sábado, 4 de julho de 2015

ATIVIDADE- FÓRUM DE DEBATE!!!


Olá Turma Pedagogia  2014 - Mocajuba!!!

As categorias que deverão ser discutidas durante esse fórum de debate são: CIBERCULTURA, CIBERESPAÇO E EDUCAÇÃO, tendo como referencia o capítulo do livro "Mídia e Educação" de SETTON (2011), que inicia na página 87.

Nesse texto a autora diz que "o ciberespaço é definido também como uma rede, isto é, um novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores e das memorias acopladas a eles" (p.87).



Considera-se a cibercultura como conjunto de técnicas (materiais e intelectuais) práticas, atitudes, modos de pensamento e valores que se desenvolvem juntamente com crescimento do ciberespaço.






Diante dos conceitos apresentados pela contemporaneidade e vivenciados na escola, problematizamos:

QUAIS AS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ORIUNDAS DO CIBERESPAÇO E CIBERCULTURA?

Vamos iniciar nossas discussões!


35 comentários:

  1. Implicações para a educação em relação ao CIBERESPAÇO E CIBERCULTURA. Percebemos que para algumas pessoas o CIBERESPAÇO E A CIBERCULTARA, só atrapalha o aprendizado do aluno, pois, o mesmo não se concentra e não interage com seus colegas. Na verdade, é a falta de novas metodologias pedagógicas que possa tornar possível uma conferência da educação entre os dois mundos: o real e virtual. Em vez de colocarmos esta realidade como inimiga da educação, devemos é usá-la para tornar as atividades muito mais atraentes.

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    1. Olá Pingo. Muito bem por iniciar nosso Fórum de debate!
      Esse é o desafio na educação possibilitar um diálogo entre o real e o virtual. Quais as metodologias que possam tonar as atividades mais atraentes? Exemplifique.

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  2. O Pingo está correto em afirmar que o CIBERESPAÇO e CIBERCULTURA tem pessoas que discordam e se preocupam com o aprendizado do aluno.O CIBERESPAÇO e Cibercultura tornou-se o lugar virtual de comunicações, compartilhamentos,discussões ideológicas, exemplo ė esse fórum de debate nesse blog onde desta forma não dá para imaginar a educacao nao ser influenciada por esse avanço tendo uma socialização de idéias alem dos limites da escola. Antes o aluno via o professor como a Única fonte do Saber alem do livro e não possibilitava a questiona-lo e com os surgimentos das novas tecnologias os alunos passaram a ampliar seus conhecimentos nas diversas áreas vendo agora o professor não como o único a saber por ter vários suporte de pesquisa. Uma grande mudança vivenciada e a educação à distância que são cursos online das faculdades que passaram a ministrar aula via Internet para todo país, nesta modalidade não é exigida a presença do aluno fisicamente que permitiu a ele que não tinha tempo encontrar uma forma de concluir um curso superior ou técnico

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    1. Muito bem Greice Kelly! Importante suas reflexões. Concordo que o surgimento das tecnologias geraram novas estratégias e oportunidades para o ensino. Nessas práticas educativas os alunos e professores são sujeitos de sua própria formação, faz-se necessário enfatizar a necessidade do planejamento das intencionalidades pedagógicas contidas nessas práticas para que os objetivos, métodos e conteúdos possibilite uma formação humana e integral .

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    2. Olá Greice, Pingo e demais colegas!
      A Greice destaca a EAD como aspecto importante do Ciberespaço na educação.
      Gostaria que vocês argumentassem possibilidades e limites da EAD.

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  3. “O ciberespaço forma a infra-estruturar essencial, neste momento da historia da humanidade, para exploração “dos recursos das capacidades humanas”por criatividade distribuída e incessante que não pode ser separado dos aspectos sociais e técnicos.”
    Lévy (1999, p.193)
    Com essa citação de Pierre Lévy fica clara e inegável a inserção dessa nova forma de socialização, desse novo espaço de troca de informações, costumes, cultura, no âmbito escolar. Se olharmos para nossa história, perceberemos que a educação foi fruto do contexto social, econômico e político do momento. Vivemos a era da informatização, e se queremos uma verdadeira educação para a liberdade e de caráter emancipado, precisamos romper com antigos paradigmas, ter na educação uma perspectiva inovadora, que contextualize os fenômenos humanos, seus movimentos. Sem esquecer a principal função da educação, o que seria o âmago do processo educativo, o homem como motor gerador de mudanças e transformações.

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  4. Oi Pingo, Greice e Professora. Acredito que falar em questões inovadoras causam de imediato uma resistência, como bem exemplificou Pierre Lévy fazendo uma comparação com o rock. Por mais que existam autores que afirmam que as tecnologias provocam o esquecimento e a passividade, acredito que vai além disso, ao possibilitar novos raciocínios. Concordo com a Greice quando ela fala que antes o professor era a unica fonte de saber, atualmente não é bem assim, pois o ciberespaço e a cibercultura fazem com que haja a aprendizagem, transmissão e produção de conhecimento. Não esquecendo que a EAD é um importante exemplo por possibilitar o acesso ao curso superior, claro que de uma forma não tradicional, mas com sua importância.

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  7. bom dia Greice e pingo.
    O ciberespaço forma a infra-estruturar essencial, neste momento da historia da humanidade, para exploração “dos recursos das capacidades humanas”por criatividade distribuída e incessante que não pode ser separado dos aspectos sociais e técnicos.”
    Lévy (1999, p.193)
    Com essa citação de Pierre Lévy fica clara e inegável a inserção dessa nova forma de socialização, desse novo espaço de troca de informações, costumes, cultura, no âmbito escolar. Se olharmos para nossa história, perceberemos que a educação foi fruto do contexto social, econômico e político do momento. Vivemos a era da informatização, e se queremos uma verdadeira educação para a liberdade e de caráter emancipado, precisamos romper com antigos paradigmas, ter na educação uma perspectiva inovadora, que contextualize os fenômenos humanos, seus movimentos. Sem esquecer a principal função da educação, o que seria o âmago do processo educativo, o homem como motor gerador de mudanças e transformações.

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  8. Ola, Pingo, Luziane, Roney, Professora, Greyce que destacou muito bem o EAD, que possibilita maiores conhecimentos, certificado, experiências com novas tecnologias que são essenciais para conclusão do curso e tendo como limite a presença física do professor e concordo com o Pingo que é preciso novas metodologias para utilizar as tecnologias de forma eficaz, como por exemplo, a videoconferência, porem existe outra questão, a capacitação do professor, quantos estão capacitados para utilização de um novo meio de comunicação como o Ciberespaço entre outros?

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  9. Boa tarde aos meus colegas Pingo, Greice Kelly, Luziane, Roney e a Professora Benilda Silva!!!!
    Começo esse diálogo conceituando o CIBERESPAÇO como uma rede, ou seja, um novo meio de comunicação e a CIBERCULTURA como os conjuntos de técnicas, práticas, atitudes e modos de pensamentos. Dessa forma, concordo quando o Pingo diz que não podemos considerar a tecnologia como inimiga da educação. Ressalto a fala da Greice no que diz respeito ao surgimento da tecnologia como novas estratégias de possibilitar a educação. Uma vez que o autor Lévy diz que o CIBERESPAÇO sustenta tecnologias intelectuais que amplificas , exteriorizam e modificam numeras funções cognitivas. Para Lévy a CIBERCULTURA amplifica a imaginação individual e coletiva, por isso que concordo com a Luziane quando diz que a tecnologia possibilita novos raciocínios, e com meu colega Roney onde enfatiza que precisamos romper com antigos paradigmas, pois acredito que esses paradigmas são criados para atrasar a evolução da educação.

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  10. Boa tarde aos meus colegas Pingo, Greice Kelly, Luziane, Roney e a Professora Benilda Silva!!!!
    Começo esse diálogo conceituando o CIBERESPAÇO como uma rede, ou seja, um novo meio de comunicação e a CIBERCULTURA como os conjuntos de técnicas, práticas, atitudes e modos de pensamentos. Dessa forma, concordo quando o Pingo diz que não podemos considerar a tecnologia como inimiga da educação. Ressalto a fala da Greice no que diz respeito ao surgimento da tecnologia como novas estratégias de possibilitar a educação. Uma vez que o autor Lévy diz que o CIBERESPAÇO sustenta tecnologias intelectuais que amplificas , exteriorizam e modificam numeras funções cognitivas. Para Lévy a CIBERCULTURA amplifica a imaginação individual e coletiva, por isso que concordo com a Luziane quando diz que a tecnologia possibilita novos raciocínios, e com meu colega Roney onde enfatiza que precisamos romper com antigos paradigmas, pois acredito que esses paradigmas são criados para atrasar a evolução da educação.

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  11. Boa tarde Pingo, Greice,Roney,Luziane,Natasha, cleide e professora. Foi muito importante o comentário da Greice quando ela cita a educação a distância, pois considero esse o ponto principal quando se fala em Ciberespaco e a cibercultura, pois sengundo Lévy " Nesse contexto o professor é incentivado a se tornar um animador da inteligência coletiva de seus grupos de alunos em vez de um fornecedor direto do conhecimento" (p.99). O EAD, é muito importante por possibilitar ensino superior,através de uma interação virtual por pessoas que trabalham e não tem tempo de uma Educação presencial.
    Claudenise Delgado.

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  12. Olá boa tarde Pingo, Greice, professora, Roney,Natasha, Luziane, cleide e Denise. Concordo com os mencionados onde relatam sobre EAD, pois o mesmo trás possibilidade para aqueles que são desprovidos de tempo em sala de aula.
    No entanto o professor muda de papel deixando de ser um fornecedor de conhecimento e passa ser apenas um incentivador.
    Partindo desse propósito, me deparei com o seguinte questionamento: Será que futuramente o papel do professor em sala não ficará defasado com o surgimento desse novo modelo de ensino?

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  13. Boa noite colegas blogados! Pingo, Greice, professora, Roney, Natasha, Luziane, cleideane Denise e Aldenira. É muito pertinente a discussão sobre a temática das implicações do ciberespaço e cibercultura na educação! Concordo com a professora quando sugere que “faz-se necessário enfatizar a necessidade do planejamento das intencionalidades pedagógicas contidas nessas práticas para que os objetivos, métodos e conteúdos possibilite uma formação humana e integral.”, mas também é relevante o questionamento da Aldenira. O que a referida colega está preocupada é com as questões práticas de convivência, muito importante para a formação integral. O processo ensino-aprendizagem não é somente aquisição de uma enxurrada de conteúdos, mas também uma experiência de convivência para vida. Segundo BAUMAN (2010, p. 27) “O contato face a face é substituído pelo contato tela a tela dos monitores; as superfícies é que entram em contato. O que se perde é a intimidade, a profundidade e durabilidade da relação e dos laços humanos”. Minha questão é: no contexto do EAD, é possível uma formação humana e integral?

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  14. Olá professora Benilda. Olá Aldenira, Pingo, Greice,Roney, Natsha, Luziane, Cleidiane e Denise. Penso que o que Pierre Lévy quer repassar é justamente o que nosso amigo Pingo destacou, a questão da interação entre CIBERESPAÇO, CIBERCULTURA e o mundo real. O desenvolvimento acelerado que a humanidade vem sofrendo em relação a informações velozes e em grande quantidade me fez pensar em como os alunos vão “reciclar” o que realmente vale aprender, e sobre o que discutir. Nossa amiga Greice ressaltou que antes o aluno via o professor como a Única fonte do Saber além do livro e não possibilitava questiona-lo , nesse sentido concordo, mas indo mais além penso que o que realmente funciona é a junção dessas novas formas de produção de conhecimentos, como bem disse a Luziane, com as necessárias orientações do professor em sala de aula, me atrevo a responder nossa amiga Aldenira quando a mesma pergunta sobre o papel do professor ficar defasado, acredito que não... Pierre ressalta a adaptação do professor em relação a EAD, que é uma nova forma de ensino tecnológica mas que ainda assim, na minha opinião necessita de um orientador.

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  15. Como exemplo ao que a professora me questionou digo. "Se eu fosse um professor de matemática, usaria o Whatsapp para postar problemas, fórmulas...

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  16. Boa noite colegas e professora. Acredito que as questões levantadas pelos colegas Pingo e Cleidiane sempre vão nortear discussões que envolve essa temática, pois as tecnologias educacionais sempre são vistas como um empecilho para os educadores, por isso é necessário que essa nova forma de ensino senha envolvidas por novas metodologias que vão auxiliar os educadores no processo ensino/aprendizagem, uma vez que, essa nova forma de educar beneficia tanto alunos, quanto professores, pois todos aprendem, como bem exemplifica Lévy.
    A questão da EAD levantada pela Greice é uma dessas novas formas de educação que vem crescendo bastante atualmente, e segundo Lévy essas novas formas de aquisição de conhecimentos e constituição de saberes se fazem necessárias.
    Em relação ao questionamento da colega Aldenira concordo com a Deborah o papel do professor não vai ficar defasado, o que ele vai precisar é se adaptar a essas novas formas de ensino. No entanto, esses são questionamentos que não podem ser descartados.

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  17. Boa tarde turma e professora. Começo este diálogo concordando com a cleidiane quando ela conceitua ciberespaço como uma rede, isto é um novo meio de comunicação e a cibercultura como os conjuntos de técnicas práticas, atitudes e modos de pensamentos. Concordo também com a luziane quando ela cita pierre lévy onde ele fala que questões inovadoras causam de imediato uma certa resistência.
    a meu ver o mais importante é ter a mente aberta ao novo, não como modismo mas como meio de achar meios para cumprir melhor a função dos educadores, assim como buscar formas de ampliar o acesso de jovens e adultos à educação.

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  18. Olá colegas e professora. Penso, em relação ao ciberespaço, cibercultura e a educação devem ser aliadas no processo de aprendizagem do educando, pois como a colega Ludecilda enfatizou que cabe aos professores adaptarem suas metodologias de acordo com o processo das novas tecnologias, que elas não deveriam ser vista como "empecilhos", pois como o nosso colega Pingo ressalta que é a falta dessas novas metodologias que faz haver esse "atrito" entre o mundo real e o virtual, pois como é citado no texto " A cibercultura, o ciberespaço e a educação":
    "segundo levy: o ideal mobilizador da informatica não é mais, a inteligencia artificial, mas a inteligencia coletiva."(p.101)
    E o ciberespaço lhe permite essa inteligência coletiva, e a EAD é um exemplo de que o conhecimento deixa de ser artificial e passa a ser um conhecimento coletivo, pois apesar de não terem o contato físico entre os alunos, mas há o contato virtual e a era da informática nos permite que isso seja feito, e como eu enfatizei no começo da minha fala, ressalto mas uma vez, que esse processos devem ser nossos aliados, e que cabe a cada um de nós a metodologia à ser inseridas de modo adequado.

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  19. ola amigos blogados , em relacao a o que a greice falou concordo totalmente pois o EAD tornou sonhos que eram impossiveis de ser realizados como o de ter um curso superior , hoje o CIBERESPAÇO e CIBERCULTURA nos proporciona isso , a muitos que nao tinha como fazer uma faculdade ter um curso supeior , isso tudo porque como Greice falou à uma grande mudança vivenciada na educação, devemos penssar com outros olhos em meio a sociedade em que vivemos , pois se for fazer uma pesguisa profunda quase todos tem acesso a internet assim surgindo forma de todos conquistar sua formação profissional como a EAD proporcionou.E com essa tematica devemos penssar em como oferecer metodos aos nossos alunos de forma precisa e atraente para assim melhoramos a educação em nosso pais ,Lévy fala que essas novas formas de aquisição de conhecimentos e constituição de saberes se fazem necessárias na educaçao por isso como futuros educadores devemos adotar CIBERESPAÇO e CIBERCULTURA em nossos planejamentos futuros.

