quinta-feira, 5 de junho de 2014

FÓRUM DE DEBATE




Olá Caros alunos!




Vamos compreender, analisar e refletir um texto a partir do nosso FÓRUM DE DEBATE aqui no blog da disciplina. 

Após a leitura do texto “As novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a escola e os Professores” (LIBÂNEO,2007) participe do debate opinando sobre a seguinte questão: Como utilizar as novas tecnologias de comunicação e informação na educação?



Abraços virtuais!

41 comentários:

  1. Olá professora Benilda e amigos,
    Meditando no texto do Libâneo, que, diga-se de passagem, é super gostoso de ler, podemos compreender um pouco mais essa muita das vezes, mal compreendida relação entre a educação a comunicação e a tecnologia.
    Já na primeira página do texto em questão podemos perceber o esquema central que norteará as afirmativas de Libâneo. O esquema gira em torno da afirmação de que a educação e a comunicação andam de mãos dadas, apesar de não ser a mesma coisa estão sempre presentes no mesmo contexto.
    Libaneo cita o registro de John Dewey para explicitar a ideia desta relação "toda comunicação é educativa”, pois, caracteriza que a comunicação é um processo pelo qual compartilhamos experiências.
    Segundo Libâneo podemos afirmar que a pedagogia têm em sua característica mais marcante a intencionalidade.
    A intencionalidade para Libâneo é a área responsável por trabalhar o caráter pedagógico do educador, nela a ética, a moral e as normas pedagógicas são definidas e essenciais para a discussão sobre os efeitos pedagógicos dos meios de comunicação sobre a educação.
    Fica claro no texto do Libâneo que há uma preocupação constante em se discutir o papel das NTCI’s* na educação como forma de inclusão, capacitação tecnológica, qualificação para o desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento sociomotivacionais, capacitação para a cidadania e não de extinção da educação convencional.
    Mas, como utilizar as novas tecnologias de comunicação e informação na educação?
    O uso das novas tecnologias de comunicação e informação na educação pode-se dar pela utilização dessas novas tecnologias em nossos PPP’s (Projeto Político Pedagógico) objetivando fazer da escola um espaço onde se aprende a criticar, selecionar, analisar e/ou atribuir, ordenar, arrumar, determinar um significado a toda essa enorme gama de informações recebidas através das mídias em geral.
    A preocupação principal em usar a escola como espaço de transformação e organização de saberes sobre as NTCI’s é fazer com que crianças e também os adultos desenvolvam capacidade cognitiva de dominar as novas tecnologias evitando se tornar dependentes delas e passivos diante delas, promovendo a cada aluno uma visão e leitura crítica das informações contidas em cada mídia e multimídia a qual estiver exposto, relacionado e inserido.
    (*) Libâneo define NTCI como: Novas Tecnologias de Comunicação e Informação.
    Espero ter contribuído para uma saudável discussão em nossa disciplina;
    Um beijo na alma de todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Danielly, abordando a importância da comunicação na educação, usando da afirmação de John Dewey, que “toda comunicação é educativa”, isso é verdade, dentro de um olhar científico. Mas fora dele, devemos pensar no seu conteúdo, pois essa comunicação pode educar para a alienação a favor de uma determinada classe, um grupo, que detém o poder, em detrimento de uma outra classe que não tem o esclarecimento formal.
      Nesse sentido é que devemos olhar as informações que os meios que veiculam as informações, não são bobos, se hoje as mídias tem um cunho pedagógico como diz Libâneo, mas essa pedagogia é fragmentada, ela nem sempre vem para explicar um fato, como ele é, pois cada um tem uma maneira de explicar esse fato ocorrido. Além do que essa comunicação pode provocar a exclusão. Abraços.

      Excluir
    2. Olá Fábio!!! Você apresenta um dos pontos importantes sobre as mídias, perceber e compreender as ideologias que estão permeados nesses discursos.
      Você e os demais alunos poderiam nos exemplificar como essas mídias provocam exclusão?

