quinta-feira, 24 de maio de 2018

FÓRUM DE DEBATE!!!

Olá Turma!


A Disciplina Sociologia aplicada a informática tem como objetivo promover um debate sobre a imensurável contribuição dessa ciência para a reflexão sobre as contribuições, as implicações e os impactos sociais da informática em nossa sociedade. Busca possibilitar uma visão histórica da constituição do campo de análise da Sociologia e da Informática. Além disso, visa compreender o conhecimento sociológico e os processos macrossociológicos e microssociais. Discutir as principais abordagens das Redes sociais Locais. Assim como, discutir e problematizar as perspectivas sociológicas sobre o desenvolvimento tecnológico.








Nesse sentido, para trabalharmos no “Fórum de Debate” apresentamos os seguinte questionamentos:

  1.     Considerando os conceitos de “Sociologia” em Durkheim, Weber e Marx, reflita sobre essas concepções e fundamente uma delas tendo como referência as leituras e discussões desenvolvidas na disciplina.  
  2.  Como ocorre e como podemos melhorar a relação indivíduo x mídia (considerar cenário local, estadual e nacional)? Fundamente sua resposta e dê exemplos
  3.  A redes sociais são usadas por um número grande de pessoas no mundo inteiro com objetivos mais diversos possíveis. Nesse sentido, solicito que destaque quais são os usos mais correntes das redes sociais e faça uma análise das implicações positivas e negativas desses usos.
  4.   Considerando os avanços tecnológicos nos últimos anos, podemos dizer que a informática produziu grande transformações sociais, identifique uma delas e explique.


Sugiro que as resposta sejam apresentadas como comentário nessa postagem. Com no mínimo 2.500 caracteres e no máximo 3.000 caracteres (com espaço). Faz-se necessário que se comente em uma das respostas dos colegas e se faça uma pergunta em outra postagem de outro colega.  
                Boa reflexão!

Quem inicia o fórum de debate?

67 comentários:

  1. Em relação à pergunta quatro a resposta é sim. A informática produziu avanços tecnológicos como: aproxima as pessoas, facilita a comunicação e o acesso a compras online. Percebe-se que com os avanços tecnológicos favoreceram a mundialização de informações, nas quais as barreiras mais longínquas socioculturais estão sendo globalizadas. O fato é que esse avanço tecnológico não trouxe apenas aspectos positivos, pois, que tem acesso a essa tecnologia são um grupo pequeno de pessoas.
    Podemos citar por exemplo o avanço tecnológico na área da medicina, na qual em países de primeiro mundo como EUA já utilizam robôs em centros cirúrgicos realizando processo de cirurgia em seres humanos, sem a necessidade de um medico responsável está presente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DE ACORDO COM SUA LINHA DE PENSAMENTO QUIAS SÃO MALEFÍCIO QUE A INFORMÁTICA TROUXE PRA A REALIDADE VIRTUAL QUE ENGLOBA O CENÁRIO POLITICO MUNDIAL, AS FAMOSA FAKES NEWS?

      Excluir
    2. Sim, é fato que esses avanços trouxeram grandes vantagens para a sociedade. Apenas jogando um comentário, é triste ver os aspecto negativos, como o cyberbullying com as pessoas atacando outras por estarem "protegidas" atrás das telas, e também a falta de segurança de dados causada pelos diversos spywares lançados pela rede.

      Excluir
  2. Respondendo a questão 4: sim vários avanços, porém nem todos estão preparados para lidar com o avanço da tecnologia e as transformações que ela proporciona na sociedade. Houve a mudança na forma de comunicar, relacionar, produzir, consumir e se informar... Podemos perceber isso no mundo do trabalho, no consumo e nos hábitos da população, como exemplo pedir uma refeição, um transporte, fazer uma compra, uma transferência bancária e realizar uma reunião pelo celular. Um exemplo a Uber, isso é o que podemos chamar de algo inovador. A Uber oferece um serviço diferente, com melhor qualidade do que o atual (táxis) e ainda cobra um preço mais baixo. A Uber é tão revolucionária que nos remete a um momento específico da história: a revolução industrial, quando com auxílio da tecnologia foi possível fazer um produto com qualidade superior custando menos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na perspectiva de vocês, qual o benefício e malefício que a informática trouxe para os exemplos abordados por vocês ?

      Excluir
    2. MALEFICIO O DISTANCIAMENTO PESSOA NA MUNDO REAL

      Excluir
    3. Conflitos sociais descritos Karl Max. Materialismo Dialético.

      Excluir
    4. Caros colegas como benefício: a comodidade daqueles que necessitam deste tipo de serviço, uma vez que os táxis estão cada dia custando mais caros e com esta crise os usuários de taxi acabam por optar um sistema mais barato de transporte em comparação com os taxis e tanto quanto mais confortáveis além do contato ser mais fácil e prático, bastando apenas baixar o aplicativo.
      Os malefícios seria o fator da insegurança, a ocorrência de assédio moral do motorista como podemos acompanhar nos telejornais, outro fator seria a falta a quem recorrer em caso de constrangimento, prejuízo ou descumprimento do acordo com o motorista do UBER.

      Excluir
    5. Na perspectiva de vocês, o que poderia acabar com essa insegurança citada nos malefícios? Apenas gostaria de saber seus pontos de vista.

      Excluir
    6. Caros colegas Attilio/Miranda, na nossa perspectiva sobre uma das inseguranças como, por exemplo, a ocorrência do assédio moral, conforme as nossas pesquisas, acaba de inaugurar em São Paulo a Lady Driver, aplicativo de transporte voltado especificamente para o público feminino, que conecta passageiras a motoristas mulheres. O objetivo desta iniciativa, de acordo com as fundadoras, é trazer mais segurança, tranquilidade e empatia para as passageiras durante as corridas, atendendo as necessidades do universo feminino e atuando também como ferramenta mediadora da independência financeira da mulher.

      Excluir
  3. QUESTIONAMENTO 2 : Como podemos melhorar a relação indivíduo x mídia ?

    À primeira vista, a resposta para a pergunta que o questionário aborda seria um simples e grande SIM! A mídia é um grande e poderoso instrumento de manipulação. Na realidade, o principal objetivo da mídia é chamar a atenção do público e obter lucro. Assim, a mídia passa a utilizar expedientes sensacionalistas com fatos negativos como crimes e catástrofes, disseminando um sentimento de insegurança no seio social, ocasionando o surgimento da cultura do medo e formando uma “Sociedade do Medo”.
    Mas como podemos melhorar isso?
    É importante estabelecer os limites éticos da atuação da mídia, de forma que, respeitem a ordem legal, discipline as atividades e defina suas responsabilidades em relação às pessoas atingidas pela informação que se divulga, sem, é claro, que se perca o direito de informar e de ser informado. É preciso que a mídia banalize menos e instrua mais, sem decidir por si o que as pessoas devem pensar e a forma como elas devem agir em relação ao que foi noticiado.
    Assim, resta à sociedade acreditar naquilo que é transmitido pela mídia e esperar por um futuro melhor, com menos violência e crimes hediondos. Até lá, a vida segue com uma completa divisão social, na medida em que a elite escolhe seus inimigos nas camadas mais pobres da população e continuam condenando aqueles que menos recursos têm: os já predestinados ao fracasso no sistema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em relação a tudo que foi dito, qual grupo social esta mais sujeito a ser vitima da mídia?

      Excluir
    2. Não há um grupo social específico que esteja sujeito a ser vítima das influências da mídia.
      Todos nós podemos ser influenciados por ela. O que difere dos que se influenciam dos que não se influenciam, é que os que não são alienados procuram a fazer pesquisas sobre determinado assunto.
      Desta forma tendem a saber o contexto/meio/fim.

      Excluir
    3. olá Guilherme e Ely, em relação ao seu questionário vimos que há muitas criticas em relação a mídia dizendo que influencia e de fato influencia, mas também que na sua pergunta influencia só de fatos negativos, por tanto no ponto de vista de vocês como seria se todas as classes sociais tivessem o mesmo meio de comunicação, o que vocês acham das mídias alternativas?

      Excluir
    4. Um ótimo questionamento colegas, Cássio e Max.

