educação,para que isso aconteça é preciso sim que os professores sejam treinados,capacitados para o uso correto deste em sala de aula!

      Excluir
    3. Bela colocação! O celular quando usado da forma correta ele se torna uma ferramenta muito importante na hora do aprendizado. Acredito que a proibição não ajudaria em nada, e sim causaria uma certa revolta dos alunos. Até porque a falta de atenção dos alunos na sala de aula vai muito além do uso do celular.

      Excluir
  4. Não sou contra, pois uma vez que usado como prática pedagógica é de extrema importância podemos fazer pesquisas tornando assim nossa aula mais atrativa.

    ResponderExcluir
  5. Sou a favor desde que o celular seja usado para fins educativos, pois se usado corretamente em sala de aula se tornará uma ferramenta fundamental no processo educacional e na dinamicidade da aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante se atentar q nem sempre os alunos usam adequadamente o celular em sala de aula,na maioria das vezes so querem que seja liberado por modismo mesmo e nao interesse educativo,mas realmente por outro lado tem suas vantagens mas que nem sempre sao concretizadas.

      Excluir
    2. Verdade colega Frank Gomes o celular deve ser usado sim dentro da sala de aula, mas como uma ferramenta de repasse de conteúdo, onde o mesmo deva fazer a mediação de conhecimento entre professor e aluno, tornando assim uma aula muito mais atrativa e dinâmica.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. lk Costa24 de julho de 2019 14:22

      Andenise Wanzeler é por isso que o professor tem que criar acordos com o aluno pra não haver esse tipo de situação!

      Excluir
    5. Concordo com você colega Frank,se o professor tirar uma aula pra fazer interação com os alunos através do celular de forma educativa a aula se tornará mais agradável e proveitosa.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Certamente que a proibição do celular em sala de aula não garantirá uma educação de qualidade, pois o que realmente fará a diferença é o que enfatiza a coluna do Nova Escola, o ensinar o discentes a usar a tecnologia com consciência, mas para isso como diz Carvalho, é necessário que os professores tenham uma formação inicial e continua que os qualifiquem a criar estratégias pedagógicas que insiram essas tecnologias e consequentemente tornem o ensino-aprendizagem bem mais significativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Concordo plenamente com Ruth Balieiro, é essencial que os professores tenham uma formação inicial,vale lembrar que muitas das vezes o mesmo não conhece e não tem acesso a essa ferramenta ferramenta que é o celular, se fechando assim para esse mundo tecnológico. Desse modo prejudicando o processo de ensinar e aprender mediante o uso do celular.

      Excluir
  8. O celular em sala de aula deve ser utilizado, porém, há de se ter limites para o uso do mesmo, uma vez que mesmo quando solicitado que o aluno não faça uso do mesmo ele se opõe ao pedido e continua a manusea-lo como se o seu celular fosse mais importante que a disciplina ministrada, devemos em primeiro lugar nos policiar quanto ao uso deste instrumento, pois, mesmo que em certas horas peguemos o mesmo para fazer algo relacionado a aula, acabamos por dar uma olhada em nossas redes sociais coisa que já se tornou automática e já fazemos sem nem mesmo perceber, creio que o caminho para que o celular não atrapalhe as aulas é a conscientização de que em dado momento poderemos sim manusea-lo da forma que quisermos, porém, naquele determinado momento devemos usa-lo com a finalidade solicitada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Leandro. O celular é essencial nos dias de hoje, ele tem seus pontos positivos e negativos, mas é a forma como ele será trabalhado dentro de sala de aula que vai fazer a diferença. Precisamos nos adequar a situação. O celular não é um inimigo, pode ser utilizado como ferramenta de pesquisa e entre outras funções. Mas precisa ser monitorado dentro de sala pelo professor, pois como você falou, não se pode esquecer para que fins ele tá sendo utilizado e desviar a atenção para outra coisa.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Acredito que a proibição não é a melhor maneira para essa questão, mas sim a adequação. De certo, os celulares poderão contribuir com a educação, facilitar o estudo e talvez torná-lo mais atraente, mas também pode distrair os alunos e assim fazê-los não aprender de forma adequada. Então, essa questão ainda deve ser muito discutida a fim de que educadores, escolas, alunos e pais encontrem a melhor solução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amiga.Kenski ressalta esse problema da nao adequação da tecnologia ao conteúdo que vai ser ensinado e aos propósitos de ensino,mas sozinhas nao conseguiram resolver sozinhas os desafios.Como dizia Freire requer do Professor um exercício de se pensar a própria pratica pedagógica é um desafio nao so dele mais também da gestão escolar e dos próprios alunos.

