domingo, 31 de maio de 2015

FÓRUM DE DEBATE!!!


Olá turma Pedagogia 2014!

A disciplina “Tecnologia, Informática e Educação” tem como objetivo promover um debate referente às temáticas que estejam intrinsicamente relacionadas aos desafios do uso das tecnologias na educação.


Uma dessas temáticas atuais refere-se ao uso do celular na escola. Argumentos favoráveis e contrários fazem parte desse debate. As figuras apresentadas fazem referências ao desafio vivenciado diariamente por nossos professores.

Nesse sentido, para trabalharmos no “Fórum de Debate” apresentamos o seguinte questionamento:

Você é contra ou a favor do uso do celular em sala de aula? Justifique e fundamente sua resposta.

Para fundamentar seu posicionamento, indicamos alguns links que proporcionam discussões acerca do assunto.

Links para pesquisa:






Quem inicia?

Abraços virtuais.

44 comentários:

  1. Sou contra o uso indevido do celular como em questões que não têm nada a ver com o conteúdo trabalhado pelo professor.Sou contra o mau uso que alguns alunos acabam cometendo, transformando aquele que poderia ser um aliado do processo ensino-aprendizagem em um adversário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o Gilvandro quando diz que é contra o uso indevido de celular em questões que não tem nada a ver com o conteúdo trabalhado, mais temos que fazer uso dessa tecnologia, usando o que tem de positivo para a educação, pois como diz Glaucia Brito na Gazeta do Povo. "Estamos no século 21, não tem como dar aula como se dava hà 10 anos".

      Excluir
  2. Olá!
    Acredito que a grande questão não está em proibir o uso das tecnologias, até mesmo porque a tecnologia está crescendo cada vez mais.Sou a favor do uso de tecnologias em sala de aula, a grande questão está na metodologia que será aplicada aos alunos fazendo com que os mesmos usem a tecnologia para fins educacionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Eduarda, Gilvandro, Fábio, Raiana e Reliane!
      Nos apresente um projeto para o uso do celular na Educação. Quais metodologias poderão ser utilizadas para atender essa situação?

      Excluir
    2. Boa tarde!
      concordo com você plenamente a questão não está em proibir, mais sim que esta inclusão venha a favor da educação e não contra ela e para que venha ser um instrumento a mais em sala de aula o professor deverá aplicar uma metodologia que atraia os alunos para o uso correto e também o professor deverá conscientizá-los para o uso inadequado deste meio.

      Excluir

  3. Sou a favor do uso do celular em sala de aula, desde que seu uso tenha por objetivo auxiliar a aprendizagem, pois segundo a Unesco "os aparelhos celulares podem auxiliar no processo de ensino aprendizagem.Logo, se esse uso vai trazer beneficio nesse processo porque não utiliza-lo?. O problema está quando o aparelho celular é usado de forma indevida e com uso excessivo, pois com certeza sua utilização desse maneira prejudica tanto a atenção do aluno como do professor.

    ResponderExcluir
  4. Olá turma!
    Hoje se percebe que as tecnologias da comunicação e informação crescem cada vez mais, e o uso exacerbado desses aparatos como o uso do celular na sala de aula de forma não pedagógica eu me posiciona contra o uso do mesmo, pois tendem a interferir na aprendizagem, que segundo Rogério Tuma “mais atrapalham do que ajudam”. Esse é um dos problemas enfrentado pelos nossos professores, esse uso desenfreado que vem aumentando cada vez mais, pois segundo a Anatel, já ultrapassam os 271,1 milhões de celulares no Brasil, com recursos tecnológicos mais avançados a cada lançamento novo, atraindo a atenção dos alunos na sala de aula, dessa forma tira o foco do aprendizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Reliane seu posicionamento.
      A proibição de que forma? Retirar celular do aluno? solicitar que volte para casa? pagar multa? Será que garante um processo ensino aprendizagem de qualidade?
      Vamos Queridos alunos participarem do fórum de debate

      Excluir
    2. Olá Reliane!
      A solução não está em proibir o uso de celulares mais sim limita-lo. Segundo Gláucia Brito ''os professores reclamam da falta de atenção dos alunos que ficam só no celular, mas em outra época, por exemplo, distraíam-se com gibis.'' Sendo assim cabe ao professor saber lidar com esse novo aparato para que o processo de ensino-aprendizagem seja menos prejudicado e mais beneficiado.