      A forma de comunicação que obtivemos em nosso cotidiano, precisam ser mais bem planejadas, mais imaginativas e gratificantes para os consumidores. Em outras palavras, envolver o consumidor com a comunicação.

      Bom, a principal característica de uma mídia alternativa é a inovação e, na maioria das vezes, criatividade das peças, além do oportunismo.

      A escolha de uma mídia alternativa também é capaz de gerar apelo emocional no público, com menor investimento por parte do anunciante. Em tempos, onde a internet faz parte da vida das pessoas, a mídia alternativa por fugir de formatos padronizados de propaganda gera grande boca-a-boca nas redes sociais.

      Excluir
  4. 3- Resposta.Hoje em dia as redes sociais são usadas principalmente para o transporte de informações e a comercialização de produtos. Sobre o transporte de informações,como atualmente uma boa parte da população não tem tempo para assistir os noticiários e telejornais,as redes sociais acaba se tornando o meio mais pratico e rápido de se atualizar sobre as noticias do mundo,já que tudo na internet viraliza. O fator negativo das redes sociais,é que,elas tem o poder de transmitir as informações de uma forma mais rápida, porem do mesmo modo que ela nos traz informações verídicas,ela nos traz informações infidas. Essas informações falsas se tornaram muito comum,pois muitas vezes os usuários das redes sociais querem visualizações e curtidas e isso ocasiona que muitos pessoas, muita das vezes compartilham essas informações sem consultar a veracidade da noticia.
    Sobre a comercialização de produtos,se tornou muito comum ver empresas utilizando esse meio para vender seus produtos já que o mundo virtual é mais amplo e atingi um numero maior de pessoas.O fator positivo é que atualmente você não precisa mais ir direto em uma loja para efetuar a compra de um produto,pois hoje e fácil se deparar com anúncios de venda em diversas redes sociais. O fator negativo esta envolvido com o que já foi mencionado sobre o cliente não precisar ir em uma loja para comprar determinado produto,e não saber de "fato" a qualidade do mesmo.Desse modo muitos acabam sendo vitimas de propagandas enganosas,e da forma que compradores perdem seu dinheiro,acaba prejudicando muitos vendedores confiáveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em relação a tudo que foi dito, a rede social trouxe mais malefícios ou benefícios para seus usuários?

      Excluir
    2. Elas são diretamente proporcionais,porem acredito que mais benefícios já que um usuário correto que publica noticias verdadeiras e que usa as redes sociais de maneira consciente,ocasiona que as chances de ter malefícios é muito pequena. Outro fator que me faz acreditar nos benefícios é que os donos das redes socias juntamente com uma equipe de profissionais qualificados que trabalham arduamente para evitar a dispersão de noticias falsas e aumentar a segurança das redes socias.

      Excluir
    3. Respondendo o guilherme e ely. A rede social é uma tecnologia de comunicação inventada para fins sociais, a questão se é bom ou ruim é quem utiliza a ferramenta. daí temos que não podemos concluir que a rede social é maléfica ou benéfica, e sim a pessoa que usa o meio.

      Excluir
  5. QUESTIONAMENTO 3 : A redes sociais, quais são os usos mais correntes ? Quais são os lados positivos e negativas desses usos?
    A diversas opções de sites de relacionamentos, que ocupam uma parte significativa do tempo das pessoas, principalmente dos mais jovens.
    Exemplo: Twitter, Facebook, Youtube, Google+ e Instagram.
    Com elas é possível falar com uma pessoa no Japão e outra no Arroio Chuí.
    Compartilhar o que se está fazendo por meio de vídeos, fotos/textos, em tempo real e tudo isso com interação total com os amigos.

    Os pontos positivos são:

    (1)- Ajudam a manter os relacionamentos, mesmo à distância: No dia a dia, que é muito corrido, uma simples mensagem alivia a angústia da separação.
    (2)- Causam o sentimento de "fazer parte" de um contexto ou relação: Por meio de comentários, curtidas e compartilhamentos o indivíduo encontra uma forma de se fazer presente, interagindo com seus amigos e seguidores.
    (3)- Facilitam a expressão do que se sente e pensa: O compartilhamento de textos, fotos, vídeos e imagens é uma forma saudável de se expressar.
    (4)- Dão a oportunidade de pensar antes de reagir: Na comunicação verbal a reação é instantânea, enquanto que na comunicação virtual escrita temos mais tempo para pensar antes de agir.

    Os pontos negativos são:

    (1)- Sensação de solidão: A redes sociais acabam oferecendo um relacionamento superficial onde, muitas vezes, não há um aprofundamento das relações.
    (2)- Perda de tempo sem perceber: O usuário usa o tempo livre que tem para bater papo no Facebook e Twitter, ou então ver fotos no Instragram.
    (3)- Aumento da fofoca: Gasta-se tempo e energia verificando o que o outro está fazendo, comprando, comendo ou assistindo, uma espécie de Big Brother virtual.
    (4)- Criam barreiras para a socialização física: A pessoa tímida recorrerá às redes sociais para se expor, porém, dependendo do grau de timidez, o indivíduo pode usá-las como o único canal para interagir com as pessoas, fugindo da exposição face a face.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus caros colegas Guilherme e Ely, ao citar sobre o ponto positivo em que as redes sócias “Ajudam a manter os relacionamentos, mesmo à distância: No dia a dia, que é muito corrido, uma simples mensagem alivia a angústia da separação.” Não seria contraditório ao ponto negativo citado “ Sensação de solidão: A redes sociais acabam oferecendo um relacionamento superficial onde, muitas vezes, não há um aprofundamento das relações.”, Já que as redes sociais é um meio de comunicação onde pessoas tem-se a interagir umas com as outras podendo a ter relacionamento passando de amizade para uma relação mais séria, por que daria uma sensação de solidão, se uma simples mensagem alivia a angustia da separação?

      Excluir
    2. Vamos lá queridos colegas, Jéssica e Ricardo, há primeira vista, os argumentos aparentam ser contraditórios, mas não são.

      "Ajudam a manter os relacionamentos, mesmo à distância: No dia a dia, que é muito corrido, uma simples mensagem alivia a angústia da separação."

      Ter um relacionamento assim tem seus malefícios.
      A pessoa busca intimidade, porém há uma capa de superficialidade que não permite uma interação mais profunda, ou seja, a relação para num certo ponto. A verdadeira dor e a angústia acabam não sendo compartilhadas.

      Excluir
  6. Em relação à pergunta Nº 04. Sim, nos últimos anos, o mundo passou por mudanças radicais. Uma questão que podemos ressaltar seria o avanço da tecnologia no âmbito trabalhista.
    Sim, essas mudanças trouxeram vantagens e desvantagens. Contudo, o foco dessa publicação será voltado a uma desvantagem, sendo ela um novo analfabetismo gerado por esse avanço, “O DIGITAL”. Pois, como o trabalho e tecnologia vêm se tornando cada vez mais próximos, tornou-se mais restrito o acesso ao mercado de trabalho, pois isso eliminou aqueles que são incapazes de operar as novas tecnologias e equipamentos sofisticados. Isso parece ter tornado mais difícil à possibilidade de inserção de quem não tem tal oportunidade na nova sociedade.
    Hoje, para se arrumar um emprego, com todas as suas vantagens, necessitamos de conhecimentos básicos de informática. O que é bom. Nos mostra um mundo maior e ao mesmo tempo também menor. Maior em sentido de pesquisas e ambientes de se trabalhar e menor no sentido de distancia e de tempo de pesquisas e estudos. Voltando a questão do trabalho, necessitamos desses aprendizados, pois atualmente, empresas, comércios, lojas virtuais, pequenas lojas, trabalham com parte de tecnologia, sendo para marketing e até para vendas, envios de arquivos, base de dados e pesquisas e etc.
    Assim tem uma vantagem muito grande sobre isso. Quando a pessoa não tem esse conhecimento, pelo menos, o básico, ela se torna mais vulnerável a não concorrer a uma vaga de emprego sonhada, ou até mesmo não conseguir trabalhar em várias áreas de trabalho. O que torna frustrante, pois com tudo o que temos, já devia ter se tornado parte do cotidiano de cada pessoa. Da mais nova a mais velha em idades e em questões culturais também. Esse “analfabetismo” é preocupante. Querendo ou não, o mundo não vai parar para esperar por este avanço tecnológico.
    A falta da oportunidade para se obter um avanço na informática as vezes se vem por causa de muitas condições. A falta de informática nos estudos, a falta de condições por conta do dinheiro para poder fazer algum curso básico, a falta de incentivo por parte de escolas governamentais para se botar em grade estudantil dentre outras.
    O foco é que, 80% praticamente da população já tem acesso a um pequeno conhecimento de informática, ou passa por ela diariamente. Para a parte de trabalhos, não desmerecendo nenhum, porém, existem alguns mais principais, que são feitos necessariamente com uso de informação da tecnologia e da informática. O que faz com que o cidadão, independente de raça, idade ou gênero tenha que saber trabalhar utilizando tais informações de como se usa tal tecnologia (máquinas, computadores, e etc.). O que mostra a importância do conhecimento e que mesmo com dificuldades, cada um tem que “correr atrás desse aprendizado” para ter um futuro melhor, digamos assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordamos com vocês Attlio e Miranda, os avanços cada vez maior da tecnologia acaba excluindo, querendo ou não, muitas pessoas do mercado de trabalho, principalmente as pessoas mais velhas,enquanto que os mais jovens já nasceram na era digital têm a informática como algo natural. Assim, até algumas profissões serão eliminadas por tecnologias mais automáticas, o que sugere que teremos que criar outros ramos de trabalhos

