quinta-feira, 8 de março de 2018

DIÁRIO DE BORDO CONSTRUÍDO PELOS ALUNOS FLÁVIO E VINÍCIUS


Em 24 de fevereiro de 2018, no horário da tarde, na universidade Federal do Pará campus Cametá, foi realizado um seminário do curso de Pós-graduação latu Sensu em informática educativa da disciplina Tecnologia, Educação e Sociedade ministrada pela professora Benilda Veloso. Duas equipes se apresentaram a primeira representada pelos participantes: Fábio, Márcia, Maria Jocélia e Neuzalina com o tema “Potencialidades e desafios da Educação tecnológica”. E a segunda equipe representada pelos participantes: Elziane, Elzirene, Eriel, Jefson, Lailla, Soraia e Suzane com o tema “Formação Continuada e uso das Tecnologias”.
A primeira equipe do horário da tarde deu inicio com a conceituação e histórico da educação tecnológico explicado pelo Fábio, que foi contundente em falar na Educação Profissional Tecnológica, integrada as diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia. Ainda foi mais profundo com a Educação tecnológica: cidadão competente e crítico e encerrando sua fala com Formação mais abrangente. Na sequencia foi à vez da Maria Jocélia, falando dos Princípios e Objetivo. Dos Princípios norteadores da Educação Profissional estão no Artigo 3º da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Os Objetivos incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora; desenvolvimento da capacidade empreendedora; desenvolver competências profissionais tecnológicas; promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho. E a características apresentadas pela Neuzalina explanou sobre a natureza, densidade, perfil, tempo de formação.
E as perspectivas falada pela aluna Darlene que foram a nova organização dos processos de trabalho, a qualificação pela competência, o reordenamento das profissões novos perfis profissionais.  E a Márcia citou alguns passos para a organização curricular que seguem: Concepção do projeto pedagógico da escola, definição do perfil pedagógico do curso, bem como de competências profissionais, organização curricular voltada a conhecimentos, habilidades e valores, dotada de critérios avaliativos bem estruturados; estágio profissional supervisionado e trabalho de conclusão de curso. Logo, na finalização foi apresentado um vídeos entrevistas com o diretor de Ensino do IFPA campus Cametá, professor José de Sousa, e com da Escola Tecnológica, professor Augusto Batista. A professora comentou sobre os vídeos que servem de apoio ao trabalho, só devendo toma cuidado para o mesmo serem apresentados no meio ou no final do trabalho.
E a segunda equipe do horário da tarde deu inicio com as alunas Lailla e Elzirene discorrendo sobre a dinâmica escolhida pela equipe e introdução ao tema “Formações Continua e uso das tecnologias”. Que segue, formação continuada é um processo constante de formação do docente. Ela promove melhorias e aperfeiçoamento da prática e conhecimento profissional. Dessa maneira, com constantes mudanças no campo educacional o profissional pode adaptar-se a elas. E o fato é que as tecnologias chegaram à escola e o desafio posto por elas são enormes. Trazer uma nova forma de comunicar, produzir, similar, elaborar e sistematizar o conhecimento, forma influi diretamente sobre a metodologia de ensino e a modifica no seu aspecto técnico, podemos faze-la rever as suas bases teóricas e filosóficas.
Tivemos também a apresentação de um vídeo com a entrevista do profissional Joelson Estumano, Neuropedagogo e Neurocientista que faz uso de tecnologias e softwares em seu trabalho. Após a exibição do vídeo feito um debate em torno do mesmo com os alunos Eriel e Suzane. Apresentação do segundo vídeo com a entrevista de Wynnie Castro, pedagoga e mestranda em Educação que aborda um pouco mais sobre formação no município, este foi comentado pelos alunos Elziane e Jefson. Que após a exibição dos vídeos tivemos outro debate sobre: a inclusão digital, exclusão digital, desafios da formação continuada, formação continuada e suas tecnologias, análise da formação continuada das tecnologias em escala municipal na cidade de Cametá, mais especificamente. Politica publica de inclusão das tecnologias. Projetos de formação continuada disponibilizado pela secretaria de educação. Logo, tivemos a conclusão com a aluna Soraia com a síntese do tema abordado, com um breve comentário sobre o debate em voltas dos vídeos apresentados.
Neste momento a professora comenta que a equipe teria de ter buscado informação da secretaria municipal de educação que existe um setor responsável que se chama CEFOP, no entanto, foi informado que os mesmos estão em trabalho pelas escolas do interior do município. Comentou também sobre os projetos de inclusão digital que são consideradas politicas públicas. E demonstrou sua preocupação com a formação continuada que se torna formação descontínua (Ruptura) na realidade e a fragmentação entre teoria e prática. 

ABRAÇOS VIRTUAIS!!!




Abraços virtuais.

2 comentários:

  1. Amei!Flávio e Vinícius,vocês estão de parabéns!Neste momento passou um filme na minha cabeça,contudo vejo que é um sinal de que discorreram passo a passo todo o seminário proposto pela nossa linda Teacher e executado por nós discentes da especialização em Informática Educativa.Abraço da Sol!

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  2. Olá Soraia! uma satisfação encontrá-la nesse espaço após o término da disciplina. Isso demonstra a importância da ferramenta e da atividade do diário de bordo que é uma metodologia que possibilita reviver memórias durante a disciplina, assim como realizar avaliações do processo de formação individual e coletiva. Abraços virtuais! Experiência maravilhosa com essa turma!

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