quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

ATIVIDADE - FÓRUM DE DEBATE

Olá queridos alunos!


Vamos compreender melhor e analisar um texto a partir do nosso FÓRUM DE DEBATE aqui no blog da disciplina! 

Após a leitura e analise do texto “Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora?”, de Paulo Gileno Cysneiros, solicitamos que vocês participem do debate sobre a seguinte questão:

As tecnologias na sala de aula ajudam na melhoria do ensino ou servem apenas como inovação conservadora?

Informamos que a participação pode se dar por meio de resposta direta à questão acima (obrigatório), assim como, por meio de comentários das respostas dos demais colegas (opcional). Vocês poderão participar do Fórum de hoje (20/02/2014) até o dia 24/02/2014.


Bom debate!

Abraços virtuais!!!

138 comentários:

  1. As tecnologias sempre estiveram presentes na vida do ser humano, com o advento da revolução industrial o ser humano passou a se preocupar em acompanhar as inovações tecnológicas que vinham de forma acelerada.
    A tecnologia sempre trouxe consigo seus pontos positivos e negativos, fica a cargo do individuo adequá-la as suas reais necessidades e a usa-la de forma ética e coesa. No contexto educacional as tecnologias servem para beneficiar alunos, comunidade e servidores ajudando no processo de ensino e aprendizagem, estreitando ou não relações sociais e beneficiando a cada membro da escola.
    Segundo Cysneiro (1999) “a presença da tecnologia na escola, mesmo com bons softwares, não estimula os professores a repensarem seus modos de ensinar nem alunos a adotarem novos modos de aprender. Como ocorre em outras áreas da atividade humana, professores e alunos precisam aprender a tirar vantagens de tais artefatos”.
    Nas salas de aula as novas tecnologias podem servir como melhoria do ensino, porém, precisa haver uma criatividade para buscar formas novas de ensinar, saber utiliza-la como ferramentas facilitadoras e colocando-a a beneficio do educador e dos educandos.
    É claro que o uso dessas novas tecnologias na sala de aula tem que ser refletida de acordo com cada contexto como, por exemplo: qual o ambiente que irá receber essas novas ferramentas tecnológicas, com que frequência elas serão utilizadas – não aposentando as ferramentas tradicionais e essenciais para as práticas pedagógicas – em que eventos elas serão empregadas – irão beneficiar qual público alvo – os profissionais que irão usufruir desses meios tecnológicos são capacitados? Essas são questões que devem ser problematizadas ao falar em novas tecnologias no ambiente escolar.

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    1. Concordo com você Fábio, pois as tecnologias são tão antigas quanto à espécie humana e podem contribuir para o ensino-aprendizagem do educando, as tecnologias trazem consigo os pontos positivos e negativos, portanto cabe aos profissionais serem criativos para buscar novas formas de ensinar usando os meios tecnológicos para facilitar a aprendizagem.

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    2. Boa noite Fábio!
      Realmente o uso das novas tecnologias na sala de aula precisa ser ajustado ao contexto na qual será inserida. Isso evitará que seja feito uso indiscriminado e equivocado das tecnologias.
      Se não for assim, tornar-se-ão meros equipamento ou “artefatos” na escola e não produzirão mudanças na qualidade do ensino. Pois, as mudanças na escola pública não ocorrem por imposição de lei ou pela simples inserção de um computador na escola. A presença física de uma tecnologia na escola precisa ser acompanhada por um projeto pedagógico e um conjunto de práticas para que se produza a melhoria, tão sonhada, da qualidade do ensino em nossas escolas.
      Muito bem Fábio você traz vários questionamentos na sua postagem, sugiro que comentassem sobre um deles, como: "Os Profissionais que irão usufruir desses meios tecnológicos são capacitados?"

      Abraços Virtuais!!!

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    3. Isso Dayanne,
      A produção de tecnologia intensifica-se no século 20 e 21, mas isso não significa que elas tenham surgido só agora! Nossa exposição demonstrou quanto certas tecnologias extremamente avançadas para sua época, vão sendo substituído por outras.
      Você concorda que esses equipamentos ganham outra funcionalidade se contextualizados por uma intencionalidade pedagógica?
      Abraços Virtuais!!!

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    4. olá colega Fábio concordo com você,as tecnologias existem desde do início da nossa geração e como tudo tem seu lado positivo e negativo,em relação ao campo da educação ela tem muito há contribuir e cabe á nós futuros professores decidirmos de que forma utilizá-la em pró de uma educação de qualidade...

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    5. Concordo Fabio quando cita que as tecnologias sempre existiram que elas trazem consigo beneficio e malefícios, cabe ao individuo administrá-las de forma coerente e capacitada sem interferir em seu desenvolvimento pessoal ou profissional, na área educacional.

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    6. Cara professora Benilda, os profissionais que iram usufruir desses novos equipamentos tecnologicos em sua grande parte e especificamente nos interiores da região norte e nordeste do país, vejo que não se encontram na grande maioria capacitados para inserir e manusear tais instrumentos na sala de aula por motivos como, medo de lidar com o novo, falta de tempo ou desinteresses por não participar de programas governamentais que capacitam educandos para lidar com as novas tecnologia, etc.

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  2. À partir do texto de Cysneiros (1999) podemos perceber que o uso de tecnologias nas escolas tem ocorrido com muito insucesso, pois os professores se colocam diante a essa nova realidade com bastante resistência, mais essa é somente mais uma das causas pelas quais o recurso tecnológico não é adotado em muitas escolas, não podemos deixar de colocar a falta de recursos, equipamentos inadequados, e sim, o medo dos professores em serem substituídos pelas máquinas ..
    Larry Cuban ( op.cit,p.5 ) transcreve um poema de uma professora, intitulado “antiquado” que ilustra muito bem o sentimento do educador que se sente ultrapassado pelo discurso das maravilhas das novas tecnologias na educação. citarei aqui um pequeno trecho:
    O senhor Edson nos diz
    Que o rádio superará o professor.
    Já se pode aprender línguas pela victrola
    E o filme dará movimento
    A quilo que o rádio não conseguir..
    (.....)
    Pode-se perceber nesse trecho o motivo pelo qual os professores se negam a usar a tecnologia como uma ferramenta a seu favor, pois as mesmas não irão os substituir mais sim auxiliá-los em sua tarefa, que é a de ensinar....
    o Brasil está com uma política federal que visa colocar 100 mil computadores em escolas e treinar 25 mil professores em dois anos através do projeto PRO INFO, mais segundo Cysneiros a adesão dessas novas tecnologias não significa que as mesmas serão usadas para a melhoria da qualidade de ensino,pois não basta somente aderir essas tecnologias e ainda assim continuar na mesmice metodológica..aceitar essa nova realidade passa a ser um desafio para as escolas, professores e alunos onde a mesma possui seus pontos negativos e positivos.

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    1. Alessandra concordo com vc quando ressalta que os
      educadores tem um certo receio na utilização dessas ferramentas tecnolgicas tendo em vista que para eles é um imenso desafio se adaptarem a tais transformações que ocorrem a cada dia e modificar toda a metodologia que trabalho na rotina escolar. Mas acredito eu que a conciência por parte dos professores de que as tecnologias so irão melhorar seu trabalho deve ocorrer. Pois como ja vimos não há tecnologia alguma que substitua a maior de todas as tecnologias o cerebro humano.

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    2. Boa noite Alessandra e Aline!
      Esse medo parece rondar os professores. Lembro, inclusive, que fizemos essa discussão a cerca do texto de Libâneo (2011) nos falava sobre a preocupação dos professores de serem substituídos pelas tecnologias, que foi logo dissipada por uma reflexão crítica sobre a utilização pedagógica desses recursos.
      Gostei muito da discussão de vocês. Para continuarmos no debate trago um questionamento: Qual o papel do professor no processo de superação da inovação conservadora?
      Abraços Virtuais!!!

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    3. Olá querida Alessandra!!!
      Concordo quando você diz que as tecnologias não iram substituir os professores e sim auxilia-los, mas é necessário que esses profissionais saibam utilizar esses meios tecnológicos.

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    4. olá professora!
      Acredito que o papel do professor nesse contexto, seja o de buscar meios que o possibilitem utilizar as tecnologias da melhor forma possível e buscando formas para que ele juntamente com o o auxílio dessa ferramenta possa fazer com que o aluno desenvolva melhor seu aprendizado...o professor deve ver essa nova realidade como algo que possa ajudá-lo no seu processe de ensino e usar esse instrumento de forma inovadora e não conservadora..

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    5. Saber manusear esses meios tecnológicos não e um enigma tão obscuro ao ponto do professor ser substituído, podemos apenas juntar cimos com as mesmas pra que possamos inovar nossas aulas e adquiramos novos conhecimentos como qualquer outro desafio que iremos enfrentar no decorrer de nosso caminho como futuros profissionais e alunos

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  3. De acordo com o texto, na visão de Paulo Gileno Cysneiros, o uso dessas tecnologias na educação é positiva,para o autor o uso desses recursos tem o potencial de modificar os modos de pensar,de ensinar e de aprender,e até mesmo de ver o mundo, mas a verdadeira mudança que vem ocorrendo deve-se sobretudo á capacidade criativa do professor ou seja,não é a tecnologia em si que está trazendo as inovações para a sala de aula,mas sim os professores que assumem o papel de guiar e estimular os alunos a encontrarem por eles mesmo o que desejam. Os recursos tecnológicos,se bem utilizados podem trazer diversos avanços e um enriquecimento no processo ensino aprendizagem e promover uma consciência pedagógica inovadora. Acredito que devemos participar deste avanço tecnológico com a sociedade em geral e também estar utilizando essas tecnologias com as crianças, é claro que a utilização dessas ferramentas não deve ser usadas somente para fins supérfluos,mas sim para auxiliar no processo de ensino aprendizagem,despertando desta maneira algum tipo de interesse maior na questão do conhecimento e trazer um novo ânimo para o processo educacional em sala de aula.

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    1. Achei muito interessante colega Laiana quando vc deixa bem claro que para que essas tecnologias tenham um aspecto positivo ela deve ser ulitilizada nao de forma neutra caso contrario acabam trazendo so dor de cabeça pois é dessa forma que professores não acabam atingindo mudanças significativas, a questão é utilizar de forma de propicie pensamntos criticos por parte deles mesmos e dos alunos.

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    2. Olá Laiana e Aline!
      Vejam resposta abaixo!
      Abraços Virtuais!!!

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  4. Olá boa tarde, concordo com o ponto de vista positivo da tecnologia da colega Laiana Castro em transformar a tecnologia como grande aliada ao ensino em sala de aula, que seria uma educação inovadora com objetos digitais de aprendizagem com animações entre outros para estimular a atenção e os interesses dos alunos pela educação com o objetivo de facilitar a aprendizagem dentro e fora da sala de aula.

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    1. Bom dia Laiana, Aline e Suzely!

      Interessante notar que as reflexões sobre as tecnologias da informática de Cysneiros (1999), como ele mesmo destaca, são alicerçadas na realidade das escolas carentes, como são a maioria das nossas escolas públicas. Além disso, destaca-se que a inserção das tecnologias não prescinde dos elementos básicos, como por exemplo: a biblioteca, a quadra de esporte, brinquedoteca, enfim, de uma sala de aula com as mínimas condições térmicas e acústicas. Pois, nem sequer isso nossas escolas possuem!
      São as práticas das leituras permanentes que nos abre a possibilidade de entendimento e compreensão da realidade. Essas práticas precisam ser potencializadas pelas tecnologias da informática, como por exemplo, por meio da ampliação do acesso e ampliação do volume obras disponíveis para leituras.
      A questão que fica ainda é a seguinte: como potencializar o uso das tecnologias disponíveis na maioria das nossas escolas públicas, mesmo com tanta dificuldades pedagógicas e infra-estruturais?

      Abraços virtuais!!!

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  5. As Novas Tecnologias em sala de aula segundo o autor são úteis para professores criativos que utiliza os meios tecnológicos voltados para a educação. As NTICs contribuem para a compreensão do educando no processo ensino-aprendizagem mostrando que o uso do raciocínio para construção de invenções tem garantido inovações para a educação, ampliando o ensino-aprendizagem e novas relações entre professor e aluno. “Vejo as novas tecnologias como mais um elemento que podem contribuir para melhoria de algumas atividades nas nossas salas de aula.” (Cysneiros.1999)

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    1. Olá querida colega Dayanne, concordo plenamente com sua colocação sobre as NTICs na contribuição no processo ensino-aprendizagem dos educandos, pois, as NTICs abre um leque de possibilidades para o educador, tais como: jogos educativos, música, desenho, vídeos etc.

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    2. Olá Dayanne, Ladiana e demais alunos!

      As NTIC's geraram infinitas possibilidades teórico-metodológicas que criaram melhorias da qualidade do ensino em algumas escolas, mas em outras não! Não é mesmo!?
      O diferencial está na capacidade de usar criativamente esses recursos para melhorar a relação professor alunos, como vocês destacam. Entretanto, gostaria que vocês nos dessem exemplos da utilização das NTIC's em sala de aula.

