OLÁ TURMA!
As tecnologias digitais estão presentes
em nossas vidas, constituí-las como instrumento potencializador de práticas
educativas humanizadora é o nosso objetivo.
Nesse sentido, aproveito essa
oportunidade para relatar minha experiência docente, nessa disciplina
Tecnologias digitais na Educação para turma de vocês!!!
FAZENDO O CHECK-IN / PREPARANDO PARA O
EMBARQUE
Antes de iniciarmos a viagem, começamos
a organizar e planejar como pode ser essa experiência.
Quem são essas pessoas, alunos,
passageiros que constituem essa turma? De onde eles vem? O que planejar para
eles durante essa viagem? Quais livros, revistas, sites, softwares ofereço para
essa turma? Marcaram em seus cadastros viagem com emoção ou sem emoção?
Entretanto, tinha certeza de um aspecto desse processo: são passageiros
que tem experiencia educativa e uma bagagem cultural muito rica, que viajam
muito pelo mundo da leitura, que tiveram acesso há vários lugares, que acessam
muitos aplicativos, que estão interagindo teórico-prática com as problemáticas
da nossa realidade educacional.
PRONTOS PARA DECOLAR!!!
Olhei para todos sentados em suas
poltronas e comecei a explicar o plano de ensino com o respectivo roteiro de
nossa experiência, deixou-nos apreensivos e confiantes que a viagem seria
boa.
Encantou-me distribuir as imagens para
fazerem análise do discurso sobre as mesmas, as discussões referente a
dependência tecnológica, consumismo exacerbado, avanços das tecnologias,
desafios enfrentados para inserção das TIC's na educação, contradições
existentes nas concepções sobre tecnologia, sobre educação à distância no que
tange aos seus desafios e possibilidades, práticas docentes para o uso das TIC's,
entre outros debates. O estudo do texto Educação e Tecnologia: abordagens
críticas Selwyn (2017), consolidou a profundidade conceitual necessária
para nosso debate. Nos possibilitou problematizarmos através das questões
apresentadas no texto
1-Qual é o problema para o qual a
tecnologia se afirma como solução?
2. De quem é o problema?
3. Que novos problemas serão criados com
a resolução do problema velho?
4. Que pessoas e instituições serão mais
prejudicadas por esta nova tecnologia?
5. Que mudanças de linguagem estão sendo
promovidas por essas novas tecnologias?
6. Que redirecionamentos de poder
econômico e político podem resultar dessa nova tecnologia?
7. Que usos alternativos poderiam ser
feitos da tecnologia?
Os grupos foram se apresentando em cada
estação e mergulhando nas curiosidades epistemológicas da disciplina. Chegada a
hora de fazer escala no momento virtual, já era esperado. Perceber vocês
entrando em contato com o blog "Tecnologias e Educação" para
iniciarem um debate dobre a temática da disciplina, tendo o blog como
ferramenta pedagógica. Cada equipe discute um texto considerando: Trabalho
docente, formação continuada e tecnologias; O papel do gestor escolar na
incorporação das tic’s na escola: experiências em construção e redes
colaborativas de aprendizagem; tecnologias digitais na educação básica:
desafios e possibilidades e Gestão escolar e inovação educacional: a
construção de novos saberes e gestores para a transformação do ambiente
educacional na contemporaneidade. Outra escala com algumas turbulências, foi a
pesquisa de campo em tempo exíguo, mas que possibilitou a realização de um
levantamento de dados sobre as implicações das tecnologias da informação e
comunicação no campo educacional, com destaque para a gestão educacional.
Distribuído por Equipe 1: Políticas Públicas e Tecnologias Digitais na
Educação; Equipe 2: Gestão Escolar e tecnologias digitais na
educação; Equipe 3: (con) Formação docente para o uso das Tecnologias
digitais na Educação; Equipe 4: Os desafios da mediação de coordenadores
e gestores sobre a inclusão digital de escolas; Equipe 5: Práticas
Pedagógicas para uso das tecnologias. A culminância das pesquisas foi um
combustível para outras práxis que se efetivarão no processo de construção do
projeto de educação que defendemos.
Nossa semana foi uma viagem cheia de
descobertas, aprendizados, aventuras, desafios e turbulências. Outras viagens
se fazem necessárias, que possibilitem novos movimentos históricos entre,
passado, presente e futuro, que nos impulsione para a efetivação da ideia no
campo da ação pedagógica.
PREPARANDO PARA POUSO
O que ficou da viagem? Memórias de trabalhos científicos que retratam a realidade de nossas escolas públicas e privadas em várias etapas da educação básica e da educação superior, os desafios enfrentados para a inserção das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas. Essas memórias alimentarão ações educativas transformadoras. Lembranças de uma turma animada, cheia de sonhos, alegrias, comprometimento e dedicação não se apagarão de minha memória. Excelente viagem!!!
VIAGEM INESQUECÍVEL!!!
Abraços virtuais!!!
OLÁ TURMA!
As tecnologias digitais estão presentes
em nossas vidas, constituí-las como instrumento potencializador de práticas
educativas humanizadora é o nosso objetivo.
Nesse sentido, aproveito essa
oportunidade para relatar minha experiência docente, nessa disciplina
Tecnologias digitais na Educação para turma de vocês!!!