      Excluir
  11. A proibição do uso do celular em sala de aula não é a formula magica para resolver o problema na qualidade da aprendizagem, vejo que o celular usado como ferramenta de pesquisa tem sido de grande utilidade,no sentido de buscar informações
    no que se refere aos assuntos relacionados as aulas(disciplinas) e não a assuntos fora desse contexto escolar, o que na maioria das vezes acontece .Sou contra a proibição do celular em sala de aula.O que deve ser feito é em primeiro lugar ter consciência do papel que temos a comprir como alunos de utilizar esse recurso somete quando solicitado pelo professor,não o tempo todo e tentar usa-lo de maneira mais produtiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com você Conseza!
      porém infelizmente ainda é muito visível a utilização do celular na sala de aula, principalmente na hora que o (a) professor (a) está explicando.

      Excluir
    2. Exatamente Crisliane, nos deparamos com essa situação todos os dias em sala de aula.O professor explicando assunto e o aluno (nós) no celular concentrado em conversas de rede social etc. , sendo que estas não estão relacionada ao ambiente pedagógico, isso chega a ser de certa forma visto como falta de interesse do aluno, mas acredito que caiba a cada um de nos usar o celular como um aliado e não como um vilão no processo de aprendizagem , e digo por experiência própria que estudar sem ter um celular como ferramenta de pesquisa é bem complicado.

      Excluir
    3. Verdade Conseza Tavares, a proibição do celular dentro da sala de aula não é o melhor a se fazer. Mas, é de suma importância que assim como o professor, o aluno também deve receber uma formação inicial para que ambos possam usar o celular de forma consciente no processo de ensino-aprendizagem.

      Excluir
  12. A proibição, acredito que não é o melhor caminho, pois ele, pode ser incorporado, a aula, e trabalhando com ele, pra aula ser mais dinâmica e efetiva, então a questão não é o celular, é como usá-lo, então ele pode ser útil dentro do ambiente escolar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso mesmo Elvelto paixão,o celular pode ser muito bem utilizado com moderação em sala de aula para estimular o hábito de pesquisa no aluno!

      Excluir
  13. Realmente proibir o uso do celular em sala de aula,nâo é a solução,mas inseri-lo de forma responsável para que haja aprendizado,com o celular concerteza as aulas serão mais dinãmicas e o aprendizado atingirá um desenvolvimento maior entre os alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim colega, a proibição não seria a solução, basta que os professores e alunos saibam lidar de maneira correta com o celular e as novas tecnologias que estão se incorporando no processo de ensino aprendizagem

      Excluir
  14. não acho que a proibição do celular seja a melhor opção.
    claro que a utilização do celular na sala de aula tem o seu lado positivo e negativo.
    por exemplo na disciplina tecnologia, informática e educação, foi utilizado o celular para acompanharmos a professora Benilda na apresentação do blog.
    vai dá consciência de cada um saber o momento certo de utilizar o aparelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vale lembrar que se não fosse os avanços das tecnologias e o nosso amigo celular,Crisliane de nenhuma maneira seria possível ter aquela aula, pois o professor se encontrava em outro estado

      Excluir
    2. Claro amiga Crisliane concordo também em questão do celular dentro de sala de aula através dos estudos para a composição dos trabalhos refletimos criticamente a respeito da tecnologia, tanto na sociedade quanto na educação. Ao reconhecer o papel da tecnologia, entendemos que estamos inseridos neste contexto como consumidores e educadores, qual atitude devemos tomar diante de tais apontamentos trabalhados no decorrer dos dias.

      Excluir
  15. Com certeza,sem o celular o aluno consegue se concentrar melhor,ele consegue se envolver mais na tematica estudada,levando em consideração que o aluno nao esteja utilizando como objeto pedagógico.Nao sou a favor da Liberação,mas sim quando solicitada pelo professor para usar para alguma atividade.