      Abraços virtuais!!!

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    3. concordo com você Dayanne pois as tecnologias ajudam muito sim em sala de aula tano o professor quanto os alunos.

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    4. Muito bem colega! infelizmente ainda há em instituição de ensino resistência as NTIC"s. Temos dois exemplos em nossa cidade em duas instituições privadas, não citarei nomes, pois não sei se posso, uma usa as novas NTIC"s de forma conservadora. Enquanto que a outra de forma inovadora. Abraços Virtuais!!

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  6. Sabemos que as tecnologias estão presentes hà muito tempo nas salas de aula, mas nos dias de hoje essas tecnologias estão mais avançada. Depois de ler o texto de Cysneiros, penso que as novas tecnologias servem para auxiliar o professor no seu metodo de ensino. Por exemplo o aluno que prefere estar no jogo eletronico do que prestar atenção na aula, o professor tem que usar adequadamente essas tecnologias para que o aluno passe a usa-lá corretamente.
    Segundo Cysneiros (1999). "Nossa utopia é sempre tentar mudar a história futura para melhor, e não defendo posições tradicionalistas ou contrárias à tecnologia na educação. Vejo as novas tecnologia como mais um dos elemento que podem contribuir para melhoria de algumas atividades nas nossa salas de aula".
    Com isso o professor tem que saber quando deve introduzir as novas tecnologias, para ajudar na formação do seu aluno. Por que não adianta ter novas tecnologias na escola se elas não forem usadas para melhoria do ensino.
    Para Cysneiros (1999). "A presença da tecnologia na escola, mesmo com bons software, não estimula os professores a repensarem seus modos de ensinar nem os alunos a adotarem novos modos de aprender. Como ocorre em outras áreas da atividade humana, professores e alunos precisam aprender a tirar vantagens de tias artefatos'.

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    1. Bom dia Ricardo!

      Considerando o nível de apropriação das leituras tenho certeza que os futuros pedagogos dessa turma saberão utilizar as tecnologias para a produção da melhoria da qualidade de ensino.
      Como podemos tirar proveito dessas tecnologias para o processo ensino-aprendizagem na nossa própria formação e a para a formação de nossos alunos?

      Abraços virtuais!!!

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    2. Podemos aproveitar as novas tecnologias como elemento de auxilio para melhorar nosso método de ensino, se tornando simples e eficaz, e não deixar os nossos alunos de se apropriar desses avanços tecnológicos.

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    3. Olá Ricardo, concordo plenamente com você, quando você fala que o professor precisar utilizar as tecnologias como elemento que venha melhorar o seu método de ensino, mas que para isso o professor tem que usar adequadamente essas tecnologias para que aluno possa usa-la corretamente e só assim haverá um bom aproveito na relação ensino - aprendizagem.

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  7. Partindo do que já foi explicado em sala de aula, e visto no texto de Cysneiros (1999), pude notar que a questão a ser tratada não é tão simples, pelo contrário, poderia me arriscar a dizer que é bastante complexa, pois, as tecnologias nas salas de aula, podem sim contribuir na melhoria do ensino, como também podem apenas servir de inovação conservadora. Podem contribuir na melhoria do ensino, a partir da facilitação que nos trazem através da rapidez com que máquinas como o computador, a impressora e o projetor multimídia nos proporcionam por isso Cysneiros (1999, p. 21), diz “Vejo as novas tecnologias como mais um dos elementos que podem contribuir para melhoria de algumas atividades em sala de aula”.
    No entanto, ainda há barreiras que impedem as tecnologias de chegarem às escolas, e consequentemente aos professores e alunos, muitas das vezes ao chegar, já se encontram ultrapassadas por novas tecnologias, que em alguns casos são até deixadas de lado, não só por já conter algo mais avançado, mas também pela falta de pessoas capacitadas para gerenciar essas máquinas e instrumentos tecnológicos. Isso acontece devido aos professores já terem tarefas redobradas e pouco tempo para manusear tais objetos tecnológicos, com relação a isso, Cysneiros diz que “O professor encontra-se sobrecarregado com aulas em mais de um estabelecimento, falta-lhe tempo para estudar e experimentar coisas novas” (1999, p.12).
    Então no ver, as tecnologias contribuem no ensino com a facilitação que dispõem, mas só são válidas se forem manuseadas por pessoas que as dominem de forma que possa repassar-nos um ensino de qualidade, para que não sirvam apenas como inovação conservadora.

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    1. Quando o colega Isaac menciona que as tecnologias contribuem no ensino com a facilitação que dispõem... concordo com ele, pois, algo novo é sempre visto com expectativas, mas dependerá muto de seu manuseio, portanto, nada adiantará se tais tecnologias forme inibidas do acesso dos alunos, cabe aos professores incentivar o manuseio desse novo processo educacional tecnológicos.

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    2. Caro Tobias, eu discordo quando o senhor coloca que cabe ao professor. Eu penso que o professor só sera um mediador/incentivador para o conhecimento e uso dessas novas tecnologias, é claro que a escola tem que ter uma estrutura para receber essas ferramnetas tecnologicas, os alunos tem que buscar outros meios fora sala de aula para apriorar o que foi passado em sala de aula, o professor tem que esta capacitado para esses meios teconologicos, enfim precisa haver um incentivo de todos.

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    3. Oi Fábio, você discordando do colega Tobias me faz lembrar de uma parte do texto onde o autor Cysneiros (1999) não concorda com os discursos dos defensores da nova tecnologia educacional, pelo fato de mostrarem apenas a resistência do professor em inovar em utilizar essas ferramentas tecnológicas, pois segundo ele é um discurso tentando nos convencer a dar mais importância a objetos virtuais deixando sub tendido que a aprendizagem com objetos concretos em tempos e espaços reais está desatualizado ou seja ultrapassado.

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    4. Bom dia pessoal

      Muito boa essa discussão de vocês! Mas, gostaria de destacar inicialmente que gostei muito da resposta do Isaac, assim como dos comentários de Tobias, Fábio e Maria de Jesus!
      Já pensou se concordássemos em tudo, imagino que a inércia tomaria conta de tudo (rsrs!).
      Pois bem, sobre o debate de vocês, concordo em um ponto, o professor deve ocupar uma posição ativa, assim como os alunos e demais membros da comunidade escolar (equipe administrativa, pedagógica e de apoio) em suas formação. Concordo, penso, também, que nenhuma mudança ocorrerá na escola se o professor não estiver convencido da sua importância. Entretanto, isso não significa que devemos culpar, unicamente, os professores pelos problemas de nossas escolas. Temos um longo histórico de descaso com a escola pública. Enfim, acredito que para que ocorra a melhoria no processo enino-aprendizagem precisamos de uma postura ativa de professores e alunos, por meio de um processo de ensino-aprendizagem fundado em uma perspectiva colaborativa de aprendizagem, onde todos são protagonista da construção do seus próprios conhecimentos.O que vocês pensam sobre isso?

      Abraços virtuais!!!

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    5. Muito bem Maria de Jesus e professora Benilda,
      Eu acredito muito na coletividade e no compromisso de cada um para o desenvolvimento do conhecimento geral, como a senhora mesmo disse professora Benilda Todos Somos Protagonista.

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    6. Sim professora, assim como o Fábio, creio na coletividade, que tanto um, quanto o outro contribuem para o processo de ensino-aprendizagem.

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    7. Concordo com você Isaac, eu acredito que as tecnologias podem trazer melhorias no ensino com a facilidade que novos equipamentos proporcionam, claro que quando são manuseados com criatividade e gerando resultados proveitosos.

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    8. oi professora concordo plenamente com você, os novos equipamentos tecnológicos são ferramentas que vem auxiliar o professor a desenvolver seu trabalho de forma criativa e dinâmica no processo ensino- aprendizagem e com coletividade é a melhor forma de se obter um bom resultado.

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  8. Quando nos deparamos com certas tecnologias em escolas, pensamos logo, tudo ser diferente, pois, o surgimento de algo novo causa expectativas principalmente quando essas tecnologias são abrangedoras no campo educacional, cabe aos professores e aos alunos se adequarem a esse novo método de ensino, portanto, tem-se que ter o cuidado para não repetir as formas ensinadas antes da chegada dessas novas tecnologias, e ter cautela para não acreditar que através dos meios tecnológicos o processo educacional está sendo realizado de forma satisfatória. Só pelo fato das escolas serem contempladas com esses recursos tecnológicos não significará que a melhoria da aprendizagem irá se modificar, pode sim contribuir para tal aprendizado dos alunos, tendo profissionais adequados para utilizar e ensinar essas novas ferramentas tecnológicas aos demais, porém, sem perder o foco que essas novas tecnologias são apenas uma parte que ajudará o meio educacional e não irá substituir o papel fundamental que é o do professor. É o que Cysneiros (1999), afirma:
    “Quando analiso tais tecnologias nas minhas aulas, tenho observado reações espontâneas de professores que se impressionam, fazendo comentários típicos “que maravilha”. Tais reações são indicadoras da crença secular de um grande número de educadores, que ensinar é expos, embora possa dizer ao contrário”.

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    1. Concordo com o meu colega Tobias, quando ele cita que as novas tenologias não vão substituir os professores, e sim vem servi para auxilia-los no ensino aprendizagem, por que o ser humano é a melhor tecnologia, e podemos dominar as máquinas, e o que é preciso e ter profisionais qualificados para saber usar as novas tecnologias.

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    2. bom dia Tobias concordo com seu comentário pois mesmo as melhores tecnologias não vão substituir o professor, pois elas precisam ser dominadas por alguém e o professor e quem as deve dominar.

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    3. Bom dia Tobias, Ricardo e Rutiane!

      O computador possibilita para alunos e professores o acesso a um conjunto muito grande de conhecimentos, por isso, precisamos de um planejamento com objetivos de aprendizagem claros, senão os alunos não saberão se mover nesse mundo de conhecimento.
      Pois, estamos vivendo em um momento de transição, caracterizado por mudanças rápidas, profundas e inovadoras, as mudança que ocorreram sempre serão de alguma forma significativa, pois estamos ampliando nosso leque de aprendizagem. Ou seja, para Cysneiros (1999) há vários tipos de inovação conservadora, umas ajudam a desenvolver habilidades como: digitação, construção de gráficos, outras mídias dão ao aluno a sensação de ter aprendido quando na verdade só reproduziu o que o professor ensinou. Vocês acham que isso vai gerar possibilidade de construção autônoma, crítica e criativa de novos conhecimentos?

      Abraços virtuais!!!

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    4. Eu acho que não, por que se for só pra reproduzir o que outros já construiram, com certeza esses alunos não se tornarão críticos nem criativos, o professor precisa usar as novas tecnologias para desafiar esses alunos a produzirem por si só.

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    5. amigo do belo prazeres, Tobias,compartilho da sua ideia. eu acho que nenhuma maquina inventada pelo homem pode substituí-lo,porém elas tem sua serventia, quando são usadas de forma inovadora e coesa, como afirma CYSNEIRO (1999):Em escolas informatizadas, tanto pública como particulares, tenho observado formas de uso que chamo de inovação conservadora, quando uma ferramenta cara é utilizada para realizar tarefas que poderiam ser feitas, de modo satisfatório, por equipamentos mais simples.

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  9. Quando abordamos a temática tecnologia e educação, passamos a perceber que são assuntos que vem sendo discutidos desde há muito tempo, e que vem sofrendo alterações em seu contexto histórico. Porém, tanto a educação quanto as tecnologias vem sofrendo essas mudanças, e percebemos também nos dias atuais constantes transformações tanto numa quanto na outra.
    Na realidade em que vivemos hoje, percebemos a inter-relação voltada à tecnologia e a educação, onde a tecnologia passa a servir como elemento obrigatório para a melhoria do ensino.
    Para que haja melhoria na educação com o auxilio da informática nas escolas, é preciso que o governo faça investimentos nos espaços educacionais de determinados números de computadores, ofertando laboratórios de informática e cursos preparatórios para professores, para com isso poder lhe dar com essas tecnologias. Sendo assim o professor se tornará um bom profissional da área voltada à tecnologia educacional. Portanto só assim as tecnologias se tornam elementos de contribuição para a melhoria do ensino, por isso Cysneiros (1999), afirma que:
    Nossa utopia é sempre tentar mudar a história futura para melhor, e não defendendo posições tradicionalistas ou contrárias às tecnologias na educação. Vejo as novas tecnologias como mais um dos elementos que podem contribuir para melhoria de algumas atividades nas nossas salas de aula. Por outro lado, também não adoto o discurso dos defensores da nova tecnologia educacional, que mostram as mazelas das escolas (Algo muito fácil de fazer), deixando implícito que nossos professores são dinossauros avessos a mudanças.

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    1. Bom dia Manoel!
      Gostei muito da sua discussão, destaca os dois lado desse processo, tanto a necessidades de políticas públicas, assim como a construção de "saberes necessários a pratica educativa", como diz Freire (2011). Mas, gostaria de saber se você acredita que os professores são avessos às mudanças que as tecnologias nos trazem? Por quê?

