segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

PRIMEIRO DIA DE AULA COM A TURMA PEDAGOGIA 2012 E OS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS 2011.

Olá Queridos alunos!

Sejam bem vindos ao Blog da disciplina que disponibiliza links para um conjunto de informações que auxiliarão no processo de produção do conhecimento na área da informática educativa.

Nosso primeiro dia de aula foi intenso e muito produtivo. Discutimos as categorias fundamentais da disciplina, que são: TECNOLOGIA, INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO, e apresentamos alguns autores como: Kenski (2007), Apple (1995), Almeida (2012), Giroux (1995), entre outros.

Os alunos concentrados e participando das atividades solicitadas, demonstram qualidade da turma. Tenho certeza que faremos dessa disciplina uma excelente oportunidade de ensino e aprendizagem para todos! 

Muito bom meus alunos!!! Continuem assim, amanhã teremos muito mais atividades interessantes!!!


Abraços virtuais!
















20 comentários:

  1. eu gostei muito prof. amei a disciplina,espero poder aprofundar mais meus conhecimentos na área e trabalhar com isso futuramente, nossas fotos ficaram lindas!!!! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ruth!
      A disciplina tem uma discussão relevante que traz aspectos contemporâneos, despertando o interesse em continuar aprofundando os conhecimentos em relação a temática. Que bom que tem interesse em participar desse diálogo.
      Em relação às fotos, com certeza, vocês são lindos, cheios de energias positivas e isso ajuda na relação professor-aluno.
      Abraços virtuais!

      Excluir
  2. bom dia colegas que tenhamos um ótimo dia de aula!!!! saudações a professora Belinda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda!
      Como não estamos em tempo real, por causa internet, fazemos nossas avaliações a posteriori, mas avaliamos que nossa manhã foi bastante produtiva, nossas discussões estão pautadas no processo de amadurecimento teórico.
      Obrigada pelas saudações e receptividade da turma!
      Abraços virtuais!

      Excluir
  3. bom dia amiga
    a aula foi maravilhosa, to gostando muito dessa disciplina :-)

    ResponderExcluir
  4. na segunda parte do texto de Kenski,ela nos traz um apanhado historico sobre tres diferentes formas de tecnologias, o que nos da a entender que além de serem tres formas elas trazem consigo todo um universo cultural e social ao seu redor, de forma que nao estão sozinhas ou acabadas.
    nesse contexto podemos então afirmar que linguagem oral, escrita e a mais atual que é a linguagem digital são formas de comunicações interligadas pelo propio homem, e que é utilizada de forma característica por cada grupo social, dentro de cada contexto e levando em consideração suas subjetividades, sem porém , deixar de serem ferramentas globais de comunicação, o exemplo disso são os diferente idiomas que existem no nosso propio paíz, incluindo a linguagem oficial(português) e as outras linguas, como aquelas faladas pelos indigenas aqui em nossaregião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ruth!

      Seu comentário destaca um aspecto muito importante dessa discussão da Kenski sobre as tecnologias. Existem muitos equívocos em pensar as tecnologias desconectadas da realidade de cada tempo histórico e locais onde vivem determinados grupos sociais. Gostei do comentário!

      Abraços virtuais!!!

      Excluir
  5. O momento dos debates foi muito proveitoso, a parti do momento que os alunos acabam deixando de lado a timidez, como foi dito outrora é bonito ver todos querendo expressar o que pesam a respeitos do tema O Que São Tecnologias e Por Que Elas São Essenciais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Fábio!!!

      Vejo em vocês a vontade de superar essas dificuldades habituais de todo processo de formação e partirem em busca de um futuro profissional sólido e responsável. Fiquei muito feliz em ver vocês querendo participar! Querendo falar! Continuem assim, cada vez mais participativos!! Quero ver todos com excelente!!! (rsrs!)

      Abraços Virtuais!!!

      Excluir
  6. o debate está sendo de total importância e relevância para o nosso entendimento do assunto, pois sempre temos questões importantes sobre o assunto a serem esclarecidas, as discussões sobre a tecnologia dentro do processo pedagógico , nesse contexto podemos trazer para que possamos contextualizar dentro da nossa vivencia em sala de aula.
    os debates estão configurando novos entendimentos e novas interações dentro da sala de aula para que nós(alunos) possamos transformar o nosso futuro fazer pedagógico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Ruth!

      Acredito que você captou um dos objetivos dessa disciplina, que constitui-se em buscar uma aproximação entre aquilo que pensamos, sabemos e falamos (nossas teorias) e aquilo que fazemos (nossas práticas), seja como aluno ou professor.