      Excluir
    3. Olá turma, Prof.ª Benilda, Eduarda!
      Em nenhum momento disse em retirá-lo da sala, mesmo porque isso depende do professor, pois existem educadores e educadores, a discussão é quanto ao uso do celular em sala de aula, deixei bastante explicito minha colocação no uso inadequado do celular, haja vista que não vejo desenvolvimento por parte dos alunos no sentido de que muitas vezes são incontroláveis as maneiras que os mesmos são utilizados, se tem haver com o tema em questão que o professor da turma está ministrando, estes alunos estão participando da aula, perfeito nem um problema!
      Concordo com você Eduarda, quando coloca que cabe ao professor saber lidar com esse novo aparato para que o processo de ensino-aprendizagem seja menos prejudicado e mais beneficiado. Mas será que esses professores estão tendo formação continuada realmente? Esses professores ditos “compromissados” com a educação estão realmente preocupados com essa inclusão digital?.

      Excluir
    4. Olá Reliane!
      Ao se posicionar contra no seu primeiro comentário você automaticamente retira o aparato de sala de aula. Agora você se refere ao seu uso inadequado, então entendo que você seja a favor do uso de celulares mas não de forma inadequada. Certo?
      Essa formação continuada eles estão tendo, no entanto elas não são voltadas para o ramo da tecnologia, digo, os professores não são ensinados a manusear essa tecnologia e nem como lidar com ela em sala de aula. Glaucia Brito diz ‘’ Eles (os professores) cresceram em outros tempos, e não tiveram isso (tecnologia digital) na sua formação.” Eis o motivo da preocupação de alguns professores, uns por não saber manusear esse novo aparato e outros preocupados em como chamar a atenção dos alunos em aula mais do que os aparatos, quando a verdadeira preocupação seria de como introduzir ele nas aulas de forma a envolver os alunos para que eles usem para fins educacionais.

      Excluir
  5. Olá boa noite! Sou a favor do uso de celular na sala de aula sim! Pois estamos vivendo a era da tecnologia, acho que devem ser criadas, metodologias que possam ser aplicadas com o uso dos aparelhos celulares. Veja o diz a professora Glaucia Brito, do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em Tecnologia na Educação: Estamos no século 21, não tem como dar aula como se dava há 10 anos”, Para ela, a escola está atrasada. Os jovens são outros e os professores precisam se transformar para seguir essa mudança. Tomando como exemplo nossa turma, posso observar que, todos os que usam seus aparelhos durante as aulas estão conectados a internet, em algumas ocasiões foi possivel, conseguir acessar os textos que estavam sendo ministrados nas diciplinas.A criação de plataformas de armazenamento como o Ebook, e sites de pesquisa podem ajudar no conhecimento, na troca de experiência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com você Walmir, mais a verdade é que infelizmente ainda caminhamos em passos lentos em relação a inclusão digital, muitas escolas brasileiras não tem sequer um computador imagine conexão de internet, onde seja possível o professor aliar-se as tecnologia como a utilização do celular facilitando a aprendizagem, dessa maneira infelizmente o celular acaba sendo usado de forma indevida, e mais prejudicando do que contribuindo.

      Excluir
    2. Concordo plenamente com a fala do nosso colega Walmir Moraes, pois acredito firmemente nas possibilidades que, os usos de celulares nas salas de aula trazem para o aprendizado do aluno, com essa tecnologia podemos ter uma participação colaborativa do aluno em busca e produção de novos conteúdos. Cabe aos educadores de se adequarem as novas tecnologias e usá-la ao seu favor, no entanto, cabe a ele refletir os momentos adequados e pertinentes para o uso desse recurso. Como pedagoga eu tenho certeza dos grandes benefícios que as novas tecnologias trazem consigo para a educação.

      Excluir
    3. Olá Jéssica!
      concordo com você, no entanto você está visando apenas os benefícios que a tecnologia nos proporciona, mas e os malefícios? Será que um pedagogo saberia lidar sozinho com esse novo aparato em sala de aula, digo, as dificuldades que sabemos que atualmente estamos presenciando em sala de aula, ou ele precisaria buscar ajuda?

      Excluir
  6. Walmir, Concordo com você, no entanto modernizar a sala de aula não é sinônimo de modernizar o ensino. A simples introdução da tecnologia não muda a metodologia,diz Gláucia Brito. Entendo que a metodologia permanece a mesma apenas adequando-a a tecnologia,pois a tecnologia é uma ferramenta pronta para ser usada.
    Maria Eduarda.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite!
    Segundo o dicionário Aurélio, educação é o “processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando sua melhor integração individual e social”. Considerando que vivemos em uma sociedade que passa por constantes transformações e recebe influência direta dos avanços tecnológicos, o celular, se usado de maneira correta no ambiente escolar, pode contribuir para essa integração da geração atual. Portanto, na minha opinião,se o professor buscar meios de enriquecer sua aula através de recursos como o celular, ele pode ser usado na sala de aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      concordo com você Beatriz, não podemos negar que nossa sociedade passa por transformações no que diz respeito as tecnologias. É fato que as gerações atuais já nasce nesse meio tecnológico de modo que seria impossível não inseri-lo nas salas, entretanto o professor deverá saber como utilizado para que haja um melhor aprendizado e consequentemente a interação dos alunos ao utilizá-lo.