    ResponderExcluir
  16. Acredito que a proibição não é a melhor opção,o professor deve impor regras e limites aos alunos,pois o celular é uma ferramenta que pode prejudicar o ou ajudar o processo de ensino aprendizagem,é o professor que tem que instigar os alunos a utizarem o celurar da melhor maneira possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a Elk reinteirando ainda que essa ferramenta o celular precisa contribuir de forma util sendo usado a favor do aprendizado

      Excluir
    2. Concondo Elk!Sendo que o celular na maioria das vezes e o nosso único meio de pesquisar ! !

      Excluir
    3. Concordo colega Elk! O aparelho só deve ser bem direcionado, pois ele é uma ferramenta essencial em pesquisas, coleta de dados, referências, etc... Tudo isso só soma na formação dos alunos.

      Excluir
    4. O caminho é.... ter estratégias e limites.

      Excluir
    5. Exatamente amiga.Kenski vem contribuir ainda dizendo que a educação ao esta acompanhando esses avanços tecnológicos. E o uso dessa tecnologia digital tao presente hoje na sala de aula precisam estar enseridas como intensionalidade pedagogica.O professor precisa ter domínio dessa linguagem digital para poder melhor utiliza_la com os alunos.Nao desconsiderando também a linguagem escrita e oral Esse seria um bom caminho para se tratar como estrategias e conhecendo poder traçar limites do uso.
      Segundo Moram é importante fazer essa mediação.Não podemos exaultar mais também não podemos desconsiderar.

      Excluir
  17. O celular em nossos dias é uma grande ferramenta da modernidade que precisa ser útil na sala de aula, mas não pelo fato de estar na moda e sim com cunho pedagógico com projetos que envolvam planejamento afim de contribuir e enriquecer o aprendizado do educando segundo a CEBRAP a proibição do celular faz com que os alunos se sinta em um presídio, mas seu uso sem planejamento é um perigo.Porisso,faz-se necessário que a escola estimule a criação de conteudos e o desenvolvimento de projetos educacionais e pedagógico tornando-o um aliado do aprendizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,amiga Rute Fernandes ,o uso do celular mediado com planejamentos possibilita um aprendizado imenso.

      Excluir
    2. E verdade amiga Paula observamos ainda que a escola precisa avaliar alguns pontos sobre o uso do celular sabe-se que vivemos no auge da tecnologia e ele deve estar presente nas aulas não de qualquer forma mas precisamos atentar para o que esta
      sendo trabalhado se é relevante para o aluno e se faz sentido ao seu aprendizado.

      Excluir
    3. Sim,colega Rute,kenski também faz uma análise sobre o uso indevido das práticas tecnológicas usadas muitas vezes pra passar o tempo sem nenhuma relação com o conteúdo da aula.Isso exige atenção pra que não haja uma interrupção no processo de aprendizagem do aluno.

      Excluir
  18. O celular pode ser um recurso didático poderoso se usado na maneira correta na sala de aula,portanto a proibição do celular pode atrapalhar o processo de ensino aprendizagem, pois o celular tem várias ferramentas que podem melhorar o ensino.No entanto é necessário projetos pedagógicos dentro das escolas para um melhor uso do celular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Andrei, que se faz necessário de uma formação continuada dos professores e acharia poderia ter uma aula de consciência com todos alunos explicando para eles não usarem de forma inadequada,pois o celular trás muitas coisas boas, basta que seja usado de maneira correta!

      Excluir
  19. Se as pessoas usarem o celular com responsabilidade, acredito que possa ser muito útil no aprendizado. Qdo do contrário além de tirar a atenção de quem está usando, tira tbm dos colegas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Júlia o uso do celular é muito importante nas aulas, mas precisa ser para fins educativos, como para pesquisas entre outras coisas onde ele pode ser útil de forma a contribuir com o processo de ensino aprendizado.

      Excluir
    2. É isso ai Rute, se não houver responsabilidade sobre o uso consciente do celular em sala de aula, acaba prejudicando o aprendizado dos alunos. Mas acho muito importante, pra mim é uma ferramenta indispensável para as minhas pesquisas.

