domingo, 31 de maio de 2015

FÓRUM DE DEBATE!!!


Olá turma Pedagogia 2014!

A disciplina “Tecnologia, Informática e Educação” tem como objetivo promover um debate referente às temáticas que estejam intrinsicamente relacionadas aos desafios do uso das tecnologias na educação.


Uma dessas temáticas atuais refere-se ao uso do celular na escola. Argumentos favoráveis e contrários fazem parte desse debate. As figuras apresentadas fazem referências ao desafio vivenciado diariamente por nossos professores.

Nesse sentido, para trabalharmos no “Fórum de Debate” apresentamos o seguinte questionamento:

Você é contra ou a favor do uso do celular em sala de aula? Justifique e fundamente sua resposta.

Para fundamentar seu posicionamento, indicamos alguns links que proporcionam discussões acerca do assunto.

Links para pesquisa:






Quem inicia?

Abraços virtuais.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES!!!


Olá turma Pedagogia 2014!






  • Segunda-feira iniciaremos nossa Aula no Laboratório de informática. Os alunos precisam ter o seu gmail para escrever comentários no blog.
  • Foi realizado o sorteio para as apresentações dos SEMINÁRIOS TEÓRICO-PRÁTICO:
  1. Equipe- Anderson, Fábio, Gilvandro, Patrícia, Jacielton, Odeon- (Recurso tecnológico- FOTOGRAFIA)
  2. Equipe: Francinéia Barbosa, Gleciane Progênio, Luana Rodrigues, Maria Eldijane, Olana Gessiara, Raelma Mendes  (Recurso tecnológico- SOFTWARES EDUCATIVOS)
  3. Equipe- João Maurício, João Fayal, Kleicy Hellen, Maria Eduarda, Ronivalda, Vadivaldo  (Recurso tecnológico- VÍDEO/ MÚSICA)
  4. Equipe: Ana Cláudia, Emilly Pereira, Lidiane Valente, Susane Rodrigues, Raiana Ferreira, Valmir Junior  (Recurso tecnológico- VÍDEO DOCUMENTÁRIO)
  5. Equipe: Beatriz Xavier, Jéssica Baia, José Afonso, Katiellen Oliveira, Tatiane Monteiro  (Recurso tecnológico- ÁUDIO)
  6. Equipe: Reliane Souza, Izabel Cristina, Marta Cristina, José do Carmo, Jaime  (Recurso tecnológico- BLOG)
  • Os alunos que tem mais de duas faltas tem a oportunidade de fazer um resumo do Texto 01, 02 ou do texto 03- para justificar  essas faltas.
  • Os alunos que irão para o EPEPE serão liberados com as seguintes condições: Entrega do certificado de participação do Evento, assim como um RELATÓRIO da participação no evento.
Vamos em frente turma inteligente e dedicada!!!




ABRAÇOS VIRTUAIS!!!


DIÁRIO DE BORDO CONSTRUÍDO PELO FÁBIO!!!

Olá turma Pedagogia 2014!

Hoje 30 de maio de 2015, terceiro dia de aula, da disciplina Tecnologias, informática e educação, com início às 08h20, começou com uma apresentação de slide sobre o texto de Libâneo, com a temática: As novas tecnologias da comunicação e informação, a escola e os professores.

A partir da temática em questão a professora Benilda Veloso abre sua exposição, gerando com sua habilidade incrível de buscar do aluno sua compreensão sobre o assunto deixando-os confortáveis em falar.

Partindo desse pressuposto, girando os comentários, os discentes : Gilvandro, Reliane, Anderson, Eldijane, Raiana e outros que teceram idéias, dúvidas e argumentos, quanto as práticas educacionais no uso das tecnologias em sala de aula, realizamos uma leitura dos meios de comunicação, suas influencias e intencionalidades no meio educacional. Assistimos um vídeo relacionado Tecnologia ou metodologia?

Às 10h20, encerrou a aula. Agradecemos à professora Benilda pela sua colaboração, disponibilidade, dedicação em contribuir com nossa formação acadêmica no curso de pedagogia.

Abraços virtuais.


Fábio Gaia.









sábado, 30 de maio de 2015

DIÁRIO DE BORDO CONSTRUÍDO PELO JOSÉ DO CARMO!!!

Diário de bordo da turma de pedagogia 2014

A aula desta sexta feira dia 14 de maio, começou de uma maneira um tanto inesperada por nós alunos; a professora colocou um vídeo sem avisar que faria perguntas a respeito de seu conteúdo e ninguém ou quase ninguém prestou atenção, pois como não foi avisado que seria o inicio da aula como de costume, não houve ibope. Porem ao surpreender a todos com perguntas teve que se contentar com uma tímida resposta, mais que contribuiu para o desenrolar da atividade, com certeza amanha a atenção estará redobrada, pois gato escaldado tem medo de agua fria.