      Excluir
    3. Olá Dany! Muito bem sistematizado seu resumo. Libâneo(2007) possibilita percebermos a importância de inserirmos nos planejamentos a utilização das TICs. Então, Como possibilitar um espaço de síntese nas nossas escolas que possibilitem a utilização de forma crítica as TICs?

      Excluir
    4. Oi, professora, quanto a exemplo de exclusão provocada pela mídia, posso dizer que o grito dos excluídos, que acontece no dia 7 de Setembro, é uma forma de exclusão. Pois o sentido do movimento é tenta fazer com que as pessoa deixem de ser sujeito passivo, para um sujeito ativo, ou seja, não fique só na arquibancada assistindo os soldados desfilar, alunos, mas que haja um exercício de cidadão dizendo queremos mudança. Mas a mídia como jornais e rede de televisão não fazem a cobertura com esse olhar de despertar, mas sim, chamam vândalos.

      Excluir
  2. SABE-SE MUITO BEM, QUE AS METODOLOGIAS DE ENSINO DO PASSADO JÁ SE TORNARAM PRIMITIVAS PARA OS MOLDES DE EDUCAÇÃO DE HOJE,ISSO ACONTECE DEVIDO A FLEXIBILIDADE E O DINAMISMO DO CONHECIMENTO. LOGO AS METODOLOGIAS DE ENSINO DEVEM-SE ADEQUAR AO TEMPO E ESPAÇO, POSSIBILITANDO UM APRENDIZADO REGULAR. NESSE CONTEXTO,É ASSERTIVO UTILIZAR-SE DE NOVOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS QUE VIABILIZAM O NOVO MODELO DE ENSINO E APRENDIZADO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.
    BEIJOS, JANNINE GOMES!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janinne!!!
      Nos exemplifique como as metodologias de ensino devem-se adequar ao tempo e espaço, possibilitando um aprendizado regular?

      Excluir
  3. Concordo com seu posicionamento Janine, o texto destaca muito bem essa temática. Libãneo aborda que, diante das transformações tecnológicas provocam profundas mudanças nas várias esferas da vida social e também educacional. Desta forma surgindo às exigências postas pela sociedade comunicacional, informática e globalizada.
    O autor faz uma exposição crítica, que ao incorporarmos nesta sociedade neoliberal, muitos ficarão excluídos. É necessário que os educadores integrem no mundo moderno e tecnológico, busquem inovação, criatividade, e criticidade dos seus alunos. Assim serão as competências, qualidade, valores e habilidades que irão determinar o sucesso ou fracasso dessa nova geração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Andreia!
      Quais são as transformações tecnológicas apresentadas pelo autor no texto?
      Você traz um ponto muito importante do texto, a questão da exclusão promovida pelo acesso aos meios de comunicação digitais.
      Então vamos refletir e comentarmos sobre a pergunta: Como possibilitar uma educação que não reproduza a desigualdades?

      Excluir
    2. Libãneo cita no texto, as transformações educacionais que tendem as demandas da globalização. Quando há uma educação de qualidade, que oportuniza e inclui na medida em que avança as tecnologias. A escola é um ambiente propício de promover igualdade, mas para isso os educadores devem estar preparados para os desafios e transformações da educação.