      Excluir
  7. Continuação Resposta 3. Outro exemplo a se destacar são as chamadas "correntes" que são muito comum nas redes socias. Um fator negativo é que muitas das vezes elas passam mensagens "bobas" e por conta disso são ignoradas pelo publico. O Fator positivo a ser destacado é que quando utilizada para dispersar noticias verídicas acaba se tornando uma grande aliada em determinadas situações.Um exemplo foi a tragedia na região serrana do rio de janeiro. Que aos poucos foram surgindo comunidades mas redes sociais afim de ajudar as vitimas dessa tragedia através de doações.Como remédios,dinheiro,alimento,doação de sangue e etc.Outro ponto positivo das divulgações nas redes sociais foi que muitas pessoas divulgavam a situação de diversas áreas através de fotos e videos.E,dessa forma acabam divulgando formas de acesso as pessoas que estavam precisando.Por fim muitos sucesso dessas ações deve-se,sem duvidas a participação de inúmeras pessoas que tiveram acesso a essas noticias nas redes socais.

    ResponderExcluir
  8. “A redes sociais são usadas por um número grande de pessoas no mundo inteiro com objetivos mais diversos possíveis. Nesse sentido, solicito que destaque quais são os usos mais correntes das redes sociais e faça uma análise das implicações positivas e negativas desses usos. ”

    Resposta a questão Nº 3

    Culturalmente, nos foi passada a imagem de que a tecnologia está diretamente associada a civilização e ao progresso, induzindo-nos à adoção de novos padrões sociais. Cada vez mais percebemos a tecnologia em nossos lares e local de trabalho.
    Vários acontecimentos de importância histórica têm transformado o cenário social da vida humana. Uma revolução tecnológica concentrada nas tecnologias da informação está remodelando a base material da sociedade em ritmo acelerado e as redes sociais estão exercendo um papel fundamental em toda essa transformação.

    Pontos Negativos

    1. Muitos estudantes não sabem lidar com a grande oferta de informações que a internet oferece. Alguns tomam tudo o que leem na web como verdade absoluta e isso interfere no processo de aprendizagem e no desenvolvimento de olhar crítico perante o que lhes é apresentado.
    2. O jovem de hoje é multifuncional, faz tudo ao mesmo tempo, porém, isso pode ter consequências negativas se não for bem administrado. O acesso às redes sociais durante os momentos de estudo, por exemplo, pode causar distração e interferir no desempenho acadêmico.
    3. O excesso pode ser arriscado. Ao gastarem horas e horas nas redes sociais, os jovens deixam de interagir cara-a-cara e isso pode prejudicá-los seriamente. Com menos interações “reais”, eles podem ter a capacidade de comunicação comprometida (a internet não exige entonações, linguagem corporal, etc). O mundo “offline” jamais pode ser substituído pelo online.

    Pontos Positivos

    1. As mídias sociais aumentaram a interatividade e a possibilidade dos alunos se expressarem e colaborarem com a produção de informação. A dinâmica rápida (quase instantânea) do mundo online, deu ao jovem a capacidade de desenvolver pensamento rápido, qualidade que é extremamente apreciada na realidade em que vivemos.
    2. As redes sociais ensinam os jovens importantes situações do mundo real. Por exemplo, a noção de “rede de contatos” é exercitada por meio de comunidades como Facebook e isso pode ajudar o jovem ao longo de sua vida. Ser capaz de criar redes de contato sólidas é extremamente importante para o desenvolvimento tanto pessoal, como profissional e acadêmico.
    3. Pelo enorme contato que possui com as novas tecnologias, o jovem de hoje as domina completamente. Esse domínio é extremamente útil, já que hoje, o andamento do mundo depende dessas novas tecnologias. Ter essa habilidade é estar pronto para as exigências que virão pela frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar/luterfran, de que forma os pais podem agir para que os tais impactos negativos não afetem seus filhos?

      Excluir

    2. Controlar o tempo de uso é fundamental e hoje já existem aplicativos de monitoramento para tal função que podem ajudar a excluir possibilidades de seus filhos manterem contato nas redes sociais com pessoas que aparentam intenções maliciosas ou mesmo por conta do estudo que como citado acima o uso excessivo das redes sociais podem atrapalhar nos estudos

      Excluir
  9. Com a relação à pergunta 4. A tecnologia é hoje parte inerente da vida do ser humano de modo que não conseguimos nos ver separados dela. Com os grandes avanços tecnológicos hoje em dia, facilitou muito as vidas das pessoas em vários sentidos, como no simples modo de procurar por uma recita de bolo quanto saber as grandes notícias que nos rodeiam pelo mundo a fora. É muito difícil chegarmos a uma casa e a pessoa não possuir algum tipo de aparelho eletrônico, sendo para se comunicar ou se informar de algo. Com Nos últimos anos a humanidade vem testemunhando o surgimento e crescimento vertiginoso da internet essa ferramentas tecnológicas, que vêm modificando a forma com que as pessoas se relacionam e realizam negócios.
    Como era de se esperar, as organizações passam por uma profunda transformação e têm que correr contra o tempo para se antecipar às mudanças e se adaptar a elas da forma mais eficiente possível, inovando e buscando novos conhecimentos, de forma a se tornar referência em sua área de atuação. Um exemplo, se propormos a analisar esse processo de surgimento e da Web, seus impactos no mundo dos negócios. Em pleno ano de 2018, difícil é encontrar alguém que não use nenhuma rede social. Essas poucas pessoas decidem viver à margem da sociedade 2.0 e, mesmo sabendo que ficam de fora de muita coisa bacana que acontece nessas plataformas, elas seguem firmes na decisão por uma série de fatores, que vão desde a garantia da privacidade até o medo de se tornarem "viciadas" em rede sociais – como acontece com muita gente por aí, que praticamente se esquece de todo o resto da internet, acessando somente Face book, Instagram e Twitter no dia-a-dia.
    Fazendo um passeio na história da comunicação humana podemos ressaltar que houve um salto muito alto com a tecnologia, pois, as pessoas que se comunicavam apenas cartas agora que se comunica com as redes sociais mesmo estando longe estão pertos pela web ou vídeo conferencia. Existem vários tipos de comunicação. Podemos enumera algumas;
    Verbal – Comunicação através da fala propriamente dita, formada por palavras e frases. Tem suas dificuldades (timidez, gagueira, etc.), mas ainda é a melhor forma de comunicação.
    Não verbal – Comunicação que não é feita por palavras faladas ou escritas. Usam-se muito os símbolos (sinais, placas, logotipos, ícones) que são constituídos de formas, cores e tipografias, que combinados transmitem uma ideia ou mensagem.
    Linguagem corporal corresponde a todos os movimentos gestuais e de postura que fazem com que a comunicação seja mais efetiva. A gesticulação foi à primeira forma de comunicação. Com o aparecimento da palavra falada os gestos foram tornando-se secundários, contudo eles constituem o complemento da expressão, devendo ser coerentes com o conteúdo da mensagem.