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    2. Olá colega Manoel!!
      Concordo quando você diz que as tecnologias vem sofrendo alterações no seu contexto histórico e podemos perceber também que esses avanços estão acontecendo com um espaço de tempo cada vez mais curto, cabe a nos futuros profissionais da educação utilizar e acompanhar de forma positiva cada mudança que ocorre no meio tecnológico.

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    3. Não. Por que a partir do momento que o professor passa adquirir conhecimento sobre essas novas tecnologias ele vai perceber que elas servirão como auxilio que vem ajudar a melhorar nas suas metodologia de ensino, com isso os resultado tornam-se um sucesso na relação ensino - aprendizagem.

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    4. olá Manoel!
      desculpe-me, mais acho que há sim uma certa aversão dos professores em relação a essas mudanças que a tecnologia traz consigo, pois os mesmos sentem -se ainda excluídos ou melhor dizendo substituídos por essas novas ferramentas tecnológicas..

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  10. As novas tecnologias na sala de aula,podem sim trazer grandes benefícios e desenvolvimento para o ensino, desde que tenha uma boa articulação entre teoria e prática. De acordo com Cysneiros (1999), é preciso que as novas tecnologias sejam usadas por professores criativos, que saibam utilizá-las facilitando a comunicação e a vida do professor e do aluno, possibilitando criar transparências em pouco tempo, respondendo as dúvidas de alunos, quebrando monotonia e preparando rapidamente material para as aulas seguintes. Do contrário será apenas uma inovação conservadora, com auto investimento e pouco resultado. " A presença de tecnologia na escola, mesmo com bons software, não estimula os professores a repensarem seus modos de ensinar nem os alunos a adotarem novos modos de aprender". Cysneiros (1999).

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    1. Boa tarde Hamilton!

      Você destaca características importantes para a prática do professor. Faz-se necessário, entretanto, destacar que não são apenas os professores desta ou daquela disciplina, devem ser todos, independentes das disciplinas que ministrem. Além disso, os técnicos e gestores devem possuir formação que lhe permita desenvolver condições para que os professores possam realizar um bom trabalho.
      Em escolas sem planejamento, sem PPP, com gestores que não reconhecem a importância da prática dos professores sobre a informática educativa, dificilmente poder-se-á desenvolver práticas educativas que ajude a formar indivíduos críticos, criativos, com autonomia suficiente para conduzir de forma colaborativa o seu processo de formação humana e profissional.
      O que pensa sobre essa afirmativa?

      Abraços Virtuais!!!

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    2. Compartilho dessa ideia, e quando você diz: os técnicos, os gestores devem possuir formação [...], eu imagino aquelas escolas que não possuem técnicos e outros profissionais que corroborem para a realização de um bom trabalho na esfera da informática educativa, foi por isso que destaquei professores. Mas é óbvio que precisa de uma articulação no todo. ABRAÇOS VIRTUAIS!

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  11. Na análise do presente texto pode se perceber que Cysneiros (1999), desenvolve um trabalho grandioso quando analisa as tecnologias no processo educacional, expondo que precisa se atentar como os educadores de modo geral estão trabalhando com a mesma. As mudanças tecnológicas estão ocorrendo e é preciso que haja transformações que visem aproveita-las para garantir um ensino de qualidade, pois em algumas instituições esses meios são usados de forma equivocada, desconexa pois professores ficam deslumbrados com a facilidade e praticidade que desempenham essas ferramentas e de certa forma esquecem de existe outros modos de educar, e quando se usar a tecnologia garantir ao educando toda a essência não apenas ao acesso de conteúdos mas que deixe os cientes para analisar e produzir pensamentos críticos. Segundo Cysneiros as tecnologias podem desenvolver uma imensa contribuição na formação dos indivíduos tendo em vista que deve ser usada como ferramenta inovadora, mas não deve se temer jamais a substituição do professor pois as tecnologias por si só não garantem um bom aprendizado mas ambas trabalhando de forma útil para um desempenho gratificante “Um bisturi a laser não transforma um médico em bom cirurgião, embora um bom cirurgião possa fazer muito mais se dispuser da melhor tecnologia medica, em contextos apropriados”. Cysneiros (1999).

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    1. Olá Aline!

      Muito legal o exemplo do "bisturi a laser" é um exemplo cabal do que acontece com a inserção da informática educativa. O desafio está no processo de inclusão digital enquanto um direito social.
      Concordo com você, não temos que temer a substituição do professor pelas tecnologias. Não todos pelos menos (rsrsrs!!!), Em outros termos, professores que não estudam, não pesquisam, não compreendem a dinâmica da vida social e das técnicas sempre serão substituídos, por pessoas ou máquinas!
      Vocês não concordam comigo!

      Abraços virtuais!!!

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  12. Cysneiros (1999) vem nos dizer que o uso da tecnologia em sala de aula tem perpassado por várias experiências. Cuban (ii) estudou a introdução do rádio, filme, tv e computador em uma escola norte-americana, desde o início deste século até 1980 sua conclusão, é que o uso de artefatos tecnológicos tem sido uma história de insucesso.
    Suas pesquisas apontam prováveis causas de insucesso na inovação, tais como: falta de recursos, resistência dos professores, burocracia institucional e equipamentos inadequados.
    Cuban previu o acesso a internet por todos os alunos independente de condições sociais se tornando o pioneiro no discurso da tecnologia.
    Ele não estava errado em suas previsões, pois hoje podemos ver e analisar suas palavras dentro do nosso cotidiano, mesmo em sua época o discurso ainda continua atual e ainda vai se perpassar por muitas gerações, pois o futuro pensado por ele é o nosso presente em que novos olhares sobre o futuro estão sendo construído por nós.

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    1. Boa noite Ladiana!

      Não são poucas as dificuldades para se implementar o uso das tecnologias em nossas escolas. Mas, apesar dessas dificuldades, as tecnologias têm gerado bons frutos para nossa formação e de nossos alunos. Entretanto, penso que não podemos desconsiderar as assimetrias sócio-espaciais referentes às condições de acesso à internet. As desigualdades sociais e a concentração de renda são problemas graves de nossa sociedade que se refletem negativamente em nossas experiências educacionais.

      Abraços virtuais!!!

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    2. Cara amiga e colega Ladiana, os problemas são muitos a respeito do aperfeiçoamento e utilização dos meios tecnológicos pelos nossos educadores devido a resistência dos mesmos, muitos se impôe os meios por desconhecer seus benefícios para melhoria da pratica ensino-aprendizagem.

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  13. Estamos vivendo um tempo de muita inovação em todos os sentidos e como não poderia deixar de ser, as escolas estão participando desse processo e como sempre tendo o papel principal no desenvolver de novas políticas que não só introduza novas tecnologias nas escolas mas que desenvolva meios para que todos participem desse processo inovador. A introdução de novas tecnologias requer dos professores uma nova reconfiguração em suas práticas e dos alunos um grande compromisso com seu aprendizado.
    Segundo CYSNEIROS (1999). A presença da tecnologia na escola, mesmo com bons software, não estimula os professores a repensarem seus modos de ensinar, nem os alunos adotarem, novos modos de aprender. Como ocorre em outras áreas da atividade humanas , professor e alunos precisam aprender a tirar vantagens de tais artefatos.
    Então mesmo com todo aparato inovador que as tecnologias proporcionam cabe a professor criar metodologias inovadoras, do que adianta as novas tecnologias se os métodos educacionais continuam os mesmos.

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    1. Boa noite Rutiane,

      Interessante seu destaque do textos de Cysneiros, inclusive já realizado por outros colegas!
      Nesse sentido solicito que nos mostre exemplo de metodologias inovadoras que você se refere!

      Abraços virtuais!!!

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  14. As tecnologias ajudam na melhoria do ensino ou servem apenas como inovação conservadoras?
    Segundo (CYSNEIRO 1999). “As tecnologias são boas e úteis, mas depende e exige muito do educador ser um mestre criativo”. Dentro deum contexto apropriado, as tecnologias podem ser usadas como recurso didático para chamar atenção do aluno para o conteúdo da aula, e não para as determinadas telas e cores que a ferramenta oferece que são também expostos juntamente ao conteúdo da aula.
    De acordo com as pesquisas realizadas no qual o autor faz uma relação entre o ser humano-máquina – realidade, sendo que em suas observações descobriu grandes deficiências. A realidade das maiorias das escolas públicas do nosso país e mesmo da américa latina, escolas rurais de comunidade carentes, que ainda sofre com os males consideráveis, são as que mas chamam atenção chagando ao ponto de concluir que o uso de artefatos tecnológico nas escolas tem sido uma história de insucesso para a educação, sendo que o fato de colocar equipamentos nas escolas não significam que as novas tecnologias serão usadas para a melhoria e qualidade do ensino. Haja vista que as formas de uso contribuem para o não sucesso, que determinamos como inovação conservadora, sendo que as mesmas atividades apresentadas utilizando ferramentas caras, poderia ser apresentada de modo mais satisfatório por equipamentos simples.
    Portanto CYSNEIRO vê um paradigma com esse tipo de construção de uma nova forma de ensinar e aprender, no qual nossas escolas e professores ainda não possuem ambientes favoráveis a este tipo de atividades, daí a importância da criatividade para lidar com as máquinas sem tornar os alunos mause da tecnologias. Mas proporcionar pensamentos críticos de algo no qual se vê todos os dias.

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    1. Boa noite Geisinaldo!

      Muito bem elaborado sua compreensão do texto, você traz elementos que apontam a discussão entre tecnologia e educação. Para ampliarmos a discussão, nesse sentido pergunto: o que você entendeu quando o autor analisa a relação internet, informação e educação, na página 18???

      Abraços Virtuais!!!

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  15. ola Fábio bom dia! concordo plenamente com o seu comentário,porém acho que o autor vai mais a fundo na questão de ensinar e aprender,mas compartilho da sua fala porque o autor escreve esse texto em outra década e isso influencia bastante.haja vista que hoje as tecnologias ajudam bastante e trazem sucesso em determinadas situações.

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    1. Obrigada Geisinaldo pelo comentário!

      Faz-se necessário contextualizar historicamente essa analise. Acredito, entretanto, que mesmo com imenso desenvolvimentos das tecnologias, no momento histórico atual, ainda ocorre em muitas escolas um processo de inovação conservadora. Você não concorda?

      Abraços virtuais!!!

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  16. De acordo com a análise do texto apresentado por Paulo Gileno CYSNEIROS em Novas tecnologias na sala de aula: Melhoria do ensino ou inovação conservadora? Relata-nos sobre os novos desafios para uma qualidade de ensino através da comunicação e tecnologia da informática.
    O autor analisa escolas e comunidades nos anos de 1999 e considera que os avanços tecnológicos não são da realidade de pessoas carentes, por isso achando viável o uso de bibliotecas, copiadoras, retroprojetor e outros recursos de comunicação, recursos este que podem também ajudar no desenvolvimento considera ainda que as tecnologias trabalhadas por pessoas criativas dentro dos contextos apropriados podem auxiliar no desenvolvimento e aprendizagem dos educandos. Na maioria das vezes argumenta que as tecnologias podem prejudicar esse desenvolvimento tipos como: plágios, facilidade de comunicação e vida do professor, cansaços por parte dos alunos após as novidades, modos de aprendizagem dos alunos, releitura no modo de ensinar do professor.
    Com as falas de CYSNEIROS (1999, P16) “[...] nas mãos de mestres criativos, dentro de contextos apropriados”, argumento ressaltando que Paulo Gileno Cysneiros viveu na época de 1999 onde os avanços tecnológicos não eram de realidades de famílias e escolas carentes, por esses motivos alegava que as tecnologias podem facilitar como prejudicar dependendo de quem opera essas ferramentas. Acredito que as tecnologias podem auxiliar para a melhoria do ensino, professores, pais e escolas podem oferecer situações desafiadoras que motivem diferentes respostas, estimulando a criatividade e a descoberta através de ferramentas como software, slides, mídias etc proporcionando assim novas maneiras de aprendizagem.Assim bem organizados eles estarão a serviço da ética, do preparo para os bons costumes, da formação e da educação do aprendiz, resultado de bom equilíbrio nos sentimentos e emoções e na direção para uma reflexão de vida, em toda etapa dela. Contudo esse tipo de construção de novas formas de ensinar e de aprender exigirá de nós paciência, descoberta e criação.

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    1. Muito Bem Leidy!