      Excluir
  4. olá professora, sobre o texto do (LIBÂNEO) : no contexto que se encontra a educação, podemos compreender que não se pode deixar as NTCI de fora ou utiliza-las inadequadamente, para tanto é necessário que se olhe para o educador e educando enquanto aliados no processo de aprendizagem. as tecnologias estão sempre se renovando sempre buscando algo novo, e na educação isso não ocorre com a mesma dimensão, ai surge a questão do porquê a educação que hoje pode contar com tantas possibilidades de recursos não consegue superar-se? como já foi exposto em alguns comentários a metodologia já está ultrapassada ou seja não acompanhou as mudanças que ocorreram. é necessário que sejam feitas novas reflexões diante deste cenário que estamos vivenciando, as tecnologias por si só não vai resolver os problemas que enfrenta a educação mas pode causar uma revolução nas formas de se educar e tornar nossos educandos cidadãos críticos para que não se tornem alienados, mas que tenham a possibilidade de questionar-se sobre o a elaboração da informação e produção social, individual e coletiva, promovendo a evolução da educação por meio das tecnologias...boa tarde!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Cristina, a tecnologia é uma ferramenta importante que ao utiliza-la é necessário um conhecimento detalhado para ter um resultado alcançado e em questão as metodologias atrasadas de profissionais que não poderão acompanhar essa mudança fica difícil trabalhar de forma chamativa e interessante. O fato de ter uma máquina vai depender de quem manusear. Esse é um fato em nossa cidade, existem cursos para qualificação, mais o importante se ausenta que é o incentivo hierárquico. Bom dia! Gostei de participar no blog e poder interagir com suas ideias.

      Excluir
    2. Muito boa sua consideração em relação ao texto. Você consegue visualizar que existe vários fatores que interferem na utilização de forma crítica do uso das mídias na educação. Diante dos vários questionamentos que o texto nos apresenta, vamos refletir sobre: Como possibilitar uma educação democrática, onde as idéias do coletivo predomine através das tecnologias?

      Excluir
  5. Isso mesmo Stelia!
    Diante deste cenário, tem-se a necessidade de educar para a mídia, construir um pensamento crítico, para que os jovens possam dominar a linguagem midiática sem que sejam por ela dominados. Com a formação de novas gerações de educadores que vejam na interface entre educação e comunicação um campo fértil para agregar conhecimentos.

    ResponderExcluir
  6. No texto o autor cita que são intencionais as práticas educativas supõem processos comunicativos intencionalmente, que fica entendido que é uma maneira usada para transmitir informações para o aluno, ou em outra ocasião. É uma prática importante, e ressalta que toda comunicação é educativa , seja entre professores/aluno e entre aluno, pois todo compartihamento de informações e experiências gera novos aprendizados e idéias. Com a chegada da tecnologia no ambiente escolar, empresa, etc, exige de "nós" outras qualificações que somos que a sociedade é obrigada a se capacitar para se integrar a essa era tecnológica e encantadora. Libâneo diz também que podemos usar a prática educativa em outros ambientes não-escolares pois também existe comunicação e para haver o retorno compreensivo de ambas as partes deve haver uma linguagem de interpretação. Educar é uma arte de saber transferir para o ouvinte saberes e conteúdo. (Lígia Mota)

    ResponderExcluir
  7. Olá.De forma bem resumida, as informações geradas aos alunos, a utilização dos meios de comunicação, os computadores como meios de instrumentos utilizados em didáticas educacionais dependem exclusivamente da intencionalidade do seu uso. Para não tornar a discussão repetitiva, isso resume de forma fundamentada pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Os meios de comunicação podem ou poderão ser utilizados de forma compreendida pela sua totalidade,tanto o docente quanto o discente devem tomar conhecimento da importância desses meios de comunicação que fazem parte do cotidiano.Com o certo é os professores trabalharem nas escolas com os alunos a verdadeira face da globalização das tecnologias.
    Sônia Maria (rsrss usando o note e a net grátis da Danny)

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, não tem como não usar a tecnologia em ambiente escolar hoje em dia, e gradativamente esse processo de mordenizacao vai se tornar mais evidente em nossas vidas, a escola como qualquer outro lugar vai ter que se adaptar e se especializar as novas tecnologias e seu uso. Como já foi dito anteriomente o profissional ou seja o educador tem que se isntruir, se modernizar e "aprender" assim como os alunos a usar as novas tecnologias a seu favor e em prol da educação. Não tem como não utilizar esses meios tecnologicos então só temos que aprender a ultilizar de forma a ajudar o educando a aproveitar todos os recursos possiveis que podem ter e oferecer.. Thatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thatiana!
      Como aproveitar todos os recursos possíveis para uma aula com qualidade possibilitando a construção do conhecimento?
      Abraços virtuais!!!