FAZENDO O CHECK-IN / PREPARANDO PARA O
EMBARQUE
Antes de iniciarmos a viagem, começamos
a organizar e planejar como pode ser essa experiência.
Quem são essas pessoas, alunos,
passageiros que constituem essa turma? De onde eles vem? O que planejar para
eles durante essa viagem? Quais livros, revistas, sites, softwares ofereço para
essa turma? Marcaram em seus cadastros viagem com emoção ou sem emoção?
Entretanto, tinha certeza de um aspecto desse processo: são passageiros
que tem experiencia educativa e uma bagagem cultural muito rica, que viajam
muito pelo mundo da leitura, que tiveram acesso há vários lugares, que acessam
muitos aplicativos, que estão interagindo teórico-prática com as problemáticas
da nossa realidade educacional.
PRONTOS PARA DECOLAR!!!
Olhei para todos sentados em suas
poltronas e comecei a explicar o plano de ensino com o respectivo roteiro de
nossa experiência, deixou-nos apreensivos e confiantes que a viagem seria
boa.
Encantou-me distribuir as imagens para
fazerem análise do discurso sobre as mesmas, as discussões referente a
dependência tecnológica, consumismo exacerbado, avanços das tecnologias,
desafios enfrentados para inserção das TIC's na educação, contradições
existentes nas concepções sobre tecnologia, sobre educação à distância no que
tange aos seus desafios e possibilidades, práticas docentes para o uso das TIC's,
entre outros debates. O estudo do texto Educação e Tecnologia: abordagens
críticas Selwyn (2017), consolidou a profundidade conceitual necessária
para nosso debate. Nos possibilitou problematizarmos através das questões
apresentadas no texto
1-Qual é o problema para o qual a
tecnologia se afirma como solução?
2. De quem é o problema?
3. Que novos problemas serão criados com
a resolução do problema velho?
4. Que pessoas e instituições serão mais
prejudicadas por esta nova tecnologia?
5. Que mudanças de linguagem estão sendo
promovidas por essas novas tecnologias?
6. Que redirecionamentos de poder
econômico e político podem resultar dessa nova tecnologia?
7. Que usos alternativos poderiam ser
feitos da tecnologia?
Os grupos foram se apresentando em cada
estação e mergulhando nas curiosidades epistemológicas da disciplina. Chegada a
hora de fazer escala no momento virtual, já era esperado. Perceber vocês
entrando em contato com o blog "Tecnologias e Educação" para
iniciarem um debate dobre a temática da disciplina, tendo o blog como
ferramenta pedagógica. Cada equipe discute um texto considerando: Trabalho
docente, formação continuada e tecnologias; O papel do gestor escolar na
incorporação das tic’s na escola: experiências em construção e redes
colaborativas de aprendizagem; tecnologias digitais na educação básica:
desafios e possibilidades e Gestão escolar e inovação educacional: a
construção de novos saberes e gestores para a transformação do ambiente
educacional na contemporaneidade. Outra escala com algumas turbulências, foi a
pesquisa de campo em tempo exíguo, mas que possibilitou a realização de um
levantamento de dados sobre as implicações das tecnologias da informação e
comunicação no campo educacional, com destaque para a gestão educacional.
Distribuído por Equipe 1: Políticas Públicas e Tecnologias Digitais na
Educação; Equipe 2: Gestão Escolar e tecnologias digitais na
educação; Equipe 3: (con) Formação docente para o uso das Tecnologias
digitais na Educação; Equipe 4: Os desafios da mediação de coordenadores
e gestores sobre a inclusão digital de escolas; Equipe 5: Práticas
Pedagógicas para uso das tecnologias. A culminância das pesquisas foi um
combustível para outras práxis que se efetivarão no processo de construção do
projeto de educação que defendemos.
Nossa semana foi uma viagem cheia de
descobertas, aprendizados, aventuras, desafios e turbulências. Outras viagens
se fazem necessárias, que possibilitem novos movimentos históricos entre,
passado, presente e futuro, que nos impulsione para a efetivação da ideia no
campo da ação pedagógica.
PREPARANDO PARA POUSO
O que ficou da viagem? Memórias de trabalhos científicos que retratam a realidade de nossas escolas públicas e privadas em várias etapas da educação básica e da educação superior, os desafios enfrentados para a inserção das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas. Essas memórias alimentarão ações educativas transformadoras. Lembranças de uma turma animada, cheia de sonhos, alegrias, comprometimento e dedicação não se apagarão de minha memória. Excelente viagem!!!
Bom dia professora Benilda, a viagem durante essa semana foi sensacional. Hoje recordei a viagem e me veio uma saudade imensa.
ResponderExcluirAgradeço pelos conhecimentos repassado para nós com tanta responsabilidade e paciência.rsrs.
Essa foi umas das melhores viagens desse bloco de disciplina.
Em nome da minha equipe ( Auricelia, Marta, juatan, Samanta, Ellen, Susane e Rosivalda), muito obrigada pela contribuição na nossa formação docente, que Aparti dessa viagem, pode vê que as tecnologias podem ser vistas como parte pedagógica de nosso trabalho e não somente um mero instrumento de uso.
Bjs.
ótimas dicas, que posso aplicar no colegio objetivo zona norte sp, obrigada por esse post excelente, recomendo a aplicação desse projeto
ResponderExcluiresse post pode me ajudar em novos projetos no berçário Zona Norte SP, recomendo aos professores
ResponderExcluir