      Você destaca pontos relacionados com a temporalidade da construção do texto, trazendo aspectos críticos que autor levanta quando trata do “mundo das tecnologias digitais” destacando que esse contexto não correspondem à realidade da classe menos favorecida. Mas não podemos descartar a possibilidade de utilizar as tecnologias educacionais. Precisamos tomar cuidada do com a evolução e consequências do uso da NTIC’s com o plágio, esse é um grande problema. Os alunos deixam de pensar! Perde-se a perspectiva da autoria, com a cópia frequente de texto e ideias da internet sem citar a fonte.
      Talvez seja esse o grande dilema das tecnologias. Utiliza-las no sentido da melhoria da sociedade. Pois, contraditoriamente, ao mesmo tempo que pode ser muito positivo o acesso a uma infinidade de livros e revistas eletrônicas, por outro lado, esse material nas mão erradas poderá ser usado para práticas ilícitas de cópias e plágios. Não é mesmo!?

      Abraços virtuais!!!

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    2. Olá colega Lediane gostaria de completar seu argumento a respeito das tecnologias da educação, acredito que não adianta instrumentos em sala de aula se o professor não sabe opera-la, tornando assim inovação conservadora, lembre-se que temos recursos de comunicação como jornal, revistas, rádio etc, para o professor trabalhar sem precisar totalmente do computador.

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  17. De acordo com o texto ''NOVAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA:MELHORIA DO ENSINO OU INOVAÇÃO CONSERVADORA?'' há educação tecnológica pode-se dizer que: Segundo GYSNEIROS (1999), baseando-se na história da tecnologia educacional e uma analise fenomenológica da relação ser humano - máquina - realidade, examina uso das novas tecnologias da informação caracterizados como inovação conservadora em educação, como também aspectos de comunicação na sala de aula que podem ser transformados, ampliados ou reduzidos com os recursos da informática.
    Com isso, pode - se perceber que a relação homem - máquina é indispensável para o desenvolvimento educacional, a mídia está presente na realidade social do indivíduo, desde a sua infância, sendo também educados por este meio eletrônico trazendo uma relação prazerosa aprendendo vendo as histórias que os outros contam.
    Devido a novos olhares a mídia, oferece ao educador novos meios de elaborarem suas aulas com melhores êxitos,através de recursos é claro o domínio da atenção e colaboração dos alunos.Tecnologia oferece aos educandos todos os tipos de ferramenta para que possam aprender e usarem de forma correta em benefício a seu aprendizado.
    Portanto, é preciso que os professores e escolas estejam atualizados para transmitir aos seus alunos saberes diversificados e que usem a tecnologia para a melhoria da educação.

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    1. Obrigada Aldariete pela postagem!

      Entendo que autor lança mão da fenomenologia para compreender a inserção da tecnologia no processo educacional brasileiro. Nesse sentido ficou ainda uma dúvida: o que você entendeu sobre a concepção fenomenológica da tecnologia educacional, conforme o autor discute a partir da página 20 (vinte) do texto?

      Abraços virtuais!!!

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  18. Analizando o texto "Novas Tecnologias na Sala De Aula: Melhoria do ensino ou inovação Conservadora" pude perceber que as tecnologias ajudam muito quando os recursos são bem empregados, e quando há espaço físico no ambiente escolar uma aula apresentada através de videos, data show, computadores facilitam as aulas, pois nossos jovens do século XXI interressam-se mais pelas tecnologias do que o tradicionalismo.
    Olhando por outro lado, o governo emprega recursos em projetos inovadores onde as máquinas, computadores chegam a escola sem verificarem se há espaço físico para tais tecnologias.
    portanto as tecnologias ajudam sim nas salas de aula, como é bom assistir uma aula de Biólogia por exemplo em um laboratório, com todos aparatos tecnológicos as aulas se tornas interessantes cada vez mais.

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  19. Segundo o autor Cysneiro (1999), em seu texto nos mostra questões que nos levam a reflexões criticas a respeito do uso das tecnologias no ambiente escolar, de modo que vem ocorrendo de maneira despreparado e desigual. O uso das tecnologias já é algo corriqueiro na sala de aula, tornando esta ferramenta habitual inclusive nas escolas com mais acessos, mas muitas escolas ainda não estão adequadas para receber e utilizar esses equipamentos, pois inserir esses recursos não é tão fácil como parece, cada escola tem sua realidade, e acompanhar esses avanços acaba por deixar alguns educadores sem uma preparação adequada, porem as tecnologias precisam ser utilizadas de forma correta para que possam trazer grandes benefícios para a educação, mas se usadas de forma incorreta passam a ser uma desvantagem, pois usando-as corretamente esta serve de suporte para as melhorias no processo de ensino-aprendizagem.
    “Neste sentido, as realidades possibilitadas pelas novas tecnologias da informação podem ser alienantes (....) “ (Cysneiro1999) pag 21

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    1. Boa noite Maria!
      Penso que esse texto de Cysneiros (1999), nos traz grandes contribuições para a reflexão sobre o papel das tecnologias na educação e você destaca isso em sua postagem. Para complementar a sua postagem, gostaria que refletisse sobre a seguinte questão: como as novas tecnologias da informação podem ser alienantes?

      Abraços virtuais!!!

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  20. Na realidade as escolas da rede públicas neste municipio vem sofrendo com essa falta de atenção as maquinas doadas pelo ministério da educação, pois os computadores por exemplo, foram entregues as escolas com intuito de informatizarem e formar as turmas de informaticas mas na realidade não acontece assim os computadores estão empilhados em salinhas e nem previsão para serem instalados.

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  21. Segundo o autor Cysneiro (1999), em seu texto nos mostra a realidade das tecnologias em sala de aula que a presença de tecnologia nas escolas, mesmo com bons software, não estimula os professores a repassarem seus modos de aprender. Como ocorre em outras aréas da atividade humana, professores e alunos precisam tirar vantagem de tais artefatos.portanto devemos nós esforçar ao máximo em nos atualizar para utilizarmos essas novas tecnologias que são nos ofertadas.

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    1. Boa noite Marta!

      Considerando suas três postagens podemos afirmar que todas elas destacam as inúmeras dificuldades enfrentadas no processo de inserção das tecnologias em nossas escolas. Mas, fica explicito, também, que você considera a sua imensurável importância para a realização de um ensino de qualidade social.
      Nesse sentido cabe um questionamento: Como você acredita que podemos superar essas dificuldades em nossas escolas?

      Abraços Virtuais!!!

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    2. Olá Professora Boa noite!
      Eu acredito que se tivesse um bom espaço fisico para tais tecnologias por exemplo, não muito longe daqui da cidade em um povoado a escola funciona em um barracão, e a oito anos chegaram para lá antenas de tv a cabo, computadores, e várias máquinas tecnológicas e estão até hoje guardadas na casa de uma professora responsavél, ou seja que adianta o governo investir lá em Brasilia se chegando nas escolas os projetos paralizam por falta de espaço fisico.
      abraços virtuais Professora Benilda.

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  22. Segundo o autor Cysneiros (1999) Apesar dos avanços tecnológicos e o treinamento de professores em cursos intensivos e a inserção de equipamentos nas escolas não significa que as novas tecnologias serão usadas para a melhoria do ensino pois tanto as escolas públicas quanto as privadas informatizadas ainda utilizam de forma inadequada ou seja ambas não exploram os recursos tecnológicos de forma qualitativa mudando assim o formato do ensino por isso o autor caracteriza como inovação conservadora pois o que muda são as aparências o modo de ensinar dos professores continua o mesmo.
    Porém as tecnologias podem contribuir sim para a melhoria de algumas atividades nas salas de aula e são uteis quando utilizada por professores criativos. Nesse sentido o autor Cysneiros (1999) enfatiza que: “...podem facilitar a comunicação e a vida dos professores possibilitando criar transparência em pouco tempo, praticamente durante uma aula, para responder as dúvidas de alunos, quebrar a monotonia e preparar rapidamente material para aulas seguintes”. No entanto cabe a todo corpo docente da escola saber usufruir de suas facilidades sem deixar de ter um olhar crítico em relação a esses meios tecnológicos.

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    1. Muito bem Maria de Jesus!
      Sua postagem me fez lembar de um trecho do texto na página 20, que trata de assunto correlatos. Nessa citação Cysneiros (1999) diz o seguinte: "embora devamos perseguir o ideal de uma aprendizagem estimulantee auto motivadora - em salas de aulas ricas em recursos e com respeito à individualidade e espontaneidade do aprendiz - sabemos que além do prazer da descoberta e da criação, é necessário disciplina, persistência, suor, tolerância a frustação, aspectos do cotidiano do aprender e do educar que não serão eliminados por computadores (CYSNEIROS, 1999, p. 20). O que você pensa sobre isso?

      Abraços Virtuais!!!

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    2. penso que os meios tecnológicos como o computador é apenas um meio de se repassar conhecimento vai depender muito do professor,do aluno em querer aprender pois tanto os meios tecnológicos quanto o professor tem sua importância os seja para se ter uma educação de qualidade ambos são essenciais.

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  23. Ao analisar o texto de Paulo Gileno CYSNEIROS percebe-se o processo histórico da tecnologia educacional, mediadas pelas novas tecnologias da informação, o autor faz muitas criticas em relação às ferramentas tecnológicas inserida na escola, que sua vez tem sido uma historia sem sucesso falta criação e ampliação das politicas publica que venha subsidiar o professor com sua metodologia em sala de aula. CYNEIROS afirma “o fato de se treinar professor em cursos intensivos e de se colocar equipamentos nas escolas não significa que as novas tecnologias serão usadas para a melhoria da qualidade do ensino”, ainda de fato percebemos as tecnologias de inovação conservadora, na escola mesmo com todas as instrumentalizações na escola, o professor utiliza dela mais metodologia tradicional.

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  24. Caro amigo Clayton, respeitosamente compreendo vosso argumento a respeito das tecnologias na área da educação, devo enfatiza que no meu vê o autor CYSNEIROS deixa claro em seus textos que as tecnologias podem contribuir para o ensino aprendizagem de nossos educando, apenas as pessoas dos anos de 1999 não estavam adaptados a essa realidade, acredito que as tecnologias podem auxiliar para a melhoria do ensino, professores, pais e escolas podem oferecer situações desafiadoras que motivem diferentes respostas, estimulando a criatividade e a descoberta através de ferramentas como software, slides, mídias etc proporcionando assim novas maneiras de aprendizagem. Recursos de comunicação como jornal, revista, rádio e outros também podem auxiliar, contudo basta a pessoa saber explorá-lo fazendo assim a interdisciplinariedade.

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    1. Boa noite Clayton e Leidy!

      Acredito que Cysneiros (1999) faz uma analise extremamente importante sobre a inserção das novas tecnologias na sala de aula, ele quer saber se essas tecnologias contribuem para a melhoria do ensino ou para a inovação conservadora. Ou seja, o texto aponta que essas tecnologias contribuem sim para a melhoria do ensino em nossas escolas.
      Abraços virtuais!

      Abraços virtuais !!!

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  25. Bom dia meus Querid@s alun@s!

    Parabéns pelos comentários, eles têm explicitado que o nosso FÓRUM DE DEBATE tem superado nossas expectativas no sentido de possibilitar uma apropriação cada vez maior do texto base de Cysneiros (1999).
    Fiz uma análise geral das participações no fórum de debate e a partir disso elaborei algumas orientações adicionais para a participação de vocês nessa atividade.

    As orientações são as seguintes:

    1- Os alunos que ainda não participaram da atividade, estamos aguardando-os;
    2- Quando fizerem citações diretas não esqueçam de indicar, entre parênteses, a referência completa com o nome do autor (em letras maiúscula), ano e página;
    3- Vamos continuar interagindo de forma interrogativa com os colegas;
    4- Ao elaborarem as suas postagens não esqueçam de responder a questão apresentada no comando do Fórum;
    5- Os alunos que foram mencionados com questionamentos precisam interagir;
    6- Ao fazerem as postagens não esqueçam de verificar se outros colegas ainda não destacaram o fragmento que irá citar;
    7- Solicito que nas suas postagens mencionem os tópicos que estão discutindo do Texto.

    Abraços virtuais!!!