      Excluir
    3. Indispensáveis para pesquisas acadêmicas sim, sendo que a maioria dos alunos não possuem computador. E o celular é muito importante, mas é essencial ser posto limites.

      Excluir
    4. Isso mesmo Júlia, se o celular for usado com responsabilidade com certeza será muito útil.

      Excluir
    5. Concordo Júlia, o celular tem que ser utilizado pela supervisão do professor para ter o uso correto como recurso pedagógico na aula

      Excluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Sou a favor,pois existe inúmeros recursos que ajudam no processo de pesquisa e de melhor aprofundamento em determinada disciplina,há informações riquíssimas que facilitam no processo de aprendizagem,porém a tecnologia não é infalível,existem coisas que não contribuem na aprendizagem sendo assim o uso de celular indevidamente dentro da sala de aula pode atrapalha no raciocínio do aluno!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a proibição, Edinaide Souza, seria um grande retrocesso, pois aprendemos que à escola cabe acompanhar a evolução das tecnologias e adequa-las ao processo de ensino-aprendizagem,pois se assim não for, a escola continuará formando apenas cidadãos passivos e desprovidos de conhecimentos elaborados que tanto os ajudaria a resolver os problemas do dia a dia.

      Excluir
    2. Sou a favor do celular na escola,mas se usado da maneira correta! Ter consciência de que se usado de maneira exagerada vai atralhar a aula e sua concentração para compreensão dos assuntos repassados. O celular é grande amigo na sala de aula no processo de ensino aprendisagem se usado de forma consciente !

      Excluir
    3. Ruth Balieiro,como disse anteriormente,não sou contra o uso de celular, sou totalmente a favor, inclusive cito a importância de usar esse recurso no processo principalmente de pesquisa,mais porém também destaco que seu uso indevido
      dentro da sala de aula pode de certa forma atrapalhar o desempenho do aluno!

      Excluir
    4. Muito bem colocado José Antônio!Eu também não concordo com a proibição,sendo que é um recurso de suma importância no processo de aprendizagem e aprofundamento e melhor compreensão, porém deve ser usado com cautela,de forma que venha beneficiar,sendo assim cabe ao professor impor os limites de uso quando necessário
      e ao aluno conscientizar_se e usa_lo de forma de forma que contribua no seu aprendizado!

      Excluir
    5. Obrigado colega ! Todos juntos conseguiremos construir uma nova sociedade, onde todos consigam respeitar uns aos outros e as tecnologias nos ajudaram nesse processo!!
      Boa sorte futura Pedagoga 😎👍

      Excluir
  22. Acredito que o uso do celular em sala de aula, não deve ser proibido, porém ele deve ser usado de forma que não atrapalhe o desempenho do aluno na mesma, ele pode ser utilizado para auxiliar em pesquisas, ajudando o aluno no processo ensino aprendizagem, pq na atualidade o celular é uma ferramenta indispensável, se usado de forma consciente. Ps:Dayara Pires

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Dayara o celular deve ser usado de forma moderada pois seus recursos tecnológicos são de suma importância,ele deve ser usado sempre que necessário em sala de aula para melhor compreensão através de pesquisas.

      Excluir
    2. E vale ressaltar que a proibição do celular não impediria a falta de atenção do aluno nas aulas, pois essa questão vai muito além do uso do celular, são várias outras questões que contribuem para isso, dentre elas podemos citar, o tipo de aula onde não existe uma interação entre professor e aluno, uma aula que não seja dinamizada e dialogada entre os mesmos, e que acaba fazendo com que o aluno desvie sua atenção para outras coisas, que não seja a aula. Então, cabe ao professor tentar inserir o uso do celular, de forma que possa contribuir para o processo de ensino e aprendizagem do aluno, mas que seja de forma moderada e que ao invés de atrapalhar, seja usado para somar, no processo educativo de cada aluno.

      Excluir
    3. Concordo com a sua colocação Rayara, o tem se tornado cada vez mais indispensável como uma ferramenta importante para auxiliar em pesquisas e outras coisas. A proibição acabaria atrapalhando no ensino dos alunos.

