Em 24 de
fevereiro de 2018 no curso de especialização em informática educativa, pela
parte da manhã foi realizado um seminário, no qual, apresentaram-se duas
equipes: A primeira equipe com os participantes: Edmilson, Joel, Josiane,
Gomes, Lucilene, Maria e Zilene. Com o tema: Conceituação de Técnica,
Tecnologia e Educação. A segunda equipe com os participantes: Damires,
Elielson, Loyde, Rodrigo e Rosivagno. Com o tema: Dimensões Sociais da Tecnologia.
A primeira
equipe começou coma a conceituação de Técnica que teve como base o dicionário
de filosofia de Nicola Abbgnamo (1982, p.906) falando “técnica compreende todo
conjunto de regras aptas a dirigir eficazmente uma atividade qualquer”. Que foi
bem apresentado pela Maria, o
conceito de tecnologia foi apresentado pela Lucilene e teve como base teórica Vani Kenski (2007, p.24) como embasamento
diz “tecnologia... Ela esta em todo lugar já faz parte de nossas vidas as
nossas atividades cotidianas mais comuns” e foi citado também uma trecho da
pagina virtual Wikipadia que fala “tecnologia
é um termo que envolve o conhecimento técnico e cientifico e a aplicação deste
conhecimento através de sua transformação”.
Continuando o
terceiro aluno a presentar foi o Edmilson
que falou sobre as Influencias Positivas e Negativas da Tecnologia sobre os
diferentes viveres humanos. As influencias Positivas da Tecnologia foram: No
ambiente natural, engloba tudo que se relaciona com a natureza a mecanização do
trabalho aumenta a produção de bens alimentares. E as Influências Negativas da
Tecnologia foram: No ambiente natural, a extração excessiva de matérias primas
causa a destruição da natureza e o desgaste dos recursos naturais. Esses seriam
algumas das Influencias exposta pelo aluno, mas a professora mencionou que
faltou determinar um embasamento teórico citando algum autor para poder da
credibilidade no que foi dito. A quarta aluna do curso a apresentar foi a Zilene que falou sobre Conceito de
Educação citando Maria Arruda Aranha; em seu livro de filosofia da Educação diz
que a educação não é simples transmissão da herança dos antepassados para as
novas gerações, mas o processo que o torna possível do novo e o rompimento como
o velho. Logo em seguida citou Paulo Freire “Educação é acima de tudo
problematizadora, ou seja, está intimamente ligado a realidade do contexto
social”.
A quinta
apresentação foi feita pela Josiane
deu prosseguimento a conceituação de educação desta vez falando que a Educação
diz respeito ao “processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual
e moral da criança e do ser humano em geral, visando a sua melhor integração individual
e social” (Vani Kenski, 2007 dicionário Aurélio). Ela relacionou sua
apresentação com sua vivencia na escola e na sua própria vida pessoal.
E finalmente
tivemos as considerações finais faladas pelo Joel, afirmando que as técnicas são passos que tem objetivo de
obter certos resultados e as tecnologias utilizadas para definir os
conhecimentos que permitem fabricar objetos e modificar o meio ambiente, com
vista a satisfazer as necessidades humanas. E ainda a Tecnologia é o conjunto
dos instrumentos, métodos e técnicas que permitem o aproveitamento prático do
conhecimento científico. E a educação vai se formando através de situação
presenciais e experiências vividas por cada individuo ao longo de sua vida.
Vale ressalta que a professora ainda comentou sobre o tempo de apresentação do
trabalho que foi extrapolado, foram elogiados e as recomendações feitas foram
pra somar com os conhecimentos de todos os participantes do seminário, tanto
quanto de quem apresentava o quanto de quem assistia.
Agora vamos
falar um pouco da segunda equipe o tema exposto foi: Dimensões Sociais da
Tecnologia. A introdução foi realizada pelo Rodrigo mencionando a etimologia da palavra Tecnologia e históricos
das Dimensões que as tecnologias causaram em varias épocas. Apresentação continuou
com o Elielson, falando de
Comunicação, Criatividade, Integração e auxilio na Educação um dos aspectos
positivos das tecnologias. E a Damaris
explanou sobre insegurança da informação, aumento do número de informação
falsa, falta de interação social, foi os aspectos negativos das tecnologias
dentro das dimensões já ditas. Entretanto, O ponto auto da apresentação foi
feita por ela explanando sobre as Dimensões das tecnologias nas relações
familiares, no qual, foi apresentado um vídeo que apesar de não poder ouvi o
som, mas, o transcorrer das cenas deixa bem claro que as famílias dessa nova
sociedade deixam de dialogar ou aproveitar aquele tempo juntos para ficar
conectado na internet, seja nas redes sociais ou fazendo qualquer outra coisa
on-line.
O aluno Rosivagno explicou sobre as Dimensões
das Tecnologias na Educação, com desafios na educação frente às novas
tecnologias e os docentes e o uso das novas tecnologias no ensino. Rodrigo reafirmou sobre as Dimensões da
Tecnologia na Cultura, estrutura e manutenção de identidade. E finalmente um
tema polêmico e sempre atual que influencia direta ou indiretamente na vida das
pessoas que é Dimensões da Tecnologia na Política, que foi apresentado pela
aluna Loyde. Começando com uma
pergunta o que é política? Muito bem respondida por ela. E as Tecnologias
precisam ser revistas na promoção da democracia. Enfatizando os impactos que a
Tecnologia causa na política citamos as redes sociais, transparência e
participação popular. Ainda temos a inserção das mulheres, os votos bem como
sua apuração mecanizada, uso do titulo de eleitor biométrico para maior
controle, supervisão e fiscalização pelo povo sobre suas ações politicas. Bem!
para essa equipe a professora Benilda mencionou a falta das referencias
bibliográficas no roteiro e fez uma perguntando para a turma se alguém já tinha
acessado o portal da transparência do governo que é uma fermenta de controle
social tecnológico que esta disponível para todos as pessoas. Com isso foi
encerrado pela parte da manhã o seminário com um elogio e sua contribuição para
equipe e para turma.
Abraços virtuais a
todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário