quinta-feira, 8 de março de 2018

DIÁRIO DE BORDO CONSTRUÍDO PELOS ALUNOS FLÁVIO E VINÍCIUS


Em 24 de fevereiro de 2018, no horário da tarde, na universidade Federal do Pará campus Cametá, foi realizado um seminário do curso de Pós-graduação latu Sensu em informática educativa da disciplina Tecnologia, Educação e Sociedade ministrada pela professora Benilda Veloso. Duas equipes se apresentaram a primeira representada pelos participantes: Fábio, Márcia, Maria Jocélia e Neuzalina com o tema “Potencialidades e desafios da Educação tecnológica”. E a segunda equipe representada pelos participantes: Elziane, Elzirene, Eriel, Jefson, Lailla, Soraia e Suzane com o tema “Formação Continuada e uso das Tecnologias”.
A primeira equipe do horário da tarde deu inicio com a conceituação e histórico da educação tecnológico explicado pelo Fábio, que foi contundente em falar na Educação Profissional Tecnológica, integrada as diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia. Ainda foi mais profundo com a Educação tecnológica: cidadão competente e crítico e encerrando sua fala com Formação mais abrangente. Na sequencia foi à vez da Maria Jocélia, falando dos Princípios e Objetivo. Dos Princípios norteadores da Educação Profissional estão no Artigo 3º da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Os Objetivos incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora; desenvolvimento da capacidade empreendedora; desenvolver competências profissionais tecnológicas; promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho. E a características apresentadas pela Neuzalina explanou sobre a natureza, densidade, perfil, tempo de formação.
E as perspectivas falada pela aluna Darlene que foram a nova organização dos processos de trabalho, a qualificação pela competência, o reordenamento das profissões novos perfis profissionais.  E a Márcia citou alguns passos para a organização curricular que seguem: Concepção do projeto pedagógico da escola, definição do perfil pedagógico do curso, bem como de competências profissionais, organização curricular voltada a conhecimentos, habilidades e valores, dotada de critérios avaliativos bem estruturados; estágio profissional supervisionado e trabalho de conclusão de curso. Logo, na finalização foi apresentado um vídeos entrevistas com o diretor de Ensino do IFPA campus Cametá, professor José de Sousa, e com da Escola Tecnológica, professor Augusto Batista. A professora comentou sobre os vídeos que servem de apoio ao trabalho, só devendo toma cuidado para o mesmo serem apresentados no meio ou no final do trabalho.
E a segunda equipe do horário da tarde deu inicio com as alunas Lailla e Elzirene discorrendo sobre a dinâmica escolhida pela equipe e introdução ao tema “Formações Continua e uso das tecnologias”. Que segue, formação continuada é um processo constante de formação do docente. Ela promove melhorias e aperfeiçoamento da prática e conhecimento profissional. Dessa maneira, com constantes mudanças no campo educacional o profissional pode adaptar-se a elas. E o fato é que as tecnologias chegaram à escola e o desafio posto por elas são enormes. Trazer uma nova forma de comunicar, produzir, similar, elaborar e sistematizar o conhecimento, forma influi diretamente sobre a metodologia de ensino e a modifica no seu aspecto técnico, podemos faze-la rever as suas bases teóricas e filosóficas.
Tivemos também a apresentação de um vídeo com a entrevista do profissional Joelson Estumano, Neuropedagogo e Neurocientista que faz uso de tecnologias e softwares em seu trabalho. Após a exibição do vídeo feito um debate em torno do mesmo com os alunos Eriel e Suzane. Apresentação do segundo vídeo com a entrevista de Wynnie Castro, pedagoga e mestranda em Educação que aborda um pouco mais sobre formação no município, este foi comentado pelos alunos Elziane e Jefson. Que após a exibição dos vídeos tivemos outro debate sobre: a inclusão digital, exclusão digital, desafios da formação continuada, formação continuada e suas tecnologias, análise da formação continuada das tecnologias em escala municipal na cidade de Cametá, mais especificamente. Politica publica de inclusão das tecnologias. Projetos de formação continuada disponibilizado pela secretaria de educação. Logo, tivemos a conclusão com a aluna Soraia com a síntese do tema abordado, com um breve comentário sobre o debate em voltas dos vídeos apresentados.
Neste momento a professora comenta que a equipe teria de ter buscado informação da secretaria municipal de educação que existe um setor responsável que se chama CEFOP, no entanto, foi informado que os mesmos estão em trabalho pelas escolas do interior do município. Comentou também sobre os projetos de inclusão digital que são consideradas politicas públicas. E demonstrou sua preocupação com a formação continuada que se torna formação descontínua (Ruptura) na realidade e a fragmentação entre teoria e prática. 

ABRAÇOS VIRTUAIS!!!




Abraços virtuais.

DIÁRIO DE BORDO CONSTRUÍDO PELOS ALUNOS FLÁVIO E VINÍCIUS!!!