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  20. Olá colegas e professora! Boa noite! Considerando que a CIBERCULTURA é a cultura que acontece a partir do uso da rede de computadores através da comunicação virtual e o CIBERESPAÇO que é um novo espaço de comunicação sem a presença física da pessoa, ou seja, é o espaço virtual para a comunicação que a tecnologia disponibiliza, onde através desta as pessoas trocam ideias, interagem entre si e enriquecem seus conhecimentos, mas é claro dependendo da maneira utilizada. A Greice é bem realista quando destaca que no passado o professor era visto como detentor do saber e não possibilitava ao aluno questionar. Mas com o surgimento das tecnologias surgem novos espaços e a necessidade que levem a busca de novas informações, aprendizagens e conhecimentos nas diversas áreas. O texto nos remete que as tecnologias são produtos de uma cultura e de uma sociedade que se fazem presentes em todas as atividades do mundo do trabalho. Concordo com as colocações do Pingo e Cleide que enfatizam que não podemos considerar a tecnologia como inimiga da educação, mas sim precisamos olhá-la como meio pedagógico facilitador e atrativo. Ferréz (1998) destaca que: nenhuma tecnologia é “boa” ou “má” por si só. A eficácia e os resultados dependerão do uso que se fizer dela.

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  21. Olá futuros professores! Tudo bom professora? Queridos colegas, é de suma importância que entendamos que vivemos um período tecnológico muito grande, e isso é indiscutível; negar as novas ferramentas educacionais, negar o CIBERESPAÇO e a CIBERCULTURA, é estar negando o século XXI, precisamos nos adaptar as novas formas educacionais que nos cercam ,levando em consideração o entendimento deque; muita coisa ainda precisa ser mudada e eu falo principalmente de uma reformulação: qual? vou citar apenas uma: “currículo educacional”. Lévy nos fala da importância da aquisição desses novos saberes, e Ferréz nos fala; que nenhuma tecnologia por si só é “boa” ou “má”. O uso e a eficácia dependeram daqueles que a utilizarem. Concordo com você querida Fernanda. Meu colega Roney, você usou a expressão perfeita quando diz que precisamos romper com esses antigos paradigmas, e acrescento que também precisamos romper as barreiras de uma escola do século XX, presa num ideal de submissão e poder que muitas vezes impedem um avanço.

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  22. Boa noite colegas e professora Benilda. Concordo com as palavras da Luziane quando afirma que as questões inovadoras causam de imediato uma resistência, de fato causa um grande desconforto, isso faz parte da essência do ser humano ter medo do novo do desconhecido. Mas, é preciso que haja uma ruptura no modo de conceber as informações, pois, sabemos que o ensino e a aprendizagem acontecem de diversas formas e através de diversos meios, o CIBERESPAÇO E A CIBERCULTURA é um meio que possibilita essa transformação que a educação vem sofrendo por isso a relação do professor com conhecimento também mudou com as tecnologias. Também concordo com as palavras da Greice que menciona educação a distancia que acontece com o uso da internet, o EAD é uma nova modalidade de educação com suas peculiaridades que vem possibilitando muitas pessoas realizarem seus sonhos de concluírem um curso superior. Abraços virtuais.

