segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Bom dia Turma da Tutoria!

Tudo bom com vocês?

Estamos discutindo o Texto  01- O QUE SÃO AS TECNOLOGIAS E POR QUE ELAS SÃO ESSENCIAIS (KENSKI, 2007)- Os tópicos do texto são: 

  • Tecnologias: Isso serve para fazer a Guerra, 
  • Conhecimento, poder e tecnologias
  • Educação, poder e tecnologias
  • Evolução das Tecnologias
  • Tecnologias não são só "máquinas"
  • Conceitos de tecnologias
  • Relação entre tecnologias, técnicas, equipamentos
Tendo como referência os elementos teóricos apresentados pelo texto, sugiro que reflitam sobre as seguintes questões:

  • O que são Tecnologias?
  • Como as tecnologias estão sendo usadas na sociedade?
  • Como se apresentam em nosso cotidiano?
  • É possível utilizá-las a serviço da educação?
Abraços virtuais!




3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O uso de tecnologias sempre esteve presente desde os tempos mais remotos, estabelecendo uma relação de poder entre os homens. , porem de forma diversificada, pois de acordo com o período e o uso essas novas tecnologias se fizeram importantes e necessitaram de adaptações por parte dos seus usuários, o livro, o quadro, e o giz também já foram uma tecnologia um dia e já foram passiveis de adaptações e uso , tendo em vista que eram algo novo e desconhecido inicialmente, assim como o vídeo e o áudio , havendo assim a necessidade de se buscar formas de administrar essas inovações .
    Vemos que com o surgimento de novas formas e a necessidade de se interceder e mediar a empregabilidade desses recursos ,a educação necessitou de concepções e metodologias que auxiliassem na administração dessas novas ferramentas que surgem com o aparecimento destas novas formas de ensinar e aprender. Por isso se faz preciso a busca e a empregabilidade de processos e concepções didáticas que vissem a administração dos recursos tecnológicos para a sala de aula.

    Abraços Virtuais!!

    ResponderExcluir
  3. A evolução tecnológica é bem mais antiga quanto podemos imaginar, elas existem desde a idade da pedra e vem se modernizando a cada dia que passa. Tecnologias são de maneira geral todas as criações feitas pelos homens para manter sua sobrevivência na terra que vem desde um simples objeto ao mais complexo usado nos dias de hoje. Elas estão em todos os lugares e já fazem parte de nossas, em nossas casas, hospitais, supermercados, Bancos e até nas escolas nos proporcionando possibilidades de bem-estar e fragilizando nossas capacidades naturais, tanto que mudamos e estamos muito diferentes de nossos antepassados pelo fato de já estarmos muito acostumados com muitos confortos que nos são proporcionados e que hoje já não saberíamos viver sem eles como: geladeira, fogão, ventilador, telefones, computadores e etc. No contexto escolar atual, mesmo que nem todas as escolas, são impensáveis fazer alguns trabalhos sem a utilização de um computador. Todos os materiais que eram utilizados no passado pelas escolas como: cadernetas, livros, agendas entre outros materiais hoje estão sendo substituído por arquivos no computador que vem facilitar o fechamento de notas, o controle de presenças, a emissão do histórico dos alunos, etc. Contudo, os benefícios que os recursos tecnológicos trazem são muitos, mas muitos professores ainda não estão acostumados com esses recursos tecnológicos e precisam se reciclar para poderem dominar esses meios de maneira mais eficaz e produtivo.

    Abraços virtuais!!!

    ResponderExcluir