      Excluir
    2. A escola precisa deixar de ser meramente uma agência transmissora de informação e transformar-se num lugar de análises críticas e produção da informação, onde o conhecimento possibilita a formação social e individual do aluno. Pode ser usar os recursos para elevar o nível social e cultural do aluno, assim possibilitando um conhecimento mais abrangente, o uso de tecnologias nos permite ir além do espaço sócio cultural que vivemos isso sem abrir mão do ensino que é oferecido pelo professor, que mesmo rodeado de tanta tecnologia ainda é fundamental na formação do aluno, de fundamental presença na escola e na construção do conhecimento.

      Excluir
  10. boa noite! concordo Thati que em meio aos avanços tecnológico, se torna cada vez mais difícil não acompanhar as novidades que surgim, para beneficiar alguns, haja vista que, infelizmente ainda existe uma grande massa populacional que não tem acesso a essas tecnologias.

    ResponderExcluir
  11. Verdade Raifania há uma grande quantidade de crianças que não tem acesso a informação, mais a tecnologia é uma importante ferramenta no processo de aprendizagem dos alunos não como sujeitos passivos e sim como sujeitos transformadores e autonomos no uso dessas tecnologias, e o papel do docente é de extrema importancia na construção dessa autonomia.

    ResponderExcluir
  12. vivemos cercados de tecnologias e elas se reinventam num piscar de olhos, nós como futuros educadores precisamos estar atentos a essas transformações e não nos deixar levar pelas idéias pragmáticas do passado mas também não se entregar inteiramente às novas tendências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. conforme já foi dito pelos colegas, a informatica na educação nos dias atuais é um instrumento de fundamental importância, e como estamos em um mundo que tudo gira em torno de informática, nós como educadores precisamos também expandir nosso conhecimento nessa área para podermos acompanhar o ritmo intelectual informatizado de nossos alunos.

      Excluir
    2. Concordo Ivanildo e acredito que este 'estar atento' não cabe só a nós educadores, sendo esse um processo de adaptação que envolve toda a comunidade escolar em que se insere as novas tecnologias.

      Excluir
  13. concerteza e de fundamental importância a tecnologia para o nosso ambiente educacional ela estimula os alunos na reflexão crítica da realidade em
    que vivem, além de estimular e transformar o professor em um orientador, mediador,
    que caminha junto com o aluno em busca da construção do conhecimento.

    ResponderExcluir
  14. Isso mesmo Jeissiane! O professor precisa estar devidamente preparado para sintetizar a Educação com as tecnologias.

    ResponderExcluir
  15. É isso ivanildo. E mais, Libâneo também nos chama atenção para a influência que a mídia exerci sobre a nossa sociedade, utiliza o termo educação na sua totalidade, observando que a educação ocorre em todo lugar e a todo momento.
    As mídias e multimídias são as maiores formadoras de opiniões e por isso a importância dos professores conhecerem e dominarem essas tecnologias, para assim poder fazer uso delas de maneira pedagógica.Para que eles hajam como um agente de mudança, provocando, uma reflexão crítica em seus alunos, de maneira que estes possam elaborar suas próprias idéias, atitudes e valores, e saibam separar o que é ideologia é o que correto não deixando-se ser manipulados pelas mídias.

