quinta-feira, 12 de junho de 2014

APRESENTAÇÃO DOS SEMINÁRIOS TEÓRICOS PRÁTICOS!!!

Bom dia Queridos alunos da Turma Pedagogia 2013- Tucuruí!!!

Nossa aula foi direcionada para a apresentação dos seminários Teórico-Prático. Com objetivo de 
possibilitar uma compreensão, discussão, reflexão e questionamentos sobre os recursos tecnológicos que podem ser utilizados como recursos pedagógicos.

1ª Equipe apresentou  a FOTOGRAFIA, iniciou fazendo uma apresentação do texto da COSTA(2005) que destaca os aspectos  históricos da evolução da fotografia, assim como o uso pedagógico da mesma. A equipe produziu um vídeo a partir da fotografia que teve como tema: Educação no trânsito.  A dinâmica de interação coma turma para descobrir as imagens dos membros da equipe revela  o poder que a fotografia permite. Ou seja conhecer a história dos alunos, trazer lembranças e memórias é fascinante. Muito bom!!!

 








2ª Equipe- Ficou responsável em discutir sobre os SOFTWARES apresentaram o texto do COSTA(2008) que possibilita entendermos a abordagem construcionista da utilização dos computador na educação. Esses softwares podem ser caracterizados em: Instrucionista e Construcionista. A equipe possibilitou a interação com alunos disponibilizando dois softwares educativos como: o jogo dos setes erros e Brincando com Ariê. Valeu equipe!!!











3ª Equipe-  Apresentou o Áudio como recurso didático. O texto discutido por eles foi Podcast: produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã (GILIAN E EZEQUIEL,2007)
PodCast É o nome dado ao arquivo de aúdio digital, frequentemente em formato MP3 ou AAC ( este último pode conter imagens estáticas e links)  que são formatos digitais que permitem armazenar músicas e arquivos de áudio.

A equipe apresentou como construção prática um áudio com a temática A política do pão e circo na copa do mundo. Muito bem equipe!!!




PARABÉNS ALUNOS PELAS APRESENTAÇÕES!!!






Abraços virtuais!!!

segunda-feira, 9 de junho de 2014

CHAT PARA TIRAR DÚVIDAS SOBRE O TRABALHO EM EQUIPE!!!

Olá Queridos alunos da turma Pedagogia 2013- Tucuruí!!!

Como está o andamento dos trabalhos em equipe?

Todos sabem que nosso próximo trabalho é SEMINÁRIO TEÓRICO-PRÁTICO, portanto, todas as equipes precisam apresentar as considerações de um texto direcionado para o recurso didático sorteado por equipe.

possibilitarei HOJE UM CHAT PARA TIRAR DÚVIDAS DO TRABALHO EM EQUIPE.



AGUARDAREI VOCÊS NO CHAT TRABALHO EM EQUIPE NA UNIDADE VI DA PALATAFORMA MOODLE.

Horário: 17 as 19h


Abraços virtuais!!!

DIÁRIO DE BORDO!!!

Olá Queridos alunos da turma Pedagogia 2013- Tucuruí!!!

Nossa aula presencial no laboratório, assim como, a virtual possibilitaram conhecermos  a Plataforma  Moodle como exemplo de ambiente virtual de aprendizagem.

Trabalhar no Ava nos proporcionou interagir com alguns recursos da Plataforma. Dentre eles: o fórum de apresentação, Fórum de dúvidas, café virtual, experimentar o CHAT como ferramenta que pode ser utilizada com um caráter pedagógico.

O objetivo da aula também foi apresentar as diferenças dos recursos tecnológicos como o blog e a Plataforma que estamos utilizando em nossa disciplina.












Os alunos foram presenteados com  um caderno do Curso Ensinando e Aprendendo com as TICS  que foram disponibilizados pelo NTE- TUCURUI durante nossa visita.



Parabenizo os alunos que participaram do Chat para discutir o Texto de Adrian e LLano(2006) sobre Informática educativa .

Vamos em frente!!!


Abraços virtuais!!!

quinta-feira, 5 de junho de 2014

VISITA NTE TUCURUI

Olá Queridos alunos!

Visitamos o Núcleo de Tecnologia Educacional com o objetivo de conhecer o espaço físico, o trabalho da equipe dos multiplicadores na cidade de Tucuruí, como está estruturado o organograma, assim como compreender o planejamento de formações para professores e alunos.

A visita foi bastante produtiva. Possibilitou conhecermos de perto os projetos que realizaram, as formações que disponibilizam, as plataformas que trabalham e as páginas das redes sociais, assim como o blog do NTE.. Fomos presenteados com livros, cds e principalmente com muita atenção

Agradecemos imensamente a receptividade.

Abraços Virtuais!!!!







FÓRUM DE DEBATE




Olá Caros alunos!




Vamos compreender, analisar e refletir um texto a partir do nosso FÓRUM DE DEBATE aqui no blog da disciplina. 

Após a leitura do texto “As novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a escola e os Professores” (LIBÂNEO,2007) participe do debate opinando sobre a seguinte questão: Como utilizar as novas tecnologias de comunicação e informação na educação?



Abraços virtuais!

DIÁRIO DE BORDO!!!

Olá Turma de Pedagogia 2013!

Tudo bom com vocês?

Na nossa aula de ontem foi direcionada para a pesquisa no blog da disciplina, com o objetivo de conhecer o layout e perceberem o perfil do mesmo. Pesquisamos o site do PROINFO, NTE, DOMINIO PÚBLICO, PLATAFORMA LLATES...




Direcionamos para atividade de relatório de pesquisa com objetivo de identificar os interesses de sites pesquisados pelos alunos. Assistimos alguns trabalhos construídos por outras turmas de pedagogia para conhecermos a produção a cerca da temática.











Orientamos as equipes para escolherem uma temática  para serem apresentadas pelas tecnologias educacionais e novas tecnologias da informação e comunicação, (áudio; vídeo, vídeo-documentário, fotografia, e análise do software; blog,





Muito bem queridos alunos acompanhar o processo de construção do trabalho de vocês, demonstra o compromisso com a disciplina e a formação acadêmica de vocês;

Aproveitado todo o tempo e espaço para organização do trabalho individual e em equipe,

Até logo!!!

Abraços virtuais!!!