Em 24 de fevereiro de 2018 no curso de especialização em informática educativa, pela parte da manhã foi realizado um seminário, no qual, apresentaram-se duas equipes: A primeira equipe com os participantes: Edmilson, Joel, Josiane, Gomes, Lucilene, Maria e Zilene. Com o tema: Conceituação de Técnica, Tecnologia e Educação. A segunda equipe com os participantes: Damires, Elielson, Loyde, Rodrigo e Rosivagno. Com o tema: Dimensões Sociais da Tecnologia.
A primeira equipe começou coma a conceituação de Técnica que teve como base o dicionário de filosofia de Nicola Abbgnamo (1982, p.906) falando “técnica compreende todo conjunto de regras aptas a dirigir eficazmente uma atividade qualquer”. Que foi bem apresentado pela Maria, o conceito de tecnologia foi apresentado pela Lucilene e teve como base teórica Vani Kenski (2007, p.24) como embasamento diz “tecnologia... Ela esta em todo lugar já faz parte de nossas vidas as nossas atividades cotidianas mais comuns” e foi citado também uma trecho da pagina virtual Wikipadia  que fala “tecnologia é um termo que envolve o conhecimento técnico e cientifico e a aplicação deste conhecimento através de sua transformação”.
Continuando o terceiro aluno a presentar foi o Edmilson que falou sobre as Influencias Positivas e Negativas da Tecnologia sobre os diferentes viveres humanos. As influencias Positivas da Tecnologia foram: No ambiente natural, engloba tudo que se relaciona com a natureza a mecanização do trabalho aumenta a produção de bens alimentares. E as Influências Negativas da Tecnologia foram: No ambiente natural, a extração excessiva de matérias primas causa a destruição da natureza e o desgaste dos recursos naturais. Esses seriam algumas das Influencias exposta pelo aluno, mas a professora mencionou que faltou determinar um embasamento teórico citando algum autor para poder da credibilidade no que foi dito. A quarta aluna do curso a apresentar foi a Zilene que falou sobre Conceito de Educação citando Maria Arruda Aranha; em seu livro de filosofia da Educação diz que a educação não é simples transmissão da herança dos antepassados para as novas gerações, mas o processo que o torna possível do novo e o rompimento como o velho. Logo em seguida citou Paulo Freire “Educação é acima de tudo problematizadora, ou seja, está intimamente ligado a realidade do contexto social”.
A quinta apresentação foi feita pela Josiane deu prosseguimento a conceituação de educação desta vez falando que a Educação diz respeito ao “processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando a sua melhor integração individual e social” (Vani Kenski, 2007 dicionário Aurélio). Ela relacionou sua apresentação com sua vivencia na escola e na sua própria vida pessoal.
E finalmente tivemos as considerações finais faladas pelo Joel, afirmando que as técnicas são passos que tem objetivo de obter certos resultados e as tecnologias utilizadas para definir os conhecimentos que permitem fabricar objetos e modificar o meio ambiente, com vista a satisfazer as necessidades humanas. E ainda a Tecnologia é o conjunto dos instrumentos, métodos e técnicas que permitem o aproveitamento prático do conhecimento científico. E a educação vai se formando através de situação presenciais e experiências vividas por cada individuo ao longo de sua vida. Vale ressalta que a professora ainda comentou sobre o tempo de apresentação do trabalho que foi extrapolado, foram elogiados e as recomendações feitas foram pra somar com os conhecimentos de todos os participantes do seminário, tanto quanto de quem apresentava o quanto de quem assistia.
Agora vamos falar um pouco da segunda equipe o tema exposto foi: Dimensões Sociais da Tecnologia. A introdução foi realizada pelo Rodrigo mencionando a etimologia da palavra Tecnologia e históricos das Dimensões que as tecnologias causaram em varias épocas. Apresentação continuou com o Elielson, falando de Comunicação, Criatividade, Integração e auxilio na Educação um dos aspectos positivos das tecnologias. E a Damaris explanou sobre insegurança da informação, aumento do número de informação falsa, falta de interação social, foi os aspectos negativos das tecnologias dentro das dimensões já ditas. Entretanto, O ponto auto da apresentação foi feita por ela explanando sobre as Dimensões das tecnologias nas relações familiares, no qual, foi apresentado um vídeo que apesar de não poder ouvi o som, mas, o transcorrer das cenas deixa bem claro que as famílias dessa nova sociedade deixam de dialogar ou aproveitar aquele tempo juntos para ficar conectado na internet, seja nas redes sociais ou fazendo qualquer outra coisa on-line.
O aluno Rosivagno explicou sobre as Dimensões das Tecnologias na Educação, com desafios na educação frente às novas tecnologias e os docentes e o uso das novas tecnologias no ensino. Rodrigo reafirmou sobre as Dimensões da Tecnologia na Cultura, estrutura e manutenção de identidade. E finalmente um tema polêmico e sempre atual que influencia direta ou indiretamente na vida das pessoas que é Dimensões da Tecnologia na Política, que foi apresentado pela aluna Loyde. Começando com uma pergunta o que é política? Muito bem respondida por ela. E as Tecnologias precisam ser revistas na promoção da democracia. Enfatizando os impactos que a Tecnologia causa na política citamos as redes sociais, transparência e participação popular. Ainda temos a inserção das mulheres, os votos bem como sua apuração mecanizada, uso do titulo de eleitor biométrico para maior controle, supervisão e fiscalização pelo povo sobre suas ações politicas. Bem! para essa equipe a professora Benilda mencionou a falta das referencias bibliográficas no roteiro e fez uma perguntando para a turma se alguém já tinha acessado o portal da transparência do governo que é uma fermenta de controle social tecnológico que esta disponível para todos as pessoas. Com isso foi encerrado pela parte da manhã o seminário com um elogio e sua contribuição para equipe e para turma.  





Abraços virtuais a todos!