    ResponderExcluir
  10. Em relação a pergunta 3, pode-se dizer que as redes sociais são ótimas ferramentas para comunicação entre pessoas em todo mundo. Pois favorecem a proximidade e ao mesmo tempo distanciam as pessoas no mesmo espaço criando seres humanos isolados. Pode-se compartilhar o que se está fazendo por meio de vídeos, fotos ou textos, em tempo real e tudo isso com interação total com os amigos. Ou seja, são ótimas ferramentas de comunicação e de entretenimento, agilizam e facilitam a nossa comunicação diária/ a nossa vida. Entretanto, na mesma proporção que têm pontos positivos, contam também com negativos, como, por exemplo, a sensação de solidão ou a dificuldade de superar a timidez, o preconceito, a discriminação e a formação de grupos estereótipos.
    Podemos citar como aspectos negativos do uso das redes sociais o cyberbullying que é agressão moral a pessoas por meio do uso da internet, isto é, o usuário usa o espaço virtual para intimidar e hostilizar uma pessoa (colega de escola, professores, ou mesmo desconhecidos), difamando, insultando ou atacando covardemente. Outro ponto negativo são as Fake News que são noticias falsas criadas com intuito de enganar ou difamar a fim de obter ganhos financeiros ou políticos, muitas vezes com manchetes sensacionalistas, exageradas ou evidentemente falsas para chamar a atenção.
    Em relação aos pontos positivos pode-se citar o uso das redes sociais para praticas de vendas em grupos específicos para este objetivo, criação de grupos de debates sobre politicas e religiões, bem como, para um evento importante ou para conseguir doações de sangue para um amigo enfermo ou espalhar um comunicado sobre a realização de um protesto de cunho local ou estadual ou nacional. Outro ponto positivo desta incrível invenção esta em adquirir conhecimentos, pois, as redes sociais são um excelente filtro para artigos, publicações de fóruns, porque as pessoas só compartilham aquilo que as interessa, portanto, tudo de mais importante, divertido e interessante estará lá na sua página. Não podemos deixar de falar nos encontros amorosos que casais se conheceram pelas redes sociais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim as redes sociais são ferramentas importantes para encontros de casais, pessoas se conhecem, trocam likes, resolvem se encontrar e marcam seus encontros. entretanto tem seus benefícios e malefícios.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  11. Com relação à pergunta 4... uma das mais explícitas mudanças sociais é notável na comunicação virtual das pessoas, uma vez que o computador e a internet permitem nos comunicar sem sair de casa. Isso causou um isolamento que chega a ser contraditório, onde, por exemplo, as redes sociais facilitam nossa comunicação com pessoas em qualquer lugar do mundo, mas nos tornam antissociais com relação ás pessoas à nossa volta. O ambiente familiar seria umas das vítimas dessa mudança social, como os filhos que deixam de interagir com os pais, os avós, irmãos, visitas e outras pessoas que estariam fora de seus grupos nas interações virtuais. Percebemos essa mudança principalmente nas gerações da era digital, que passou a viver em um mundo todo interligado, onde não há limitações para conhecerem vários assuntos, culturas distantes, estilos de músicas, roupas, vocabulário... Já as gerações mais velhas tem certa limitação com o mundo digital, uns por falta de contato com esse recurso, outros por não terem conhecimento dos meios tecnológicos, e outros ainda por serem mais voltados ao diálogo presencial, ou seja, “boca a boca”, já que faz parte de sua criação antes do advento da informática. Hoje é muito natural que em momentos de socialização o uso dos smartfones seja quase que obrigatório, como em aniversários, igrejas, sala de aula, entre outros.
    A informatização da comunicação também dificulta a veracidade das informações que estão ao nosso alcance, e isso causa muitos problemas tanto na saúde, na educação e até nas profissões que dependem desse tipo de informação. Vemos pessoas se auto avaliar ou automedicarem apenas por lerem textos na rede que julgam serem diagnósticos contundentes de certas doenças. Também existem jornalismos que divulgam informações de fontes desprovidas de pesquisa, assim, se um site de fofoca tem como verdade o que um internauta publicou, sem ao menos saber as credencias da fonte, há uma grande chance do site sofrer punição ou desmerecimento por causa das mentiras que compartilharam.
    Embora a tecnologia tenha contribuído para afastar o diálogo direto entre as pessoas, impossibilitando de verificar todas as informações disponíveis na internet, e até afetado algumas profissões negativamente, ela também permitiu avanços na vida das pessoas, como as pesquisas feitas por cientistas que podem divulgar seus resultados quase que simultaneamente, assim, outras áreas também podem fazer uso desses resultados, como a questão de um medicamento, que pode ter efeitos colaterais irreversíveis para o paciente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cassio Max, o que as escolas podem fazer mediante essa problemática para amenizar os impactos negativos da informatica?

      Excluir
    2. bem, as escolas também sofrem influências negativas da informatização, assim, ela teria que aprender a incluir os meios tecnológicos para estimular a educação dos alunos, e as escolas poderiam também usar usar obrigatoriamente as tecnologias, já que o mercado de trabalho vai exigir isso dos profissionais.

      Excluir

  12. Com relação a pergunta quatro, sem dúvida a resposta é sim. Os avanços tecnológicos trouxeram grandes mudanças para a sociedade e uma delas é na convivência familiar.
    Tecnologia e Família, duelo de gigantes na sociedade contemporânea. Na sociedade dita como moderna, os relacionamentos estão sendo através de um click, rara são as conversas olho no olho, abraços, carinhos, os diálogos entre pais e filhos estão focando para trás. A cena mais comum em um lar é: na sala a TV ligada, os pais no sofá cada um mexendo em seu celular e os filhos cada um em seu quarto também mexendo em seus aparelhos eletrônicos. E por muitas vezes esse diálogo que deveria ser presencial está sendo digital dentro do mesmo espaço.
    Quem diria que um parelho tão pequeno, um objeto de valor mensurável, pudesse ser tão idolatrado. As mãos vivem ocupadas. Na hora da refeição uma mão está para o talher, assim como a outra mão está para o celular, como uma equação matemática, onde a ordem dos fatores altera a soma, diferentemente da adição.
    A informática é uma excelente e importante ferramenta nos dias atuais, porém, não sendo bem utilizada, pode trazer danos irreparáveis no que se diz a respeito do relacionamento familiar como um todo. A área mais atingida no relacionamento pais e filhos na era digital tem sido o diálogo. Hoje a maioria dos pais passa a maior parte do dia fora de casa; o trabalho os consome, chegam em casa estressados depois de um dia cheio de cobranças profissionais, e quando tem tempo durante o dia comunicam-se com seus filhos através de ligação pelo celular, ou o mais usado WhatsApp.
    Logo cedo as crianças são presenteadas com um aparelho tecnológico com a justificativa que através desse objeto os pais terão mais controle sob a criança por não poder estar perto dela.
    Com as múltiplas tarefas, a internet permite e facilita a aceleração das informações, porém, o ser humano é limitado, e isso está se tornando uma fonte de estresse. Estudos já chegaram à conclusão de que os dependentes tecnológicos possuem alguns dos problemas abaixo:
    Redução da atenção, aumento de obesidade, perda de identidade e autoestima, diminuição da empatia, aumento de estresse e depressão.
    Porém a culpa não é da tecnologia, sim de quem a utiliza e como o faz. É necessário estabelecer limites, determinar a frequência de utilização, e ainda observar o que a criança está fazendo na internet. Ser adulto é “chato”, ser pai ou mãe educar dá trabalho, mas é dever deles dizer “Não”, colocar limites, orientar, proibir, e fazer com que as crianças entendam que bons pais não são aqueles que permitem tudo.
    Por ser um acontecimento recente ainda não sabemos como serão os futuros adultos, quais serão os efeitos da tecnologia sobre eles. Portanto não podemos esperar sentados, é preciso agir antes que essa futura sociedade seja invadida ainda mais por doenças emocionais.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caros colegas wellyton e romulo. O celular foi inventado para quais fins? É o celular que prejudica o homem ou é o homem que utiliza o celular para se auto prejudicar?