    ResponderExcluir
  16. Saudações, Professora Benilda, amigos. Libâneo usa uma metáfora “Adeus professor, Adeus professora” chamando atenção dos professores para as mudanças que ocorrem no cenário educacional, com as novas tecnologias e a informática.
    Mostra que a mídia na sociedade tem formado opinião, que deixa clara a necessidade do professor estar aperfeiçoando-se para conhecer e saber utilizar as tecnologias para ajudar os seus alunos no seu processo de formação.
    Ele esclarece que a pratica educativa não se reduz à escola e ao ensino. Ela ocorre na família, comunidade, escola, e em tantos outros lugares e meios.
    Libâneo aponta que o professor deve estar preparado para forma um individuo ativo em meio as diferentes forma de produção da educação. Para que isso possa acontecer uma formação continuada deve acontecer, atingindo principalmente aqueles professores desqualificados que sem conhecimento deixam de levar aos seus alunos aprendizagem significativa, com aulas inovadoras, o que possibilitara ao aluno construir um pensamento crítico, ampliando seus conhecimentos e não ser excluído, independente de suas diferenças da era da modernidade.
    É a escola que possibilita uma leitura crítica, para além das aparências das informações que chegam de todas as partes, seja por mídias ou multimídias. Uma máquina é apenas a capacidade de uma mente humana, que não tem poder de mudar uma realidade concreta, mas um excelente professor poderá mudar essa realidade. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem lembrado Fábio sobre as mudanças que estão ocorrendo no cenário educacional com as novas tecnologias, que os professores devem estar abertos as mudanças e estar se aperfeiçoando continualmente para transmitir aos alunos seus conhecimentos na área das tecnologias e ajudar os mesmos a serem sujeitos ativos de uma educação inovadora e significativa.

      Excluir
  17. Olá Todos! Gostei muito da discussão em relação ao texto de Libâneo e so posso dizer que realmente o impacto das Novas Tecnologias de Comunicação e Informação (NTCI) ainda é, e vai ser muito discutido, e apesar da resistencia de muitos professores às inovações tecnológicas, essas são sim, se trabalhadas na intencionalidade pedagógica e na formação da cidadania, grandes ferramentas para uma nova pratica educativa.
    E como o autor mesmo afirma, seria um equivoco se pensar que as NTCI possam vir a substituir os professores ou ate mesmo descaracterizar o sentido da aprendizagem escolar, pois mesmo com todas as ferramentas em mãos, um aluno sempre irá precisar de um provedor de informações para assim conseguir lidar com as ferramentas e até se atribuir de tecnicas e habilidades.
    O importante é que cada professor juntamente com sua comunidade escolar se preocupe em fazer uma leitura pedagógicas dos meios comunicativos, trazendo à sua didatica e assim se familiarizar juntamente com seus alunos a essas tecnologias que surgem.

    ResponderExcluir
  18. É isso mesmo Livia concordo com Libâneo que afirma que é um equivoco as novas tecnologias substituir o educador. O docente é o canal desse cenário tecnológico, tendo em vista seu preparo e formação tecnológica. Assim utilizando-se de metodologias pedagógicas que desperte em seus educandos reflexões críticas sobre as tecnologias,tendo seu domínio e não sendo dominado por elas.

    ResponderExcluir
  19. Olá! Na mesma linha de Libâneo, podemos ressaltar que a compreensão da presença NTCI na educação tem que despertar novas atitudes de educadores escolares. Os mesmos precisam aprender, pensar e praticar comunicações para assim familializa-las aos seus alunos com uma leitura pedagógica desses meios atrelando a importância das tecnologias a atualidade. As novas tecnologias da comunicação e informação devem ser vista com o intuito de aprimoramento no processo comunicacional entre docentes-discentes e estes entre os saberes.

    ResponderExcluir
  20. O texto de Libâneo de certa forma, quer nos dá um toque de despertar para uma realidade tão nossa e ao mesmo tempo tão distante, pois não adianta termos equipamentos de uma geração se não nos qualificarmos para saber usar de forma a somar na educação em ambiente escolar. Fiquei lembrando daquele vídeo que a professora Benilda nos mostrou em sala e que está no blog, onde a professora foi obrigada a usar os computadores, porém continuou com as metodologias antigas com as quais ela sempre trabalhou, pois foi oferecido a ela os equipamentos e não os meios de utiliza-los.

    ResponderExcluir
  21. Concordo com Lucineide.O texto coloca que a prática não acompanha a teoria, e a grande questão é o "toque de despertar" que devemos utilizar, mudar nossas atitudes e melhorar didáticas tradicionais.