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  26. Segundo Paulo Gileno Cysneiros (1999) o texto apresenta considerações à respeito das funcionalidades de ferramentas tecnológicas na educação. O autor comenta sobre a falta de qualidade na estrutura e no serviço, entretanto ele destaca também o trabalho de professores que atuam de maneira criativa em meios de dificuldades.
    O autor expõe o estudo produzido por Larry Cuban que analisou a introdução do rádio, filme, tv e computador nas escolas norte americanas. Este estudo demonstrou a ocorrência de ciclos de modo que as tecnologias são lançadas posteriormente para a implantação de legislação para o seu uso, a tentativa de utilização pelos professores até que tem-se a produção de outra tecnologia que inicia em novo ciclo.
    Desta forma Cubam caracteriza esse ciclo como insucesso e comenta à respeito de grandes esperanças na criação de tecnologias para a educação. Cysneiros (1999) “completa a proposta que não atingiram muitas escolas”.
    Finalizando sua introdução o autor propõe em primeiro ponto de discussão que envolve-se com uma definição dele, denominada “inovação conservadora” essa tentativa delineia-se sobre o uso equivocado de ferramentas tecnológicas caras, por funções que poderiam ser desempenhadas por instrumentos mais simples, de modo que, não são explorados os recursos de ferramenta e acaba por não atingir mudanças significativas no serviço da escola.
    À partir desse conceito é feito uma ponderação dos fatos seguintes, um exemplo muito pertinente, em que professores mal instruídos acabam por utilizar as tecnologias como instrumento de continuação de modelos tradicionais, mesmo que sua metodologia aparente ser tecnológica. Esse é um fato muito recorrente atualmente em escolas e universidades, segundo o autor a diferença está na intenção do profissional e na sua preocupação com os alunos, de modo que esses possam se relacionar no processo de ensino de maneira mais participativa e não meramente passiva.
    Outro ponto de reflexão está na quantidade de informação que a internet possui o professor deve estar ciente da existência dessas informações mais deverá desempenhar um papel crítico e analítico à respeito da importância da sua totalidade para o contexto educacional.
    Como por último tema o autor desenvolve uma discussão a respeito de uma concepção fenomenológica da metodologia educacional. Dessa forma é promovido uma análise à respeito das relações entre homem e o mundo através da máquina, gera-se assim uma seleção de determinados aspectos de realidade, com ampliações e relações tornando a tecnologia como um instrumento de interferência intelectual. Por meio desse o autor Cysneiros (1999) desenvolve reflexões importantes e atuais.
    As discussões expostas contribuem para analisar como essas ferramentas estão sendo utilizadas e são de grande valia para a informação e qualificação dos professores como uso pertinente a respeito das tecnologias na educação

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    1. Muito bem Grácila!
      Você apresenta um resumo do texto destacando os pontos importantes para você. Parabéns pelo comentário, se articula com o que tenho defendido, uma das tarefas mais importante da tecnologia, seria nos ajudar a compreender a vida na sua complexidade e movimento. O que acha dessa afirmativa?
      Abraços virtuais;

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    2. professora eu tenho uma duvida em relação ao tcc eu tenho que elaborar um tema começar a escrever pra depois solicitar um orientador? como faz?, eu gostei muito da sua disciplina e me encantei por tanto conhecimento que a senhora possuem e demonstrou em sala de aula.e nesses meses que vamos ficar sem aula vou elaborar meu tema e quero muito que a senhora seja a minha orientadora nesse trabalho.

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  27. olá!
    O texto de Cysneiros nos mostrou, que a utilização das tecnologias no ambiente escolar, como método de ensino, pode ajudar na melhoria e qualidade da educação, sendo que esses meios tecnológicos contribuem para trabalhar conteudos de maneira criativa, no entanto, também podem efeitos contrários no ensino, porém, quando não manuseados corretamente, desta maneira, da-se o nome ao termo que Cysneiro usa como inovação conservadora, em que o professor utiliza as tecnologias sem um proposito educativo, e acaba manuseando os mesmos métodos tradicionais, não havendo nenhum avanço educacional.
    A meu ver, o que o autor menciona em seu texto, é que as tecnologias ajudam na educação, basta que seja utilizada corretamente, tendo em vista, que é um instrumento de suma importancia nos dias atuais, já que esta presente em quase todass as situações de nosso cotidiano, e cabe ao professor manusea-la com intenção de principios educativos para um melhor ensino e aprendizagem de seus alunos.

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    1. Concordo com você colega Suzane,para que as tecnologias tenham efeito na educação os professores devem usa-las de maneira correta para que possamos ter êxito em uma educação inovadora e agradável.Fazendo com que a antiga educação tradicional saia das salas de aula e os professores passem a ir em busca do conhecimento tecnológico para a implementação de sala de aula.

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    2. não Arlan, eu penso diferente, ambas as escolas tem suas características e se fazem útil de acordo com o contexto de cada região, não deve haver a substituição de uma escola Tradicional por uma escola com Inovação Tecnológica.

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    3. Olá colega Suzane!
      Concordo plenamente com seu texto, pois tenho a mesma concepção de que essas novas tecnologias ajudam o professor a trabalhar de forma dinâmica o uso dessas ferramentas, desenvolvendo em sala de aula atividades e propondo ao aluno compreender melhor a temática a ser trabalhada, e que por meio desses instrumentos, faz com que o professor amplie seus conhecimentos proporcionando ao aluno um ensino aprendizagem no que desrespeito a uma educação de qualidade. Sendo assim, cabe ao professor saber utilizar essas ferramentas corretamente, ou seja, tirando vantagens fazendo um bom uso delas.
      Abraços virtuais!

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  28. As tecnologias em sala de aula deveriam ajudar na melhoria do ensino, se fosse utilizada de maneira correta e eficaz, mas se observarmos não é bem isso que está acontecendo. Muitas escolas hoje possuem instrumentos tecnológicos que poderiam sim estar ajudando no processo ensino-aprendizagem, se não fosse a rejeição dos professores ou sua utilização inadequado, falo isso pelo simples fato de professores tradicionais não se inovar, usando tais instrumentos para ajudar no processo de ensino, ou daqueles que os utilizam só por utilizar ou chamar a atenção dos alunos cansados do giz e lousa.
    Precisamos fazer uso desses instrumentos para ajudar a melhorar a educação, mas para isso segundo Cysneiros “[...] professores e alunos precisam aprender a tirar vantagens de tais artefatos (1999, p. 18)”. Não podemos fazer uso de tais instrumentos simplesmente por está na moda ou porque se não utilizarmos ficaremos desatualizados. Se pararmos para pensar é isso que de fato está acontecendo, professores estão sendo treinados para utilizar esses instrumentos em sala de aula a qualquer custo, os instrumentos estão adentrando as escolas porque elas precisão de qualquer maneira melhorar a qualidade do ensino.
    Segundo Cysneiros;
    “o fato de se treinar professores em cursos intensivos e de se colocar equipamentos nas escolas não significa que as novas tecnologias serão usadas para melhoria da qualidade do ensino (1999, p. 18)”.
    A existência dos instrumentos tecnológicos, assim como o domínio técnico dos mesmos pelos professores não e o suficiente para a melhoria da qualidade do ensino. É preciso buscar objetivos reais para sua utilização, não apenas utiliza-los como inovação conservadora, que é o que de fato está acontecendo, acrescenta-se um instrumento novo, mas a metodologia e a mesma, só que agora com uma oura roupagem.
    Precisamos saber quando e como utilizar esses instrumentos em sala de aula, se realmente estivermos interessados em melhorar a qualidade do ensino, caso contrario teremos um motivo a mais para nos sentirmos frustrados em nossa profissão.

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  29. Como a colega Dicelma destacou no seu comentário que as novas tecnologias devem ser usadas para a melhoria na qualidade do ensino, concordo com ela, nós como futuros professores temos que fazer a diferença, lutar por uma educação de qualidade, explorar essas novas tecnologias a favor da educação, portanto esse é o nosso desafio !

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  30. A utilização da tecnologia em salas de aula ainda é de certa forma apenas uma inovação conservadora, como nos mostra o texto do autor Paulo Gileno CYSNEIROS, que segundo ele o uso das tecnologias em salas de aula tem sido de pouco sucesso, e as prováveis causas são faltas de recursos, resistência dos professores, equipamentos inadequados e etc. Isso acontece principalmente nas escolas públicas onde a instituição depende das politicas públicas.
    Cysneiros destaca que a tecnologia quando não é usada para a melhoria do ensino, ela é considerada de inovação conservadora, como podemos analisar em seu texto quando diz "[...] chamo de inovação conservadora, quando uma ferramenta cara é utilizada para realizar tarefas que poderiam ser feitas, de modo satisfatório, por equipamentos mais simples..." CYSNEIROS,1999,p15. Nessa questão não tem como não concorda com ele, pois podemos utilizar em vez da tecnologia outros recursos mais baratos e criativos como, por exemplo, cartazes, revistas, jornais, livros didáticos entre outros. Não que as tecnologias digitais não sejam úteis para o ensino, mas é preciso que saibamos usa-las de forma adequada, dentro de contextos apropriados e com profissionais preparados, para que essas tecnologias venham ser empregadas de formas proveitosas.

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  31. Segundo CYSNEIRO, (1999, p.12) “Ele diz que uso das tecnologias na escola tem desencadeado histórias de sucessos e fracassos, as prováveis causas são: falta de recurso, resistência dos professores, burocracia institucional, dentre outras desvantagens”. Mas sabemos também que existem os defensores que dizem que os novos recursos tecnológicos são mais poderosos e melhores.
    Assim como toda a tecnologia tem seus pontos positivos e negativos o fato de elas estarem sendo usadas em benefício da educação, elas não estão isentas dessa questão, mas cabe aos professores adaptar-se a elas. Mas é certo que as novas tecnologias são elementos que podem contribuir muito nas atividades em sala de aula, pois elas despertam um maior interesse por parte dos alunos, que se dedicam mais as atividades devido a curiosidade de aprender a utilizar as novas tecnologias.
    Então, é com essa finalidade de chamar atenção do aluno, pois se ele estiver com a atenção voltada para um determinado equipamento, por exemplo na área da informática, é muito importante que as escolas disponham de um bom laboratório de informática para o auxílio dos alunos e não deixando de destacar a importância do professor, como a pessoa que vai mediar o processo de ensino e aprendizagem na sala de aula. Por isso considero as tecnologias como um meio fundamental para a melhoria do ensino, basta os professores adaptarem-se a essas novas tecnologias para que elas não venham servir apenas de uma inovação conservadora.

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  32. Segundo CYSNEIROS,a disciminação por parte de alguns professores em pensar ser substituidos pelas novas tecnologias de ensino,levaram evitar esse tipo de didatica,ou por estarem acostumado com ensino tradicional.Com precariedade de algumas escolas dificulta mais o acesso as novas tecologias na sala de aula.
    Portanto as novas tecnologias de certo modo em algumas escolas tornou-se uma inovação conservadora,pois a falta de manuseio dos educadores faz com q a tecnologia nao seja utilizidade de modo diferenciado do ensino tradicional,introduz ,por exemplo, no slides o mesmo conteudo repetitivo utilizado a anos no quadro negro.
    Entretanto as novas tecnologias em sala de aula dependem da capacitação do educador para nao tornarem rumos diferentes ser realmente posto em pratica como um processo de compartilhar conhecimento ,ao qual levara para uma boa formação ao aluno.

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  33. Nota-se que Cysneiros (1999), baseou seu texto na realidade cotidiana de grande parte das escolas públicas brasileira e com sua convivência nas diversas instituição educacional. Com isso, ele levanta um questionamento sobre a qualidade do ensino e os novos desafios, novas abordagens da comunicação mediada pela tecnologia da informação. De acordo com o exposto no texto, é relevante a necessidade de se atentar às mudanças decorrentes do uso das tecnologias na educação, assim aproveitá-las para a melhoria da qualidade de ensino, e não como mais instrumentos que qualificam determinada instituição apenas por as possuírem, visando à quantidade é também chamando atenção para os pensamentos dos educadores que, muitas vezes, sentem-se coagidos com o excesso de informações disponibilizadas por meio das novas tecnologias. Cysneiros afirma, “O fato de se treinar professores em cursos intensivos e de se colocar equipamentos nas escolas não significa que as novas tecnologias serão usadas para melhoria da qualidade do ensino”. (p.15) É preciso que eles se adaptem às transformações, no entanto, é um desafio fazê-los modificar toda a metodologia empregada em sua rotina escolar. É possível notar, entretanto, que o processo de atualização dos professores não é suficiente para que a inclusão das tecnologias na educação seja sinônimo de qualidade no ensino. Muitas vezes, os equipamentos são utilizados para realizar tarefas que outras ferramentas já realizavam. Acredito que, para a eficaz utilização das tecnologias na educação, é preciso, primeiramente, a consciência dos educadores quanto à necessidade de se pensar criticamente. Assim, ao selecionar quais informações são realmente relevantes para a realidade da comunidade escolar, o uso das tecnologias se aproxima da meta de melhoria da qualidade de ensino.

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  34. Segundo Cysneiro(1999), com as inovações tecnológicas trazidas para as salas de aula, os profissionais da educação sentem a necessidade de mais qualificação para poder acompanhar os avanços que vem acontecendo no meio educacional. E para que essa inserção dos professores aconteça de fato, é necessário que se disponibilize tempo e vontade de fazer o novo, o que as vezes não acontece por causa da sobre carga que eles têm por trabalharem em vários estabelecimentos. Dessa forma não adianta de nada investir em equipamentos tecnológicos avançados se não há um preparo para utilizá-los. Da mesma forma que se investe em equipamentos novos deveria também se investir em formação continuada dos professores para poder fazer uso desses equipamentos, sendo assim, a educação não se tornaria conservadora. “O fato de se treinar professores em curso intensivos e de se colocar equipamentos nas escolas não significa que as novas tecnologias serão para melhoria da qualidade de ensino.” (CYSNEIRO 1999).