      Excluir
    2. Esse tipo de relacionamento afetivo já é abordado por um sociólogo chanado Sigmun Bauman, seria de muita importância e sugiro que leiam as ideias dele, no livro Modernidade liquida

      Excluir
    3. Wellyton e Rômulo S.I 2017

      Você acha que com a informatica, computadores, celulares, as crianças também não podem desenvolver habilidades e competências através desses dispositivos?

      Excluir
  13. Em relação à pergunta 04. Sim.
    A internet a partir do século XXI possibilitou o mundo conectar-se entre si quebrando barreiras, assim as informações se propagam mais rápido e em menos tempo. Com esses avanços o mundo ficou “pequeno”. A internet surgiu na década de 60, conhecida como “Arpanet” pelo EUA, durante a guerra fria, onde existia um conflito ideológico entre duas potências mundiais.
    Atualmente conhecemos as pessoas virtualmente através das mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Whatsapp e outros), isso apresenta pontos positivos e negativos. Hoje nós podemos conversar e fazer negociações em outros continentes, assim facilitando o comércio e os diálogos de amizades em outros lugares.
    A comercialização pela internet é muito utilizada pelas as pessoas no mundo, possibilitando que você compre um produto em outro país sem precisar ir lá ou sair de sua casa. Esse tipo de negociação promoveu inovações com aplicativos de serviços e lojas, como exemplos, gearbest, uber, trivago, entre outros.
    Hoje algumas pessoas expõem sua vida na internet, como exemplo o uso do Facebook. O Facebook é uma mídia social mais usada no mundo por enquanto. Ela proporciona o compartilhamento do seu estado emocional, assim as pessoas saberem como você está se sentindo. Por outro lado o Whatsapp é um dos meios de comunicação mais usada mundialmente, proporciona mais privacidade nas suas conversas e compartilhamento entre arquivos.
    Um dos pontos negativos é que as pessoas deixam de viver a realidade e terminam vivendo no virtual achando que aquilo é a sua realidade, e outra e que as influencias virtuais podem ser maléficas como, por exemplo, “A baleia azul”. O jogo Baleia Azul surgiu nas redes sociais russa, com intuito de promover os jovens a cometerem suicídio. O jogo era feito através de 50 desafios onde o participante deveria postar a foto do desafio feito e escrever Hashtag (#) Baleia azul.
    As mídias sociais possuem um problema que não tem como gerenciar, é o fato de que as informações se propagam sem controle, podendo ser uma “Fake News” ou crimes cibernéticos. O vírus “Ransonware” que afetou o mundo em maio de 2017, através da rede, assim afetando muitos computadores de instituições públicas e privadas. Os criminosos solicitavam o dinheiro virtual (Bitcoins) para poder devolver os arquivos roubados pelo vírus.
    Concluindo que os avanços tecnológicos trouxeram benefícios e malefícios para a sociedade. Importante destacar que quem utiliza essas ferramentas é as pessoas, e elas escolhem como vão utilizar se é para o bem ou o mal. Então a tecnologia é importante para a sociedade.
    By: Franck Bastos e João Rodrigues.

    ResponderExcluir
  14. Respondendo o questionamento 4:
    Sim. O mundo ao qual conhecemos está em constantes mudanças principalmente pelo avanço das tecnologias, organizações do mundo inteiro investem em tecnologias, afim de, melhorar a vida do ser humano, e desta forma, a sociedade onde vivemos. O advento da informática é uma delas, é imprescindível destacar que, mais do que abrir novas ofertas de mercado, a mesma, proporcionou uma revolução desde a sua criação, propiciando novas formas de comunicação e melhorando a qualidade de vida de seus usuários.
    São exemplos dessas transformações, a mudança no comportamento social das pessoas, os ambientes de trabalho, os meios de telecomunicações e de ensino-aprendizagem. Todos os motivos anteriormente citados eram distintos algumas décadas atrás, e seu desenvolvimento deve-se a informática, uma das suas ramificações é a internet, pois nos oferece o acesso a uma gama de conteúdos e o seu acesso é facilitado, oferecendo uma liberdade na pesquisa de informações.
    Sobre a educação, podemos ressaltar a importância da internet para obtenção de acesso ao conhecimento. Quando nos referimos ao ambiente escolar, a utilizada de forma adequada oferece grandes benefícios para professores e alunos. Sendo assim, os educadores buscam novas formas de se habituar a essas tecnologias, aplicando em suas aulas, com objetivo de deixar as aulas mais dinâmicas e lúdicas, um exemplo disso é a utilização de jogos, aplicativos, sites, blogs, e softwares, tudo isso como uma forma de inovar os currículos escolares oferecendo novas experiências aos alunos, tornando o ambiente escolar mais interativo e proporcionado uma aprendizagem significativa.
    A informática colaborou para a construção e utilização das tecnologias de informações e comunicações (TICs), revolucionando a troca de informação entre pessoas, as mesmas proporcionaram novas formas de se comunicar no que se referem a e-mail, redes sociais e teleconferências, nos setores empresarias e na área da saúde, como aparelhos ajudam no tratamento de pacientes, monitorando quadros de recuperação além de informar, quando é preciso de determinado medicamento para estabilizar uma situação de risco.
    Porém, o avanço da tecnologia também causa efeitos colaterais não desejados como o isolamento social, caracterizado pela insuficiência ou total falta de contato físico entre as pessoas na vida cotidiana, tais como, em ambientes de trabalho, e convívio com familiares e amigos, os isolando em seu próprio “mundinho virtual”, presos na tela de seus computadores e celulares, perdendo o foco do mundo a sua volta, principalmente das pessoas que os rodeiam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual sua opinião em relação a substituição de motoristas humanos por carros autônomos em um futuro próximo pela Uber que irá causar o desemprego de motoristas que trabalham para ela nos dias de hoje?

      Excluir
    2. Caros Everaldo e Leone, em parte é benéfico para pessoas que sofrem algum tipo de deficiência que limita os movimentos corporais, por outro, trás o malefícios para as pessoas que dependem exclusivamente do emprego de motorista, cujo a renda, está direcionada para o sustento familiar, então não nos posicionamos nem contra, nem a favor.

      Excluir
  15. Com relação à pergunta 04. E inegável que os avanços tecnológicos como a internet mudaram o mundo e o modo de vida das pessoas. A tecnologia introduzida no século XX mudou a forma como as pessoas se conhecem, estudam, interagem, trabalham e se divertem. Nas últimas décadas, houve uma explosão de tecnologia e informação. Avanços tecnológicos resultaram no aumento do conhecimento e da informação e, consequentemente, na descoberta de formas de aprimorar ainda mais a tecnologia. A tecnologia avança rapidamente. De tal forma que o ser humano e quase obrigado a acompanhar esse crescimento para não ficar “atrasado” nesse novo mundo. Uma das áreas atingidas por essa tecnologia foi no meio familiar que trouxe efeitos positivos. E negativos para família. Desde que a internet passou a fazer parte da vida da família , nossas noções de relacionamento têm sido reavaliadas e até mesmo reconstruídas na vida dos familiares. A Internet veio para ficar e os usos das tecnologias são diversos, afinal as pessoas se apropriam delas e as inserem no seu cotidiano de acordo com seus interesses, desejos e motivações. De fato as novas tecnologias e a internet estão impactando as vidas das famílias. Afinal, são as pessoas que “dominam” as tecnologias ou as tecnologias que estão “dominando” as pessoas?
    Um lado positivo da tecnologia familiar e que ela ajudam a manter os relacionamentos, mesmo à distância: No dia a dia, que é muito corrido, onde uma simples mensagem alivia a angústia da separação que e muito frequente na família. Uma conversa por vídeo, por exemplo, é uma boa opção para aquelas pessoas que moram longe um do outro. O contato visual, mesmo que pela tela de um dispositivo móvel, já é suficiente para diminuir a saudade desse familiar que esta distante um do outro. Outro aspecto a ser considerado e o lado negativo da tecnologia na família, Que leva a falta de relacionamento. Onde a tecnologia deixa cada vez mais as pessoas separadas da vida social levando para lado virtual. Quem diria que um simples celular poderia separar uma família de coisas tão simples como um almoço em família. Onde cada pessoa na mesa fica com um celular na mão, deixando de lado a vida social e optando pela vida virtual. Deixando de lado um abito tão lindo que poderia deixar a família com laços mais forte. Hoje em dia, é mais comum dar um “oi” e saber se está tudo bem por uma mensagem de textos em aplicativos e deixar de encontrar com os pais frente a frente e poder promover um diálogo sincero sem que uma tela de celular ou computador esteja no meio do caminho.
    Aluno: Romulo Weider Moreira Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como e possivel combater esse afastamento criado na sociedade devido a tecnologia e como a tecnologia esta mudando a sociedade, se a sociedade que mouda a tecnologia ou a tecnologia mouda a sociedade?

