terça-feira, 26 de agosto de 2014

Olá Turma Pedagogia 2013- Limoeiro!

Tudo bom vocês?

Nosso dia de aula foi de grandes discussões teóricas sobre o Texto  01- O QUE SÃO AS TECNOLOGIAS E POR QUE ELAS SÃO ESSENCIAIS (KENSKI, 2007)- Estudamos os tópicos de forma linear: 
  • Tecnologias: Isso serve para fazer a Guerra, 
  • Conhecimento, poder e tecnologias
  • Educação, poder e tecnologias
  • Evolução das Tecnologias
  • Tecnologias não são só "máquinas"
  • Conceitos de tecnologias
  • Relação entre tecnologias, técnicas, equipamentos
Organizamos a exposição das tecnologias que estão em desuso para compreendermos a evolução das tecnologias, "e que nem podemos imaginar como seria viver sem eles. Mas que nem sempre foi assim".
   PARABÉNS PELA PARTICIPAÇÃO!

       Vamos em frente!!! Estamos apenas iniciando, hoje teremos muito mais discussão teórica sobre a temática.


              Abraços virtuais !!!






















segunda-feira, 25 de agosto de 2014

FÓRUM DE DEBATE!!!


Olá Caros alunos da Turma Pedagogia 2013- Limoeiro!




Vamos compreender, analisar e refletir dois textos a partir do nosso FÓRUM DE DEBATE aqui no blog da disciplina. 

Após a leitura do texto " O que são tecnologias e por que elas são essenciais" (KENSKI,2007) e“As novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a escola e os Professores” (LIBÂNEO,2007) participe do debate opinando sobre a seguintes questões: O que são Tecnologias? Porque elas são essenciais? Como utilizar as novas tecnologias de comunicação e informação na educação?



Abraços virtuais!!!

DIÁRIO DE BORDO- PEDAGOGIA-LIMOEIRO

Olá Turma Pedagogia 2013-Limoeiro!

SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA DISCIPLINA!!!

Nosso primeiro dia de aula foi bastante produtivo, conhecemos o plano de curso, assim como o cronograma da disciplina Tecnologia, Informática e Educação, para compreendermos o processo que ocorrerá durante o período da disciplina. 
Realizamos uma dinâmica de apresentação com diversas imagens para que os alunos se identificassem e descrevessem a relação da imagem escolhida com o seu perfil. A dinâmica tem como objetivo identificar o perfil da turma, experiência vivenciada como docente e compreender as expectativas dos alunos em relação a disciplina.
Discutimos sobre os conceitos que engendram a disciplina: Tecnologia, Informática e Educação, analisamos algumas imagens que correspondem ao objeto de estudo da disciplina, as imagens correspondem realidade vivenciada.
Utilizamos os conceitos de alguns autores (KENSKI,2007), (APPLE,1995), (LITWIN,1997),(ALMEIDA,2012), entre outros.
Acordamos com a turma que no final de semana os alunos que iriam ler os dois textos, assim como construir um resumo comentado do texto que ficou responsável:
  •           TEXTO 01- O QUE SÃO AS TECNOLOGIAS E POR QUE ELAS SÃO ESSENCIAIS (KENSKI, 2007)-
  •           TEXTO 02- AS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO, A ESCOLA E OS PROFESSORES (LIBÂNEO 2007)
 Assim como, os alunos ficaram responsável em trazer uma tecnologia que está em desuso para organizamos uma exposição no tópico Evolução das Tecnologias.(KENSKI, 2007)-

Muito bom a participação de alunos durante a apresentação da disciplina.

Vamos em frente!!!

Hoje temos muito mais!!!


Abraços virtuais,
















segunda-feira, 4 de agosto de 2014

FINAL DA DISCIPLINA TECNOLOGIAS, INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO


Olá turma Pedagogia 2011- PARFOR!!!

Tudo bom?

As apresentações dos trabalhos foram excelentes! As equipes apresentaram os projetos através dos recursos multimídias: FOTOGRAFIA, ÁUDIO, VÍDEO, MÚSICA E ANÁLISE DOS SOFTWARES.

Acompanhar e assistir as escolhas das temáticas foi muito relevante, percebemos a amplitude das temáticas enfatizadas pelos alunos. Além disso, destacamos a especificidade da análise de cada, onde percebemos as marcas das experiência docente que vocês construíram a longo dos anos do trabalho como professor.

Os conteúdos trabalhados, como as lendas através do áudio, os pontos turísticos do Município de Cametá no olhar da fotografia, as músicas criadas e recriadas para retratar a realidade do lixo na contexto local, o vídeo mostrando algumas danças locais para resgatar e preservar a cultura regional e assistir a equipe da análise do softwares experimentando e analisando o software "Brincando com Ariê", foi muito gratificante, essas ações confirmam que vocês estão extremamente comprometido com a formação de vocês!

PARABÉNS TURMINHA ESFORÇADA, DETERMINADA, CRIATIVA E PRINCIPALMENTE, CANTORES PROFISSIONAIS. RS!!!

Saudades de vocês!!!

Abraços virtuais!!!