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    1. Ola Renata, concordo com você, acredito no pontencial de nossos professores, porem os mesmos não tem qualificação de acordo com o as novas tecnologias de educação, muitos tentam se atualizar se preparando em cursos, para melhor aproveitamento de suas aulas, mas os rercusos que a escola ofecece são limitados e isso se torna um problema para o ensino , mas isso não deve se torna mu problema sem solução pois tudo tem a devida solução.

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    2. Concordo com seu ponto de vista Renata,as tecnologias são criadas para ajudar os professores em sala de aula,porém sem qualificação adequada de elas de nada contribuem,e muito importante que seja criado cursos qualificatórios que ajudem os professores a utilizar de forma adequada essas tecnologias.

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    3. Olá querida Renata! Concordo com o seu comentário quando você diz que não adianta investir em equipamentos tecnológicos avançados, se não há um preparo para utiliza-los. E isso nós podemos perceber no texto de Cysneiros, pois ele relata que “[...] não existe uma politica de apoio a pesquisas que façam acompanhamento e dêem suporte ao NTEs que irão formar os professores das escolas beneficiadas” (CYSNEIROS, 1999, P.15). Isto nos mostra que muitas vezes o professore quer aprender a lida com as tecnologias, mas falta quem ou o que o apoie, ou seja, as escolas que recebem essas tecnologias muitas vezes não têm profissionais preparados para manuseá-las de formas adequadas.

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  35. Baseando-se em Cysneiro 1999, onde se discute tecnologias educacionais a partir de experiências vividas como professor, retratado de forma simples, a precariedade do ensino nas escolas públicas o que dificulta o trabalho do mesmo, faz-se uma abordagem histórica sobre esse tema com bases teóricas como LARRY CUBAN E SHEKLER ,que discutem tecnologias educacionais evidenciando as vantagens e desvantagens da mesma.
    Nesse sentido, o autor nos esclarece no primeiro paragrafo da pagina 16, que os discursos que permeiam as escolas públicas de que as tecnologias possibilitam a melhoria da educação apenas mudam as aparências, mas a realidade permanece, pois essas ferramentas iludem o aluno que tem uma falsa impressão de compreensão de conteúdo, ocultando sua principal finalidade, ele nos evidencia isso quando diz “vejo as novas tecnologias como mais um dos elementos que podem contribuir para melhoria de algumas atividades nas salas de aula. (CYSNEIRO, 1999,PAG 14) .É possível compreender que essas tecnologias não podem ser vistas como ferramenta essencial para melhoria da educação, pois existem vários aspectos que influenciam na melhoria da educação, um deles são as políticas publicas que na maioria das vezes tiveram insucesso , por consequência inovaram e conservaram tais tecnologias educacionais, pois a mesma influencia na educação, mas o conteúdo permanece.
    O ideal seria que essas ferramentas estimulassem o professor a repensar seu modo de ensinar e ao mesmo tempo, o aluno buscar outras formas de aprender, por isso a relação ensino aprendizagem independente dos acontecimentos deve ser priorizado, assim é possível identificar que “A tecnologia não é neutra” (pág. 21) Ela transforma o espaço em que vivemos, auxilia algumas práticas pedagógicas, mas não melhora a educação de forma efetiva, ela conserva as metodologias tradicionais.
    Para Cysneiro, 1999, esses recursos tornam o corpo e a mente inativa, em vez de estimular sua coordenação motora, exercitar seu cérebro “tudo tem uma história explicita, ou não, cabendo ao conhecedor critico tentar desvenda-la, interpreta-la e usa-la para não repetir erros” (Cysneiro, 1999, pág. 12) Existem vários fenômenos educacionais, e atualmente estamos diante de mais um, nos deparamos com o desafio de adequar as novas tecnologias educacionais como auxilio na sala de aula e não como dependência para alunos e professores pois nos como construtores da história da educação temos a responsabilidade de transformar o meio em que vivemos.


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    1. Olá Fernanda, concordo plenamente quando você argumenta que na maioria das escolas públicas as tecnologias apenas mudam a aparência física, pois fazer uso de tecnologias em sala de aula requer planejamento pedagógico, haja vista que quando essas ferramentas são utilizados por professores que além de qualificados conseguem fazer com apreço o uso desses equipamentos, facilitam o processo ensino- aprendizagem e conseguem consequentemente melhorar a qualidade do ensino.

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    2. Olá Fernanda!

      Realmente essas novas tecnologias, como apontado por Cysneiro(1999), não são sinônimos de inovação no modo de ensino, uma vez que não estão sendo utilizadas de forma adequada por nós professores, mas acredito que elas podem sim revolucionar a educação como apontei mais abaixo em meu comentário.

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  36. Olá
    Segundo CYSNEIROS(1999),após algum tempo foi colocado aos educadores que usassem a nova tecnologia,mais isso teve uma certa limitação por parte dos professores,por mais que fossem usados tecnologias o salário continuaria o mesmo.E a introdução dessas tecnologias nas salas de aula não obteve muito sucesso,os motivos foram as faltas de recursos,a resistência dos professores,já que tinham medo de serem substituídos por essas inovações tecnológicas(computadores) e equipamentos inadequados.
    Com o tempo houve avanços,professores foram treinados para os cursos intensivos para que fossem possível colocar equipamentos tecnológicos na sala de aula,mas isso não iria significar que essas tecnologias seriam usados para a qualidade de ensino.Inovação conservadora são os modos como os educadores usam as tecnologias caras para fazerem trabalhos que poderiam ser feitos de modo satisfatório ,por equipamento simples como lápis e papel.
    Um outro exemplo de inovação conservadora é a digitação de trabalho escolares que pode facilitar ou dissimular a cópia plagiadora.Para os educadores que não tem experiência com os computadores podem ficar impressionados com os textos.
    Para o autor é necessário que registre o lado positivo do simples transposição do trabalho escrito para o computador,porque existem casos em que o aluno não tem caligrafia legível ou que possuem problema de coordenação motora com o jeito tradicional(lápis e papel).

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  37. As mudanças ocorridas no meio tecnológico ocorrem de forma rápida conseguimos ver o quanto o ser humano vem evoluindo e se configurado de acordo com o momento social vivido. E a tecnologia educacional vem ganhando espaços nas instituições de ensino essa introdução trazem aprimoramento na prática escolar, não posso deixar de ressaltar que essas tecnologias trazem a melhoria, mas devemos atentar que muitas instituições de ensino não disponibilizam desses instrumentos tecnológicos e muito menos de docentes e funcionários que saibam lidar com esse tipo de ferramentas, em muitos casos principalmente em escolas públicas esses meios de educar não tem utilidade pois as limitações são muitas. Para Paulo Gileno essas novas tecnologias educacionais vem contribuir para uma boa qualidade de atividades em sala de aula, sem deixar olhar critico para o uso dessas tecnologias. Gileno nos mostra que é preciso estar atentos para essas novas formas de educar , para sabermos qual a finalidade desses instrumentos tecnológicos e feiro de ser utilização, usar como aliada no processo de ensino, obtendo as mudanças tão desejadas no processo continuo educação, usa-las não como menos equipamentos da aprendizagem e sim como instrumentos pedagógicos para enriquecer nossos discentes na construção de si mesmo, no seu saber.

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    1. Querida Carla, importante quando você menciona que o uso dessas tecnologias proporcionam melhorias na qualidade do ensino, porém argumenta que nem todas as escolas disponibilizam de tais recursos, eu ressalto nesse sentido as escolas ribeirinhas, que esbarram numa série de fatores que implicam na aquisição desses recursos, um dos quais eu destaco a falta de energia elétrica. Portanto afirmar que tecnologia é sinônimo de qualidade, acabará reforçando uma equivocada ideia de que, quem está excluído deste processo não poderá produzir um ensino de qualidade. Acredito que este debate remete discussões que deverão ir além deste espaço virtual.

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  38. Segundo CYSNEIROS (1999), não é de hoje que as tecnologias estão sendo inseridas no contexto escolar, através de políticas públicas, com o intuito de melhorar alguns métodos avaliativos na sala de aula, é certo que a maioria dos programas dessas políticas públicas tiveram pouco sucesso.
    Hoje se usa com mais frequências os equipamentos tecnológicos dentro da sala de aula, que segundo CYSNEIROS (1999), dependendo de quem manuseia-los, pode fazer com que eles venham trazer melhorias para o ensino, quando trabalhadas além dos efeitos visuais e sonoros que alguns programas oferecem, trabalhando os conteúdos com os alunos além daquele momento e sendo criativo ao manuseá-los.

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    1. concordo com a colega Glenda teles que deve haver politicas publicas para inserir nas escolas equipamentos tecnológicos,computadores e aulas obrigatórias com o intuito de amenizar a exclusão digital na sociedade.

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  39. muitos de nos pensamos que o uso de equipamentos tecnológicos é um fato recente no ambiente escolar, mas existem especialistas nesta área como cuban, que analisa a introdução desses objetos desde a década de vinte, e identificam que a tecnologia é caracterizada em quatro ou cinco ciclos e que essa história é na maioria das vezes de insucessos.
    Em seu texto cysneiro observa as novas tecnologias como ferramentas pode contribuir para a melhoria de algumas atividades em sala de aula. porem não adotam os argumentos de quem a defende, e salientam os problemas que existem na escola que são muitos, dentre esses de que os professores usam métodos arcaicos e não se adaptam as mudanças. Cysneiro faz crítica as práticas que alguns profissionais da educação que fazem tarefas que poderiam ser feitas de modo eficaz sem o uso de equipamentos tecnológicos, método esse que ele chama de INOVAÇÃO CONSERVADORA. Cysneiro não enxerga só males nas tecnologias, afirma que é essencialmente útil na educação, mas nas mãos de quem saiba utiliza-las corretamente,e de professores que propõem formas inovadoras, estimuladoras para oferecer uma melhor aula aos seus alunos.
    Vejo a tecnologia como cysneiro uma ferramenta que vem contribuir na educação para uma qualidade no processo ensino aprendizagem, desde que seja manuseada de forma correta por quem a utiliza e saiba tirar as vantagens que elas nos proporcionam.

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  40. Segundo CYSNEIRO,1999,PAG 15, o fato de se treinar professores em cursos intensivos e de se colocar equipamentos nas escolas não significa que as tecnologias serão usadas para a melhoria da qualidade de ensino.O autor nos coloca uma problemática que pode ser observada de diversas maneiras, o mesmo considera que as tecnologias não contribuem na qualidade de ensino tendo muito pouco ou nenhum sucesso dentro da escola indicando como principais motivos desse insucesso: a falta de recursos, a resistência dos professores, burocracia institucional e equipamentos inadequados, fragmento do primeiro paragrafo da página 13.
    As tecnologias contribuem sim de forma significativa na melhoria da qualidade do ensino, porem para que esse processo aconteça é necessário que a instituição juntamente com os professores estejam preparados para inserir-se nesse processo, acreditando que a tecnologia não seja apenas meros suportes pedagógicos. É necessário também que a formação continua dos educadores caminhem paralelo as inovações, como uma forma de quebra a resistência desses novos paradigmas que a maioria dos professores possuem, e assim todas as mudanças que ocorrerem principalmente as mudanças das tecnologias deixem de ser consideradas apenas inovações conservadas, porém inovações que venham contribuir no processo e qualidade do ensino.

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    1. ola sula!
      achei interessante a sua reflexão, mas cabe ressaltar que o texto de Cysneiros foi elaborado em 1999, hoje mesmo com a resistência dos professores em relação as tecnologias, nós podemos analizar que as tecnologias de informação que estão inserida na escola serve como subsidio para o ensino aprendizagem do aluno, não tirando o papel importantíssimo do professor dentro da sala de aula, e o texto não ver a tecnologia dessa forma.

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    2. Olá colega sula!
      Concordo com vc ,as tecnologias estao ai e cabe ao professsor ultizar de forma produtiva no processo ensino apredizagem,na sala de aula discutir alem das quatro paredes com o auxilio das informações transmitidas pela tecnologias educativas.