      Excluir
    2. Caros colegas, para vocês qual o impacto na educação quanto a o uso das tecnologias em sala de aula?

      Excluir
    3. pode ser prejudicial pois os alunos nao tem experiencia de procuras livros na biblioteca e contra c e contra v. mas tem pontos positivos que abre pra pra varias conhecimentos que uma pessoas contribuem com pesquisa

      Excluir
    4. Daiara e Laciene: O impacto das tecnologias e muito grande, pois o uso desses recursos em sala de aula consegue aumentar de forma significativa o aprendizado, pois o aluno pode ir atras da forma que e melhor para ele aprender.

      Excluir
    5. caros colegas Symonn e Adrian. nesse novo mundo e muito difícil saber se a sociedade que molda a tecnologia ou se a tecnologia que molda a sociedade. entretanto ultimamente e a tecnologia que esta moldando a sociedade tomando conta muita das vezes da vida das pessoas. forçando o abandono da vida pessoal e optando por uma vida virtual.

      Excluir
    6. Daiara e Laciene,com relação as tecnologias em sala de aula podemos fazer uma análise e concluir pontos negativo e positivos sobre a informática.
      Aprender a informática tornou-se uma necessidade do cenário atual, pois ela está presente em diversos segmentos da sociedade ,portanto a introdução dela na educação é essencial, uma vez que a educação é a base de tudo,porém é necessário que se faça uso inteligente e consciente desse recurso para que seja utilizado para fins pedagógicos e científicos, a fim de desenvolver e estimular o senso crítico dos estudantes.Alertando que o mau uso dela pode apresentar perigo, tais como a perda de privacidade, coleta de dados do usuário,o cyberbullying entre outro perigos que os usuários estão sujeitos.

      Excluir
  16. De acordo com a questão levantada pela pergunta 3 do fórum de debates é possível refletir que atualmente as redes sociais vem sendo usadas de forma mais corrente para:
    (1) Auto exposição e expor aos outros promovendo o cotidiano como se este fosse uma forma de espetáculo, (você pode se expor demais e acabar se prejudicando com isso).
    (2) Podemos passar muito tempo nas redes sociais e acabar deixando de lado a vida e o mundo.
    (3) Achar que a solução dos problemas sociais está nas redes sociais, não basta apenas compartilhar uma imagem que seu problema será resolvido.
    (4) Cada um transforma sua vida no seu próprio reality show auto alienando-se e promovendo a alienação do próximo.
    (5) O seu descontrolado também esta promovendo a redução das conversas cara a cara, pois é muito comum a ocorrência de se enviar uma mensagem para a pessoa ao lado ao invés de falar com ela pessoalmente.
    (6) O número absurdo de informações em circulação das quais muitas são falsas ou foram manipuladas para algum proposito maligno (não podemos acreditar e confiar em tudo que vemos).
    (7) O acesso infantil sem o controle dos pais (isso pode trazer um grande problema, tanto para a criança quanto para a família).
    (8) A questão dos perfis fake que são usados por indivíduos mal intencionados para promover ciberbuling.
    (9) Disseminação de ideologias corrosivas marcadas pelo racismo, preconceito, machismo, etc. Esses são alguns pontos negativos do uso das redes sociais.
    Porem existe vários usos positivos para facilitar e agilizar a sua vida.
    (1) Possibilidade de compartilhar em tempo real algum acontecimento vivenciado sendo ele bom ou ruim.
    (2) Manter um relacionamento mesmo com a distância.
    (3) Facilita a expressão do que se sente ou pensa sobre algo que foi postado.
    (4) A possibilidade de fazer novas amizades e interagir com pessoas de outros lugares distintos.
    (5) Ler bastante e nos atualizarmos com oque se passa no mundo, pois muitos assuntos são divulgados nas redes sociais.
    (6) Podemos interagir com amigos antigos que já não víamos o falávamos há bastante tempo e também com novas amizades que vão surgindo no decorrer do tempo.
    (7) Possibilidade de interagir com pessoas que vem de uma cultura diferente, de culturas diferentes ou que tem um pensamento diferente, outra ideologia.
    (8) Poder se entreter selecionando um conteúdo de sua preferencia.
    (9) O uso como ferramenta de trabalho, pois muitas pessoas iniciam empresas utilizando as redes sociais ou usam a própria interface da rede social para promoção de eventos ou a realização de vendas e trocas de produtos.

    ResponderExcluir
  17. Em relação a terceira pergunta as redes sociais encurtaram a comunicação entre as pessoas facilitando muito a vida de quem precisa se comunicar e trabalhar.
    Whatsapp, Facebook, Instagram, Skype e Twitter são algumas das redes sociais mais usadas no mundo da tecnologia, todavia esse “universo social de interação não física” tem seus benefícios, malefícios convergências e divergências com relação a integridade pessoal, moral e saúde mental de seus usuários.
    As ferramentas das redes sociais têm a missão de diminuir as distâncias facilitando a comunicação interpessoal, com isso facilitando a vida de estudantes, pessoas do ramo empresarial entre outros trazendo a facilidade de reuniões por meio de vídeo conferências, envio de documentos, trabalhos, sem contar com as aulas que podem ser acessadas por meio desta.
    Contrapondo essas ideias, podemos dizer que “as redes sociais não são apenas flores”. O Cyber Bulling é o crime virtual mais conhecido e cometido no mundo por indivíduos subversivos a ética, sujeitos esses pessoas esquecem o tato, deixam de reconhecer a existência do ser humano, esquece-se de ouvir as pessoas e isso traz um enorme prejuízo principalmente para as crianças que têm acesso as redes sociais quando falta o acompanhamento dos pais ao uso continuo da internet que traz inúmeros problemas tendo a questão do sedentarismo, agressividade.
    Pesquisas feitas pela universidade de Chicago, depois de acompanhar a rotina de checagem de atualizações em redes sociais 205 pessoas por 7 dias os pesquisares concluíram para espanto geral que resistir as tentações do facebook e do Twitter é mais difícil do que dizer não ao álcool e ao cigarro. Uma consulta aos números do programa de dependência de internet do instituto de psiquiatria do hospital das clinicas da Universidade de São Paulo dá contornos brasileiros ao argumento posto pelos americanos de Chicago.
    Em 2016 tudo indicava que Hillary Clinton seria a nova presidente dos Estados Unidos, mas uma grande virada aconteceu na reta final e Donald Trump se elegeu, a justiça americana anunciou ter provas de que Trump teve um empurrãozinho que fere as leis do País, Russos teriam espalhados noticias falsas para atrapalhar a campanha de Hillary Clinton.
    No Brasil a ameaça das chamadas fake News também é motivo de preocupação principalmente com a aproximação das eleições causando uma guerrilha virtual. O tribunal superior eleitoral anunciou que o combate as noticias falsas nas eleições vai ser uma prioridade, mas quem trabalha no outro lado acredita que vai haver muito espaço para atuar através de servidores robôs, bunkers, provedores que estão em outros países e aqueles navegam pela Deep Web. A legislação que trata do assunto é atrasada e atrapalha a punição de quem é pego espalhando noticias falsas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em relação a nova tecnologia implantada para as eleições presidenciais de 2018, vocês acham que irá gerar um fato positivo ou tenosmajst chances de sofre uma fraude ?