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  23. Olá colegas, olá professora, bem eu gostaria de dizer que concordo com as palavras do pingo, da Gleyce, da Cleidiane, da Natasha, e dos demais. Mas vou me ater as palavras de Ferréz (1998), a qual a colega Adriane citou, que me fizeram refletir bastante e inclusive neste momento em que digito minha opinião, penso que eu poderia utilizando este computador para denegrir a imagem de alguém ou, se eu tivesse muitos conhecimentos nesta área poderia estar desviando dinheiro da conta bancária de alguém, por exemplo. Em se tratando do uso das tecnologias eu termino dizendo que, hoje foi um dia excelente, onde nós podemos perceber diversas formas de se usar tais tecnologias, através de diversos recursos.

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  24. Olá professora Benilda! Olá amigos! Considerando a contribuição de todos dentro deste debate, só tenho a reforçar pontos destacados e muito bem posicionados no que diz respeito a esse contexto em que nos encontramos que é o contexto do CIBERESPAÇO e CIBERCULTURA, no qual se destaca a importância desse fenômeno como instrumento socializador, dinamizador e criador de oportunidades, tendo como exemplo o EAD citado pela colega Greice Kelly que só reforça o que o nosso colega Pingo nos diz que devemos usar a tecnologia a favor da educação. Porém, entendo a preocupação do nosso colega André quando questiona com relação ao EAD se dentro do contexto dele (EAD) seria possível uma formação humana e integral já que é algo que vem crescendo em uma proporção gigantesca e não sabemos até que ponto esse crescimento irá influenciar na qualidade da formação desses novos profissionais que tem como dever futuro formar cidadãos críticos e autônomos para a sociedade, pois dentro do espaço acadêmico presencial há a possibilidade – de maneira mais acentuada – de vivenciarmos constantemente questões que nos levam a debater diversas problemáticas que o profissional irá precisar enfrentar durante sua atuação e o quanto essa interação é importante para uma formação diferenciada de fato. Acredito que seja uma questão a refletirmos.
    Abraços a todos!!!

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  25. Começo minha fala citando uma parte do texto de Pierre Lévy, no qual ele enfatiza que: “as novas tecnologias não só estão presentes em todas as atividades práticas do mundo do trabalho, como também se tornam vetores de experiências do cotidiano”. Baseado nessa citação concordo plenamente com meu colega Thiago quando ele diz que “negar o CIBERESPAÇO e a CIBERCULTURA é estar negando o século XXI” pois a cultura ciber está inserida no contexto da nossa contemporaneidade.
    Acredito que o que está gerando esse conflito entre os docentes e as novas tecnologias, é a falta de qualificação dessas pessoas. A Greice menciona que antes o aluno via o professor como única fonte do saber. Concordo com o Roney quando cita que “se queremos uma verdadeira educação para a liberdade e de caráter emancipado, precisamos romper com antigos paradigmas”. Não poderia esquecer quando Pierre Lévy faz comparação com o Rock que foi destacado pela Luziane. Termino concordando com o Pingo e a Rosana quando dizem a respeito de metodologia, mas eu creio que não basta a cada um de nós a metodologia, mas sim ter um cronograma vindo do MEC, auxiliando o docente a como usar de uma forma correta as nossas tecnologias.

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  26. olá professora Belinda e caros colegas! Adentrando na discussão ,ou seja , na construção de ideias em meio a um debate considerando novas culturas e novos meios de aprendizagens.
    Nas tecnologias elevo com grande atenção a opinião dos meros colegas de curso sobre a discussão do cibe cultura e ciberespaço de fato meu caro amigo pingo às vezes as tecnologias atrapalham na aprendizagem de muitas pessoas concordo, mas acredito que isso é mais falta de consciência do individuo envolvido, é uma realidade desafiadora para muitos educares mostrar que existem programas que nos trazem satisfação e compreensão do mundo que estamos inseridos para isso concordo com minha colega Cilene, pois a invenção de novas tecnologias fazem parte de nossa educação ampliando nossos conhecimentos muitas vezes remediando nossas duvidas relacionando a acrescentar e não a subtrair algo formado e com a citação lançada pelo caro nobre colega Roney de “Com essa citação de Pierre Lévy fica clara e inegável a inserção dessa nova forma de socialização, desse novo espaço de troca de informações, costumes, cultura, no âmbito escolar. Se olharmos para nossa história, perceberemos que a educação foi fruto do contexto social, econômico e político do momento. Vivemos a era da informatização, e se queremos uma verdadeira educação para a liberdade e de caráter emancipado, precisamos romper com antigos paradigmas, ter na educação uma perspectiva inovadora, que contextualize os fenômenos humanos, seus movimentos. Sem esquecer a principal função da educação, o que seria o âmago do processo educativo, o homem como motor gerador de mudanças e transformações.’’ Quando diz assim queremos uma verdadeira educação para liberdade é uma das partes que buscamos em meios as dificuldades ou podes dizer uma escassez de novos equipamentos informacionais porque a liberdade temos só não agimos por falta de recursos portanto amiga Josiane Rodrigues a novas culturas estão ai e vamos construir mais conceitos e enriquecermos nossos conhecimentos !!! beijos amigos!