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  41. Muito se fala na necessidade de informatizar a escola para melhorar a qualidade do ensino público, porém essa afirmação esbarra em uma questão bastante complexa, pois se faz necesssário entender primeiramente como essas tecnologias são utilizadas em sala de aula. É um equivoco na minha opinião afirmar que um ensino de qualidade só será produzido nas escolas que possuirem um grande aparato tecnológico,haja vista, que tanto recurso se não utilizado com planejamento pedagógico servirá para possibilitar uma inovação conservadora,apenas para modificar a estrutura física da escola e também para receber a definição de escola informatizada.
    Outro aspecto relevante é a falta de formação dos professores, pois é necessário que o mesmo esteja qualificado para fazer uso desses equipamentos, não só diz respeito ao manuseio, mas que ele seja capaz de utilizá-las com responsabilidade e eficiência, a fim de que os alunos posteriormente se apropiem da mesma forma.Essas ferramentas devem ser utilizadas de forma educativa e à elas devem ser incorporadas atos pedagógicos que favoreçam a compreensão do conhecimento, proporcionando ao aluno uma qualidade melhor do que aquelas utilizadas anteriormente.
    Segundo Cysneiros (1999):"Alguns professores experientes percebem que quase nada mudou na sala de aula, porém outros talvez iludidos por um suposto efeito do computador, vêm vantagens nas novas formas de apresentar o conteùdo, algumas vezes reforçadas por um discurso defendendo o construtivismo ou outros conceitos de moda, pouco ou mal- compreendidos[...]. É claro que não pretendo aqui afirmar que o uso da tecnologia não é necessária na sala de aula, é importante sim que acompanhemos a evolução da atualidade, porém não deve ser entendida como única e exclusivamente capaz de superar os problemas que a educação vem enfrentando.A escola jamais será substituida em seu papel que é de formar e o professor como mediador deve promover uma formaçao,social, crítica e responsavel, impedindo assim que o aluno se torne um ser alienado pelo uso banal desses recursos tecnológico.
    se a escola com toda a estrutura tecnológica não for capaz de constituir este sujeito que ora me refiro, aquela escola ribeirinha que não possui todo este aparato tecnológico, e que ainda possui recursos simples como cartaz, livros e um professor que oriente, seja competente e comprometido com a formação deste sujeito,certamente terá mais vantagens no processo ensino aprendizagem,aí sim na prática objetos simples poderão produzir efeitos mais eficazes do que todas essa tecnologia avançada.

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    1. Olá querida Cleia Gaia, concordo plenamente com seu ponto de vista, se o Professor não for qualificado e não acompanhar essa mudanças, de nada adianta uma sala de aula com todos os equipamentos e recursos tecnológicos... O computador, por exemplo, sera apenas um enfeite na sala e os recursos não tecnológicos continuarão funcionando como método preferido de ensino dos educadores! Abraços Virtuais!!!

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  42. A tecnologia tem um papel muito importante dentro do ramo educacional, elas vem como uma ferramenta para auxiliar o professor na difícil missão de compartilhar e repassar conhecimento, ferramentas essas que podem vim muitas vezes atrapalhar se não forem utilizadas de forma adequada a relação de ensino-aprendizagem.sobre isso Cysneiro(1999) afirma: "Em escolas informatizadas, tanto públicas como particulares, tenho observado formulas de uso que chama de inovação conservadora, quando uma ferramenta cara é utilizada para realizar tarefas que poderiam ser feitas , de modo satisfatório, por equipamentos mas simples( atualmente, o uso do computador para tarefas que poderiam ser feitas por gravadores, retroprojetores, copiadoras, livros, ate mesmo lápis e papel) ".

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    1. Olá Mayara, concordo com você quando você argumenta que a tecnologia pode auxiliar o professor na transmissão do conhecimento, e que se não utilizadas de maneira adequada produzirá apenas uma falsa impressão de qualidade do ensino. Portanto compreendo que é preciso orientar os alunos para uma compreensão crítica em relação a utilização desses equipamentos e fazê-los entender que também é possível a escola produzir ensino de qualidade mesmo sem o uso de tanto recurso tecnológico.

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  43. As novas tecnologias na sala de aula,melhoria de ensino ou inovação conservadora!
    Como observamos no texto lido percebemos que Cysneiro faz essa pergunta melhoria ou inovação?Melhorou muito o ensino com a tecnologia. mas dependendo do professor ser ou não um mestre criativo, ainda vimos escolas que a tecnologia é conservadora.ele cita que:
    ‘o rádio superará o professor, já se pode aprender língua pela vitrola”portanto o autor faz uma critica ao modo de uso de muitas escolas,no qual o aluno não é instigado a pensar,fazendo com que o ensino tecnológico torne conservador.hoje já é uma realidade mas diferente porque é uma outra década e isso influencia em muitos resultado.

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  44. as reflexões feitas por Cysneiros (pagina19) nos dá uma ideia de suas observações sobre os avanços tecnológicos na área da educação.
    nesse fragmento do texto ele aborda, o que talvez seja uma das questões mais importantes do texto, pois ele traz á tona uma problemática já discutida por nós em sala de aula: a verdadeira importância dos usos dos artigos tecnológicos, pois de forma bem humorada ele traz uma reflexão sobre as diferentes contextualizações dos usos da tecnologia da informação.
    Nesse fragmento do texto ele faz referencia aos dois tipos de conhecimentos, o "popular" e o "cientifico" ele demonstra como se dá a relação de pessoas que possuem esses diferentes tipos de conhecimentos, assim podemos concluir que de forma ironizada ele coloca uma problemática em cheque que é importante discutirmos A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS NAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES CULTURAIS. Assim coloco em aberto esse parentese:
    será que os conhecimentos tecnológicos podem nos traze somente benefícios?
    será que segundo Cysneiros, esses conhecimento podem trazer também problemáticas para a sociedade? Podemos, com os nossos conhecimentos "populares"também contribuir para o avanço tecnológico?
    as respostas para esses e ouras questões levantadas pelo autor são áreas de reflexões que devemos observar. pois não só são importantes todos os tipos de conhecimentos como também nenhum deles vai ser extinto por causa de outros .

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    1. concordo com a colega quando voçê coloca essa visão do autor, pois é de extrema importância trazermos á tona essas discussões, pois elas podem levantar questões importantes!
      a utilização das novas tecnologias podem sim trazer benefícios para a sociedade, mas a questão que o autor e você levantaram foi:até que ponto as novas tecnologias podem influenciar na convivência em sociedade e de que forma ela pode transformar o meio em que estamos inserido?
      esse novo modo de pensar e agir nos traz em mente uma reflexão , é importante sabermos mediar os aprendizados, tanto dos saberes científicos, quanto dos saberes "populares", pois de forma nenhuma um é maior nem tão pouco melhor que o outro, isso mesmo o próprio autor nos faz entender com esse texto.
      outro ponto colocado pela colega, que o autor também nos trás, é de que forma pode haver essa interação entre os saberes adquiridos pelas tecnologia da informação com os aprendizados populares? esse questionamento nos pode proporcionar uma discussão importante , pois podemos trazer essa relação para dentro da sala de aula e articular os conteúdos e as diferentes formas de obter esses conhecimento, essas informações sem menosprezar uma ou outra forma de conhecimento ou de ferramenta.

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  45. A questão das tecnologias na sala de aula é norteada por discussões e análises que premeiam o campo histórico, epistemológico e cultural do embate em que esta concepção possa contribuir positiva ou negativamente no contexto pedagógico e social no viés global. Para esta abordagem, o texto analisado é de Cysneiros (1999) em as novas tecnologias na sala de aula cuja indagação é, se há uma melhoria do ensino ou uma inovação conservadora por meio das tecnologias, em que o autor tateia por essa vertente sobre as questões tecnológicas no campo educacional.
    Segundo a concepção de autor sobre a Tecnologia Educacional, no que perpassa esta análise, para ele “tudo tem uma história, explícita ou não, cabendo ao conhecedor crítico tentar desvendá-la e usá-la para não repetir erros” (CYSNEIROS, p. 12; 1999). Nesta abordagem percebe-se que o caráter do conhecer tecnológico no campo da educação, questiona muitos autores que tratam esse assunto como algo novo, mas, que já possui uma historicidade que há muito tempo já se discute. A priori, estimava-se que o uso de artefatos tecnológicos iria substituir parcial ou totalmente os livros didáticos por filmes e o rádio superaria o professor em termos didáticos e pedagógicos por meio dessas tecnologias.
    Na centralidade da discursão, fragmenta-se a relação fenomenológica entre o ser humano, a máquina e a realidade, em que essas três vertentes são caracterizadas pela epistemologia da inovação conservadora da internet, da informação e da educação. Neste sentido, numa perspectiva da filosofia da práxis o autor examina o uso humano de ferramentas que corroboram intrinsicamente para o conhecimento através da mediação que o homem faz com esses objetos criados e manipulados a serviço do mesmo, e ressalta sua posição a essas questões onde afirma que [...] “fracassos e sucessos são faces da mesma moeda, como demostra a história da produção humana de conhecimento e especialmente as histórias de sucesso em Informática da Educação” (CYSNEIROS, p. 23; 1999). Então se pode inferir que tudo discorre para a finalidade que se pretende obter por meio das tecnologias.
    No que consiste as tecnologias na sala de aula e sua contribuição negativa ou positiva para a melhoria do ensino é necessário que se faça um questionamento que embase a seguinte questão: com que intencionalidade pretende-se utilizar essas ferramentas tecnológicas para o processo de ensino e aprendizagem?
    Desta maneira, o educador pode inovar-se assim como a tecnologia, ou apenas usufruir desses aparatos tecnológicos utilizando a mesma metodologia tradicionalista e conservadora, assim como o educando que pode usar esses recursos para o beneficio ou maleficio de seu aprendizado. Por isso o autor retrata o uso pedagógico das novas tecnologias como algo relativamente incipiente. Portanto, tudo é referentemente discriminativo ao que se pertente de fato concretizar por meio de ações, sendo essas boas ou más, é importante ressaltar que devemos utilizar sim, tudo que possa favorecer e melhorar as práticas pedagógicas para que o ensino seja de fato consumado e a criticidade explorada pelas inúmeras ferramentas que nos cercam.

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  46. Nos dias de hoje num mundo tecnológico, agregar novas tecnologias em sala de aula é um ganho tanto para o educador que aufere mais ferramentas para usar em sala de aula, como para o educando que terá uns atrativos a mais para que as aulas sejam mais interessantes.
    Contudo esses instrumentos tecnológicos são um desafio para os docentes, pois muitas vezes o próprio não está preparado para lidar com essas tecnologias. A introdução de tecnologias no ensino não precisa ser feita de forma precipitada, pois o educador precisa se capacitar para entender por que e como integrar essas novas tecnologias em sua prática educativa, acatando aos desígnios pedagógicos e às necessidades de seus estudantes.
    Para ter êxito com esse instrumento de educação é necessário que haja cursos de formação para que os professores conheçam e dominem essa tecnologia, para terem a oportunidade de usar está potente ferramenta de ensino, tirando o máximo proveito das suas potencialidades e permitindo aos alunos serem os principais beneficiados.
    Logo, a utilização de tecnologias pode aproximar alunos e professores, além de ser útil na exploração dos conteúdos de forma mais interativa. As tecnologias podem ser um precioso instrumento educativo nas mãos de professores criativos.

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    1. Sobre a postagem da discente do Curso de Licenciatura Plena em Letras Língua Portuguesa Iris Souza, no que condiz a atualidade informatizada em que vivemos, as ferramentas, as praticidades e a capacitação do corpo docente, em que a mesma argumenta coesamente sobre o assunto, venho concordar com a afirmação e argumentação proposta pela acadêmica e ressaltar que tudo está segundo uma visão Freiriana sobre a educação impregnado de sentido, em cada momento da vida, em cada ato cotidiano, portanto, lançar mão de todos os aparatos tecnológico que estão a disposição e a serviço do homem associada a formação continuada do educador expressa de sentido e concretização positivas na construção do saber aliado a criatividade e o humanismo do processo de ensino e aprendizagem favorecendo para um novo olhar e repensar da relação aluno-professor refletindo no contexto que cerne o social, intelectual e cultural em favor de uma sociedade melhor e crítica.

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    2. Boa Noite colega Iris!
      Acredito que nos dias de hoje, no mundo em que vivemos precisamos agregar novas tecnologias em sala de aula, pois é um ganho tanto para o educador quanto para o educando, já que concordo com o ponto que você colocou, porque esses meios tecnológicos melhoram sim, a qualidade de ensino, fazendo com que tanto o professor quanto o aluno tirem vantagens do uso desses meios que é de suma importância nos dias atuais, pois o professor deve saber se adequar ao sistema que a sociedade nos impõe, utilizando essas inovações com princípios educativos para qualidade do ensino.
      Abraços Virtuais!

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    3. Olá minha amiga Íris!
      Gostei muito do seu texto, estou de acordo com tudo que você abordou, pois o uso desses instrumentos nos dias atuais é de suma importância para que nós possamos fazer uso correto desses suportes, logo estou de acordo com você de que é necessário que se ofereça mais oportunidades de cursos de qualificação para os profissionais da educação, cursos esses que o governo tem deixado muito a desejar em algumas instituições principalmente as mais carentes.
      Abraços e beijos virtuais!!!