      Excluir
  8. Sou a favor do uso do celular em sala de aula, mais Não do uso inconsequente e irresponsável; não há como frear o progresso tecnológico nas escolas, porem o educador deve agir como nos propõe Carl Roger: "um facilitador" onde deve nortear o uso do celular como proposta pedagógica no ensino-aprendizado, se a escola não criar um espaço para o uso dessa tecnologia, onde os discentes aprenderam sobre o seu uso consciente? nas Ruas?
    acredito que a pergunta não deve ser se somos a favor ou contra, mais como deveria ser usado o celular em sala de aula. pois o uso dele tanto por alunos quanto por professores é certo, e a pratica educativa não se resume somente a escola e ao ensino, como afirma Libaneo: "a escola não detem o monopólio do saber".
    as praticas educativas no ambiente escolar já não estão totalmente centradas no professor, sendo assim se este observa que o celular esta fazendo parte do ambiente escolar ou não escolar e da vida diária dos alunos, deve agir como facilitador e propor atividades que venham fazer com que o uso do celular em sala de aula sirva como um instrumento pedagógico e não como um meio de separação de classes sociais na escola ou como mera exibição de status social.
    o celular deve ser visto como um instrumento capaz de auxiliar o educando em sua formação pratica com domínio de seu comportamento e suas competências escolares no uso das novas tecnologias que estão se transformando em uma nova cultura educacional.

    ResponderExcluir
  9. Olá turma!! Bom Dia!!
    Sobre o uso de celular na sala de aula Concordo com Gilvandro, também sou contra o uso indevido de celulares na sala de aula. Além de ajudar só atrapalha, pois os alunos acabam não prestando atenção na explicação porque estão mexendo no celular. Uso de celulares na sala de aula não trazem apenas benefícios e facilidades, o uso abusivo pode gerar dificuldades sociais, levando os estudantes a um péssimo rendimento escolar.

    ResponderExcluir
  10. Também acho José do Carmo, que a pergunta seria: Como deveria ser usado o celular em sala de aula? Como ferramenta pedagógica servindo como um mecanismo de possibilidade de aprendizagem educacional de maneira correta, e nada mais relevante sendo usado, informado quanto a esse uso facilitador de aprendizagem nas escolas!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde ped 2014
    concordo pleno com Walmir Moraes quando afirma que não devemos excluir o celular do espaço escolar, no meu olhar a escola precisa criar extratégias para o uso do celular, pois, é uma realidade que faz parte do dia a dia da vida escolar, devemos adequar e usar como instrumento de inclusão, caso contrario estaremos trabalhando pela exclusão digital, precisamos usar na contribuição do aprendizado do aluno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      De fato colega a escola deverá fazer esse processo de inserção dos celulares nas salas de aula, criando estratégias para que haja o uso correto deste de forma que venha a contribuir no processo de ensino aprendizado, havendo a inclusão deste no meio escolar e não ao contrário.

      Excluir
  12. Eu não aprovo o uso do celular em sala de aula, pois concordo com o que a Reliane Souza diz: "mais atrapalham do que ajudam". Eu afirmo que quase impossível entender alguma coisa que esta acontecendo em sala de aula quando estamos usando o celular. Sendo que mesmo os governantes implantando ótimos projetos para inclusão vai ser muito complicado para o professor monitorar o que os alunos estão acessando, se realmente estão em sites educativos ou se estão acessando suas redes sociais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá colega,concordo ser um pouco difícil monitorar os estudantes, mas quando a pratica educativa em questão é bem orientada para uma finalidade eles sentiram-se obrigados a comentar, perguntar, responder, tirar duvidas usando o celular, ate mesmo o famoso bilhetinho de pergunta pode ser mandado por uma mensagem de texto ao professor.
      nós somos por exemplo "obrigados" a ler os artigos recomendos para poder dar nosso opinião aqui.. ''Muitos lembram que o mesmo aconteceu há décadas com as calculadoras. Antes proibidas em classe, passaram a ser usadas para aprender. Depois que a criança já sabe somar, sua utilidade para resolver problemas mais complexos é evidente" afirma Susana Pérez do El País.

