quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

MAIS DISCUSSÃO, ATIVIDADES PRÁTICAS DO USO DO COMPUTADOR A FAVOR DA EDUCAÇÃO!

Olá Queridos alunos,

Nosso terceiro dia de aula foi de caráter teórico-prática, discutimos o texto do Libâneo (2011), intitulado “As novas tecnologias da comunicação e Informação, a Escola e os Professores”, acessamos o blog da disciplina entrando nos sites do PROINFO, NTE BELÉM, NTE ABAETETUBA, DOMÍNIO PÚBLICO, GOOGLE EARTH E GOOGLE STREET, e etc. Além desses recursos utilizados, experimentamos o SKYPE como recurso pedagógico para dialogarmos com o professor João Batista.

Nosso dia foi bastante produtivo, os objetivos planejados para a disciplina estão se concretizando!

Vamos em frente!

Abraços virtuais!!!
























13 comentários:

  1. Olá!
    Esse momento q tivemos em aula foi bastante Experencial,as formas como a professora nos faz usar as tecnologias no ambiente de ensino como processo ensino apredizagem é empolgante e satisfatorio.
    usar as tecnologias nas escolas nao significa a morte da escola convencional (descolarização)a escola sempre tera um papel importante na educação e as tecnologias vem para ajudar nesse processo educativo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Kedma!

    Avalio nessa mesma direção, nossa aula foi satisfatória! Vocês estão de parabéns! Percebo que vocês estão relacionando os aspectos teóricos que o Libâneo (2011) destaca no texto estudado com a atividade prática desenvolvida no dia de ontem. Isso mostra que as leituras possibilitaram a produção de novas ideias e conhecimentos em cada um de vocês.
    Até daqui a pouco! (rsrsrsr)

    Abraços Virtuais!!!

    ResponderExcluir
  3. bom dia colegas, que tenhamos um ótimo dia de aula, vamos estudar com dedicação!!! bom dia professora. abraços virtuais.

    ResponderExcluir
  4. hoje a aula foi ótima!!! obrigada professora, abraços virtuais.

    ResponderExcluir
  5. a nossa aula foi muito produtiva, podemos observar como utilizar esses recursos tecnológicos dentro da sala de aula para enriquecer as dinâmicas pedagógicas!! :-)
    os alunos que já conheciam alguns recursos ajudaram os outros e assim foi construída uma aula super produtiva!!
    obrigada professora!! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda e Ruth! Vocês já se anteciparam em fazer um resumo do dia, com certeza nossas aulas estão sendo muito proveitosas; As alunas que comentam em tempo real. rsrsrsr
      Abraços virtuais!

      Excluir
  6. Boa tarde

    A disciplina tecnologias, informática e educação, acredito eu está nos ajudando a diagnosticar que como futuros educadores, podemos ir mas além é melhorar cada vez mas o ensino e aprendizagem,a dimensão dos nossos olhares está cada vez ampla hoje percebemos que tecnologia não apenas os meios que são ligados a maquinas mas sim toda e qualquer produção do homem. Não devemos temer o uso desses meios e sim repensar um modo de usar em beneficio de todos fazendo assim analisar e produzir mas e mas informação." Para uns a vida será melhorada, para outros sonhos serão destruídos." (Apple, 1995) isso nos remete que devemos saber usar as tecnologias de modo que não seja maléfico, mas sim que construa praticas proveitosas. Gostaria de parabenizar a professora pelos conhecimentos a nós repassados e aos meus colegas pelo dedicação prestada as aulas.

    Abraços virtuais <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Aline! Muito obrigada!

      Sua fala destaca um aspecto muito importante das discussões sobre a produção e o uso das tecnologias. As tecnologias não são neutras e essa citação do Apple (1995) reforça essa ideia. Pois, as tecnologias em vez de produzir inclusão social, amplia ainda mais o processo de exclusão social e de desigualdade social.

      Abraços Virtuais!!!

      Excluir
  7. Anciosa pela aula de hoje a tarde estou adorando a disciplina =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Laiana!

      Fico feliz que estejas gostando!!!

      Abraços virtuais!!!

      Excluir
  8. A disciplina Tecnologias Informática e Educação vem nos proporcionar além da compreensão do que é a tecnologia numa abordagem histórica e como ela influência o nosso modo de vida, mas também o uso das TIC's em sala de aula, como esses recursos podem ser precisos no processo ensino-aprendizagem. Essa compreensão se faz necessária, haja vista que, estando inseridos no mundo tecnológico precisamos ter uma postura crítica diante de tal realidade a fim de que o uso dessas ferramentas não seja banalizado. A relação que fazemos entre teoria e prática favorece o nosso entendimento e nos possibilita enquanto discente a construção do conhecimento necessário a nossa formação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Cleia!

      Você destaca três aspectos importantes do processo de formação para o uso das tecnologias. Primeiro o aspecto histórico das tecnologias que nos leva a entendê-las como uma produção cultural de um povo. Segundo você destaca a necessidade de uma reflexão ativa e crítica diante da realidade. Terceiro desta a dimensão praxiológica no uso das tecnologias. Por fim, poderíamos acrescentar a dimensão interdisciplinar, necessária para a construção de um outro paradigma educacional embasado na produção crítica e livre do conhecimento.

      Parabéns pela competência, dedicação e compromisso!!

      Abraços virtuais!!!

      Excluir
    2. Querida professora Benilda muito obrigada pelo elogio! Quero que saibas que é muito bom contar com professores assim como você, competentes e comprometidos com a educação deste campus.Isso vem nos favorecer na busca de uma formação promissora, com a certeza de que somos capazes de fazer a diferença.

      Um grande abraço!

      Excluir