      Excluir
  18. Na pergunta 4, podemos citar também a inteligência artificial A inteligência artificial e uma e uma das criações mais extraordinárias já vista, por enquanto foi usada principalmente por grandes empresas de tecnologia ou startups. Mas, para a maioria das empresas, a inteligência artificial ainda é muito cara e difícil de ser implementada. Hoje, no entanto, ferramentas de aprendizado de máquinas baseadas na nuvem estão levando a IA a um número cada vez maior de pessoas e empresas. O aprendizado de máquina será essencial para a revolução da inteligência artificial e sua disseminação em diferentes áreas. A tecnologia no futuro poderá trazer mais eficiência para setores como medicina, indústria e energia. As tecnologias de inteligência artificial trouxeram uma série de benefícios para o nosso dia a dia. Tanto no ambiente corporativo quanto fora das empresas as pessoas podem integrar soluções de IA para automatizar processos e conseguir executar atividades com mais simplicidade. Entre os principais benefícios, podemos destacar: Aumento da automação, A inteligência artificial contribui (e contribuirá) para o aumento da automação de diferentes tarefas. Atividades como dirigir carros, entregar produtos, classificar itens e prever tendências serão executadas com maior grau de precisão. Assim, empresas podem manter serviços de alta qualidade independentemente do seu setor de atuação. Também temos: mais comodidade, um dos maiores benefícios da inteligência artificial é a possibilidade de tornar o nosso dia a dia mais prático. A inteligência artificial promete transformar a nossa sociedade profundamente em uma escola que talvez só tenha sido vista na Revolução Industrial e na Revolução Tecnológica.
    Nos próximos anos, tendo uma breve previsão, terá sistemas inteligentes que conseguirão adaptar-se rapidamente a diferentes cenários, fornecendo dados que sejam relevantes a usuários e executando ações automaticamente. Consequentemente, os computadores serão integrados profundamente a diferentes atividades — educação, ciências, finanças e até mesmo a medicina.

    ResponderExcluir
  19. Em resposta ao 4° tópico, bem, sendo bem introdutórias as redes sociais são plataformas de comunicação onde se podem postar coisas como foto, vídeos, musica e vários textos, trocar informações, conhecer pessoas, entre outras possibilidades. É um fenômeno que alinha tecnologia com liberdade de expressão, fazendo com que pessoas de varias etnias, classes e religiões, todas interajo em um mesmo espaço. Essa plataforma surgiu com o advento da web 2.0, as pessoas deixaram de ser receptoras de meras informações para serem produtoras de amplos conteúdos. As redes sociais são tema de estudos para diversas áreas, que tem como objetivo estudar o comportamento, estilo de comunicação e a motivação das pessoas. Pra ser bem claro, os usos mais recorrentes das redes sociais são por tantos fatores como a procura de uma companhia, procura de vagas de emprego, novas amizades, divulgação de vida profissional, compras e dicas valiosas como moda, saúde, viagem, mídia, fatos e noticias. As redes sociais são uma necessidade ou vicio? A influência das redes sociais nas relações humanas se torna um caminho sem volta. O uso das redes sociais implica tanto positivamente como negativamente na sociedade, ela proporciona trocarmos informações com varias partes do mundo que estão interligadas num todo, um dos pontos positivo mais usado é a oportunidade que ela abre pra liberdade de expressão de muitas pessoas que se sentiam recuadas em expor seu ponto de vista, nela é possível opinar e discutir várias ideias, mas claro ela também tem seu malefício, muitos usam essa funcionalidade pra atingir de forma negativa outras pessoas, criticar, exaltar seu ego e atingir de forma grosseira um determinado utilitário. Ela é muito importante hoje na divulgação de noticias, vendas de usados, publicidade, na mídia, conhecimento, informação ao público, uso em escolas como ferramenta de se aproximar mais dos alunos, etc. O risco que ela proporciona também é essencial ressaltar um dos fatores mais preocupantes hoje é a alta exposição, cada vez mais cresce os números de casos de fraudes, perfis fakes, invasão de privacidade e conta bancaria invadida, são pessoas mal intencionadas que agem de má fé na internet tentando visar beneficio próprio ou denegrir a imagem de uma pessoa importante. É sempre bom ter bom senso e cautela ao compartilhar suas informações, é sempre bom não adicionar pessoas desconhecidas em suas redes, ter cuidado também ao publicar e expor fotos que sejam de caráter intimo e divulgar endereço, informações e dados de forma publica. Atualmente as exposições nas redes sociais passaram a acontecer de forma desenfreada, como fotos, vídeos caseiros com conteúdos sensuais, comentários e xingamentos. O modo de diversão das pessoas foi alterado; todos os programas sociais são publicados instantaneamente nas redes sociais. Festas, shows, competições esportivas, lazer em geral e até os cardápios são divulgados. A privacidade dos usuários das redes sociais não é mais prioridade, uma vez que detalhes de suas vidas são postados, podendo comprometer as relações sociais, profissionais. Pessoas que se ausentam nos seus empregos com falsas justificativas e, ao mesmo tempo, demonstram outra realidade nas redes sociais, participando de eventos sociais nos horários de trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caros colegas, corrigindo a resposta acima a resposta esta direcionada ao 3º tópico. " 3- A redes sociais são usadas por um número grande de pessoas no mundo inteiro com objetivos mais diversos possíveis. Nesse sentido, solicito que destaque quais são os usos mais correntes das redes sociais e faça uma análise das implicações positivas e negativas desses usos."

      Excluir
    2. percebe-se atualmente que as formas de entretenimento estão se modificando. As formas tradicionais de diversão estão sendo substituídos por recursos tecnológicos,cada vez mais atraentes, tais como os jogos, as redes sociais etc.
      Qual sua opinião em relação a esse novo cenário que vem sendo construído? justifique seu ponto de vista e aponte soluções de acordo com sua resposta.

      Excluir
    3. Bem, a tecnologia vem ao longo dos tempos proporcionando amplos olhares sobre a dimensão de seu contexto como forma negativa ou positiva. Por exemplo hoje as crianças não saem mais pra rua só querem saber de ficar em casa jogando joguinhos no celular ou no computador e também muitas delas já possuem desde cedo as redes sociais que se tornaram um vício, um mundo virtual onde as pessoas perdem cada vez mais contato com o seu redor, as pessoas se tornam ilhas, as crianças só saem pra rua geralmente para roubar sinal wifi do vizinho. Por outro lado essas tecnologias ajudam muito na escola essas crianças, como nas pesquisas e hoje tem muitos apps infantis educativos sobre diversos assuntos. As redes sociais em si atrapalham cedo, se a conta não for administrada pelos pais, fora os perigos que a internet possue.

      Excluir
  20. Respondendo a pergunta 3
    Observamos que os relacionamentos nas redes sociais estão ocupando a maior parte do tempo das pessoas mais jovens. Facebook, Instagram e Whatsapp são as ferramentas mais usadas no Brasil, porém o uso indiscriminado, sem se preocupar com os vícios de comportamento que elas podem oferecer é prejudicial, mas quando usados de forma correta proporciona vários benefícios como: encurtar a distância entre os relacionamentos, facilitar a expressão do que se sente e pensa, possibilita pensar antes de reagir, estimular a criatividade.
    Com as redes sociais, tornou-se muito mais simples marcar encontros com os amigos, fazendo com que haja economia no tempo e expansão com relação aos lugares nos quais esses encontros estarão disponíveis.
    Possibilita “encurtar a distância” entre os usuários que podem se encontrar e conversar no Facebook ou abrir um chat de vídeo através Google+, quando não tem tempo de viajar para locais específicos e se deslocar através do intenso trânsito das grandes cidades. Através das redes sociais é possível compartilhar o seu dia-a-dia com eventos, imagens e pensamentos em tempo real, a qualquer instante. Familiares e amigos podem inclusive participar desses momentos, comentando e compartilhando as experiências vividas.
    Quando é usada por profissionais e acadêmicos, permitem aos usuários criar redes de pessoas com interesses semelhantes. Como, compartilhar ideias ou simplesmente para conversar: profissionais da mesma área. Assim, percebemos que as redes sociais aumentam a forma de relacionamento e o contato que as pessoas possuem em suas vidas profissionais.
    Sabe-se que as redes sociais beneficiam vários usuários, mais existem pontos negativos e devem ser alertados. Como por exemplo, muitos estudantes não sabem lidar com a grande oferta de informações que a internet oferece. Alguns tomam tudo o que lêem na web como verdade absoluta e isso interfere no processo de aprendizagem e no desenvolvimento de olhar crítico perante o que lhes é apresentado.
    Assim, o uso excessivo pode ser arriscado. Ao gastarem muitas horas nas redes sociais, os jovens deixam de interagir e isso pode prejudicá-los. Com menos interações do mundo real, eles podem ter a capacidade de comunicação comprometida.
    Com a popularidade das redes sociais e a velocidade que é característica ao mundo online criaram novas maneiras de escrever e falar, enfim, transformaram a língua portuguesa, dando a ela, novos aspectos e sentidos. Isso pode interferir na qualidade de redação desses jovens.
    De maneira geral, os usuários de redes sociais estão conectados a um grande número de novas informações e tem opinião própria sobres os acontecimentos, fazendo com que tornem-se mais informados.