      Excluir
  13. Eu acredito que o uso do celular de forma adequada é de extrema importância, pois, estamos vivendo esse momento fabuloso da era digital, onde todos esses recursos estão a nossa disposição a todo momento em todos os lugares, observe essa citação do blog professor digital "À propósito, sempre foi muito comum a falta de recursos tecnológicos nas escolas, principalmente nas escolas públicas. Com o telefone celular passamos a ter muitos desses recursos disponíveis não apenas pela escola, mas também pelos alunos!
    Isso deveria ser comemorado, mesmo que não concordemos que os alunos prefiram ganhar celulares dos seus pais do que enciclopédias, pois com os celulares eles também ganham diversas possibilidades de aprendizagem que antes não tinham porque a própria escola não dispunha desses recursos. Isso é fascinante, não é?" (https://professordigital.wordpress.com/2010/01/13/uso-pedagogico-do-telefone-movel-celular/). Se antes nós não tínhamos, hoje está a nossa disposição, então porque não fazer uso desses recursos?

    ResponderExcluir
  14. Sou a favor do uso do celular em sala de aula, concordo com josé do carmo quando diz que não podemos frear o progresso tecnologico. Pois vivemos em uma sociedade que busca dia a dia a modernização, com isso devemos usar o celular em sala de aula como uma ferramenta de auxílio no processo de aprendizagem, com tudo que seja usado de maneira correto. Nos dias atuais a maioria das pessoas possuem por celulares com acesso as redes sociais, mais temos que cria conciência do momento certo quanto ao uso dessas redes, de maneira que não nos atrapalhe no desenvolvimento dentro de sala de aula.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia!!!
    Seguindo a linha de pensamento do Walmir e do Fayal, já dizia Pierry Levi: Fazemos parte de uma Cyber Cultua(...) estamos em um dilúvio informacional, e cadê Noé? e o que por na arca? ele diz ainda que esse dilúvio não seçará, e o melhor que temos a fazer é ensinar nossos filhos a nadar a flutuar ou até mesmo a navegar. Eu sou a favor do uso do celular em sala de aula,porque fazemos parte da geração @, porém ele deve ser usado de forma pedagógica, porque do contrário ele certamente atrapalhará. Por esse e outros motivos q sou a favor.

    ResponderExcluir
  16. Olá, turma!
    Não podemos mais ignorar o celular, ele estar em todo lugar. Sou contra a proibição do uso. Será que em vez de proibir, não e melhor acolhê-lo como ferramenta educativa? Já existem diversos aplicativos voltados para a educação especial, a alfabetização e o ensino da matemática, por exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferença a meu ver não está em deixar ou retirar o celular, mas sim a metodologia que o professor vai usar com esse aparato. Siqueira diz que a vida social do aluno não está presente só fora da instituição, ela também atravessar os muros quase impermeáveis e afeta totalmente na aprendizagem do aluno. Então, ao invés de proibir, por que não mudamos a metodologia e usamos a tecnologia a nosso favor? Já que existe vários programas de celulares educativos. Concordo com a colocação da Tatiane Monteiro.

      Excluir
  17. Eu sou a favor do uso do celular em sala de aula. Mas com uma condição que ele deve ser usado de maneira correta e consciente e não apenas como um aparelho que tire a atenção da aula e até mesmo do professor. As novas tecnologias de comunicação e informação estão ai é impossível que essas passem despercebidas. O professor deve agir como "um facilitador" onde deve nortear o uso do celular como proposta pedagógica no ensino-aprendizado, se a escola não criar um espaço para o uso dessa tecnologia, onde os discentes aprenderam sobre o seu uso consciente? nas Ruas? Como colocou muito bem o nosso colega José do Carmo.

    ResponderExcluir
  18. Kleicy Hellen, li seu comentário em que você emiti sua opinião quanto ao uso do celular em sala de aula, o uso do mesmo que dá resultado ao ensino e aprendizagem na escola deve ser um uso coordenado e com objetivos educacionais, é fazer valer os instrumentos tecnológicos em favor do ensino

    ResponderExcluir
  19. Concordo com o colega Affonso Pinheiro precisamos de alguém com conhecimento para orientar o uso de forma contribuidora na escola.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia!!!

    Sou a favor do uso do celular em sala de aula para fins pedagógicos. Vivemos em uma era onde os recursos tecnológicos estão ao alcance de quase todas as crianças e jovens.Em virtude dessa realidade, o professor, na posição de educador poderia usar a tecnologia a favor da educação, assim como ajudar na orientação das crianças no uso consciente das redes sociais.


    bjs!!!!!