      Abraços virtuais!!!

      Excluir
  7. primeiramente boa noite à todos, e em especial a professora Belinda, desde já gostaria de agradece-la pelo empenho e dedicação para conosco ,e ressaltar que ela é uma excelente profissional . hoje em especial a aula foi de total significância pois pudemos identificar o papel do professor como mediador entre tecnologia e educação de maneira que essa relação intrínseca precisa ser fortalecida hoje, para que a geração de amanhã não deixe perpassar de forma que prejudique a formação dos futuros professores por assim dizer. uma coisa é certa ,precisamos cada vez mais adaptarmos as novas tecnologia para evitar que nos tornemos profissionais obsoletos sem desvalorizar as tecnologias anteriores, espero que possamos aproveitar ao máximo esses conteúdos repassados pela professora que se dedica ao máximo para a nossa compreensão. boa noite a todos!!! Abraços virtuais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda!

      Emocionei com os elogios!!! Muito obrigada!!!
      Percebo a compreensão teórica que você apresenta no comentário, utilizando a ferramenta e seu tempo para refletir sobre a temática da aula.

      Abraços Virtuais!!!

      Excluir
  8. Boa noite colegas e professora! Primeiramente queria dizer que a disciplina tem me chamado muita atenção, talvez pela forma que ela esta sendo ministrada,com cuidado que a professora esta tendo em transmitir seus conhecimentos....

    Abraços Virtuais!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Maria Branquinho!!!

      Essa sua postagem traz um simbolismo extraordinário para o processo de construção dessa disciplina. Fico muito feliz em ver o interesse de vocês pela informática educativa.
      Tenho certeza que sairemos dessas disciplinas capazes de planejar e desenvolver práticas pedagógicas embasadas na utilização das tecnologias como uma estratégias para construir uma educação cada vez melhor para nossos alunos.
      Parabéns pela iniciativa e vamos em frente!!

      Abraços virtuais!!!

      Excluir
  9. As tecnologias ajudam na melhoria do ensino ou servem apenas como inovação conservadoras?
    Segundo (CYSNEIRO 1999). “As tecnologias são boas e úteis, mas depende e exige muito do educador ser um mestre criativo”. Dentro deum contexto apropriado, as tecnologias podem ser usadas como recurso didático para chamar atenção do aluno para o conteúdo da aula, e não para as determinadas telas e cores que a ferramenta oferece que são também expostos juntamente ao conteúdo da aula.
    De acordo com as pesquisas realizadas no qual o autor faz uma relação entre o ser humano-máquina – realidade, sendo que em suas observações descobriu grandes deficiências. A realidade das maiorias das escolas públicas do nosso país e mesmo da américa latina, escolas rurais de comunidade carentes, que ainda sofre com os males consideráveis, são as que mas chamam atenção chagando ao ponto de concluir que o uso de artefatos tecnológico nas escolas tem sido uma história de insucesso para a educação, sendo que o fato de colocar equipamentos nas escolas não significam que as novas tecnologias serão usadas para a melhoria e qualidade do ensino. Haja vista que as formas de uso contribuem para o não sucesso, que determinamos como inovação conservadora, sendo que as mesmas atividades apresentadas utilizando ferramentas caras, poderia ser apresentada de modo mais satisfatório por equipamentos simples.
    Portanto CYSNEIRO vê um paradigma com esse tipo de construção de uma nova forma de ensinar e aprender, no qual nossas escolas e professores ainda não possuem ambientes favoráveis a este tipo de atividades, daí a importância da criatividade para lidar com as máquinas sem tornar os alunos mause da tecnologias. Mas proporcionar pensamentos críticos de algo no qual se vê todos os dias.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Geisinaldo! Análise que você traz para discutirmos está muito bem elaborada, sugiro que coloque sua postagem no comando FÓRUM DE DEBATE,
    Abraços virtuais;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Geisinaldo por atender a solicitação. Estou acompanhando o processo de discussão e percebo a apropriação do texto estudado. E o trabalho em equipe está tudo bem? Bom final de semana e acompanhe a discussão na postagem ATIVIDADE FÓRUM DE DEBATE,
      Abraços virtuais;

      Excluir
  11. ola Fábio bom dia! concordo plenamente com o seu comentário,porém acho que o autor vai mas afundo sobre o novo jeito de ensinar e aprender,mas concordo com você porque o autor escreve esse texto em uma outra década,portanto vejo que hoje ja são diferente.as tecnologias agora contribuir muito para o aprendizado,dependendo apenas da maneira de usar

    ResponderExcluir