      Excluir
    4. Colega Dayara,sim com certeza um professor tem que ser dinâmico,sua didática deve ser satisfatória e que instigue o aluno a buscar um conhecimento maior,ele pode usar o celular também como instrumento nesse processo de ensino,mais é lógico que não permita seu uso exagerado,pois no meu entender como futura pedagoga é importante ser incluído a socialização dos alunos!😊

      Excluir
  23. O uso do celular em sala de aula é um assunto que é muito debatido, porém não sou contra mas, acredito que deve haver alguém para mediar esse uso e o professor é o mais indicado, pois apesar de ser uma ferramenta muito importante é algo que se não tiver um certo controle os alunos estrapolam, utilizando para meios que não tem importância no processo educacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Luana, o uso do celular em sala de aula tem que ser bem direcionado. O professor tem que ter estratégias e colocar limites.

      Excluir
    2. É isso colega, tem de haver sim mediação por parte do professor mas, têm de existir a consciência dos alunos ainda mais se tratando da nossa própria formação acadêmica.

      Excluir
    3. Na maioria das vezes caras colegas somos testemunhas, onde a pessoa tá assistindo aula só de corpo presente e a mente no celular o tempo todo de modo que isso acaba prejudicando alunos que estão na sala participando da aula de mente e corpo presente.

      Excluir
    4. excelente colocação colega Luana.
      concordo com vocês colegas Cleiliane e Larisa o celular tem sua importância sim, quando utilizado de maneira correta dentro de sala de aula. e com certeza deve existir a conscientização do momento em que devemos usá-lo dentro da sala de aula.

      Excluir
    5. O usso excessivo do celulares dentro das salas de aula e importante sim quando ultilizamos de maneira correta dentro de sala de aula para as nossas pesquisas.

      Excluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Sou a favor, desde que seja utilizado de maneira correta. O professor junto com a coordenação, deve desenvolver práticas pedagógicas que aproveitem o aparelho, onde o aluno explore esse recurso em prol de sua formação e interação com o mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleiliane é muito importante esse ponto que você mencionou do planejamento das práticas pedagogicas da coordenação com o professor, acredito que esse planejamento é fundamental para se chegar a uma solução, mas que deve ser levado em conta também a opinião do aluno.

      Excluir
    2. Exatamente minha colega, colocação perfeita! Consenso entre os envolvidos.

      Excluir
  26. O uso excessivo do celular dentro da sala de aula é de se pensar seriamente, ainda mais quando o aluno que, por mais frequente as aulas e não prestam atenção no que se é abordado, então, a mediação tem de haver sim... Proibição não... Pois por outro lado o celular tem seus pontos positivos e suas contribuições para o processo de ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo larisa, são muitos os pontos que permeiam essa discussão e acredito que todos devem ser debatidos conscientemente de modo que o uso do celular sirva para ajudar o aluno é não prejudicar.

      Excluir
    2. Verdade Luana, o rendimento dos alunos não são proveitosos quando estes se prendem ao celular não usando para fins educativos.

      Excluir
    3. Com certeza meninas. É importante haver um controle, e a consciência do aluno em relação ao momemto em que o celular pode ser usado para somar ou atrapalhar o processo de ensino aprendizagem.

      Excluir
    4. Exatamente, Larisa!
      Mediação e não proibição!

      Excluir
  27. Concordo com o colega Moisés Farias a melhor maneira de aplicar uma boa aula é entrar em consenso com o aluno e criar acordos com os mesmo em relação ao uso do celular em sala de aula.

    ResponderExcluir
  28. Sou a favor do celular dentro da sala de aula, deste que este seja usado como recurso didático-pedagógico e que venha despertar e mostrar ao aluno a importância das tecnologias no processo de ensino aprendizagem. Vale lembrar que este recurso deve sempre ser mediatizado pelo professor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o colega Tamesson Frank, pois também sou a favor do uso do celular na sala de aula. No entanto, esse uso deve ser realizado com a orientação e mediação do professor para que o uso do celular se torne um objeto de pesquisa essencial na aprendizagem do aluno.