    ResponderExcluir
  21. "A tecnologia não constrói nada, é uma ferramenta. Quem faz a diferença é professor e aluno" defende a professora Claudia Brito da UFPR. Como já disseram meus nobres colegas, deve ser proibido o uso inadequado do celular em sala de aula, deve ser utilizado como uma ferramenta pedagogica a favor do aprendizado. Proibir nao seria a solução, mas conscientizar os alunos quanto ao seu em sala de aula.

    ResponderExcluir
  22. A Tecnologia é uma ferramenta importantíssima dentro das escolas, portanto sou a favor do uso de celulares desde que seja para fins educacionais.

    ResponderExcluir
  23. Não sou a favor e nem contra o uso do celular em sala de aula. A utilização desde aparelho precisa ter uma finalidade pedagógica. Acho uma falta de respeito com o professor, quando o mesmo está ministrando as suas aulas enquanto os alunos estão nas redes sociais como Facebook, Whattsap, e outros. O uso do celular em sala de aula sem uma finalidade pedagógica só atrapalha as aulas.
    Em um estudo realizado recentemente pela London School of Economics em umas escolas na Inglaterra comprovou que os alunos que baniram os smartphones melhoraram em até 14% suas notas em exames de avaliação nacional.
    De acordo com a Folha Louis-Philippe Beland “Distrações atingem todo mundo, mas são piores em alunos com celulares”. Segundo o mesmo, o impacto da proibição, é o equivalente a uma hora a mais de aula por semana.
    Vejamos nesta pesquisa realizada acima os alunos utilizavam o celular apenas como uma distração em sala de aula. Já a Unesco em 2013, lançou o guia “Diretrizes de Políticas para a Aprendizagem Móvel, e afirma que: “os aparelhos móveis podem ajudar em sala de aula”. Aplicativos como o Sensor Kinetcs, por exemplo, permite demonstrar fenômenos como a gravidade, aceleração, rotação e magnetismo.
    Então podemos concluir que o uso do celular sem nenhuma finalidade apenas como distração, não traz benefícios ao educando. Mas, o uso dele com uma finalidade pedagógica pode ajudar e muito na aprendizagem do aluno. Segundo Llano & Adrián (2006 p. 32) “Estas ferramentas só produzirão algum efeito, se nós, os agentes, que construímos a vida da escola, formos nos apropriando dela, transformando-as em recursos a nosso serviço... a fim de atingirmos o fim de uma melhor educação para nossos educandos”.

    REFERÊNCIAS
    LLANO, José Gregório de; ADRIÁN, Mariella. A Informática Educativa na Escola. Ed. Loyola, São Paulo, 2006.
    Jornal Folha de São Paulo. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/tec/2015/06/1638403-banir-celular-pode-melhorar-notas-na-escola-diz-estudo-veja-pros-e-contras.shtml Acesso em:08 de junho de 2015 as 17:00hs.

    ResponderExcluir
  24. Eu sou contra o uso de celular em sala de aula.Por mais que usem para fins pedagogico sempre vai haver uma ''brecha'' para os alunos se distrairem e usarem as redes sociais.Até porque as vezes acontece de o professor proibi o uso ,mas ele é o primeiro a usar entao ,se é para proibir que seja de todos.

    ResponderExcluir
  25. Olá turma,
    Os recursos tecnológicos inseridos no ambiente escolar como apoio pedagógico, o celular atualmente é uma ferramenta pode ser útil nesse processo de ensino e aprendizagem, desde que ele usado somente para esse fim.

    ResponderExcluir

  26. Neste novo cenário de mudanças tecnológicas nos deparamos com novos desafios e com novas formas de relacionamentos que afetam o comportamento humano e consequentemente todos os aspectos que envolvem o desenvolvimento de uma sociedade, inclusive a educação.
    Posso dizer que não sou contra o uso de celular em sala de aula, desde que este seja usado de maneira a contribuir no processo de ensino-apredizagem e não venha a prejudicar.
    É bem verdade que o celular em sala de aula gera uma serie de problemas, pois o uso individual de um aparelho pode atrapalhar o coletivo. Por isso nós enquanto futuros educadores precisamos analisar melhor essas situações para encontrar o melhor caminho para o uso desta ferramenta de comunicação, ou seja, para que o celular em sala de aula se torne realmente útil para a educação como um todo.

    ResponderExcluir
  27. O celular é uma realidade cada vez mas cedo na vida das crianças, por isso a escola não pode proibir o uso do mesmo em sala de aula, e sim procurar meios de aproveita-lo no ensino aprendizagem dos educandos.

    ResponderExcluir