Prosseguimos então com as reflexões sobre o texto de VANI KENSKI, principalmente sobre a evolução da tecnologia, e para enfatizar melhor pediu aos alunos que trouxessem algumas tecnologias que já estivem ultrapassada, que tivessem sido substituídas por outra mais sofisticadas.

“o homem modifica seu modo de agir, pensar e refletir diante dessas etapas de desenvolvimento cultural e tecnológico da sociedade”. (VANI KENSKI)

Mediante a discussão do texto os alunos colocaram em exposição algumas tecnologias que já foram motivo de ostentação no passado, mais que hoje causam uma certa estranheza em quem as vê, como maquina de datilografia, fotográfica, walkman, diskman, dentre outros; quantas lembranças misturadas a elas foram despertadas!

O curioso entre tudo isso ficou por conta da turma que não arredou o pé mesmo depois do horário ter acabado. Será que a disciplina esta sendo tão atrativa assim ou a o gigante (turma de ped14) acordou; e/ou um misto dos dois, cabe a você decidir!

JOSÉ DO CARMO!!!




DIÁRIO DE BORDO CONSTRUÍDO PELO JOÃO MAURÍCIO

Sexta- Feira, 29 de Maio de 2015

Hoje foi o segundo dia de aula com a professora Benilda Miranda Veloso Silva, que está ministrando a disciplina Tecnologias, informática e Educação.


As 8;10 começou a aula com apresentação de um vídeo do cantor Gilberto Gil com a música (pela internet) que fala de tecnologias; Após esse vídeo a professora começou a explicar  e instigar seus alunos a falarem sobre  a letra da música.

Em seguida começou a discussão do texto 1- O que são tecnologias e porque elas são essenciais     ( KENSKI, 2007).  A professora  Benilda começou a explicar o texto que tem em seu primeiro tópico o seguinte tema: TECNOLOGIAS E PORQUE ELAS SÃO ESSENCIAIS (KENSKI,2007) . A  professora com sua bela explicação voltou a instigar os seus alunos a debaterem e discutirem o texto. Nesse debate participaram os seguintes alunos: Raiana, Reliane, Daniel, Anderson,Jésica, Fábio, Vadivaldo, e outros que não citei, começaram a trazer como sempre nos debates um belissimo intendimento para mim ( João Maurício) que não falo quase nada, mas aprendo muito com todos os meus colegas e professores a quem eu agradeço e vou agradecer no final do curso e sempre por serem essas pessoas que são e por me fazerem aprender muito com eles.

Logo após o intervalo a professora continuou a explicação e solicitou para os alunos que colocasse suas tecnologias trazidas para exposição. Com esses objetos na mesa novamente continuamos aprendendo e ganhando conhecimentos com esses objetos que já foram tecnologias de primeiro mundo e hoje estão ultrapassadas por exemplo : a caixa de fosforo da Patrícia, o Esqueiro do Jaime, a máquina fotográfica do Jacielton, a Fotografia do José do Carmo e minha máquina datilográfica e muitos outros objetos que fazem parte da evolução das tecnologias.

Aqui termino meu diário de Bordo dizendo que estou feliz por ter sido escolhido e espero que seja entendido o que escrevi, e dizer que estou gostando muito da disciplina e da maneira que a professora está ministrando a disciplina. Obrigado e Boa noite.

JOÃO MAURÍCIO













MUITO BEM ALUNOS DA PEDAGOGIA 2014!

VAMOS EM FRENTE!!!

HOJE TEM MUITO MAIS DEBATE SOBRE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

PRIMEIRO DIA DE AULA DA DISCIPLINA TECNOLOGIA, INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO

O dia de hoje foi muito produtivo!

Realizamos uma dinâmica de apresentação para traçar o perfil da  turma em relação ao acesso ao computador e à internet. Discutimos as expectativas em relação à disciplina. Discutimos, também, o plano de ensino da disciplina para compreendermos o planejamento geral das atividades que serão realizadas durante a disciplina.
Realizamos também uma discussão sobre as três categorias principais da disciplina: Tecnologia, Informática e Educação.

Abraços virtuais!!!!






quarta-feira, 27 de maio de 2015

PEDAGOGIA 2014

Olá Turma pedagogia 2014!

SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA DISCIPLINA!





Este blog  é uma ferramenta de aprendizagem tem como objetivo disponibilizar diversos textos, links, livros, vídeos, slides que possibilitam uma reflexão referente as temáticas que engendram a categorias TECNOLOGIA, INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO.

Bons estudos e reflexões!!!

Abraços virtuais!!!