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  47. Olá queridos colegas!!!
    Gostaria de compartilhar com vocês a minha abordagem a cerca da leitura que fiz do texto 4 que tem como titulo : Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora? De Cysneiro.
    Bom inicialmente o autor nos expõe argumentos que no meu ponto de vista são bem colocados a respeito das novas abordagens de comunicação e inovação nas escolas mediadas devido a Tecnologia Educacional. Ele nos faz refletir que muitas instituições escolares não tem suporte para oferecer tanto a seus professores quanto aos seus alunos um contato direto com essas novas formas de ensino mediadas pela tecnologia. Realidade essa que eu como aluna da rede pública que já fui, e como futura docente conheci e ainda conheço casos de instituições que ainda não recebem melhorias mais avançadas e os nossos docentes uma qualificação mais adequada aos meios de informação e comunicação que surgem devido ao avanço tecnológico.
    Quero deixar claro que não estou afirmando que um professor que trabalha com seus métodos tradicionais é menos competente do que outro que domine a tecnologia educacional. Acredito que a junção das técnicas seria a mais adequada para se trabalhar nos dias atuais em sala de aula com os alunos. Uma vez que a metodologia tradicional, que seria o professor ensinando em sala de aula da forma que lhe foi ensinado na formação acadêmica, antigamente sem tantos recursos tecnológicos jamais será substituída uma vez que o homem como criador é o único agente que pode dominar suas criações. Logo o uso de novos métodos tecnológicos trás sim, em minha visão melhorias para o ensino já que nos dias atuais o uso dessas novas tecnologias educacionais são praticamente obrigatórias já que vivemos em um mundo dominado por tecnologias porem, jamais deixando de lado a metodologia tradicional para isso é preciso que tanto docentes como discentes estejam inseridos com essas novas formas de ensino diante disso, é necessário nos informamos e nos qualificamos para assim poder fazer um bom uso dessa novas ferramentas.

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  48. concordo com a colega quando ela diz que não podemos substituir as praticas tradicionais e sim fazer a junção das duas, essas novas tecnologias podem ser usadas nas salas de aula para aprimorar o desenvolvimento dos alunos na sala de aula, mais infelizmente não são todas as escolas que hoje podem oferecer essas novas praticas educativas tecnológicas aos seus alunos. bjos virtuais

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  49. .Olá colegas de Pedagogia 2012 Intervalar!

    Certamente, as novas tecnologias devem estar a serviço do professor para uma educação mais eficiente e inovadora, porém concordo com Cysneiro (1999) quando fala de INOVAÇÂO CONSERVADORA, ou seja, que nem sempre as novas tecnologias são utilizadas de modo a revolucionar a educação. "Quando uma ferramenta cara é utilizada para realizar tarefas que poderiam ser feitas, de modo satisfatório, por equipamentos mais simples" (CYSNEIRO, 1999, p. 15), não vejo como essas novas tecnologias modificam o modo de ensino tradicional. Ao meu ver esse é o grande problema: o modo como essas tecnologias são utilizadas pelos professores em sala de aula.
    Para mim, o bom uso das novas tecnologias deve facilitar o intercâmbio de conhecimentos entre os alunos. Para esse fim, uma das ferramentas mais notáveis de que dispomos atualmente é a INTERNET. Posso ver inúmeras aplicações dessa ferramenta para a educação. Por exemplo, ela elimina as barreiras entre as nações e até de linguagem. O aluno lá no Japão pode, por meio da internet, trocar experiências com o aluno aqui na Amazônia.
    Portanto, acredito que as novas tecnologias vieram para melhorar o ensino. Mas é claro que elas precisam ser utilizadas de forma criativa.
    Abraços!!!

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    1. olá colega Glaucileny, é de suma importância seu ponto de vista em relação a facilidade da internet e a facilidade que ela nos proporciona, de forma que ela quase que erradica as barreiras comunicacionais,estamos cada vez mais conectados, a exemplo disso é a nossa interação através do blog.

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  50. de forma nenhuma estamos longe ou separados de tecnologias, sejam elas de que forma forem, sendo desta maneira podemos analisar o texto de Cysneiros (1999)
    de uma ótica critica sobre a utilização de determinados recursos dentro da sala de aula e de uma maneira geral entendemos que essas ferramentas da comunicação e da aprendizagem (presentes principalmente na área da pesquisa) pode trazer benefícios, para a escola, para o aluno e para o processo de ensino aprendizagem.
    podemos perceber , porém um novo olhar do autor sobre esses recursos.(apesar do tempo que este texto foi escrito, ele é extremamente atual)
    ele defende durante quase todo o texto uma visão critico-construtiva das formas de utilização das novas tecnologias dentro da área da educação, não podemos ignora-las, nem tão puco exalta-las , há um consenso dentro do texto apresentado por Cysneiros não se pode separa as tecnologias do mundo, mas podemos sim utiliza-las de forma simples e produtiva sem causar danos as culturas ou á outras formas de conhecimentos.
    a grande questão não são as tecnologias e si, mas de que forma elas influenciam a nossa vida e de que como elas transforma os espaços sociais e as relações.
    as problemáticas trazidas pelo autor sobre as novas relações trazidas para dentro da escola com o advento dessas ferramentas tecnológicas podem beneficiar a aprendizagem como também podem trazer malefícios, pois o profissional que está lidando com essas tecnologias não pode de forma alguma ficar "refém" das mesmas
    a partir desse ponto de vista podemos concluir que o texto de Cysneiros (1999)
    traz pontos importantes em que podemos concluir que a utilização de recursos tecnologicos tem sua importância, mas não é escencial para o aprendizado atual

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  51. Olá colegas de Pedagogia 2012 Intervalar. Fazendo uma pequena análise do texto de Cysneiros(1999), percebi a importância dessas tecnologias no processo educacional dos alunos, assim é de extrema importância que a escola e os professores acompanhem essa evolução e se reciclem de acordo com essas novas exigências, firmando um compromisso não só com os alunos e sim com a sociedade em geral. “O fato de se treinar professores em cursos intensivos e de se colocar equipamentos nas escolas não significa que as novas tecnologias serão usadas para melhoria da qualidade do ensino.” Cysneiros(1999). As dificuldades para se ter o uso das tecnologias em nossas escolas é o principal motivo desse processo ter se tornado lento, mesmo assim, devemos acreditar que logo que possível, todos teremos acesso à internet, facilitando a interatividade entre as pessoas nesse universo tecnológico, proporcionando novas experiências, nesse infinito processo de aprendizagem educacional. Abraços Virtuais!!!

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    1. olá Juliane, realmente as dificuldades para se ter acesso as tecnologias torna esse processo lento, mas acredito que estamos melhorando a cada dia.
      estamos em constante processo é necessário políticas para fortalecer esses avanços tecnológicos.

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    2. Com certeza colega Sula Andradhe, precisamos melhorar nossas politicas para conseguirmos acompanhar esse avanço que acontece diariamente e assim diminuirmos essas desigualdade que existem em nossas realidade!!! Abraços Virtuais!!! Grande beijo!

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  52. Olá colegas,
    Em seu texto, Cysneiro (1999), defende a ideia de que as novas tecnologias não estão sendo usadas de forma intencional na educação, ou seja, apesar das mesmas já estarem presentes no cotidiano dos alunos a muitos anos, os educadores não conseguem sistematizar o uso dessas tecnologias na sala de aula, e acabam fazendo seu uso de forma conservadora, sendo que alguns processos feitos por computadores, muitas vezes, podem ser feitas por cartazes, copiadoras e até mesmo por papel e caneta.
    Apesar do autor fazer um retrato não positivo das tentativas de inserir as novas tecnologias na educação, ele também deixa explícito que, apesar das dificuldades e limitações, existem professores criativos que conseguem inserir de forma original os novas tecnologias a favor da educação.
    Ao meu entendimento, as novas tecnologias devem fazer parte da aprendizagem dos alunos,haja vista que a sociedade está cada dia mais digital, porém, para que isso aconteça, sabemos que existe uma longa caminhada de preparação dos educandos, é necessário ensinar os profissionais da educação qual a melhor forma de abordagem e utilização desses meios, para q não venhamos a cometer o mesmo erro em que Cysneiro (1999) intitula "inovação conservadora.

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    1. Cara colega Paloma, concordo com você ao ressaltar que os profissionais precisam se atualizar e serem criativos para com seus alunos , usando as tecnologias para favorecerem e não tornarem o principal método de ensino, pois, os métodos não digitais são também de grande importância.

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  53. Olá colega ruth ferreira,
    Seu comentário acerca do texto de Cysneiro (1999) foi muito bom, você fez uma ótima leitura dos argumentos apresentados por ele, porém cara colega, não concordo com sua conclusão, acredito que as novas tecnologias, são sim, fundamentais para a aprendizagem atual, pois em um mundo cada vez mais digital, é de suma importância que nossos alunos entrem em contato com as mais variadas tecnologias e aprenda com a supervisão do professor como as mesmas devem ser usadas para um melhor aprendizado, uma vez, que o advento dessas novas tecnologias, como por exemplo a internet, suporta uma gama de conhecimentos em que os alunos não podem ser privados.

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  54. olá Paloma, muito contribuinte seu ponto de vista, em relação a utilização desses meios tecnológicos,concordo sim que esses profissionais precisem ser preparados para se adequar a essas ferramentas.

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  55. Olá querida professora Benilda,é com muito prazer que citarei alguns exemplo de tics que estão sendo utilizados por nossos professores nos dias atuais,embora com atraso.
    Na EMEFE onde trabalho todos os recursos tecnológicos que temos está sendo utilizado como:computadores,tv,datachou,camera de vídio,camera fotografica etc.Mais o que irei destacar é a utilização de um rádio que todos os dias a gestora pede para ligar no início das aulas,em todas as salas tem uma cixa de som onde os alunos ouve o hino nacional.
    Teve acesso a um projeto que está sendo trabalhado esta semana no 3°ano,sobre marchinha de carnaval.Oprojeto fala de valores morais e familiares,o objetivo e resgatar a cultura local e produzir conhecimentos criticos necessários a vida dos alunos dentro do espaço escolar e não escolar.A música que está sendo utilizada é (marcha do remador) que é trasmitida através do rádio para a sala da professora que está trabalhando a devida musica com os alunos,da mesma música ela trabalha interdiciplinaridade como;Português,Matemática,História/Ensino da Arte,durante toda a semana.


    Abraços virtuais.

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  56. Segundo CYSNEIROS-1999, PAG.16, atualmente a inovação conservadora mais interessante é o uso de programas de projeção de tela de computadores, notadamente o Power point, com o qual o espetáculo visual (e auditiva) pode torna-se um elemento de divulgação, enquanto o professor solitário, na frente da sala recita sua lição com ajuda de efeitos especiais ,mostrando objetos que se movimentam, formulas, generalizações, imagens que podem ter pouco sentido para a maioria de um grupo de aprendizes. A inatividade (física e mental) do aprendiz é forçada pelo ambiente da sala geralmente a meia luz e com ar condicionado.
    As tecnologias trazem sim melhoria do ensino, mas claro que para isso acontecer o professor e o aluno precisam esta se apropriando cada vez mais a esses conhecimentos para o aprendizado, pois estamos na era digital e com a internet o aluno e o professor não fiquem presos somente no conteúdo de sala de aula, mas sim conectado ao mundo, essa tecnologia não é aplicada somente nas escolas, mas sim em todos os lugares na sociedade, e devemos sempre buscar novos conhecimentos tecnologias para nossa melhoria tanto para o meio pessoal quanto para o profissional.

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  57. olá professora, no meu entendimento a fenomenologia da tecnologia educacional é o aperfeiçoamento de educadores na área tecnológica proporcionando entendimento ao meio tecnológico, experimentando o que tem de bom os programas de computadores e internet para contribuição a educação.

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  58. Olá prof. Benilda e colegas é com atraso mas com grande satisfação que venho através desse pequeno texto lhes mostrar um pouco do que aprendi ao longo desses dias.
    Ao longo dos ultimos tempos, a evolução da tecnologia tem se infiltrado em todo aspecto social do ser humano, principalmente na educação.Onde mostra seus defeitos e qualidades no desenvolvimento e execução da educação em busca de melhorias, sendo assim ferrameta muito importante e de extrema utilidade para alcançar esse objetivo.
    Para Cysneiros(1999) as tecnologias na educação são inúteis, mas mãos de mestres criativos se tornam aindas mais.O poder dessa tecnologia na educação trouxe vantagens para uma melhor execução de pesquisas, rapidez em busca de conhecimentos, troca de raciocinio independente do espaço em que vive, melhores meios de divulgação, esses novos surgimentos de comunicação são determinantes para uma evolução na educação, sendo que o ser humano não se deve acomodar em meio a tudo isso, pois acaba se tornando apenas uma fonte de conhecimento e melhorias para educação.
    Infelizmente, existem ainda carências físicas em muitos setores da educação para a elaboração da tal evolução, e ainda a preparação de muitas pessoas para saberem usufruir da mesma, mas nada que não possa ser superado e ser conquistado através de investimentos e preparação com iniciativas do governo.
    O uso da tecnologia na educação, é uma chave fundamental para abrir fronteiras com muitas riquezas de conhecimento e evolução para a sociedade, tendo a noção de como deve ser usada.

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  59. Olá prof. Benilda, acho esta discussao muito interessante. Eu escrevi 2 blogs para o site examTime.com/pt. Plataforma de estudo online grátis. Confirem todos

    Tecnologia na Educação: 13 Razões para Usá-la (https://www.examtime.com/pt/blog/tecnologia-na-educacao-13-razoes-para-usa-la/)

    TICs na Educação: 10 Recomendações Para Aplicá-la (https://www.examtime.com/pt/blog/tics-na-educacao/)


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