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  27. Olá Professora e queridos colegas vou falar sobre a educação a distância como a greice deixou bem destacado que através da tecnologia pessoas que nao podiam ter um curso superior hoje estão cursando graças o avanço tecnológico e o CIBERESPAÇO E CIBERCULTURA que nos propociona isso . Antes eram so as faculdades particular que usufluiam dessa tecnologia hoje as públicas ja adotaram esse método e pessoas com sem condições financeiras e outras que nao tem tempo de frequenta uma universidade podem ter curso superior de uma Federal.

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  28. olá turma, oi professora! começo dizendo que não podemos negar o uso das tecnologias, principalmente dentro das escolas publicas, temos sim que nos apropriar delas para então repassar para as crianças e adolescente da melhor maneira possível criando metodologias inovadoras para se trabalhar. Boa Noite a Todos!

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  29. Boa noite turma e Professora!! Participando desse debate queria compartilhar das colocações de meus colegas e sustentar a importância da cibercultura e do ciberespaço para a educação. Pois, são novos meios, novas possibilidade e novos horizontes que podem fazer da educação algo mais bonito e atraente, despertando nos alunos vontade de aprender com novas metodologias e assim caminhando rumo a uma educação objetiva e de qualidade.

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  30. Boa noite colegas, boa noite professora, eu concordo com o pingo quando ele enfatiza o uso das tecnologias, por meio de metodologias que visem tornar as atividades de sala de aula muito mais atraente. Quando o colega Messias fala de novos horizontes nos remete a pensar que a educação e as tecnologias para andarem em direções opostas e que o horizonte da educação é bem pequeno a vista da educação. Como diria Platão nos precisamos olhar para outras direções.
    Mariane Balieiro.

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  31. Olá queridos colegas e Professora Benilda! Em relação ao trabalho proposto, considero essencial a inserção de questões inovadoras, e a cibercultura e o ciberespaço são, de certa forma, grandes transmissores de conhecimento, de aprendizagem, de novas experiências, e no âmbito escolar deve-se utilizar sim esses meios considerados indispensáveis para tornar atividades mais atraentes e prazerosas, e em relação aos professores, é necessário que haja uma adaptação a essas formas atuais considerando necessária tanto para o educando, quanto para o educador. Gostaria de parabenizar aos meus colegas que conseguiram frisar a importância do tema dado com importantes citações. Beijinhos virtuais!!!

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  32. Olá queridos colegas e Professora Benilda! Em relação ao trabalho proposto, considero essencial a inserção de questões inovadoras, e a cibercultura e o ciberespaço são, de certa forma, grandes transmissores de conhecimento, de aprendizagem, de novas experiências, e no âmbito escolar deve-se utilizar sim esses meios considerados indispensáveis para tornar atividades mais atraentes e prazerosas, e em relação aos professores, é necessário que haja uma adaptação a essas formas atuais considerando necessária tanto para o educando, quanto para o educador. Gostaria de parabenizar aos meus colegas que conseguiram frisar a importância do tema dado com importantes citações. Beijinhos virtuais!!!

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