    ResponderExcluir
  22. É exatamente este o grande ponto, a intencionalidade utilizada pelos professores que, estuda suas didáticas, suas formas de aplicação de conteúdos e dinâmica. Existe uma intencionalidade no processo comunicativo e educativo,ou seja, mostram de fato como as mensagens são transmitidas. A escola e professores devem familiarizar-se com todos e mostrar que para o conhecimento ser adquirido entre os alunos os alunos devem praticar e os meios tecnológicos podem atrasar este processo, deve-se tomar bastante cuidado.

    ResponderExcluir
  23. Olá! bom professora BENILDA todos nós ja sabemos que as tecnologias oferecem hoje aos professores recursos e meios que podem ampliar a relação ensino-aprendizagem, diminuindo barreiras de tempo e espaço que extrapolam o ambiente fisico e convencional da sala de aula..ELAS estão ai para aperfeiçoar as nossas praticas pedagogicas, mas sabemos tambem que o uso das mesma em sala de aula não é tão simples, pois de um lado existem os alunos que não conseguem utilizar as tecnologias de forma inteligente, do outro lado os professores que continuam desconectados e resistentes a elas. Portanto é viável que esse profissional assuma seu papel enquanto educador e busque se aperfeiçoar , utilizando as tecnologias para seus estudos através do acesso a livros, artigos, blogs, conteudos e recursos educativos, que ja sabemos através do seminario do grupo que apresentou sobre o software que eles existem de montão. fazendo assim esse profissional poderá auxiliar seus alunos no uso critico, criativo e inteligente das tecnologias.
    Dessa forma LIBANEO afirma que: a didatica contemporanea não pode mais ignorar esse importante conteudo que são as tecnologias da comunicação e informação, tanto como conteudo escolar quanto como meis educativos. É na escola que se pode fazer, professores e alunos juntos, a leitura critica das informações e familiarizá-las no uso das midías e multimídias.

    ResponderExcluir
  24. Porém Katilene, apesar de todos os avanço da tecnologia, sabemos que esse "adeus ao professor" estar longe, ou talvez impossível de acontecer. O professor é um dos personagens fundamentais nessa sociedade tecnológica, o que precisamos é de uma formação que possibilitem aos docentes, não apenas o domínio das NTCI,mas sim que eles saibam usar a mesma como mais um recurso didático.

    ResponderExcluir
  25. O professor desse novo contexto social, necessita não apenas ter habilidade com comunicação,mas também saber fazer uso dos meios de comunicação, fazendo uma articulação de sua aulas com as mídias e multimídias.

    ResponderExcluir
  26. Trabalhar com Educação nesse novo tempo, um tempo de evoluções, surgimento de tecnologias novas! Um movimento que tem mudado a cara da sociedade sec XXI, onde o interesse por todas as midias é nitido!
    Muitos lutam ate conquistarem a maais nova tecnologia! Esse movimento tem refletido de forma muito grande em nossas escolas, em sala de aula nós professores muitas vezes perdemos nossos espaços para o celular, alias o celular é novidade, e uma aula onde o tradicional BA=Ba é exitente perde sua força!
    Entãao é preciso o professor garantir novas experiencias no processso enssino e aprendizagem atravez dessas midias tecniologias, que tanto os alunos valorizam!!! E proporcinar um ensino sec XXI! Uma escola nova onde o aluno e suas especificidades ou melhor onde o alunio é valorizaado!

    ResponderExcluir
  27. Meu comentário sumiu rsrs então vou fazer de novo!
    O que me chamou mais atenção no texto foi a parte sobre a leitura pedagógica dos meios de informação e comunicação, Libâneo destaca essa importância quando diz que” fazer uma leitura pedagógica dos meios de comunicação é verificar a intencionalidade dos processos comunicativos”. É desta maneira que devemos utilizar as tecnologias de informação e educação, verificando a sua intencionalidade, fazendo uma leitura crítica das informações.

    ResponderExcluir