      Excluir
  29. Concordo com você Tamesson dando destaque para a forma como este é usado dentro da sala de aula.O aluno uma vez conscientizado deve saber separar o momento de usá-lo e também o momento de não usá-lo não deixando que ele venha interfir no seu aprendizado

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade amiga Paula a formação de professores ainda é um desafio que precisa urgentemente ser pensado, pois o professor precisa estar inteirado para que possa usá-lo de forma que venha melhorar a sua metodologia e suas práticas educacionais.

      Excluir
  31. celular e necessario para as nossas pesquisas por isso que ele deve esta sempre dentro das salas de aula e trazendo mais conhecimentos e a prendizagem.

    ResponderExcluir
  32. Sim,o uso do celular por si só não garante uma aprendizagem de qualidade. Faz-se necessário que o professor medie essa relação .Para isso é preciso que o professor tenha uma formação que o leve a se familiarizar com a tecnologia para poder intervir junto ao aluno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Paula os professores por sua vez precisam incorporar em suas aulas essa prática usando principalmente o celular ele é muito útil na realização de pesquisas e é uma ferramenta tecnológica da qual o público alvo tem acesso direto e proibi-lo não é a solução e sim reinventa-lo apartir de aulas onde ele possa ser util

      Excluir
  33. Concerteza,segundo kenski os alunos usam essas tecnologias para zapear ,mudarem do momento que estão .E isso hoje em dia é comum ,pois o celular é um instrumento que faz parte da realidade do aluno .Sendo assim o professor é o grande produtor e para que este roteiro tenha sucesso é imprescindível a utilização correta do celular em sala de aula.

    ResponderExcluir
  34. Isso mesmo,nobre colega Ana Paula,o celular faz parte do cotidiano do ser humano é a evolução trazendo para sala de aula a modernidade,o aprendizado educacional diferente do de nossos pais,o uso do celular deve ser usado em sala de aula de forma planejada,deve ser superviosionado de perto pelo educador,impedir o uso do mesmo em sala é como se regredissemos.Pois Kensk,diz que o uso do raciocínio é responsável pelo processo de inovaçôes,portanto,raciocionar,elaborar um plano de aula de forma que inclua o uso do aparelho na aula,é inovação é evolução.

    ResponderExcluir
  35. A solução não é proibir o uso do celular em sala de aula e sim orientar os alunos na maneira de usar essa tecnologia para fazer pesquisas e usar também a favor de seu aprendizado.

    ResponderExcluir
  36. No meu ver,a proibição não garante de forma alguma uma aprendizagem melhor,e tal proibição poderia causar até uma certa revolta dos alunos mediante o professor e até mesmo a escola em sí, acredito q a falta de atenção dos alunos em sala de aula vai muito além do uso celular. Por isso sou contra a proibição. O que devemos pensar e em formas de usar essa ferramenta a nosso favor, em formas de utilizá-lo como ferramenta didática, como por exemplo as pesquisas em sala, a exibição de vídeos não apenas no data show mais também diretamente no celular,além da própria leitura de textos on-line e ebook. Infelizmente ou felizmente o celular já faz parte de nossas vidas, então porque não usá-lo dentro do ensino e aprendizagem também

    ResponderExcluir
  37. “É preciso ensinar os alunos a usar a tecnologia com consciência”
    “A escola que se empenha em inquietar o jovem, confrontando-o com questionamentos e conteúdos que o ajudam a entender o mundo em que vive, não deve temer a tecnologia, mas problematizá-la.
    Esse trecho de um dos links que eu visitei ,enfatiza o meu ver em relação ao uso do celular na sala.

    ResponderExcluir
  38. Ao invés de coibir o uso do celular, as escolas deveriam incorporá-lo como um recurso que já tem uma forte ligação com a rotina dos estudantes. Se bem aplicados e com um planejamento bem elaborado, eles podem contribuir fortemente para envolver os alunos em um processo de aprendizagem baseado em projetos, envolvendo atividades desafiadoras e que são conectadas ao cotidiano do aluno. As escolas devem estimular a criação de conteúdos e o desenvolvimento de projetos educacionais e pedagógicos que o transformem em uma poderosa ferramenta de ensino e aprendizagem.(ALLAN,Luciana Maria,20003.)
    Isso é o que realmente deveria acontecer, mas há um longo caminho a ser percorrido para chegarmos a essa realidade.

    ResponderExcluir