    ResponderExcluir
  21. Respondendo o questionamento 4:
    Trazemos para o contexto social, o conceito de modernidade liquida, dando ênfase as relações liquidas. Segundo Bauman, uma marca da modernidade, "onde rupturas e continuidades continuas e juntas em uma tensão constante". dentre disso podemos entender as mudanças constantes nas relações, como relações pessoais e afetivas.
    As formas de vida contemporânea, segundo o sociólogo polonês, se assemelham pela vulnerabilidade e fluidez, incapazes de manter a mesma identidade por muito tempo, o que reforça um estado temporário e frágil das relações sociais e dos laços humanos. Essas mudanças de perspectivas aconteceram em um ritmo intenso e vertiginoso a partir da segunda metade do século XX. Com as tecnologias, o tempo se sobrepõe ao espaço. Podemos nos movimentar sem sair do lugar tempo líquido permite o instantâneo e o temporário.
    Bauman, entende que a nossa sociedade teve uma maior emancipação em relação às gerações anteriores. A sensação de liberdade individual foi atingida e todos podem se considerar mais livres para agir conforme seus desejos. Mas essa liberdade não garante necessariamente um estado de satisfação. Ela também exige uma responsabilidade por esses atos e joga aos indivíduos a responsabilidade pelos seus problemas.
    Portanto na modernidade liquida, os vínculos humanos têm a chance de serem rompidos a qualquer momento, causando uma disposição ao isolamento social, onde um grande número de pessoas escolhe vivenciar uma rotina solitária. isso também enfraquece a solidariedade e estimula a insensibilidade em relações ao sofrimento do outro.
    Esse tipo de isolamento parece ser uma contradição da globalização, que aproxima as pessoas com a tecnologia e novas formas de comunicação. Mas se tudo ocorre com intensa velocidade, isso também se reflete nas relações pessoais. As relações pessoais se tornam mais flexíveis, gerando níveis de inseguranças maiores. ao mesmo tempo em que buscam o afeto, as pessoas têm medo de desenvolver relacionamentos mais profundos que as imobilizem em um mundo em permanente desenvolvimento.
    Bauman reflete sobre as relações humanas e acredita que os laços de uma sociedade agora se dão em rede, não mais em comunidade. Dessa forma, os relacionamentos passam a ser chamados de conexões, que podem ser feitas, desfeitas e refeitas – os indivíduos estão sempre aptos a se conectarem e desconectarem conforme vontade, o que faz com que tenhamos dificuldade de manter laços a longo prazo. Desta maneira podendo ser desfeito a qualquer momento no primeiro sinal de descontentamento, podendo entender, atrativo da amizade Facebook’ é que é fácil conectar, mas a grande atração é a facilidade de desconecta.

    ResponderExcluir
  22. Em relação à pergunta quatro, pode-se dizer que a tecnologia trouxe inúmeros avanços nos mais diversos segmentos da sociedade, tornando-se uma poderosa ferramenta, capaz de facilitar a comunicação e promover o desenvolvimento da nação, preenchendo as limitações humanas, por exemplo, na área da saúde o recurso tecnológico é de extrema importância, pois desde um raio-X a uma operação a laser é necessário o uso da tecnologia, tal como a telemedicina que é um recurso que já faz parte da realidade de alguns países, onde é possível se consultar sem sair de casa, pois os aparelhos modernos permitem que os médicos examinem os pacientes como se estivesse ao seu lado, em tempo real. A cirurgia robótica também é outro recurso que tem evoluído, tornando os procedimentos cirúrgicos mais eficazes e reduzindo os possíveis riscos. Esses recursos precisam ser incorporados e utilizados com pleno domínio pelos profissionais, como garantia de um uso seguro e eficaz.
    Nesse cenário, faz-se necessário lembrar-se dos pontos negativos que a mesma trouxe consigo, como por exemplo, a deterioração da relação médico/paciente, sendo assim em vez de trazer maior aproximação entre as partes, ocorreu o oposto. Outro aspecto negativo que vale ressaltar é a substituição de alguns profissionais por ferramentas tecnológicas, por exemplo: robôs por médicos cirurgião. Isso acarretará grandes possibilidades de desempregos.
    Diante disso, é possível fazer uma análise onde podemos concluir que as novas tecnologias causaram um grande impacto no âmbito social, trazendo grandes benefícios, assim como também ainda apresenta alguns pontos negativos que precisam ser ajustados. Através dela são feitos vários procedimentos que sem ela não seriam possíveis, como por exemplo: raio laser, computadores, robótica, manipulação genética, raios-X, radioterapia, tomografias e etc. por outro lado acaba modificando as técnicas tradicionais, fazendo com que os profissionais dessa área sejam obrigados a se adaptarem a tais mudanças, e em algumas situações mais delicadas serem substituídos por instrumentos tecnológicos, como já foi mencionado, isso implica no social e também no lado politico dos indivíduos, precisaríamos então colocar em pauta que o uso consciente e com responsabilidade da tecnologia são benéficos, e que a tecnologia sozinha não surte efeito se não estiver aliada a bons e capacitados profissionais. Logo é necessário que haja harmonia entre tecnologia e ser humano para que um preencha a limitação do outro sem prejudicar o mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caros colegas, para vocês quais as transformações que a tecnologia implica nas relações sociais na sociedade em que vivemos?

      Excluir
  23. Meu caro Daniel os conflitos sociais são as Luta de classes que diz respeito aos conflitos entre as diferentes classes sociais, portadoras de interesses completamente antagônicos e inconciliáveis entre si. Tais lutas são travadas não só no campo econômico, como também político e ideológico.

    ResponderExcluir
  24. Boa noite Turma do Sistema de Informação!!!

    Parabéns galera! Muito bom ver as publicações de vocês refletindo sobre temáticas extremamente relevantes sobre as contribuições da Sociologia para o campo da informática. Demostram pesquisas e leitura sobre o tema. As ideias fundamentais do debate foram todas citadas e analisadas. Destaco a discussão sobre os impactos da globalização sobre o desenvolvimento tecnológico, nos vários aspectos da vida social, como por exemplo sobre o trabalho, sobre a educação, sobre a escola, sobre o consumo, sobre a mídia, sobre as redes sociais, sobre cyberbullying, sobre fakenews, sobre inteligência artificial, sobre o conceito de modernidade e etc. Trata-se de um conjunto de reflexões que potencializam a capacidade de crítica de cada um. Crítica entendida no sentido defendido pelos frankfurtiano, especialmente Adorno e Horkheimer em seu livro “Dialética do Esclarecimento” (1985). ou seja, “a Teoria Crítica almeja o esclarecimento do homem sobre a sua condição de agente histórico da produção de suas condições de vida e das relações sociais às quais está submetido, a fim de criar as condições capazes de mobilizá-lo para uma ação transformadora” (VILELA, 2006, p. 4). Mas existem algumas publicações que ainda não foram comentadas e perguntas que ainda não foram respondidas. Sugiro que observem as orientações para elaboração das postagens. Caso utilizem alguma fonte, seja livro, artigo ou publicações na web, sugiro citar fonte.

    Abraços Virtuais!!!

    Benilda Silva

    ResponderExcluir